AVALIAÇÃO: PEUGEOT 208 GRIFFE 1.6 16V AUT: MUDANÇA ESTRUTURAL

208 AGRADA AO VOLANTE COM NOVA PLATAFORMA E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA 

Depois de algum tempo de espera chegou a nova geração do 208 ao mercado brasileiro e eu fui na Florence  Peugeot para conhecer o modelo, na semana antes do lançamento fui perguntar algumas coisas, na semana do lançamento choveu forte na grade Florianópolis e uma semana depois fui lá ver na Florence.

   Cheguei lá fui atendido pelo vendedor(aliás o mesmo que me atendeu no 2008 THP Automático), conversei com ele se o novo 208 tinha chegado a concessionária e chegou e fui ver as versões presentes, no caso ele mostrou uma Active, aliás conversei sobre os itens de série inéditos no segmento e perguntei se tinha uma Griffe, "tem uma atrás" e fui lá ver ela, afinal queria ver como ficou a versão topo de linha e vi o faróis Full Led, entrei dentro para ver e dei uma olhada no porta-malas e vi que estava com adesivos de test-drive e aí eu perguntei: "Pode fazer um test-drive nele ou não está liberado?" ele falou que podia e aí fomos ao modelo.

POR FORA: Se em 1999 o 206 teve um impacto visual bastante positivo, o mesmo se dá com a segunda geração do 208 pouco mais de duas décadas depois, o modelo inaugura a nova plataforma CMP na América do Sul é uma mudança estrutural, ou seja em termos de base não sobrou nada do antigo(sim, o motor eu vou detalhar na parte mecanicamente...), na dianteira o faróis se harmonizam com o dente de sabre(ou chamo de dente de leão, já que o símbolo da marca é uma leão) e parece mesmo e lógico ela faz o papel de DRL,na traseira as lanternas tem um efeito que simulam garras de leão e uma emenda que foi claramente inspirada no 3008 e 5008, tem uma lateral bonita e na cor azul fica melhor ainda, em termos de visual está alinhado com o seu irmão Francês, ele mede 4.05 metros de comprimento, 1.74 metros de largura, 1.45 metros de altura e 2.54 metros de entre -eixos.

                                       
O Visual do 208 é bonito em qualquer ângulo, aqui e de dianteira 

Aqui visto ele de traseira 

                                         
Mais uma foto de traseira 

 Antes da comparação com os rivais, vamos ver contra a geração antiga que era feita na plataforma PF1 ou BVH1 que serve ainda ao 2008, Citroën C3, C3 Air Cross e C4 Cactus. A CMP vai servir a mais modelos Peugeot e Citroën na América do Sul, além do 208 na Europa, serve ao Opel Corsa F.

208 ANTIGO: Comprimento: 3.97 metros    Largura: 1.70 metros   Altura: 1.47 metros  e Entre -eixos: 2.54 metros.

Em comparação ao antigo ele cresceu 8cm, ficou 4cm mais largo, 2cm mais baixo e manteve o entre - eixos.

                                               
Faróis Full Led, aliás o único da categoria 

O famoso "dente de leão" ou "dente de sabre" 

Logotipo "208" entre a grade dianteira e o capô, versão Griffe foi avaliada 

Cromados na grade dianteira 


Agora vamos a comparação com os rivais, lembrando que o Nissan March está dando adeus esse mês, Fiat Argo e Ford Ka perderam as suas versões "luxuosas" no caso do Fiat era a Precision, só sobrou a Trekking que é aventureira e a HGT que é a de decoração esportiva e no Ka a Titanium, só sobrou o aventureiro Freestyle  o Renault Sandero no facelift não teve versão Iconic e a Intense mesmo que estivesse disponível não estaria aqui, no caso do Renault só sobrou a de decoração esportiva que é a GT-Line e a esportiva que é a R.S, todos aqui fora da proposta do 208 Griffe, então logo sobraram esses:

TOYOTA YARIS XLS 1.5 16V CVT

Comprimento: 4.14 metros    Largura: 1.73 metros    Altura: 1.49 metros    Entre -eixos: 2.55 metros 

VOLKSWAGEN POLO HIGHLINE 200 TSI 1.NADA 12V

Comprimento: 4.05 metros   Largura: 1.75 metros    Altura: 1.46 metros    Entre - eixos: 2.56 metros  

CHEVROLET ONIX PREMIER 1.NADA  12V TURBO 

Comprimento: 4.16 metros  Largura: 1.76 metros   Altura: 1.48 metros    Entre - eixos: 2.55 metros

HYUNDAI HB20 DIAMOND PLUS 1.NADA 12V TGDI

Comprimento: 3.94 metros   Largura: 1.72 metros  Altura: 1.47 metros   Entre -eixos: 2.53 metros 

No comprimento é o terceiro maior comprimento junto com o Polo, ficando 9cm atrás do Chevrolet Onix e ficando 9cm á frente do HB20, a terceira maior largura só perdendo para Polo e Onix, ficando 1cm atrás do Polo e venceu por 1cm o Toyota Yaris, ele é o mais baixo da turma, ficando apenas 1cm abaixo do Polo e o entre -eixos é o segundo menor só vencendo o HB20 por 1cm, mas também fica apenas 1cm atrás de Yaris e Onix, aliás a distância entre o primeiro e último colocado não é muito grande, com exceção óbvia do comprimento e o 208 está mais próximo dos três primeiros do que do último.

                                                          
Lanternas inspiradas na garra do leão 

Emenda das lanternas inspirada nos 3008 e 5008 

Rodas de liga-leve aro 16 

POR DENTRO: Se destaca o painel bonito e bem acabado, com detalhe a painel com encabamento emborrachado na parte inferior, outro destaque é o i-Cockpit 3D que é um quadro de instrumentos totalmente digital, se destaca inclusive em fotos achei assim "o conta-giros é pequeno, eu uso o óculos e vou me lascar", mas ainda bem que não foi assim, depois mais á frente eu explico o por que.  Ele vem de série com ABS, Air Bag Duplo frontal(Obrigatório por lei), Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina,Alarme, Ar Condicionado automático digital, Central Multimídia de sete polegadas, Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Vidros/Travas/ Espelhos elétricos, Alerta de colisão, Alerta de ponto cego, Reconhecimento automático de sinalização de velocidade, Detector de fadiga, Frenagem de emergência, Alerta e correção de permanência de faixa(esses seis últimos em conjunto é chamado de ADAS pela Peugeot) deu para ver que é bem equipado mesmo e olha que tem a segunda parte. Contra os rivais o Toyota Yaris XLS tem sete Air Bags, mas não tem detector de fadiga, alerta de ponto cego, alerta de mudança de faixa, alerta de frenagem de emergência e frenagem de emergência e custa R$89.990 é R$5000 mais barato, mas deve equipamentos, o Volkswagen Polo Highline 200 TSI custa R$90.690 mas deve Alerta de ponto cego, alerta de mudança de faixa, alerta de frenagem de emergência, Air Bag de cortina e a frenagem de emergência, é quase R$4000 mais barato, mas é menos equipado, o Chevrolet Onix Premier 1.nada 12V Turbo custa R$80.290 mas o painel é convencional(algo que ocorre com o Yaris também) acrescentado do segundo pacote que acrescenta Ar Condicionado digital, Alerta de ponto cego e sistema Easy Park que estaciona sozinho, mas ao menos o Chevrolet tem seis Air Bags como o Peugeot, é mais barato, mas é menos equipado, mas dos rivais é o que mais se aproxima, o Hyundai HB20 Diamond Plus que custa R$77.090 ok, chega a ser quase R$17.000 mais barato, mas o painel é convencional e deve Air Bag de cortina para o 208 e lógico o visual do HB20 novo realmente não ficou bom, especialmente a dianteira, mas enfim o que pode mais incomodar é justamente o Onix, mas aqui é uma verdade: Ok, ele é mais caro, mas é o mais recheado da turma(e bota recheio nisso) e já adianto que tem mais logo depois. 

                                              
O i-Cockpit 3D tem excelente visualização 

Central multimídia de sete polegadas 
Acabamento emborrachado remetendo a fibra de carbono.

 No caso do espaço interno na dianteira você consegue ajustar a posição muito bem e para o motorista e passageiros dianteiro existe um excelente espaço, só de início, o que muitos podem estranhar a posição do volante um pouco mais baixa que a normal, mas depois é só ajeitar é tranquilo, aliás o volante tem boa pega,  já no espaço traseiro com o banco na minha posição o hatch fabricado em El Palomar, Argentina sobra um espaço tranquilo para mim, agora com o banco recuado não tem jeito: ele aperta 2.54 metros de entre -eixos não tem o que fazer, afinal nesse sentido o 208 europeu também é assim, então o modelo digamos nacional e o europeu estão alinhados nesse aspecto.

                                             
Na minha posição sobra espaço atrás para o passageiro traseiro
Com o banco recuado ele aperta 

 Eu faço uma ressalva: se ajustar o encosto ele aperta menos. E vamos lá completar a lista de itens de série e prepare que vem mais: Faróis Full Led, Luz DRL(é justamente o "dente de sabre"), Faixa Black piano interligando as lanternas traseiras, Seta de direção nos retrovisores, Rodas de liga-leve diamantadas aro 16, Grade dianteira com detalhes cromados, Capa do retrovisor em preto brilhante, Aerofólio em preto brilhante, Saída de escapamento cromada, Antena no teto, Peugeot i-Cockpit 3D, Painel de instrumentos em posição elevada, Painel com revestimento soft carbon(o acabamento emborrachado),Volante de diâmetro reduzido, Volante revestido em couro, Bancos em Alcantara, Maçanetas internas cromadas, Frisos cromados nos difusores de ar e no painel, Acendimento das luzes de emergência após frenagem brusca, Cinto de segurança de três pontos para todos os passageiros, isofix, top theather, Encosto para todos os passageiros(esses quatro últimos obrigatórios por lei, mas mesmo que a lei não obrigasse ele ia trazer), Estrutura com deformação programada, Trava de segurança para crianças nas portas traseiras, Travamento automático das portas e porta-malas á partir de 10KM/H, Alerta sonoro das portas abertas com o carro em movimento, Auxílio de Farol alto(esse faz parte do ADAS também, sendo que o farol alto ajusta, quando vem carro em direção contrária ele baixa o farol e depois volta a ser alto), Sensor Crepuscular(acendimento automático dos farios), acendimento automático do para-brisas(sensor de chuva), Sensor de estacionamento traseiro, Câmera de ré, Vision Park 180 graus, Piloto automático com regulagem e limitador de velocidade, Computador de bordo, Chave key-less com abertura presencial das portas, Função "Follow-me-Home"(Faróis acessos por tempo determinado), Fechamento automático das travas elétricas, Modos de condução Eco e Sport, Carregamento de celular por indução, Teto de Vidro Panorâmico, Console de teto com luz de leitura, Destravamento interno do tanque de combustível, vidros antiesmagamento, Comando Toggie Swicthes no painel central, apoio de braço para o banco do motorista, Banco com regulagem de altura, Banco traseiro rebatível, Porta-Objetos nas portas dianteiras, Espelho no Para-sól pára motorista e passageiros, Ganhos para sacolas no porta-malas, Espelhamento de Android Auto e Apple Car Play na Central Multimídia, Radio c/MP3, Comando no volante para rádio e Bluetooh, 6 alto falantes(4 alto falantes e 2 Twetters), Conexão BlueTooh para celular, Conexão Streaming para áudio,, 2 entradas USB(Central Mutimídia para dados e carregamento) e console central(carregamento). Com tantos itens de série opcional é o que não precisa para ele, o único opcional é as cores que depois eu vou citar, o Teto Panorâmico nenhum dos seus rivais aqui citados tem e o Faróis Full Led apenas o Polo tem, mas é na versão GTS e não na versão Highline que é rival da Griffe, realmente dá para dizer que é o mais equipado da categoria tirando versões esportivas.

                                                            
Partida por botão
O Volante tem boa pega 

O seu porta -malas é de 311 litros(265 VDA), agora vamos colocar contra os rivais.

TOYOTA YARIS: 310 litros
VOLKSWAGEN POLO: 300 litros
CHEVROLET ONIX: 275 litros
HYUNDAI HB20: 300 litros 

Esclarecimentos: nenhum hatch compacto dá e sobra para um família, mas a outros que digamos, "esticam melhor o cobertor curto", no caso se for pela primeira medida é o maior da categoria com 1 litro de vantagem sobre o Yaris, mas pela segunda medida que é de 265 litros é o menor da categoria, mas ainda assim não muito distante do Onix que é o rival mais próximo em termos de porta - malas: 10 litros, vamos a média do segmento , a primeira com os 311 litros e depois o 265 litros (VDA), o no caso vamos a média do segmento com a primeira medida do novo 208: 311 litros, a média fica em 299 litros, ficou bem acima da média e agora vamos a segunda medida que é 265 litros(VDA) então fica nos 290 litros, um pouco abaixo da média, mas não muito.

                                                    
O porta - malas é de 311 litros(265 VDA) 

MECANICAMENTE: O câmbio é o automático de seis marchas. O motor é o EC5 1.6 16V Flex que é uma atualização da TU5 tem bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e variável na admissão e tem sistema FlexStart que dispensa o reservatório de partida á frio esse dois são os únicos laços que o 208 novo tem a com a geração anterior, só que para por causa de consumo e emissões houve uma perda de torque com gasolina ele gera 15.4KGFM a 4000RPM e 115CV a 5750RPM e com álcool vai a 15.5KGFM a 4750RPM e 118CV nos mesmos 5750RPM com gasolina, ele manteve a potência, mas perdeu 0.7KGFM de torque rodando com gasolina e 0.6KGFM rodando com álcool e além de ser usado na geração anterior é usado em 2008 aspirado, Citroën C3, Citroën C3 AirCross, C4 Cactus aspirado, Peugeot Partner e Citroën Berlingo e sem variação no comando de válvulas foi usado no 206, 206 SW, 207, 207 Passion, 207 SW, Hoggar, 307, 307 Sedan, na primeira geração do C3 e nos primeiros C3 AirCross e Picasso, lógico Partner e Berlingo também realmente é um motor que hoje em dia já é bem conhecido. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores á gás  nos dois eixos, sendo que na dianteira é Independente tipo McPherson  e a traseira é semi - independente com eixo de torção(travessa deformável na Peugeot)  e barra estabilizadora nos dois eixos e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, o esquema tático de suspensão os rivais também usam e nos freios apenas o Polo tem freios á discos sólidos na traseira. Você está perguntando o C3 também ficou de fora? sim, ficou por que agora tem duas versões apenas, a antiga luxuosa deu adeus e ano que vem o seu sucessor virá justamente na CMP

  Agora vamos ver o que os rivais tem a oferecer

TOYOTA YARIS XLS

CÂMBIO:CVT
MOTOR: VVT-i 1.5 16V da família NR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis.

VOLKSWAGEN POLO HIGHLINE 
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 200 TSI 1.nada 12V da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada,  coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta

CHEVROLET ONIX PREMIER
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1.nada 12V Turbo da família SGE/CSS Prime com bloco e cabeçote de alumíno, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, turbo e intercooler

HYUNDAI HB 20 DIAMOND PLUS 
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1.nada 12V TGDI da família Kappa com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

Na escola de câmbio só o Yaris tem o CVT, já o 208 e os outros rivais tem o automático de seis marchas, na escola de motores a aspirada além do 208 apenas o Yaris, já Onix e HB20 Diamond e Polo Highline segue o três cilindros turbo, sendo que  Volkswagen e Hyundai com injeção direta e Onix com injeção convencional. O 208 também poderia ter estreado o três cilindros Puretech 1.2 12V THP  de 130CV da família EB, mas não estreou por uma questão de custo, o dólar custando R$5.30(dia 15/09/2020) inviabilizou a importação do mesmo(talvez com o dólar a R$3.50 ou R$4.00 no máximo seria outra conversa)e nacionalizar o motor é inviável segundo a presidente da Peugeot, então só restou uma alternativa: o 1.6 16V aspirado fabricado em Porto Real-RJ para equipar o carro fabricado na Argentina, é alternativa que restou, fora que na cotação do dólar de hoje, a versão Griffe passaria dos R$100.000 fácil, então para não repassar o custo ao consumidor o motor escolhido foi o 1.6 16V.

                                             
O motor 1.6 16V Flex gera 115CV com gasolina e 118CV com álcool  

 Agora vamos ver os números dos rivais.

TOYOTA YARIS XLS

TORQUE: 14.3KGFM a 4000RPM com gasolina e 14.9KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA: 105CV a 5600RPM com gasolina e com álcool vai a 110CV nas mesmas rotações

VOLKSWAGEN POLO 200 TSI 1.NADA 12V

TORQUE: 20.4KGFM a 2000RPM
POTÊNCIA: 116CV a 5500RPM com gasolina e vai a 128CV com álcool nas mesmas rotações

CHEVROLET ONIX PREMIER 1.NADA 12V TURBO

TORQUE: 16.3KGFM a 2000RPM com gasolina e com álcool vai a 16.8KGFM nas mesmas rotações
POTÊNCIA: 116CV a 5500RPM nos dois combustíveis

HYUNDAI HB20 DIAMOND PLUS 1.NADA 12V TGDI

TORQUE: 17.5KGFM a 1500RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 120CV a 6000RPM nos dois combustíveis.

Em termos de torque, é  o penúltimo com gasolina com 1.1KGFM de vantagem sobre o Yaris e ficando 0.9KGFM atrás do Onix, com álcool a vantagem para o Yaris diminui para 0.6KGFM e desvantagem para o Onix aumenta para 1.3KGFM, na potência com gasolina é o terceiro menos potente, vencendo o Yaris com 10CV e perdendo para o empate duplo de Onix e Polo por apenas 1CV e na potência com álcool é o  terceiro mais potente, só perdendo para o Polo e o HB20, no caso para o HB20 a diferença é 2CV e vencendo o Onix também por 2CV, dá para notar que em termos de potência ele está mais próximo dos três cilindros turbo do que do 1.5 16V do Yaris, inclusive com direito no álcool a vencer um dos rivais três cilindros turbo: o Onix.

ANDANDO COM ELE: Chegou a hora de sentar, não é difícil achar a posição de dirigir, o que você pode estranhar de início é o volante que é mais baixo do que o convencional, mas dá para regular para cima, só que se regula muito para cima perde a visão do painel e com isso eu acabei ajeitando numa calibração intermediária,(lógico cada pessoa ajusta conforme gosto e necessidades), ligo o botão start/stop e logo i-cockpit me recepciona e logo pergunto "Para ver o conta-giros como faz?" e o vendedor me mostra "É só apertar esse botão", aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento prestado do vendedor e aí movimento a alavanca de câmbio, aperto no botão e para o lado vou seguido, mas como o carro estava de frente para a parede tive que sair de ré e o Vision Park 180 graus já mostrou suas qualidades na tela mostrava tudo e aí a direção elétrica se faz presente também, fazendo o carro de 4 metros parecer que tem três "Agora vira tudo", ok, afinal ao lado tinha um 3008, então ele já não seria atingindo e virei até o final e aí fui indo até desviar de um 2008 e aí engato em Drive e aí vou logo vendo outras qualidades, o isolamento acústico é excelente, saio de Florence Peugeot, em direção a Ivo Silveira,  sobre i-Cockpit a medida que vai acelerando os números do conta-giros ficam maiores e assim dá para ver bem, lógico que o velocímetro no i-Cockpit é grande, entro na Ivo Silveira, passo pela lombada, aliás ele passa por lombadas e valetas tranquilamente e aí depois da lombada dou um Kickdown e o resultado: ele responde prontamente, sem o famoso "Hiato" (Suspense) presente no 2008, no HB20 1.6 16V e no Duster CVT, vamos esclarecer que o "Hiato" é diferente de tranco, algo que o 208 novo não dá e aliás a transmissão é bem suave, depois eu vou tranquilo para não me arriscar, mas lógico noto que os buracos, ela entrega, ao contrários dos lançamentos recentes da marca, é digamos, dura, mas justa, sigo em direção ao morro e outro kickdown até os 60KM/H bem leve e respondeu de maneira pronta e vou descendo, nota-se que algo em comum com o Polo e o Onix só que um pouco mais baixo que os dois: a solidez ao rodar se sente numa plataforma moderna e o carro "veste o motorista" muito bem, lógico que o Onix ainda assim é bem á frente dos rivais mais antigos nesse aspecto e aí para no semáforo e espero abrir e depois aberto entro na Engenheiro Max de Souza e aí entro na Marginal que dá acesso a BR-282 e entro e a hora que vou entrar na BR 282 vejo na traseira um carro bem longe e faço um kickdown resposta pronta, lógico não é o 1.6 16V THP e nem mesmo seria o 1.2 12V THP Puretech, mas ainda assim longe de ser um carro que o motor não daria conta, você pode até dizer que o 1.6 16V já tem mais de 20 anos nas costas com atualizações, agora dizer que é inadequado ao carro aí você não pode dizer, ainda mais que a nova geração é mais leve, não duvido nada que tire cinco estrelas no LatinNcap a hora que vier o teste dele(infelizmente por causa da Pandemia o LatinNcap parou), voltando ao 208 meu objetivo é chegar aos 100KM/H e até chegou, mas eis que algo no painel como se fosse um placa francesa de trânsito diz 80KM/H e aí baixo um pouco para se manter a 80KM/H e aí vou andando a 80KM/H e ainda mais que tinha um Kangoo na minha frente, sou obrigado a ficar atrás dele temporariamente, enquanto isso o jeito de rodar dele é exemplar, é um carro na mão e como o limite da via é 80KM/H vou indo(antes era 100KM/H eu acho que as autoridades mexeram aí), vou seguindo o carro no painel algo em cima do do conta-giros diz "6" ou seja me avisando que está em sexta marcha, ou seja aproveitando para melhorar o consumo, entro no Angeloni, em direção a Ivo Silveira, entro na Ivo Silveira e um Ônibus na minha frente, espero o Toyota Etios e o outro carro me passarem e na subida eu faço o Kickdown para ultrapassar o ônibus(até 60KM/H diga-se) resposta pronta e sem suspense e aí entro no Ônibus e aí converso com o vendedor mais detalhe sobre o carro e aí o apito "peh,peh,peh,peh" é  o aviso de frenagem de emergência, resolvo frear realmente antes que venha, confesso que não era minha intenção, mas acabei testando sem querer um dos novos recursos do novo 208 e subo a Ivo Silveira o semáforo está aberto e vou seguindo agora devagar a 40KM/H rumo a Florence Peugeot onde eu tirei as fotos para a matéria.

                                                 
O câmbio é o automático de seis marchas 

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$94.990, é evidente que não é barato, mas é aquela história "se for mais caro, tem que ser mais equipado" e o 208 Griffe cumpre isso a risca. O consumo urbano segundo o inmetro foi de 7.5KM/L com álcool e 10.9KM/L com gasolina e o consumo rodoviário foi 9KM/L com álcool e 13.1KM/L com gasolina, agora vamos ver contra os rivais e o modelo antigo.

208 GRIFFE 1.6 16V (modelo antigo)

Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:13.2KM/L

No consumo urbano com gasolina, com álcool e o rodoviário com gasolina ele perdeu apenas 0.1KM/L e com álcool na rodovia 0.3KM/L, ou seja: tem o mesmo consumo da geração anterior na maioria das medidas  Abaixo contra os rivais 

TOYOTA YARIS XLS 1.5 16V CVT

Consumo urbano com álcool: 8.8KM/L
Consumo urbano com gasolina: 12.6KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:13.8 KM/L 

VOLKSWAGEN POLO HIGHLINE 200 TSI

Consumo urbano com álcool: 7.9KM/L
Consumo urbano com gasolina:11.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.5KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.9KM/L

CHEVROLET ONIX PREMIER 1.NADA 12V TURBO

Consumo urbano com álcool: 8.3KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.7KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:15.1KM/L

HYUNDAI HB20 DIAMOND PLUS 

Consumo urbano com álcool: 8.6KM/L
Consumo urbano com gasolina:12.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool:10.3KM/L 
Consumo rodoviário com gasolina: 13.9KM/L 

No consumo urbano com álcool foi o lanterna com 0.4KM/L atrás do Polo, com gasolina também foi o mais sedento, mas perdeu por apenas 0.1KM/L para o Yaris, no rodoviário com álcool foi o mais sedento ficando 0.5KM/L atrás do Polo e com gasolina também foi o mais sedento com 0.7KM/L atrás do Yaris, o Toyota foi ajudado pelo câmbio CVT, consumo urbano considerando a idade do motor foi muito bem, o rodoviário deve, mas longe de ser um veículo que se torna impraticável no dia--a-dia em termos gerais é bom, mas aí o motor entregou a idade.

E aí se tivesse R$95.000 você compraria? A resposta é o sonoro sim, o que pesa favor é o visual bonito, acabamento acima da média do segmento, itens de segurança que não tem em outros carros do segmento, excelente dirigibilidade, bom desempenho do motor 1.6 16V, a única coisa que pesa contra é o espaço interno, mas isso vale para o seu irmão europeu, já o consumo urbano pelos números apresentados é tranquilo, mas um "sinal amarelo" para consumo(lógico, que varia de situação, do pé do motorista etc...). Você deve estar perguntando: se tivesse o três cilindros turbo não seria melhor ainda? sim, mas lembre-se: o motor 1.6 16V apesar da idade, mostra fôlego em um Hatch compacto e importar o motor  faria o preço dele passar dos R$100.000. A mudança estrutural(a nova plataforma) fez bem ao novo 208.

   Se achou R$94.990 um pouco salgado, tem outras versões mais em conta:

Allure 1.6 16V Automático: R$89.490 perde Alerta de colisão, Alerta de fadiga e tudo que vem no sistema Adas,  Faróis  mas mantém i-Cockpit 3D, Teto Panorâmico e os seis Air Bags.

Active Pack 1.6 16V Automático: R$82.490 perde o i-Cockpit 3D e os Air Bags de cortina, mas mantém Teto Panorâmico e Ar Condicionado digital automático.

Active 1.6 16V Automático: R$74.990 perde Teto Panorâmico e o Ar Condicionado é apenas digital, todas as versões vem com ESP e Controle de tração.

Ele está disponível nas cores: Azul Quasar(de série) e é uma cor muito bonita, Branco Banquise que custa R$690, Cinza Aluminium, Preto Perla Nera essa duas custam R$1.290 e a Branco Nacré que acrescenta R$1.690.

                                                 FICHA TÉCNICA

MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada sendo variável na admissão e flex.
CILINDRADA: 1587cm3
DIÂMETRO X CURSO: 78.5 x 82mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 12,5:1
POTÊNCIA: 115CV a 5750RPM com gasolina e 118CV com álcool
TORQUE: 15.4KGFM a 4000RPM com gasolina e 15.5KGFM a 4750RPM com álcool
CÂMBIO: Automático de seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Hatch, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.05 metros, largura 1.74 metros, altura 1.45 metros e entre -eixos 2.54 metros
PESO: 1178KG
PESO/POTÊNCIA: 10.2KG/CV com gasolina e 9.9KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 76.5KG/KGFM com gasolina e 76KG/CV com álcool
VOLUMES: Porta - malas 311 litros(265 VDA) e tanque de combustível 47 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores á gas 
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson 
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção 
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS, ESP, Controle de tração e Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 16, 195/55/R15
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag Duplo lateral, Air Bag Duplo de cortina, Coluna de direção regulável, Central Multimídia de 7 polegadas, Direção Elétrica, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Alarme, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Alerta de ponto cego, Alerta de frenagem de emergência, Alerta e correção de mudança faixa(caso não ligue a seta), Frenagem de emergência, Alerta do Limite de velocidade e Teto Solar Panorâmico.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Cores, com exceção da azul que é de série
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$94.990 

AGRADECIMENTOS AO VENDEDOR PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO, AGRADECIMENTOS A FLORENCE PEUGEOT PELO EXCELENTE ATENDIMENTO, PELO CARRO CEDIDO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO! 





                                                         
                                                      
                                             

                                                 

            

Comentários