AVALIAÇÃO: VOLKSWAGEN JETTA R-LINE 250 TSI AUTOMÁTICO: ESPETÁCULO DO CRESCIMENTO

PLATAFORMA MQB FAZ JETTA GANHAR MAIS ESPAÇO INTERNO 

Eu estava indo no Estreito, bairro de Florianópolis, para ver algumas coisas e lógico como tem bastante concessionária aproveitei para ver o novo Jetta que não tinha visto ele ao vivo. Cheguei na concessionária Futura que á concessionária da Volkswagen  e olhei uma versão Comfortline que estava no showroon, inclusive a secretária me avisou que ia chamar um vendedor.

     Depois que o vendedor chegou conversei com ele sobre o motor usado, a plataforma MQB e ele ainda emendou sobre o ACC( Controle adaptativo de distância e frenagem com função de emergência), e perguntei se poderia fazer o test-drive, expliquei que tenho um blog que ja fiz matéria de outros carros como Amarok V6, Virtus, Polo, só me esqueci do Tiguan. Aliás vale aqui um elogio pelo excelente atendimento do vendedor e aí ele olhou para fora, viu o carro fomos fazer o test-drive.

POR FORA: Lógico que existem semelhanças visuais, mas se você for mais perto dele, pode esquecer a história de "Virtus ampliado", afinal o Jetta tem visual próprio, afinal agora o sedã médio da Volkswagen aderiu a MQB, talvez você pergunte a demora dele entrar nessa, mas acredito que seja um motivo: afinal ele é o Volkswagen mais vendido dos EUA hoje em dia e também ele é o segundo Volkswagen mais vendido de todos os tempos do EUA só perdendo advinha para quem? é para o Fusca. Então não poderia errar a mão e como você vai ver não errou a mão mesmo. Ele mede 4.70 metros de comprimento, 1.80 metros de largura, 1.47 metros de altura e 2.69 metros de entre - eixos. O Visual do modelo é bonito, na dianteira o modelo lembra o Passat em certo aspectos, na lateral ele tem uma queda acentuada como um sedã de hoje em dia ou os cupês de antigamente e na traseira o visual lembra muito um A3 Sedan(principalmente nas lanternas), mas estilo é questão subjetivo.

Na dianteira lembra muito o Passat, mas é opinião pessoal

A lanterna traseira lembra muito os modelos da Audi

Outra foto de traseira.

Vamos comparar ao modelo antigo que era feito na plataforma PQ35.

Comprimento: 4.66 metros, Largura: 1.78 metros, Altura: 1.47 metros e Entre -eixos: 2.65 metros

Com exceção da altura ele cresceu em todas as dimensões, cresceu 4cm no comprimento, 2cm na largura e 4cm no entre - eixos. realmente ele verificou um espetáculo do crescimento proporcionado pela MQB.

A versão R-Line foi avaliada 

Rodas de liga-leve aro 17 

Logotipo "R-Line" na grade dianteira

Agora vamos comparar  com os rivais, lembrando duas coisas: como a versão avaliada é a R-Line então logo os rivais mais próximos são o Corolla XRS que também só tem aparência esportiva e o Civic Touring, esse último pela faixa de preço, mas é mais salgado no preço, depois explico mais á frente, se fosse a Comfortline o leque de rivais era mais amplo, ou até mesmo uma  hipotética Highline, já que o Cruze não tem uma versão acima da LTZ ou de aparência esportiva, vamos com esses dois rivais mesmo. Lembrando que a R-Line é a topo de linha do atual Jetta e tem mais equipamentos por isso acredito que seja a versão do Test-Drive. 

 HONDA CIVIC 

Comprimento: 4.64 metros,   Largura: 1.80 metros,  Altura:  1.43 metros e Entre - eixos: 2.70 metros

TOYOTA COROLLA 

Comprimento: 4.62 metros, Largura: 1.77 metros, Altura: 1.47 metros e Entre -eixos: 2.70 metros

Ele é maior que os rivais no comprimento abrindo 6cm de vantagem sobre o segundo colocado, na largura empata com o Civic e ambos vencem o Corolla por 3cm, na altura empata com o Corolla e vence o Civic por 4cm e no entre - eixos ele fica atrás por apenas 1cm dos rivais de marca japonesa.

Faróis totalmente em LED e com DRL 

Logotipo "250 TSI" estampado no porta-malas indica motor 1.4 16V TSI

Como já disse acima a plataforma é a MQB que serve ao Golf(aliás estreou nele, vale lembrar), Polo, Virtus, Passat(o alemão vendido no Brasil), Tiguan AllSpace e Golf Variant e na Audi ao A3, A3 Sedan ,TT e aos já vendidos no exterior novo A1 e novo Q3. É uma plataforma versátil e moderna e que pelo visto ainda tem bons anos pela frente e logo mais alguns modelos entrarão nela como o Passat norte-americano diferente do alemão que é vendido no Brasil.

POR DENTRO:  O Painel como todo sedã médio é bonito e bem acabado, aliás a tela de TFT Active Info Display que está presente em Polo Highline/ Virtus Highline/ Tiguan R-Line/ Golf GTi  é maior destaque dessa versão, lembrando que só para a R-Line no Jetta está disponível, o volante é de boa pegada, o espaço interno para quem vai na frente é até mais que excelente, o sedã é bem equipado ele vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina, Alarme Keyless com chave canivete,Ar Condicionado Climatronic de duas zonas Central Multimídia Discover Media com tela e 8 polegadas com leitor de CD/Player, App Connect e sensor de aproximação, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, ESP, Controle de tração, Vidros/Travas e Espelhos elétricos, Hill Assist e ACC(Controle adaptativo de distância e frenagem de emergência), em comparação aos rivais o Toyota Corolla XRS custa R$111.990, mas deve o ACC, ele não tem nem Frenagem de emergência e a central multimídia é de sete polegadas e o Civic Touring é R$7000 mais caro que o Jetta, mas tem uma lista de equipamentos parelha a do Jetta e ainda acrescenta o Teto Solar elétrico(que é opcional no Jetta, mas ainda vou citar mais á frente em detalhes). A lista de itens de série é grande do Jetta: Acendedor de cigarro e cinzeiro na frente, Antena no para-brisa, Aplicações decorativas em alumínio R-Line, Apoio de cabeça para todos os passageiros, Bancos dianteiros com regulagem de altura, Bloqueio do diferencial XDS, Cinto de segurança de três pontos para todos os passageiros, Câmera de ré, Descanso de braço central dianteiro, Descanso de braço central traseiro, Cinto de segurança traseiro com pré-tensionador(inclusive o central), Espelho retrovisor interno eletrocrômico, Freio de estacionamento "Freio de mão" eletrônico, Iluminação da placa traseira em LED, Iluminação da área dos pés do motorista em led, Lanterna traseira em LED, Lanterna traseira de Neblina, Luzes de leitura dianteira, Pacote de visual esportivo R-Line com diferenças no para-choque e grade dianteira, Painel de instrumento em tela de TFT com Active Info Display, Para-sóis com espelhos, Bancos de couro sintético Preto, Rodas de Liga-leve aro 17, Quatro modos de condução: Eco,Normal e Sport, além do Individual, Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, Sinal sonoro e luz de advertência para cinto de segurança não atado,sistema Start&Stop, Sistema de monitoramento frontal "Front Assist", GPS na central multimídia(Sistema de navegação), Sistema Kessy com abertura das portas por aproximação da chave e partida e desligamento do carro pelo botão "star/stop", Sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete e Volante esportivo multifuncional com comando de som, do computador de bordo e acionamento do piloto automático. É a lista é grande, tão bem equipado que o único opcional dele é o Teto Solar panorâmico e corrediço com duas luzes de leitura e aí o preço vai a R$124.980, ainda mais barato que o Civic Touring.

Painel com tela de TFT Active Info Display 

Volante de boa pegada 

Central multimídia com tela de 8.4 polegadas

  Voltando ao espaço interno, na frente é excelente você consegue encontrar fácil a posição de dirigir, depois lógico fui ver atrás, na minha posição sobra um espaço gigantesco, com o banco totalmente recuado sobra um dedo, é um carro bem espaçoso em todos os aspectos.

Com o banco na minha posição sobra um espaço gigantesco

Totalmente recuado, sobre um dedo, é uma sobra bem vinda.

No Porta- malas ele leva 510 litros, dá e sobra para uma família, agora vamos colocar contra os rivais:

Honda Civic: 519 litros
Toyota Corolla: 470 litros

Ele fica na intermediária, com 40 litros de vantagem sobre o Corolla e 9 litros atrás do Civic, está mais próximo do Corolla do que do Civic nesse aspecto a média do segmento (entre esses três) é de 499.6 litros,  ou vamos arredondar: 500 litros, ou seja o porta-malas do Jetta é acima da média e como eu já disse sobra para uma família de quatro pessoas tranquilamente.

O seu porta - malas é de 510 litros.

MECANICAMENTE: O câmbio é o automático sequencial tiptronic de seis marchas, o motor é o 1.4 16V TSI que pertence a família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta com isso gera 25.5KGFM a 1500RPM e 150CV a 5000RPM nos dois combustíveis é o mesmo usado em Golf, Golf Variant, Tiguan, Audi A3, Audi A3 Sedan e até mesmo no Jetta de geração anterior. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira. Já no caso dos rivais, a suspensão do Corolla segue a mesma receita, já o Civic é Independente tipo Multilink na traseira. Nos freios os rivais estão alinhados: tanto Civic como o Corolla usam o mesmo esquema tático do Jetta nos freios.

O motor 1.4 16V TSI gera 150CV e tem 25.5KGFM de torque

Agora vamos ver o que os rivais tem a oferecer.

HONDA CIVIC TOURING
CÂMBIO: CVT
MOTOR: Earth Drems i-VTEC Turbo 1.5 16V da família L com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

TOYOTA COROLLA XRS
CÂMBIO: CVT
MOTOR: 2.nada 16V da família ZR da Toyota com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis. 

O câmbio é o automático de seis marchas

 Note que no câmbio o Jetta difere da escola dos de marca japonesa: O Jetta tem o automático de seis marchas, ao passo que os de marca japonesa usam o CVT, já nos motores a escola alinha ao Civic: motor de cilindrada menor com turbo e injeção direta, mas no Jetta é Flex ao passo que no Civic é á gasolina, ao passo que o Corolla usa um motor aspirado e de injeção convencional.

 Agora vamos aos dados de potência e torque dos rivais.

HONDA CIVIC TOURING
POTÊNCIA: 173CV a 5500RPM
TORQUE:22.4KGFM a 1700RPM

TOYOTA COROLLA XRS
POTÊNCIA: 143CV a 5800RPM com gasolina e 154CV nas mesmas rotações com álcool
TORQUE: 19.4KGFM a 4800RPM com gasolina e 20.7KGFM com álcool nas mesmas rotações

Note que na potência, com gasolina ele fica na intermediária: abre 7CV de vantagem sobre o Corolla e fica 23CV atrás do Civic, lembrando que o Honda é apenas á gasolina, com álcool a conversa muda o Jetta fica com 4CV atrás do Corolla, mas em compensação tem o maior torque do trio digamos assim, abre 3.1KGFM sobre o Honda Civic que roda apenas com gasolina, com álcool abre 4.8KGFM sobre o Corolla e isso ajuda explicar o bom desempenho do Jetta que explico mais á frente.

ANDANDO COM ELE: Me ajusto no banco, e como todo carro feito na plataforma MQB ele dá uma sensação de "Vestir o motorista",  antes com a chave na mão perto do carro , ele abre automaticamente a porta, dentro como já disse: veste o motorista e dou a partida no botão Start/Stop e aí coloco o câmbio em Drive, pergunto para ter certeza, afinal o medo de colocar a sequencial por engano, resolvi perguntar, antes uma saudação do belo painel de tela TFT e aí depois aperto no "freio de mão" eletrônico e aí espero para entrar na avenida Santos Sairava, afinal ela é uma mão só, entro na rua e logo dou um Kickdown os 25.5KGFM de torque respondem bem pronto e até chegou a levantar um pouco á frente, mas aí aliviei por que logo vinha uma rua transversal e aí fui andando, lógico a suspensão se mostrou com comportamento  correto, a direção elétrica se mostrou boa para o que der vier, confesso que me esforcei para não ficar "hipnotizado" no Active Info Display com os instrumentos, digamos assim, vermelhos. Paro no semáforo que dá na Eurico Gaspar Dutra, entro nela logo de cara eu dou "meio kickdown" e o carro me responde bem, aliás o vendedor me conta sobre os três modos de condução, e o carro estava em nível normal, como não haveria tempo hábil decidir ir no modo normal mesmo e fora que o modo Sport seria legal para ver num Golf GTi por exemplo, então deixei em modo normal, mas mesmo assim o carro responde prontamente, aliás motor e câmbio se mostraram um conjunto entrosado, lembrando que o Tiguan AllSpace é DSG, então minha dúvida se o automático de seis marchas se daria bem com o motor 1.4 16V TSI foi sanada e muito bem: eles se mostraram muito bem no test-drive, depois fui em subida, dei um pouco mais de pé e o carro se mostrou bem tranquilo e entro no trevo em direção a Jucelino Kubitschek de Oliveira e aí aproveito para fazer mais um kickdown e respostas sempre pronta, mais logo percebo que o asfalto não é aquelas coisas e os pneus de aro 17 entregaram um pouco de piso, mas nada que seja ruim, longe disso, como disse: a suspensão é bem acertada e quanto maior a roda, mais ela entrega algumas coisas do piso. Entro na curva ele se mostra na mão, depois na própria avenida que ela é cheia de curvas, dou um Kickdown e o modelo se mostrou bem estável, lógico que por ser uma avenida é inevitável algumas coisas, dou uma aliviada e logo avisto uma carreta cegonha na minha frente e na lateral uma Montana vindo, então decido fazer o seguinte, paro atrás do caminhão, espero a Montana passar e aí vejo que não tem ninguém vindo e depois dou um Kickdown e o carro responde bem pronto, ou seja: o 1.4 16V TSI vai bem em tudo quanto é carro: desde Tiguan até Jetta, imagino que fará no futuro Polo GTS....(mas isso é para o futuro, quando o modelo chegar ao mercado), depois de passar, digamos a carreta dou uma aliviada e entro na pequena rua que dá em direção a Santos Saraiva e aí na Santos Saraiva entro na Futura onde vou fazer a seção de fotos.
Botão Start/Stop e freio de estacionamento "elétrico" 


PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: Existe uma questão pessoal, eu(e até a maioria dos compradores) talvez prefira a Comfortline, mas tem que sacrificar o Active Info Display e o ACC, mas a R-Line vai agradar o seu público e muito bem, lógico que até preferia o futuro GLi que será vendido nos EUA com motor do Golf GTi, mas aí é outra conversa e se o modelo for vendido no Brasil. Vamos supor que ao lado do Jetta R-Line só tenha Corolla XRS e Civic Touring para escolher e lógico que vale para o Jetta R-Line vale para o Corolla XRS, é apenas decoração esportiva, mas lógico outros podem gostar da decoração esportiva(que no caso do Jetta, não ficou feia longe disso), o Jetta R-Line custa R$119.990, o Toyota Corolla XRS 2.nada 16V custa R$111.990 é R$8000 mais barato ok, mas deve equipamentos como frenagem de emergência, sem contar o porta-malas menor e o motor com bem menos torque e o Honda Civic Touring 1.5 16V custa R$126.600 tem uma lista parelha com o Jetta nos equipamentos, mas é R$7000 mais caro, nesse caso não Justifica e abaixo da Touring todos vem com motor aspirado 2.nada 16V. Se tivesse R$120.000 você compraria o Jetta? já disse que a preferência pessoal é o Comfortline, apesar de perder alguns equipamentos bem legais como ACC e Active Indo Display, mas vamos supor esse cenário(sim, tem o modelo Comforline a venda por lá, mas estou usando apenas o exemplo)  na Futura só tivesse o Jetta R-Line, na Toyota o Corolla XRS e na Honda o Civic Touring, a escolha óbvia entre esses três é justamente o Jetta R-Line. o que pesa a favor? excelente desempenho, excelente espaço interno, visual bonito, pacote de equipamentos completo, lógico o preço não é barato, mas mesmo assim na sua categoria tem um preço coerente nos padrões de hoje, excelente porta-malas e por incrível que pareça não tem criticas pesadas, perfeito nenhum carro é, mas o Jetta na MQB conseguiu ter um conjunto bem acertado.

  Infelizmente não tem dados de consumo do Inmetro, mas segundo o vendedor em teste de revista fez quase 18KM/L na rodovia, o que é uma ótima marca, mas vou deixar quieto por que não sei a marca dos rivais nos mesmos testes, mas são números de carro 1.nada (1 litro, 1000, 1,0 como queira entender). Além da versão R-Line, o modelo em a versão Comfortline 250 TSI 1.4 16V que custa R$109.990 e lógico perde alguns equipamentos como Active Info Display e o ACC, além é claro da decoração esportiva, mas mantém o mesmo motor 1.4 16V TSI e o câmbio automático de seis marchas . O modelo está disponível nas cores:  Branco Puro(que é a cor do modelo avaliado), Vermelho Tornado que são cores sólidas, Cinza Platinum e Prata Snow Metálicas que acrescentam R$1.480 e Perolizada Preto Mystic que acrescenta R$1.580.

                                                      FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro,  Transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, turbo, intercooler, injeção direta e flex
CILINDRADA: 1395cm3
DIÂMETRO X CURSO: 74.5 mm x 80 mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10:1 
POTÊNCIA: 150CV a 5000RPM nos dois combustíveis
TORQUE: 25.5KGFM a 1500RPM nos dois combustíveis
CÂMBIO: Automático de seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Sedã, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento: 4.70 metros, Largura: 1.80 metros, Altura: 1.47 metros e Entre - eixos: 2.69 metros
PESO: 1331KG
PESO/POTÊNCIA: 8.9KG/CV
PESO/TORQUE: 52.2KG/KGFM
VOLUMES: Porta - malas 510 litros e tanque de combustível de 50 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA:Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS, EBD, ESP, Controle de tração e Hill Holder(Hill Assist na Volkswagen)
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 15, Pneus 205/55/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo frontal, Air Bag duplo lateral, Air Bag Duplo de cortina, Alarme, Ar Condicionado, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, ACC(Controle adaptativo de distância e frenagem de emergência), Central Multimídia de 8.4 polegadas com CD/ Player, Vidros/Travas e Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Teto Solar
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$119.990


AGRADECIMENTOS A FUTURA VOLKSWAGEN POR CEDER O VEÍCULO PARA O TEST-DRIVE, PELO EXCELENTE ATENDIMENTO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO! 













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