TESTE DO GT SPORT PARTE 30(DLC 1.29): EUROPEUS(DOIS INGLESES E DOIS ITALIANOS)

NESSA RODADA TEMOS CLÁSSICO INGLÊS, HOT HATCH INGLÊS COM "CORAÇÃO BRASILEIRO", FERRARI CLÁSSICA E MASERATI

A DLC 1.29 do GT Sport terá duas rodadas, a primeira é essa que vocês estão vendo aqui. O belo Jaguar E-Type marcando presença, o Mini Cooper S com motor 1.6 16V Supercharger e o motor era fabricado no Brasil, sim: esse motor era fabricado no Brasil, afinal a Mini e a BMW fizeram uma aliança criando a Tritec, em 2008 elas venderam a fábrica para a Fiat em 2018 a Fiat modificou 70% do motor e rebatizou de E-Torq, além de criar o 1.8 16V, lógico o 1.4 16V dessa família só ia para os modelos destinados a Portugal e Grécia e o 1.6 16V Supercharger poderia muito bem cair num Bravo na época, pena que a Fiat não o fez, enfim: é um motor exilado. A Ferrari 288 GTO que surgiu para homologação e o motor serviu de base para a lendária F40 até o ronco é parecido e o Maserati Gran Turismo S, bom vamos ver os modelos.

                                                              JAGUAR E-TYPE 3.8 1961

MOTOR: SEIS CILINDROS EM LINHA  3.8 DOHC DA FAMÍLIA XK
POTÊNCIA: 268CV a 5500RPM
TORQUE:35.9KGFM a 4000RPM
CÂMBIO: MANUAL DE QUATRO MARCHAS
PESO:1300KG
0 a 100KM/H: 6.7 segundos
60 a 100KM/H em terceira:5 segundos
VELOCIDADE MÁXIMA: 237KM/H

Segundo Enzo Ferrari ele é o carro mais bonito do mundo. Quem sou para discordar? brincadeiras á parte, talvez o lance de mais bonito do mundo seja exagerado, mas de fato o carro inglês é bonito sem dúvidas nenhuma e aliás todos os detalhes dele realçam isso. O motor é dianteiro e a tração é traseira. aliás o capô é bem longo e atrapalhou as fotos. O motor seis cilindros em linha pertence a família XK da Jaguar, afinal se chama assim por que estreou no XK, com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por  corrente metálica com isso ele gera 35.9KGFM a 4000RPM e 268CV a 5500RPM. Na pista ele foi de 0 a 100KM/H em 6.7 segundos, é bem próximo dos V8 norte-americanos dos anos 1960 e 1970 e também é o terceiro colocado dessa rodada(ainda não dessa DLC por que falta mais um carro). Na Retomada de 60 a 100KM/H em terceira ele fez a prova em 5 segundos. Como ele tem uma quarta mais longa que os Muscle Car no retão de Le Mans ele chegou a 237KM/H, é a terceira melhor máxima dessa rodada, mérito da boa aerodinâmica também. A sua suspensão é Independente nas quatro rodas sendo na dianteira Independente por braços duplos triangulares, mas a independência acaba na barra de torção e na traseira braços arrastados com molas helicoidais. O modelo tem forte tendência de sair de traseira, graças a boa potência disponível e ao esquema de suspensão e o modelo estará na volta rápida dentro desse mês, só não sei que dia, mas que estará dentro desse mês estará. O seis cilindros em linha aspirado tem um ronco bem legal.

O modelo tem forte tendência de sair de traseira

Na proteção redonda do farol, tem o próprio e embaixo a seta de direção 

Maçanetas cromadas 

Rodas de Liga-leve aro 15 

Saída dupla de escapamento 

Ele chegou a 237KM/H 

Entrada de ar no capô.

Painel bem acabado com volante de madeira e conta-giros e velocímetro gigantes.

                                                    MINI COOPER S 1.6 16V SUPERCHARGER

MOTOR:  TRITEC  "E-TORQ" 1.6 16V SUPERCHARGER
POTÊNCIA: 170CV a 6000RPM
TORQUE:22.4KGFM a 4000RPM
CÂMBIO: MANUAL DE SEIS MARCHAS
PLATAFORMA: R50/R53
PESO:  1180KG
0 a 100KM/H: 8.9 segundos
60 a 100KM/H em quarta: 6.8 segundos
VELOCIDADE MÁXIMA: 222KM/H

Depois do Mini clássico, agora é vez de um Mini mais moderno e com motor feito no Brasil, como eu já disse a BMW e a Chrysler fizeram aliança para fazer motores no Paraná: a Tritec que em 2008 seria comprada pela Fiat e o motor 1.6 16V recebeu 70 % de alterações e passou se chamar E-Torq e ainda criou o 1.8 16V, o 1.6 16V retornou do exílio, mas o 1.4 restrito a Grécia e Portugal era óbvio que não retornaria e esse 1.6 16V Supercharger não retornou e nunca retornará. O Mini tem o visual típico dele, afinal se fugir muito disso ficará descaracterizado, obviamente. O motor e tração são dianteiros. O motor Tritec vou colocar entre aspas aqui "E-Torq" para você entender tem bloco de ferro, cabeçote de alumínio e comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica, mas nesse caso ganhou um compressor volumétrico ou supercharger com isso gera 22.4KGFM a 4000RPM e 170CV a 6000RPM. Era potência dos Hot Hatch daquela época. O câmbio é manual de seis marchas. Lógico que sendo o menos potente dos quatro e até da DLC era esperado que ficasse atrás, mas não foi um lá um tempo ruim: 0 a 100KM/H em 8.9 segundos, 60 a 100KM/H em quarta em 6.8 segundos é a segunda pior retomada, considerando que tem o menor torque isso foi muito bom e a velocidade máxima é de 222KM/H, tanto o 0 a 100KM/H e a velocidade máxima são boas marcas, mas bem atrás dos modelos dessa rodada, isso é evidente. A sua suspensão é Independente nas quatro rodas sendo McPherson na dianteira e Multlink na traseira. O modelo é bem equilibrado nas curvas, é um carro "na mão", lógico não é igual ao Mini original por questões óbvias: potência e dimensões maiores por exemplo, mas ele é bem plantado no chão. Com a volta rápida dele que não sei quando vai ser, ele terá tudo para mostrar a vocês.

O modelo é bem equilibrado nas curvas.

Saída dupla de escapamento 

Logotipo "Cooper S" na tampa do porta-malas

Logotipo "S" na lateral. 

Scoop no capô.

Faróis principais e seta de direção no para-choque

Ele chegou a 222KM/H 

Rodas de liga-leve aro 17 

Conta-giros no lugar certo 

Velocímetro no centro do painel, confesso que não gosto disso.

                                                   FERRARI 288 GTO 2.9 V8 32V BITURBO 1984 

MOTOR: V8 2.9 32V BITURBO DA FAMÍLIA DINO
POTÊNCIA: 399CV a 6900RPM
TORQUE: 50.9KGFM a 4000RPM
CÂMBIO: MANUAL DE CINCO MARCHAS
PESO: 1160KG
0 a 100KM/H: 4.2 segundos
60 a 100KM/H em quarta: 5.9 segundos
VELOCIDADE MÁXIMA: 303KM/H 

A Ferrari 288 GTO surgiu para homologação para o grupo B, mas a Ferrari desistiu da ideia e para não perder dinheiro lançou o modelo. O modelo tem motor central e tração traseira. O motor V8  2.9 32V pertence a família Dino tem bloco e cabeçote de alumínio, duplo  comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, biturbo e intercooler é quase o mesmo motor que estaria na F40 anos mais tarde, mas com leves alterações(aliás bem leves) com isso ele gerava 50.9KGFM a 4000RPM e 399CV a 6000RPM é o segundo mais potente dessa rodada e o modelo com maior torque e o mais leve dessa rodada, inclusive mais leve que o Mini e o segundo mais velho. Na pista ele foi de 0 a 100KM/H em 4.2 segundos é o melhor dessa rodada(é bem provável que vire o melhor dessa DLC) , na retomada de 60 a 100KM/H em quarta ela fez a prova em 5.9 segundos foi a melhor retomada dessa rodada. Na velocidade máxima a Ferrari cravou 303KM/H é o mais veloz dessa rodada e será o mais veloz dessa DLC, só falta a rodada de amanhã para confirmar, já adianto que o Pagani é "Grupo X" então esqueça ele. A sua suspensão é Independente tipo braços duplos triangulares nos dois eixos. O câmbio é manual de cinco marchas. Ele por ter motor central e alta potência a tendência de sair de traseira é forte, aliás som é bem insano igual a Ferrari F40, acredito que virará um bom tempo, mas só num futuro a volta rápida para confirmar, mas já adianto que não será esse mês.

Ele tem forte tendência de sair de traseira 

Seta de direção e faróis auxiliares 

Faróis escamoteáveis. 

Logotipo da Pininfarina na lateral 

Rodas de liga-leve aro 16, hoje é algo comum, mas na época não.

Saída dupla de escapamento de um lado e...

Saída dupla de escapamento de outro lado 

Logotipo "GTO" na traseira 

Ela chegou a 303KM/H 

Painel com instrumentos completos, mas acabamento não é aquelas coisas(do carro, não do jogo), mas esportivo não importa

                                                      MASERATI GRANTURISMO S 4.7 V8 32V

MOTOR: FERRARI-MASERATI F136 4.7 V8 32V
POTÊNCIA: 446CV a 7000RPM
TORQUE: 50KGFM a 5000RPM
CÂMBIO: MANUAL-AUTOMATIZADO DE SEIS MARCHAS
PESO: 1780KG
0 a 100KM/H: 4.3 segundos
60 a 100KM/H em quarta: 7 segundos
VELOCIDADE MÁXIMA: 300KM/H(em quinta marcha)

O Maserati Gran Turismo S já era pedra cantada desde que apareceu na final europeia da liga das nações e ele entrou nessa DLC, mesmo a 10 anos do seu lançamento, o carro é bonito e impressiona. O câmbio é o manual-automatizado de seis marchas  O motor é o V8 4.7 32V de origem Ferrari-Maserati ou F136 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis com isso ele gera 50KGFM a 5000RPM e 446CV a 7000RPM é o mais potente dessa DLC(descontando os carros de competição e o Pagani), o segundo melhor torque dessa rodada e da DLC, mas também é o mais pesado. Na pista ele foi de 0 a 100KM/H em 4.3 segundos, perdeu por pouco para a Ferrari 288 GTO, mas na retomada decepcionou: 7 segundos, culpa do câmbio longo não tem outra  explicação, nem o alto peso pode ser considerado culpado, na velocidade máxima outra consequência do câmbio longo, aliás longo demais já que é um Gran Tourer italiano: como não deu para chegar ao Limite na Le Mans normal , então foi na sem chicanes e ele foi a 300KM/H e em quinta marcha, a sexta é para consumo. O motor é dianteiro e a tração é traseira. A sua suspensão é Independente por braços duplos triangulares nos dois eixos. O modelo por ter alta potência e tração traseira tem forte tendência de sair de traseira, o ronco é mais bonito que se ouvir na Ferrari 458 Itália que tem motor da mesma família. Não posso dar uma certeza, mas tem uma leve chance de ter volta rápida dele ainda esse mês por aqui.

Ele tem forte tendência de sair de traseira.

Faróis típicos do final dos anos 2000 e parecem olhos de Tigre.

Saída dupla de escapamento de um lado 

Saída dupla de escapamento de outro lado 

Logotipo "4.7" estampado na tampa do porta-malas denuncia o motor 

Logotipo "Pininfarina" nas laterais 

Ele foi o segundo mais veloz chegando a 300KM/H

Rodas de liga-leve aro 19 

Painel bonito, bem acabado e instrumentado.

Essa foi a rodada, mas amanhã teremos mais uma rodada dessa DLC e aí encerramos.





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