AVALIAÇÃO: VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250 TSI AUTOMÁTICO: ESTREANDO MUITO BEM NO CLUBE

T-CROSS COLOCA VOLKSWAGEN NOS ESPORTIVOS COMPACTOS COM ÓTIMA DIRIGIBILIDADE E DESEMPENHO IDEM 

A Volkswagen demorou a entrar nos utilitários esportivos compactos e lógico depois que lançou o Tiguan AllSpace com modelo "abre-alas" agora a Volkswagen entra num segmento que está bem aquecido nos últimos anos: os utilitários esportivos compactos, afinal a marca tentava beliscar com CrossFox, SpaceCross e até em outros tempos Parati Crossover/Track&Field, agora finalmente a marca entra no clube dos utilitários esportivos e a Volkswagen estreou muito bem com você verá no decorrer da matéria

  Eu estava em casa, com as propagandas do T-Cross veiculadas na internet, decidir ir até a Futura, Volkswagen, afinal Volkswagen é na Futura e fui lá ver se o novo T-Cross já estava lá , chegando lá o modelo estava lá na frente da concessionária e disponível para test-drive. ok, entrei na concessionária, fui falar com o vendedor Gerson, ele disse que não podia ir junto, mas liberou o carro para test-drive, é senhores acabei indo sozinho, mas tudo bem o que importa é o T-Cross, afinal o T-Cross vendia bem, aliás o Gerson pavimentou caminho para modelos como o Jetta por exemplo(os outros modelos como Tiguan,Polo e Virtus, foram antes de conhecer ele). agora vamos ver.

POR FORA: O T-Cross é bonito ao vivo e sem apelar a excesso de vincos, claro que tem uma ousadia aqui, outra ali, mas sem exageros, na dianteira a grade faz lembrar o T-Roc vendido na Alemanha, o que não é problema, na lateral ele tem uma faixa inferior preta e na traseira as lanternas que tem uma "emenda" no porta-malas que foram inspiradas no Porsche Macan, sem dúvidas nenhuma o visual é bonito, mas estilo é questão subjetiva, ele mede 4.20 metros de comprimento, 1.75 metros de largura, 1.57 metros de altura e 2.65 metros de entre - eixos, o modelo é feito na plataforma MQB que serve também aos irmãos mais próximos: Polo, Virtus e lógico: Golf, Golf Variant, Jetta e Passat, só citei os modelos vendidos no Brasil, fora modelos vendidos no exterior, inclusive o T-Roc, vale lembrar que o nosso T-Cross é maior que o modelo europeu, especialmente no entre - eixos, depois eu entro em detalhes.

                                                   
A foto de capa, dianteira com grade inspirada no T-Roc

Lanterna traseira inspirada no Porsche Macan 

Aqui um visual melhor da traseira 


Vamos as comparações com os irmãos mais próximos:

POLO:

Comprimento:  4.05 metros     Largura :  1.75 metros     Altura: 1.46 metros    Entre -eixos: 2.56 metros 

VIRTUS

Comprimento:  4.48 metros       Largura: 1.75 metros            Altura: 1.46 metros    Entre-eixos: 2.65 metros 

Note que em comparação aos dois irmãos ,ele mantém a largura, na altura ele é 9cm mais alto, afinal é um utilitário esportivo, no comprimento ele fica no "meio do caminho" é 15cm maior que o Polo e 28cm menor que o Virtus, afinal esse é um sedã e no entre - eixos ele alinha com o Virtus e ambos são 9cm maiores que o Polo, já na Alemanha o T-Cross alemão tem o entre - eixos alinhado com o Polo: 2.56 metros e a decisão de herdar o entre - eixos do Virtus no modelo brasileiro foi acertada como você verá mais adiante.

                                                            
Versão Highline foi a avaliada e logo da versão está na lateral 

Faróis Full Led também são destaques 

Agora vamos as comparações com os seus rivais, nas dimensões:

CHEVROLET TRACKER

Comprimento:   4.26 metros      Largura: 1.77 metros    Altura:  1.62 metros   Entre -eixos: 2.55 metros 

CITROËN C4 CACTUS

Comprimento: 4.17 metros         Largura: 1.71 metros     Altura:  1.56 metros     Entre -eixos: 2.60 metros 

FORD ECOSPORT*

Comprimento: 4.10 metros            Largura: 1.76 metros      Altura: 1.69 metros      Entre -eixos: 2.52 metros 

HONDA HR-V

Comprimento: 4.29 metros            Largura: 1.77 metros       Altura:1.56 metros        Entre-eixos: 2.61 metros 

HYUNDAI CRETA

Comprimento: 4.27 metros      Largura: 1.79 metros     Altura: 1.63 metros    Entre-eixos: 2.59 metros 

JEEP RENEGADE

Comprimento: 4.25 metros               Largura: 1.79 metros      Altura: 1.72 metros    Entre -eixos: 2.57 metros 

NISSAN KICKS 

Comprimento: 4.29 metros            Largura: 1.76 metros     Altura: 1.59 metros      Entre - eixos: 2.62 metros

PEUGEOT 2008

Comprimento: 4.16 metros             Largura: 1.75 metros   Altura: 1.56 metros      Entre- eixos: 2.54 metros 

RENAULT CAPTUR

Comprimento:4.33 metros             Largura: 1.81 metros   Altura: 1.62 metros   Entre -eixos: 2.67 metros 


* Versão Titanium 2020 sem estepe na traseira

No comprimento ele é maior que EcoSport, C4 Cactus e Peugeot 2008 e menor que o restante, na largura ele empata com o Peugeot 2008 e só vence o C4 Cactus, na altura ele é mais alto que C4 Cactus, Honda HR-V e Peugeot 2008 e mais baixo que o restante dos rivais, mas é no entre - eixos onde ele coloca vantagem: só perde o Renault Captur  e fica á frente em 3cm do terceiro colocado que é o Nissan Kicks.

                                                  
Rodas de Liga-leve aro 17

Logotipo "250 TSI" estampado na traseira mostra o torque do motor 1.4 16V TSI e o logo "Automatic" embaixo destaca o câmbio 

POR DENTRO Entrando dentro dele, você logo dá de cara com painel em tela de TFT Active Info Display que é bem legal e bem legível, a central multimídia  também dá destaque, o acabamento do modelo é bom, lógico que sendo o modelo topo de linha, ele veio de série com ABS, Air Bag Duplo frontal(obrigatórios lei)/Laterais/Cortina, Alarme, Ar Condicionado digital Climatronic, Coluna de direção regulável, Controle de tração, ESP, Hill Holder, Central multimídia  Composition Touch de 6.5 polegadas, Direção elétrica, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Sistema de alerta de fadiga do motorista,Sistema de frenagem automática pós-colisão, o C4 Cactus por incrível que pareça tem uma lista de equipamentos R$10.000 a menos, ou seja R$98.990,, mas ele tem outros débitos contra o T-Cross que você vai ver á frente, o Chevrolet Tracker Premier custa R$107.690, mas deve para o T-Cross Sistema de alerta de fadiga do motorista e frenagem de emergência e ele tem mais outro débito contra o T-Cross que você vai ver á frente, o Ford EcoSport Titanium custa R$100.890 é R$10.000 mais barato e traz Sistema de alerta de ponto cego no lugar do sistema de alerta de fadiga, mas o Ford tem outros dois débitos que você verá aqui, o Honda HR-V EX-L custa R$108.500 é apenas R$1.400 mais barato, mas deve Sistema de alerta de fadiga do motorista e sistema de frenagem de emergência, o Hyundai Creta Prestige 2.nada 16V custa R$104.990 é R$5000 mais barato e deve sistema de fadiga e sistema de frenagem de emergência, aliás todos os utilitários esportivos aqui apresentados em um débito com o T-Cross, mas depois eu vou citar sobre ele, o Jeep Renegade Limited  que custa R$105.990, ele é R$4.000 mais barato, mas além de não ter o sistema de alerta de fadiga e sistema frenagem de emergência, ele tem outro débito com o T-Cross que você verá mais abaixo, o Nissan Kicks SL 1.6 16V CVT Pack Tech custa R$103.990, é R$7000 mais barato que o T-Cross e tem lista de equipamentos parecida só troca o sistema de alerta de fadiga pelo alerta de colisão, mas o Kicks tem outro débito com o T-Cross que você verá mais abaixo, o Peugeot 2008 Griffe 1.6 16V Automático custa R$88.990, mas deve ESP, Controle de tração, Hill Holder, Air Bags duplos de cortina, Sistema de alerta de fadiga e Sistema frenagem de emergência  e depois mais um débito com o T-Cross que você vai ver mais abaixo e o Renault Captur Intense 2.nada 16V custa R$91.690 é quase R$20.000 mais barata, mas deve Air Bag duplo de cortina , sistema de fadiga e frenagem de emergência e a própria direção é eletro-hidráulica, além de outros débito que você vai ver depois. Dá para notar que se contando só equipamentos os únicos que conseguem alguma coisa são Kicks, EcoSport e C4 Cactus, o resto é mais barato ok, mas deve equipamentos.

                                   
Active Info Display com tela de TFT 

Central multimídia com tela de 6.5 polegadas 

 No espaço interno o modelo se destaca muito bem,  lógico que ele é mais alto que os irmãos Polo/Virtus, mas ele tem posição mais baixa que outros utilitários esportivos é o ponto H, mais baixo, mas nada que com uma regulagem não resolva, na dianteira é fácil de achar a posição de dirigir, depois de fazer o test-drive, fui ver no espaço na traseira, com o banco na minha posição: sobra um espaço grande e com o banco recuado sobrou uma "fresta" entre os joelhos e o banco dianteiro, sem dúvidas o utilitário esportivo da Volkswagen tem o espaço interno com destaque, aliás a mesma situação verificada no Virtus, a decisão de manter o entre - eixos do Virtus foi acertada.

                                             
Com o banco na minha posição excelente espaço interno 

Com o banco recuado, até sobrou uma "fresta" para os meus joelhos.

O seu porta - malas é de 373 litros, lógico não é grande o suficiente para uma bagagem de quatro pessoas na família(estou citando pessoas adultas...), mas ainda assim não é tão "dramático" quanto Jeep Renegade, C4 Cactus,  Peugeot 2008, Ford EcoSport e Chevrolet Tracker , mas vamos aos números dos rivais para se ter uma ideia:

CHEVROLET TRACKER: 306 litros
CITROËN C4 CACTUS:320 litros
FORD ECOSPORT: 362 litros
HONDA HR-V: 431 litros
HYUNDAI CRETA: 431 litros
JEEP RENEGADE: 260 litros
NISSAN KICKS: 432 litros
PEUGEOT 2008: 355 litros
RENAULT CAPTUR: 437 litros

 Ele tem o quinto porta-malas ficando na intermediária, no caso ficando 58 litros atrás de Honda HR-V e Hyundai Creta e 11 litros á frente do EcoSport, a média do segmento foi de 370.7 litros, ou arredonda 371 litros o T-Cross cerca a média do segmento e lógico agora vem o débito de C4 Cactus, Tracker, EcoSport, Peugeot 2008 e Jeep Renegade perante o Volkswagen : é o porta - malas, mas lógico o porta - malas poderia melhorar é verdade, poderia ter alguns litros a mais, mais ou menos uns 17 litros, o que daria  390 litros, mas nesse segmento como você viu metade está bem abaixo disso, o mais próximo disso é o próprio T-Cross, tirando os modelos que superam essa marca com folga.

                                                          
O Seu porta - malas é de 373 litros

 Os outros itens de série do T-Cross são Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos dianteiros, Alto Falantes(4 na dianteira e 2 na traseira), Antena no Teto, Apoio de cabeça com ajuste de altura para todos os ocupantes(5 lugares), App Connect, Banco do motorista com ajuste de altura, Banco do motorista com ajuste lombar, Bancos de Couro, Banco dianteiro do passageiro rebatível, Banco traseiro rebatível e bi-partido, Cinto de segurança com pré-tensionador para todos os ocupantes, Coluna centrais em aplique preto brilhante, Computador de bordo com display multifuncional plus, Câmera de ré, Detalhes internos cromados, Espelhos internos eletrocrômicos, Espelhos externos com função Tilt-down do lado direito, Faróis com função "Comming & Leaving Home"/ Luz de Led diurna na região dos faróis de Neblina, Faróis com função cornering light (luz de conversão estática), Faróis duplos com máscara escurecida, IsoFix, Friso laterais cromados no canto inferior dos vidros laterais, grade dianteira em preto brilhante com detalhes cromados, moldura inferior cromada, Iluminação ambiente de Led, Iluminação interna na região dos pés, Iluminação interna na região do Porta- Malas, Indicador de pressão dos pneus, Lanternas traseiras em Led, Luzez de leitura dianteira e traseira, Seta de direção integrada nos retrovisores, Manopla da alavanca do câmbio em couro, Maçanetas das portas, Rodas de liga-leve aro 17  e espelhos na cor do veículos, Pacote Cromo, Para-choque traseiro com aplique cromado na região inferior, Para-sóis com espelhos iluminados para motorista e passageiro, Parafusos de roda com sistema anti-furto, Pedaleira esportiva em alumínio, Piloto automático, Porta-luvas refrigerado com iluminação, Rack de teto Longitudinal, Rodas de Liga-leve aro 17, Sensor crepuscular e de chuva, Partido por botão, Sistema Start&Stop, Suporte para SmartPhone com entrada USB para carga, Tapetes adicionais em carpete(4), Tomada de 12 Volts no Console central e no porta-malas, Volante multifuncional com borboletas para troca de marcha.

                                                  
Descansa braço na dianteira. 

 Antes que alguém me cobre, eu não bati foto do botão Star/Stop, mas já adianto: é o mesmo do Virtus, agora o modelo avaliado estava com todos os opcionais disponíveis: Teto Solar Panorâmico (com ele perde as luzes de leitura traseiras), Antena diversity, Entrada USB no Console Central, Função Eco, Active Info Display, Seletor de Modo de Condução, Sistema de som Touchscreen Discover Media, Assistente de estacionamento Park Assist 3.0, Faróis Full Led, Regulagem de facho do farol automática e Sistema de som com subwoofer Beats e aí o preço do T-Cross vai a R$124.840 e se incluir cor do modelo avaliado o preço vai a R$126.730 que é uma cor Perolizada, vale lembrar que não é obrigado a levar todos os pacotes de opcionais, você pode levar apenas o Teto Solar, você pode levar o Sistema de Som e Seletor de modo de condução ou ir apenas para o Park Assist que traz junto com ele sistema de som Beats, mas recomendo você ir no configurador da Volkswagen. Só para lembrar o T-Cross tirou cinco estrelas no LatinNcap é um carro bem seguro.

MECANICAMENTE: O câmbio é o automático de seis marchas, já usado na linha Volkswagen em Polo, Virtus, Golf , Jetta e até mesmo Gol e Voyage. O motor é o 1.4 16V 250 TSI da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta com isso gera 25.5KGFM a 1500RPM e 150CV a 5000RPM nos dois combustíveis é um motor que está presente em Jetta, Tiguan, Audi A3 Sedan e esteve presente no Golf Highline e Golf Variant é da mesma família do três cilindros 1.nada 12V 200 TSI que está presente no Polo,Virtus e nas próprias versões mais baratas do T-Cross e no Golf Comfortline e  do 1.6 16V usado em Polo,Virtus, Gol e Voyage automáticos e a picape Saveiro. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi-independente com eixo de torção, a receita é seguida por quase todos os rivais com exceção do Jeep Renegade que tem Suspensão Independente tipo McPherson também na traseira, os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, os únicos rivais a seguirem ele nesse aspecto são o Jeep Renegade e o Honda HR-V,o  resto dos rivais é tambor na traseira.

                                                   
O motor EA 111 1.4 16V TSI gera 150CV nos dois combustíveis. 

 Agora vamos ver como são os rivais do utilitário esportivo compacto feito em São José dos Pinhais-PR.

CHEVROLET TRACKER

CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.4 16V TURBO  da família SGE da GM com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo e intercooler

CITROËN C4 CACTUS

CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.6 16V THP da família Prince com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

FORD ECOSPORT
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1.5 12V da família Dragon com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis

HONDA HR-V

CÂMBIO: CVT
MOTOR: i-VTEC 1.8 16V da família R da Honda com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis

HYUNDAI CRETA

CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 2.nada 16V da família NU com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis

JEEP RENEGADE

CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Tritec E-Torq 1.8 16V com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis 

 NISSAN KICKS

CÂMBIO:CVT
MOTOR: 1.6 16V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis

PEUGEOT 2008
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.6 16V da família EC5 uma evolução da TU com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote sendo variável na admissão acionado por correia dentada

RENAULT CAPTUR
CÂMBIO: Automático de quatro marchas
MOTOR:  2.nada 16V da família F com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote sendo variável na admissão acionado por correia dentada 

 Antes de mais nada um esclarecimento: O Peugeot 2008 tem a opção do motor 1.6 16V THP, mas está atrelado ao câmbio manual de seis marchas, agora você viu a dívida de Kicks, Peugeot 2008, Ford EcoSport? ´e no motor, Captur e Renegade devem um pouco menos nisso, mas devem. No câmbio temos três escolas: o automático de seis marchas que é a escola do T-Cross, representados por EcoSport, Peugeot 2008, C4 Cactus, Jeep Renegade, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker, ja´escolha dos CVT é representados pelos modelos de marca japonesa: Honda HR-V e Nissan Kicks e o automático de quatro marchas é de outro carro que sai de São José dos Pinhais-PR, mas de outra fábrica:o Renault Captur.

    No motor também temos cinco escolas: a com turbo e injeção direta que além do T-Cross, tem Tracker e C4 Cactus, a de motores "grandes" formado pelo Renault Captur e  Hyundai Creta, a de motores "médios" formado por Jeep Renegade e Honda HR-V, a de motores "pequenos" formado pelo  Nissan Kicks e pelo Peugeot 2008 e estes sem auxilio de sobrealimentação(turbo,injeção direta etc) e o único três cilindros da turma: o EcoSport, lembrando que a versão Titanium abandonou o Duratec 2.nada 16V de injeção direta em favor do 1.5 12V, esse motor agora fica apenas na Storm.

Agora vamos aos números de potência e torque

CHEVROLET TRACKER

TORQUE: 24KGFM a 2100RPM com gasolina e 24.5KGFM a 2000RPM com álcool
POTÊNCIA:150CV a 5600RPM com gasolina e 153CV nas mesmas rotações com álcool

CITROËN C4 CACTUS 

TORQUE:24.5KGFM a 1400RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 166CV a 6000RPM com gasolina e 173CV nas mesmas rotações com álcool

FORD ECOSPORT 

TORQUE:15.6KGFM a 4500RPM com gasolina e 16.1KGFM nas mesmas rotações com álcool
POTÊNCIA:130CV a 6500RPM com gasolina e 137CV nas mesma rotações com álcool

HONDA HR-V

TORQUE:17.4KGFM a 5000RPM com gasolina e 17.3KGFM a 4800RPM com álcool
POTÊNCIA:140CV a 6500RPM com gasolina e 139CV nas mesmas rotações

HYUNDAI CRETA

TORQUE:19.1KGFM a 4750RPM com gasolina e 20.7KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA:156CV a 6000RPM com gasolina e 166CV com álcool nas mesmas rotações

JEEP RENEGADE

TORQUE: 18.8KGFM a 3750RPM com gasolina e 19.3KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA:135CV a 5750RPM com gasolina e 139CV com álcool nas mesma rotações

NISSAN KICKS

TORQUE:15.5KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 114CV a 5600RPM nos dois combustíveis

PEUGEOT 2008

TORQUE:16.1KGFM a 4000RPM com gasolina e o mesmo torque só que a 4750RPM com álcool
POTÊNCIA: 115CV a 5750RPM com gasolina e 118CV nas mesma rotações com álcool

RENAULT CAPTUR

TORQUE:20.2KGFM a 4000RPM e 20.9KGFM nas mesmas rotações
POTÊNCIA:143CV a 5750RPM com gasolina e 148CV nas mesmas rotações 

 O T-Cross tem o maior torque da categoria com gasolina, deixando 1KGFM de vantagem sobre o C4 Cactus, com álcool a vantagem se mantém, mas o empate do segundo lugar: C4 Cactus e Chevrolet Tracker ficam 1KGFM atrás do T-Cross. Na potência ele é o terceiro colocado junto com a Tracker, ele ficou 6CV atrás do Creta e 7CV á frente do Captur, com álcool ele ficou no quarto lugar 3CV atrás do Chevrolet Tracker e 2CV á frente do Captur, mas lógico temos que lembrar que o Captur tem um câmbio de automático de quatro marchas. e lógico o débito de EcoSport, Kicks e Peugeot 2008 é na potência, sem dúvidas nenhuma, inclusive eles ficam atrás até do T-Cross com motor menor, que depois eu citarei ele.

ANDANDO COM ELE Cheguei na concessionária, fui falar com o Gerson, "estou bem ocupado vendendo o T-Cross", pelo visto o modelo é sucesso, mas aí eu pedi se poderia ir, ele falou que deixaria eu ir com o carro sozinho, autorizaria, só me pediu para não sair de um raio de 2KM da concessionária, ok, sem problemas, afinal o trajeto ajuda, e aí perguntei "Mas tem algum problema, sem o vendedor?" ele disse "Não, você é da casa, confiamos em você", ok, senti uma responsabilidade nas minhas costas, mas fui com a experiência adquirida em Polo, Virtus, Amarok V6, Tiguan e Jetta, mas vou citar três concorrentes do T-Cross que já andei: C4 Cactus, Captur, Renegade(manual), Kicks e EcoSport, entrei no carro, pisei no freio e liguei o motor e veio um advertência: abastecer no posto mais próximo e eu vendo o combustível pouco, fui lá ver que o Gerson, que me atendeu bem, como sempre diga-se e aí mostrei o medido do tanque ele viu a autonomia: 5KM, então dá. ok, fui entrar de novo e não fechei a porta direito , na época não sabia o que era, era um "apito bem forte", outro vendedor passou na frente e perguntei para ele o que era, ele me explicou "você deixou a porta entre aberta" e então resolvi mexer de novo para fechar e fechou, acabou o apito.

    E saí com o carro, logo como todo carro feito na plataforma MQB , parece que "veste" o motorista com os comandos a mão, só que nesse caso uma diferença: um posição de dirigir mais alta que Polo e Virtus e mais baixa que outros utilitários esportivos compactos, esperei alguns carros passarem afinal a Santos Saraiva e é movimentada, espero e depois um tempo um carro de auto-escola estava devagar e aí pude entrar e aí aproveitei sem ninguém pisei fundo e logo os 25.5KGFM de torque, o câmbio de seis marchas se mostraram bem presentes e eu digo: ele é rápido, tão rápido que dei até uma aliviada, depois que por que a dianteira arrancou como se fosse um hot hatch será que não estava com "espírito" do futuro Polo GTS? brincadeiras á parte, ele levou o termo utilitário esportivo ao pé da letra. "De novo essa frase?" sim, ele merece isso e ainda eleva isso ao quadrado que depois eu explico melhor, alivio o pé tem um semáforo, então fico atrás de uma Chevrolet Spin e com trânsito parado aproveito para olhar o acabamento que é excelente(para um utilitário esportivo da categoria) e de quebra aproveito para ajustar o banco e deixo um pouco mais alto e ajudou muito na minha direção, tem até para ver o final do capô, entrei na avenida Eurico Gaspar Dutra e aí uma Fiorino furgão na minha frente, alivio o pé e vou seguindo de boa, até que a Fiorino abre uma distância e mais um kickdown e aí mais um vez: se no Jetta e no Tiguan ele é um motor mais que competente, aqui ele sobra muito motor e isso é excelente,  como ele é rápido, exige freios bons e os deles são bons, lógico que dei aliviada, mas não é algo do tipo o Hyundai Creta 2.nada 16V(2 litros, 2000 ou 2.0 como queira entender) que anda bem, mas não tem freios a altura, o T-Cross sim, a suspensão é tipicamente Volkswagen, mas ela é mais sincera por causa das rodas aro 17, do que da própria suspensão propriamente dita, depois chego ao topo da Eurico Gaspar Dutra e aí entro na Juscelino Kubitschek de Oliveira, com um setor livre para mim dou mais um kickdown e até lógico os 60KM/H que é o limite da via e lógico o T-Cross dava confiança, resolvi contornar a curva da mesma maneira que no Tiguan, um utilitário melhor e com suspensão independente nas quatro rodas e assim como irmão maior o T-Cross foi muito bem, algo que jamais ocorreria com outros utilitários esportivos na mesma situação, ou seja o utilitário esportivo é bem na mão, a Volkswagen estreou muito bem no clube, lógico que ele ter desempenho melhor que Tiguan e Jetta era algo evidente: afinal ele é mais leve, depois aos 60KM/H depois da curva entro na Juscelino Kubitschek e lógico vou bem tranquilo e o motor e a direção elétrica mostrando competência e entro numa transversal que dá acesso a Santos Saraiva e aí entro na avenida em direção a Futura e aí entro na concessionária é o fim?  não, um Gol vira em minha direção, para fugir coloco o carro atrás da Amarok e aí o Gol sai e aproveito para sair, virando a direção elétrica e aí entro na "pequena rua" e aí paro onde eu bati as fotos do test-drive que você viu.

 PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O preço é de R$109.990, eu já citei o preço dos rivais acima com exceção óbvio do Tracker Premier  que custa R$104.290, mas aí fica sem o Hill Holder que é de série no Volkswagen, o T-Cross tem preço mais caro que eles, mas eu já disse o motivo: alguns tem motor bem mais fraco que o dele, outros tem menos equipamentos, o único que tem alguma vantagem na relação preço/equipamentos é o C4 Cactus, mas esse peca no porta-malas. 

    No consumo com álcool na cidade ele fez 7.7KM/L segundo o Conpet, com gasolina na cidade ele fez 11.2KM/L, com álcool na rodovia ele fez 9.4KM/L e com gasolina na rodovia ele fez 13.2KM/L, agora vamos ver contra os rivais

CHEVROLET TRACKER 
Consumo urbano com álcool: 7.6KM/L
Consumo urbano com gasolina:10.6KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:11.7KM/L

CITROËN C4 CACTUS

Consumo urbano com álcool: 7.2KM/L
Consumo urbano com gasolina:10.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.9KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.6KM/L

FORD ECOSPORT

Consumo urbano com álcool:7.1KM/L
Consumo urbano com gasolina:10.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool:8.9KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.8KM/L

HONDA HR-V

Consumo urbano com álcool:7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina:11KM/L
Consumo rodoviário com álcool:8.6KM/L
Comsumo rodoviário com álcool:12.3KM/L

HYUNDAI CRETA

Consumo urbano com álcool: 6.9KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10KM/L
Consumo rodoviário com álcool:8.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 11.4KM/L

JEEP RENEGADE

Consumo urbano com álcool: 6.5KM/L
Consumo urbano com gasolina: 9.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 7.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:10.9KM/L

NISSAN KICKS

Consumo urbano com álcool:8.1KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.7KM/L 

PEUGEOT 2008

Consumo urbano com álcool: 7.5KM/L
Consumo urbano com gasolina:10.7KM/L
Consumo rodoviário com álcool:9.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.2KM/L

RENAULT CAPTUR

Consumo urbano com álcool: 6.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 8.8KM/L
Consumo rodoviário com álcool:7.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 10.8KM/L

 No consumo urbano com álcool ele foi o segundo melhor junto com o HR-V, só perdeu para o Kicks que tem motor bem mais fraco e fez 0.1KM/L sobre o Tracker , no consumo urbano com gasolina foi o segundo melhor só perdeu para  o Kicks e ficou 0.2KM/L á frente do HR-V, no consumo rodoviário com álcool de novo só ficou atrás do Kicks que tem motor mais fraco e ficou 0.2KM/L á frente do Peugeot 2008, no consumo rodoviário com gasolina ele ficou ele ficou em segundo lugar empatado com o Peugeot 2008 que também tem motor mais fraco e 0.5KM/L atrás do Kicks e ficou 0.4KM/L á frente do EcoSport que é o único três cilindros dessa turma(lógico tem as versões mais baratas do T-Cross que vou citar mais abaixo). Entre os carros com nível de desempenho semelhante, leia-se: Tracker e C4 Cactus ele foi o mais econômico disparado.

  E se eu compraria se tivesse R$110.000 na conta bancária? a resposta é sim; pesou a favor a excelente dirigibilidade para um utilitário esportivo, o excelente desempenho, o amplo espaço interno, o consumo comedido pelo desempenho que tem, sobre o preço não tem escapatória: lógico que R$100.000 não é um carro barato e isso vale para os rivais também, então o preço ainda está dentro da categoria, um pouco mais caro, mas não foge longe da categoria. A única coisa que pesa contra ele é o porta- malas, ainda que tem rivais que se complicam ainda mais nesse aspecto, mas mesmo assim poderia ser um pouco melhor nisso é verdade.

   O modelo está disponível nas cores  Preto Ninja sólido, Branco Puro sólido e com essa o modelo vai a R$110.580,  as metálicas Azul Norway, Cinza Platinum, Prata Sargas e Vermelho Crizon  com uma dessas o preço vai a R$111.390 e as perolizadas Bronze Namíbia(cor do modelo avaliado) e Laranja Energetic com isso o preço vai a R$111.880. Caso você não queira ou não precise do motor 1.4 16V 250 TSI ele tem mais três opções no seu catálogo.

Comfortline 200 TSI Automático, mantém o câmbio automático de seis marchas, perde alguns equipamentos de série e opcionais e o motor passa a ser o três cilindros 1.nada(1 litro, 1.0 ou 1000 como queira entender não tem nada de pejortivo se quiser pode ver a matéria do Virtus) 12V 200 TSI que gera 20.4KGFM a 2000RPM e vai até 3500RPM e 116CV a 5500RPM com álcool mantém o torque e vai a 128CV e o preço dele é de R$99.990.

200 TSI Automático,  ele mantém o câmbio automático e o motor do Comfortline, mas perde equipamentos de série e opcionais, o preço dele é de R$94.490.

 200 TSI Manual: ele mantém o motor da Comfortline e da 200 TSI Automático, mas o câmbio é manual de seis marchas, os equipamentos seguem os 200 TSI Automático com exceção do câmbio e o preço é de R$84.990.

                                                       FICHA TÉCNICA

MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta 
CILINDRADA: 1395cm3 
DIÂMETRO X CURSO: 74, 5 X 80mm
TAXA DE COMPRESSÃO:10:1
POTÊNCIA: 150CV a 5000RPM nos dois combustíveis
TORQUE: 25.5KGFM a 1500RPM nos dois combustíveis
CÂMBIO: Automático de seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas, cinco lugares 
DIMENSÕES: Comprimento 4.20 metros, largura 1.75 metros, altura 1.57 metros e entre -eixos 2.65 metros
PESO: 1292KG
PESO/POTÊNCIA: 8.6KG/CV
PESO/TORQUE:50.1KG/KGFM
VOLUMES: Porta - malas 373 litros e tanque de combustível 52 litros 
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi-independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS, EBD, ESP, Controle de tração e Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17, 205/55/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/cortina, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, sistema de frenagem de emergência pós-colisão, Central Multimídia de 6.5 polegadas, Vidros/Travas e Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Teto Solar panorâmico e Park Assist
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$109.990


AGRADECIMENTOS A FUTURA VOLKSWAGEN PELO CARRO CEDIDO, PELA CONFIANÇA NO PRODUTO E PELO EXCELENTE ATENDIMENTO DOS VENDEDORES

Caso se interessou,  falar com o Gerson  Nascimento que é o vendedor que me atendeu.

TELEFONE:
48 98452 6419 




                                            

                                                  



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