AVALIAÇÃO JEEP COMPASS S TURBO DIESEL 4X4 AUTOMÁTICO: O SUCESSO NÃO VEIO Á TOA

COMPASS MOSTRA O POR QUE É LÍDER DO SEGMENTO 

Eu confesso que estive pensando no Compass desde o lançamento, mas na época, infelizmente por imprevistos de tempo não deu para fazer o test-drive , mas eis que no final de 2019 peço para fazer um test-drive num Mercedes-Benz(sim a DVA é um grupo que tem  concessionárias Chrysler, no caso Jeep, Dodge, Chrysler e Ram e além disso tem os automóveis e caminhões da Mercedes-Benz), mas ai a vendedora que me atendeu me disse que teria que falar com Marketing(aliás a vendedora me atendeu muito bem), e aí falei com a moça do marketing.
   
    E aí falo com a moça do Marketing(aliás que me atendeu bem, também) ela falou que teria que ter autorização em  São Bernardo do Campo-SP(sim , o QG da Mercedes-Benz do Brasil e de outros fabricantes no país) e aí perguntei se nos modelos Jeep era a mesma coisa, ela me disse a mesma coisa, só que na Jeep a autorização viria de Betim-MG e aí cheguei em casa passei as matérias do blog para ela e lógico o vídeo do Mercedes-Benz C9 Sauber no GT Sport que foi campeão de Le Mans em 1989.  

     Passou pouco mais de dois meses eu até pensei que não ia mais acontecer e aí veio e-mail e ela me disse no e-mail que poderia desde que:

 1 Não fizesse vídeo
 2 A Placa não fosse mostrada.

Ok, afinal faz tempo que não fizemos vídeos de carros de verdade por contra-tempo, confesso que o segundo me pegou de surpresa um pouco, afinal ninguém pediu isso antes e aí pensei(vocês vão entender a camisa azul cobrindo a placa no decorrer da matéria, mas essa confesso que poderia ter sido melhor), e no meio do caminho a Jeep faz a promoção destinos, pronto: A Oportunidade perfeita para conhecer o líder de mercado.

   Com o "Sinal verde" cheguei na DVA Jeep,  falei que tinha um blog e que queria fazer o test-drive do Compass e pedi o Trailhawk e aí o vendedor que me atendeu superbem e me explicou detalhes do carro disse "Não temos a versão específica", mas eu perguntei "O Compass diesel vocês não tem?" aí ele respondeu que sim e aí fez o cadastro para a promoção e aí me explicou todos os detalhes e lógico perguntou os destinos e aí que disse "Fernando de Noronha" e aí colocamos e aí lógico mostrei a carteira de motorista e todos os trâmites burocráticos e fui ao test-drive.

POR FORA:  Mesmo quase quatro anos depois do lançamento o Compass tem um visual bonito e parece que foi lançado ontem, (vou abrir um parenteses, como eu fiquei com medo de aparecer a placa e não conseguir editar no Paint, resolvi usar essa camisa azul antiga para cobrir a placa, ficou feio, sim, mas infelizmente paguei o preço na inexperiência, mas a próxima vez, eu garanto que não vai acontecer, por que eu já testei no Paint em outros carros e vi que funcionada, mas não será mexida nas matérias de outros modelos já feitas por aqui). Não existe algo que você possa dizer "O Compass é feio nisso ou aquilo", Não. Ele é bonito em todos os ângulos, lógico estilo é questão subjetiva, mas não vi até hoje na rua criticar o visual do Compass, ele é feito na plataforma Small-Wide LWB que é uma variação da SUWB que por sua vez é uma evolução da SCCS II que no Brasil além do Compass serve a Fiat Toro ao irmão menor Renegade.  Ele mede 4.42 metros de comprimento, 1.82 metros de largura, 1.64 metros de altura e 2.64 metros de entre - eixos. 

                                           
O Compass tem um visual bonito, nem parece que foi lançado a quatro anos, parece que foi lançado ontem 

O Visual da traseira também é bonito(camisa azul usei para cobrir a placa).

O modelo é feito na fábrica de Goiana-Pernambuco junto com o irmão Renegade e a picape Fiat Toro, agora vamos as medidas em comparação aos rivais.

PEUGEOT 3008 GRIFFE PACK

Comprimento: 4.45 metros                Largura: 1.84 metros             Altura: 1.62 metros    Entre -eixos: 2.67 metros  

TOYOTA RAV4 SX HYBRID 2.5 16V AWD 

Comprimento:  4.60 metros              Largura: 1.85 metros          Altura: 1.68 metros      Entre -eixos: 2.69 metros 

VOLKSWAGEN TIGUAN  ALLSPACE R-LINE 350 TSI 2.NADA 16V  4MOTION 

Comprimento: 4.70 metros              Largura: 1.86 metros          Altura: 1.68 metros        Entre -eixos: 2.79 metros 

CHEVROLET EQUINOX PREMIER 2.NADA 16V TURBO AWD

Comprimento:  4.65 metros             Largura: 1.84 metros      Altura: 1.69 metros   Entre-eixos: 2.72 metros 

HONDA CR-V TOURING 1.5 16V TURBO AWD  

Comprimento: 4.59 metros            Largura: 1.85 metros         Altura: 1.67 metros   Entre -eixos: 2.66 metros 

HYUNDAI TUCSON LIMITED 1.6 16V T-GDI 

Comprimento: 4.47 metros             Largura: 1.85 metros            Altura: 1.66 metros   Entre-eixos: 2.67 metros 


No comprimento ele é o menor da turma o mais próximo é o 3008 que é 3cm maior , na largura é o mais estreito os mais próximos são 3008 e Equinox que são 2cm mais estreito, na altura é o segundo mais baixo vencendo em 2cm o 3008 e ficando 3cm atrás do CR-V e no entre -eixos é o menor segundo que o mais próximo é o Honda CR-V com 2cm a mais, mesmo assim ainda é um SUV médio, vale a observação que o Tiguan leve sete pessoas(a versão topo de linha não tem opção de cinco lugares) e no caso do Peugeot o 3008 veio no lugar do 5008 por justamente levar cinco pessoas como o Compass.

                                                       
O logotipo "4x4 Diesel" denúncia: é um Turbo Diesel e com tração integral 

Logotipo "S" denúncia a versão avaliada.

Faróis de Xenon 


Lanternas de Led 

Roda de liga-leve aro 19. 

Luz de led diúrno (DRL) e seta direção e abaixo o farol de Neblina.

POR DENTRO: Painel bonito e bem acabado e os instrumentos com excelente visualização, o modelo é bem equipado de série  com ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo frontal/lateral/cortina e Joelhos, Alarme, Ar Condicionado digital dual-zone, Controle de Cruzeiro adaptativo(ACC), Controle anti-capotamento, Monitoramento de ponto cego(Alerta de ponto Cego),Coluna de direção regulável, Central Multimídia de 8,4 polegadas, Direção Elétrica, ESP, Controle de tração, Hill Assist(Hill Holder), Aviso de colisão com frontal com frenagem de emergência, Aviso de mudança de faixa(Alerta de ponto cego), Hill Descent Control(Controle de descida), Vidros/Travas e Espelhos elétricos, o Peugeot 3008 Griffe  Pack 1.6 16V THP custa R$181.789 é R$20.000 mais barato, mas deve tração integral e Controle de descida, Air bag de joelhos, ACC e Controle anti-capotamento ok é bastante dinheiro, mas o Compass é certo que tem melhor revenda que o 3008, o Toyota Rav4 SX Hybrid custa R$195.990 é o mesmo do preço do Compass e a lista de equipamentos similar, mas tem outros débitos que você vai ver no decorrer da matéria,o Volkswagen Tiguan R-Line 350 TSI 2.nada 16V 4 Motion traz uma lista parecida e custa R$187.990, mas deve Air Bag de Joelhos e mais um item que você verá,o Chevrolet Equinox Premier 2.nada 16V Turbo AWD tem uma lista parecida de equipamentos com essa versão do Compass, mas deve Air Bag de joelhos, ACC e Controle anti capotamento e custa R$162.990, é R$35.000 a menos, mas enfim tem uma coisa: já coloque o o preço de linha 2020 que ainda não está no site da Chevrolet ainda, o que está o 2019. O Honda CR-V Touring 1.5 16V custa R$194.990 que é e outro que deve Air Bag de Joelhos, ACC e Controle anti-capotamento e por último o Hyundai Tucson Limited 1.6 16V T-GDI que custa R$159.990 é quase  R$40.000 mais barato, mas deve  Alerta de Frenagem de emergência com frenagem automática. ACC e Controle anti-capotamento  e assim como o 3008 e o CR-V apenas tração dianteira. Aqui temos os rivais mais baratos e menos equipamentos e o único rival com lista de equipamentos parelha e que custa o mesmo preço, mas já vem mais detalhes sobre os equipamentos.

                                                  
Painel de instrumentos bem legível  com tela  TFT de 7 polegadas 

Central Multimídia de 8.4 polegadas 

  O Espaço interno é excelente, na dianteira você acha a posição fácil e tudo isso graças ao banco elétrico ajuste milimétrico e isso é bacana, na traseira com o banco na minha posição, sobra um espaço gigantesco, com o banco recuado totalmente sobra um fresta, realmente o espaço interno é dos pontos do Compass que mostrou que o sucesso não veio á toa. 

                                             
Com o banco dianteiro na minha posição sobra um espaço gigatesco 

Com o banco recuado sobra uma fresta, espaço em qualquer situação.

 E os outros itens de série são:  Abertura elétrica do porta-malas, Acendimento automático dos faróis, Alavanca de câmbio revestida em couro, Alerta do limite de velocidade e manutenção programada, Aletas para troca de marcha no volante(Borboletas), Apoia braço central com porta-objetos, Banco do motorista com regulagem de altura, Banco do motorista elétrico, Banco do passageiro rebatível, Banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível, Bancos revestidos parcialmente em couro, Chave presencial com tele comando para abertura de tele  comando portas e vidros, Cinto de três pontos para todos, Cinto dianteiro com ajuste de altura, Comando de áudio e Bluetooh no volante, Computador de bordo com medição de distância, consumo médio, consumo instantâneo,  autonomia e tempo de percurso, comutação automática dos faróis, Encosto de cabeça para todos os ocupantes, Câmera de ré, Espelho interno eletrocrômico, Espelho elétrico externo com rebatimento elétrico, Estepe de uso emergencial, Faróis e Lanternas de Neblina, Faróis e Lanternas com assinatura em Led, Faróis de Xenon, Freio de estacionamento eletrônico(no caso o "Freio de mão"), Friso cromado por toda a extensão das janelas, IsoFix, ganchos para fixação de carga no porta-malas, Iluminação do porta-malas, moldura de volante, câmbio e saídas de ar na cor Grafite, Check Control, Limpador lavador e Desembaçador do Vidros Traseiro, Luzes diurnas de Led(DRL), Maçanetas e retrovisores na cor do veículo, Tela de TFT de 7 no painel de instrumentos, Panic Break Assist, Para sol com espelho de cortesia, Parafuso anti-furto nas rodas, Pavimento do porta-malas com revestimento duplo, Piloto Automático, Porta Objetos sob o banco do passageiros, Rack de Teto com acabamento cromado, Remote Start(Partida Remota), Seta repetidora nos retrovisores, Revestimento interno em tecido todo preto, Roda de Liga-leve  aro 19, Porta USB no rádio Integrado ao painel com central Multimídia, Seletor para 4 tipos de terreno, Sensor de Chuva, Sensor de Estacionamento, Sistema de estacionamento semi-autônomo (Park Assist), Sistema de monitoramento de pressão dos pneus, Sistema som Beats de 506W(com oito alto-falantes e sobwoofer), Tapetes em Carpete, Teto Pintado em preto, Teto Solar Panorâmico com Command Wiew, Tomada 12V, Tomada 12V no Porta-malas, Trava da tampa de combustível e indicador de marcha aberta, Tração 4x4 com reduzida da Jeep(chamada de Jeep Low), Volante com acabamento em couro e válvulas de Refluxo com uma lista enorme dessas opcionais não precisa, o custo é alto, mas o benefício é na mesma proporção,  no caso do Teto Solar Panorâmico todos os rivais tem, mas o Tiguan R-Line é o único a ter esse equipamento apenas como opcional e aí o preço vai R$192.980 ficando ainda assim R$3000 mais barato, mas ainda devendo o Air Bag de joelhos, já 3008, Tucson e CR-V são mais baratos, mas não tem Park Assist. Como eu disse antes: o custo do Compass S é alto, mas o benefício é na mesma proporção e olha que ainda não chegamos a onde é a "cereja do bolo". Aliás tem um só que a cor Branco Polar, mas essa é gratuita.

                                        
Botão de Ignição. 

"Freio de mão" eletrônico com acionamento automático.

  Agora vamos ao Porta - Malas, o seu porta -malas é de 410 litros.

                                                      
O seu porta-malas leva 410 litros 

                             

3008: 520 litros
Rav4: 580 litros
Tiguan R-LINE: 686 litros 
Equinox: 468 litros
CR-V: 522 litros 
Tucson:513 litros

Ok, o Compass tem o menor porta-malas, afinal o mais próximo é 58 litros maior, a média do segmento é de 528.4 litros, arredondando 528 litros, sim, ok é bem abaixo da média, mas o nível desse segmento é tão bom que mesmo assim o porta-malas num aspecto geral é bom e dá e sobra para uma família tranquilamente, só os rivais tem litragem maior, mas o débito maior vem na sequência como você verá. E façamos justiça: dá para ampliar rebatendo os bancos.

MECANICAMENTE: O câmbio é automático de nove marchas e atrelado a tração integral. O motor é o Multijet 2.nada 16V (2 litros, 2.0 ou 2000 como queira entender)  Turbo Diesel da família Pratola Serra da Fiat com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção common-rail e com isso gera 35.7KGFM a 1750RPM e 170CV a 3750RPM é  o mesmo usado no irmão Renegade, na picape Fiat Toro e com calibração diferente no Boxer e Jumper atuais. A sua sua suspensão é Independente tipo McPherson nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, no caso da suspensão apenas o Peugeot 3008 tem suspensão semi-independente por eixo de torção na traseira, ao passo que assim com o Compass o restante tem suspensão traseira Independente, mas lógico com exceção do Rav4 que é braços duplos triangulares os rivais recorrem ao Multlink e nos freios os rivais seguem a mesma lógica: discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira.

                                             
O motor Multijet 2.nada 16V (2 litros,  2.0 ou 2000 com queira entender) gera 170CV 

 Agora vamos colocar os números contra os rivais.

PEUGEOT 3008 THP
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.6 16V THP da família Prince com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta movido á gasolina.

TOYOTA RAV4 SX HYBRID 2.5 16V 

CÂMBIO: CVT(com simulação de seis marchas)
MOTOR: 2.5 16V da família A25A da Toyota com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis movido á gasolina , dois motores elétricos na dianteira e um na traseira fazendo o papel de tracionar as rodas traseiras.

VOLKSWAGEN TIGUAN R-LINE  350 TSI 2.NADA 16V AWD

CÂMBIO: Manual-automatizado de dupla embreagem de sete marchas.
MOTOR:  EA 888 350 TSI 2.nada 16V com bloco  de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta movido á gasolina 

CHEVROLET EQUINOX PREMIER 2.NADA 16V TURBO AWD 

CÂMBIO: Automático de nove marchas
MOTOR: 2.nada 16V Turbo da família L0850 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta movido á gasolina.

HONDA CR-V TOURING 1.5 16V TURBO

CÂMBIO: CVT (que simula sete marchas) 
MOTOR: 1.5 16V Earth Dreams Turbo da família L da Honda com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta movido á gasolina 

HYUNDAI  TUCSON LIMITED 1.6 16V T-GDI

CÂMBIO: Manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas
MOTOR: 1.6 16V T-GDI da família Gamma com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

Aqui temos várias escolas, no caso câmbio só o Compass e o Equinox tem o automático de nove marchas, e aí você vê a divida do 3008 se ampliar: câmbio(o mesmo vale para o restante), lógico que a dupla embreagem de sete marchas usada no Tiguan equilibra um pouco, mas quem não tem isso, acaba se complicando, nos motores o Compass é o único diesel dessa categoria, afinal motor á diesel tirando o Compass só em Grand Cherokee e se o preço digamos, mais acessível é TrailBlazer e SW4 que são bem mais caros que o Compass, o restante dos rivais é movido á gasolina e com tração integral apenas o Rav4, Equinox, CR-V e Tiguan 4Motion, no caso do Toyota é por causa do motor elétrico na traseira, já os outros três a tração integral não tem foco off-road com o Compass. Aqui está a cereja do bolo. Agora vamos aos números deles:

PEUGEOT 3008 

TORQUE: 24.5KGFM a 1400RPM
POTÊNCIA: 165CV a 6000RPM

TOYOTA RAV4 SX

2.5 16V Á COMBUSTÃO:
TORQUE: 22.5KGFM a 3600RPM
POTÊNCIA: 178CV a 5700RPM

OS MOTORES ELÉTRICOS JUNTOS:
TORQUE: 32.9KGFM
POTÊNCIA: 173CV(54CV no traseiro e 59.5 nos dois dianteiros).

TOTAL:

TORQUE: 27.9KGFM
POTÊNCIA: 222CV 

VOLKSWAGEN TIGUAN R-LINE 350 TSI 

TORQUE: 35.7KGFM a 1600RPM 
POTÊNCIA: 220CV a 4300RPM 

CHEVROLET EQUINOX 2.NADA 16V TURBO 

TORQUE: 37KGFM a 4500RPM
POTÊNCIA: 262CV a 5500RPM 

HONDA CR-V TOURING 1.5 16V TURBO

TORQUE: 24.5KGFM a 2000RPM
POTÊNCIA: 190CV a 5600RPM

HYUNDAI  TUCSON LIMITED 1.6 16V T-GDI 

TORQUE: 27KGFM a 1500RPM e vai até 4500RPM
POTÊNCIA: 177CV a 5500RPM

O Jeep Compass graças ao motor turbo diesel tem o maior torque da categoria, abrindo 0.5KGFM sobre o segundo colocado que é o Equinox, na potência lógico aí é o segundo menos potente, só vencendo o 3008 com 5CV,e ficando 7CV atrás do Tucson(vale lembrar que já é o New, o antigo se aposentou) mas lembre-se: o Compass é diesel e é inegável que Equinox e Tiguan são "Superpotência" nesse segmento, mas a onde o Compass 4x4 Diesel vai, eles não vão.

                                                      
Logotipo Compass estampado nas portas 

ANDANDO COM ELE: Acostumado com tanta regulagem manual, o vendedor me avisa "é elétrico", aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento e pelas dicas, aí ajusto a posição de dirigir, acabo achando fácil, mas eis o botão de ligar e... "é no lugar da chave" é que cada fabricante coloca o botão em um lugar diferente e aí se "perdemos" liguei o carro e percebi o típico som de carro á diesel em  marcha-lenta, aliás é a única coisa que denuncia que ele é um carro á diesel além das identificações externas, e aí vou apertar para desligar o "freio de mão" e aí ele "Por favor não toque aí" e aí fiquei meio sem entender, aí ele explicou que é automático é só tirar do P e ir no D que o freio de mão sai sozinho, como por exemplo num Mercedes-Benz Classe C, e aí saio da alavanca e aliás piso no freio antes de ligar, diga-se normas norte-americanas...  coloco a alavanca em D e aí saímos da DVA e entramos no portão e seguimos o trajeto da concessionária, que aí entramos na Rua Paulino Pedro Hermes(me parece ser o nome da rua, mas não tenho certeza) e aí primeira coisa que impressionou a direção elétrica é digamos, correta, ao menos que faz parecer que o carro tem menos do que os 4.42 metros que realmente tem, ela não parece anestesiada e aí entramos na rua, me chamou a atenção a suspensão totalmente voltada para o conforto, mas uma entrega ou outra, mais por causa do pneu e inclusive me pareceu mais macio de suspensão que o Renegade o vendedor me confirmou, aliás ele deu detalhes técnicos muito bacanas do carro, e seguimos era uma via a 40KM/H e nessa velocidade ele já não parecia um carro á diesel, parecia um carro á gasolina e aí chegou na rotatória para entrar na  Avenida das Torres e aí vou esperar um ´Mercedes-Benz Atego, aí o vendedor diz "A preferência é sua", inclusive o próprio caminhoneiro da sinal para entrar e aí entro na avenida das Torres e como não tinha ninguém á frente faço um Kickdown ( o vendedor até me disse o termo correto disso, mas agora não me lembro) e o motor não titubeou: respondeu prontamente os 35.7KGFM e 170CV se mostraram presentes e aí chegou a 60KM/H e fico, logo vou seguindo meu ritmo, um Ford Ka Sedan me ultrapassa, tranquilo, só que aí depois chega na minha frente e fica bem mais lento e aí o alerta de ponto cego dá um apito e me  avisa que tem carro e aí espero e depois que passa o outro carro, mais um Kickdown e vroom, respondendo sempre prontamente ao pé direito(ok, não é um supercarro, mas responde bem) e aí vou seguindo, resolvo mexer nas borboletas, o câmbio tem nove marchas e vejo que só vai até a quinta, mas é por que eu estava a 60KM/H se estivesse numa rodovia que o limite é 100KM/H aí engatava as marchas restantes tranquilamente, mas para reduzir ele foi bem rápido nesse aspecto me surpreendeu e fui seguindo até chegar ao acesso que dá o retorno, como é uma rua movimentada tive que esperar bastante e aí esperei bastante e depois quando vi um espaço entrei e aí fui seguindo e fiz outro Kickdown até os 60KM/H(afinal o limite da via é 60KM/H eu não ia arriscar) e fui seguindo o vendedor me disse que ia virar numa rotatória e aí teria que entrar na faixa do lado e aí antes o alerta me avisa e tem um C4 Lounge passando, deixo o C4 passar e aí entro para "marcar posição" e aí entro na Rua do Lano, depois entro na Albertina ludiwig, é uma rua bem apertada que exige cuidados e aí tinha um carro em direção contrária, parei e deixei passar para poder seguir viagem, digamos assim. aliás a própria direção elétrica fez parecer que tem menos de 1.82 metros de largura, entro na Alfredo José Amorim e aí depois na Avenida Nossa Senhora do Rosário e vou seguindo a 40KM/H até entrar na Caetano Alves Leite e depois dela chego na avenida Ivo Reis Montenegro que dá acesso ao Paulino Pedro Hermes, aliás me chamou o silêncio a bordo, mérito do motor diesel de projeto moderno(para um diesel é claro), o isolamento acústico, só entrega que é diesel em marcha lenta e aí na rotatória espero e um Kia Bongo vai entrar dando oportunidade para eu entrar na avenida e entro rumo a DVA a velocidade é 60KM/H, mas tem uma área que é 40KM/H(no caso perto da faixa de pedestre) e aí vou em velocidade bem baixa e aí como já estava perto da DVA então mantive o ritmo para entrar e entro no portão e aí faço as fotos que você estava vendo na matéria. Inclusive o vendedor no trajeto contou ele conta com reduzida que é a primeira muito curta, tanto que o carro sai de segunda.

                                             
O câmbio é o automático de nove marchas 

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS:  A versão S do Compass custa R$195.990, ok, um carro de R$200.000 não é barato, mas como eu já disse acima os rivais são mais baratos e devem equipamentos para o Compass, o que é similar em equipamentos custa o mesmo preço, ok tem dois que tem uma tropa de cavalaria bem forte, mas todos eles não tem algo que o Compass tem: A Capacidade Off-Road e isso que não é a TrailHawk se for a TrailHawk então.... aí a vantagem off-road abre distância,  se as vendas de SUV médio fossem "Corrida de Le Mans", o Compass teria dado duas voltas sobre o vice-líder Tiguan e sete voltas sobre o Equinox, ou seja a diferença de vendas a favor do Jeep é gigantesca.  O consumo urbano é de 10.1KM/L e o rodoviário é de 13.7KM/L, agora vamos comparar aos rivais.

PEUGEOT 3008 GRIFFE 1.6 16V THP

Consumo urbano: 9.8KM/L
Consumo rodoviário: 12.1KM/L 


TOYOTA RAV4 SX HYBRID 

Consumo urbano: 14.3KM/L
Consumo rodoviário: 12.8KM/L

VOLKSWAGEN TIGUAN R-LINE 350 TSI 2.NADA 16V 

Consumo urbano: 8.3KM/L
Consumo rodoviário: 9.6KM/L 

CHEVROLET EQUINOX PREMIER 2.NADA 16V TURBO 

Consumo urbano: 8.4KM/L
Consumo rodoviário: 10.1KM/L

HONDA CR-V TOURING 1.5 16V TURBO 

Consumo urbano: 10.4KM/L
Consumo rodoviário: 11.9KM/L 

HYUNDAI TUCSON LIMITED TGDI 1.6 16V 

Consumo urbano: 10.5KM/L
Consumo rodoviário: 12.2KM/L 

Como o Rav4 é híbrido e o Compass é diesel, temos que fazer o custo por quilometro rodado, no consumo urbano em termos numéricos ele perde para Rav4, Tucson e CR-V, no caso desse último a vantagem é de 0.4KM/L e fica á frente do restante, sendo o mais próximo o 3008 THP com 9.8KM/L ficando 0.3KM/L atrás do Compass e é no custo por KM rodado onde o Compass se destaca, eu vou usar o posto ao lado da minha casa, mas o leitor pode usar o posto mais próximo da sua casa, com o diesel a R$3.66 e a gasolina a R$4.50, fiz as contas, o Compass custa R$0.36 por cada quilometro rodado, só perde para o Toyota Híbrido com R$0.31 e vence com folga Tucson e CR-V ambos empatados com R$0.43 como o custo por quilometro rodado do Compass é o melhor, não tem como não dar o mais econômico entre os não híbridos(afinal um híbrido usa motor elétrico na cidade e aí o consumo é muito baixo) e já na rodovia não tem conversa e nem precisa fazer conta: foi o mais econômico com 13.7KM/L  abrindo 0.9KM/L de vantagem sobre o segundo colocado que é justamente o Rav4, mas com a gasolina a R$4.50 e o diesel a R$3.66 preciso fazer conta nesse caso? não, mas se quiser pode fazer, a vantagem do Compass vai ser astronômica, mérito do motor á diesel.

 E aí se tivesse R$200.000 você compraria? A resposta é sim: o que pesa a favor: visual bonito(que não envelheceu), excelente espaço interno, recheado de equipamentos de série(embora cobre por isso),  motor turbo diesel de respostas pronta, tração integral com capacidade off-road, excelente consumo urbano e rodoviário(na cidade o custo por quilometro rodado é excelente) olha não tenho críticas pesadas ao Compass, tudo bem que o Porta-malas fica acanhado perante os rivais, mas no aspecto geral dá e sobra para uma família tranquilamente, então apesar de ser talvez o único ponto fraco perante os rivais ainda assim como automóvel ainda está muito bem nesse aspecto(porta-malas). 

   Realmente o sucesso não veio á toa, mas ele tem outra coisa que fez dele um sucesso: o amplo leque de versões, que dá para todos os gostos(e bolsos) lógico "todos" é maneira de dizer, evidentemente, mas vamos lá, caso ache a S um pouco pesada no orçamento tem

A TrailHawk 2.nada 16V Turbo Diesel 4x4 que custa R$181.990, mas perde ACC, Alerta de ponto cego, Alerta de mudança de faixa, Aviso de colisão Frontal, Sistema de som Beats e Teto Solar Panorâmico que passam a ser opcionais  mas mantem o motor turbo diesel, a tração integral e o câmbio automático de nove marchas, essa versão é voltada ao Off-Road, mas se equipar  com itens da S sai mais caro.

A Limited 2.nada 16V Turbo Diesel 4x4 que  custa o mesmo preço de R$181.990  tem lista parecida com a TrailHawk, mas não é voltada ao fora de estrada, tanto que perde protetor para barro dianteiro e traseiro, além dos citados acima.

 A Longitude 2.nada 16V Turbo Diesel 4x4 que custa R$161.990 que perde Faróis de Xenon, Park Assist, Air Bag duplo lateral/cortina e de joelhos para o motorista que aí são opcionais, assim como  Teto Solar Panorâmico e outros, mas mantém o motor Turbo Diesel e o câmbio automático de nove marchas.

  A Limited 2.nada 16V Flex que é tração dianteira, o câmbio é o automático de seis marchas e o motor é o Tigershark 2.nada 16V da família GEMA com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis que gera  20KGFM a 4000RPM e 159CV a 6000RPM com gasolina e com álcool vai a 20.5KGFM e 166CV nas mesmas rotações, já nos equipamentos segue a Limited diesel já citada acima e custa R$149.990

   A Longitude 2.nada 16V Flex custa R$132.990 e tem lista de equipamentos similar a Turbo Diesel, tirando é claro a mecânica, por motivos óbvios.

   A Sport 2.nada 16V Flex custa R$116.990 e não tem Bancos de Couro, Rodas de Liga-leve aro 18(as de série são 17), e lógico perde Air Bag duplo lateral/cortina de de joelhos para motorista que são opcionais e não tem alerta de ponto cego e ACC nem como opcional, mas pelo preço vejo que é a versão onde ela pega clientes interessados em SUV compactos topo de linha, afinal custa mais e é maior e tem um motor com boa potência para um Flex, então logo... mais um motivo que sucesso não veio á toa, quanto mais opções melhor para o cliente e o Compass consegue abarcar uma faixa bem grande de clientes pelo visto.

  E na versão S só tem a opção de duas cores: A Branca Polar Bicolor Perolizada(a do modelo avaliado) e aa Deep Brown (Marrom) Metálica, mas a medida que vai nas outras versões o leque de cores se amplia, na Trailhawk a Branco Polar é mantida, mas ela acrescenta R$2.300 e aí temos Verde Recon Bicolar que sólida e as Metálicas Preto Carbon, Vermelho Tribal, Prata Billet, Cinza Antique, Azul Jazz que acrescentam R$1.800 ao preço do veículo, a Limited Turbo Diesel 4x4, apenas acrescenta R$800 a cor Verde Recon, mas as opções de cores são as mesmas, a Longitude Turbo Diesel 4x4 perde o Vermelho tribal e ganha no lugar o Branco Ambiente sólido,  a Limited Flex e a Longitude Flex seguem suas respectivas versões á diesel nas cores e a Sport perde a opção da Azul Jazz das outras versões.

                                                FICHA TÉCNICA 

MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler, injeção common-rail á diesel
CILINDRADA: 1956cm3
DIÂMETRO X CURSO: 83  x 90.4 mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 16,5:1
POTÊNCIA: 170CV a 3750RPM
TORQUE: 35.7KGFM a 1750RPM
CÂMBIO: Automático de nove marchas, tração 4x4  com reduzida
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.42 metros, Largura 1.82 metros, Altura  1.64 metros,  Entre -eixos 2.64 metros
OFF ROAD: Angulo de entrada 28.7 graus, altura livre do solo 21.8cm e ângulo de saída 23.2 graus
PESO:  1717KG
PESO/POTÊNCIA: 10.1KG/CV
PESO/TORQUE: 48.1KG/KGFM
VOLUMES: Porta - Malas 410 litros e tanque de combustível 60 litros
SUSPENSÃO: Independente tipo McPherson com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos nas quatro rodas, sendo chapman Struts na traseira.
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 19, 235/45/R19
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado digital dual-zone, ACC, Alerta de Ponto Cego, Frenagem de Emergência, ESP, Controle de tração, Hill Assist(Hill Holder), Central Multimídia, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Apenas cores e gratuítas.
GARANTIA: 3 anos 
PREÇO: R$ 195.990. 


AGRADECIMENTOS AO MARKETING DA DVA POR TER AUTORIZADO O TEST-DRIVE, A DVA POR TER CEDIDO O CARRO PARA TEST-DRIVE E AO EXCELENTE ATENDIMENTO DA CONCESSIONÁRIA E DO VENDEDOR E SUA CONFIANÇA NO PRODUTO! 





         
                                                          





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