AVALIAÇÃO: RENAULT LOGAN ICONIC 1.6 16V CVT: ADESÃO AO CONFORTO

SEDÃ DA RENAULT AGRADA COM NOVO VISUAL E NOVO CÂMBIO 

 No dia 24 de Julho a Renault lançou os novos Logan e Sandero com novo design e câmbio CVT e três dias depois o modelo chegaria a Globo Renault e fui na Globo Renault de campinas tinha o Stepway e lógico achei legal as mudanças(e já vou comentar em detalhes) e o novo câmbio CVT, mas aí como tinha o Nissan Leaf também aproveitei para intercalar, mas lógico eles ainda não tinham o modelo para test-drive , O Leaf ainda está com um problema externo a Globo Nissan(a hora que for a matéria do Leaf eu explico melhor) e lógico duas semanas depois eu fui lá ver se tinha o carro para test-drive, mas o vendedor falou que ainda não tinha o carro do test-drive e emendou "Se quiser, na loja do estreito tem o Logan com câmbio CVT.  Comentei eu "se der alguma coisa errada com o Leaf, vou lá ver o Logan CVT".

     Cheguei no estreito o plano era o Leaf e o problema externo estava presente(na matéria do Leaf, eu vou explicar), aliás vou esclarecer: não é algo do grupo Globo e sim digamos: um problema extra-fronteira, mas acredito que será resolvido e pelo que eu senti os vendedores da Nissan que cuidam  do Leaf esperam que seja resolvido isso também Aí pensei "Bom, vou lá dar uma olhada na Renault".

    Cheguei lá na Renault falei com a secretária e expliquei que tinha um blog que publicava notícias da Renault e da Nissan e que se poderia falar com um vendedor, mas eu vi que estavam em reunião, coisas normais e aí esperei: depois da reunião, ela me encaminhou um vendedor e aí comentei com ele as mesmas coisas acima e ele disse que podia e aí fomos ao test-drive.

   Antes da própria vamos a história do Logan, a Renault parece adotar a tática da melhora contínua(o mesmo vale para o Sandero e Stepway), a primeira geração lançada em 2007 tinha o espaço interno com grande qualidade e o porta-malas também, mas o visual não era destaque, em 2013 veio a segunda geração com novo visual, mas o motor vinha das gerações anteriores: o 1.nada 16V(1.0,1000 ou 1 litro como queira entender) e o 1.6 8V e de quebra a Renault lançou o Easy-R que era o manual-automatizado em 2014 e com ele veio os trancos, em 2016 na linha 2017 veio a mudança de motores que melhoraram e muito bem: o três cilindros 1.nada 12V (1.0,1000 ou 1 litro) e inclusive se for no blog vai ver a matéria do Sandero Vibe aqui e o 1.6 16V ambos SCe, no caso o 1.nada 12V pertence a nova família B da Renault o famoso B4D e o 1.6 16V pertence a família HR da Nissan ou H4M na Renault só que modificado e entro em mais detalhes, era natural que chegasse um facelift e ele acabou chegando embora em 2018 a prioridade foi deixar as entregas do Kwid em dia e isso foi feito. Agora o modelo ganha o facelift e agora vamos comentar.

POR FORA:  O Logan ganhou novas alterações feitas pelo departamento de estilo da Renault do Brasil, mas lógico a "base" da mudança veio de fora, com inspirações no Dacia Sandero turco e o Renault Symbol turco(aliás Symbol é o nome do Logan na Turquia), nova grade dianteira, com o cromado que avança em direção aos faróis, novos faróis com lanternas de led diúrnas(DRL) em formato de "C" dentro do farol e novo para-choque, nas versões com câmbio CVT veio borrachões nos para-lamas a reboque da suspensão elevada e na traseira sem mudanças ao contrário do Sandero e do Stepway, o por que disso eu não sei, mas já adianto: o visual dele ficou bonito, ele mede 4.36 metros de comprimento, 1.73 metros de largura, 1.57 metros de altura e 2.63 metros de entre - eixos.

                                                 
O Logan ganhou dianteira totalmente nova 

Na traseira apenas a base do para-choque que mudou(os protetores embaixo)

Aqui mais uma foto da traseira 

 Por causa da caixa CVT que é mais volumosa e se mantivesse a altura do manual poderia dar problemas do tipo enroscar numa lombada e quebrar o câmbio e aí foi aproveitada a altura de suspensão do Stepway e problema resolvido, aliás isso tem todas as versões com câmbio CVT desde a Zen até a Iconic(ok, o Sandero não tem Iconic, mas o Stepway tem). O modelo é feito na plataforma B da Renault-Nissan que no Brasil serve além do Logan, ao Sandero, Stepway, Captur e Duster no exterior já serviu ao próprio aos Renault Clio III e IV e Dacia Dokker por exemplo. A reboque da suspensão elevada veio os protetores de para-lamas e na base dos para-choques  e de quebra um reforço estrutural com nova parede  corta-fogo.

                                                        
Nova grade dianteira 

novos faróis com cromado invadindo a grade e led diurno em "C" 

Novo para-choque dianteiro 

   Agora vamos a comparações em dimensões com os rivais.

TOYOTA YARIS XLS 1.5 16V CVT

Comprimento: 4.15 metros Largura: 1.73 metros     Altura: 1.49 metros  Entre-eixos: 2.55 metros 


VOLKSWAGEN VIRTUS HIGHLINE 200 TSI AUTOMÁTICO

Comprimento: 4.48 metros   Largura: 1.75 metros    Altura: 1.46 metros    Entre -eixos: 2.65 metros 

CHEVROLET PRISMA LTZ 1.4 AUTOMÁTICO 

Comprimento: 4.28 metros  Largura: 1.70 metros   Altura: 1.47 metros  Entre -eixos: 2.53 metros

FIAT CRONOS PRECISION 1.8 16V AUTOMÁTICO

Comprimento: 4.36 metros   Largura: 1.73 metros   Altura: 1.51 metros  Entre - eixos: 2.52 metros

FORD KA SEDAN TITANIUM 1.5 16V AUTOMÁTICO

Comprimento: 4.27 metros   Largura: 1.69 metros   Altura: 1.52 metros  Entre - eixos: 2.59 metros

HONDA CITY EXL 1.5 16V CVT

Comprimento: 4.45 metros  Largura: 1.69 metros   Altura: 1.48 metros  Entre - eixos: 2.60 metros

HYUNDAI HB20S PREMIUM 1.6 16V AUTOMÁTICO

Comprimento: 4.23 metros  Largura: 1.68 metros   Altura: 1.47 metros   Entre - eixos: 2.50 metros

NISSAN VERSA SL 1.6 16V CVT 

Comprimento: 4.49 metros  Largura: 1.69 metros  Altura: 1.51 metros  Entre -eixos: 2.60 metros 

 Vale lembrar que o HB20S vive a sombra da chegada da nova geração, o Prisma terá a sombra o futuro Onix Sedan e o Versa também terá a sombra da nova geração vinda do México, mas já que não tem eles, então vai esses mesmos, ele tem o quarto maior comprimento atrás de City, Versa e Virtus e empatou com o Cronos e á frente do resto dos modelos , o modelo mais próximo é o Prisma com 4.28 metros, na largura é o segundo mais largo empatando com Cronos e Yaris e perdendo apenas para o Virtus, na altura beneficiado pela suspensão elevada é o segundo mais alto, mas mesmo assim nas versões manuais ele tem 1.53 metros o que deixaria como mais alto, mas como é automático ou CVT, então lógico beneficiado por essa característica ele é 5cm mais alto que o segundo colocado o Ford Ka e o segundo maior entre - eixos só perdendo para o Virtus. Ou seja: o Logan está sempre entre as maiores medidas, seja qualquer uma delas.

                                                               
Seta de direção nos faróis 

Rodas de liga-leve aro 16 Bitom 

Protetores de para-lamas exclusivo dos modelos CVT 

Logotipo "1.6" na tampa do porta-malas, a versão avaliada foi a Iconic 

POR DENTRO:  O Logan nunca se propôs a ser um carro de luxo, mas temos que reconhecer: a cada medida ela melhora, na primeira geração era crítico, mas nunca foi algo tão crítico na época, por que os rivais dá época não eram aquelas coisas, melhorou na segunda geração, mas veio o excesso de plásticos, mas a Renault no facelift tratou de melhorar, primeiro mandou o comando do vidro elétrico para as portas e isso já melhorou e muito e de quebra trouxe uma parte de tecido onde tem os comandos: no caso dos modelos em versão Iconic é couro sintético e de quebra trocou o volante de melhor pegada, aliás vale lembrar que o Sandero R.S não precisou mudar o volante, afinal herda o excelente volante do Clio IV R.S, já o volante novo de Sandero, Logan e Stepway é de melhor pegada  do que tinha nos modelos antes do facelift e gostei muito dele, mas lamento ter esquecido de bater foto dele......, deixando isso de lado, o modelo também trouxe novos equipamentos de série, aliás os únicos opcionais são as cores: O  modelo vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal(Obrigatórios por lei), Air Bag Duplo lateral(um novo equipamento de série),Alarme, Ar Condicionado automático, ESP, Controle de tração, Hill Holder(algo que a Renault já tinha feito no antigo Easy-R 1.6 16V), Central Multimídia Media Evolution com Adroid Auto, Apple Car Play, Coluna de direção regulável, Direção Eletro-hidráulica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos(depois eu cito outros itens de série que são também interessantes), mas vamos a comparações com os rivais: o Toyota Yaris XLS tem todos os itens que o Logan tem mais Air Bag duplo de cortina e Air Bag de joelhos, mas tem um problema: custa R$85.990 é R$14.000 a mais, é uma diferença considerável, o Volkswagen Virtus Highline 200 TSI tem uma lista de equipamentos parecida, mas custa R$84.290 é quase R$14.000 a mais é uma diferença considerável, o Chevrolet Prisma LTZ 1.4 Automático custa R$70.990, mas deve ESP, Controle de tração, Air Bag duplo lateral e Hill Holder para o Logan, o preço é parelho, mas é menos equipado, o Fiat Cronos Precision R$75.490 custa quase R$5000 a mais e ainda deve Air Bag duplos laterais, o Ford Ka Sedan Titanium 1.5 16V custa R$73.290, tem lista de equipamentos parelha, mas custa R$3000 a mais, o Hyundai HB20S Premium 1.6 16V custa R$72.990 é R$2000 mais caro e deve Air Bag duplo lateral, ESP,  Controle de tração e Hill Holder , o Honda Civic EXL 1.5 16V CVT custa R$85.800 ele tem Air Bag duplo de cortina, mas deve ESP, Controle de tração, Hill Holder e de quebra ainda custa quase R$14.000 a mais e o Nissan Versa SL 1.6 16V CVT que custa R$72.190, mas deve ESP, Controle de tração, Hill Holder e Air Bag duplos laterais para o Renault e ainda é R$2000 mais caro, diante dos números se dá o fato: O Renault tem excelente custo/benefício, tem o Yaris mais equipado ok, mas é bem mais caro, tem o Virtus com lista de equipamentos parecida e bem mais caro, temos o Ka Sedan com lista de equipamentos parecidas mas é mais caro, temos Cronos, HB20, Versa e lógico principalmente o City que são mais caros e menos equipados e o City ainda é bem mais caro e temos o Prisma que tem preço parelho mas é menos equipado, a estratégia "mais por menos" contra a maioria dos rivais se mantém, ou "menos por menos" contra o Yaris também. O painel de instrumento continua o mesmo e com boa visualização. Sobre a direção dos rivais faço observação: com exceção do HB20S que é apenas hidráulica, o resto dos rivais é todos totalmente elétrica.

                                                      
Os instrumentos se mantiveram, mas com aro cromado agora.

Central Media Evolution Apple Car Play e Google Android Auto 

  Já nos espaço para a dianteira o Logan sempre teve ótimo espaço interno e isso se mantém, uma qualidade que se mantém, lógico vieram rivais que copiaram a receita, que mais tarde explico, na traseira com o banco na minha posição sobra um espaço gigantesco já com o banco recuado ele "roça", mas não aperta, dois rivais do Logan citados acima andei em Virtus, Cronos e Versa manual são espaçosos também, mas como andei no HB20 Hatch, Ka Freestyle e HR-V(irmão do City) posso dizer que deses três últimos só o Honda é tão espaço como o Logan, já o Ka Sedan e o HB20 apertam na traseira.

                                               
Comando dos vidros elétricos agora nas portas 

Com o banco na minha posição sobra espaço grande 

Com o banco recuado ele apenas "roça", mas não aperta.

   Os outros itens de série são: Banco traseiro rebatível com encosto de 1/3 e 2/3, Câmera de ré, Chave Canivete(aliás outra estréia na linha Logan/Sandero/Stepway), Computador de bordo com múltiplas funções, Sensor de Chuva, Sensor de estacionamento, Sensor Crepuscular, Todos os vidros são um toque, Bancos de Couro, Faróis de Neblina com moldura cromada, Luz de led diurna dentro dos faróis, Apoio de cabeça para todos os ocupantes, Cinto de segurança traseiro de três pontos para todos ocupantes(outra novidade em toda a linha Logan/Sandero/Stepway), Sistema IsoFix para fixação de cadeirinhas(outra novidade também em toda a linha Logan/Sandero/Stepway), Piloto Automático com check Control e Sistema Eco Coaching e EcoDriving e  Rodas de Liga-leve biton aro 16. O seu único opcional é a cor, no caso desse modelo é a Cinza Cassiopeé que era a cor do modelo avaliado e o preço é de R$72.590, é inegável a melhora na segurança do modelo da Renault e a lista de equipamentos pelo preço cobrado é excelente, sem dúvidas.

      O seu porta -malas continua excelente no aspecto geral: 510 litros, outra receita que alguns rivais copiaram e melhoraram, mas não abriram grande distância para o sedã Renault.  Agora vamos comparar aos rivais

TOYOTA YARIS SEDAN:  473 litros
VOLKSWAGEN VIRTUS: 521 litros
CHEVROLET PRISMA: 500 litros
FIAT CRONOS: 525 litros
FORD KA SEDAN: 445 litros
HONDA CITY: 536 litros 
HYUNDAI HB20S: 450 litros
NISSAN VERSA: 460 litros 

 O Renault Logan tem o quarto melhor porta- malas só perdendo para Virtus, Cronos e City, a distância atrás do Cronos é de 11 litros e á frente de Prisma, Yaris, Versa, HB20S e Ka Sedan, lógico que todos atendem a uma família, mas o Logan está entre os quatro melhores abrindo 10 litros de vantagem sobre o Prisma, agora vamos a média do segmento: 491 litros, é bem acima da média.

                                                       
O seu porta - malas é de  510 litros, ainda acima da média e ótimo 

MECANICAMENTE: A novidade pedida a muito tempo pelos clientes é o câmbio CVT XTronic já usado nos Nissan March e Versa e dentro na Renault em Captur e Duster, mas agora Logan, Sandero e  Stepway ganham a opção desse câmbio e ele conta com seis marchas simuladas. O motor é o SCe 1.6 16V da família HR da Nissan ou H4M na Renault com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis é o mesmo dos Nissan Versa e March, mas com duas diferenças e três no caso das versões manuais, no caso do CVT, as duas diferenças é o sistema ESM da Renault para ajudar na redução de consumo e poluentes e local de fabricação: nos modelos Nissan é fabricado em Resende-RJ ao passo que nos modelos Renault é fabricado em São José dos Pinhais-PR, nos modelos com câmbio manual acrescenta o Start&Stop com isso ele gera 16KGFM a 4000RPM e 115CV a 5500RPM e com álcool vai a 118CV e mantém o torque, A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi-independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, no caso dos rivais a sua suspensão segue o esquema tático do Logan e nos freios só o Virtus tem discos sólidos na traseira(vale lembrar que nos modelos equipados com motor 200 TSI 1.nada 12V).

                                                        
O motor 1.6 16V gera 115CV com gasolina e 118CV com álcool 

   Agora vamos a comparações com os rivais.

TOYOTA YARIS XLS SEDAN 

CÂMBIO:CVT
MOTOR: VVT-i 1.5 16V da família NR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis 

VOLKSWAGEN VIRTUS HIGHLINE

CÂMBIO:  Automático de seis marchas
MOTOR:  Três cilindros 200 TSI 1.nada 12V da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo e intercooler

CHEVROLET PRISMA LTZ 

CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Família I SPE/4 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada 

FIAT CRONOS PRECISION 

CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Tritec E-Torq 1.8 16V VIS com bloco  de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis 

FORD KA TITANIUM 

CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1.5 12V da família Dragon com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por  correia dentada e coletores variáveis

HONDA CITY 

CÂMBIO:CVT
MOTOR: i-VTEC 1.5 16V da família L com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis.

HYUNDAI HB20S

CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.6 16V da família Gamma com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis. 


NISSAN VERSA
CÂMBIO: CVT
MOTOR: 1.6 16V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis. 

 Sim, a observação que Versa e Logan usam o mesmo conjunto mecânico, com alterações no motor citadas acima, mas vamos lá: no câmbio só temos duas escolas: Automático de seis marchas ou CVT, no caso do Logan que aderiu ao CVT além dele e do próprio Versa outro dois japoneses: City e Yaris. Já nos motores a escola é mais, digamos "eclética", de motores, digamos "médios" temos além do Logan, o próprio Versa e o HB20, já nos motores digamos "pequenos" temos Yaris, City e Prisma, nos motores "grandes' apenas o Cronos e temos algo diferente: um três cilindros "pequeno" aspirado que é o Ka Sedan e um três cilindros pequeno com turbo e injeção direta que é o Virtus. Agora vamos aos dados de potência e torque.

TOYOTA YARIS 1.5 16V CVT

TORQUE: 14.3KGFM a 4000RPM com gasolina e 14.9KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA: 105CV a 5600RPM com gasolina e com álcool vai a 110CV nas mesmas rotações

VOLKSWAGEN VIRTUS 200 TSI 1.NADA 12V

TORQUE: 20.4KGFM a 2000RPM e vai até 3500RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 115CV a 5500RPM e com álcool vai a 128CV nas mesmas rotações

CHEVROLET PRISMA 1.4

TORQUE: 13KGFM a 4800RPM com gasolina e 13.9KGFM com álcool
POTÊNCIA: 98CV a 6000RPM com gasolina e 106CV com álcool

FIAT CRONOS 1.8

TORQUE: 18.8KGFM a 3750RPM com gasolina e 19.3KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA: 135CV a 5750RPM com gasolina e 139CV com álcool nas mesmas rotações

FORD KA SEDAN 1.5 12V

TORQUE: 15.6KGFM a 4500RPM com gasolina e 16.1KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA:128CV a 6500RPM com gasolina e 136CV com álcool nas mesmas rotações

HONDA CITY 1.5 16V

TORQUE: 15.3KGFM a 4800RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 115CV a 6000RPM com gasolina e 116CV com álcool nas mesmas rotações

HYUNDAI HB20S 1.6 16V 

TORQUE: 16KGFM a 4500RPM com gasolina e 16.5KGFM a 5000RPM com álcool
POTÊNCIA: 122CV a 6000RPM com gasolina e com álcool vai 128CV nas mesmas rotações

NISSAN VERSA 1.6 16V
TORQUE: 15.1KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 111CV a 5600RPM nos dois combustíveis 

  Antes de mais nada, vale lembrar que o 1.6 16V SCe também é usado em Duster e Captur, mas tem 0.2KGFM de torque e 3CV a mais com gasolina e 2CV com álcool nos utilitários esportivos. Voltando aos sedãs compactos, no torque com gasolina é o terceiro maior junto com o HB20S, só atrás de Cronos e Virtus, a desvantagem para o Cronos é de 2.8KGFM de torque, mas vale lembrar que o Fiat tem cilindrada  maior e com vantagem de 0.4KGFM á frente do Ka e lógico por tabela á frente de City, Versa, Yaris e Prisma, com álcool  ele fica na intermediária tendo o quinto lugar, atrás de Ka, HB20S, Cronos e Virtus e á frente de City, Versa, Yaris e Prisma, a desvantagem para o Ka é apenas 0.1KGFM de torque e a vantagem para o City é de 0.7KGFM. Na potência com gasolina  ele foi o quarto colocado junto com Virtus e City, atrás de Cronos, Ka,HB20S e á frente de Versa, Yaris e Prisma, a desvantagem para o HB20S é de 7CV e 4CV á frente do Versa, com álcool ele tem a quarta maior potência atrás de Cronos, Ka,  Virtus e HB20S e á frente de City, Versa, Yaris e Prisma, a desvantagem para Virtus e HB20S é de 10CV, mas a vantagem em relação ao City é 2CV. Se não é o mais potente, não é o mais fraco, se não tem o maior torque, não é o que tem menos torque, com isso ele consegue se destacar indo bem em todas ou muitas vezes na intermediária. Vale lembrar que o Virtus tem o auxilio do turbo para ter o maior torque.

                                                           
O câmbio CVT é a novidade mecânica. 

ANDANDO COM ELE: Depois dos trâmites burocráticos, o vendedor disse "Eu vou dar ré no carro, para ficar mais fácil e aí já deixo pronto para você", aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento que ele prestou. Beleza, afinal existe uma placa com logo da concessionária que você viu na foto de capa, então melhor não arriscar, esperei, depois ele deixou o carro pronto para sair, inclusive entregou a chave canivete, pisei no freio e alavanca tem uma coifa com jeito de câmbio manual, mas aí você olha "P,N,R,D, -, +" e aí entrega que não é um câmbio manual, puxo a alavanca e pergunto se está em D, com afirmativa sigo em frente, mas a Liberato Bittencourt é movimentada, logo vi três Sandero de primeira geração passando e mais outros carros e caminhões, esperei o semáforo fechar e aí fechando um pude entrar, na rua do lado tinha uma Toyota Rav4, mas ele entrou pelo meio e permitiu eu entrar na avenida, logo de cara o câmbio CVT demonstrou suavidade de funcionamento, lembra dos antigos Easy-R, Dualogic e i-Motion que ganharam apelidos dos tipo "Easy-tranco', "Trancologic" e "Trancomotion" por causa dos trancos? aqui não: o câmbio se comporta de maneira suave e linear, lógico que o funcionamento do CVT tira um pouco da suavidade característica do SCe 1.6 16V da família HR, mas mesmo assim ainda bem mais silencioso que o antigo 1.6 8V da família K. Logo resolvo fazer um kickdown: Respostas pronta sem suspense até chegar 60KM/H, lembre-se que existe o tranco que dava nos Easy-R e os "Hiato" tipo que ocorre no HB20 por exemplo, aquele suspense e depois vai. aqui é resposta pronta, mas lógico não tem o torque de um motor turbo, mas ainda assim tem um torque bom num aspecto geral e lógico fico a 60KM/H, mas vejo que vou ter que aliviar por causa de semáforo. A suspensão é voltada ao conforto, só uma entregada ou outra por causa de alguma tampa de bueiro, mas algum outro buraco pequeno, mas nesses casos mais por culpa da aro 16(quando maior, mais ela entrega), mas ainda é sincera, por assim dizer. Voltando ao semáforo o plano era  entra na outra avenida para virar, mas aí vieram um Onix e uma Prisma e aí o vendedor "segue reto ao fundo", beleza. Espero sinal ficar verde e aproveito para fazer outro kickdown para chegar aos 60KM/H e aí ele responde prontamente, "Está dizendo que virou um Sandero R.S"? Não claro que não. Mas o 1.6 16V e o câmbio CVT fazem um bom conjunto mecânico para um carro de uso diário sem dúvida nenhuma e e vou a 60KM/H e o CVT trabalha com suavidade e tranquilidade,  Logan e Sandero aderiram ao conforto, já tinham as versões populares, já tinha a versão esportiva de verdade(R.S), já tinha o Stepway que agora é um modelo independente é o aventureiro só faltava o CVT para cobrir a falta que a linha tinha. Depois de Semáforo a rua é General Eurico Gaspar Dutra, aliás o agradável novo volante agrada na condução e logo depois da Mini, eu entro para marcar posição para entrar na próxima, e aí "A Preferência é tua", o  Ônibus que vinha na transversal para e eu aproveito e logo depois tem uma entrada e aí paro por causa da placa de pare, espero e aí sem ninguém vindo eu entro em direção a Fulvio Aducci, como é uma avenida movimentada e com duas pistas(ao passo que a Gaspar Dutra tem três), então eu vou a 40KM/H e bem tranquilo com o carro e vou indo normal, até que um Agile vem para uma parte do meio da pista, eu dou uma buzinada, afinal é bem estranho, mas ainda não seria o pior(já adianto não aconteceu nada de grave), e aí vou seguindo vem outro semáforo e aí eu paro e piso no freio, só que o vendedor me lembra "O CVT não tem Star&Stop", aí me lembrei "É apenas os modelos manuais...", mas tudo bem espero o sinal abrir e ele abriu e eu estava e aí uma Citroën Xsara Picasso para no meio da rua e do outro lado tinha uma Fiorino eu paro e dou um esperada até aliviar aí um Up que é mais estreito vai um pouco mais para o lado e aí posso colocar o Logan na outra faixa e aí volto com já disse o 1.6 16V e o câmbio CVT agradam ao volante e mostram competência e vou seguindo até o vendedor me apontar uma entrada e entro nela e vou tranquilo e espero um Semáforo que estava vermelho e depois fica verde eu saio e aí vem outro e á frente um Duster e aí entro logo de cara na Globo Renault do bairro estreito onde eu fiz as fotos e lógico a direção eletro-hidráulica é bem agradável ao volante.
                                                               
Amortecedores de capô para segurar, nem carros mais caros que ele tem isso.

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$71.090, considerando a situação atual do mercado brasileiro, como você viu acima, existe um rival mais equipado e mais caro, rivais um pouco mais caros e menos equipados, existe o rival com o preço parelho e menos equipamentos, existe o bem mais caro e menos equipado. A Renault ainda não divulgo números de consumo, então vou esperar os números do Inmetro para dizer alguma coisa, mas analisando o conjunto 1.6 16V HR e câmbio CVT acredito que terá nota A e será ótimo.

  Se eu tivesse R$71.000 compraria o Logan CVT? A Resposta é sim: o que pesa a favor dele: espaço interno, porta-malas, bom conjunto motor-câmbio(aliás o CVT foi algo bem vindo para aqueles que gostam do conforto), pelo excelente pacote de equipamentos pelo preço, o próprio preço inclusive em si é muito bom para os nossos padrões, pela melhora dos equipamentos e inclusive de segurança até e melhorou em acabamentos. O que pesa contra? eu acredito que não existe uma crítica forte, afinal no modelo com facelift o excesso de plástico diminuiu aproveitando a mudança dos comandos elétricos, mas lógico nenhum carro é perfeito e melhoras sempre são bem vindas,  esse facelift ficou ótimo visualmente sem dúvidas, mas servirá para segurar o carro até 2023/2024 quando vir a nova geração que terá futura plataforma CMF-B e talvez venha alguma coisa como painel a lá Clio V na versão topo de linha e outros, mas uma coisa é certa: A Renault parece ouvir as críticas dos clientes e correr atrás, vide o câmbio CVT que era desejo antigo, com o 1.6 8V da família K, seria algo inviável, quando veio o SCe 1.6 16V já se pensou no CVT, mas a Renault não colocou, talvez justamente por essa questão da suspensão e obrigou a elevar a suspensão, antes que diga sobre March e Versa eles são feitos na plataforma V da Nissan é outra base.

   Caso você se interessou pelo Logan de novo visual, tem outras opções de versões mais em conta, no caso a Intense 1.6 16V CVT que custa R$68.990 e perde sensor de chuva e crepuscular, mas mantém motor e câmbio da versão Iconic, a Zen 1.6 16V CVT que custa R$66.490 que perde câmera de e câmera de ré, mas mantém o motor e câmbio das demais, a Zen 1.6 16V Manual que ganha Start&Stop, perde suspensão elevada, perde ESP, Controle de tração e Hill Holder, vidros traseiros elétricos, mantém o motor, mas ganha câmbio manual de cinco marchas e o preço é de R$59.490, a Zen 1.nada 12V(1 litro, 1000 ou 1.0 como queira entender) e o motor é o três cilindros 1.nada 12V da novo família B da Renault com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis com isso gera 10.2KGFM a 3500RPM e 79CV a 6250RPM e com álcool vai a 10.5KGFM e 82CV nas mesmas rotações e por último a Life 1.nada 12V que custa R$50.490 e perde os vidros elétricos "Um Toque" e todas as versões tem quatro Air Bags,  Cinto de segurança traseiro de três pontos e isofix.

    O modelo está disponível nas cores: Vermelho Vivo(sólido), Branco Glacier( que aí ele passa a custar R$71.790),  Cinza Cassiopeé(que a cor do modelo avaliado), Prata Etoile e Preto Nacré, essas três últimas deixam o preço do carro em R$72.590 essas três últimas são cores metálicas, ao passo que a branca é opcional, a única sólida de série é a Vermelha. Eu tinha dito que o Logan tinha ficado "Versalizado"(o que é um elogio) e a "Versalização" com o câmbio CVT foi concluída com sucesso, o que é um elogio. Se analisar que a Renault ganhou mercado praticamente só deixando as entregas do Kwid ainda, é bem provável que Logan e Sandero com câmbio CVT façam a Renault crescer ainda mais no mercado, ao menos na avaliação mostrou que tem condições para isso.

                                                       FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
CILINDRADA: 1597cm3
DIÂMETRO X CURSO: 78  X 83.6mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,7:1
POTÊNCIA: 115CV a 5500RPM com gasolina e 118CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 16KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis
CÂMBIO: CVT Xtronic com seis marchas simuladas e tração dianteira
CARROCERIA: Sedã, quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.36 metros, Largura 1.73 metros, Altura 1.57 metros e Entre -eixos 2.63 metros
PESO: 1148KG
PESO/POTÊNCIA: 10KG/CV com gasolina e 9.7KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 71.7KG/KGFM  nos dois combustíveis 
VOLUMES: Porta - malas 510 litros e tanque de combustível 50 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson 
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS,EBD, ESP, Controle de tração e Hill Holder
DIREÇÃO: Eletro-hidráulica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS:  Liga-leve aro 16, 205/55/R16
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Alarme, Ar Condicionado digital, Central Multimídia Media Evolution, Coluna de direção regulável, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Direção eletro-hidráulica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Apenas cor branca ou metálica
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem ou 100.000KM , ou o que ocorrer primeiro.
PREÇO: R$71.090 

AGRADECIMENTOS AO VENDEDOR PELO EXCELENTE ATENDIMENTO, PELA GLOBO RENAULT DO BAIRRO ESTREITO FLORIANÓPOLIS PELO CARRO CEDIDO E PELA EXCELENTE CONFIANÇA NO PRODUTO! 


                                                            


                                                     
                            

                                                        

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