AVALIAÇÃO: HYUNDAI HB20 DIAMOND PLUS TGDI: CONVENCENDO AO VOLANTE


SEGUNDA GERAÇÃO DO HB20 CONVENCE AO VOLANTE 

 É inegável que o HB20 é um sucesso de vendas, afinal no seu primeiro ano cheio de vendas que foi em 2013(lembrando que foi lançado em setembro de 2012) ele já era o sétimo mais vendido, em 2014 fechou na sexta posição, em 2015 saltou para a terceira posição, lembrando que os líder na época eram Volkswagen Gol em 2013 e em 2014 Fiat Palio e de 2015 para frente o Chevrolet Onix, em 2015 até 2018 fechou na segunda colocação, embora em 2018 vencendo o Ford Ka por pouco e em 2019 está na mesma situação, segundo colocado.

   A Hyundai começou a soltar os teaser da segunda geração do HB20 e foi foto em cima da outra, até que uma semana antes das vendas começarem oficialmente ele já estava na Geração Hyundai HMB em Campinas São José, só tinha chegada o três cilindros 1.nada 12V(1.0, 1000 ou 1 litro como queira entender) e o 1.6 16V e o três cilindros 1.nada 12V TGDI ainda não tinha chegado, conversei  com o vendedor e confesso que algumas coisas foram melhor de se ver ao vivo, aliás o vendedor me atendeu muito bem e aproveitei para perguntar quando chega o restante da família caso o sedã HB20S e o aventureiro HB20X,  ele me respondeu "O sedã chega em Novembro e o X em Dezembro", ok, falo que tenho um blog e espero a semana seguinte.

     Chego na semana seguinte, aliás vale uma curiosidade: o HB20 antigo quando ganhou o facelift acabei indo depois do Dia das Crianças e esse acabou sendo um dia antes, se alguém quiser ver o modelo antigo, aqui está a matéria feita em 2015  , aí chego lá e falo com atendente e comento detalhes do carro e aí ela falou que já ia chamar um vendedor, mas todos estavam ocupados, a hora que tivesse um livre ela ia falar comigo, fui atrás e aproveitei para jogar Automobilista já que eles tem um simulador com volante e aí depois de me divertir, vou até eles e finalmente um vendedor livre é justamente o vendedor que me atendeu na sexta-feira anterior! bom aí fomos ao test-drive do modelo que você vai ver a matéria agora.

POR FORA: Quando saiu as fotos do teaser muita gente não gostou do visual e confesso que eu estava entre eles, mas admito ao vivo ele é melhor, só temos um porém: a traseira é muito bonita e a lateral é bonita, mas elas não conversam com a dianteira que na minha opinião ficou desproporcional ao porte do carro, mas é questão subjetiva,  lógico que a versão topo de linha tem aspectos de requinte bacana, que se alinhou a identidade visual da marca, isso sem dúvida ele fez, ousado? sim, mas na minha opinião acabou não combinando, uma pena um carro que era tão acertado visualmente, mas pode ser  costume também, talvez a hora que chegar muitos as ruas podemos se acostumar. Ele manteve a plataforma PB da Hyundai que já serviu a vários modelos da marca como Veloster, i20 europeu, Accent(não o Accento dos anos 1990 e sim modelo de 2011 até 2018) e também ao Kia Soul só por curiosidade, mas com alterações ele agora mede 3.94 metros de comprimento, 1.72 metros de largura, 1.47 metros de altura e 2.53 metros de entre - eixos. O modelo é fabricado em Piracicaba-São Paulo.

                                         
Na dianteira ela não "conversa" com o resto do carro

A Traseira é o melhor ângulo e ficou bonita 

A Lateral é bonita e a traseira também, mas a dianteira joga tudo á perder.

Você pode alegar que é um facelift ampliado da geração anterior, bom é um facelift extenso que dá direito a chamar de nova geração, quer exemplos? Ford Fiesta "tristonho" em relação ao Fiesta "espanhol" e o Civic IX em relação ao VII(não estou comparando estou dizendo apenas fatos). Agora vamos as dimensões da geração anterior.

HB20 PRIMEIRA GERAÇÃO

Comprimento: 3.92 metros     Largura: 1.68 metros   Altura: 1.47 metros   Entre - eixos: 2.53 metros 

Tirando altura que se manteve, ele cresceu em todas as medidas: 2cm no comprimento,4cm na largura e 3cm no entre -eixos.

                                                          
Maçanetas cromadas dão um toque de requinte 

Faróis contam com led diúrno (DRL) 

Rodas de liga-leve aro 15 

  Agora vamos a comparação com os rivais, mas duas observações aqui: Onix Hatch de nova geração tem preços revelados e lógico motor três cilindros 1.nada 12V Turbo nós sabemos no Onix Plus, mas infelizmente não sabemos o por que , se tivesse as medidas divulgadas estaria dentro, então iremos com o Onix LTZ 1.4 atual que tem mandato por assim dizer até Novembro , outro que estará de fora é o Renault Sandero por acima da Intense tem a R.S 2.nada 16V que é outra proposta e não tem versão Iconic como o Logan e o próprio Stepway que é rival do X, o Citroën C3 está na mesma situação: o Urban Trail com visual fora de estrada e abaixo apenas a versão intermediária ou de entrada, então esses três modelos ficarão de fora.

NISSAN MARCH SV 1.6 16V CVT 

Comprimento: 3.83 metros     Largura: 1.67 metros   Altura: 1.53 metros  Entre - eixos: 2.45 metros 

 PEUGEOT 208 GRIFFE 1.6 16V AUT 

Comprimento: 3.97 metros   Largura: 1.72 metros    Altura: 1.47 metros    Entre - eixos: 2.54 metros

TOYOTA YARIS XLS 1.5 16V CVT 

Comprimento: 4.14 metros  Largura: 1.73 metros   Altura: 1.49 metros   Entre -eixos: 2.55 metros 

VOLKSWAGEN POLO HIGHLINE 200 TSI 1.NADA 12V AUT 

Comprimento: 4.05 metros  Largura: 1.75 metros   Altura: 1.46 metros   Entre - eixos: 2.56 metros

CHEVROLET ONIX LTZ 1.4 

Comprimento: 3.93 metros   Largura: 1.70 metros  Altura: 1.47 metros  Entre - eixos: 2.53 metros

FIAT ARGO PRECISION 1.8 16V AUT

Comprimento:  4 metros, Largura: 1.75 metros  Altura: 1.50 metros   Entre - eixos: 2.52 metros

FORD KA TITANIUM 1.5 12V AUT 

Comprimento:3.94 metros   Largura: 1.69 metros  Altura: 1.52 metros  Entre - eixos: 2.49 metros 

 É o terceiro menor comprimento junto com o Ka, só venceu o Onix e March , na largura é a terceira maior empatando com o Peugeot 208, perdendo para Argo, Polo e Yaris e vencendo o Onix por 2cm, na altura é o segundo mais baixo só vencendo o Polo e empatando com o Onix e ficando 2cm atrás do Yaris e no entre - eixos ele empatou com o Onix, venceu por 1cm Argo e por 4cm o Ka e ficou atrás 208 em apenas 1cm, Yaris e Polo.

                                                               
Grade dianteira cromada 

Lanternas traseiras em Led e digo que são bonitas ao vivo 

Logotipo "TGDI" estampado na traseira denuncia o novo motor e a versão foi a Diamond Plus 

POR DENTRO: Aqui tudo muda, o acabamento é muito bom, afinal o HB20 sempre foi destaque nisso entre os compactos e nessa geração não foi diferente, sobre o painel com velocímetro digital e conta-giros analógico, vou dizer uma coisa: gostei deles e achei muito legal, aliás vale lembrar que nunca critiquei o Onix antigo por causa disso, então não existe incoerência aqui,  o modelo vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatório por lei), Alarme, Ar Condicionado digital, Air Bag duplo lateral, Central Multimídia BlueMedia de 8 polegadas, ESP, Controle de tração, Hill Holder(HAC na Hyundai), Alerta de mudança de faixa , Sistema de alerta e frenagem de emergência, Coluna de direção regulável em altura e profundidade, Direção Elétrica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos é um carro bem completo, agora vamos a comparação com os rivais o Nissan March SV 1.6 16V CVT custa R$65.190 é quase R$13.000 mas deve ESP, Controle de tração, Hill Holder, Air Bag duplo laterais, Alerta de mudança de faixa, alerta de frenagem de emergência é mais barato mas é bem menos equipado, o   Peugeot 208 Griffe custa R$73.990 é quase R$4000 mais barato que o HB20 mas deve ESP, Controle de tração, Hill Holder, Alerta de mudança de faixa, alerta e frenagem de emergência para o HB20, o Toyota Yaris XLS 1.5 16V CVT custa R$83.990 é R$7.000 a menos, não tem Alerta de frenagem de emergência, a própria frenagem de emergência e o Alerta de mudanças de faixa do HB20, mas contra-ataca com Air Bag duplo de cortina e o Air Bag de Joelhos para o motorista, mas como eu disse é R$7.000 mais caro que o HB20, o Volkswagen Polo Highline 200 TSI 1.nada 16V TSI custa R$76.990 é R$1000 mais barato que o HB20 mas deve Alerta de mudança de faixa, alerta de frenagem de emergência e frenagem de emergência, vale lembrar que o HB20 é o único da categoria a trazer frenagem de emergência, o Chevrolet Onix LTZ custa R$66.290 é R$12.500 mais barato, mas deve ESP, Controle de tração, Air Bag duplo lateral, Hill Holder, é é um carro marcado para acabar o mandato já que o sedã já vendido e a nova geração do Hatch chega em Novembro, o Fiat Argo Precision 1.8 16V custa R$63.990, mas não tem Central Multimídia, Air Bag duplo lateral, Frenagem de emergência, alerta de frenagem de emergência, Ar Condicionado digital e outros só que são todos opcionais e aí tem que levar em pacotes e aí o preço dele para ficar perto do HB20 Diamond vai a R$75.340 e ainda assim fica devendo Air Bag duplo lateral, Frenagem de emergência entre os outros e os Air Bags laterais para o Argo apenas no HGT estão disponíveis e como opcionais e por último temos o Ford Ka Titanium 1.5 12V que custa R$68.990 é R$11.000 mais barato, mas deve Alerta de mudança de faixa, alerta de frenagem e frenagem de emergência, dá para ver que tirando o Yaris que tem lista equipamentos parelha, ele é mais caro, mas é bem mais equipado, ou seja ele tem custo alto, mas benefício alto também. Já o Painel de instrumentos tem boa visualização e gostei dele. Os outros equipamentos de série colocarei mais á frente.

                                                       
O Painel de instrumentos tem velocímetro digital e conta-giros analógico, tem boa visualização 

Central Multimídia é de 8 polegadas 

  Já o espaço interno na dianteira é bom, o motorista se ajusta muito bem e acha a posição de dirigir fácil, com o ganho de 3cm era esperado maior espaço interno, faço justiça: o espaço interno é maior que o antigo, mas ainda assim o banco na minha posição sobrou bastante espaço, agora com o banco recuado ele aperta, infelizmente uma característica que se manteve, infelizmente 2.53 metros de entre -eixos não tem muito o que fazer.

                                                   
Com o banco na minha posição sobra um espaço razoável e melhor que o antigo.

Com o banco recuado ele aperta 

 O seu porta - malas leva 300 litros, sempre foi destaque entre os Hatches compactos, lógico que nenhum Hatch atende uma família com condições satisfatórias, mas o HB20 é um dos que melhores se saem nessa, quer ver?

NISSAN MARCH: 265 litros
PEUGEOT 208:  285 litros
TOYOTA YARIS: 310 litros 
VOLKSWAGEN POLO: 300 litros
CHEVROLET ONIX: 280 litros
FIAT ARGO: 300 litros
FORD KA:  257 litros 

 Note que só perde para o Yaris, empata com o Argo e Polo e coloca 15 litros de vantagem sobre o terceiro colocado que é o 208, vamos a média do segmento: 387.1 litros, vamos a arrendondar: 287 litros, ou seja: o porta-malas do HB20 é acima da média.

                                                   
O seu porta-malas leva 300 litros 

  Agora vamos ao restante dos equipamentos de série: Grade frontal com contorno cromado chamado de Cascading, Faróis com projeto e Light Ghide Led( DRL diurno), Retrovisores externos na cor da carroceria com repetidores de seta laterais, Acabamento em preto fosco nas molduras das portas e coluna B exceto para veículos de cor preta, Faróis de Neblina dianteiro com projeto, Antena do tipo Barbatana, Painel de instrumentos com tela digital SuperVisionCluster Evolution, Bancos em couro sintético microfibra marrom desert, Volante revestido em couro sintético de microfibra, Painel, Console e paineis de porta na cor marrom desert, IsoFix, Top Teather, Cinto de segurança e apoio de cabeça para todos os cinco ocupantes, Coluna de direção colapsável, Sensor de inclinação, Monitoramento de pressão nos pneus, Vidros elétricos tipo "um toque" (one Touch) para todos, Travas Elétricas nas portas e porta -malas com tele comandos, Chave presencial Smart Key com partida por botão, Computador de bordo com 7 funções( autonomia, consumo médio em KM/L, consumo instantâneo em KM/L,tempo de viagem, hodômetro parcial (2x) e a aviso de revisão, Banco do motorista com regulagem de altura,  Acionamento intermitente do indicador de direção, Sensor de estacionamento traseiro, Alças de segurança para os passageiros dianteiro e traseiros, USB para carregamento rápido do celular, Piloto automático com comando no volante, Câmera de ré, monitoramento da traseira via câmera,Smart Shift(borboletas no volante), Sistema Stop & Go( Start&Stop nos rivais), Limitador de velocidade, dentro da central Multimidia temos Apple Car Play e Google Android, Conexão Bluetooh, streaming de áudio, MP3 Player, Conexão Bluetooh e comandos de aúdio Bluetooh no volante com uma lista dessas não precisa de opcionais, e lógico o único opcional do modelo avaliado é cor no caso pelo visto se trata da Prata Brisk e aí o preço vai a R$78.940.

                                                        
O acabamento é muito bom no HB20 

MECANICAMENTE: O câmbio é o automático de seis marchas, aliás não posso dar uma certeza parece que foi herdado do anterior. O novo motor três cilindros 1.nada 12V TGDI é uma evolução do antigo 1.nada 12V Turbo da família Kappa  com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis  e recebeu injeção direta e outras alterações e agora gera 17.5KGFM a 1500RPM e 120CV a 6000RPM nos dois combustíveis. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, na suspensão todos os rivais seguem o mesmo esquema tático e nos freios tirando o Polo que tem freios á disco sólidos na traseira, todos os rivais seguem o mesmo esquema tático.

                                                             
O motor três cilindros turbo GDI gera 120CV nos dois combustíveis 

Agora vamos a comparações com os antecessores que é o antigo 1.nada 12V Turbo e o 1.6 16V que segue nas versões intermediárias com alterações , embora repito: o antigo HB20 Turbo era atrelado ao câmbio manual ao passo que esse é atrelado ao câmbio automático.

Três cilindros 1.nada 12V Turbo de injeção comum

POTÊNCIA: 98CV a 5500RPM com gasolina e 105CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:13.8KGFM a 1500RPM com gasolina e 15KGFM nas mesmas rotações

1.6 16V

POTÊNCIA: 122CV a 6000RPM com gasolina e com álcool vai a 128CV nas mesmas rotações
TORQUE: 16KGFM a 4500RPM com gasolina e 16.5KGFM a 5000RPM com álcool 


Em comparação ao antigo turbo de injeção comum o ganho de torque foi de 3.8KGFM com gasolina e o ganho de potência foi ótimos 22CV, já com álcool o ganho foi 2KGFM e de 15CV e em comparação ao 1.6 16V o ganho foi de 1.5KGFM com gasolina e 1KGFM com álcool, mas vale lembrar: chegando bem mais cedo, no caso com gasolina é 3000RPM mais cedo e com álcool é 3500RPM mais cedo e isso faz toda a diferença e lógico sim houve uma perda na potência, 3CV quando está com gasolina e 8CV com álcool, mas o ganho de torque compensa e muito bem essa perda de potência.

   Agora chegou a hora de ver  o que os rivais trazem:

NISSAN MARCH 1.6 16V 
CÂMBIO: CVT XTRONIC
MOTOR: 1.6 16V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis

PEUGEOT 208 1.6 16V 
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: VTi 1.6 16V da família EC5/TU com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada sendo variável na admissão.

TOYOTA YARIS 1.5 16V 
CÂMBIO:CVT
MOTOR: VVT-i 1.5 16V da família NR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis

VOLKSWAGEN POLO 200 TSI 1.NADA 12V 
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR:  Três cilindros da família EA 211 1.nada 12V 200 TSI com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável  no cabeçote acionado por correia dentada, turbo e injeção direta

CHEVROLET ONIX 1.4
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Família I 1.4 SPE/4 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada

FIAT ARGO 1.8 
CÂMBIO: Automático de seis marchas 
MOTOR: Tritec/E-Torq 1.8 16V com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis

FORD KA
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1.5 12V da família Dragon com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores  variáveis 

  No câmbio só temos duas escolas: CVT nos de marca japonesa e o automático de seis marchas no restante, no motor aí é um pouco mais variado, três cilindros turbo como o HB20 só o Polo(lembrando que a nova geração do Onix Hatch não foi colocada por não ter porta-malas e dimensões) e ambos contam com injeção direta, temos o único três cilindros aspirado de "pequena cilindrada" que é o Ka, aí começa a "pequena cilindrada" com o  Onix e Yaris, a "média" com 208, March e a "grande cilindrada" com o Argo.

      Agora vamos ao números de potência e torque dos rivais

NISSAN MARCH

POTÊNCIA: 111CV a 5600RPM
TORQUE: 15.1KGFM a 4000RPM

PEUGEOT 208 GRIFFE 1.6 16V 

POTÊNCIA: 115CV a 5750RPM com gasolina e 118CV com álcool 
TORQUE: 16.1KGFM a 4000RPM com gasolina e mantém o torque só que a 4750RPM com álcool

VOLKSWAGEN POLO 200 TSI 1.NADA 12V

POTÊNCIA: 116CV a 5500RPM com gasolina e com álcool vai a 128CV
TORQUE: 20.4KGFM a 1500RPM-3500RPM nos dois combustíveis 

CHEVROLET ONIX 1.4

POTÊNCIA: 98CV a 6000RPM com gasolina e 106CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:13KGFM a 4800RPM com gasolina e 13.9KGFM com álcool nas mesmas rotações

FIAT ARGO 1.8

POTÊNCIA:135CV a 5750RPM com gasolina e 139CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 18.8KGFM a 3750RPM com gasolina e com álcool vai a 19.3KGFM

FORD KA 1.5 12V

POTÊNCIA:128CV a 6500RPM com gasolina e 136CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:15.6KGFM a 4500RPM com gasolina e 16.1KGFM com álcool nas mesmas rotações 

 No Torque com gasolina é o terceiro maior torque só perdeu para o Polo e para o Argo, no caso a desvantagem para o Argo é 1.3KGFM, mas o torque do Fiat só chega lá  pela 3750RPM, na prática a briga é com o Polo e vantagem de 1.4KGFM sobre o quarto colocado que é o 208, mas o torque do 208 só chega a 4000RPM, então a vantagem é mais ampla. Já no Torque com álcool  a posição se mantém, mas a diferença para o Cronos agora é de 1.8KGFM, mas lembre-se: o torque do Fiat só chega nos 3750RPM e na traseira a diferença para o 208 se mantém e o de marca francesa vê o Ford Ka se igualar no torque, mas como eu disse: a vantagem do HB20 de 1.4KGFM é ainda maior já que o Ka tem o torque lá pelos 4500RPM e o Peugeot tem o torque lá pelos 4750RPM. Na potência com gasolina é o terceiro colocado atrás de Argo e Ka, com 8CV de desvantagem do Ka, mas é 4CV mais potente que o Polo com gasolina, já com álcool ele fica no quarto lugar é ultrapassado pelo Polo que consegue 8CV a mais, mas é mais potente que o 208 colocando 2CV de vantagem.

                                                               
O câmbio é o automático de seis marchas 

   ANDANDO COM ELE: Chegou a hora do test-drive, aliás o vendedor que me atendeu muito bem, brincou "Ousado como nunca, novo como sempre" é o slogan da marca para o modelo, chegando nele logo a chave presencial marca digamos a presença, abrindo caminho para entrar no novo HB20,  o banco de couro veste bem o motorista, os comandos são fáceis de achar, mas eis que mexo no câmbio e tem o botão para trocar marcha e vou ao "D" e eu estranho que não vai, mas.... logo descubro: estava com pé no freio e aí largo o freio, mas aí pego o freio de volta e doso, saímos da Geração Hyundai da presidente Kennedy de campinas São José-SC, o movimento estava alto, afinal era véspera de feriado parecia que todo o trânsito da área metropolitana de Florianópolis estava nessa rua, demorou um pouco, mas esperei e aí depois que passou um HB20 de geração anterior eu entro na avenida e aí sobra um espaço e um kickdonw, logo um ronco parecendo ser maior que três cilindros invade a cabine e já de cara mostra o por que o motor três cilindros turbo mesmo com 10CV a menos que o 1.6 16V ficou com opção topo de linha: o motorista vai sentir o torque, você sabe que quando fiz o HB20 notei um certo "Hiato", diferente de tranco, a hora que dava um Kickdown exista o "suspense" mas depois ia, afinal com o torque chegando lá pelas 5000RPM então era pláusível, aqui não: Já responde prontamente e com o torque a 1500RPM todo ele, então logo você sente o motor mandando toda a força disponível e lógico só cheguei aos 50KM/H por que vi que teria carro e tinha um moço que estava entrando na carona do caminhão e aí vou um pouco mais  devagar para para ele poder ir, vou seguindo na presidente Kennedy que é avenida principal, com o trânsito um pouco mais pesado eu vou atrás de um Cross Up, e aí começo a gostar do painel digital, lógico o problema da Hyundai nos teaser foi ter colocado a borboleta em posição para dar a impressão de tela de TFT, o que não tem, mas tirando isso, o painel como eu disse é ótima visualização e lógico semáforo fica vermelho e aí coloco o pé no freio e o Stop&Go(Start&Stop) entra em funcionamento, vi que era bacana, mas eu dou um leve tirada do pé do freio e o carro volta a ligar, aí deixo assim, abre o Semáforo e aí vou seguindo, o CrossUp entra na transversal em direção a Beira Mar e aí vem um espaço aberto para mim e aí lógico chego a parar antes para dar espaço para ele fazer a conversão, conversão feita e linha reta aberta e Kickdown de novo até os 60KM/H o ronco do três cilindros turbo invade a cabine e ele é bem esperto para um Hatch compacto e fico nos 60KM/H , o HB20 de primeira geração sempre teve o rodar voltado para o conforto e realmente a segunda geração manteve isso, afinal cheguei a pegar alguns buracos eram como se fossem apenas "morro leve" ele praticamente não entregou nada, entro na Joaquim Vaz que é extensão da presidente Kennedy e sigo normalmente e tem uma lombada que quase como um sinal que você está chegando na Constâncio Krummel, depois de passar a lombada sem carro na frente dou mais um Kickdown e logo o motor responde prontamente e chegou até dar corte de giro,  por que reduzi marcha e depois aumentou, mas lembre-se: só cheguei a 60KM/H era limite da via, quando vi 63KM/H no velocímetro digital aliviei o pé, para ficar nos 60KM/H e aí entro na entrada do Bistek que é José da Costa Vaz que é rua de mão inglesa que dá acesso a Beira Mar de São José e aí espero o semáforo estava vermelho e depois fica verde e com a SW4 á frente, resolvi nem fazer o Kickdown segui reto até 60KM/H e o detalhe nessa velocidade ele gira a 1500RPM, acredito que se tivesse a 100KM/H giraria a 2000RPM o que é ótimo, vou seguindo o trânsito, afinal não poderia me arriscar passo a Cassol e aí vem outro semáforo e aí vermelho espero e aí verde e lógico agora com reta "livre" dá para fazer um Kickdown e faço até chegar aos 60KM /H e lógico o belo ronco para um carro que não tem escapamento para roncar esportivamente faz o seu papel e fico nos 60KM/H e vou seguindo até chegar outro semáforo de novo vermelho, você estar estranhando o trânsito mais alto que o normal, mas um proprietário de HB20 vai pegar isso normalmente, voltando ao trajeto e o semáforo fica verde e aí acabo fazendo um kickdown por necessidade para entrar á frente do Gol e marcar minha posição e entro na servidão Osmar Benjamim Rosa e aí ao volante o HB20 de segunda geração acaba convencendo, aliás o volante tem boa pegada e o motorista no dia-a-dia mais sentir o torque, na prática ele é melhor que o 1.6 16V que segue nas versão intermediárias que depois vou mostrar, e aí depois entro na Presidente Kennedy rumo a Geração Hyundai, havia um plano de bater a foto onde o HB20 antigo e o Creta facelift estiveram, mas eis que havia um Renault Sandero no caminho e aí tive que ir um pouco mais para frente é onde eu tirei as fotos do HB20 que você viu na matéria. 

                                                                
Botão de ignição Start/Stop 

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$77.990, não é o mais barato, mas também não é o mais caro, tem rivais mais baratos sim, mas devem motor para o Hyundai, tem rivais que devem motor e equipamentos e de quebra já tem nova geração para ser lançada em Novembro, tem rivais que tem preços parelhos mas são pouca coisa mais barata e tem um rival que tem o mesmo nível de equipamentos, mas é mais caro inclusive recomendo você ir matéria acima para ver quem são eles. O seu consumo urbano com álcool é de 8.6KM/L, já o consumo urbano com gasolina é de 12.2KM/L e o rodoviário com álcool é de 10.3KM/L e com gasolina é de 13.9KM/L, agora vamos a comparação com o 1.6 16V "antigo" (vou colocar entre aspas por que segue na linha e é moderno ainda num aspecto geral) por que tem câmbio automático, já o 1.nada 12V Turbo de injeção comum só tinha câmbio manual então fica difícil a comparação.

 1.6 16V Premium AT6

Consumo urbano com álcool: 7.1KM/L
Consumo urbano com gasolina: 9.9KM/L 
Consumo  rodoviário com álcool:9.4KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.5KM/L

Note que na cidade com álcool foi 1.5KM/L mais econômico, mérito da injeção direta, do turbo, da cilindrada menor e também do Start&Stop(Stop&go na Hyundai), com gasolina ele foi de 2.2KM/L mais econômico que o antecessor, já na rodovia com álcool foi 0.9KM/L mais econômico e com gasolina na rodovia foi 1.4KM/L mais econômico.

 Agora vamos contra os rivais

NISSAN MARCH SL 1.6 16V CVT

Consumo urbano com álcool: 7.8KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.7KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.8KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.5KM/L

PEUGEOT 208 GRIFFE 1.6 16V AUT

Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.2KM/L

TOYOTA YARIS XLS 1.5 16V  CVT

Consumo urbano com álcool: 8.8KM/L
Consumo urbano com gasolina: 12.6KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.8KM/L 

VOLKSWAGEN POLO HIGHLINE 200 TSI 1.NADA 12V AUT

Consumo urbano com álcool: 7.9KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.5KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.9KM/L 

CHEVROLET ONIX LTZ 1.4 AUT 

Consumo urbano com álcool: 7.9KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.6KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.7KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:14KM/L 

FIAT ARGO PRECISION 1.8 16V  AUT 

Consumo urbano com álcool: 7.1KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.5KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.2KM/L 

FORD KA TITANIUM 1.5 12V AUT  

Consumo urbano com álcool: 7.6KM/L
Consumo urbano com gasolina:11KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14KM/L 

No consumo urbano com álcool foi o segundo mais econômico só perdeu para o Yaris por 0.2KM/L, mas deixou 0.7KM/L de vantagem sobre os segundos colocados que são o Polo e o Onix 1.4 esse último em fim de carreira, já que a nova geração do Hatch chega no final de novembro, no consumo urbano com gasolina de novo foi o segundo mais econômico só perdendo para o Yaris por 0.4KM/L, mas vencendo o terceiro colocado por 0.5KM/L que foi o March, no consumo rodoviário com álcool foi o mais econômico e colocou 0.2KM/L de vantagem sobre o segundo colocado que é o Ka , já no consumo rodoviário com gasolina ele foi o terceiro mais econômico junto com o Polo, perdendo para o March e para Onix 1.4 e Ka  por 0.1KM/L, mas o Onix 1.4 repito: não tem o mesmo desempenho e vencendo o Yaris por 0.1KM/L. Os HB20 sempre está entre os melhores consumos quando não é o melhor da sua turma como vimos no consumo rodoviário com álcool. 

  Se tivesse R$78.000 você compraria? A resposta é sim: o que pesa á favor dele, é bom acabamento, excelente porta-malas(para um Hatch é claro), motor três cilindros turbo de injeção direta com excelente desempenho e excelentes números de consumo, para um carro com proposta de ser compacto, mas confortável ao mesmo tempo a suspensão está coerente com a proposta. Estilo é questão subjetiva essa eu deixo para o leitor, mas o que pesa contra ele é o espaço interno, melhorou em relação ao antigo, mas ainda devendo nessa. Aliás o próprio carro em si é melhor que o antigo e acaba convencendo ao volante. Aliás  tenho que agradecer aqui o excelente atendimento prestado pela geração Hyundai do Bairro Campinas, São José-SC e pelo excelente atendimento do vendedor. 

     Caso você queira modelos mais baratos do HB20 ele tem outras versões, inclusive os outros motores também ganharam novidades, vale lembrar. 

             A Diamond 1.nada 12V TGDI que custa R$73.590 que perde Alerta de frenagem de emergência e a própria Frenagem de emergência e os bancos de couro, mas mantém o motor três cilindros 1.nada 12V TGDI e o câmbio automático da Diamond Plus

                   A Evolution 1.nada 12V TGDI que custa R$67.190 e perde em relação ao Diamond o Air Bag duplo lateral, mas mantém o motor três cilindros 1.nada 12V TGDI 

                   A Lauch Edition 1.6 16V Automática que custa R$69.990 traz equipamentos da Diamond normal(não a Plus) e o motor 1.6 16V da família Gamma recebeu alterações com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis agora está alinhado ao Creta 1.6 e com isso gera 16KGFM a 4500RPM e 123CV a 6000RPM e com álcool vai a 16.5KGFM e 130CV nas mesmas rotações, mas mantém o câmbio automático.

                  A Vision 1.6 16V Automática que custa R$62.790 e perde o Ar Condicionado digital e a Roda de Liga-leve aro 15 é trocado por roda de aço com calota de resto  a lista é parecida com a Evolution e o motor 1.6 16V é o mesmo da Lauch Edition, assim com o motor e câmbio.

                 A  Vision 1.6 16V Manual custa R$57.990 a lista é igual a Vision 1.6 16V Automática e o câmbio é o manual de seis marchas.

                A Evolution 1.nada 12V que custa R$53.790 e a lista de equipamentos é igual ao Evolution Turbo, mas aqui o motor é o três cilindros 1.nada 12V da família Kappa que recebeu bicos injetores com sistema de pré-aquecimento para a partida á frio que dispensa o reservatório de partida á frio, algo que o 1.6 16V tinha ganhado no facelift de 2015 e o atual TGDI não precisa por causa da injeção direta que em si dispensa o reservatório de partida á frio e com isso ele gera 9.4KGFM a 4500RPM e 75CV a 6000RPM com álcool vai a 10.2KGFM e 82CV nas mesmas rotações e aí o câmbio é manual de cinco marchas 

                 A Vision 1.nada 12V com Blue Media que custa R$50.490 e tem os mesmos itens de série da Vision 1.6 16V 

                  A Vision 1.nada 12V sem Blue Media que custa R$48.990 e tem os mesmos itens de série da Vision 1.6 16V com exceção do Blue Media, em lugar em Rádio MP3/ Player.

                  E por último a Sense 1.nada 12V que custa R$46.490  traz Rodas aro 14, mantém o painel antigo, aliás da Vision para baixo mantém o painel de instrumentos antigo, perde a Coluna de direção regulável, os vidros traseiros elétricos, a grade com contorno cromado(aliás perde já da Vision para baixo) e os Espelhos elétricos.


O leque de versões é grande algo que existe desde a primeira geração, o modelo está disponível nas cores  Branco Atlas, Preto Onix, Prata Brisk(a cor do modelo avaliado) com essa cor ele passa a custar R$78.940, Prata Sand com essa ele também passa a custar R$78.940, Cinza Silk com essa também ele passa a custa R$78.940 e por último a Vermelho Magic que também vai a R$78.940, segundo que me passaram, na geração é um pouco mais alto o preço.

                                                 FICHA TÉCNICA

MOTOR: Dianteiro , transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo, intercooler e injeção direta
CILINDRADA: 998cm3
DIÂMETRO X CURSO: 71 X 84mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,5:1
POTÊNCIA: 120CV a 6000RPM nos dois combustíveis
TORQUE: 17.5KGFM a 1500RPM nos dois combustíveis 
CÂMBIO: Automático de seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Hatchback, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 3.94 metros,  Largura 1.72 metros, Altura  1.47 metros, Entre -eixos: 2.53 metros
PESO: 1091KG
PESO/POTÊNCIA: 9.1KG/CV
PESO/TORQUE: 62.3KG/KGFM
VOLUMES: Porta - malas 300 litros e tanque de combustível  50 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS, ESP, Controle de tração, HAC(Hill Holder)
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira 
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 15, 185/60/R15
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Alarme, Ar Condicionado digital, Central Multimídia Blue Media de 8 polegadas, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, ESP, Controle de tração, HAC(Hill Holder), Alerta de frenagem de emergência, Alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência, Vidros/Travas e Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Cores no caso Prata, Cinza ou Vermelha, já o Branco ou Preto são de série.
GARANTIA: 5 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$77.990

AGRADECIMENTOS AO VENDEDOR PELO EXCELENTE ATENDIMENTO, A GERAÇÃO HYUNDAI PELO EXCELENTE ATENDIMENTO, PELO CARRO CEDIDO AO TEST-DRIVE E PELA CONFIANÇA NO SEU PRODUTO! 








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