AVALIAÇÃO: HONDA HR-V TOURING 1.5 16V TURBO CVT: RESPOSTA TURBINADA

COM MOTOR TURBO HR-V AGRADA PELO DESEMPENHO E PELO CONFORTO 

Ninguém discute que o Honda HR-V é um sucesso, no lançamento em 2015 teve fila de espera. Em 2017 foi líder entre os utilitários esportivos compactos e em 2018 entre os utilitários esportivos compactos só perdeu em vendas para o Creta, mas a Honda decidiu fazer mudanças.

   Começa no final do ano passado com a linha 2019 que trouxe o facelift, e agora se completa com o lançamento da linha 2020 do HR-V, o destaque a versão Touring com motor 1.5 16V Turbo, afinal diante dos últimos lançamentos nessa categoria como o  Citroën C4 Cactus que tem motor THP na versão topo de linha e o Volkswagen T-Cross que tem dois motores TSI, no caso o 200 TSI 1.nada 12V Turbo e o 250 TSI 1.4 16V, principalmente essa última, então a Honda decidiu que era hora de responder na mesma moeda: motor turbo para o HR-V, uma resposta turbinada.

   Andando, eis que lembro que tem uma concessionária Honda perto da minha casa, é a Hit Honda, aliás a mesma concessionária onde fiz test-drive do Fit irmão de plataforma, entro na  concessionária e aí pergunto  sobre o HR-V Touring Turbo e ela me mostra o modelo o interior do modelo e os números do INMETRO e todos os detalhes do modelo, inclusive me chamou a atenção o interior claro do modelo que depois eu vou colocar em detalhes e aí eu expliquei que tinha um blog que faz matéria de carros etc... e pedi o modelo para test-drive, aí a vendedora falou que teria que falar com o superior dela, então fui lá falar e explicar a mesma coisa para ele e aí ele falou que teria que falar com outro superior e aí resolvi tomar uma água, depois de eu tomar água ele me falou "está liberado, mas sua habilitação, por favor", sem problemas. entreguei e aí os trâmites normais e aí ele designou um vendedor que me atendeu muito bem e explicou muita coisa sobre o carro.

POR FORA: O HR-V no lançamento eu achava ousado demais, afinal é um carro com fortes excesso de vincos, mas eu vi tantos na rua que já me acostumei, vale lembrar que destaque positivo é maçaneta embutida da porta - traseira, na cor branca ele disfarça isso muito bem e lógico com facelift ele já deu uma melhorada e o Touring, herda tudo isso e leva além, com faróis Full Led, faróis de Neblina, na lateral sem grandes mudanças em relação as outras versões e na traseira, lógico ele herda lanternas de led das outras versões, mas acrescenta o logotipo "Turbo" já avisando que se trata algo diferente sob o capô que vou lá explicar mais abaixo e saída dupla de escampamento, vale lembrar que são verdadeiras. O modelo é feito na plataforma Global Small Car Platform da Honda, a mesma que serve ao Fit ao City também é uma plataforma bem moderna.

                                         
O visual do HR-V melhorou com o facelift e melhorou ainda mais na versão Touring 

Outra visão de traseira.

 Ele mede 4.33 metros de comprimento, 1.77 metros de largura, 1.60 metros de altura e 2.61 metros de entre -eixos.

Vamos a comparação com os rivais

HYUNDAI CRETA

Comprimento: 4.27 metros      Largura: 1.78 metros  Altura: 1.63 metros    Entre -eixos: 2.59 metros

JEEP RENEGADE

Comprimento: 4.25 metros    Largura: 1.79 metros  Altura: 1.72 metros   Entre -eixos: 2.57 metros

NISSAN KICKS

Comprimento: 4.29 metros  Largura: 1.76 metros  Altura: 1.59 metros  Entre -eixos: 2.62 metros

RENAULT CAPTUR

Comprimento: 4.33 metros  Largura: 1.81 metros  Altura: 1.62 metros  Entre -eixos: 2.67 metros

VOLKSWAGEN T-CROSS

Comprimento: 4.20 metros   Largura: 1.75 metros Altura: 1.57 metros  Entre -eixos: 2.65 metros

CHEVROLET TRACKER

Comprimento: 4.26 metros  Largura: 1.77 metros  Altura: 1.62 metros  Entre -eixos:2.55 metros

CITROËN C4 CACTUS

Comprimento: 4.17 metros  Largura: 1.71 metros  Altura:1.56 metros  Entre - eixos: 2.60 metros

FORD ECOSPORT *

Comprimento: 4.10 metros  Largura: 1.77 metros  Altura: 1.69 metros  Entre -eixos: 2.52 metros

* Versão Titanium sem estepe na traseira.

Ele tem o maior comprimento junto com o  Renault Captur, na largura fica atrás de Captur, Renegade e Creta, empata com  Tracker e EcoSport e é mais largo que Kicks, T-Cross e C4 Cactus, ele é o terceiro mais baixo vencendo T-Cross e Kicks e é mais baixo que o restante e o entre - eixos é o quarto maior, perdendo para o Captur, T-Cross e Kicks e á frente de C4 Cactus, Creta, Renegade, Tracker e EcoSport.

                                                        
Faróis Full Led com assinatura do DRL 

Faróis de Neblina também em Led
Saída dupla escapamento uma de um lado 

Outra do outro lado 

Logotipo "Turbo" estampado nas portas denuncia que um Touring e o motor 1.5 16V Turbo 

Rodas de Liga- leve aro 17 

 POR DENTRO: Dentro não se discute: se o irmão Fit é simples e bem acabado, aqui é bonito e bem acabado, com direito a acabamento emborrachado no painel e interior claro, que aliás achei muito bonito,  não é difícil achar a posição de dirigir, os comandos são todos a mão, inclusive o câmbio, nele se viaja em posição alta, mas isso é amenizado pelo console central também alto e aí deixa tudo a mão do motorista, o modelo vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/ cortina, Ar Condicionado digital Touch Screen, Alarme, Coluna de direção regulável , Central Multimídia de sete polegadas, Direção elétrica, ESP, Controle de tração( o conjunto é chamado de VSA na Honda), Hill Assist(que na Honda é chamado de HSA), Assistente de dirigibilidade ágil(chamado de AHA Honda) e Lane Wacth que é o sistema de redução de ponto cego que fica na câmera, aliás vale lembrar que foi utilizado, Vidros/Travas e espelhos elétricos.Antes vou dizer: os instrumentos você tem um clara visibilidade dele e a central multimídia se destaca.

                                                         
Instrumentos ficam bem visível para o motorista. 

Central multimídia de sete polegadas 

  Vamos as comparações com os rivais no pacote de equipamentos, o  Hyundai Creta Prestige 2.nada 16V custa R$104.990, mas deve Lane Watch e outras coisas que você vai ver no decorrer da matéria, o Jeep Renegade Limited  1.8 16V custa R$105.990 mas deve Lane Watch também e outros coisas que você vai ver no decorrer da matéria, o Nissan Kicks SL tem uma lista de equipamentos parecida, custa R$102.790  mas ele tem outro débito que você vai ver no decorrer da matéria, o Renault Captur Intense 2.nada 16V Automático custa R$91.690 mas deve Air bags de cortina, sistema Lane Watch, além da própria direção ser eletro-hidráulica e tem outros débitos que você verá depois no decorrer da matéria, o Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI tem lista de equipamentos parecida só troca o alerta de ponto cego pelo alerta de fadiga, mas o preço é de R$119.990, é mais barato e de quebra tem motor parecido,digamos assim(turbo e injeção direta no caso), mas ele tem outro dívida que depois eu vou mostrar, o Chevrolet  Tracker Premier custa R$107.690 mas deve Lane Wactch para o Honda, o Citroën C4 Cactus Shine Pack custa R$99.990 tem lista de equipamentos parecida, motor com turbo e injeção direta, mas tem outro débito com o Honda que depois você vai ver, o Ford EcoSport Titanium  custa R$100.890 tem uma lista de equipamentos parecida, mas deve outras coisas que você vai ver mais á frente na matéria. Sobre o acabamento de todos os modelos citados aqui, são bons, ums pouco melhores outros piores, mas do HR-V Touring é muito melhor que todos eles, mas calma que ele ainda não vai começar a justificar os quase R$140.000, mas logo você vai ver.

                                                
Painel emborrachado com interior com claro  


  No espaço interno, na dianteira o motorista e o passageiro se ajustam bem fácil na posição e o espaço interno sobra, na minha posição de dirigir, sobrou um latifúndio de espaço e aí com o banco dianteiro totalmente recuado, ainda sobrou um grande espaço, se o seu irmão Honda Fit consegue aproveitar bem o espaço, o HR-V com entre - eixos maior se beneficia disso e faz isso muito bem, realmente o utilitário esportivo da Honda é um carro bem espaçoso.

                                          

Na minha posição sobrou um latifúndio de espaço 

Com o banco recudado também sobrou espaço 

 A saída dupla de escampamento cobrou sua conta no porta-malas, o 1.8 16V leva 431 litros, aqui na Touring 1.5 16V Turbo caiu para 393 litros, lógico que ainda maior que muito dos seus rivais e aí entra a divida de T-Cross e C4 Cactus, vamos aos porta-malas.

HYUNDAI CRETA: 431 litros
JEEP RENEGADE: 260 litros
NISSAN KICKS: 432 litros
RENAULT CAPTUR: 437 litros
VOLKSWAGEN T-CROSS: 373 litros
CHEVROLET TRACKER: 306 litros
CITROËN C4 CACTUS: 320 litros
FORD ECOSPORT: 362 litros 

Ainda assim ficou num quatro lugar, atrás de Creta, Kicks e Captur e á frente de T-Cross, EcoSport, C4 Cactus, Tracker e Jeep Renegade,  vamos a média do segmento: é de 368 litros, ou seja: bem acima da média e o porta -malas dá para um família tranquilamente, embora chega até sobrar um pouco, mas sobra.

                                                   
O Porta- malas leva 393 litros, perdeu por causa da dupla saída de escape, mas ainda assim é bom dentro do seu segmento 

 Vamos a lista dos outros itens de série que é bem gigantesca,vamos a eles: Brake-Light, Aviso sonoro do cinto de segurança para motorista e passageiro, Cinto de segurança de três pontos e encosto de cabeça para cinco pessoas, Chave inteligente com controle de abertura e sensor de presença, Estrutura de deformação progressiva, IsoFix, Imobilizador(chamado de Immobilizer na Honda), Trava central de segurança dos vidros dos passageiros, travas das portas traseiras, Roda de Liga-leve aro 17, Aerofólio traseiro, Antena no teto tipo tubarão, Rack de Teto, Faróis de Full Led com luzes diurnas de led, Faróis de Neblina em Led, lanternas traseiras em Led, Grade cromada, Para-brisa degradê, Maçaneta na Cor do veículo, Maçaneta externa da porta traseira embutida na coluna, Seta de direção nos retrovisores, Console central em black piano, Acabamento em couro no console e descansa-braços dianteiro e apoio nas portas, Painel e portas em Soft Touch, Escapamento duplo cromado, Botão Start&Stop, Câmera de ré, Bluetooh com comando Hands Free  no volante com voice tag, Cruise Control, Conexão para entrada USB/P2 e tomada de 12 volts, 4 alto falantes e 2 Tweetes, freio de estacionamento eletrônico , sendo que para sair basta só acelerar que ele ele é "desacionado" digamos assim e Brake Hold,(o popular "freio de mão"), Retrovisores rebatíveis elétricamente com função Tilt Down, Retrovisor interno eletrocrômico, Sensor de Estacionamento dianteiro e traseiro, Sensor Crepuscular, Sensor de Chuva, Teto Solar Panorâmico com função um toque e sistema anti-esmagamento,  Volante revestido em couro, Banco com regulagem de altura, Banco traseiro bipartido(60/40), Magic Seat(Sistema exclusivo de configuração dos bancos), Bancos de couro, Apoio para os pés, Console central elevado com porta-copos emborrachado,  Descansa-braço dianteiro com porta objetos, Iluminação interna dianteira individual e iluminação individual para os passageiros de trás, Computador de bordo com múltiplas funções, Para sóis com espelho e iluminação para motorista e passageiro, Porta objetos nas portas dianteiras e Porta Revistas atrás dos bancos dianteiros. Aí ele já começa a justificar os R$140.000 gastos nele, é um a lista de equipamentos recheada e bem grade, tanto que não tem opcionais, nem a cor é opcional,  algo que é de praxe na Honda.

                                                 
Freio de mão eletrônico com função Brake Hold 

Teto Solar panorâmico, precisei do banco de trás... 

Para bater as fotos de tão grande. 

Rodas de liga-leve aro 17.

 MECANICAMENTE: O câmbio é o CVT, só que é diferente das outras versões do modelo por causa do maior torque, é  o mesmo do Civic Touring e também para melhor funcionamento. O motor é o 1.5 16V Turbo Earth Dreams da família L, em relação ao aspirado que é usado no Fit e City recebem fortes alterações, mas antes ele sim manteve o bloco e cabeçote de alumínio, mas recebeu pistões e bielas forjadas, duplo comando de válvulas no cabeçote(nos aspirados é simples) acionado por corrente metálica, os coletores são variáveis como é no 1.5 16V, mas vai além: Turbo, Intercooler e injeção direta é o mesmo motor usado no Civic Touring e com isso ele gera ótimos: 22.4KGFM a 1700RPM e vai até 5500RPM e 173CV a 5500RPM e só a gasolina, a diferença do motor é o local de origem: o HR-V Touring tem motor que vem do Japão, já o motor do Civic Touring vem do Japão, talvez seja por que o HR-V nos EUA não tem motor 1.5 16V Turbo e aí apenas na Europa e no Japão(onde se chama Vezel). A sua suspensão teve modificações para ficar mais adequada a potência do Touring, mas o esquema tático se manteve: Independente tipo McPherson na dianteira e semi - independente com eixo de torção com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, a receita é seguida por todos os rivais com exceção do Jeep Renegade que é Independente tipo McPherson também na traseira. Os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, os únicos rivais a seguirem ele são o Volkswagen T-Cross  e o Jeep Renegade, o resto é tambores na traseira.

                                                  
O motor 1.5 16V Turbo gera 173CV e é apenas á gasolina.

  Agora a primeira comparação que se deve fazer é com a versão 1.8 16V no caso a versão mais imediata em relação ao Touring é a EXL.

O motor i-VTEC 1.8 16V da família R tem bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis.

POTÊNCIA: 140CV a 6500RPM com gasolina e 139CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:  17.3KGFM a 4800RPM com gasolina e 17.4KGFM a 5000RPM com álcool

Note que o ganho em relação ao 1.8 com gasolina foi de 5.1KGFM e 33CV e em relação ao 1.8 rodando com álcool o ganho é de 5KGFM e 34CV, ou seja um ganho considerável, sem dúvidas nenhuma.

                                                     
Logotipo "Earth Dreams Turbo" estampado no motor.

 Agora vamos a comparações com os rivais

HYUNDAI CRETA PRESTIGE

CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 2.nada 16V da família NU com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis 

JEEP RENEGADE LIMITED
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Tritec E-Torq 1.8 16V com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis

NISSAN KICKS SV
CÂMBIO:CVT
MOTOR: 1.6 16V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis. 


RENAULT CAPTUR INTENSE 2.NADA 16V 
CÂMBIO: Automático de quatro marchas
MOTOR: 2.nada 16V da família F com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada sendo variável na admissão

VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250 TSI 1.4 
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: EA211 1.4 16V TSI com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.4 16V TURBO 
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.4 16V Turbo da família SGE da GM com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica ,coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta 

CITROËN C4 SHINE PACK 1.6 16V THP
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.6 16V THP da família Prince com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

FORD ECOSPORT TITANIUM 
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1.5 12V da família Dragon com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis 

  Vamos lá, aqui temos escolas de câmbio diferentes, no caso da mesma do HR-V que é a CVT, apenas o Kicks, o Captur tem uma caixa de quatro marchas, já o resto é de seis marchas, já motor com turbo e injeção direta além do HR-V,  temos Tracker, T-Cross e C4 Cactus, com motor de cilindrada "grande" temos Creta e Captur, de cilindrada "média' temos o Jeep Renegade e de cilindrada "pequena" sem sobrealimentação temos o Kicks e o único três cilindros do grupo é o Ford EcoSport, mas se  enquadra na cilindrada "pequena" sem sobrealimentação.

    Agora vamos aos números de potência e torque

HYUNDAI CRETA PRESTIGE 2.NADA 16V 

TORQUE:19.1KGFM a 4750RPM com gasolina e 20.7KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA:156CV a 6000RPM com gasolina e 166CV com álcool nas mesmas rotações

JEEP RENEGADE LIMITED 1.8 16V 

TORQUE: 18.8KGFM a 3750RPM com gasolina e 19.3KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA:135CV a 5750RPM com gasolina e 139CV com álcool nas mesmas rotações

NISSAN KICKS SL 1.6 16V

TORQUE:15.5KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 114CV a 5600RPM nos dois combustíveis

RENAULT CAPTUR INTENSE 2.NADA 16V 

TORQUE:20.2KGFM a 4000RPM com gasolina e 20.9KGFM com álcool nas mesma rotações
POTÊNCIA:143CV a 5750RPM com gasolina e 148CV com álcool nas mesmas rotações 

VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250 TSI 1.4 16V

TORQUE:25.5KGFM a 1500RPM nos dois combustíveis 
POTÊNCIA: 150CV a  5500RPM nos dois combustíveis

CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.4 16V TURBO

TORQUE: 24.1KGFM a 2000RPM com gasolina e 24.5KGFM a 2000RPM com álcool
POTÊNCIA: 150CV a 5600RPM com gasolina e 153CV com álcool nas mesmas rotações

CITROËN C4 CACTUS SHINE PACK 1.6 16V THP

TORQUE:24.5KGFM a 1400RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 166CV a 6000RPM com gasolina e 173CV com álcool nas mesmas rotações

FORD ECOSPORT TITANIUM 1.5 12V

TORQUE:15.6KGFM a 4500RPM  com gasolina e 16.1KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA:130CV a 6500RPM com gasolina e 137CV com álcool nas mesmas rotações

 Vendo os números você vê agora a dívida que Kicks e EcoSport tem, nem preciso dizer qual é, lembrando que o motor 1.5 16V Turbo do Honda é apenas á gasolina, então vamos lá: ele tem o quarto maior torque, fica 1.7KGFM atrás do Tracker que é o terceiro colocado e na frente do Captur com 2.2KGFM de vantagem sobre o Captur, mais perto do terceiro do que quinto colocado, já contra os rivais com álcool o Tracker acaba abrindo 2.1KGFM de vantagem e é mesma vantagem do C4 Cactus e o Captur diminuiu a diferença para 1.5KGFM aí ele fica mais perto do quarto colocado, mas  é na potência que ele se destaca, com os rivais rodando com gasolina ele é mais potente, abre 7CV de vantagem sobre o C4 Cactuss e de quebra ele é o utilitário esportivo compacto mais potente do país rodando com gasolina, incluindo aí o Ford EcoSport Storm que agora é o único EcoSport com motor 2.nada 16V de injeção direta e o Jeep Renegade turbo diesel, já com os rivais rodando com álcool ele mantém o título de mais potente, mas divide o com o C4 Cactus e ambos tem 20CV de vantagem sobre o segundo colocado que é o Chevrolet Tracker e aí no aspecto geral, entre os modelos flex e só á gasolina só perde para o EcoSport Storm rodando com álcool, de qualquer forma é o utilitário esportivo compacto de tração dianteira mais potente do país com gasolina e se os rivais rodam com álcool ele divide com o C4 Cactus, já que o EcoSport Storm é com tração integral e o Jeep Renegade turbo diesel nem preciso dizer que combustível é e de quebra é tração integral também. Vale fazer algumas observações aqui: o Kicks é bem leve, mas mesmo assim insuficiente para acompanhar o HR-V Touring, o Renegade é pesado e piora mais perante o HR-V Touring e o Captur tem câmbio automático de apenas quatro marchas.

                                                  
O câmbio é CVT e a manopla é fácil manuseio 

ANDANDO COM ELE: Eu e o vendedor fomos andando até o carro, aliás deixo aqui o meu agradecimento pelo excelente atendimento prestado e aí a chave canivete como você viu nos itens de série tem sensor de presença, só passar a mão por baixo da maçaneta que ela abre, aliás foi uma dica do vendedor isso, aí entrei comecei a me sentir bem a vontade com o interior claro, você acha a posição de dirigir fácil e o manopla de câmbio é fácil manuseio, inclusive pé no freio como todo automático e aí liga o carro e aí lógico a medida que vai mexendo, as luzes vão acendendo e aí deixei em Drive, o que é natural e aí ele falou "é só acelerar que o freio de mão é baixado", ok, acelerei o freio de mão digamos saiu, aí saímos afinal o carro fica nos fundos da concessionária Hit Honda  por que não tem espaço na frente, afinal na frente tem que ter o estacionamento, mas isso não quer dizer que ele não seja bem cuidado, longe disso. Saindo da concessionária rumo a Beira Mar de São José e aí lógico espero o movimento passar e aí o vendedor liga o brake hold para evitar algum problema e aí depois ele desliga(e até para me mostrar como funciona) e aí entro na Beira Mar e lógico com um espaço grande na frente é hora do Kickdown e logo o 1.5 16V Turbo se mostra presente  com seus 173CV e 22.4KGFM muito bem e por incrível que pareça, um ronco agudo e forte, muitos podem até debitar no câmbio CVT, mas se você acha o câmbio CVT monótono, esqueça: aqui ele não é. Aí lógico se fosse manter aceleração, eu já vi que estava passado dos limites(lá pelos 90KM/H)  afina ele leva o termo utilitário esportivo ao pé da letra. o leitor deve estar pensando "Você vive repetindo isso?" sim, se o utilitário esportivo merecer, sim como é caso do HR-V Touring. Resolvo aliviar, alivio um pouco demais é verdade, a sua suspensão se mostrou um pouco dura, mas justa, nada que seja do tipo desconfortável, afinal todos os utilitários esportivos são assim e nessa versão Touring, a Honda foi obrigada a reforçar por causa do motor mais potente e aí lógico fiz outro kickdown afinal tinha um Gol atrás de mim e estava lá pelos 40KM/H e então fiz um leve para chegar nos 60KM/H(que é o limite da via) e vou toda a Beira Mar, o modelo se mantém , a direção elétrica o deixa na mão, lógico que existiu alguma situações e eu até achei que tinha que voltar e aí ele "vamos até o viaduto do mercado Angeloni" ok, lógico que uma moto Biz se coloca do meu lado, mas mesmo assim o HR-V se comportou bem e na mão do motorista, confesso que não abusei(tirando o kickdown), passo a curva e depois logo um trevo pequeno e uma moto ao meu lado resolvo aliviar para ela passar, dou um leve kickdown, leve para não bater no Onix na frente e garantir para outro carro não me bater, viro o trevo do viaduto do Angeloni e aí Lane Watch entra em cena, "Veja pelo Lane Watch", afinal além do Onix apareceu um Sandero, "Agora vai" e lá vai mais um Kickdown e contornamos o viaduto e depois do viaduto, o vendedor resolveu me mostrar o modo Sport e ele fica ainda mais arrisco e  o ronco fica melhor ainda!, mas eu não estava preparado para isso, se tivesse ido desde o começo com o modo Sport tudo bem, mas o carro ficava mais esperto ainda e parecia que havia incorporado um espírito de Civic Si nele, ok, brincadeira, mas que parecia um carro mais potente parecia e aí pedi para voltar ao modo Normal antes que pudesse dar algum problema e aí voltamos entrando na presidente Kennedy, a direção se mostrou competente, suspensão e freios se mostraram de acordo com a potência oferecida no modelo e lógico andei tranquilamente aí, o máximo de susto foi um caminhão leve que quase corta a minha frente, mas aí ele para, dou uma buzinada, foi um susto, mas bem leve e detalhe:estava a 40KM/H de boa, afinal estava perto de entregar o carro e aí chegamos a Hit Honda e estacionei o carro na calçada onde nós fizemos as fotos do modelo que você viu nessa matéria, aí ele começou a justificar os quase R$140.000 na etiqueta.

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O Honda HR-V Touring 1.5 16V Turbo custa R$139.990, realmente é salgado como você viu é bem mais caro que os rivais e invade preços de modelos médios como Tiguan Comfortline 250 TSI sete lugares, o Jeep Compass e lógico um modelo do mesmo segmento só que á diesel: o Jeep Renegade Diesel, mas vamos entre os utilitários compactos: Ok, é salgado, mas como você viu alguns devem motor, outros devem equipamentos, talvez os adversários mais complicados sejam C4 Cactus e T-Cross, mas esses devem porta-malas, aliás o Jeep Renegade também ,mas esse último deve motor e equipamentos também, então cada um sabe onde aperta seu calo e sua necessidade, a própria Honda  tem uma quantidade de motores limitada para importar do Japão, então lógico que se viu obrigada a cobrar um preço alto, já as versões com motor 1.8 tem motor fabricado no Brasil então já não sofrem desse mal.  Segundo o Inmetro/Conpet o consumo urbano é de 11.4KM/L e o rodoviário é de 12.6KM/L, deu para ver que o conjunto CVT e motor 1.5 16V Turbo teve foco no consumo urbano, agora vamos comparar aos rivais é claro rodando com gasolina

HYUNDAI CRETA
Consumo urbano:  10KM/L
Consumo rodoviário: 11.4KM/L

JEEP RENEGADE
Consumo urbano:9.5KM/L
Consumo rodoviário: 10.9KM/L

NISSAN KICKS
Consumo urbano: 11.4KM/L
Consumo rodoviário: 13.7KM/L 

RENAULT CAPTUR
Consumo urbano: 8.8KM/L
Consumo rodoviário: 10.8KM/L

VOLKSWAGEN T-CROSS 
Consumo urbano: 11.2KM/L
Consumo rodoviário: 13.2KM/L

CHEVROLET TRACKER
Consumo urbano: 10.6KM/L
Consumo rodoviário: 11.7KM/L

CITROËN C4 CACTUS
Consumo urbano: 10.4KM/L
Consumo rodoviário: 12.6KM/L

FORD ECOSPORT
Consumo urbano: 10.4KM/L
Consumo rodoviário: 12.8KM/L

Olha só, ele foi o mais econômico na cidade junto com o Kicks, dá para dar mérito ao 1.5 16V Turbo e ao câmbio CVT, o Kicks usa um câmbio CVT, mas tem motor mais fraco. na rodovia ficou na intermediária, apesar de foco de CVT ser mais o consumo urbano, empatou com o C4 Cactus, ficou atrás de Kicks, T-Cross e o EcoSport e á frente de  Tracker, Creta, Renegade e Captur, vale lembrar que dos turbo e injeção direta ele foi o mais econômico na cidade na rodovia só ficou atrás do T-Cross, ou seja: um média de consumo muito boa.

  E aí você compraria se tivesse R$139.990? olha se você não andar nele não pode dizer alguma coisa, mas cada um sabe onde aperta o seu calo, eu respondo com  um sonoro sim, por incrível que pareça : afinal a balança pesou a favor pelo bom acabamento, excelente espaço interno, bom porta-malas(mesmo perdendo em relação as versões aspiradas, ainda assim dentro do universo de utilitários esportivos compactos está ótimo, pelo excelente desempenho mostrado, pelo pacote de equipamentos(que é grande diga-se), o que pesa contra é realmente o preço, embora se justifique, afinal muitas vezes o cliente se assusta com o preço, mas depois que anda e se tiver condições de pagar pela versão leva, mas ele chega ser mais caro que o próprio Civic Touring e de quebra como já disse invade o segmento dos utilitários esportivos médios, mas a Honda teria outro problema: Não poderia atender a demanda se o preço fosse mais barato.   O modelo vem nas cores Preto Cristal Perolizado, Azul Cosmo Metálico, Vermelho Mercúrio Perolizado, Branco Estelar Perolizado( a cor do modelo avaliada), Branco Tafetá sólido(sim, aquela cor dos esportivos NSX Type-R, Civic VTi, Type R etc...), Prata Platinum Metálica e Cinza Baruim Metálico.  Caso se interesse pelo HR-V e não faz questão de motor turbinado, tem as outras versões com motor i-VTEC  1.8 16V da família R que já foi citado acima em detalhes e lógico também perde equipamentos exclusivos da Touring como Teto Solar Panorâmico e Farol Full led, por exemplo e todas com o câmbio CVT.

  EXL 1.8 16V CVT: R$111.900
  EX 1.8 16V CVT: R$101.700
  LX 1.8 16V CVT: R$94.400

                                                  FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler, injeção direta á gasolina
CILINDRADA: 1498cm3
DIÂMETRO X CURSO: 73mm x 89.4mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10.6:1
POTÊNCIA: 173CV a 5500RPM
TORQUE: 22.4KGFM  a 1700RPM e vai até  5500RPM
CÂMBIO: CVT  com simulação de sete marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.33 metros, largura 1.77 metros, Altura 1.60 metros e Entre -eixos 2.61 metros
PESO: 1380KG
PESO/POTÊNCIA:8KG/CV
PESO/TORQUE: 61.6KG/KGFM
VOLUMES: Porta - malas 393 litros e tanque de combustível 50 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente  com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS, ESP, Controle de tração e Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17, 215/55/R17 
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo(obrigatórios por lei), Air bag duplo lateral/ cortina, Alarme, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Lane Watch, Central Multimídia de sete polegadas, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos, Teto Solar Panorâmico
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Não há
PREÇO: R$139.990
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem

AGRADECIMENTOS A HIT HONDA DE SÃO JOSÉ, PELO EXCELENTE ATENDIMENTO E PELA CONFIANÇA NO SEU PRODUTO! 




                                                      



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