POST 4800: MOTOR 292 Y-BLOCK: O ÚLTIMO MOTOR V8 DA FORD FABRICADO NO BRASIL

O MOTOR V8 292 NÃO SOBREVIVEU A CRISE DO PETRÓLEO 

Antes de mais nada esse Post é um trocadilho para comemorar as 4800 postagens, e nesse caso ele terá a parte 2, mas enquanto isso vamos na parte 1 que o foco é o motor V8 292 da família Y da Ford, antes de mostrar o motor vamos as especificações:

CILINDRADA: 4785cm3
DIÂMETRO X CURSO: 95mm x 83.8mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 7,8:1
CARBURADOR DE CORPO DUPLO
POTÊNCIA: 190CV a 4000RPM
TORQUE: 37KGFM a 2400RPM

  O motor tem bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica, o motor era fabricado na fábrica do Ipiranga, na capital Paulista e lógico quando o 292 V8 4.8 estreou a Ford já tinha comprado a Willys e com ela herdados os motores 0.8 da família B/Ventoux da Renault, os seis cilindros em linha da Willys, além é claro do Sierra/Cléon família C 1.3 que viria a equipar o Corcel que mais tarde iria evoluir para o CHT.  Ele seguiu sendo fabricado de 1968 até outubro de 1977 no auge da crise do petróleo e dentro da linha Galaxie foi substituído pelo V8 302 que caso o post 5000 não tenha o vídeo do GT Sport será comemorado com ele. Antes de mais nada um esclarecimento: Sim, o último CARRO com motor V8 da Ford fabricado no Brasil foi o Galaxie Landau em 1983, mas o último MOTOR é o V8 292 4.8, já que o V8 302 vinha do Canadá e do México.

                                                                GALAXIE

Em outubro de 1968 na linha 1969 estreava a versão LTD do Galaxie, com ela o câmbio automático de três marchas o motor V8 292 4.8 da família Y, afinal ele tinha 190CV contra 164CV do 272 4.5 que continuava na versão 500, vale lembrar que a potência é bruta dois anos depois chegava a versão Landau e o motor V8 292 4.8 é estendido para as versões 500 e Standard e três anos depois em outubro de 1971 na linha 1972 a versão Standard o famoso "Pé de Camelo" ou "Teimosão" dava o seu adeus depois de baixas vendas, em outubro de 1973 na linha 1974 estourava a crise do petróleo e o modelo recebia um facelift na grade dianteira nas versões LTD e Landau e seguiu sem alterações até outubro de 1975 na linha 1976 quando ganhou o facelift e trocou o motor pelo Ford Windor e aí a conversa é outra.

                                                                     F100 
                                                    

A picape F100 recebia nova geração em março de 1971 e com ela veio a troca de motor: o V8 272 4.5  dá lugar ao V8 292 4.8 e ela seguiu basicamente sem alterações, a crise do petróleo estourou em outubro de 1973 e no decorrer dos anos a Ford lançou a F100 2.3 de quatro cilindros e a F1000 com motor á diesel, mas essa última só viria em 1979, antes da chegada da F1000, a F100 com motor V8 dá adeus em outubro de 1977 e com ela o V8 292 4.8 e nunca mais veríamos uma picape Ford nacional de motor V8.


                                                                       F350

O caminhão Ford F350 recebeu o motor V8 292 4.8 em outubro de 1969 como linha 1970 era uma resposta ao Dodge D400, mas dois anos depois chegava a nova geração do modelo e mantinha o motor V8 292 4.8 e seguiu sem alterações até a crise do Petroléo em outubro de 1973 e lógico o Diesel ganhou força, mas em outubro de 1977 ele abandona o motor V8 292 4.8 e segue apenas na sua versão diesel que é o F4000.

Aqui a foto do F4000, mas o F350 da época no visual era igual.


                                                                  F600/F700/F750 FT
                                                       

 O caminhão F600 também recebe o motor V8 292 4.8 em outubro de 1969 na linha 1970 como resposta ao Dodge D700, seguiu assim até outubro de 1971 quando chegou a nova geração, que manteve o motor V8 292 4.8 convivendo ao lado dos diesel e de quebra além do F600, ganhou o F700 e o F750 FT que era um 6x2 e lógico veio a crise do petróleo em 1973 e o motor V8 em caminhões ficou insustentável e com isso o adeus e jamais veríamos um caminhão Ford com motor V8 á gasolina(se pelo andar da carruagem jamais veremos um caminhão Ford 0KM no no que vem).

                                                 
O F600 e o F700 tiveram o V8 292 4.8 

 Os caminhões Ford seguiram a vida com o diesel, inclusive o F4000. 


Esse foi o post 4800, é o post comemorativo de 4800 postagens. O motor V8 292 4.8 foi vítima da crise do petróleo, lógico era bem provável que sem ela não sobreviveria no Galaxie, mas seguiria nos caminhões normalmente, mas crise do petróleo inviabilizou nos caminhões e na própria F100 e aí em 1977 ele deu adeus.




Comentários