AVALIAÇÃO: NISSAN LEAF: BEM VINDO AO FUTURO

ELÉTRICO DA NISSAN MOSTRA A ONDE OS AUTOMÓVEIS VÃO SEGUIR 

 O Leaf em suas duas gerações(sim a que começou a ser vendida no Brasil é a segunda geração) acumulou 400.000 unidades vendidas é o elétrico mais vendido do mundo atualmente e por enquanto de todos os tempos até agora.

  Como o leitor do blog sabe, a Nissan manda os releases e nós publicamos e no release a Nissan anunciou no Salão de São Paulo de 2018 que o Leaf seria vendido no Brasil e que estaria em pré-venda, no dia de 18 de Julho ele foi lançado oficialmente no país e seria vendido em sete concessionas no país. no caso duas em São Paulo, uma no Rio de Janeiro, uma Curitiba, uma em Porto Alegre, uma em Brasília e ... Florianópolis! perto da minha casa é justamente a Globo Nissan do Bairro Estreito que vende o Leaf e então com diz um comentarista esportivo da grande Florianópolis: todos os caminhos levam ao estreito.

   Cheguei lá no dia seguinte, o Leaf praticamente fez "outra concessionária dentro da concessionária" dois vendedores ficaram responsáveis(além é claro de vender os outros modelos da linha), tinha dois vendedores e a secretária encaminhou para um deles e comentei com ele e ele me disse "Ah, tu é do blog?" sim, isso mesmo e aí conversamos sobre o Leaf, ele me comentou coisas interessantes, inclusive a versão que veio para o Brasil é intermediária no exterior e lá tem uma versão mais básica, inclusive ele mostrou uma azul mostrada no treinamento, muita bonita a cor, mas aqui apenas branco, ok, como acabou na semana seguinte o lançamento do Renault Sandero, Stepway e Logan CVT decidi que daqui a duas semanas eu iria e fiz isso.

    Duas semanas depois cheguei lá, o carro estava lá exposto e a secretária me encaminhou para outro vendedor no caso é o José Augusto e troquei uma ideia com ele(aliás troquei com o outro também), e comentei que o visual dele é um Hatch médio, comentei sobre ele mostrar que tem um motor elétrico com facilidade e lógico fiz uma confusão que ele me corrigiu "Essa não é a bateria, a bateria fica debaixo dos bancos", ok, não confunda bateria com motor elétrico como eu confundi, aliás corrigiu educadamente e tenho agradecer pelo excelente atendimento, só que infelizmente a estrutura para reabastecimento do modelo elétrico não estava pronta e o que estava no showroom era o modelo que viria a ser o modelo de test-drive(sim o mesmo das fotos que você viu no caso da capa, e que você verá). mas aí aquele esquema: semana seguinte ir atrás de Logan, Sandero e Stepway CVT.

    Passou duas semanas e falei com o outro vendedor o primeiro e aí ele disse que não estava pronta as estruturas elétricas, na verdade é a estação de reabastecimento da marca, afinal o Leaf é um carro diametralmente oposto em alguns sentidos é natural o preparo e aí foi naquele dia que fiz a avaliação do Logan CVT, agora está claro o problema externo? sim, era o famoso problema externo, que já está resolvido.

   Esperei duas semanas de novo para ver e aí cheguei, só que o dia estava muito movimentado o José Augusto disse para esperar, só que vendo que a situação no último dia do mês é corrida, ele e o gerente chegaram para mim e disseram "Hoje, vai ser muito complicado, hoje é dia corrido, você pode vir outro dia?", e aí foram sugeridos vários dias e aí decidiram que quinta-feira era o dia mais tranquilo para eles, então tá, aceitei e na quinta-feira fui lá, falei com o José Augusto, "Agora está tranquilo?" e aí falou que está e fomos fazer o test-drive do carro elétrico, aliás a primeira vez que um carro elétrico aparece em avaliação no blog, aliás vale esclarecer que tanto o José Augusto como o Gerente foram bem educados e explicaram a situação, aliás meu muito obrigado por isso.

POR FORA: O visual do modelo é bonito, inclusive ele tem mais jeito de Hatch médio, do que propriamente um carro estranho visualmente com o é o caso BMW i3 por exemplo, seu rival na grande Florianópolis, teria o Renault ZOE, mas ele só é vendido em Curitiba-PR ou São Paulo-SP, se leitor tiver nessas duas cidades fique a vontade para colocar o Leaf na comparação, será um "tête-a-tête" com o BMW, no caso o Leaf está mais próximo em termos visual do Sentra do que i3 do Série 3(mesmo que você considere o modelo de geração antiga), o modelo da Nissan mede 4.48 metros de comprimento, é 47cm maior que o i3(isso mesmo 47cm!), ele mede 1.79 metros de largura contra 1.75 metros do i3 é 4cm maior, ele mede 1.56 metros de altura é 4cm menor e o entre -eixos é de 2.70 metros é 13cm maior que o i3, ou seja com exceção de altura ele é maior que o i3.

                                             
O Visual do Leaf é bonito na dianteira, aliás visual típico de Hatch médio 

Na traseira isso se repete e muito bem, visual bonito 


Aqui a lateral do Leaf 


 O que denuncia que o Leaf não é um carro comum? simples: "Zero Emission" nas portas e na tampa do porta-malas denuncia que não é um carro comum, é um carro 100% elétrico, aliás o carro vendido no Brasil é fabricado na Inglaterra, na fábrica de Sunderland, aliás outro destaque do modelo são as maçanetas cromadas, as belas Rodas de Liga-leve e aliás foi dica do vendedor José Augusto, ele me sugeriu bater a foto de trás para mostrar que não tem escapamento, antes eu pensei "não tem escapamento, então não precisa mostrar", mas vi que nesse sentido eu estava errado, afinal num carro a combustão de alta potência por exemplo, você mostra o escapamento etc,, mas num elétrico não, mas é bom mostrar que ele não tem e isso ele estava certo, aliás vale um agradecimento pelas dicas e pelo excelente atendimento prestado. A Nissan diz que ele é feito na plataforma EV.

                                                
Logotipo "Zero Emission" nas portas denuncia que é um carro elétrico 

Rodas de liga-leve aro 17 

Maçanetas cromadas 

Logotipo "Zero Emission" na tampa do porta-malas

O "E" do Zero reflete algo dentro do carro que vou mostrar mais abaixo 
"Cadê o escapamento" como é elétrico, ele não existe nesse carro.


Faróis com luzes diurnas de led 


POR DENTRO: O modelo encanta pelo acabamento e pela qualidade construção, inclusive o acabamento é muito bonito, lógico tem o painel de tela de TFT de 7 polegadas que faz lembrar o Kicks(isso se não for o mesmo, mas não sei dizer se é ou não, mas se for nenhum demérito), O modelo é bem equipado de série ele tem ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Ar Condicionado digital Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, Central Multimídia Touch Screen de 8 polegadas com câmera em visão de 360 graus , Vidros, dianteiros e travas elétricas e isso é a primeira parte, já adianto que o modelo é bem recheado nos itens de série, ok, o rival i3 tem esses itens, mas espere que outros itens é onde o Leaf acaba levando vantagem.

                                               
Paineel com tela de TFT similar ao Kicks 

Central Multimídia de 8 polegadas 

Excelente acabamento 

 No espaço interno o modelo se destaca muito bem, para a dianteira é fácil achar a posição, o motorista só pode se atrapalhar num aspecto que depois eu vou dizer mais á frente da matéria, já nos bancos traseiros com a minha posição que uso para dirigir sobra muito espaço e com o banco traseiro todo recuado, não sobra, mas também não falta, fica justo, chega a quase "roçar", mas não "roça".

                                                  
Com o banco na minha posição sobra espaço 

Com o banco recuado totalmente não sobra, mas também não falta e não chega a "roçar".

  Agora os outros itens de série, se prepare que a lista é longa e temos aqui uma lista gigantesca  Bancos de Couro, Apoia Braço dianteiro, Banco traseiro bipartido, Comandos no volante para piloto automático, computador de bordo e sistema de som, Painel de Tela TFT de 7 polegadas,  Para-sol com espelhos e iluminação para motorista e carona, Porta Luvas com iluminação, Seletor de marchas tipo um Joystick, Tomada de 12 volts, todos os vidros elétricos são "one-touch", Volante em Couro, Faróis de Neblina, Limpador de Para-Brisa com velocidade intermitente, Luzes diurnas de Led(DRL), Lanternas traseiras de led, Maçanetas externas cromadas, Porta-malas com iluminação e abertura através i-Key, Retrovisor externo com aquecedor e rebatíveis com indicador de direção em led, Rodas de Liga-leve aro 17, Spoiler Traseiro, Acendimento inteligente dos faróis com ajuste automático de altura e intensidade, Chave presencial i-Key, e-Pedal( operação de frenagem e aceleração num único pedal), Espelho retrovisor eletrocrômico, Modo de condução B(Intensificação do freio regenerativo), Piloto Automático Inteligente( Intelligente Cruise Control), Alerta de colisão com assistente de frenagem, Alerta Inteligente de fadiga, Alerta de Ponto Cego, Alerta Inteligente de mudança de faixa,Alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro, Cinto de segurança de três pontos para todos os passageiros, Controle Inteligente do freio motor, Controle Inteligente em curvas, Estabilizador Inteligente da carroceria, Isofix, EBD, BA(no caso auxílios aos freios que tem ABS), Sinal de Frenagem de emergência em caso de acidente, Sistema de monitoramento de pressão dos pneus, no caso além da Central Mutimídia ela engloba Android Auto, Car Play, CD, MP3, USB e seis auto-falantes com todos esses itens de série não precisa de opcionais. Lógico que para um carro de 200.000 ele não tem banco elétrico, é raro eu me dar bem com um carro de banco elétrico, mas muitos podem acabar reclamando disso. Ah sobre o "E" do Zero Emission ela repete dentro no botão Start&Stop só que inclinada. no caso o i3 básico ele não tem a central Multimídia Connect Drive presente na versão mais cara e muito menos e-pedal, mas se está pensando na versão mais cara do i3 que tem nível de equipamentos parecidos, ok não tem e-pedal, mas tem Park Assistant, já vou adiantar: com o preço do i3 elétrico mais caro, você compra um Leaf e leva um Renault Kwid de troco(com todo respeito ao compacto da Renault).

                                                          
Botão do Start&Stop repete o "E" do Zero Emission só que de pé.

Agora estava do lado, depois das fotos, aqui a câmera de 360 graus 

Aqui a virada em direção ao estacionamento da Globo Nissan 

Aqui mais uma virada. 

Aqui outra virada 

E aqui estacionando. 

Outra coisa inclusa no preço do Leaf é o serviço de instalação do aparelho  de recarga na casa do proprietário, assim como os demais cabos e adaptadores necessários para "abastecer" o modelo, digamos assim, vale lembrar que o i3 não oferece isso, eu não tenho o custos disso, mas o i3 mesmo na versão mais barata vai ficar mais caro que o Leaf pelas circunstâncias . Agora o seu porta-malas pela primeira vez posso dizer que um Hatch(aqui, engloba compactos e médios) tem um porta- malas que dá e sobra para um família: 435 litros contra 260 litros do Leaf, é praticamente um baile: vantagem de 175 litros para o Nissan, vou fazer a média do segmento, afinal só tem dois modelos:347 litros, ou seja o Leaf tem um porta-malas acima da média, vale lembrar o que ajuda nisso também é ausência do escapamento o que deixa o porta-malas em posição mais baixa e por consequência maior volume.

                                                 
O seu porta-malas leva ótimos 435 litros 

MECANICAMENTE: O câmbio é de uma marcha como todo elétrico de velocidade constante(com exceção óbvia de alguns), O motor é elétrico ele gera 32.6KGFM a 0RPM e vai até 3283RPM e 149CV a 0RPM e vai até 9795RPM(sim quase 10.000RPM!, mas é um motor elétrico). No caso o i3 tem um câmbio CVT e o motor elétrico dele gera 25.5KGFM e 170CV, ok, o Leaf tem 21CV de desvantagem, mas o contra-ataque é no torque: 6.9KGFM a mais, ou seja é uma diferença considerável, afinal considerando que tanto Leaf como i3 serão mais usados na cidade, acredito que esse ponto pesa muito a favor do Nissan. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira semi - independente com eixo de torção, já rival é Independente nas quatro rodas sendo McPherson na dianteira e Multlink na traseira e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira e o rival também segue a mesma receita do freio. Já que estamos na mecânica o José Augusto me contou que tem 27 baterias que vão de baixo do banco traseiro até o banco dianteira. Outra coisa também, ele não tem vergonha de assumir que é um carro elétrico: você abre o capô e vê o motor elétrico, algo que não acontece no i3 por exemplo, afinal para que isso? esconder o motor? parece que tem vergonha disso? o Leaf não tem: é como se ele dissesse "sim eu sou elétrico e com orgulho", aliás para todos os fabricantes(a não ser aqueles que tenham o motor direto na roda, que é outra conversa), seguem o exemplo do Leaf: mostrem o motor não fiquem escondendo.

                                                   
O motor elétrico gera 149CV 

ANDANDO COM ELE:  Depois de chegar na concessionária, entreguei a carteira para os trâmites burocráticos e aí depois da carteira eu e o José Augusto fomos ao Leaf, afinal era a primeira vez que poderia dirigir um carro elétrico, fora do vídeo game, ou seja: no mundo real, entramos nele, lógico que o acabamento se destaca, mas o câmbio com jeito de botão analógico de playstation chama atenção por incrível que pareça é bonito, eu gostei e aí entrando e lógico como tem chave presencial, ele me disse "vou dar o trajeto, depois eu vou explicar como liga o carro", ok, ele explicou o trajeto depois que você vai ver no decorrer da matéria, depois de explicar "agora liga o carro", liguei, confesso que já sabia que não fazia barulho, mas não esperava dessa maneira, você liga e nem percebe, eu vou perguntar, mas parece que tem um aviso no painel, mas não tenho certeza, qualquer  coisa eu atualizo a matéria e aí vou procurar o "freio de mão" e "cadê", ele me comenta "é no pé", sim é com uma F1000 antiga ou D20 o freio de mão é "freio de pé", aperto o freio de pé, para sair com o carro ele diz, aliás muito obrigado pelas dicas "É só puxar para o lado e para trás" e eu perguntei "Para trás?" então beleza, puxei e aí só levantei o pé do freio e o Leaf e o Leaf começa a sair, chama atenção logo de cara, barulho zero, o que se nota é um ruido dos pneus ainda que leve, começa chamar atenção o silêncio sepulcral e vou entrar na avenida Liberato Bittencourt e como é movimentada, eu espero a semáforo da via fechar, quando fecha, aproveito para entrar e entro e lógico o volante tem pouca pegada e entro na avenida dou um leve kickdown e o torque já se faz presente e os barulho do tipo eiiiniinnnn faz presente, parece carros do Jetsons, bem vindo ao futuro. e lógico responde prontamente, inclusive ele tem duas coisas curiosas: ele tem torque próximo do Golf VII GTI e potência bem próxima do Sandero R.S, apenas por curiosidade estou dizendo, afinal o Leaf é um carro diametralmente oposto de tudo que você viu por aí, sobre a suspensão ela é voltada para o conforto e com silencio abordo fica mais visível, inclusive  faz lembrar o Sentra, tirando é claro o motor a combustão que o irmão tem, já que o Leaf é elétrico e aí o José Augusto diz "vou deixar em modo eco", ok, ele coloca em modo eco, já que a proposta do modelo é economizar e resolvi ajudar na economia das baterias e lógico depois que passamos o outro semáforo, ele vou ligar o e-pedal e aí liga, um aviso no computador de bordo diz que está ligado e aí no semáforo seguinte eu apenas tiro o pé do acelerador e o e-pedal freia por conta própria funciona muito bem, depois de esperar o sinal vermelho, com sinal verde entro na Eurico Gaspar Dutra, faço um Kickdown para ir aos 60KM/H ele responde prontamente, afinal é um carro elétrico e com elevado torque faz isso, mas aí o José Augusto quis me mostrar o Piloto Automático Inteligente, até que seria legal, mas optamos por não mostrar, afinal o trânsito estava tranquilo, é um equipamento importante sem dúvidas nenhuma e muito bom, mas resolvemos desistir para não arriscar e tocamos, em tempo: ele não deu a ideia, mas não brigou para usar o equipamento, aliás vale lembrar que foi um excelente atendimento prestado, e aí toquei a Eurico Gaspar Dutra até o topo da subida, cheguei onde é aí lógico fui andando até o final da avenida e aí paro em direção a 14 de Julho, aliás pedal de freio? esquece: o e-pedal fez tudo para mim nesse quesito, é só aliviar no acelerador que para sozinho, já digo: funciona muito bem, depois da 14 de Julho peguei em direção a Fulvio Aducci e aí lógico que o e-pedal começa a funcionar e dou uma leve acelerada para não para no trânsito, vejo ao lado tem um Honda HR-V e o alerta de ponto cego me avisa acelero um pouco mais e entro na Beira Mar Continental e aí vem o semáforo e aí espero ele ficar verde e quando ele fica verde vou na reta e faço o Kickdown e de novo são duas únicas situações onde Leaf faz o ronco: Kickdown, aquele jeitão do Jetson e outra eu vou falar depois, mas andando em velocidade constante é tranquilo e aí eu vejo que estou a 80KM/H sendo que o limite é 60KM/H, me empolguei, melhor recuar, mantenho a 60KM/H e lógico vem outro semáforo só alivio e e-pedal está pronto para segurar o carro até parar, o Leaf é tão silencioso que qualquer  carro vai parecer barulhento, até o Sentra que é  silencioso para um carro a combustão perto do Leaf é "Barulhento" por motivos óbvios e aí vou seguindo até o final da Beira Mar e aí entro na rua que dá acesso a Fulvio Aducci e entro na General Bittencourt onde dá de cara com a Globo Renault e mais alguns metros a Globo Nissan aviso que vou entrar na faixa para entrar na Globo Nissan, mas um Onix e outro carro resolvem não ceder e aí espero os dois, o caminhão estava mais longe e aí pude colocar e depois coloquei o carro no estacionamento da Globo Nissan para fazer as fotos e depois das fotos feitas, aliás quase todas, a visão 360, eu fui no banco do carona, o vendedor deu ré para colocar na vaga e ele fez um ronco, mas acredito que esse ronco mais aviso que deu ré e nada mais, aliás um ronco baixo até, mas tirando isso o silêncio é sepulcral como eu disse. Já a direção elétrica vai muito bem em todas as situações.

                                                      
Aqui o "freio de mão" que é 'freio de pé" 

A alavanca de câmbio parece um botão analógico do PS4, mas em tamanho ampliado 



PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$195.000, na grande Florianópolis o único rival que existe é o i3, se você tiver em Curitiba ou São Paulo terá o Renault ZOE também, sinta-se a vontade para incluir , mas como eu estou apenas em Florianópolis ficaria entre esses dois modelos, o i3 BEV que custa R$205.990 é R$10.950 e o Ar Condicionado dele é manual, o modelo que tem lista de equipamentos parecida com o Leaf é a BEV Full só que custa R$237.950 é R$40.000 mais caro, ou seja: dá para comprar um Renault Kwid e sobra troco como eu disse acima. A sua autonomia é de 389KM com e-pedal contra  338KM do i3, são 60KM a mais para você rodar no Nissan, "Ah, o i3 tem versão com extensor de autonomia" sim, tem é a REX só que custa R$257.950 que tem o motor de 647cm3 para estender a autonomia até 385KM, ainda perde 4KM par ao Leaf e com a diferença de preço compra o Leaf e com o troco você compra o Nissan Versa, então a disputa é apenas com as versões BEV, vale lembrar que os números de autonomia são em uso urbano onde ele recarrega a bateria nas frenagens.

                                                     
De longe parece uma grade, mas é uma placa de acrílico.

  Se tivesse R$200.000 comprava o Leaf? A resposta é sim: pesa a favor o bom espaço interno, o bom pacote de equipamentos inclusive com direito até a carregador instalado na sua casa! algo que o i3 não tem traz, silencioso a bordo, visual bonito(sim, estilo é questão subjetiva,mas achei bonito), excelente porta-malas, uma ótima autonomia na cidade, recurso tecnológicos, é o carro de outro planeta, além é claro de não ficar de cabelo em pé quando a gasolina encosto nos R$4.00-R$5.00, a única coisa que pesa contra ele é o preço: é salgado, aliás a mesma crítica vai para o seu rival: salgado também, mas lógico toda tecnologia inovadora é cara no início, vide o caso da injeção eletrônica, o próprio automóvel, etc... e hoje são comuns, mas faço justiça: A Nissan soube contornar esse problema muito bem, afinal o preço inclui o carregador e a instalação na casa do proprietário.

    O Leaf mostra onde os automóveis vão seguir, mas por que? não adianta negar o fato: Aquecimento Global existe(e tem gente quer negar isso....) é natural que para sobreviver os automóveis terão se reinventar, claro que eu gosto do ronco maravilhoso de automóveis a combustão(o Nissan GT-R por exemplo, é um deles, embora esse só no vídeo game e não ao vivo), então como a poluição aumenta melhor diminuir isso e a Nissan fez sua parte com as 400.000 unidades do Leaf vendidas no mundo todo, não duvido nada que ele repita o sucesso(proporcionalmente é claro) no Brasil. Aproveito para esclarecer aliás dica do próprio vendedor José Augusto, tirando a questão das baterias e do motor, ele segue a manutenção de um carro normal como é caso dos freios e da suspensão e lógico a Nissan tem uma área que só dele na rede autorizada tanto na venda com dois vendedores, quando no pós-venda, onde ele tem uma área exclusiva e a cor disponível é a Branca que a onde ele é fabricado na Inglaterra é chamado de Branco tempestade com teto preto(White Storm Black Roof) .Se está preocupado onde recarregar o modelo tem mais lugares além da sua casa(já que o carregador vem junto) na grande Florianópolis é o caso do Shopping Beira Mar, que fica na avenida Beira Mar da Ilha e os Eletroposto Celesc Certi no Itacorubi e Carvoeira, mas se estiver em outra cidade, pesquise no Google, eu mesmo tive que procurar.

                                                                          
Aqui o bocal da recarga 

Aqui com o carregador conectado no bocal 

                                                                  FICHA TÉCNICA

MOTOR:Dianteiro, transversal, elétrico, bateria de 40 AWH de íon-lítio laminada 
POTÊNCIA: 149CV a 0-9795RPM
TORQUE: 32. 6KGFM a 0-3283RPM
CÂMBIO: Uma marcha, velocidade constante e tração dianteira
CARROCERIA: Hatch, quatro portas, cinco lugares, 
DIMENSÕES: Comprimento 4.48 metros, largura 1.79 metros, Altura 1.56 metros, Entre - eixos 2.70 metros
PESO: 1565KG
PESO/POTÊNCIA: 10.5KG/CV
PESO/TORQUE: 48KG/KGFM
VOLUMES: Porta - malas 435 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos 
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson 
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS, EBS, ESP, Controle de tração e Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17,215/50/R17 
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de Cortina, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Alerta de ponto cego, Alerta de tráfego Cruzado dianteiro e traseiro, e-pedal, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, Central Multimídia de 8 polegadas com câmera de visão 360 graus, Alarme, Vidros/Travas e Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Não tem.
GARANTIA: 3 anos(sendo 8 anos para conjunto motor e bateria)
AUTONOMIA: 389KM
PREÇO: R$195.000 

AGRADECIMENTOS A GLOBO NISSAN DO ESTREITO PELA CONFIANÇA NO PRODUTO PELO CARRO CEDIDO PELO TEST-DRIVE E PELO EXCELENTE ATENDIMENTO DO VENDEDOR! 

Caso se se interessou pelo Leaf ou por outros modelos da Nissan(Kicks, Versa, Sentra, Frontier e March) vou deixar o contato do vendedor que me atendeu.

JOSÉ AUGUSTO SOUTO

(48) 3281 8100
(48) 8426 5052 


                                                


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