POST 4900: AVALIAÇÃO: TOYOTA COROLLA XEI: MUDAR PARA MANTER

SEDÃ DA TOYOTA SE RENOVA POR COMPLETO PARA MANTER A LIDERANÇA FOLGADA NO SEGMENTO 

O Toyota Corolla é líder no segmento, a Toyota poderia muito bem não mexer em nada, afinal o ditado "Time que está ganhando não se mexe" não é o mesmo? no mundo automotivo isso não é bem assim. 

   Ele vende o dobro do Civic, o triplo do Cruze e o quadrúplo do Jetta e muito mais que outros rivais como Lancer, C4 Lounge e Sentra por exemplo, mas existe os SUVs compactos no outro lado tanto por causa deles e situações internas dos fabricantes três sedãs médios acabaram dando adeus: Renault Fluence, Peugeot 408 e Focus Fastback. A Própria Toyota decidiu colocar um investimento bilionário( literalmente R$1.000.000.000) na fábrica de Indaiatuba-São Paulo com direito até versão híbrida e lembre-se: O Corolla sempre se atualizou em relação aos modelos vendidos no exterior e com essa geração que é a quinta feita no Brasil(a décima segunda feita no mundo).

   Eu estava olhando alguns carros das concorrência e aí pensei: vou dar uma olhada no novo Corolla na Hai Toyota, cheguei na Hai, a secretária me atendeu e perguntou se eu tinha um vendedor fixo e eu falei que não, afinal eu tinha ido lá em 2018 ver o Yaris, só que acabou não dando test-drive na época, mas tudo bem, segue o tempo e aí falei com ela  e disse "Não tenho, por que infelizmente não deu certo na época", mas aí ela encaminhou um vendedor e estava olhando o novo Corolla, o modelo que eu estava vendo no showroom era o GLi(que mais tarde foi usado para fazer fotos de espaço e porta-malas) e aí olhei o carro, chegou a vendedora para me apresentar o carro e comentei com a vendedora sobre o motor Dynamic Force, sobre a nova plataforma TNGA e ela balançou afirmativamente e aí comentei que tinha um blog e pedi para fazer o test-drive e aí ela disse "Basta ter a carteira em dia", opa!, então beleza, entreguei a carteira fizemos os trâmites burocráticos e chegou na hora das chaves, ela me disse "O Híbrido não está", eu comentei "Para mim, pode ser o modelo apenas á combustão" sem problema, aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento da moça, antes disso a própria vendedora falou que o híbrido vendeu tudo e não tinha mais no showroom, vendeu mais que o esperado pela Toyota. e aí fomos ao test-drive e de quebra brinquei "siga o líder", já que ele é líder de mercado, a vendedora só deu um sorriso.

               Antes de mais nada, um esclarecimento, essa avaliação o post 4900 do blog, a avaliação acabou sendo um post comemorativo. 


POR FORA:  A exceção do primeiro Corolla nacional(de 1992 até 2002), todos os modelos para frente, a segunda geração nacional(2003-2008), a terceira geração nacional(2008-2014) e a quarta(2014-2019) sempre foram bonitos sem exageros e o esse novo eu digo que ousa mais que os antigos, mas ainda num aspecto geral é bonito e sem os "exageros dos exageros" um dos motivos do investimento bilionário foi a nova plataforma TNGA da Toyota que serve também ao Prius, Camry e Rav4 por exemplo, para citar modelos da marca vendidos no Brasil que usam essa base.O modelo mede 4.63 metros de comprimento, 1.78 metros de largura, 1.45 metros de altura e 2.70 metros de entre - eixos. O Visual do sedã é muito bonito em fotos e ao vivo, especialmente visto de traseira.

                                                 
O Visual do sedã ficou bonito ao vivo 

Na traseira ficou mais ainda, a impressão reforça isso 

Aqui outra visão de traseira 

  Antes vamos comparar ao antecessor que era feito na plataforma MC-2

Comprimento: 4.62 metros      Largura: 1.77 metros   Altura: 1.47 metros    Entre - eixos: 2.70 metros 

 Ele ganhou 1cm no comprimento, 1cm na largura, a altura caiu 2cm e manteve o entre - eixos deu para perceber que a Toyota manteve as dimensões dignas de sedã médio. 

                                            
Faróis com com led diurno 

Roda de liga-leve aro 17 

Lanterna traseira em led.

Agora vamos comparar as dimensões contra os rivais

VOLKSWAGEN JETTA

Comprimento:  4.70 metros   Largura: 1.81 metros   Altura: 1.47 metros   Entre - eixos:  2.68 metros  

CHEVROLET CRUZE

Comprimento: 4.66 metros    Largura: 1.81 metros   Altura: 1.48 metros     Entre - eixos: 2.70 metros 

CITROËN C4 LOUNGE

Comprimento: 4.62 metros    Largura: 1.80 metros  Altura: 1.50 metros   Entre - eixos: 2.71 metros

HONDA CIVIC 

Comprimento: 4.64 metros   Largura: 1.80 metros  Altura: 1.43 metros   Entre - eixos: 2.70 metros

MITSUBISHI LANCER 

Comprimento: 4.57 metros   Largura: 1.76 metros  Altura: 1.50 metros  Entre - eixos: 2.63 metros

NISSAN SENTRA 

Comprimento: 4.64 metros  Largura: 1.76 metros  Altura: 1.50 metros  Entre - eixos: 2.70 metros 

  No comprimento ele só vence o Lancer e o C4 Lounge no comprimento, na largura  vence Lancer e Sentra, na altura é o segundo mais baixo só perde para o Civic e no entre - eixos é o segundo maior junto com Sentra, Civic e Cruze, só perdendo para o C4 Lounge, a frente de Lancer e Jetta, mas vale lembrar que o Lancer é um projeto muito antigo e paga o preço por isso, inclusive já deu adeus no Japão(segue no Brasil normalmente) e o Cruze está em vias de uma reestilização já que a própria Chevrolet anunciou.

                                                  
A versão avaliada foi a XEi 

 POR DENTRO: Ele mantém o painel bonito e bem acabado, só que agora eleva esse passo a mais, faz lembrar o Lexus e depois quando for a direção, ele o banco chega até "vestir" bem o motorista e a posição de dirigir é boa, não é alta, mas também não é baixa, eu diria que muito boa e os comandos a mão. o modelo vem de série com ABS, Air Bag duplo(obrigatórios por lei), Alarme. Ar Condicionado digital, Alarme, Coluna de direção regulável, Direção elétrica Progressiva(chamada de EPS pela Toyota), Central Multimídia de 8 polegadas com android Auto e Car Play, ESP, Controle de tração, HAC(sigla para Hill Holder na Toyota),Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina, Air Bag de Joelhos para o motorista,sinal de frenagem de emergência, Vidros/Travas e Espelhos elétricos, é uma lista de itens de série muito boa e já vem mais e já adianto que o modelo já tirou cinco estrelas no LatinNcap. Os instrumentos do modelo são bem visíveis.

                                              
Os painel de instrumentos tem boa visualização 

A central Multimídia tem 8 polegadas 

 Agora vamos contra os rivais: O Jetta Comfortline não tem sete Air Bags, tem seis Air Bags deve um Air Bag e custa R$109.990 é de R$1.000 mais barato, mas é  menos equipado, ainda que tenta contra-atacar com freio de estacionamento eletrônico, o Chevrolet Cruze LT custa R$99.290 é pouco mais de R$10.000 mais barato que o Corolla, mas deve Air Bag de joelhos, Air Bag de cortina e partida por botão, disponíveis no LTZ , o Citroën C4 Lounge Feel custa R$95.990 é R$15.000 mais barato, mas deve Air Bag de Joelhos e alerta de frenagem de emergência, o Honda Civic EX custa R$107.990 é R$3.000 mais barato, deve Air Bag de Joelhos, mas assim com o Jetta contra-ataca com o freio de estacionamento elétrico, vale lembrar que Cruze e C4 Lounge não tem, o Mitsubishi Lancer HL custa R$81.990 ok, é R$30.000 a menos, mas deve ESP, Controle de tração, Hill Holder, Air Bags laterais e de cortina e de joelhos para o Corolla e o Nissan Sentra SV custa R$94.790, ok é R$16.000, mas deve Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina e lógico Air Bags de joelhos, ou seja: o Corolla é mais caro, mas é mais equipado que a maioria dos rivais, os rivais melhores nesse quesito são Civic e Jetta, mas mesmo assim ainda devem para o sedã da Toyota, cada um sabe onde o "calo aperta" vai depender do bolso de cada um. 

       No espaço interno na dianteira se acha a posição bem fácil e o espaço interno é muito bom, na traseira com os bancos dianteiros na minha posição sobra espaço e com o banco totalmente recuado sobra uma frestinha, lembrando que foi usado GLi para fazer as fotos de espaço interno, porta-malas e motor, então o espaço interno do Toyota Corolla é excelente.

                                                   
                               
                                   Com o banco recuado sobra um espaço gigantesco

                                 
                                 Com o banco recuado sobra uma fresta 
O sedã manteve o porta - malas de 470 litros, é um porta-malas de que dá sobra para uma família sem dúvidas nenhuma, agora vamos a comparação com os rivais. 

VOLKSWAGEN JETTA: 510 litros
CHEVROLET CRUZE: 440 litros
CITROËN C4 LOUNGE: 450 litros
HONDA CIVIC: 519 litros
MITSUBISHI LANCER:413 litros
NISSAN SENTRA: 503 litros 

 Nesse quesito em termos de porta-malas todos são e sobram para uma família, incluindo aqui o Corolla, mas existem aqueles que dão mais e aqueles que dão menos, o Corolla é o quarto colocado 33 litros atrás do Sentra e 20 litros á frente do C4 Lounge, ele fica na intermediária, agora vamos a média do segmento: 472.1 litros, dentro da média, aliás um pouco abaixo, mas ainda assim bem próximo da média, acima da média mesmo só os modelos que tem porta - malas melhor que o de dele, já o resto  tudo abaixo da média.

                                                     
O seu porta - malas leva 470 litros 

Agora  vamos aos outros itens de série ofertados pela versão XEi do Corolla, ele tem partes do acabamento revestidas de matéria sintético e na cor preta, Painel Central em Black Piano, difusores de ar na cor prata, MP3 Player,Rádio AM/FM, USB, Bluetooh(esses quatro últimos dentro da central multimídia), Rodas de liga-leve aro 17, Espelho interno eletrocrômico, Computador de bordo Multivisão com tela TFT de 4.2 polegadas(inclusive é bem parecida com os Lexus),  Indicação de direção econômica no painel de instrumentos,(Eco Driving), Botão de Start & Stop e chave presencial, Filtro antipolén, banco do motorista com regulagem de altura com seis ajustes e banco do passageiro com regulagem de altura, Borboletas no volante, Faróis de Neblina em Led(pena que não bati á foto dele...), modo de seleção de condução que conta com o modo Sport e Check Control(Controle de velocidade de cruzeiro), Abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível  e o seu único opcional é a cor, no caso é a Cinza Celestial que é a cor do modelo avaliado e aí o preço vai a R$112.940, essa Cinza Celestial é meio azulada e muito bonita!.

                                                 
Botão Star/Stop 

MECANICAMENTE: O câmbio é o CVT, só que é diferença da geração passada, agora ele simula 10 marchas e tem uma primeira marcha para fazer o carro ir melhor nas saídas e depois o CVT assume e além disso agora simula 10 marchas contra 7 do antigo. O motor também é o novo é o Dynamic Force VVT-i 2.nada 16V( 2.0, 2 litros,2000 como queira entender) da nova família M da Toyota que na marca atende pelo código M20A-FKB com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, sendo que na admissão o atuador da variação é elétrico e no escape continua hidráulico, coletores variáveis , injeção direta e indireta  é um projeto totalmente novo inclusive a nível mundial da Toyota o motor fabricado em Porto Feliz-SP gera 21.4KGFM a 4400RPM e 169CV a 6600RPM e com álcool mantém o torque e vai a 173CV nas mesmas rotações. A sua suspensão agora é Independente nas quatro rodas, sendo McPherson na dianteira e Multlink na traseira com molas helicoidais, é uma volta as origens, os primeiros Corolla de tração dianteira tinham suspensão independente nas quatro rodas, ainda que McPherson na traseira também, na IX geração para frente que passou a ser semi-independente com eixo de torção, no caso dos rivais apenas ele o Civic e o Lancer usam suspensão independente tipo Multilnk(o Jetta usa, mas é na versão GLI 350 TSI e não nas 250 TSI), os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira e nesse caso todos os rivais seguem esse mesmo esquema tático. 

                                               


O motor 2.nada 16V de injeção direta gera 169CV com gasolina e 177CV com álcool 

Agora vamos a comparação com o seu antecessor, no caso o antigo Corolla que usava o motor 2.nada 16V (2 litros,2000 ou 2.0 como queira entender) da família ZR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, sendo que a injeção multiponto era convencional.

POTÊNCIA: 143CV a 5800RPM com gasolina e 154CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:19.4KGFM a 4800RPM com gasolina e 20.7KGFM com álcool nas mesmas rotações

 Em termos de torque, com gasolina a vantagem é de 2KGFM, com álcool essa vantagem diminui para 0.7KGFM, mas é na potência onde se tem os maiores ganhos: 26CV a mais com gasolina e 23CV a mais com álcool, é um salto sem dúvidas nenhuma.

   Agora vamos aos motores e câmbio usados pelos rivais.

VOLKSWAGEN JETTA COMFORTLINE 250 TSI 1.4
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 250 TSI 1.4 da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

CHEVROLET CRUZE LT 1.4 TURBO
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.4 16V Turbo Da família SGE(SMALL GLOBAL ENGINE) da GM com bloco e cabeçote e alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

CITROËN C4 LOUNGE 1.6 16V THP
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.6 16V THP da família Prince com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

HONDA CIVIC EX 2.NADA 16V
CÂMBIO: CVT que simula seis marchas
MOTOR: i-VTEC 2.nada 16V da família R com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis

MITSUBISHI LANCER HL
CÂMBIO: CVT
MOTOR: MIVEC 2.nada 16V da família GEMA(que foi projeto conjunto entre Mitsubishi, Chrysler e Hyundai) com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis só que apenas á gasolina.

NISSAN SENTRA
CÂMBIO: CVT
MOTOR: 2.nada 16V da família MR da Nissan com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis.

 Ok, o CVT do Corolla é diferente dos demais, mas vamos lá: na mesma escola de câmbio CVT temos os modelos de marcas japonesas, enquanto o restante aposta no automático de seis marchas com conversão de marcha, já aqui temos as várias escolas de motores: Civic, Jetta e C4 Lounge apostam em motores menores com turbo e injeção direta, já o resto tem a cilindrada do Corolla e é aspirado, mas tem outro detalhe aqui: dos aspirados o Corolla é o único a ter injeção direta, enquanto o resto tem injeção convencional, a Honda até tem motor com turbo e injeção direta para o Civic, mas está reservado ao Touring, já as inferiores vem com aspirado de injeção convencional.

   Agora vamos aos dados de potência e torque.

VOLKSWAGEN JETTA 250 TSI 1.4 16V 

POTÊNCIA: 150CV a 5000RPM nos dois combustíveis 
TORQUE: 25.5KGFM a 1500RPM nos dois combustíveis 

CHEVROLET CRUZE 1.4 TURBO

POTÊNCIA:  150CV a 5600RPM com gasolina e 153CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 24.1KGFM a 2100RPM com gasolina e 24.5KGFM a 2000RPM com álcool

CITROËN C4 LOUNGE 1.6 16V THP

POTÊNCIA: 166CV a 6000RPM com gasolina e 173CV com álcool na mesma rotação
TORQUE: 24.5KGFM a 1400RPM nos dois combustíveis

HONDA CIVIC 2.NADA 16V

POTÊNCIA: 150CV a 6300RPM com gasolina e 155CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 19.3KGFM a 4700RPM com gasolina e 19.5KGFM a 4800RPM com álcool

MITSUBISHI LANCER 2.NADA 16V (esse é apenas á gasolina)

POTÊNCIA: 160CV a 6200RPM
TORQUE: 20.1KGFM a 4200RPM 

NISSAN SENTRA 2.NADA 16V

POTÊNCIA:140CV a 5100RPM nos dois combustíveis 
TORQUE: 20.1KGFM a 4100RPM nos dois combustíveis 

 Note que ele tem o quarto maior torque com gasolina  atrás de todos os modelos turbo no caso 2.7KGFM para o Cruze e uma vantagem de 1.3KGFM sobre o Sentra  e Lancer que empataram no  quinto lugar, com  álcool graças ao empate de Cruze e C4 Lounge ele ficou no terceiro lugar 3.4KGFM atrás de Cruze e C4 Lounge, mas a distância para o Sentra foi mantida e é o mais potente dessa turma com gasolina a vantagem é de 3CV sobre o segundo colocado o C4 Lounge e com gasolina a vantagem amplia para 4CV e detalhe: O Toyota opera em ciclo atinkson contra ciclo otto dos rivais, se tivesse em ciclo otto passava tranquilamente e entre todos os sedãs médios disponíveis no mercado só perde para o Jetta GLI 350 TSI que é um sedã esportivo, então entre os sedãs médios normais é o novo Corolla o mais potente, superando modelos turbo 1.4 e 1.6 como você viu acima.


                                                       
O câmbio é o CVT 

ANDANDO COM ELE:  Depois de sair da concessionária chegamos ao carro e lógico eu perguntei se tinha sensor, mas infelizmente acabei cometendo uma gafe , em vez de dizer "chave presencial" eu disse sensor e aí ela disse que não, achei que era travar e destravar, mas aí chega perto do carro, destrava e entro no carro, aliás uma qualidade do Corolla em qualquer geração é a facilidade de achar os comandos tudo á mão e aí piso no freio para ligar o  carro no botão start/stop e aí me ajeito na posição ,a vendedor achou que eu gostava de ir com o banco recuado, mas eu não gosto, então vou onde me sinto bem no carro e no controle do carro, aliás ajustar a posição de dirigir no sedã da Toyota é fácil, pego na alavanca de câmbio, tem um botão atrás e aí "P, N,R e D" bem luminosos, vou até o D e ela me diz "cuidado com o carro, por que é um modelo test-drive e não tem seguro", ok, saio da Hai Toyota e entro na marginal chamada de Rua São Cristovão e aí aproveito para dar um kickdown e logo uma belo ronco invade a cabine eu disse "Que isso? um Mini Supra?" tá, ok, admito  exagerei aqui e lá, mas ainda assim o ronco é bonito para quem não tem o escapamento voltado para fazer o ronco como destaque foi conseqüência indireta e lógico nos 60KM/H e foi rápido,o  nome Dynamic Force não está aí á toa , depois eu dei uma diminuida, afinal a via era um pouco esburacada, mas o Corolla ignorou isso com suspensão bem confortável, só numa onde acredito que até um Classe S entregava(sim, eu sei o Mercedes Classe S não é rival do Corolla, eu só estou escrevendo um fato), depois ela me disse para pegar a entrada da BR 282(lógico a BR 282 da Ilha-Continente) e aí lógico fui ver se tinha carro vindo atrás e para minha felicidade não tinha e outro Kickdown e desta vez até 80KM/H e lógico o ronco invadiu a cabine, mas faça justiça: depois que você segue num ritmo de velocidade ele fica bem silencioso, quando cheguei aos 80KM/H e fiquei lá e aí o sedã líder de mercado mostrou ser um carro voltado ao conforto familiar, aliás a direção elétrica é muito agradável de dirigir e aí entro na avenida Almirante Tramandaré, vou um pouco mais devagar, afinal o limite é de 40KM/H, então o sedã da Toyota começou a cativar com  outras coisas, lógico que no trajeto da BR já havia agradado com um bom desempenho, horando o nome, o trajeto é ótimo, mas o limite de velocidade desses trechos é um pouco baixo, mas tudo bem, sem problemas, sigo com o carro, espero o semáforo abrir e abrindo entro na desembargador Pedro Silva, com não sabia que o Limite era 40KM/H, resolvi dar outro Kickdown ir até 60KM/H e lógico o nome Dynamic Force está aí e a força do motor está presente  e muito bem e lógico depois seguro por um Uno estava dando ré e aí paro para ele completar e aí sigo e aí pergunto qual é o limite de velocidade? ela responde "eu acho que é 40KM/H", decidi não me arriscar e segui com o carro normalmente e o modelo lógico agrada muito no uso urbano(ok, não é um Hatch compacto que pode estacionar em vagas pequenas, mas falo da desenvoltura do carro), o carro desenvolve e é bem silencioso nessa faixa de velocidade e aí depois vem o trevo  e espero um Peugeot 208 manobrar estava devagar e entro na João Meirelles e lógico aí era óbvio que o limite era 40KM/H tinha uma placa avisando, aliás o sedã encarou lombadas muito bem e nessa João Meirelles eu vi que estava em Eco, eu até pensei onde é o botão Sport, vi para procurar mais deixei quieto, mesmo no modo Eco ele se mostrou esperto, no modo Sport ia ser melhor ainda e aí ele me avisa para entrar na Manoel Felix Cardoso, outra coisa que eu percebi apesar de ser um carro largo no aspecto geral a direção elétrica e o próprio carro em si, fazem parecer mais estreitos do que realmente são e isso é bom, mérito da boa posição de dirigir também, depois aí ela me avisa "entra na esquerda" que é a Patrício Caldeira de Andrade e lógico essa dá para ir até 60KM/H, mas o limite dela é 40KM/H e vou seguindo tranquilamente, até o próximo semáforo e aí ele me avisa depois vire a direita e aí entro e tem um morro, como o carro estava abaixo dos 20KM/H fiz um kickdown leve até chegar aos 40KM/H fácil e bem tranquilo e aí era só se manter até lá e no caso essa subida é a Rua Professora Rosinha Campos e aí entro na Campolino Alves e tem uma lombada alta demais, mas o Corolla foi bem, virou uma Hilux? claro que não, óbvio que não, mas teve dignidade e muito bem e aí entro na Rua São Cristovão que é a rua da Hai Toyota e vou devagar por que logo tenho que entrar e aí eu tenho um plano de fazer as fotos externas e em pose do carros como você viu aqui, mas aí a vendedora disse que não teria tempo e que a demanda pelo test-drive é alta, mas enfim seria pouco tempo, mas para evitar algum problema decidir deixar quieto, mas ela deixou fazer as fotos do carro estacionado na vaga dele, aí fizemos as fotos, só que eu acabei dando bobeira, achei que tinha engatado D e acabei indo de ré, mas ufa! freia, coloquei D e aí lógico fui lá e deixei a vendedora estacionar o carro eu fazer as fotos.

PREÇO E SITUAÇÃO CONTRA OS RIVAIS: O seu preço é de R$110.990, é mais caro que os rivais diretos, mas lembre-se: alguns são projetos antigos, outros menos equipamentos e de quebra é o mesmo preço do Corolla XEi antigo quando era novo, é o "Mais por menos" á moda Toyota. Lógico que o Corolla é o líder de mercado e isso lhe dá uma vantagem sem dúvidas nenhuma, inclusive o Corolla é o carro mais vendido do mundo e o Toyota mais vendido do Brasil, superando inclusive Etios e Yaris que são carros bem mais baratos.  O seu consumo urbano com álcool segundo o Inmetro foi de 8KM/L e com gasolina foi de 11.6KM/L, já o consumo rodoviário com álcool foi de 9.7KM/L e com gasolina foi de 13.9KM/L , agora vamos contra os rivais.

VOLKSWAGEN JETTA 250 TSI 1.4 16V

Consumo urbano com álcool: 7.4KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14KM/L

CHEVROLET CRUZE 1.4 16V TURBO 

Consumo urbano com álcool: 7.8KM/L
Consumo urbano com gasolina:11.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.6KM/L

CITROËN C4 LOUNGE 1.6 16V THP

Consumo urbano com álcool: 7.3KM/L
Consumo urbano com gasolina:10.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:13.2KM/L

HONDA CIVIC EX 2.NADA 16V

Consumo urbano com álcool: 7.2KM/L
Consumo urbano com gasolina:10.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool:8.9KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13KM/L

MITSUBISHI LANCER 2.NADA 16V (roda apenas com gasolina) 

Consumo urbano: 10.2KM/L
Consumo rodoviário: 11.7KM/L

NISSAN SENTRA SV 2.NADA 16V

Consumo urbano com álcool: 6.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 9.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.7KM/L 

Rodando com álcool ele foi o mais econômico na cidade, o Lancer perde por W.O já que roda com gasolina apenas, venceu por 0.2KM/L o segundo colocado que é o Cruze, com gasolina a história se repetiu é o mais econômico na cidade e colocou 0.1KM/L sobre o segundo colocado que é o Cruze, no consumo rodoviário com álcool foi o segundo melhor só perdendo para o Cruze por 0.4KM/L e vencendo o Jetta por 0.1KM/L e com gasolina aí ele acabou ficando no terceiro lugar ficando atrás de Jetta e Cruze, no caso do Jetta a desvantagem foi de 0.1KM/L e a vantagem sobre o quatro colocado Citroën C4 Lounge foi de 0.5KM/L. Deu para notar que o sedã da Toyota tem excelentes números de consumo e os melhores colocados sempre com injeção direta.

   E se tivesse R$111.000 você compraria? A resposta é sim, nenhum carro é perfeito isso é evidente, mas o Toyota Corolla tem excelente espaço interno, excelente motor com resposta prontas e que trabalha muito bem com o câmbio CVT, suspensão bem acertada, estilo é questão subjetiva, mas o modelo é bonito e o porta-malas está dentro da média dá e sobra para uma família tranquilamente, pacote de equipamentos recheado inclusive até de segurança,é o mais potente de sua faixa de preço e de quebra um excelente consumo. Agora como eu disse nenhum carro é perfeito, eu particularmente não vi nada que o desabone, mas muitos podem ver, é o caso do "freio de mão" ser simplesmente um "freio de mão" e não um "freio de mão eletrônico" que alguns dos rivais já tem e até muitos utilitários esportivos compactos tem, afinal o Toyota Corolla mudou radicalmente: plataforma, motor e câmbio, para manter a liderança do seu segmento e seguir inabalável diante dos novos SUVs compactos, nessa avaliação mostrou que vai continuar na liderança do segmento de maneira folgada e sempre á frente no seu segmento.

   Caso se interessou pelo novo Corolla e talvez queira gastar um pouco menos e perder equipamentos, ou até um modelo híbrido, temos aqui as outras opções:

   GLi 2.nada 16V CVT: R$99.990, mantém o mesmo motor da versão XEi , mas perde Faróis de Neblina em Led e botão Start & Stop.

   Altis Premium 2.nada 16V CVT: R$124.990 essa versão traz a mais Teto Solar, alerta de pré-colisão emitindo um aviso sonoro, Controle de cruzeiro adaptativo, Farol alto automático.


   E tem duas opções híbridas, chamadas de Hybrid, nesse caso o motor é o 1.8 16V da família ZR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis só que operando no ciclo atinkson atende pelo código 2ZR-FXB que gera 14.5KGFM a 3600RPM e 98CV a 5200RPM e com álcool mantém o torque e vai a 101CV e tem três motores elétricos que juntos geram 16.5KGFM e 72CV e esse três motores elétricos junto com o motor á combustão geram um total de 123CV, o câmbio é o CVT mas sem simulação de marchas e por tabela perde as borboletas no volante  e os preços dos modelos híbridos são esses:

 Altis Hybrid 1.8 16V : R$124.990 e tem os mesmos itens do Altis Premium  á combustão com exceção do Teto
Altis Hybrid  Premium 1.8 16V: R$130.990 e tem os mesmos itens da Altis Premium á combustão.


  Ele está disponível nas cores: Banco Polar(de Série),  Cinza Celestial, Prata Supernova, Vermelho Granada, Marrom Urban, Preto Eclipse(nessas cores o preço sobre para R$112.940) e por último Branco Perola que aí o preço vai a R$113.240.

                                                 FICHA TÉCNICA 

MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e injeção direta e indireta, flex 
CILINDRADA: 1987cm3
DIÂMETRO X  CURSO: 80.5mm x 97.6mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 13:1
POTÊNCIA: 169CV a 6600RPM com gasolina e 177CV nas mesmas rotações com álcool
TORQUE: 21.4KGFM a 4400RPM
CÂMBIO: CVT, com simulação de 10 marchas e tração dianteira 
CARROCERIA: Sedã, quatro portas e cinco lugares 
DIMENSÕES: Comprimento 4.63 metros, Largura 1.78 metros, Altura 1.45 metros e Entre - eixos: 2.70 metros 
PESO: 1405KG
PESO/POTÊNCIA: 8.3KG/CV com gasolina e 7.9KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 65.6KGFM 
VOLUMES: Porta - malas 470 litros e tanque de combustível 50 litros
SUSPENSÃO: Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: McPherson
TRASEIRA: Multilink
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS, EBD, ESP, Controle de tração, HAC(Hill Holder) 
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17,225/45/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal, lateral e de cortina, Air Bag de Joelhos, Alarme, Ar Condicionado digital, Chave Presencial, Central Multimídia de 8 polegadas, Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Vidros/Travas e Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Apenas cores com exceção da Branco Polar que é de série.
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem 
PREÇO: R$110.990 
                                                    
AGRADECIMENTOS A VENDEDORA PELO EXCELENTE ATENDIMENTO E A HAI TOYOTA POR CEDER O CARRO PARA TEST-DRIVE E PELA CONFIANÇA NO SEU PRODUTO! 






   

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