AVALIAÇÃO: PEUGEOT 2008 GRIFFE 1.6 16V AUTOMÁTICO: ALINHAMENTO VISUAL

PEUGEOT 2008 SE INSPIRA NO VISUAL DOS IRMÃOS MAIORES E AGRADA PELO CONFORTO 

Em meados de maio a Peugeot havia lançado o 2008 a nível nacional, inclusive eu até noticiei na época, mas aqui na região metropolitana de Florianópolis estava ocorrendo uma chuva danada que inviabilizou qualquer chances de visitar autorizadas de qualquer marca.
  
    Depois que acabou as chuvas, pude finalmente ir a Florence Peugeot e ir ver o novo 2008, o modelo estava lá na concessionária, o vendedor me atendeu bem e comentando sobre o lançamento com ele, ele falou que ia ver com o gerente dele se o carro de test-drive estava lá, mas ainda não estava e aí fui na semana seguinte. Na semana seguinte  falei com outro vendedor, inclusive comentei com ele que já tinha feito matéria do 208 GT, Expert e 5008, mas o trânsito ficou inviável e aí eu tinha prometido que iria a duas semanas, afinal eu já tinha me comprometido com um carro de outra marca, mas que não é rival do 2008(futuramente vocês verão no blog), mas o modelo de test-drive não estava, então fui a Florence Peugeot ver se o 2008 estava lá, falei com o vendedor, que aliás me atendeu muito bem. Chegando lá ele disse "O carro está aí, vamos lá", eu agradeci e lógico fui fazer a avaliação que você conhece aqui.

POR FORA: Normalmente alguns fabricantes erram a mão no facelift, ao tentar adaptar uma identidade visual nova, para um modelo que não tinha na época do lançamento, mas esse não é o caso do Peugeot 2008. A nova grade dianteira inspirada no 3008 e 5000 acabou caindo bem nele e o deixou com um visual ainda mais bonito, mas isso foi mérito da Peugeot não exagerar na dose, ou seja: colocou na dose certa, os faróis ganharam apenas uma nova assinatura de led que ficou legal, essa seguindo a temática aplicada no facelift do 208.Na lateral borrachões, rack de teto black piano, ok, não é o mesmo do CrossWay, mas é a mesma temática, aliás vale lembrar estendida a todas as versões e na traseira nada mudou no modelo. O modelo é feito na plataforma PF1 da PSA é a mesma que serve dentro da Peugeot ao 208 também na parte Citroën ao C3, C3 Air Cross e C4 Cactus e serviu no passado ao C3 Picasso também, ele mede 4.16 metros de comprimento, 1.74 metros de largura, 1.58 metros de altura e 2.54 metros de entre - eixos, o ângulo de entrada é de 23 graus, a altura livre do sólo é de 20cm e o ângulo de saída é de 29 graus. Dá para dizer que foi um alinhamento visual com os modelos 3008 e 5008.

                                                       
Grade dianteira inspirada nos 3008 e 5008 caiu bem no 2008 

Faróis com nova assinatura de Led 

Na traseira sem mudanças 

 Agora vamos a comparações contra os rivais nas dimensões:

RENAULT CAPTUR 

Comprimento: 4.33 metros      Largura: 1.81 metros    Altura: 1.62 metros  Entre - eixos: 2.67 metros

RENAULT DUSTER

Comprimento: 4.32 metros    Largura: 1.82 metros   Altura: 1.67 metros   Entre - eixos: 2.67 metros 

VOLKSWAGEN T-CROSS

Comprimento: 4.20 metros   Largura: 1.75 metros   Altura: 1.57 metros  Entre -  eixos: 2.65 metros

CHEVROLET TRACKER

Comprimento: 4.26 metros   Largura: 1.76 metros   Altura: 1.62 metros   Entre - eixos:2.55 metros

CITROËN C4 CACTUS

Comprimento: 4.17 metros   Largura: 1.71 metros  Altura: 1.56 metros  Entre - eixos: 2.60 metros

FORD ECOSPORT

Comprimento: 4.27 metros   Largura: 1.76 metros  Altura: 1.69 metros   Entre - eixos: 2.52 metros

HONDA HR-V

Comprimento: 4.29 metros   Largura: 1.77 metros  Altura: 1.56 metros  Entre - eixos: 2.61 metros

HYUNDAI CRETA

Comprimento: 4.27 metros   Largura: 1.79 metros  Altura: 1.59 metros  Entre- eixos: 2.61 metros

JEEP RENEGADE 

Comprimento: 4.25 metros   Largura: 1.79 metros  Altura: 1.72 metros   Entre -eixos: 2.57 metros

NISSAN KICKS

Comprimento: 4.29 metros   Largura: 1.76 metros  Altura: 1.59 metros  Entre -eixos: 2.62 metros 


Ele tem o menor comprimento de todos aqui, na largura é mais largo apenas que o irmão C4 Cactus, na altura ele fica na intermediária é mais alto que HR-V, C4 Cactus e e T-Cross, mas mais baixo que Kicks, Creta,Tracker, Captur, EcoSport, Duster e Renegade ele tem o segundo menor entre - eixos só vence o EcoSport.

                                                          
Rack de teto black piano e teto solar panorâmico 

Borrachões laterais 

Roda de liga-leve aro 16 

Outro visual traseiro 

POR DENTRO: O Painel ainda que seja o i-Cockpit de primeira geração, ainda assim é ótimo, bonito e bem acabado, a central multimídia de 7 polegadas é bem destacada, o modelo vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal/lateral/cortina, Alarme, Ar Condicionado digital dual-zone, Central Multimídia de Sete polegadas, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos, contra os rivais o Renault Captur Intense 1.6 16V CVT custa R$91.090 é mais de R$1000 mais caro, a direção dele é eletro-hidráulica, ele não tem Air Bag duplo de cortina, mas contra-ataca com ESP, Controle de tração e Hill Holder, mas ainda tem um item que ele deve que vou revelar no decorrer da matéria, O Duster Dynamique 1.6 16V CVT custa R$78.990, ok é R$10.000 mais barato, mas deve Air Bag duplo lateral e de cortina, embora ele contra-ataca com ESP, Controle de tração e Hill Holder, mas mesmo assim ainda fica a dever e de quebra tem outro débito que vou mostrar mais além, além do próprio acabamento inferior ao 2008, o Volkswagen T-Cross Comfortline 200 TSI traz todos os itens citados acima no 2008 com um acréscimo de ESP, Hill  Holder e Controle de tração, mas custa R$99.990 é de R$10.000 mais caro, é uma diferença considerável, o Chevrolet Tracker LT custa R$92.590 e ainda deve Air Bag duplo lateral e de cortina, embora contra-ataca com ESP e Controle de tração, mas ainda assim deve equipamentos e ainda é quase R$3.500 mais caro, o Citroën C4 Cactus Feel Pack 1.6 16V Automático que é seu irmão de plataforma não tem Air Bag de cortinas, mas contra-ataca com ESP, Hill Holder e Controle de tração, mas ao menos ele custa R$87.490 é digamos R$1.500 mais barato, mas depois vou citar o seu calcanhar de aquiles, o Ford EcoSport Freestyle 1.5 12V Automático custa R$93.290, ele deve Air Bag duplo laterais, mas contra-ataca com ESP, Controle de tração e Hill Holder para nivelar, mas mesmo assim é pouco mais de R$3.000 mais caro, o Honda HR-V EX 1.8 16V CVT custa R$101.700 é quase R$12.000 mais caro que o Peugeot, assim como a maioria dos rivais não tem Air Bag de cortina, mas contra-ataca com ESP e Controle de tração para igualar o pacote de equipamentos, mas é uma diferença considerável de preço, o Hyundai Creta Pulse Plus 1.6 16V Automático custa R$92.990, ele deve Air Bag duplo laterais e de cortina, mas contra-ataca com ESP, Controle de tração e Hill Holder, mas nesse caso assim como no Duster o "contra-ataque" não adianta, já que compensaria perante o 2008 a ausência do Air Bag de cortina, mas como ele também não tem Air Bag Duplo lateral, então fica difícil, o Jeep Renegade Limited 1.8 16V Automático custa R$99.990 e deve Air Bag duplo lateral e de cortina, mas contra-ataca com ESP, Controle de tração e Hill Holder, fica na mesma situação do Duster: o ESP e Controle de tração poderiam compensar a ausência de um Air Bag de cortina, mas compensar a ausência de um Air Bag duplo lateral fica complicado e se equipar ele com Air Bag duplo lateral e de cortina vai a R$103.490 é uma diferença de quase R$14.000 e o Nissan Kicks SV 1.6 16V CVT custa R$92.790 é quase R$3000 mais caro, já que tem ESP, Controle de tração, Hill Holder e é claro: os Air bag duplo laterais e de cortina.

                                                      
Painel i-Cockpit de excelente visual e leitura 
Central Multimídia de sete polegadas 

 Ainda não acabamos a questão dos equipamentos dá para notar que: o Duster é bem mais barato, mas é bem menos equipado e acabamento bem inferior,  T-Cross, Kicks são mais equipados e mais caros, Creta, Renegade, HR-V são menos equipados e ainda mais caros, EcoSport, Captur tem lista de equipamentos parelha, mas são mais caros e talvez o adversário mais complicado nesse sentido seja o irmão de plataforma C4 Cactus: mais barato e com lista de equipamentos parelha, mas o 2008 tem uma carta na manga: os outros itens de série são: Teto Solar Panorâmico, Volante revestido de couro, Sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré, Cruise-Control, Sensor crepuscular dos faróis, Limpador de para-brisa com acionamento automático, comando de rádio para Bluetooh e além disso a central multimídia tem Android Auto e Car Play e claro Bancos de Tecido e Couro junto. A carta na manga é justamente o Teto Solar Panorâmico de série, nos rivais o T-Cross tem como opcional elevando o seu preço, o Jeep Renegade também elevando o seu preço e aí a diferença de preço aumenta ainda mais, o Honda HR-V tem apenas na versão Touring, já no restante dos rivais isso não existe nem nas versões mais caras, infelizmente me esqueci de bater fotos do teto solar panorâmico, peço desculpas á todos e o único opcional é Cor Branco Nacré e com isso preço vai a R$93.680 que é a cor do modelo avaliado.

                                                
Volante revestido em couro 
Cromado na maçaneta interna 

 Por dentro na dianteira os passageiros consegue achar facilmente a posição e o volante de boa pegada, ajuda, na conexão,digamos assim com o carro, o próprio banco "veste" o motorista, já nos bancos traseiros com o banco na minha posição sobra um certo espaço para os meus joelhos, agora com o banco recuado.... não tem jeito: ele aperta, afinal são 2.54 metros de entre -eixos não tem como fazer muita coisa mesmo, inclusive tive que me contorcer as pernas para caber  com o banco recuado, já na minha posição foi bem tranquilo.

                                               
Como o banco na minha posição sobra um certo espaço 

Com o banco recuado ele aperta 

 O seu porta - malas é de 355 litros, mas a Peugeot informa que leva 402 litros, 355 litros é na morma VDA outra coisa que teria que melhorar, mas ainda assim apesar de ser um pouco dramático, digamos assim, ainda é bem menos dramático que  Jeep Renegade, C4 Cactus e Chevrolet Tracker como você verá abaixo nos porta-malas e na mesma situação do EcoSport, aliás o Ford tem uma situação parecida no espaço interno e você lembra acima que eu falei do débito do C4 Cactus com o 2008? é esse: O Porta-malas. Lógico se for 402 litros como a Peugeot diz o Porta- malas dá até sobra a uma família, mas por bem decidi fazer as duas medidas. 

RENAULT CAPTUR: 437 litros
RENAULT DUSTER: 475 litros
VOLKSWAGEN T-CROSS: 373 litros
CHEVROLET TRACKER: 306 litros
CITROËN C4 CACTUS: 320 litros
FORD ECOSPORT: 362 litros
HONDA HR-V: 431 litros
HYUNDAI CRETA: 431 litros
JEEP RENEGADE: 260 litros
NISSAN KICKS: 432 litros 

A média do segmento é de 380 litros, um pouco abaixo da média é verdade, mas lógico ainda não é o suficiente para levar uma família de quadro adultos(lógico se apertar é outra conversa, mas aqui é outra coisa), ele ficou á frente de Jeep Renegade, Citroën C4 Cactus e Chevrolet Tracker, esses piores ainda é evidente e atrás de Ford EcoSport, Volkswagen T-Cross, Honda HR-V, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Renault Captur e Duster, se analisar no frigir dos ovos nem EcoSport e T-Cross seriam suficiente para uma família, só HR-V, Creta, Kicks, Captur e Duster. 

  Já se for 402 litros como a Peugeot diz, infelizmente tentei procurar normas VDA dos rivais e não achei, mas aí a média acaba sendo de 384.4 litros, o porta - malas acima da média e aí só fica atrás de Duster, Captur, Kicks, Honda HR-V e Hyundai Creta e á frente do resto dos rivais, inclusive T-Cross e EcoSport.

                                                              
O seu porta - malas é de 402 litros (355 VDA) 

MECANICAMENTE: O câmbio é o automático de seis marchas, o motor é o 1.6 16V VTi  Flex Start da família EC5 que é uma atualização da TU com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada sendo variável na admissão e com isso gera 16.1KGFM a 4000RPM e 115CV a 5750RPM e com álcool mantém o torque, mas ele chega a 4750RPM e 118CV a 5750RPM é o mesmo motor do seu irmão C4 Cactus e usado também no hatch 208, no C3 , C3 Aicross, Partner e Berlingo, esse motor já esteve presente em 308, C3 Picasso e nos modelos sem variação no 206, 206 SW, 207 SW, 207 Passion, 307,  307 Sedan, Hoggar, a primeira geração do C3, os primeiros C3 AirCross e Picasso e também lógico em Partner e Berlingo. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, sendo na dianteira Independente tipo McPherson e na traseira semi-independente com eixo de torção chamada de travessa deformável pela Peugeot, Na suspensão apenas o Jeep Renegade tem suspensão Independente tipo McPherson também na traseira, os rivais seguem a mesma receita. Os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, aliás uma excelente notícia entre os rivais apenas o Jeep Renegade, o Honda HR-V e o Volkswagen T-Cross tem freios á discos na traseira, o resto é tudo tambor na traseira. Voltando ao motor o modelo dispensa reservatório de partida á frio, com os bicos pré-aquecidos.

                                          
O motor 1.6 16V gera 115CV com gasolina e 118CV com álcool 

   Agora vamos ao que os rivais oferecem com exceção do C4 Cactus que tem o mesmo motor na versão Feel e Live.

RENAULT CAPTUR INTENSE 1.6 16V CVT  E DUSTER DYNAMIQUE 1.6 16V CVT
CÂMBIO: CVT Xtronic
MOTOR: SCe 1.6 16V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis 

VOLKSWAGEN T-CROSS 200 COMFORTLINE 1.NADA 12V TSI
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1.nada 12V TSI da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

CHEVROLET TRACKER LT 1.4 16V TURBO
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.4 16V Turbo da família SGE da GM com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

FORD ECOSPORT
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1.5 12V da família Dragon com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis

HONDA HR-V
CÂMBIO: CVT
MOTOR: i-VTEC 1.8 16V da família R com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado  por corrente metálica e coletores variáveis

HYUNDAI CRETA:
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.6 16V da família Gamma com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis 

JEEP RENEGADE
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Tritec/ E-Torq 1.8 16V com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis

NISSAN KICKS
CÂMBIO: CVT
MOTOR: È quase o mesmo do Captur e Duster, mas com pequenas alterações,é basicamente o mesmo 1.6 16V da família HR.

Aqui temos duas escolas de câmbio: de um lado, o automático de seis marchas, além de Peugeot 2008, temos o C4 Cactus, Tracker, T-Cross, EcoSport e Renegade. e do outro lado temos o CVT: a dupla da Renault, o Kicks e o HR-V. Nos motores temos dois com turbo e injeção direta: T-Cross e Tracker, mas o primeiro com três cilindros e o segundo com quatro cilindros, temos um com motor maior: HR-V e da mesma escola do Peugeot temos o próprio C4 Cactus(não coloquei acima por que ele usa o mesmo conjunto do 2008), a dupla da Renault e o Kicks. Temos também o três cilindros aspirado de cilindrada um pouco menor que é o EcoSport.

RENAULT CAPTUR E DUSTER 1.6 16V CVT
POTÊNCIA: 118CV a 5500RPM com gasolina e 120CV com álcool
TORQUE:16.2KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis 

VOLKSWAGEN T-CROSS COMFORTLINE 200 TSI 1.nada 12V TSI
POTÊNCIA: 116CV a 5500RPM com gasolina e 128CV com álcool na mesmas rotações
TORQUE: 20.4KGFM a 2000RPM nos dois combustíveis 

CHEVROLET TRACKER LT 1.4 16V TURBO 
POTÊNCIA:150CV a 5600RPM com gasolina e 153CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:24KGFM a 2100RPM com gasolina e 24.5KGFM a 2000RPM com álcool

FORD ECOSPORT 1.5 12V
POTÊNCIA: 130CV a 6000RPM com gasolina e 137CV nas mesmas rotações com álcool
TORQUE:15.6KGFM a 4500RPM com gasolina e 16.1KGFM nas mesmas rotações com álcool

HONDA HR-V 1.8 16V 
POTÊNCIA: 140CV a 6500RPM com gasolina e 139CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 17.4KGFM a 5000RPM com gasolina e 17.3KGFM a 4800RPM com álcool

HYUNDAI CRETA 1.6 16V
POTÊNCIA: 123CV a 6000RPM com gasolina e 130CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 16KGFM a 4500RPM com gasolina e 16.5KGFM com álcool nas mesmas rotações

JEEP RENEGADE
POTÊNCIA: 135CV a 5750RPM com gasolina e 139CV nas mesmas rotações com álcool
TORQUE: 18.8KGFM a 3750RPM com gasolina e 19.3KGFM com álcool nas mesmas rotações

NISSAN KICKS
POTÊNCIA: 114CV a 5600RPM nos dois combustíveis
TORQUE: 15.5KGFM a 4000RPM.

 Vale duas observações aqui: O Renegade é muito pesado e o Kicks é bem leve, a outra observação que é o C4 Cactus não foi colocado por que usa o mesmo motor e câmbio do 2008. No Torque com gasolina ele vence Kicks, Creta e EcoSport, ficando atrás do Captur e lógico bem atrás de HR-V 1.8, T-Cross e Tracker, mas a Tracker como você viu ela vem menos equipada e mais cara que o 2008, no torque com gasolina empata com o EcoSport, vence Kicks e fica atrás dos outros, na potência com gasolina só é mais potente que o Kicks apenas 1CV e 1CV atrás do T-Cross rodando com gasolina e aí fica atrás do restante e com álcool ele abre 4CV de vantagem sobre o Kicks e fica apenas 2CV atrás da dupla da Renault. 

ANDANDO COM ELE: Logo que o vendedor pegou a chave me chamou, chegamos a onde o carro estava, eu entrando no carro e vi que tive dar uma recuada no banco, foi a primeira vez que aconteceu isso, mas ajustar a posição de dirigir é fácil, e lógico o volante tem boa pegada e acaba se envolvendo, lógico que a central multimídia e o i-Cockpit chamam a atenção, logo que liguei peguei na alavanca de câmbio que faz uma espécie de "trilho curvo" até chegar a posição "D" e aí virei o carro para sair na estrada, no espaço a direção elétrica fez os 4.16 metros , parecerem 3 metros ou até menos, confesso que senti um pouco de receio, mas deu certo, saímos da garagem, digamos assim, a entrada é dividida em duas e depois  saímos da Florence e entramos para a Avenida Ivo Silveira, ele pediu "vai na faixa de esquerda, por que na direita a rua está muito ruim", ok, e lógico para garantir fiz um kickdown e lógico veio um "Hiato", esclarecendo: Hiato é diferente de tranco, é uma espécie de suspense e passado um pouco o suspense o câmbio e o motor foram espertos e funcionaram muito bem e lógico, percebi que ao contrário de outros utilitários esportivos a suspensão tem predileção pelo conforto, e lógico fui indo e aí veio uma lombada, depois do embalo e os freios logo se mostraram muito bem, até digo que sobra freio(é bem melhor que faltar) mérito do disco na traseira), depois da lombada chego na subida e logo tem uma faixa onde um moça com duas crianças passa, eu paro para ela passar e aí mais um kickdonw de novo e depois do "Hiato", vem a resposta do conjunto motor-câmbio que se mostrou boa e até chegou a reduzir marcha, deu para ver no conta-giros para eu puder ir chegar a 60KM/H(que era o limite da via), mas aí se mantive nesse tocada e aí veio outra lombada e bem tranquilo e os freios como eu disse são excelentes e aí eu entro no viaduto em direção ao trecho da BR 282 que vai até a 101, espero já que eu tenho que esperar e aí eu entro e nem preciso fazer o kickdonw e aí logo depois a entrada da BR 101 e sou obrigado a fazer o Kickdown para chegar a 100KM/H piso com força e ele depois daquele "suspense" foi muito bem e deu tempo tranquilamente de estar na frente do Kwid, mas acredito que seja alguma coisa em relação ao  torque a 4750RPM , mas aí foi a 100KM/H tranquilamente e o utilitário esportivo se mostrou na mão, esclarendo: não, é um motor THP evidente, mas o motor se não sobra, ao menos não falta e ele o câmbio são competentes e aí andando a 100KM/H, eu vejo que o vendedor resolveu ligar algum botão, eu pensei "o que ele fez?" e aí lógico, ele pede para ultrapassar o carro do lado e pisei com tudo e o motor estava no modo Sport com respostas mais prontas, lógico como eu disse: não é um THP da vida(para vir dentro da Peugeot), mas o desempenho melhora, embora nesse caso cobre a conta no abastecer, a suspensão trabalhou bem e a direção idem, chegando no trevo do Angeloni e o vendedor pede para ir mais devagar por que é movimentada e aí digo "sem problemas" e vou bem devagar e logo uma Sprinter na minha frente, até penso em ultrapassar, mas desisto para não se incomodar, estava a 40KM/H e aí lógico o vendedor já havia colocado em modo normal, digamos assim e  aí a Sprinter aumenta o ritmo e aí posso ir a 60KM/H e entro na Florence Peugeot onde foram feitas  as fotos. Não podia deixar batido, o freio de mão, tipo "manete de avião" que me confundiu um pouco, mas graças ao vendedor tudo certo, aliás tenho que agradecer a ele pelo excelente atendimento prestado, voltando ao motor uma coisa me chamou atenção: ele é um motor bem suave de funcionamento.

                                                       
Freio de mão , tipo "manete de avião" 

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$89.990, você pode alegar que não tem ESP, ok, não tem, mas você viu acima como é: existem rivais que tem ESP, mas não tem Air Bag de cortina e ainda são mais caros, existe o que tem Air Bag de cortina e ESP junto, mas é bem mais caro, existe o caso de ter ESP e não ter Air Bag de cortina e ser bem mais caro, existe o caso de ser bem mais barato e dever equipamentos e acabamento e existe o caso de ter uma lista de equipamentos parelha e preço mais barato, mas dever no porta-malas e o curioso que é o irmão de plataforma dele e inclusive sai da mesma fábrica de Porto Real-RJ.  O Consumo urbano é de 7.5KM/L com álcool e 10.7KM/L com gasolina, já o rodoviário é de 9.2KM/L com álcool e 13KM/L, agora vamos a comparação com os rivais

RENAULT CAPTUR CVT 1.6 16V
Consumo urbano com álcool: 7.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 11.7KM/L

RENAULT DUSTER CVT 1.6 16V
Consumo urbano com álcool: 7.1KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.3KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 7.9KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 10.8KM/L

VOLKSWAGEN T-CROSS COMFORTLINE 200 TSI  1.nada 12V

Consumo urbano com álcool: 7.5KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13KM/L

CHEVROLET TRACKER LT 1.4 16V  TURBO
Consumo urbano com álcool: 7.3KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.6KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 11.7KM/L 

CITROËN C4 CACTUS FEEL 1.6 16V AUTOMÁTICO 
Consumo urbano com álcool: 7.3KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13KM/L

FORD ECOSPORT FREESTYLE 1.5 12V AUTOMÁTICO
Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.9KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.8KM/L

HONDA HR-V EX 1.8 16V CVT

Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina:11KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.3KM/L

 HYUNDAI CRETA PULSE 1.6 16V AUTOMÁTICO

Consumo urbano com álcool: 7.1KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 11.3KM/L

JEEP RENEGADE LONGITUDE 1.8 16V AUTOMÁTICO

Consumo urbano com álcool: 6.9KM/L
Consumo urbano com gasolina:10KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12KM/L

NISSAN KICKS SV 1.6 16V CVT
Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina:11.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.4KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.7KM/L 

No consumo urbano com álcool empatou com o T-Cross, ficou 0.2KM/L atrás de Kicks e HR-V e venceu o irmão C4 Cactus por 0.2KM/L e o restante também, no consumo urbano com gasolina ele foi o terceiro melhor colocado só atrás de Kicks e T-Cross e colocou 0.2KM/L de vantagem sobre o quarto colocado que é o Captur, já no consumo rodoviário com gasolina foi o segundo melhor junto com o T-Cross, só perdendo para o Kicks e colocando 0.2KM/L sobre o terceiro colocado que é o EcoSport.

   Se você compraria se tivesse R$90.000,a resposta é sim: a balança pesa a favor do bom acabamento, da boa posição dirigir, do bom pacote de equipamentos(embora deva ESP, mas alguns rivais devem Air Bag de cortina...), pelo motor honesto e competente, mas não vai além disso, lógico, afinal esperar o mesmo desempenho de um THP seria incoerente, mas ainda assim um motor que dá conta do recado e do excelente consumo, deu para ver que a calibração motor-câmbio ficou muito boa,o bom acerto dinâmico, as únicas coisas que pesam contra é o espaço interno na traseira com o banco recuado que fica apertado e o porta - malas, mas esse último tem a ressalva: Renegade, C4 Cactus, Tracker são piores, EcoSport e T-Cross não vão muito longe. A versão THP só chega no final do ano e desta vez atrelado ao câmbio automático de seis marchas, além da versão Griffe caso queria desembolsar menos e perder, equipamentos, tem duas versões abaixo, ambas mantendo o motor 1.6 16V e o câmbio automático de seis marchas.

Allure Pack  1.6 16V que custa R$79.990, ela perde o Teto Panorâmico, o Ar Condicionado passa a ser manual e ela passa a ter quatro air bags.

Allure 1.6 16V que custa R$69.990 e perde a roda de liga-leve, embora se mantenha aro 16.

O modelo está disponível nas cores: Vermelho Rubi, Preto Perla Nera, Cinza Alluminum, Cinza Grafito, Marron Dark Carmim e Branco Nacré, as outras acrescentam R$1.290 ao preço do veículo, já o Branco acrescenta R$1.290 e para a Allure tem o Branco Banquise que acrescenta R$690, talvez a outra crítica vá para a Peugeot colocar alguma cor de custo R$0.00 para o cliente, mas mesmo assim ainda não o faz perder o custo/benefício.  e a Griffe THP já está em pré-venda e o preço é de R$99.990, mas ainda está em pré-venda. 

                                                 FICHA TÉCNICA

MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada sendo variável na admissão e flex
CILINDRADA: 1587cm3
DIÂMETRO X CURSO: 78.5 x 82mm 
TAXA DE COMPRESSÃO: 12,5:1
POTÊNCIA: 115CV a 5750RPM com gasolina e 118CV nas mesmas rotações com álcool
TORQUE: 16.1KGFM a 4000RPM com gasolina e o mesmo torque só que a 4750RPM com álcool
CÂMBIO: Automático de seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.16 metros, Largura 1.74 metros, Altura 1.58 metros e entre - eixos 2.54 metros
PESO: 1248KG
PESO/POTÊNCIA: 10.8KG/CV com gasolina e 10.6KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 77.5KG/KGFM 
VOLUMES: Porta - malas 402litros (355  VDA) e tanque de combustível 55 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga- leve aro 16, 205/60/R16
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal/lateral/cortina, Alarme, Ar Condicionado digital, Central Multimídia de sete polegadas, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, Teto Solar Panorâmico, Vidros/Travas e Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Apenas as cores que podem variar
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$89.990.

AGRADECIMENTOS A FLORENCE PEUGEOT PELO EXCELENTE ATENDIMENTO DO VENDEDOR, POR CEDER O TEST-DRIVE E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO! 
                                                          




                                       

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