AVALIAÇÃO: VOLKSWAGEN NIVUS HIGHLINE 200 TSI : APROVEITANDO OPORTUNIDADES

VOLKSWAGEN CRIA SUV-CUPÊ PARA OCUPAR ESPAÇO DEIXADO PELO ANTIGO HATCH AVENTUREIRO 

Essa é a primeira avaliação pós-pandemia, afinal o lançamento do Nivus é logo aí, então decidi ir na Futura, afinal Volkswagen é na Futura e aí cheguei lá, dei uma olhada nos carros em exposição e falei com o Gerson "Já sei o que você quer, o Nivus, vai chegar no dia 25 de junho" , beleza então, respondi e aí esperei, um tempo, esperei duas semanas, por que pipocou alguns lançamentos.

   Duas semanas depois chegou na Futura e advinha quem está na frente: O Nivus e aí chego na frente do Gerson e pergunto ele diz "Se tu quer fazer o test-drive, pode fazer", imagina se eu ia recusar, claro que fui e ele mesmo me adiantou muita coisa: é como se fosse o Polo, mas maior, aliás a Volkswagen acertou várias coisas no Nivus, onde errou no T-Cross.

POR FORA: O Nivus tem um visual bonito, lógico que a lateral é a mesma do Polo, mas a dianteira é mais imponente com faróis grandes, grade cromada e é claro o novo símbolo da Volkswagen, na traseira é onde estão as diferenças em relação ao Polo ficou maior e tem uma caída de cupê, afinal dá para dizer que é SUV-cupê, o modelo é feito na plataforma MQB a mesma que serve ao Polo, Virtus, T-Cross, Tiguan, Jetta, Passat e serviu ao Golf VII também, na traseira o símbolo novo e a faixa horizontal se fazem presentes.

                                                     
O Nivus tem um visual bonito e lógico se trata de um SUV-cupê 

Na traseira destaque para as lanternas emendadas 

Novo símbolo da Volkswagen estreia no Brasil com o Nivus 

O Nivus mede 4.27 metros de comprimento, 1.76 metros de largura, 1.49 metros de altura e 2.56 metros de entre - eixos, em comparação com os irmãos,  no caso o Polo mede 4.05 metros de comprimento, 1.75 metros de largura, 1.46 metros de altura e 2.56 metros de entre -eixos, ou seja o entre - eixos é o mesmo do Polo, já altura é 3cm maior, graças a suspensão e o pneu de perfil mais alto e é claro o Rack de Teto, na largura é 1cm maior e no comprimento é onde vem a diferença:22cm maior, no caso o T-Cross mede 4.20 metros de comprimento, 1.75 metros de largura, 1.57 metros de altura e 2.65 metros de entre -eixos, curiosamente ele é 7cm maior no comprimento que o T-Cross, 1cm mais largo, 8 cm mais baixo e tem 9cm a menos no entre -eixos. O rival mais próximo do Nivus é o Honda WR-V que mede 4 metros de comprimento, 1.73 metros de largura, 1.60 metros de altura e 2.55 meros de entre -eixos, com exceção da altura que o WR-W é maior, no resto o Nivus é 27cm mais comprimento, 3cm mais largo e 1cm maior no entre -eixos.

                                               
Faróis Full Led 

Versão Highline foi a avaliada 

Seta repetidora no para-choque 

Rodas de liga-leve aro 17 

                                          
O nome Nivus estampado na traseira 

Logotipo "200 TSI" denuncia o motor três cilindros turbo 

POR DENTRO: O acabamento é até bom, e honesto diga-se, e se destaca a Tela TFT no painel e é claro a nova Central Multímidia com tela de 10.1 polegadas, lógico que aproveita grandes coisas do Polo e da própria linha Volkswagen, mas com coisas próprias, o volante é do Golf VIII(não vendido no Brasil) e tem boa pegada e a própria Central Multimídia se destaca muito bem no painel e  de quebra é tão grande que abertura interna do porta-malas se aloja nela. O modelo vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Air Bag Duplo de cortina, ESP, Controle de tração, Hill Holder, ACC(Controle de cruzeiro adaptativo), Sistema de frenagem de emergência, Sistema de frenagem pós-colisão, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, Ar Condicionado Climatronic, Central Multimídia de 10.1 polegadas, Vidros, Travas e Espelhos elétricos, contra o seu rival o WR-V EXL, o Honda não tem ESP, Controle de tração, Hill Holder ACC, nem sistemas de frenagem de emergência e a central multimídia é de sete polegadas, embora seja custa R$91.300 mas tem outros débitos perante o Nivus que você vai ver no  decorrer da matéria.

                                                         
Volante veio do Golf VIII 

Instrumentos com Tela de TFT 

Central Multimídia de 10.1 polegadas. 

No espaço interno com banco na minha posição, o espaço sobra e bastante, mas com o banco recuado ele aperta, mas isso por causa do banco que é maior que no Polo, assim como ocorre no GTS em relação ao Polo comum, mas o banco dianteiro apoia bem o motorista. Já para o motorista e passageiro na dianteira o espaço interno é sempre excelente.

                                         
Com os bancos na minha posição é excelente.

                                              
Com o banco recuado ele aperta, mas é culpa dos bancos maiores.

Já no porta-malas ele se destaca e muito bem, ele leva 415 litros, é bem maior que do Polo com 300 litros e do T-Cross com 373 litros, ou seja: o aumento da traseira não foi em vão e de quebra é maior que o WR-V com 363 litros o que dá uma vantagem de 52 litros, a média dos dois fica em 389 litros, o que dá acima da média, dá e sobra para uma família tranquilamente e os outros itens de série dele são: Faróis Full Led com DRL e função cornering, Lanternas de led, Volante multifuncional, Função um toque nos vidros, Rack no Teto Longitudinal prateado, Isofix e Top Tether, Sensor de ré, Sensor de Chuva, Sensor Crepuscular, Função Tiltdown dos espelhos retrovisores no lado direito, Saídas de ar traseira do Ar Condicionado, Descansa braço central com porta-objetos, A Central Multimidia de 10.1 polegadas tem conexão com a Internet, Streaming, aplicativos para compras online compativel com Android Auto e Apple Car Play e manual cognitivo, Volante de couro com borboletas no volante, Tela totalmente em TFT no painel de instrumentos, Espelho interno eletrocrômico, Faróis de Neblina em Led, Bancos de couro sintético, Tapetes de Carpete, Rodas de Liga-leve aro 17, Detector de fadiga, Sistema Kessy de acesso ao veículo sem uso da chave e partida no motor por botão e entrada USB no console central dianteiro, com uma lista dessas opcionais é o que ele não precisa, ele tem tudo de série. O único opcional é a cor Vermelho Sunset que aí o preço vai a R$99.280.

                                               
O seu porta -malas é de 415 litros 

MECÂNICAMENTE: O câmbio é o automático de seis marchas usado em Polo, Virtus, Jetta 250 TSI, T-Cross, já o seu rival o WR-V usa o CVT. O motor é o três cilindros EA 211 200 TSI 1.nada(1.0, 1000 ou 1 litro como queira entender) com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta com isso gera 20.4KGFM a 2000RPM e vai até 3500RPM e 116CV a 5500RPM com gasolina e com álcool vai a 128CV e mantém o torque é o mesmo usado em Up TSI(só que em calibração mais fraca), Polo, Virtus e T-Cross só que aqui é a mesma calibração do Nivus, no caso o WR-V usa o i-VTEC 1.5 16V da família L com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e com isso gera 15.2KGFM a 4800RPM e 115CV a 6000RPM e com álcool vai a 15.3KGFM e 116CV nas mesmas rotações, no caso do Nivus a vantagem em torque com gasolina com álcool é de 5.2KGFM e de 1CV na potência e com álcool a vantagem de torque é de 5.1KGFM e de 12CV na potência, você está perguntando sobre o Tracker, eu respondo: ele é rival do T-Cross é outra conversa, embora atuem na faixa de preço. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi -independente com eixo de torção, só que a suspensão traseira veio do T-Cross e a dianteira é igual ao Polo, mas foi levantada em 1cm e os freios são discos ventilados na dianteira e  sólidos na traseira, já o WR-V tem tambores na traseira, então logo a vantagem do Nivus que já era ampla, agora começa aumentar ainda mais.


                                                  
O motor três cilindros 200 TSI 1.nada (1.0, 1000 ou 1 litro) gera 115CV com gasolina e vai a 128CV com álcool 

ANDANDO COM ELE:  O Gerson procurou as chaves até que achou e já me advertiu: vai ser igual ao Polo no jeito de andar, o que é bom até, depois que ele achou a chave me entregou , aliás fica o agradecimento aqui pelo excelente atendimento prestado e fui entrar no Nivus, só que ele é tão repleto de tecnologia que você se perde um pouco, no caso do painel ele não estava na parte do conta-giros velocímetro e aí apertei botões e até que achei o WIEW e depois de apertar fui embora, lógico que ao contrário do irmão T-Cross aqui não é freio eletrônico, é "freio de mão" mesmo, mas até aí tudo bem e antes mexi no câmbio e lógico, o câmbio já me entendo faz tempo, como você sabe Volkswagen é na Futura, sai da Futura e aí entrei na avenida Santos Saraiva,  dessa vez estava tranquilo e aí entrei dei um leve kickdown, mas resolvi não abusar muito, logo me chamou a atenção: a suspensão é bem igual ao Polo mesmo, uma suspensão que absorve bem as irregularidades, um Volkswagen de suspensão macia(lógico esportivo GTS é outra conversa) falo é do Polo normal e aí segui até o semáforo que dá acesso a Eurico Gaspar Dutra e uma Volvo XC60 na minha frente, mas estava devagar e abre o sinal verde e aí vou tentar dar o kickdown, mas para não bater na XC60 entro na faixa ao lado depois da Fiorino e aí vem outro semáforo e aí paro esperar o sinal, o sinal abre, agora quem vai devagar é a Fiorino e o XC60 começa a andar e uma Spacefox atrás de mim, mas bem distante, só me restou colocar na antiga faixa e fazer o Kickdown: o motor responde prontamente e rápido, os 20.4KGFM se fazem presente e me chamou a atenção a suspensão voltada para o conforto e lógico me mantenho a 60KM/H que é o limite da via, o carro responde muito bem ao pé direito, ok não é um Polo GTS ou um Jetta GLI, mas responde muito bem para um carro normal, entro na Governador Ivo Silveira, sem carro na frente ou atrás é hora de outro Kickdown e ele responde prontamente e de brinde manda o belo ronco do três cilindros turbo e aí vou seguindo e entro em direção a Juscelino Kubitschek a 60KM/H na entrada, o carro é bem na mão, só que o problema agora veio: ela não é mais uma via de duas faixa e sim de uma faixa maior, a outra faixa virou ciclovia, mas tudo bem entrei na faixa e segui andando com o carro, o carro agrada bastante na direção e o volante do Golf VIII tem boa pegada  e entro na Líbia Cruz e depois da Líbia Cruz entro na Santos Saraiva, rumo a Futura Volkswagen, lógico uma Fiorino tenta entrar na via, mas Buzino para esperar ele espera e depois entro na Futura e vou fazer as fotos, pensa que acabou? faço as fotos mas ainda não acabou tem mais: Fui bater o porta-malas a abertura fica na central multimídia, e aí desliguei o carro, para abrir o porta-malas tem que ligar o carro, ligo o carro e aí aperto a parte do porta-malas vou atrás e.. nada, de novo, nada e aí de tanto apertar veio um um "clack" e o porta-malas ficou laranja e pronto pude abrir o porta-malas e fazer fotos, lógico que um carro repleto de tecnologia é normal você se perder, mas depois você se acostuma com isso, eu acredito que nesse caso é apenas falta de costume meu, depois que pegar o costume será tranquilo. e lógico as fotos foram no estacionamento da Futura.

                                                  
O câmbio é o automático de seis marchas 

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O Nivus Highline custa R$98.290, é R$6.990 mais caro que o Honda WR-V EXL 1.5 16V CVT só que o Nivus é bem mais equipado como você viu acima, ou seja custo mais alto e benefício beeeeeem mais alto, o seu consumo urbano é de 7.7KM/L com álcool e 10.7KM/L com gasolina, já o WR-V faz 8.1KM/L com álcool e 11.7KM/L, nesse caso o Nivus perdeu por 0.4KM/L com álcool e 1KM/L com gasolina, mas aí é mérito da caixa CVT, mas ainda é um excelente consumo e no consumo rodoviário o Nivus deu o troco: 9.4KM/L com álcool e 13.2KM/L com gasolina, foi 0.6KM/L mais econômico com álcool e 0.8KM/L mais econômico com gasolina. A Volkswagen aproveitou a oportunidade: para o ocupar o espaço vago  deixado pelo antigo CrossFox em vez de criar um hatch aventureiro á moda Renault Stepway, Hyundai HB20X e Fiat Argo Trekking, resolveu aproveitar e criar um suv-cupê, inclusive ele até herda a lateral do Polo, aliás a Volkswagen fez a mesma coisa que a Honda fez com WR-V em relação ao Fit, mas aqui ela foi mais amplo e o transformou em suv-cupê, assim se trata do primeiro SUV nacional de marca popular(o X4 é feito em Araquari-SC, mas é outra conversa) e além disso trouxe tecnologias inéditas nos Volkswagen fabricados no Brasil. E o Chevrolet Tracker? para mim a conversa dele é com o T-Cross, embora a faixa de preço do Nivus é da Tracker 1.nada 12V Turbo.

   E se eu teria um se tivesse R$98.300? A resposta é sim, o que pesa a favor dele: excelente pacote de equipamentos pelo preço que oferece, excelente porta-malas, comportamento dinâmico muito bom, excelente conjunto motor-câmbio, inclusive o 200 TSI anda mais que muito motor maior aspirado por aí, pacote de tecnologias gigantesco, o que pesa contra?, longe de ser um carro apertado, até tem um bom espaço interno, mas com o banco recuado ele aperta, efeito do banco maior, é o preço a se pagar para não ter disputa interna com o T-Cross que aproveita o entre - eixos do Virtus, já o Nivus aproveita o do Polo. Caso ficou interessado ele tem outra opção mais barata.

  Comfortline 200 TSI 1.nada 12V :R$85.890, ela perde central multimídia de 10.1 polegadas(no lugar vem da 6.5 polegadas), ACC, Frenagem de emergência todos disponíveis como opcionais no pacote Play &Tech, já o motor é  o mesmo da Highline.

Ele está disponível nas cores: Branco Cristal, Preto Ninja, Prata Sirius, Cinza Platinum, Vermelho Sunset(o modelo da avaliação) e Cinza Moonstone. 

                                                  
Rack no teto 

Emendas da lanterna fazem lembrar vagamente um Cayenne Coupé(vagamente é claro).


                                                   FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção direta.
CILINDRADA: 999cm3
DIÂMETRO X CURSO: 74.5 X 76.4mm
TAXA DE COMPRESSÃO:10,5:1
POTÊNCIA: 116CV a 5800RPM com gasolina e 128CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 20.4KGFM a 2000RPM e vai até 3500RPM nos dois combustiveis.
CÂMBIO: Automático de seis marchas
CARROCERIA: Suv-cupê, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.28 metros , largura 1.76 metros, altura 1.49 metros e entre - eixos 2.56 metros
PESO: 1199KG
PESO/POTÊNCIA: 10.3KG/CV com gasolina e 9.4KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 58.7KGFM nos dois combustíveis
VOLUMES: Porta - malas 415 litros e tanque de combustível de 52 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS, EBD, ESP, Controle de tração e Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17, 205/55/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Coluna de direção regulável, Central Multimídia de 10.1 polegadas, Direção elétrica, Alarme, Ar Condicionado Climatronic, Vidros/ Travas e Espelhos elétricos, Active Info Display(Tela de TFT)
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Apena a cor Vermelha Sunset ou Cinza Moonstone.
GARANTIA: 3 anos
PREÇO: R$98.290.

AGRADECIMENTOS A FUTURA VOLKSWAGEN E AO GERSON PELO EXCELENTE ATENDIMENTO, E TAMBÉM AGRADEMOS A FUTURA PELA CONFIANÇA NO PRODUTO.

Caso ficou interessado, falar com o Gerson que é o vendedor que me atendeu.(ou caso ele esteja em atendimento outro vendedor da Futura lhe atenderá muito bem).

(48) 98452 6419 


                                                             

                                                             
                                             


Comentários