AVALIAÇÃO: CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.2 12V TURBO : NO ROTA DO SUCESSO

ADESÃO A PLATAFORMA GEM FAZ BEM AO UTILITÁRIO ESPORTIVO DA CHEVROLET 

Demorou um pouco, mas aconteceu, afinal o test-drive, avaliação do Tracker já era previsto, mas aí veio a pandemia no caminho, afinal logo depois do Chevrolet Onix LT três cilindros aspirado, o plano era fazer o test-drive do Tracker assim que lançado, mas aí tudo complicou, lojas fechadas por causa da pandemia e eu mesmo fiquei um tempo recluso em casa não consegui sair de casa, depois que sair de casa fui conversar com o Almeida.

     Mas ele falou que o test-drive seria praticamente impossível, afinal vivemos momentos difíceis no  mundo inteiro e aí fui ver um carro que era recém-lançado e passei na Ponto Um falar com o Almeida e aí marcamos a avaliação do Tracker para a semana seguinte.

   Cheguei lá, o Almeida tinha se mudado de cidade, mas deixou outro vendedor para me atender, e me atendeu bem, mas infelizmente o Tracker não estava lá  e aí ele falou que poderia vir a qualquer hora e pedir qualquer vendedor que ia me atender e eu até pensei ir dois dias depois e aí falou que poderia vir mais tarde, cheguei um pouco cedo, afinal vi o Tracker azul lá e aí já viu...., ele me pediu para esperar e aí outro vendedor me atendeu e aí o Elton entra em cena, aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento e aí fomos para fazer o test-drive.

    A Chevrolet durante muito tempo foi o único fabricante nacional a ter um SUV quando nem se chamava assim: Amazona(1958-1964),  Veraneio(1964-1994 e nesse caso a derivada da D10 e D20 respectivamente), Bonanza(1989-1994),  Blazer(1995-2012), Grand Blazer(1999) e lógico em tempos mais recentes: Captiva(2008-2017), Equinox(2017-até hoje), TrailBlazer(2012-até hoje), mas ela penou no segmento  "quente": os do SUV compacto, primeiro veio o Tracker de primeira geração derivado do Vitara, apenas com motor turbo diesel de 87CV, mas esse segmento praticamente não existia, em 2004 já com motor Turbo Diesel 109CV ele dá o seu adeus, mas eis que como medida para enfrentar o EcoSport o Tracker derivado do Vitara volta ao mercado com motor 2.nada 16V(2 litros, 2.0 ou 2000 como queira entender) de 128CV á gasolina, mas em 2008 o fim da produção do Vitara na Argentina força o fim da produção do primeiro Tracker, em 2013 chegava a segunda geração do Tracker importado do Mèxico e refém das cotas delas, com o mesmo motor 1.8 16V do Cruze de 141CV com gasolina e 144CV com álcool e lógico na época só havia ele, o segundo EcoSport(o atual sem facelift) e o Duster de primeira geração e aí dois anos depois chegaram Renegade, HR-V, 2008, Creta e Captur e o Tracker acabou se complicando de vez, lógico que na linha 2017 ganhou o motor 1.4 16V Turbo de 150CV com gasolina e 153CV com álcool e aí com a chegada do Onix Plus, abre um nova chance para o Tracker é a terceira geração e lógico se fosse pela pandemia já seria mais sucesso do que já é, além disso desde o lançamento ele é líder vendas entre os utilitários esportivos compactos em Santa Catarina, mas de qualquer forma, no mês de Junho a nível nacional só perdeu para T-Cross e Renegade, agora a Chevrolet conseguiu um lugar ao sol no segmento e outra coisa: a nova geração é fabricada em São Caetano do Sul.

POR FORA: O visual do novo Tracker é bonito, embora tenha vincos em excesso, a Chevrolet conseguiu dosar eles muito bem e na cor azul que é o modelo avaliado, ficou bonita ao quadrado(azul é cor que eu gosto), o modelo é feito na plataforma GEM(Plataforma Global de mercados emergentes em inglês) que serve ao Onix Plus e ao Onix Hacht de nova geração e futuramente dará origem a uma picape e a sucessora da Spin. Ele mede 4.27 metros de comprimento, 1.79 metros de largura, 1.63 metros de altura e 2.57 metros de entre -eixos, já que estamos falando sobre visual onde o led diúrno nas versões abaixo da Premier, nessa versão ela é a seta direção.

                                       
O Visual do novo Tracker é bonito e na Premier onde é o DRL nas outras versões , ela é a seta de direção.  

Na traseira também apresenta linhas muito bonitas 

A saída dupla é um acessório, agora quando estava fazendo a matéria eu notei.

Agora vamos a comparação com o modelo antigo que era feito na plataforma Gamma/GSV a mesma que serve ao Onix Joy/antigo, Onix Joy Plus/Prisma segunda geração, Cobalt, Sonic Hatch e Sedan e Spin.

Comprimento: 4.26 metros,   Largura: 1.76 metros           Altura: 1.62 metros       Entre -eixos: 2.55 metros.

O novo modelo é ganha em 1cm no comprimento, 3cm na altura, 1cm na altura e em 2cm no entre - eixos é maior em todos os sentidos, só resta comparar aos irmãos de plataforma, no caso vale o Onix Plus e Onix Hacht 

ONIX PLUS:
Comprimento: 4.48 metros,  largura: 1.73 metros   Altura: 1.47 metros   Entre -eixos: 2.60 metros 

ONIX HATCH:  4.16 metros   Largura: 1.73 metros  Altura: 1.48 metros  Entre -eixos: 2.55 metros

Em comparação ao sedã ele perde no comprimento por 18cm e vence o Hacht com 10cm, na largura é 6cm mais largo que os dois, na altura é 15cm mais alto que o sedã e 14cm mais alto que o Hatch e no entre - eixos ele é 3cm menor que o sedã e 2cm maior que o Hatch.

                                                         
A versão avaliada foi a Premier 

Emblema "Turbo" na tampa traseira denúncia é é igual aos irmãos.

E agora vamos as medidas contras os rivais.

CITROËN C4 CACTUS 

Comprimento: 4.17 metros     Largura: 1.71 metros    Altura: 1.56 metros    Entre -eixos: 2.60 metros

FORD ECOSPORT 

Comprimento: 4.10 metros *    Largura: 1.76 metros    Altura: 1.69 metros   Entre -eixos: 2.52 metros

HONDA HR-V 

Comprimento: 4.29 metros       Largura: 1.77 metros   Altura: 1.56 metros   Entre -eixos: 2.61 metros

HYUNDAI CRETA

Comprimento: 4.27 metros  Largura: 1.79 metros      Altura: 1.59 metros     Entre - eixos: 2.59 metros

JEEP RENEGADE

Comprimento: 4.25 metros   Largura: 1.79 metros     Altura: 1.72 metros   Entre -eixos: 2.57 metros

NISSAN KICKS 

Comprimento: 4.29 metros   Largura: 1.76 metros   Altura: 1.59 metros   Entre -eixos: 2.62 metros

PEUGEOT 2008 

Comprimento: 4.16 metros   Largura: 1.74 metros   Altura: 1.58 metros   Entre -eixos: 2.54 metros

RENAULT CAPTUR 

Comprimento:  4.33 metros   Largura: 1.81 metros  Altura: 1.62 metros   Entre -eixos: 2.67 metros 

VOLKSWAGEN T-CROSS

Comprimento: 4.20 metros    Largura: 1.75 metros   Altura: 1.57 metros   Entre -eixos: 2.65 metros 

Ele tem o quarto maior comprimento é 1cm maior que o Renegade e 1cm menor que o Creta, é o segundo mais largo junto com Creta e Renegade, perde por 2cm para o Captur e vence por 2cm o HR-V, tem a terceira maior altura só perdendo para Renegade e EcoSport, ele é 6cm mais baixo que o EcoSport e 1cm mais alto que o Captur e no entre -eixos é o terceiro menor junto com o Renegade, só vence EcoSport e 2008, sendo que o 2008 ele vence por 3cm e tem 2cm a menos que o Creta, mas a Chevrolet conseguiu ajeitar bem o espaço interno dele como você verá no decorrer da matéria. Inclusive as rodas de liga-leve aro 17 são bonitas.


                                                          
Faróis Full Led 

Rodas de liga-leve aro 17

POR DENTRO: Chegou a hora de entrar dentro, é claro que tudo veio do Onix novo e Onix Plus, quadro de instrumentos, central multimídia, alavanca da câmbio, algum problema? Não, afinal a instrumentação tem boa visualização, só que pode ser mais alto, a posição é mais alta e tem amplo domínio e vale lembrar que o Onix e Onix Plus que subiram um pouco acima da média nesse quesito e se inspiraram no Cruze, já o Tracker está dentro da média, mas é nos equipamentos de série que ele se destaca: ABS, Air Bag Duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Ar Condicionado digital, Air Bag Duplo de cortina, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Central Multimídia de 8 polegadas chamada de My link, Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, Alerta de ponto cego, Alerta de colisão, Frenagem de emergência em baixas velocidades, Vidros/Travas e Espelhos elétricos, já adianto que teremos segunda rodada por aqui, a segunda rodada vem depois do porta-malas, o preço é de R$119.490,  o C4 Cactus deve Air Bag Duplo lateral na versão Shine e aí o preço é de R$100.990 é R$19.000 mais barato e aí para adicionar Air Bag Duplo laterais, Sistema de frenagem automática, alerta de colisão, alerta de saída de faixa o preço vai a R$105.990 é R$14.000 mais barato que o Tracker, mas ele deve outras coisas para o Tracker que você vai ver, o Ford EcoSport Titanium custa R$97.880 é R$18.000 mais barato até tem alerta de ponto cego e Hill Holder, mas ele tem outros débitos com o Tracker que você verá, o Honda HR-V Touring tem lista de equipamentos parelha ao Tracker Premier, mas custa R$141.300 é de R$21.200 mais caro que o Tracker, ou seja o custo/benefício do Tracker perante ao HR-V favorece e o Tracker vai ampliar a vantagem ainda mais, o Hyundai Creta Prestige custa R$108.990 é quase R$11.000 mais barato, mas deve alerta de ponto cego, frenagem de emergência para o Tracker, o Jeep Renegade Limited ´que custa R$113.990 é quase R$6000 mais barato e deve Alerta de ponto cego, Alerta de colisão e Alerta de Frenagem de emergência para o Tracker, o Nissan Kicks SL custa R$107.390 e deve alerta de ponto cego e alerta de colisão que só vem no SL Tech e aí custa R$108.390 é R$11.000 mais barato, mas ele tem outros débitos para o Tracker, o Peugeot 2008 Griffe 1.6 16V THP custa R$109.490,  é R$10.000 mais barato,mas deve Alerta de Ponto Cego, Alerta de colisão e frenagem de emergência para o Tracker, o Renault Captur Intense   além de motor deve Air Bag duplo de cortina, alerta de ponto cego, frenagem de emergência e colisão ainda que custe R$99.690 e o Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI 1.4 16V que tem alerta de fadiga e frenagem de emergência, além dos seis Air Bags, Hill Holder e ESP e custa R$118.690 é R$1000 mais caro, talvez seja o adversário mais difícil nessa até aqui, por que tem gente mais barata, mas deve muita coisa, tem o HR-V que tem lista de equipamentos parelha é caro, mas calma que o capítulo equipamentos ainda não acabou.

                                     
Painel de instrumentos  tem boa visualização 

                                                   
Volante herdado do Onix 

Central Multimídia My Link de terceira geração  com tela de 8 polegadas 

 Deixando um pouco os equipamentos, vamos ao espaço interno, na dianteira você consegue achar a posição do banco fácil, para os passageiros do banco de trás uma notícia bem alegre: com o banco na minha posição sobra um espaço gigantesco e com o banco recuado totalmente sobrou uma fresta ainda, ou seja: o espaço interno do novo Tracker é excelente.

                                                
Com o banco na minha posição sobre um espaço gigantesco 

Com o banco recuado  ainda sobra uma fresta. 

 No porta-malas boas notícias: agora ele leva 393 litros,  o antigo levava 306 litros é um ganho de 87 litros para as bagagens e agora vamos ver contra os rivais.

CITROËN C4 CACTUS: 320 litros
FORD ECOSPORT: 362 litros
HONDA HR-V: 393 litros
HYUNDAI CRETA: 431 litros
JEEP RENEGADE: 260 litros
NISSAN KICKS: 432 litros
PEUGEOT 3008: 355 litros
RENAULT CAPTUR: 437 litros 
VOLKSWAGEN T-CROSS: 373 litros 

Ele tem o quarto maior porta -malas junto com o HR-V, vale lembrar que a versão Touring perdeu litros no porta-malas por causa do escape duplo, perdendo para Captur, Kicks e Creta, no caso a desvantagem para o Creta é de 38 litros e vencendo T-Cross, EcoSport, 3008, C4 Cactus e Renegade no caso vantagem para o T-Cross é de 20 litros. Como curiosidade no Tracker você pode elevar o piso do porta-malas e aí cai para 357 litros, mas aí é usado quando rebate os bancos, em posição normal o porta-malas fica mais fundo digamos assim. Agora vamos a média do segmento? é de 375.6 litros, o porta-malas do Tracker é acima da média e digo que para um família de quatro pessoas é um porta-malas justo: não sobra, mas também não falta e isso é bom, ao contrário do modelo antigo e de maioria dos rivais. Agora você começa entender o débito de EcoSport, T-Cross, C4 Cactus, Jeep Renegade e 2008.

                                                         
O seu porta-malas leva 393 litros 

 E agora quer a segunda rodada dos equipamentos? então vamos a ela: Faróis e lanternas de Neblina, Indicador do nível de óleo, Faróis Full Led com DRL, regulagem dos faróis,  IsoFix e Top Tether(esses dois obrigatórios por lei, mas se não tivesse a lei, ele teria igual), Computador de bordo com tela de TFT de 3.5 polegadas com informações de viagem, veículo e consumo, Cobertura do porta-malas, Banco traseiro bipartido e rebatível, Integração da central Multimídia com smartphones através de Android Auto e Apple Car Play, Rádio AM/FM, Função Áudio Steaming e Bluetooh para até dois celulares e entrada USB, Entrada USB dupla para os bancos traseiros, Conjunto de alto-falantes com 6 unidades, Onstar, Conectividade Chevrolet, Wi, Check Control(Controle de velocidade de Cruzeiro), Sistema Star&Stop(que pode ser desligado através de um botão), Grade frontal cromada, Maçanetas externas na cor do veículo, Rack de Teto na Cor Prata, Câmera de ré, Easy Entry(Abertura das portas através do sensor de aproximação da chave), Easy Start( Partida sem chave, por botão), Rodas  de liga-leve aro 17, Sensor crepuscular, Sensor de Chuva com ajuste automático de intensidade, Volante esportivo com revestimento Premium, Sensor de Estacionamento dianteiro, lateral e traseiro, Lanternas em Led, Friso cromado dos vidros laterais, Maçanetas internas cromadas, Carregador Wireless para celular, Easy Park(Sistema de estacionamento automático), Teto Solar Panorâmico e Bancos com revestimento Premium com uma lista dessas opcionais é o que não precisa, ele já tem tudo de série, mas vale a observação sobre o wi-fi: os três primeiros meses é grátis, depois você tem que pagar, agora vamos a segunda rodada de equipamentos contra os rivais: O C4 Cactus  Shine não Teto Solar Panorâmico e nem sistema de estacionamento automático, o Ford EcoSport também não, o Honda HR-V  Touring tem Teto Solar Panorâmico, mas não tem sistema de estacionamento automático, o Hyundai Creta Prestige não tem Teto Solar Panorâmico e nem sistema de estacionamento automático, o Nissan Kicks SL  também não, o Peugeot 2008  Griffe THP tem Teto Solar Panorâmico, mas não tem Hill Holder e nem sistema de estacionamento automático, o Jeep Renegade Limited  tem o Teto Solar Panorâmico como opcional é aí o preço vai a R$121.090 ficando R$2000 mais caro que o Tracker e não tem o sistema de estacionamento automático do Tracker, o Renault Captur Intense  além de dever Air Bag duplo de cortina, deve Teto Solar Panorâmico e Hill Holder e o Volkswagen T-Cross Highline tem Teto Solar Panorâmico, Faróis Full Led, Sistema de estacionamento automático Park Assist e aí o preço vai a R$129.980 ficando R$10.000 mais caro que o Tracker, em resumo: o que é mais barato é bem menos equipado e os dois rivais com lista de equipamento próxima que são  HR-V Touring e o T-Cross Highline, um deles é mais caro e um deles fica bem mais caro, é inegável o custo/benefício do Tracker perante os rivais. No caso do Tracker avaliado o único opcional é a cor Azul Power e aí o preço vai a R$121.090.

                                                        
Partida por botão Engine Start/Stop(pena que o ângulo ficou ruim).

MECANICAMENTE: O câmbio é o automático de seis marchas, o motor é o novo Ecotec  três cilindros 1.2 12V Turbo da família SGE(Small Global Engine)/CSS Prime com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo e intercooler da mesma família do 1.nada 12V Turbo(1.0, 1 litro, 1000 como queira entender) usado no Onix Plus, Onix Hatch e em versões inferiores da Tracker e o 1.nada 12V aspirado usado no Onix Hatch novo, com isso o 1.2 gera 19.4KGFM a 2000RPM e 132CV a 5500RPM e com álcool vai a 21.4KGFM e 133CV nas mesmas rotações. A sua suspensão utiliza amortecedores pressurizados com molas helicoidais, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção, no quesito suspensão apenas o Renegade tem suspensão independente tipo McPherson também na traseira, ao passo que os outros seguem a receita do Tracker, nos freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, bom T-Cross, HR-V e Renegade  e 2008 tem freios á discos sólidos na traseira, ao passo que os rivais seguem o esquema do Tracker. 

   Agora vamos ver qual tipo de motor os rivais tem a oferecer e o antigo Tracker tinha.

CITROËN C4 CACTUS E PEUGEOT 2008 

MOTOR: 1.6 16V THP da família Prince com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo , intercooler e injeção direta.
CÂMBIO: Automático de seis marchas

FORD ECOSPORT

MOTOR: Três cilindros 1.5 12V da família Dragon com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis.
CÂMBIO: Automático de seis marchas

HONDA HR-V 

MOTOR: i-VTEC 1.5 16V Earth Dreams com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.
CÂMBIO: CVT  

HYUNDAI CRETA:
MOTOR: 2.nada 16V da família NU com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas v variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis.
CÂMBIO: Automático de seis marchas

JEEP RENEGADE
MOTOR: Tritec E-Torq 1.8 16V com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
CÂMBIO: Automático de seis marchas

NISSAN KICKS
MOTOR: 1.6 16V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis.
CÂMBIO: CVT

RENAULT CAPTUR
MOTOR: 2.nada 16V da família F com bloco de ferro, cabeçote de alumínio,  duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada sendo variável na admissão.
CÂMBIO: Automático de quatro marchas 

VOLKSWAGEN T- CROSS

MOTOR: 250 TSI 1.4 16V da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.
CÂMBIO: Automático de seis marchas

CHEVROLET TRACKER ANTIGO

MOTOR:  Ecotec 1.4 16V Turbo da família SGE com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.
CÂMBIO: Automático de seis marchas.

Na escola câmbio temos três escolas: a de seis marchas que é do Tracker ,o CVT seguido por Honda, Nissan e a Renault tem o antigo câmbio de quatro marchas . Nos motores o leque é bem amplo, temos dois de  motor "grande" aspirado: Creta e Captur , temos um motor "médio grande" aspirado: Renegade,  temos  três cilindros aspirado: o EcoSport, além dos aspirados de cilindrada média e temos turbinados além do Tracker: HR-V, 2008, C4 Cactus e T-Cross, mas o Tracker é o único a não ter injeção direta e tem motor três cilindros turbo em todas as versões seja qualquer cilindrada, o T-Cross tem o três cilindros TSI 200 nas versões mais barata.

Agora vamos a comparação com o modelo antigo, só que temos que comparar o peso:

CHEVROLET TRACKER ANTIGO

MOTOR: 1.4 16V TURBO 
POTÊNCIA:150CV a 6000RPM com gasolina e 153CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 24.1KGFM a 2000RPM com gasolina e 24.5KGFM com álcool nas mesmas rotações 

O novo três cilindros turbo não tem injeção direta, é inegável que perdeu 4.7KGFM de torque e 18CV com gasolina e com álcool perdeu 3.1KGFM e 20CV, mas agora o motor três cilindros tem que puxar 1271KG contra 1413KG de antes, é 142KG a menos e com isso a relação peso/torque para o novo modelo é de 65.5KG/KGFM com gasolina contra 58.7KG/KGFM com gasolina do antigo e com álcool é de 59.4KG/KGFM contra 57.7KGFM com álcool do antigo, aqui estão bem próximos e na relação peso/potência com gasolina de 9.6KG/CV do modelo novo contra 9.4KG/CV do modelo antigo e com álcool é de 9.5KG/CV do modelo novo contra 9.2KG/CV do modelo antigo, realmente a relação peso/potência é bem mais próxima do que os 20CV sugerem, mas se mantivesse o 1.4 16V Turbo seria excelente, mas existe o consumo como você verá e os custos: o motor 1.4 16V Turbo é o mesmo do Cruze é feito no México e segue para a Argentina, já o novo três cilindros 1.2 12V é feito em Joinville-Santa Catarina e já adianto: o três cilindros turbo 1.2 12V é bem esperto.

Agora sim, contra os rivais.

CITROËN C4 CACTUS SHINE 1.6 16V THP E PEUGEOT 2008 GRIFFE 1.6 16V THP

POTÊNCIA: 166CV a 6000RPM gasolina e 173CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 24.5KGFM a 1400RPM nos dois combustíveis

FORD ECOSPORT

POTÊNCIA:130CV a 6500RPM com gasolina e 137CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 15.6KGFM a 4500RPM com gasolina e 16.1KGFM com álcool nas mesmas rotações

HONDA HR-V 

POTÊNCIA: 173CV a 5500RPM
TORQUE: 22.4KGFM a 1700RPM

HYUNDAI CRETA

POTÊNCIA: 156CV a 6000RPM com gasolina e 166CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 19.1KGFM a 4750RPM com gasolina e 20.7KGFM com álcool nas mesmas rotações

JEEP RENEGADE:
POTÊNCIA: 135CV a 5750RPM com gasolina e 139CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:18.8KGFM a 3750RPM com gasolina e 19.3KGFM com álcool 

NISSAN KICKS

POTÊNCIA: 114CV a 5600RPM nos dois combustíveis
TORQUE: 15.5KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis

RENAULT CAPTUR

POTÊNCIA: 143CV a 5750RPM com gasolina e 148CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 20.2KGFM a 4000RPM com gasolina e 20.9KGFM com álcool nas mesmas rotações.

VOLKSWAGEN T-CROSS

POTÊNCIA:150CV a 5500RPM nos dois combustíveis
TORQUE: 25.5KGFM a 1500RPM nos dois combustíveis.

Vale duas observações: o Kicks é bem leve, o Renegade é bem pesado e a última observação é que o HR-V Touring só roda com gasolina, mas vamos aos motores, no torque com gasolina ele é o quinto colocado, ficando atrás de todos os SUV Turbo e o Captur com desvantagem de 0.8KGFM e vantagem de 0.3KGFM sobre o Creta, com álcool ele ultrapassa o Captur e encosta no HR-V, vence o Captur com 0.5KGFM de vantagem, mas fica em 1KGFM de desvantagem para o HR-V, na potência com gasolina só vence EcoSport e Kicks e com álcool ele só vence o Kicks na potência, mas vale lembrar que o Renegade o 1.8 16V sofre com peso dele, o  Tracker é bem mais leve e o Captur tem o  câmbio automático de quatro marchas que não deixa o 2.nada 16V fazer o que poderia... fazer(embora até empurre, mas não se compara aos SUV Turbinados) é inegável que se tivesse o 1.4 16V Turbo era outra conversa, ou  esse mesmo três cilindros 1.2 12V Turbo com injeção direta e aí poderia ter entre 145-150CV fácil, mas calma: o três cilindros 1.2 12V Turbo vai muito bem como você verá e agora entende o débito que aumento de EcoSport, Kicks, Captur e Creta, no caso dois dois primeiros a potência, no caso dos demais é torque e no caso do Renault é o câmbio.

                                                   
O três cilindros 1.2 12V Turbo gera 132CV com gasolina e 133CV com álcool. 

ANDANDO COM ELE:  Chegou a hora de andar, afinal saindo da concessionária conversei com o Elton e comentei sobre a plataforma acertei e entrei no carro, afinal o acesso é facilitado e aí entro, lógico que o volante, a central multimídia e a alavanca de câmbio(aliás o próprio câmbio também) vem do Onix novo, isso dá uma sensação de coisa familiar, mas a diferença é que estou em posição mais elevada e quase dá para ver o final do capô, só não dá para ver por causa do design dele, e aí engato a alavanca em D e a direção elétrica já se mostra muito boa em manobras e o volante tem boa pegada e aí espero para ver se não tem ninguém vindo, entro na avenida Ivo Silveira , percebo que a suspensão é bem macia, voltada ao conforto típico de todo o Chevrolet e lógico vou andando um pouco devagar por que tem duas avenidas que desembocam na Ivo Silveira, a primeira é a Paula Ramos e a segunda é a Fermino Costa, depois de sair da Fermino Costa, aproveitou o retão grande aproveito para fazer o kickdown, o motor três cilindros turbo e o câmbio automático responderam prontamente e foram muito bem, cheguei até 80KM/H e aí alivio para a 60KM/H e de brinde quando fazer o kickdown o belo ronco do três cilindros turbo e aí vou seguindo, logo um Fox entra na avenida e vou me segurando e lógico dou uma leve olhada no painel e no próprio trânsito, e aí Fox entra numa transversal e quase para para entrar e logo tem uma subida de um viaduto e é hora do Kickdown de novo: respondeu prontamente o três cilindros 1.2 12V Turbo e de brinde um belo ronco do três cilindros, aliás o urro do três cilindros é bem forte, mas vale mencionar aqui: a mudança de coxim feitas no Onix e Onix Plus foram transplantadas para o Tracker e o resultado: ele não vibra, faz parecer um quatro cilindros normal e aí vou a 60KM/H tranquilo, temos a lombada no Angeloni , depois da lombada outro kickdown e aí o três cilindros responde prontamente ao pé direito e o próprio câmbio é muito esperto e aí vou entrar para dar volta na rotário, mas erro de direção e aí o vendedor "segue reto", aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento, depois que segui reto fui e aí entramos na Dom Pedro I  só que a estrada é tão ruim, que até um Mercedes Classe S entregaria os pontos(não estou comparando é apenas um fato), foi o único lugar onde a suspensão do Tracker entregou o que tinha no piso, já no resto foi bem tranquilo, entramos no final da Beira Mar de São José, antes de entrar espero e aí faço o Kickdown e lógico é mais um "utilitário esportivo ao pé da letra" (já estou sonhando com o Onix Hacht com esse motor....) responde prontamente e aí fui seguindo em direção a Ivo Silveira e aí percebo que a carroceria inclina um pouco, mas ainda assim a direção é bem estável, mas no caso da carroceria entende: a suspensão é voltada para o conforto e aí entramos na Ivo Silveira: Lombada e depois da lombada outro Kickdown e vou seguindo depois que passo para o viaduto e vou seguindo em frente e na frente tem um carro(agora não lembro) e aí chegamos ao semáforo e aí espero, a Tracker tem Hill Holder e aí espero o trânsito seguir e aí entro na entrada e vejo que não tem carro vindo contrário e entra no estacionamento da Ponto Um para fazer as fotos. Em resumo: é como se tivesse o vigor dos antigos Família II 2.nada(2 litros, 2.0 ou 2000 como queira entender) com o consumo do Onix Plus, esse três cilindros turbo é basicamente isso e é excelente. Outro que tenho que agradecer é outro vendedor, por me atendeu bem no período do "pré-test-drive".

                                                           
O câmbio é o o automático de seis marchas 

PREÇO E SITUAÇÃO  PERANTE OS RIVAIS:  O Chevrolet Tracker Premier 1.2 12V custa R$119.490 como você viu, os rivais que são mais baratos tem menos equipamentos, alguns tem menos equipamentos e menos motor também e tem dois que tem lista parelha de equipamentos, mas um deles é mais caro e o outra acaba ficando mais caro que o Tracker, o que deixa o Tracker com excelente custo/beneficio, ok, R$120.000 não é barato,  mas o benefício é na mesma proporção. O seu consumo urbano com álcool é de 7.7KM/L e com gasolina é de 11.2KM/L e o rodoviário com álcool é de 9.4KM/L e com gasolina é de 13.5KM/L, agora vamos ver contra a geração antiga.

Tracker 1.4 16V (Geração antiga)

Consumo urbano com álcool: 7.6KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.6KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 11.7KM/L

A vantagem do novo motor três cilindros se torna evidente, com álcool foi 0.1KM/L mais econômico na cidade, com gasolina a vantagem ampliou para 0.6KM/L e é na rodovia onde o três cilindros novo levou uma ampla vantagem: 3KM/L no álcool e com gasolina a vantagem foi de 2.8KM/L. O novo motor 1.2 12V Turbo é mais econômico que o antigo 1.4 16V.

Agora contra os rivais.

CITROËN C4 CACTUS 1.6 16V THP

Consumo urbano com álcool: 7.2KM/L
Consumo  urbano com gasolina: 10.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.9KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.9KM/L

FORD ECOSPORT  1.5 12V 

Consumo urbano com álcool: 7.1KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.9KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.8KM/L

HONDA HR-V 1.5 16V TURBO  (O Touring Turbo roda apenas com gasolina)

Consumo urbano: 11.4KM/L
Consumo rodoviário: 12.4KM/L

HYUNDAI CRETA 2.nada 16V 

Consumo urbano com álcool:6.9KM/L
Consumo urbano com gasolina:10KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 11.4KM/L

JEEP RENEGADE 1.8 16v

Consumo urbano com álcool: 6.5KM/L
Consumo urbano com gasolina: 9.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 7.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 10.9KM/L

NISSAN KICKS 1.6 16V 

Consumo urbano com álcool: 8.1KM/L
Consumo urbano com gasolina:11.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.7KM/L

PEUGEOT 2008 1.6 16V THP 

Consumo urbano com álcool: 7.5KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13KM/L

RENAULT CAPTUR 2.NADA 16V 

Consumo urbano com álcool: 6.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 8.8KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 7.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 10.8KM/L 

VOLKSWAGEN T-CROSS 250 TSI 1.4 16V 

Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.2KM/L

No consumo urbano com álcool empatou com o T-Cross e ambos só perderam para o Kicks por 0.4KM/L e venceu o 2008 THP por 0.2KM/L, no consumo urbano com gasolina só perdeu para Kicks e HR-V por 0.2KM/L e venceu o T-Cross por 0.2KM/L, no consumo rodoviário com álcool só perdeu para o Kicks por 0.2KM/L e venceu o T-Cross por 0.1KM/L e com gasolina só perdeu para o Kicks de novo por 0.2KM/L dá para dizer que é o SUV Turbo mais econômico do país, afinal o HR-V Touring só roda com gasolina e oT-Cross ficou para trás no quesito consumo.  O Tracker está na rota do sucesso aberta pelos irmãos Onix Plus e o líder vendas no país: Onix, inclusive desde o lançamento o Tracker é líder entre os utilitários esportivos compactos em Santa Catarina e no Brasil ele está na luta com T-Cross e Renegade, infelizmente a pandemia prejudicou um pouco o carro, mas que ele tem condições de chegar a liderança, isso teria. se analisar o Kicks tem obrigação de ser mais econômico já que o motor é bem mais fraco, mas outros não conseguem nem isso, entre os SUV Turbo ele sempre está entre os melhores no consumo ou o melhor.

 E aí se tivesse R$120.000 você compraria? A resposta é sim: o que pesa á favor: design com visual bonito(ok, é subjetivo, mas eu gostei), porta-malas competente, excelente espaço interno, excelente pacote de equipamentos a ponto de ser tudo de série e mesmo assim ainda ficar mais barato que os rivais quando vem com os equipamentos, bom desempenho do motor três cilindros turbo, excelente consumo. É difícil uma critica pesada ao novo Tracker, sim o motor três cilindros turbo 1.2 12V é excelente, em termos de desempenho se mantivesse o 1.4 16V Turbo ia andar mais ainda, mas cobraria no consumo, então por que não a injeção direta? seria mais bacana a ainda se tivesse, é a única crítica que tenho que fazer e nem é pesada. Em resumo: o comprador do Tracker acredito que não se arrependerá.

      E ele está disponível nas cores: Azul Eclipse(Metálica) é a cor digamos, de série.  Branco Summit sólida que custa R$750 a mais, Azul Power(a do modelo das fotos), Prata Switchblade, Cinza Satin Steel, Preto Ouro Negro e Vermelho Chili essa são metálicas também e aí elas custam R$1.600 respectivamente.  E se você ficou interessado no Tracker e quer opções mais em conta, então vamos a elas.

LTZ 1.2 12V Turbo Automático: Mantém o motor 1.2 12V Turbo, mas perde o Easy Park, sistema de estacionamento automático e o Ar Condicionado deixa de ser digital e custa R$106.490.

Turbo 1.2 12V Automático:  Perde a partida por botão, e a entrada por aproximação da chave e as Rodas de liga-leve aro 17 são trocadas pelas aro 16 e custa R$96.390.

A LT 1.nada 12V Turbo Automática, troca o  três cilindros 1.2 12V Turbo pelo também três cilindros 1.nada 12V Turbo que gera 16.3KGFM a 2000RPM e 116CV a 5500RPM e com álcool vai a 16.8KGFM e mantém os 116CV nas mesmas rotações, ela volta a ter Partida por botão e a entrada por aproximação da chave e aí o preço é de R$95.890.

A Turbo 1.nada 12V Manual: Sai o câmbio automático de seis marchas e entra o manual de seis marchas, mantém  o motor três cilindros 1.nada 12V Turbo e o mesmo pacote de equipamentos do 1.2 12V Turbo com exceção do câmbio automático e aí o preço é de R$87.490.

                                                               
Lanternas de Led. 

Maçanetas na cor do carro com cromado no meio.

Borrachão com o logotipo "Tracker' é acessório. 

                                                                  FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção multiponto e flex 
CILINDRADA: 1199cm3
DIÂMETRO X CURSO:  75 X 90,5 mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,5:1
POTÊNCIA: 132CV a 5500RPM com gasolina e 133CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 19.4KGFM  a 2000RPM com gasolina e 21.4KGFM com álcool nas mesmas rotações
CÂMBIO: Automático de seis marchas e tração dianteira.
CARROCERIA: Utilitário esportivo , quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES:  Comprimento 4.27 metros, Largura  1.79 metros, Altura 1.63 metros, Entre - eixos 2.57 metros
PESO: 1271KG
PESO/POTÊNCIA:  9.7KG/CV com gasolina e 9.6KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 65.5KG/KGFM com gasolina e 59.4KG/KGFM com álcool
VOLUMES: Porta - malas 393 litros e tanque de combustível de 44 litros.
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores pressurizados.
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS, EBD, ESP, Controle de tração tração e Hill Holder.
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17, 215/55/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina, Alarme, Ar Condicionado digital, Central Multimídia My Link de 8  polegadas, Coluna de direção regulável, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Direção elétricas,Teto Solar Panorâmico,  Easy Park,Vidros/Travas e Espelhos elétricos.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Sistema Wi-Fi(Grátis nos três primeiros meses) e cores branca ou outras metálicas, com exceção da azul eclipse.
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$119.490.

AGRADECIMENTOS A PONTO UM PELO CARRO CEDIDO,  AO ELTON, AO OUTRO VENDEDOR  E A PONTO UM PELO EXCELENTE ATENDIMENTO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO.

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Elson Silva
(48) 99951- 1477 




                                                  

                                                




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