AVALIAÇÃO: RENAULT DUSTER ICONIC 1.6 16V CVT: SALTO DE QUALIDADE

SEGUNDA GERAÇÃO DO UTILITÁRIO ESPORTIVO DA RENAULT GANHA MAIS REQUINTE SEM AUMENTAR O PREÇO 

Como vocês sabem, nós sempre publicamos releases da Renault por aqui, então o caminho natural é ir na Globo Renault ver as novidades, afinal foi justamente o Duster com facelift em 2015 que abriu o caminho para outros modelos Renault,   Caso queira dar uma olhada no modelo antigo está aqui e ai você pode comparar ao novo modelo, mas só uma observação: o modelo antigo era o 1.6 16V manual e com antigo motor K4M ou 1.6 16V da família K e o novo é o 1.6 16V SCe que mais tarde vou explicar mais detalhes sobre ele.

   Voltando eu saio de casa, vou até a Globo Renault da Praia Comprida, bairro de São José-SC e vou dar uma olhada no Duster e aí a vendedora me atende e me atende bem e aí comento com ela "câmbio CVT, motor 1.6 16V de 120CV com álcool e 118CV com gasolina" e ela pergunta "Ah, você que é do blog" sim sou eu, respondo para ela e aí peço se tem modelo para test-drive e aí ela falou que sim, mas tinha que esperar um colega dela chegar e aí o colega chegou e aí fomos para o test-drive.

POR FORA: A melhora no Duster já é logo de cara, o visual ficou bonito, mas sem perder as características do modelo, em foto dá impressão de uma grande facelift, tipo a Hyundai fez no HB20, por exemplo, mas você vendo ao vivo, você vê que se trata de uma nova geração, apesar de manter a base, mas com alterações é claro. Na Dianteira nova grade dianteira, faróis, para-choques, aliás a grade dianteira exclusiva do modelo brasileiro tem forte inspiração na picape Alaskan, nas laterais novas portas e terceira janela lateral traseira totalmente nova e na traseira nova tampa do porta-malas e novas lanternas, se foi inspirada no Renegade ou não, não vou entrar nessa polêmica, ele mede 4.38 metros de comprimento, 1.83 metros de largura, 1.69 metros de altura e 2.67 metros de entre -eixos, continua as maiores dimensões do segmento, depois você verá. O modelo é feito na plataforma B da Renault-Nissan que serve a Sandero, Logan, Stepway, Captur e Duster Oroch no caso digamos é B0(com exceção do Captur ela foi chamada de M0) a variação mais simples dessa base, a variação mais sofistica servia ao Clio IV e lógico a versão simples serve ao Dokker (Novo Kangoo) na Argentina. Inclusive o farol no DRL forma um "C" igual os novos Logan, Sandero, Stepway e o novos Renault europeus. No fora de estrada o ângulo de entrada é de 32 graus, a altura livre do solo é de 23.7cm e o ângulo de saída é de 34.5 graus. Voltando a plataforma ela recebeu 12.5% a mais de rigidez torcional. 

                                             
Nova grade dianteira inspirada na Alaskan e o visual ficou bonito 

Na lateral, janela traseira, portas são novos e o porta-malas também 

As lanternas são bonitas, mas causaram polêmica. 

 Primeiro colocar contra a geração anterior, o entre - eixos foi mantido. O Comprimento era de 4.33 metros, a largura era de 1.82 metros o  altura de 1.67 metros, cresceu 5cm no comprimento, 1cm na largura e 2cm na altura.

 Agora vamos ver as dimensões dos rivais, incluindo o rival interno que vai sofrer mudanças no início de 2021 e lógico a Chevrolet Tracker vai ficar de fora, por que muda dia 17 de Março, então é carta fora do baralho, momentaneamente.

RENAULT CAPTUR INTENSE 1.6 16V CVT 

Comprimento: 4.33 metros               Largura: 1.81 metros           Altura: 1.62 metros      Entre -eixos: 2.67 metros 

VOLKSWAGEN T-CROSS COMFORTLINE 200 TSI

Comprimento: 4.20 metros               Largura: 1.75 metros          Altura: 1.57 metros        Entre -eixos: 2.65 metros

CITROËN C4 CACTUS FEEL 1.6 16V 

Comprimento: 4.17 metros            Largura: 1.75 metros         Altura: 1.56 metros       Entre -eixos: 2.61 metros 

FORD ECOSPORT  FREESTYLE 1.5 12V 

Comprimento: 4.27 metros            Largura:1.76  metros    Altura: 1.69 metros   Entre -eixos: 2.52 metros 

HONDA HR-V EX 1.8 16V 

Comprimento: 4.29 metros            Largura: 1.77 metros     Altura:1.56 metros   Entre -eixos: 2.61 metros 

HYUNDAI CRETA PLUS PLUS 1.6 16V 

Comprimento: 4.27 metros               Largura: 1.79 metros   Altura: 1.59 metros      Entre -eixos: 2.61 metros 

JEEP RENEGADE LONGITUDE 1.8 16V 

Comprimento: 4.25 metros              Largura: 1.79 metros   Altura: 1.72 metros       Entre -eixos: 2.57 metros 

NISSAN KICKS SV 1.6 16V CVT 

Comprimento: 4.29 metros               Largura: 1.76 metros        Altura:1.59 metros   Entre -eixos: 2.62 metros 

PEUGEOT 2008 GRIFFE 1.6 16V 

Comprimento: 4.16 metros             Largura: 1.74 metros         Altura: 1.58 metros   Entre -eixos: 2.54 metros 

O Duster é o maior da turma em todas as medidas, é o maior comprimento abrindo 5cm sobre o Captur, fazendo a dobradinha da Renault nesse aspecto e o terceiro por curiosidade é o HR-V com distante 8cm,  na largura é o mais largo da turma com outra dobradinha da Renault colocando 2cm sobre o irmão Captur e o terceiro por curiosidade empata de Creta e Renegade ficando 4cm atrás do Duster, na altura é o segundo mais alto junto com o EcoSport, só perdendo para o Renegade por 3cm e é mais alto que o irmão Captur por 7cm que é o terceiro mais alto e o maior entre - eixos da turma junto com o Captur, vencendo por 2cm o T-Cross.


                                                   
Faróis com DRL em forma de "C" 

Seta repetidora nas laterais 

Estribo 

Rodas de liga-leve aro 17 

As lanternas tem forma de cruz, não vou entrar na polêmica, se copiou ou não. 
Versão Iconic foi a avaliaada. 

POR DENTRO: É dentro que o salto de qualidade se mostra presente, o Interior não melhorou 100% e sim 200%, o antigo você sabe que foi criticado por mim, afinal as saídas de ar redondas herdadas do Sandero/Logan primeira geração e eu confesso até esperava algo do tipo Sandero/Logan atuais, mas eis que a Renault surpreendeu: um painel bonito e bem acabado que lembra um pouco os novos Renault europeus e é melhor que do Captur atual até, realmente o interior é outro carro, lógico a única coisa que ele tem de Logan/Sandero atuais no interior é o volante, o que não é ruim: o volante tem boa pegada, então isso é um "Great News" como diria James May,  Ele vem de série com ABS, Air Bag Duplo(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado digital, Coluna de direção regulável, Central Multimídia de 8 polegadas chamada de Easy Link pela Renault, Controle de tração, ESP, Hill Holder, Direção elétrica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos, sim o novo Duster traz direção elétrica e nova central multimídia de 8 polegadas, agora vamos ver o que os rivais tem a oferecer, no caso começa dentro de casa com o Captur Intense que tem a mais Air Bag duplo lateral, a Central Multimídia é ainda é aquela com sete polegadas, mas custa R$95.990 é de R$7000 mais cara que o irmão, o  Volkswagen T-Cross Comfortline 250 TSI traz todos os itens do Duster, mais Air Bag duplo lateral e de cortina mas custa R$99.990 é R$10.000 a mais que o novo Duster, o Citroën C4 Cactus Feel 1.6 16V Automático custa R$83.090 tem uma lista similar ao Duster, inclusive não tem Air Bag duplo laterais, mas se for na Feel Pack que tem Air Bag duplo laterais aí o preço é de R$88.090, ficando R$1000 mais caro que o Duster, mas ele ainda tem outro débito perante o Renault que você verá, o Ford EcoSport FreeStyle traz uma lista de equipamentos parecida com o Duster, mas lógico deve alguns requintes que você verá e aí o preço dele é de R$86.090 é R$1000 mais barato, mas deve outras coisas perante o Duster que você verá, o Honda HR-V EX 1.8 custa R$103.000, além do motor maior, vem com Air Bag duplo laterais, mas é um diferença muito grande de preço, afinal são R$15.000, o Hyundai Creta Plus 1.6 16V  custa R$94.990 e tem uma lista de equipamentos parecida e o Ar Condicionado é manual, inclusive apenas Air Bag Duplo, mas é R$6000 mais caro que o Renault, o Jeep Renegade Longitude 1.8 16V custa R$104.990 tem lista de equipamentos parecida com o Duster, inclusive o Air Bag duplo apenas e custa R$5000 a mais, o Nissan Kicks SV 1.6 16V CVT que custa R$93.990 é R$5000 a mais e tem lista de equipamentos parecida com a Duster, inclusive apenas Air Bag Duplo e no SV Pack que custa R$96.990 agrega os Air Bags laterais e de cortina, mas aí fica bem mais caro e o 2008 Griffe 1.6 16V aspirado que custa R$90.990 é quase R$4000 que o Duster, ele tem Air Bag duplo lateral e de cortina de série, mas deve ESP, Controle de tração e Hill Holder e com isso a lista equipamentos fica parelha o Renault custa quase R$4000 a menos. O custo/benefício é evidente, afinal contra Creta, Renegade, Kicks e 2008 o mais por menos, se vale, contra o C4 Cactus realmente em termos de equipamentos é uma situação um pouco complicada, mas o Renault já começa a ampliar a sua vantagem sobre o Citroën mais á frente, o EcoSport a mesma situação, o HR-V é mais equipado, mas muuuuito mais caro, assim como é o Volkswagen T-Cross. Já o novo quadro instrumentos eu gostei, bem eficiente não tem tela de TFT(na verdade só computador de bordo é TFT), mas é um instrumento bem legível, se esta perguntado se virou carro de luxo? a resposta é Não e o Duster nunca quis ser isso,  mas agora dá para dizer com todas as letras que o interior é bem acabado.

                                                       
Quadro de instrumentos bem legível  com tela TFT no meio para computador de bordo 

Nova Central Multimídia de 8 polegadas 

 Normalmente um carro melhora seus pontos fracos, mas acaba sacrificando um pouco seus pontos fortes, mas não com o novo Duster: O Espaço interno continua excelente, lógico que surgiram novos rivais que resolveram melhorar um pouco, mas ainda assim o Duster é muito bom nesse aspecto, com o banco na minha posição sobrou bastante espaço, com o banco recuado o meu joelho "roçou" nas não apertou, algo que ainda assim é muito bom.

                                                   
Com o banco na minha posição sobre bastante espaço 

Com banco recuado "roça", mas não aperta 

O acabamento do Duster melhorou 200% 

O seu porta -malas continua com excelente 475 litros é o maior porta-malas da categoria, como você vai ver, não sacrificou o porta-malas, agora veja contra os rivais.

RENAULT CAPTUR: 437 litros
VOLKSWAGEN T-CROSS: 373 litros
CITROÊN C4 CACTUS:320 litros
FORD ECOSPORT: 362 litros
HONDA HR-V: 431 litros
HYUNDAI CRETA: 431 litros
JEEP RENEGADE: 260 litros
NISSAN KICKS: 432 litros
PEUGEOT 208: 355 litros 

A média do segmento é de 387.6 litros, o porta-malas do Duster é quase 100 litros acima da média, ainda mais que as peruas populares deram adeus, para quem quer um porta-mala grande o Duster com essa nova geração volta ao jogo, digamos assim. Aqui está o débito de C4 Cactus e EcoSport: Porta-Malas.

                                                         
O seu porta - malas é de 475 litros( tão grande que minha foto não cobriu tudo...).

 Os outros itens de série são: Apoio de braço para o motorista, Banco do motorista com regulagem de altura, Banco traseiro rebativel 1/3 e 2/3, Tecido Noir, Limitador e regulador de velocidade, Chave cartão Key Less Entry e Walk Away Closed, Volante de couro, Indicador de marcha, Abertura interna do bocal de Abastecimento, Abertura Interna das portas, Indicador de temperatura externa, Assinatura de Led nos faróis "C-Shape", Barras de Teto Longitudinais cromadas, Grade dianteira com aplique cromado, Rodas de Liga-leve aro 17, Ponteira cromada de escapamento, Maçaneta Interna Cromada, Alarme perimétrico, AFU(Auxílio de Frenagem de emergência), Car(Travamento central automático com destravamento em caso de Colisão), Faróis de Neblina, Brake-Light, Alerta de cinto de segurança não afivelado, Cinto de Segurança de três pontos para todos ocupantes(obrigatório por lei), Cintos dianteiros com pré-tensionador, Apoio de cabeça para todos os ocupantes, Seta de direção lateral, Farol alto automático, desligamento do Air Bag do passageiro, Sensor de Estacionamento traseiro, Câmera Multiview, Luzes de circulação diurnas, Protetor Frontal, Sensor de Ponto Cego, Sensor Crepuscular, Protetor de Carter em Metal, 6 alto-falantes, Sistema de áudio com AM/FM, Eco Scoring, Eco Coaching, Android Auto, Car Play, Tela de TFT para o computador de bordo e essa versão não tem opcionais a não ser a cor Marrom Vision e aí o preço vai a R$89.140. O leitor está perguntando por que dois ou invés de quatro como é até no pequeno Kwid, vou passar o que vendedora me passou "Foi feito pesquisa com os clientes e eles não pediram mais air bags, pediram interior melhor, direção melhor, mas Air bags não",  fazer o que? se os clientes não pediram, fazer o que? mas enfim depois explico mais detalhes sobre isso.

 MECANICAMENTE: O câmbio é o CVT XTronic que serve dentro da Renault ao Captur, Sandero, Logan e Stepway e na linha Nissan a March, Kicks e Versa. O motor é o SCe 1.6 16V da família HR que na Renault atende por H4M e na Nissan como HR16DE, sim é de projeto Nissan, mas a Renault brasileira fez duas modificações nele: primeiro colocou Start&Stop e a ESM que evita desperdícios do motor e ajuda no consumo e de quebra o motor que equipa modelos Renault é feito em São José dos Pinhais-PR, já os modelos Nissan não  tem isso e o motor é feito em Resende-RJ, com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis e com isso gera 16.2KGFM a 4000RPM e 118CV a 5500RPM e com álcool vai a 120CV e mantém o torque. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é Semi - Independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira.

                                                     
O motor 1.6 16V gera 118CV com gasolina e 120CV com álcool 

Agora vamos ver o que os rivais tem a oferecer com exceção do irmão Captur que tem o mesmo conjunto-mecânico(mas no Duster foi melhorado, especialmente o câmbio).


VOLKSWAGEN T-CROSS COMFORLINE 200 TSI
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 200 TSI 1.nada 12V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo,intercooler e injeção direta 

CITROËN C4 CACTUS E PEUGEOT 2008

CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.6 16V EC5 uma evolução da TU5 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote sendo variável na admissão 


FORD ECOSPORT

CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1.5 12V da família Dragon com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e  coletores variáveis.

HONDA HR-V

CÂMBIO:CVT 
MOTOR: i-VTEC 1.8 16V da família L com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis

HYUNDAI CRETA

CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.6 16V da família Gamma com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis

JEEP RENEGADE 

CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Tritec/E-Torq 1.8 16V com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis

NISSAN KICKS

CÂMBIO: CVT
MOTOR: 1.6 16V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis

Dá para ver que tem duas escolas de câmbio: ou é seis marchas ou é CVT a escola do Duster é a CVT onde está o irmão Captur, o Kicks e o HR-V da Honda. Já nos motores nos últimos tempos as escolas estão variando, no caso temos um "médio pequeno" três cilindros aspirado que é o EcoSport, um pequeno três cilindros turbo que é o T-Cross, da escola "média" aspirada onde está o Duster, está Captur, C4 Cactus, 2008 e Creta e nos "médios-grande" está apenas Renegade e HR-V, mas vale uma observação:  o Kicks é leve e o Renegade é muito pesado.

                                                   
Aplique acetinado no espelho retrovisor 

Agora vamos ver os dados de torque e potência contra os rivais.

VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250 TSI

POTÊNCIA: 116CV a 5500RPM com gasolina  e 128CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:20.4KGFM a 2000RPM nos dois combustíveis

CITROËN C4 CACTUS E PEUGEOT 2008

POTÊNCIA: 115CV a 5750RPM com gasolina e 118CV com álcool
TORQUE: 16.1KGFM a 4000RPM

FORD ECOSPORT 

POTÊNCIA: 130CV a 6000RPM com gasolina e 137CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:15.6KGFM a 4500RPM com gasolina e 16.1KGFM nas mesmas rotações com álcool

HONDA HR-V

POTÊNCIA:140CV a 6500RPM com gasolina e 139CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 17.4KGFM a 5500RPM com gasolina e 17.3KGFM a 4800RPM com álcool 

HYUNDAI CRETA 

POTÊNCIA:123CV a 6000RPM com gasolina e 130CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 16KGFM a 4500RPM com gasolina e 16.5KGFM com álcool nas mesmas rotações

JEEP RENEGADE

POTÊNCIA:135CV a 5750RPM com gasolina e 139CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:18.8KGFM a 3750RPM com gasolina e 19.3KGFM com álcool nas mesmas rotações

NISSAN KICKS 

POTÊNCIA: 114CV a 5600RPM nos dois combustíveis
TORQUE: 15.5KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis.

Só lembrando que o Captur tem os mesmos números do Duster, com gasolina ele tem o quarto maior torque ficando atrás de T-Cross, Renegade e HR-V e á frente do restante, no caso é 1.2KGFM a menos que o HR-V e 0.1KGFM a mais que  C4 Cactus e 2008 e sim entre os de cilindrada similiar o maior torque com gasolina, só perdendo para modelos de cilindrada maior ou com motor turbo, com álcool ele cai para a quinto, por que é ultrapasso pelo Creta que vence por 0.2KGFM e mantém a vantagem de 0.1KGFM sobre o C4 Cactus e 2008 aspirados.  É a quinta maior potência com gasolina  só perdendo para HR-V, Renegade, EcoSport e Creta e vencendo o restante dos rivais, no caso com 3CV atrás do Creta e 4CV á frente do T-Cross e com álcool caiu para sexta maior potência perdendo para o T-Cross, mas ficando á frente de C4 Cactus, Kicks e 2008, no caso ficando 8CV atrás do T-Cross e 2CV á frente de 2008 e C4 Cactus. Lógico que não é nenhum canhão, mas os rivais também não são, inclusive até o mesmo o T-Cross 200 TSI, mas o números produzidos pela unidade ofertada no Duster são boas.

                                                    

O câmbio é o CVT X-Tronic 

ANDANDO COM ELE: Depois a vendedora me chamou para fazer o test-drive no Duster e aí fui seguindo e ela me contou sobre o Hands Free(aliás tenho que agradecer ao excelente atendimento prestado) ou seja era chegar no carro com o cartão e já abria, realmente confesso que jamais esperava ver isso num Duster e com diria James May "Great News", entro no carro, achar a posição de dirigir é tranquila, inclusive agora com coluna de direção regulável, ajusto a direção e aí ligo o carro no botão Start/Stop e aí mexo na alavanca de câmbio, tem um botão e saio do P e coloco em Drive, só que nos últimos tempos estou tão acostumado com botão de freio de mão que me esqueço e aí, puxei o freio de mão e aí depois tirei o pé do freio e aí sai da Globo Renault e virei a direita, a direção elétrica é excelente em Manobras, melhor que a direção hidráulica que eu andei(lembre-se o modelo que eu andei era 2016, mas na linha 2017 ele ganhou direção eletro-hidráulica) junto com o motor SCe e aí tenho um receio e aí a vendedora "veja pelo Multiview" e aí vejo e dá para passar tranquilamente, uma mão na roda sem dúvidas nenhuma, Saio em direção a Rua José Costa Vaz que é Mão Inglesa é a famosa rua do Bistek, noto que o modelo tem suspensão bem mais macia que o anterior, mas lembrar até o Captur nesse aspecto e aí vendedora segue para "esquerda", aí eu pergunto "Mas eu ia, a direita?" aí ela disse se quiser vai a direita e aí  entro a direita, a posição de dirigir elevada permitindo ver todo o capô e a direção elétrica ajudaram, chegou a hora de chamar o câmbio CVT e o motor 1.6 16V um "Hiato" e aí respondeu chegou a 40KM/H, lembre-se "Hiato" é diferente de tranco, é tipo um suspense, digamos assim e aí entro na avenida e lógico tem um caminhão na minha frente, a vendedora então mostra todas as funções da central multimídia e diz que tem seis alto-falantes e aí ela aumenta o volume, não entendo de som, mas pelo que eu vi é de qualidade e o meu pai que é técnico em eletrônica(hoje aposentado) acredito que aprovaria o som do carro, com o caminhão na frente, era melhor esperar o semáforo, esperei abrir fui seguindo o caminhão é notório como nível de ruído do Duster baixou e muito, lógico que foi uma combinação de processos, a primeira medida foi a troca do motor: o antigo 1.6 16V da família K deu alugar ao SCE 1.6 16V da família HR, mas ainda não é tudo e aí lógico vem o isolamento acústico do modelo atual bem melhor que a geração antiga, aí a vendedora diz para entrar na esquerda e aí entro numa transversal que dá acesso a Beira Mar de São José-SC e aí entro na Beira Mar de São José, na minha cabeça rumo a Globo Renault como é três pistas já aproveito para passar o caminho, faço o Kickdown e o "Suspense" e depois do suspense ele dá um ronco típico dos carros com câmbio CVT e vai aos 60KM/H(limite da via tranquilamente) se mantém tranquilamente, lógico confesso que eu esperava algo do tipo Logan CVT, sem "suspense" ia direto, mas aí lembrei o Duster é um carro mais pesado, etc e aí o peso cobra a conta isso é evidente e lembre-se não é só ele que faz isso: o 2008 aspirado faz esse "suspense" e o HB 1.6 16V também(só andei no Creta 2.nada 16V), mas não duvido que o Creta 1.6 16V também faz isso. Aí vou seguindo pergunto para a vendedora se é para entrar na entrada da Globo Renault ela falou que não que era para mim ir até a Cassol e aí lógico eu tinha dado uma aliviada, dou um Kickdown e o modelo dá um "Hiato"(ou suspense) e aí depois disso chega aos 60KM/H bem tranquilo, afinal o Duster não é um foguete(e nem os rivais nas versões citadas), afinal que tem função de foguete na Renault é o Sandero R.S, mas é um carro que qualificaria como honesto nisso: não sobra, mas também não falta, lógico se for estradeiro, tem que ter um pouco mais de cuidado, mas se for na cidade é bem tranquilo e se resolver arriscar algum tipo de off-road leve, o Duster sai ileso pelos ângulos de ataque e o tamanho dele que a Renault no seu comercial diz gigante por natureza, depois de entrar na Transversal entro na Joaquim Vaz e outro Kickdown e lógico o suspense e depois vai a 60KM/H tranquilamente e depois diminuo para 40KM/H por que tem a Hilux na minha frente, aliás deu para ver a Renault atendeu todos os pedidos dos clientes e sem estourar no orçamento, mantendo os preços do antigo e aí vou seguindo até a Avenida do Bistek(que é a José Costa Vaz) de Mão Inglesa e aí, algo fora da nossa alçada, digamos assim, um motorista de um EcoSport tenta estacionar de maneira "maluca" digamos assim, inclusive com direito a roda traseira sair do chão e aí a Hilux para e dá ré, eu fico com receio, vou ver se vou dar ré e aí ela diz para não me preocupar e deixar, ok, não acontece nada e aí finalmente o motorista do EcoSport coloca o carro e lógico tinha um obra e aí sou obrigado a pegar a "tartaruga"(não sei como se chama em outras regiões do país), você senta que existe uma "tartaruga", mas ele não entrega, por que o curso da suspensão permite que não chegue até você, foi digamos o "Mini-Off-Road Leve"  e aí entro na entrada do digamos a onde dá acesso a Globo Renault e aí entro vejo um Ford Mustang GT, infelizmente uso óculos, achei que era um Nissan GT-R(ei eu estava longe, não me cobrem) e aí vou chegando perto e aí vou estacionar para bater as fotos, mas o espaço estava curto e aí me recomendam outro lugar, esperei o Onix que estava atrás passar e o Fusion que estava na frente passar e aí fui e ai fui estacionar onde bati as fotos dos carros e lógico as Internas e algumas externas foram batidas na entrada e saída da área técnica, digamos assim.

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS:  O seu preço é de R$87.490, o Duster em versão topo de linha chega a ser mais barato que rivais em versões intermediárias ou mais baratas, como você viu, alguns rivais tem lista de equipamentos melhores, mas são mais caros, outros parelhos e mais caros e outros parelhos e um pouco mais baratos, mas devem no espaço e porta-malas para o Renault, é inegável que o custo/benefício é excelente, aliás nessa estratégia de custo/benefício a Renault alcançou o quarto lugar em vendas em 2019, é a Renault entrou nas quatro grandes. A própria antiga geração do Duster vendeu 280.000 unidades e de quebra tem dois feitos: em 2012 a liderança entre os utilitários esportivos derrotando o então líder Ford EcoSport e em 2015 o terceiro lugar na categoria só perdendo para HR-V e Renegade e vencendo Ford EcoSport e outro lançamento daquele ano: o 2008.  O seu consumo urbano é de 7.2KM/L com álcool e 10.7KM/L com gasolina e o rodoviário é de 7.8KM/L com álcool e 11.1KM/L com gasolina, deu para perceber que o foco foi no consumo urbano. antes vamos aos números do antigo.

Consumo urbano com álcool: 7.1KM/L
Consumo urbano com gasolina:10.3KM/L
Consumo rodoviário com álcool:7.9KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 10.8KM/L

A única piora foi no consumo rodoviário com álcool e de apenas 0.1KM/L, mas no consumo urbano com álcool ele foi 0.1KM/L mais econômico, no consumo urbano com gasolina ele ficou 0.4KM/L mais econômico e no consumo rodoviário com gasolina ele foi 0.3KM/L mais econômico, mérito da direção elétrica, contra eletro-hidráulica do modelo anterior e isso ajudou no consumo. Agora vamos contra os rivais.

RENAULT CAPTUR INTENSE 1.6 16V CVT

Consumo urbano com álcool: 7.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 11.7KM/L 

VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 200 TSI 1.nada 12V 

Consumo urbano com álcool: 7.5KM/L
Consumo urbano com gasolina:11KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:13KM/L

CITROËN C4 CACTUS 1.6 16V 

Consumo urbano com álcool: 7.3KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:13KM/L

FORD ECOSPORT FREESTYLE 1.5 12V  

Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina:10.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.9KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:12.8KM/L

HONDA HR-V EXL 1.8 16V 

Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina:11KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.3KM/L

HYUNDAI CRETA PULSE PLUS 1.6 16V 

Consumo urbano com álcool: 7.1KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:11.3KM/L

JEEP RENEGADE LONGITUDE 1.8 16V 

Consumo urbano com álcool: 6.9KM/L
Consumo urbano com gasolina:10KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12KM/L

NISSAN KICKS SV 1.6 16V CVT 

Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.4KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.7KM/L

PEUGEOT 2008 GRIFFE 1.6 16V 

Consumo urbano com álcool: 7.5KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.7KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13KM/L 

No consumo urbano empata com o irmão Captur, mas vence Renegade e Creta e perde para o restante, o mais próximo á frente é o C4 Cactus com 0.1KM/L e o mais próximo atrás é o Creta com 0.1KM/L, no consumo urbano com gasolina foi o segundo mais econômico junto com o 2008 e na frente o empate triplo de Kicks, HR-V e T-Cross que ficaram 0.3KM/L á frente e o mais próximo atrás é justamente o irmão Captur com 0.2KM/L atrás e no consumo rodoviário com álcool afinal o foco da Renault foi o consumo urbano e o próprio CVT e a ESM ajudam nisso, ele acabou tendo o pior consumo rodoviário tanto com álcool como gasolina, o mais próximo é justamente o Captur com 0.3KM/L de vantagem com álcool e 0.6KM/L de vantagem com gasolina,(talvez seja questão de aerodinâmica) e lógico e logo depois o mais próximo com álcool é o Honda HR-V e o Jeep Renegade e com gasolina é o Jeep Renegade. 

  E aí se tivesse R$88.000 você compraria? a resposta é sim: primeiro ele manteve as qualidades do modelo antigo como excelente espaço interno, excelente custo/benefício  e porta-malas, sim surgiram rivais com bom espaço interno no decorrer do tempo, mas aí é outra conversa, mas ainda o Renault é excelente nesse aspecto, sanou dois problemas, um deles os proprietários concordaram comigo: o Interior, infelizmente era triste ver a herança do Sandero antigo, mas enfim agora o interior dele é melhor que do Captur(lógico que depois a Renault vai mexer no Captur, mas aí é outra conversa) e que é melhor que Logan e Sandero atuais. O Visual que apesar de digamos manter aquele visual "tenho tamanho de carro maior a preço de carro menor", ou seja: Gigante por Natureza agora sim dá para dizer que é um carro bonito e a Renault do Brasil trabalhou muito bem a grade dianteira, tudo isso que citei pesa á favor. A única coisa que pesa contra é questão de apenas Air Bag duplo, se Kwid, Logan, Sandero e Stepway tem quatro? Se  cliente não pediu... fazer o que?, mas eu considero a única falta que o Renault cometeu, inclusive poderia ser apenas na versão topo Iconic, mas ao menos a Renault atendeu todos os pedidos dos clientes e se na analisar toda a linha da Renault sempre tem melhoras continua aconteceu com Logan, Sandero, Stepway, o Captur já entrou bem digamos assim e lógico agora o Duster e o Kwid é líder incontestável do seu segmento. 

   Se achou R$87.490 pesado no orçamento não tem problema, tem a versão Intense com câmbio CVT e que custa R$83.490 mas perde Multiview, Chave Cartão Key-Less, Sensor de Ponto Cego e as Rodas de Liga-leve são aro 16, a  Zen CVT que custa R$77.790, mas perde Aplique cromado na grade, Retrovisores elétricos, Sensor de Estacionamento, Central Multimídia Easy Link e Rodas de Liga-live aro 16 dão lugar as de aço estampado aro 16 e a Zen Manual com câmbio manual de cinco marchas que custa R$71.790 e nessa versão assume o posto de utilitários esportivo mais barato do país, mas aí perde ponteira de escape cromada, Tela de TFT no computador de bordo e lógico o câmbio CVT que dá lugar ao câmbio manual. O modelo está disponível nas cores: Vermelho Vivo, Branco Glacier e aí o preço vai a R$88.190, Marrom Vision e aí o preço vai a R$89.140, Bege Dune que aí custa o mesmo preço,  Azul Iron que aí custa o mesmo preço da Marrom Vision e Bege Dune, Cinza Cassiopée que custa o mesmo preço da Azul Iron, Marrom Vision e Bege Dune,  Prata Etoile que custa o mesmo preço da Azul Iron, Marrom Vision, Bege Dune e Cinza Cassiopée e por último temos a Preto Nacré que custa o mesmo preço da Azul Iron, Marrom Vision, Bege Dune, Cinza Cassiopée e Preta Etoile. Ao menos tem bastante opção de cores pelos padrões de hoje, mais um ponto positivo para o Duster.

                                                          FICHA TÉCNICA

MOTOR:  Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
CILINDRADA: 1597cm3
DIÂMETRO X CURSO:  78 X 83.6mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,7:1
POTÊNCIA: 118CV a 5500RPM com gasolina e com álcool vai a 120CV nas mesmas rotações
TORQUE: 16.2KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis
CÂMBIO: CVT, Xtronic com simulação de seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.38 metros,  Largura  1.83 metros, Altura 1.69 metros, Entre - eixos 2.67 metros
PESO: 1279KG
PESO/POTÊNCIA: 10.8KG/CV com gasolina e 10.6KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 78.9KG/KGFM 
VOLUMES: Porta- malas 475 litros e tanque de combustível 50 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos 
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17, 215/60/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado digital, Central Multimídia de 8 polegadas, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Chave Cartão Hands Free, Vidros/Travas e Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Na verdade são vendidos com acessórios com bancos de couro e Pacote Outsider.
GARANTIA: 3 anos ou 100.000KM o que vier primeiro
PREÇO: R$87.490.

AGRADECIMENTOS AO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO PELA VENDEDORA, AO ATENDIMENTO DA GLOBO RENAULT PELO VEÍCULO CEDIDO E PELA CONFIANÇA NO SEU PRODUTO. 





                                                            

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