AVALIAÇÃO: CITROËN C4 CACTUS SHINE PACK 1.6 16V THP: ENTRANDO NO CLUBE

UTILITÁRIO ESPORTIVO DA CITROËN AGRADA COM ÓTIMO DESEMPENHO 

A Citroën entrou no segmento de utilitários esportivos, um segmento que todos os fabricantes querem uma parte e ainda de quebra quase todo o fabricante tem o seu representante. Aproveitando que a concessionária Le Monde Citroën fica próximo a algumas concessionárias fui lá dar uma olhada no C4 Cactus, entrei na concessionária, a secretária me atendeu e aí falou que ia chamar um vendedor.

    Depois chegou o vendedor, uma das versões exposta era a Feel e a Outra é Shine, e aí fui ver o carro e comentei sobre o motor da Feel: 1.6 16V da família EC5 uma atualização da TU5 e aí ele falou que ia me mostrar outras coisas do carro, afinal comentamos sobre torque, potência etc.., mostrou o painel digital e explicou todas as funções, já adianto que é um painel completo, apesar do tamanho, depois ele me mostrou o porta-malas e me ofereceu o test-drive, falei que tinha um blog de carros e que já tinha feito a avaliação da Jumpy e aí depois da apresentação fomos ao test-drive.

POR FORA: Já vou adiantando que estilo é questão subjetiva, a dianteira que havia achado exagerada em fotos, acabei vendo ao vivo que ela é mesmo, na lateral e na traseira são muito bonitas sem dúvidas nenhuma, mas estilo é questão subjetiva e o C4 Cactus deixa isso evidente: uns podem achar ele muito bonito e outros podem achar ele feio, mas vou deixar ao leitor, para mim só a dianteira, mas é questão de gosto de visual, mesmo e esse eu deixo para você leitor. O modelo é feito na plataforma PF1 e feito na Fábrica de Porto Real-RJ onde são feitos os irmãos de plataforma Citroën C3, Citroën AirCross e da parte da Peugeot os 208 e 2008. 

A dianteira é um pouco ousada demais, mas é questão subjetiva e muitos vão gostar.

Na traseira as linhas do modelo são realmente bonitas e a lateral também

Aqui a vista da traseira de outro ângulo 

Ele mede 4.17 metros de comprimento, 1.71 metros de largura, 1.56 metros de altura e 2.60 metros, olhando por fora ele chega a dar impressão de ser muito baixo que os rivais, mas vendo das dimensões, você vê que não é bem assim.

Rodas de liga-leve aro 17

Rack de teto do tipo Flottant, disponível para a Shine e a Feel Pack

Versão avaliada foi a Shine com motor 1.6 16V THP que está estampado na tampa do porta-malas.

Em comparação aos rivais vamos as medidas

FORD ECOSPORT

Comprimento: 4.27 metros,  Largura: 1.76 metros,  Altura 1.69 metros e entre - eixos 2.52 metros

HONDA HR-V

Comprimento: 4.29 metros, Largura 1.77 metros, Altura 1.56 metros e entre - eixos 2.61 metros

HYUNDAI CRETA

Comprimento:4.27 metros, Largura 1.79 metros, Altura 1.63  metros e entre - eixos 2.59 metros

JEEP RENEGADE

Comprimento: 4.25 metros, Largura 1.79 metros, Altura 1.72 metros e entre - eixos 2.57 metros

NISSAN KICKS

Comprimento: 4.29 metros, Largura 1.76 metros, Altura 1.59 metros e entre - eixos: 2.62 metros

PEUGEOT 2008

Comprimento: 4.16 metros, Largura 1.75 metros, Altura  1.56 metros e entre - eixos: 2.54 metros

RENAULT CAPTUR

Comprimento: 4.33 metros, Largura  1.81 metros, Altura 1.62 metros e entre - eixos: 2.67 metros

RENAULT DUSTER

Comprimento: 4.32 metros, Largura 1.82 metros, Altura  1.67 metros e entre - eixos: 2.67 metros

CHEVROLET TRACKER

Comprimento: 4.26 metros, Largura 1.77 metros, Altura 1.62 metros e entre - eixos  2.55 metros

 Dá para notar que ele tem o segundo menor comprimento só perdendo para o Peugeot 2008 seu irmão de plataforma, ele é o mais estreito de todos, inclusive ficando 4cm atrás do Peugeot 2008 que é a segunda menor largura, na altura ele é o mais baixo junto com Peugeot 2008 e o Honda HR-V ficando 3cm atrás do Nissan Kicks, mas o entre - eixos é o quarto maior, ficando atrás dos dois modelos da Renault, no caso Captur e Duster, do Nissan Kicks e do Honda HR-V, mas á frente de Hyundai Creta, Jeep Renegade, Peugeot 2008, Chevrolet Tracker e Ford EcoSport.

Faróis de led diurno, separados do...

Farol principal que contempla seta de direção e o farol propriamente dito.
Na coluna C o nome "Cactus" estampado

POR DENTRO: O painel é bonito e bem acabado, se destaca a central multimídia gigantesca que cobre quase todo o centro do painel, achar a posição de dirigir é relativamente fácil, Inclusive o controle do ar condicionado digital é feito pela central multimídia. Nos itens de série é carro que dá para dizer que é completo, vem de série com ABS, Air Bag Duplo(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado digital, Coluna de direção regulável, Central Multimídia de sete polegadas com câmera de ré, Direção Elétrica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos no caso dessa versão são One-Touch tanto os os traseiros com os dianteiros, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Air Bag duplo frontal, Air Bag duplo lateral e de cortina, Sistema de frenagem automática, Alerta de colisão e Alerta de saída de faixa e ele custa R$98.990, vamos comparar aos rivais o Ford EcoSport Titanium tem lista parecida de equipamentos com sete Air Bags e alerta de ponto cego e custa R$100.590, é quase R$1500 mais caro e ainda deve sistema de frenagem de emergência, o Honda HR-V EXL custa R$105.500 é quase R$7000 mais caro que o Citroën e ainda deve Air Bag duplo de cortina, além dos sistema de frenagem de emergência e de alerta de colisão e de alerta de saída de faixa, o Hyundai Creta Prestige custa R$103.990 é quase R$4000 mais caro e ainda deve Sistema de Frenagem de emergência, Alerta de colisão e alerta de saída de faixa, o Jeep Renegade Limited 1.8 16V atualmente está em promoção e custa R$96.940, mas deve Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina, Sistema de Frenagem de emergência, Alerta de colisão de Alerta de saída de faixa e o Jeep pode vir com Air Bag duplo lateral e de cortina só que são opcionais e aí passa a custar R$101.610 é cerca de R$3000 mais caro, mas deve equipamentos. O Nissan Kicks SL 1.6 16V Pack Tech que custa R$100.390 é em torno de R$1000 mais caro e deve Sistema de frenagem de emergência, alerta de colisão e alerta de saída de faixa, além é claro de outra dívida que você verá depois, O Peugeot 2008 Griffe 1.6 16V Automático custa R$87.490 é mais barato ok, e deve ESP, Controle de tração, Hill Holder, Sistema de Frenagem de emergência, alerta de colisão e alerta de saída de faixa, além de outra dívida que você verá mais abaixo, o Renault Captur Intense 2.nada 16V  custa R$96.990 ok é mais barato, mas deve Air Bag duplo de cortina, Sistema de frenagem de emergência, alerta de colisão e alerta de saída de faixa, o Renault Duster Dynamique 2.nada 16V custa R$90.990 ok é mais barato também, mas esse deve ainda mais: além dos citados ainda deve os Air Bag duplos laterais e de cortina e por último o Chevrolet Tracker Premier 1.4 16V Turbo que custa R$101.590 mas deve Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina, Sistema de Frenagem de emergência, Alerta de colisão e Alerta de mudança de faixa e ainda custa R$2500 a mais, o Tracker pode vir equipamento com esses equipamentos, mas aí o preço é de R$104.790 ficando ainda mais caro. Já os outros itens de série do C4 Cactus são: Alerta de Coffee Break, Bancos em Couro, Grip Control, Chave com Hands Free(chamada na Citroën de ADML), Rodas de liga-leve aro 17, Detalhes em preto brilhante, Barras no teto tipo " Flottant", Volante de couro, Sensor de Chuva, Modos Eco e Sport no câmbio automático, Sensor de pressão dos pneus(iTMS na Citroën), Câmera de ré, Faróis de Neblina, Check Control, Comandos no volante, Painel digital, Android Auto e Car Apple Play, Protetivos Airbumps, Luz de led diurna, Lanternas traseiras 3D e Isofix. Realmente é um carro que tem lista de equipamentos bem grande.

Painel digital bem completo com velocímetro e conta-giros, indicador de marcha e outros.

Central multimídia de sete polegadas 

O Ar Condicionado pode ser regulado por ela.

O Slogan "Créative Technologie" nunca foi tão evidente num carro dela e o C4 Cactus não deixa dúvidas. No espaço interno para a cabeça graças ao design do carro ele dá uma sobra bacana e digo que é bem pensado,  já na minha posição você consegue achar a posição ideal na dianteira com relativa facilidade(lógico, depende do estilo de condução de cada pessoa), na traseira com o banco na minha posição, sobra muito espaço para os joelhos, já com o banco dianteiro recuado ele "roça", mas não aperta, é um utilitário esportivo com bom espaço interno.

Com o banco na minha posição sobra espaço 

Com o banco recuado "roça" mas não aperta.

O seu porta- malas tem soluções interessantes com o caixa de roda que praticamente nem ocupa espaço no porta-malas, mas pena que ele tem 320 litros. agora vamos colocar contra os rivais:

FORD ECOSPORT: 362 litros
HONDA HR-V: 431 litros
HYUNDAI CRETA: 431 litros
JEEP RENEGADE: 260 litros
NISSAN KICKS:432 litros
PEUGEOT 2008: 355 litros
RENAULT CAPTUR: 437 litros
RENAULT DUSTER: 475 litros
CHEVROLET TRACKER: 306 litros 

A média do segmento é de 380.9 litros, o C4 Cactus tem abaixo da média, ele perde para o Ford EcoSport, o Peugeot 2008, o Honda HR-V, o Hyundai Creta e o Nissan Kicks e só vence Jeep Renegade e Chevrolet Tracker, mas vamos ser honestos: o Ford EcoSport e o Peugeot 2008 também não levariam a bagagem de uma família de quatro pessoas com satisfatoriedade, só do Honda HR-V para cima, os que ficaram abaixo do C4 Cactus nem preciso dizer, são mais complicados ainda nesse quesito, o porta - malas poderia ser maior para um carro família e talvez o único da família. 

O seu porta-malas é de 320 litros


MECANICAMENTE: O câmbio é o automático de seis marchas, o motor é o Prince 1.6 16V THP Flex com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta é um motor desenvolvimento conjunto PSA-BMW é usado em vários modelos, na Citroën é usado no C4 Lounge e sua versão apenas á gasolina é usada no C4 SpaceTourer e com isso gera 24.5KGFM a 1400RPM e 166CV a 6000RPM e com álcool mantém o torque e vai a 173CV. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira semi - independente com eixo de torção, com exceção do Jeep Renegade é Independente tipo McPherson também na traseira, ele segue receita igual a dos rivais. Os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira além dele apenas Jeep Renegade e Honda HR-V seguem nessa receita, já o resto dos rivais é freio á tambor na traseira. É a primeira vez que a PSA consegue unir a plataforma PF1 ao câmbio automático de seis marchas e esses dois ao motor THP, lembrando que C4 Lounge e 408 são feitos na plataforma PF2 e no caso de C3 e 208 o câmbio automático de seis marchas está como opção ao 1.6 16V aspirado e a mesma coisa vale para o 2008, já os Peugeot 208 GT e 2008 THP tem esse motor, mas ambos atrelados ao câmbio manual de seis marchas.

O motor 1.6 16V THP gera 166CV com gasolina e 173CV com álcool

 Agora vamos colocar o que os rivais tem:

FORD ECOSPORT:
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Duratec 2.nada 16V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e injeção direta

HONDA HR-V
CÂMBIO: CVT
MOTOR: i-VTEC 1.8 16V da família R da Honda com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis.

HYUNDAI CRETA
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 2.nada 16V da família NU com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis

JEEP RENEGADE
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Tritec E-Torq 1.8 16V VIS com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis

NISSAN KICKS
CÂMBIO: CVT X-Tronic
MOTOR: 1.6 16V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis.

PEUGEOT 2008
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.6 16V da família EC5 uma evolução da TU com bloco e cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas sendo variável na admissão acionado por correia dentada

RENAULT CAPTUR E DUSTER
CÂMBIO: Automático de quatro marchas
MOTOR: 2.nada 16V da família F com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas sendo variável na admissão acionado por correia dentada

CHEVROLET TRACKER
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.4 16V Turbo da família SGE da GM com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

  Na escola de câmbio o C4 Cactus está muito bem moderno e não alinhado apenas com quatro modelos, no caso do Kicks e do HR-V que usam o CVT e a dupla da Renault que usa o antigo automático de quatro marchas. Já no motor o único turbo e injeção direta além dele é o Tracker, o EcoSport usa injeção direta, a dupla da Renault tem motor 2.nada 16V aspirado, o HR-V tem o 1.8 16V aspirado e já Kicks e 2008 usam o 1.6 16V aspirado e o caso mais curioso é do 2008: Ele tem a versão Griffe 1.6 16V THP, mas essa está disponível em câmbio manual, então logo o aspirado Griffe assume o topo de linha nos automáticos e é o mesmo motor do C4 Cactus Feel e Live.

 Agora vamos comparar os números

FORD ECOSPORT 

TORQUE: 20.6KGFM a 4500RPM com gasolina e 22.5KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA: 170CV a 6500RPM com gasolina e 176CV nas mesmas rotações com álcool

HONDA HR-V

TORQUE: 17.4KGFM a 5000RPM com gasolina e 17.3KGFM a 4800RPM com álcool
POTÊNCIA: 140CV a 6500RPM com gasolina e 139CV nas mesmas rotações com álcool

HYUNDAI CRETA

TORQUE: 19.1KGFM a 4750RPM com gasolina e 20.7KGFM nas mesmas rotações com álcool
POTÊNCIA: 156CV a 6000RPM com gasolina e 166CV com álcool nas mesmas rotações

JEEP RENEGADE

TORQUE: 18.8KGFM a 3750RPM com gasolina e 19.3KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA: 135CV a 5750RPM com gasolina e 139CV com álcool nas mesmas rotações

NISSAN KICKS

TORQUE: 15.5KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 114CV a 5600RPM nos dois combustíveis

PEUGEOT 2008

TORQUE: 16.1KGFM a 4000RPM com gasolina e com álcool mantém os 16.1KGFM, mas a 4750RPM

POTÊNCIA: 115CV a 5750RPM com gasolina e com álcool 118CV nas mesmas rotações

RENAULT CAPTUR E DUSTER

TORQUE:20.2KGFM a 4000RPM com gasolina e 20.9KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA: 143CV a 5750RPM com gasolina e 148CV com álcool nas mesmas rotações

CHEVROLET TRACKER

TORQUE: 24KGFM a 2100RPM com gasolina e 24.5KGFM a 2000RPM com álcool
POTÊNCIA: 150CV a 5600RPM com gasolina e 153CV nas mesmas rotações com álcool.

 Com gasolina ele tem o maior torque da turma, vence por 0.5KGFM o Tracker que é o segundo colocado, com álcool ele tem o maior torque junto com o Tracker e abre 2KGFM de vantagem sobre o EcoSport que tem motor de injeção direta, mas é aspirado, com gasolina ele é o segundo mais potente fica 4CV atrás do Ford EcoSport que é o mais potente e 10CV na frente do Creta que é o terceiro colocado, com álcool é o segundo mais potente e diminui a desvantagem para 3CV em relação ao EcoSport e também diminui a vantagem para o Creta que passa a ser de 7CV. Você está perguntando a outra dívida de 2008 e Kicks, ok, contra o 2008 que tem o  mesmo motor das versões Live e Feel do C4 Cactus nem preciso dizer e no caso do Kicks a diferença em favor do C4 Cactus THP também é gigantesca.

O câmbio é o automático de seis marchas

ANDANDO COM ELE começo a me ajustar para dirigir e logo quando vou mexer no câmbio,  vou procurar o botão de mexer no câmbio e...  ué? o vendedor diz "coloca para o  lado" aliás tenho que agradecer aqui pelo excelente atendimento prestado, coloquei a alavanca para o lado e aí mexi até colocar no Drive, saindo da concessionária que estava naquele dia cheia de carros, afinal tinha outros modelos de test-drive, mais outros modelos ao redor, confesso que sair me deixou apreensivo, mas a direção elétrica, fez ele parecer que  tem bem menos que os 4.17 metros, a ampla área envidraçada ajudava na visibilidade, sem contar o painel digital bem visível , inclusive não só nos números como também nos avisos de seta e outros, esperei um pouco, afinal é uma rua movimentada, aí fechou o sinal da Liberato Bittencourt, sem carros vindo em minha direção eu peguei a rua, logo a "meio pedal" já percebi que o motor tinha uma verdadeira sobra de potência, isso é excelente, lógico parei no sinal e lógico o modelo mostrou competência nos freios e aí depois do sinal aproveitei que não tinha carro na frente e resolvi fazer o Kickdown  e senti o corpo encostando no banco e o carro literalmente parecendo um esportivo, ela leva o nome utilitário esportivo ao pé  da letra,  só para lembrar esse motor na sua versão apenas á gasolina era usado no DS3 só por curiosidade. Depois desse Kickdown vi que sobrava muita potência, o que é ótimo. e aí resolvi andar  com ele de forma tranquila e ele andou muito bem, afinal o motor consegue lidar com utilitário esportivos maiores que o C4 Cactus, acabou fazendo muito bonito nesse aqui, depois pego a Eurico Gaspar Dutra, aliás o comportamento da suspensão é bom, no paralepípedo da concessionária foi tranquilo, só deu uma "entregada" num 'valinha transversal" antes do trevo(possivelmente feita para alguma reforma na pista) , depois peguei a rua em direção a Fulvio Aducci o painel avisa muita coisa e levei um susto a seta que acende como alerta involutário de mudança de faixa achei que não tinha desligado ela, mas aí foi tranquilo e inclusive o próprio vendedor me advertiu sobre isso(aliás educadamente e explicando), como eu disse o atendimento dele foi excelente, entrei na Beira Mar continental lógico que pensei em dar mais um Kickdown, mas tinha um EcoSport na frente e a meio Kickdonw  o motor já responde muito bem, deixei assim,  parei no semáforo e depois que abriu o sinal vermelho entrei no final e aí na curva eu até pisei no freio só que não o suficiente e o carro acabou passando na Lombada num "Off-road involuntário" eu não tive essa intenção, o susto foi apenas pela Lombada e não pelo carro em si, tanto que motorista e passageiro nem acabaram pulando, ficaram no mesmo lugar, mérito dos bons ângulos de ataque e de saída e sua altura livre do sólo, afinal são 22 graus de ângulo de entrada, 32 graus de ângulo de saída e 22.5cm de altura do solo. entrei na Araci Vaz Callado em direção a General Liberato Bittencourt, tinha semáforo na frente, uma Chevrolet Spin deu sinal para mim ultrapassar, achei que estava com problemas, mas ela seguiu em frente e melhor tomei o rumo até a concessionária, aliás a direção elétrica progressiva é boa em qualquer situação, a sua suspensão é bem acertada, o câmbio automático de seis marchas o motor 1.6 16V THP fazem um conjunto muito bom. Aí entrei na Liberato Bittencourt e aí cheguei a Le Monde onde terminei o test-drive e fiz as fotos, as fotos interna e de motor foram usadas do Showroon por que o espaço estava muito curto aquele dia e se ficasse mais tempo poderia atrapalhar os acessos.

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O C4 Cactus Shine 1.6 16V THP custa R$98.990 realmente a entrada no mercado de utilitário esportivos da Citroën foi boa até no preço, os preço eu não vou repetir por que já citei nos equipamentos acima de um lado: EcoSport, Kicks, Tracker, HR-V são mais caros do outro Captur, Duster, Renegade e 2008 são mais baratos, mas no caso do Renegade é por promoção, como você já viu equipar o Tracker no mesmo nível fica mais caro, equipar o Renegade no mesmo nível também, Captur e Duster tem menos equipamentos, o 2008 tem menos equipamentos e menos motor, o Kicks também é mais caro e tem bem menos motor, na verdade a questão de motorização ele é próximo do EcoSport em termos de potência e próximo do Tracker em termos de torque, não por acaso os dois são turbo. Realmente é uma situação muito boa. O Consumo urbano segundo o Inmetro de 7.2KM/L com álcool e 10.4KM/L com gasolina e o rodoviário é de 8.9KM/L com álcool e 12.6KM/L com gasolina, agora vamos a comparação com os rivais.

FORD ECOSPORT
Consumo urbano com álcool: 6.1KM/L
Consumo urbano com gasolina: 8.3KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.8KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12KM/L

HONDA HR-V
Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11KM/L
Consumo rodoviário com álcool:8.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.3KM/L

HYUNDAI CRETA

Consumo urbano com álcool: 6.9KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 11.4KM/L

JEEP RENEGADE

Consumo urbano com álcool: 6.5KM/L 
Consumo urbano com gasolina: 9.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 7.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:10.9KM/L

 NISSAN KICKS

Consumo urbano com álcool: 8.1KM/L
Consumo urbano com gasolina:11.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.7KM/L

PEUGEOT 2008 AUTOMÁTICO

Consumo urbano com álcool: 7.5KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.7KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13KM/L

RENAULT CAPTUR 2.NADA 16V

Consumo urbano com álcool: 6.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 8.8KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 7.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 10.8KM/L

RENAULT DUSTER 2.NADA 16V 

Consumo urbano com álcool: 6.1KM/L
Consumo urbano com gasolina: 8.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 7.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 10.5KM/L

CHEVROLET TRACKER

Consumo urbano com álcool: 7.3KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.6KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 11.7KM/L

No consumo urbano com álcool ele fica na intermediária, atrás de Chevrolet Tracker, Honda HR-V,  Peugeot 2008 e Nissan Kicks e á frente de EcoSport, Captur,Duster, Renegade e Creta, mas vale uma observação, entre os utilitários com mesmo nível de performance fica na cola do Tracker e na frente do EcoSport e bem á frente até, no consumo urbano com gasolina ele ficou na mesma situação atrás dos mesmos rivais e á frente de outros e dos utilitários com performance mais próxima ficou atrás do Tracker e na frente do EcoSport. No consumo urbano com álcool foi o terceiro melhor só atrás de Kicks e Peugeot 2008,  mas esses dois tem uma performance inferior ao C4 Cactus e á frente EcoSport, HR-V, Creta, Captur, Duster e Tracker e no consumo rodoviário ficou na mesma situação, só atrás de Kicks e 2008 que tem performance bem inferior ao modelo da Citroën e frente dos demais modelos. Dá para dizer que relação desempenho/consumo é francamente favorável.

O modelo conta com acesso facilitado 

 Se você compraria se tivesse condições? a balança pesa a favor, do excelente espaço interno, recursos tecnológicos excelentes nessa versão, um bom custo/benefício para categoria, o motor THP com  o câmbio automático de seis marchas é um excelente conjunto motor-câmbio para ótimo desempenho e uma relação desempenho/consumo muito favorável. O que pesa contra é o Porta-Malas por mais que até a Citroën fez esforço para tentar aliviar a barra dos 320 litros no porta-malas para um carro de família é um pouco complicado. Ele está disponível nas cores Branco Nacré(a cor do modelo avaliado) e acrescenta R$1.790 a mais o que dá R$100.780, Azul Esmeralda que acresenta R$1.390, Cinza Aluminium que acrescenta R$1.390 ao preço do carro, Cinza Grafito que acrescenta R$1.390 para todas as versões com exceção da Live, Preto Perla Negra disponível em todas as versões, Branco Banquise disponível nas versões Live e Feel. Teto biton que é ascentado R$300 ao teto escolhido como o teto era azulo então logo o preço da versão avaliada era de R$101.080. Deu para ver que a Citroën entrou com o pé direito no clube dos utilitários esportivos.

   Se você ficou interessado no C4 Cactus e quer opções mais barata tem essa opções:

A Shine 1.6 16V THP automático que custa R$94.990 e perde alguns equipamentos, mas mantém o motor 1.6 16V THP e o câmbio automático de seis marchas.

A Feel Pack 1.6 16V Automático que vem o motor 1.6 16V aspirado da família EC5 que é a evolução da TU que já foi citado acima num dos rivais(no caso o Peugeot 2008) e o câmbio automático de seis marchas ele custa R$84.990, além do motor menos potente, é óbvio que perde alguns equipamentos.

A Feel 1.6 16V Automático PCD que não teve valor divulgado

A Feel 1.6 16V Automático que custa R$79.990 e perde alguns equipamentos, mantém o motor 1.6 16V aspirado.

A Feel 1.6 16V Manual que vem com o câmbio manual de cinco marchas o motor 1.6 16V calibrado para gerar 15.5KGFM a 4000RPM e 115CV a 6000RPM com gasolina e com álcool vai a 16.4KGFM e 122CV e o seu preço é de R$73.990.

Por último a Live 1.6 16V Manual que custa R$68.990 e lógico perde alguns equipamentos, mas mantém o motor 1.6 16V e câmbio manual de cinco marchas.

                                                   FICHA TÉCNICA

MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler , injeção direta e flex 
CILINDRADA: 1598cm3
DIÂMETRO X CURSO: 77mm x 85.5mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,5:1
POTÊNCIA: 166CV/173CV a 6000RPM
TORQUE: 24.5KGFM a 1400RPM
CÂMBIO: Automático de seis marchas e tração dianteira.
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.17 metros, largura 1.71 metros, altura 1.56 metros e entre - eixos 2.60 metros
PESO: 1214KG
PESO/ POTÊNCIA: 7.3KG/CV com gasolina e 7KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 49.5KG/KGFM
VOLUMES:  Porta -malas 320 litros e tanque de combustível 55 litros 
SUSPENSÃO:  Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos 
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi- independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS, AFU(EBD), ESP, Controle de tração, Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17, pneus 205/55/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal/lateral/cortina, ESP, Controle de tração Hill Holder, sistema de frenagem de emergência, alerta de mudança de faixa, Central Multimídia, Coluna de direção regulável,  Direção elétrica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Pintura, dependendo da cor
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$98.990.


AGRADECIMENTOS A CONCESSIONÁRIA LE MONDE CITROËN FLORIANÓPOLIS PELO CARRO CEDIDO, PELA SUA CONFIANÇA NO PRODUTO E O EXCELENTE ATENDIMENTO DO VENDEDOR! 










Comentários

  1. Respostas
    1. Bom dia tudo bem? o seguinte

      1 Não moro em São Paulo

      2 Por favor, se essa loja quiser patrocinar o blog, sem problemas, mas infelizmente no próximo comentário terei que apagar o seu comentário, obrigado desde já.

      Excluir

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