TESTES DO GT SPORT PARTE 42(DLC 1.40): GLOBAL: V8 CLÁSSICO NORTE-AMERICANO, CLÁSSICO JAPONÊS, HOT HACHT V6 E PICAPE

ESSA É RODADA É GLOBAL: MUSCLE CAR NORTE-AMERICANO, PICAPE NIPO-AMERICANO, FRANCO-BRITÂNICO V6 E UM CLÁSSICO JAPONÊS.

Pela primeira vez teremos uma rodada Global por aqui, afinal eu sempre separo por regiões nos caso América, Europa e Ásia-Pacífico, mas esse mês não: como o Red Bull X Competition 2019 é um carro como próprio nome diz, vai ser deixado para outra hora e não terá matéria escrita. Então como temos um norte-americano, um europeu e dois japoneses resolvi fazer a rodada global.

   E de quebra temos um carro de marca francesa que era feito na Inglaterra e um picape de marca japonesa que é feita nos Estados Unidos, então vamos seguir a rodada com eles abaixo e e terão volta rápida, ainda faltam mais três carros e um deles já vai cair no final de semana e creio que no dia 11 o primeiro deles dessa DLC já terá vídeo e volta rápida, mas enquanto isso segue com os testes aí embaixo.

                                      CHEVROLET CAMARO Z/28 V8 302 5 LITROS 1969 

MOTOR: SMALL-BLOCK V8 302 5 LITROS DE PRIMEIRA GERAÇÃO
POTÊNCIA: 294CV a 6000RPM
TORQUE:40.1KGFM a 4000RPM
CÂMBIO: MANUAL DE QUATRO MARCHAS
PLATAFORMA: F DA GM QUE É DERIVADA DA X QUE DEU ORIGEM A K
PESO: 1415KG
0 a 100KM/H: 7.4 segundos
60 a 100KM/H em terceira: 4.8 segundos
VELOCIDADE MÁXIMA: 208KM/H 

O Camaro Z/28 já era um carro que tinha o seu retorno aguardado no GT Sport, desde que chegaram Mustang Mach I e Dodge Challenger R/T outros Muscle Car.
   O modelo é feito na plataforma F da GM e nesse caso é derivada da X que deu origem ao Nova, o Camaro de primeira geração é um derivado direito do Nova de primeira geração e ainda deu origem a K que serviu ao Cadillac Seville da época. Ele tem motor dianteiro e tração traseira, aliás além de ser de marca norte-americana era feito nos EUA.

     O câmbio é o manual de quatro marchas, como ele foi criado para competições a GM criou uma versão 302 do Small-Block de primeira geração com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica, além é claro de comandos de válvulas mais agressivos e carburador de corpo quadruplo com isso ele gerava 40.1KGFM a 4000RPM e 294CV a 6000RPM é a segunda maior potência e torque dessa rodada. A sua suspensão é Independente por braços duplos triangulares com molas helicoidais na dianteira e eixo rígido com feixe de molas na traseira.

   Ele tem forte tendência a sair de traseira, o visual dele é bonito e lógico como todo muscle car da época , ele é bem "xucro" isso ele se alinha aos rivais da época: Challenger R/T e Mustang Mach I, na pista ele foi de 0 a 100KM/H em 7.4 segundos foi o terceiro melhor 0 a 100KM/H dessa rodada, mais próximo do segundo do que do quarto, já contra os rivais  ele ficou atrás: o Challenger cravou 6.2 segundos e o Mustang cravou 6.7 segundos, na retomada de 60 a 100KM/H no caso aqui em terceira ele fez em 4.8 segundos, ok, é melhor retomada da turma, mas está em terceira, agora contra os rivais ficou atrás: 3.6 segundos do Mustang e 3.7 segundos do Challenger. Na velocidade máxima ele deu  sua cartada: o câmbio de quatro marchas não o deixou ir além dos 208KM/H nessa rodada ficou em terceiro, mais próximo do segundo do que o quarto e isso é vantagem boa perante os rivais, mesmo que os rivais foram testados em Le Mans, mas não foram além de 178KM/H no Challenger e 179KM/H no Mustang.  O ronco do Camaro Z/28 é muito bonito e adorável ouvir.

      Já o painel é bem completo para época, inclusive a iluminação verde ao estilo GM faz lembrar as que foram usadas no Opala no Brasil, mas agora será que ele baterá o Mustang Mach I? o Dodge Challenger R/T? só no futuro veremos com o vídeo e a volta rápida.

                                                     
O Camaro tem forte tendência de sair de traseira 

Logotipo "Z/28" estampado na grade dianteira 

Logotipo "Z/28" estampado no porta-malas 

Logotipo "Z/28" também na dianteira 

"Camaro By Chevrolet" no capô 

Aerofólio traseiro 

Não parecem, mas são Rodas de liga-leve aro 15 

Saída de escapamento dupla 

As quatro marchas não o deixaram ir além do 208KM/H 

Painel de instrumentos com iluminação verde, volante de madeira bem completo.

                                          RENAULT CLIO II R.S V6 3 LITROS 24V 

MOTOR: RENAULT-PSA ES V6 3 LITROS 24V
POTÊNCIA: 233CV a 6000RPM
TORQUE:30.6KGFM a 4000RPM
CÂMBIO: MANUAL DE SEIS MARCHAS
PESO: 1335KG
PLATAFORMA: A DO CLIO/CLIO SEDAN FEITO NO BRASIL ENTRE 2000 E 2007 E NA ARGENTINA ENTRE 2007 E 2016, O SEDAN DEIXOU DE SER VENDIDO EM 2009 PARA DAR LUGAR A SYMBOL E ESSE DEU ADEUS EM 2012.
0  a 100KM/H: 5.8 segundos
60 a 100KM/H em quarta: 5 segundos
VELOCIDADE MÁXIMA: 253KM/H 

Esse Renault não é francês e sim inglês, eu explico: a TWR desenvolveu em conjunto o carro e acabou fabricando o modelo, ele saia "cru" e lá na Inglaterra recebia os para-lamas alargados, os novos para-choques e é claro o motor V6 no lugar do banco traseiro, é que a Renault havia decidido fazer o que não fez no Renault 5 Turbo: colocar o V6 no Hacht no lugar do banco traseiro, lembrando que o Renault 5 Turbo é para vir com o V6 e no final colocaram o 1.4 Turbo, no modelo com facelift aí a Renault passou a fazer em Dieppe, França, onde era feitos o Alpine e atualmente o Clio IV R.S 220 e o Alpine A 110 atual.

   Por fora você vê que é um Clio, mas ele foi modificado, aliás os faróis são os mesmos que seriam usados no Clio Si nacional em 2001 e em toda a Clio na linha 2002, para-choques maiores, na lateral atrás da porta, tem um radiador de cada lado, afinal o motor V6 foi parar no lugar do banco traseiro e na traseira, para-choques diferentes. 

   O câmbio é o manual de seis marchas que veio do Laguna mandado para trás, o motor V6 3 litros e 24 válvulas da família ES e chamado de família L Na Renault com bloco  e  cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada é o mesmo usado na época em Laguna, Xantia e logo depois no C5 e com isso ele gerava 30.6KGFM a 4000RPM e 233CV a 6000RPM, é o terceiro mais potente, bem mais longe do quarto do que do segundo e o segundo mais leve dessa rodada. A suspensão dianteira se manteve com alterações, mas traseira sai a semi-independente com eixo de torção e entra a Independente tipo Multink. 

    O ronco do V6 é muito bonito, ele tem forte tendência a  sair de traseira e ele é um dos poucos carros que joga á "rabeada" a seu favor: quando vi que estava saindo pisei um pouco mais , dei a rabeada e fiz contra-esterço e tudo certo e aí ele recuperou a trajetória, na pista ele foi de 0 a 100KM/H em 5.8 segundos, foi o melhor 0 a 100KM/H dessa rodada, ele retomou de 60 a 100 KM/H em 5 segundos, é  a segunda melhor retomada geral, mas com o Camaro foi em terceira, entre os que fizeram em quarta foi o melhor(aliás só dois o próximo você verá depois) e o motor V6 o levou 253KM/H é o carro mais veloz dessa rodada. Dos carros dessa rodada será o segundo  a ter vídeo e volta rápida, vamos aguardar o esportivo maravilhoso que sai "rabeando" por aí!. A Renault Sport é uma divisão mais que vitoriosa no automobilismo: 12 títulos de Formula 1, 6 anos de recorde no Inferno verde entre os carros de tração dianteira(o último recuperado agora) e um título do WRC no tempo da Alpine, já que ela é resultado da fusão da Alpine com a Gordini.

                                                
O modelo tem forte tendência de sair de traseira 

Radiador nas laterais por que o motor foi no lugar do banco traseiro 

Aqui do outro lado 

Logotipo "Renault Sport"  na tampa do porta-malas 

Logotipo "V6" embaixo do Clio 

Faróis de dupla parábola igual ao Civic Si nacional e que na linha 2003 passaram a toda linha Clio nacional 

Saída dupla escapamento no centro 

Aerofólio 

Rodas de liga-leve aro 17 

Ele chegou a 253KM/H 

Painel igual ao Clio Si nacional, inclusive o fundo branco 

                                             TOYOTA TUNDRA TRD PRO V8 5.7 32V

MOTOR: i-FORCE V8 VVT-i 5.7 32V DA FAMÍLIA UR DA TOYOTA
POTÊNCIA: 385CV a 5500RPM 
TORQUE:55.4KGFM a 3500RPM
CÂMBIO: AUTOMÁTICO DE SEIS MARCHAS
PLATAFORMA: XK30/XK40/XK50 DA TOYOTA(SENDO ESSA MODELO É O XK50)
PESO: 2555KG
0 a 100KM/H: 6segundos
60 a 100KM/H em quarta: 8.2 segundos
VELOCIDADE MÁXIMA: 222KM/H(em quinta marcha) 

Eu já pedia mais uma picape no GT Sport, demorou, mas veio: Toyota Tundra TRD Pro, ela é uma nipo-americana, afinal ela é feita em San Antonio, Texas, ela é tão norte-americana como o Camaro dessa rodada e o George W.Bush.

   Por fora o visual da picape, mesmo essa geração se mantendo no mercado desde 2007, ainda consegue ser bonito e nessa versão preparada para o fora de estrada, ficou legal e inclusive se destaca o "Toyota" por extenso, em vez do "T" ao redor de um círculo, seria uma homenagem ao Land Cruiser(Bandeirante no Brasil)? e essa versão é cabine dupla, a Raptor é supercab(cabine estendida), mas de qualquer forma assim como a Raptor ela foi feita para Off-Road e de fato a Raptor finalmente ganhou uma rival e digo:ela é respeitável como você verá nos números.

      Por dentro o painel mistura elementos dos Toyota do final dos anos 2000 como os atuais, no caso velocímetro e conta-giros remetem aquela época, enquanto o computador de bordo remete aos Toyota hoje , eu não gostei  das saídas de ar redonda, mas a Raptor também é assim, então elas por elas. Um esclarecimento: falo da vida real, a do jogo reproduziu bem a vida real e ficou legal, aliás gostei muito de ver, mais uma picape por aqui.

    O câmbio é automático de seis marchas, o motor é dianteiro a tração é integral, por falar nele se trata do i-Force V8 5.7 32V da família UR da Toyota, é da mesma família de motores usados nos Lexus com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis só que aqui foi calibrado para melhor torque, já  no RC-F que é um 5 litros foi calibrado para melhor potência e com isso gera 55.4KGFM a 3500RPM e 385CV a 5500RPM é o maior toque e a maior potência dessa rodada, mas tendo que deslocar maior peso. A sua suspensão é Independente tipo braços duplos triangulares com molas helicoidais na dianteira e na traseira eixo rígido com feixe de molas como a Raptor por exemplo. Outra curiosidade é a roda de liga-leve feita pela BBS. 

    Na pista o V8 praticamente ignorou as 2.5 toneladas da picape e ela foi de 0 a 100KM/H em 6 segundos foi o segundo melhor 0 a 100KM/H, só atrás do Clio e colocou 1.4 segundo sobre a Ford F150 SVT Raptor, 60 a 100KM/H em quarta ela fez em 8.2 segundos, foi o terceiro pior, aqui ela sentiu o peso e o câmbio mais longo a moda norte-americana, mas entre os que fizeram em quarta lógico ficou bem atrás do Clio, mas ela ficou mais próximo do Clio V6 do que o Sport 800 que é um Toyota "japonês mesmo" , em comparação a Raptor, a Toyota colocou 0.9 segundo de vantagem e na velocidade máxima sua "aerodinâmica de caminhão" não o deixou ir além dos 222KM/H e em quinta marcha, a sexta é para consumo e ainda assim colocou 6KM/H sobre a F150 SVT Raptor e nessa rodada é a segunda melhor só perdendo para o Clio V6 e na dinâmica no asfalto, apesar da tração integral ela tem uma leve tendência de sair de traseira.

   Mas como é picape, ela vai na terra sem choro nem vela, mas como é grande tem que tomar cuidado, afinal ela tem 6.29 metros de comprimento, tomando os devidos cuidados na terra ela bem divertida e boa de guiar na terra, lógico na live não tomei, mas depois para fazer fotos tomei os cuidados e ela é bem divertida! será que ela bateu a Raptor no asfalto e na terra? só a volta rápida para ver e dessa turma ela será a terceira, atrás de Camaro e Clio.

                                                        
A Picape tem uma leve tendência de sair de traseira 

Faróis contam com Full Led e assinatura de Led diurno 

Scoop no capô 

Logotipo "i-Force V8 5.7L" nas laterais 

Logotipo "TRD Pro" estampado na caçamba 

Na traseira logotipo "4x4" e "Tundra" sendo que a lateral o nome da picape também está estampado.

Saída de escapamento de um lado.. 

De outro também. 

Rodas de liga-leve BBS aro 18 

Painel com instrumentos como conta-giros e velocímetro que remetem aos Toyota do final dos anos 2000 com computador de bordo que remete aos Toyotas atuais 

Na terra sem choro nem vela, tomando os devidos cuidados é diversão garantida 

Aqui ela de traseira na terra 

Bônus: Salto da picape o "Toyota" por extenso deve ser homenagem ao Land Cruiser(Bandeirante) 

                                                      TOYOTA SPORTS 800 1965 

MOTOR: BOXER DOIS CILINDROS 0.8 REFRIGERADO Á AR DA FAMÍLIA U DA TOYOTA
POTÊNCIA: 44CV a 5500RPM
TORQUE: 6.8KGFM a 4000RPM
CÂMBIO: MANUAL DE QUATRO MARCHAS
PLATAFORMA; UP15
PESO: 580KG
0 a 100KM/H: 21.3 segundos
60 a 100KM/H em terceira: 15.9segundos
VELOCIDADE MÁXIMA: 159KM/H 

O Sports 800 é um clássico japonês, e esse é "Japonês mesmo", o esportivo era derivado do Publica e foi um resposta da Toyota ao S600 da Honda, lógico que a superioridade do 2000 GT era evidente, mas considerando o Japão pós-guerra ele estava proporcionalmente para o que o GT86 é hoje e o 2000GT estava para o que é o Supra hoje.

   O Visual dele é simpático e até engraçado, as dimensões são pequenas, afinal os carros da terra do sol nascente na época eram assim, outra curiosidade sobre ela que até hoje é o único motor Boxer de projeto próprio da Toyota, "mas como assim e o GT86?" simples: o GT86 usa plataforma e motor de origem Subaru é o famoso FA e o renomeamento na Toyota é justamente U-4, uma homenagem ao Sports 800. 

    O motor é dianteiro e a tração é traseira. O câmbio é manual de quatro marchas. O motor Boxer dois cilindros refrigerado á ar pertence a família U da Toyota, e nesse caso é codificado por U-2, tem bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e nesse caso dois carburadores com isso gera 6.8KGFM a 4000RPM e 48CV a 5500RPM, se você achou pouco, lembre-se: os nossos populares do início dos anos 1990 tinham torque girando nisso e o próprio Uno Mille 1990 tinha 47CV, lógico eram bem mais pesado que o esportivo japonês dos anos 1960, apenas por curiosidade e lembre-se: naquela época os kei-cars eram 360cm3 no Japão. A sua suspensão é Independente tipo braços duplos triangulares com barra de torção no lugar de molas na dianteira  e eixo rígido com feixe de molas na traseira.

      Chegou a hora da pista, era lógico que ele ia ficar bem atrás e isso se confirmou: 0 a 100KM/H em 21.3 segundos, na retomada de 60 a 100KM/H em terceira, achei que ele nem ia conseguir fazer e fez: 15.9 segundos atrás de todo mundo aqui lógico, mas por conseguir já é um grande feito e chegou a 159KM/H, o motor o câmbio de quatro marchas não deixaram ir além disso, o ronco dele é bem peculiar e bem legal e lógico esse carro será o último a ter vídeo e volta rápida desses carros e será um atrás de outro.  

                                                    
Ele até quer sair de traseira, mas falta potência, ou um motor na traseira como no Fusca 

Faróis redondos típicos da época 

Entradas de ar no capô 

Logotipo "Toyota Sports 800" na tampa do porta-malas 

Rodas aro 12 com calota central 

O motor 0.8 e o câmbio de quatro marchas não deixaram ir além dos 159KM/H 

Painel com conta-giros, mas ainda assim simples, típico dos Toyota da época. 

Essa foi a única rodada da DLC 1.40 do GT Sport.

Comentários