FIAT CONFIRMA OFICIALMENTE: PALIO WEEKEND ESTÁ MORTA E ENTERRADA

FIAT CONFIRMA O FIM DA PRODUÇÃO DA PERUA E O ENTERRO DAS PERUAS NACIONAIS 

A Fiat confirmou que nessa segunda feira dia 27/01 encerrou a produção da Palio Weekend após quase 23 anos de produção, ele é herdeira da primeira geração do Palio(o próprio Palio viu a segunda e foi substituída pelo Argo) já a Weekend seguiu na primeira geração e sempre com facelift. 

   E além de decretar o enterro da própria Weekend, foi decretado o enterro das peruas nacionais, já que o consumidor hoje prefere utilitários esportivos(vide dentro da FCA Renegade e Compass vendendo muito bem). Aliás o primeiro carro nacional foi uma perua:  A DKW Vemaguet e dentro da Fiat tivemos Panorama(1980-1986), Elba(1986-1996), a importada Tempra SW(1995-1997), a própria Palio Weekeend e a Marea Weekend(1998-2007), sendo essa última no primeiro ano importado da Itália e seis meses depois era nacional.

  E a Fiat já anunciou dois SUVs da marca. 

A CHEGADA AO MERCADO se dá em Fevereiro de 1997, nas versões Básica, Stile e Sport, o câmbio era manual de cinco marchas,  e duas opções de motores a primeira era o Fiasa 1500 mpi de injeção eletrônica multiponto com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gerava 12.1KGFM a 2750RPM e 76CV a 5000RPM, essa exclusiva da básica e a segunda disponível para as demais versões era o Torque 1.6 16V importado da Itália que era basicamente um "Sevel com cabeçote 16 válvulas e duplo comando de válvulas" com bloco de ferro, cabeçote de alumínio,  duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gerava 15.1KGFM a 4500RPM e 106CV a 5500RPM.

                                       
A Palio Weekend chegava ao mercado com motor 1.5 de 76CV e o 1.6 16V de 106CV 

 Em outubro de 1997 na linha 1998 nada muda, em outubro de 1998 na linha 1999 a versão básica era renomeada ELX e o Fiasa 1500 á gasolina dá lugar ao Sevel 1600 mpi á gasolina com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gerava 13KGFM a 3500RPM e 92CV a 5750RPM era o motor do antigo Uno 1.6 R mpi que voltava e estreava o Fiasa 1500 mpi á álcool que gerava 13KGFM a 3000RPM e 77CV a 5000RPM,  em fevereiro de 1999 chegava a versão 1.nada mpi 6 marchas que estreava o câmbio manual de seis marchas atrelado ao motor Fiasa 1000 mpi de mesma concepção do 1500 que gerava 8KGFM a 3000RPM e 61CV a 5000RPM e em outubro de 1999 na linha 2000 chegava a versão que seria de maior sucesso: A Adventure que vinha com motor 1.6 mpi que já citamos antes era o mesmo da ELX, tinha suspensão elevada e pneus de uso misto, em março de 2000 estreava um novo motor era o Fire 1.3 16V com bloco de ferro(sub-bloco de alumínio), duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gerava 12KGFM a 4000RPM e 80CV a 5500RPM. Uma curiosidade: a perua sempre teve suspensão independente nas quatro rodas sendo McPherson na dianteira e braços arrastados na traseira.

                                              
A primeira Adventure chegava ao mercado com motor 1.6 de 92CV que era o mesmo da ELX na época. 

O PRIMEIRO FACELIFT: Que é na verdade conhecido como "Segunda geração" desenhada por Giorgetto Giugaro, muda grade dianteira, faróis, para-choques, novas lanternas, capô e tampa do porta-malas e agora vinha em duas versões de acabamento: ELX e Stile, saí de cena a versão Sport e três opções de motores, a estreante o Fire 1.nada 16V de mesma concepção do 1.3 que gerava 9.6KGFM a 4000RPM e 70CV a 5750RPM, o Fire 1.3 16V que se manteve inalterado e para a Stile o 1.6 16V que se mantém inalterado, mas agora o câmbio era manual de cinco marchas para todos.

                                              
A Palio Weekend chega renovada ao mercado com motores 1.nada 16V de 70CV, 1.3 16V de 80CV e o 1.6 16V de 106CV.

Em fevereiro de 2001 a Adventure retorna ao mercado, com visual renovado e o motor agora era o 1.6 16V de 106CV.

                                             
A Palio Weekend Adventure chega ao mercado com motor 1.6 16V de 106CV 

Em outubro de 2001 na linha 2002 sem grandes mudanças, só as versões 1.3 e 1.6 16V agora eram acrescentados do "1.3" e do "1.6" antes era apenas 16V. Em outubro de 2002 na linha 2003 o Fiasa 1500 á álcool voltava, em Março de 2003 ela perde a opção dos motores 16V e estreava o Fire 1.3 com cabeçote de 8 válvulas e comando de válvulas simples no cabeçote e com isso gerava 11.4KGFM a 2250RPM e 67CV a 5500RPM e a segunda opção era o Família I 1.8 de origem Chevrolet com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gerava 17KGFM a 2800RPM e 103CV a 5500RPM, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda.

A CHEGADA DO SEGUNDO FACELIFT: A chegada do segundo facelift também chamado de "terceira geração" se dá em março de 2004 já como linha 2005 e agora ela tem três versões de acabamento: ELX, HLX e Adventure, duas opções de motores agora ambas Flex, para o ELX tinha o Fire 1.3 que gerava 11.4KGFM a 2250RPM e 70CV a 5500RPM com gasolina e com álcool vai a 11.6KGFM e 71CV nas mesmas rotações e o Família I 1.8 disponível na HLX e Adventure agora também era Flex e gerava 17.3KGFM a 3000RPM e 106CV a 5500RPM e com álcool vai a 18.2KGFM e 110CV nas mesmas rotações , pela primeira vez a versão Adventure era lançada junto com as demais versões.


                                                    
A Palio Weekend chegava ao mercado com motor 1.3 Flex de 70CV com gasolina e 71CV com álcool e o 1.8 de 106CV com gasolina e 110CV com álcool 

A Palio Weekend com o mesmo motor 1.8 

 Em Julho de 2005 na linha 2006 a versão ELX troca de motor: sai o Fire 1.3 e entra o Fire 1.4 que traz de volta o sub-bloco de alumínio e com isso passou a gerar 12.2KGFM a 2250RPM e 80CV a 5500RPM e com álcool vai a 12.4KGFM e 81CV nas mesmas rotações. Em maio de 2006 na linha 2007 é vez do 1.8 receber as atualizações com comando de válvulas roletado e com isso agora ele gerava 17.8KGFM a 2800RPM e 112CV a 5500RPM e com álcool vai a 18.6KGFM e 114CV. 

A CHEGADA DO ÚLTIMO GRANDE FACELIFT se dá em Maio de 2008 como linha 2009, ela perde a versão HLX, mas ganha a versão Trekking que traz suspensão elevada da antiga Adventure, a ELX é mantida e a Adventure ganha altura do solo ainda maior e bloqueio do diferencial Locker para o fora de estrada(poderia ter aproveitado e colocado tração integral), já nos motores 1.8 exclusivo da Adventure sem mudanças e o Fire 1.4 recebia alterações agora ele gerava 12.5KGFM a 3250RPM e 85CV a 5750RPM e com álcool vai a 12.7KGFM e 86CV.

                                             
A Palio Weekend ganha novo visual e motor 1.4 de 85CV com gasolina e 86CV com álcool 

A Trekking tinha o mesmo motor 1.4 da ELX, mais tarde recebe o 1.8 da Adventure 

A Adventure era a única com motor 1.8 de 112CV com gasolina e 114CV com álcool 

Em outubro de 2009 na linha 2010 a versão Adventure ganhava a opção do câmbio manual-automatizado dualogic e a Trekking a opção do motor 1.8, em Setembro de 2010 como linha 2011 a Palio Weekend Adventure troca o motor Família I 1.8 pelo novo Tritec E-Torq 1.8 16V com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica e com isso gerava 18.4KGFM a 4500RPM e 130CV a 5250RPM e com álcool vai a 18.9KGFM e 132CV, a versão ELX mantinha o 1.4, assim com a Trekking 1.4, mas a Trekking 1.8 daria adeus até Dezembro de 2010 ser substituída pela Trekking 1.6 16V, o motor era o  Tritec/E-Torq 1.6 16V de mesma concepção do 1.8 que gerava 16.2KGFM a 4500RPM e 115CV a 5500RPM e com álcool vai a 16.8KGFM e 117CV nas mesmas rotações, em outubro de 2011 na linha 2012 na muda.

O PEQUENO E ÚLTIMO FACELIFT se dá em maio de 2012,  nova grade dianteira apenas, a versão ELX virava Attractive, a Trekking e Adventure eram mantidas, nos motores sem alterações e nas opções de câmbio também, sendo o Dualogic opção para a Adventure.

                                                        
Nova grade dianteira e motor 1.4 de 85CV com gasolina e 86CV com álcool 

Nova grade dianteira e motor 1.8 16V de 130CV com gasolina e 132CV com álcool

  Era a linha 2013, em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda, em abril de 2014 a Fiat passa a chamar oficialmente de Weekend(mas eu continuo chamando de Palio Weekend), em outubro de 2014 na linha 2015 nada muda, em outubro de 2015 na linha 2016 assim como todos modelos familiares da Fiat ela sofre o "Efeito Renegade" e tem suas vendas em queda ano após ano. Em outubro de 2016 ela perde a versão Trekking e com ela o motor 1.6 16V (que segue destinado a exportação) na linha 2017 e seguiu sem alterações até o seu adeus.

O ADEUS :  A lei do Air Bag Duplo e ABS foi amplamente difundida tanto que em 2014 modelos como Uno Mille e Kombi derão adeus, mas eu pergunto e agora? a lei que obriga cinco de três pontos para todos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, pegou no "contra-pé" todos os fabricantes e lógico pelo visto não foi viável adoção desses equipamentos na perua e aí veio o adeus depois de 23 anos não é só fim das peruas da Fiat, ou de um modelo e sim o fim de todas as peruas nacionais, a última perua de fabricação nacional está morta e enterrada oficialmente(ainda falta o velório no site), mas a FCA confirmou oficialmente.

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