DACIA REVELA DADOS TÉCNICOS DOS NOVOS SANDERO, LOGAN E STEPWAY


 NOVA GERAÇÃO DOS MODELOS TEM DETALHES REVELADOS 

Depois de mostrar as fotos dos novos Sandero, Sandero Stepway(apenas Stepway) no Brasil, a Dacia da Romênia divulgou os dados técnicos do modelo.

   O que já se sabia a princípio se confirma: sim ele passa a usar plataforma CMF-B em vez da M0 que é derivada da B0 e essa uma versão simplificada da B da Renault-Nissan, ainda que a CMF-B nos Dacia seja simplificada em relação ao Clio V, mas tudo bem o modelo é um salto gigantesco sobre a geração anterior, no caso do Sandero ele agora mede 4.09 metros de comprimento, 1.85 metros de largura, 1.50 metros de altura e 2.60 metros de entre -eixos, já o Sandero Stepway mantém a largura e o entre-eixos, mas o comprimento vai a 4.10 metros e a altura a 1.59 metros por causa da suspensão elevada e o Logan mede a mesma altura e largura do Sandero, mas o comprimento vai a 4.40 metros e o entre -eixos a 2.65 metros. O Visual ficou bonito, só vou poder ver ao vivo em 2022 ou 2023. O destaque é os  Faróis Full e as lanternas em Led.

                                                     
Novo Logan traz lanternas em Led 

Faróis Full Led é destaque no novo Logan assim como seus irmãos 

O Stepway conta com suspensão elevada 

O capô é diferente dos irmãos 

Novas lanternas em Led 

Por dentro se soa algo familiar, sim: é o painel herdado do novo Duster, mas agora com central Multimídia de 8 polegadas, mesinha tipo avião na traseira dos bancos dianteiros, o volante é mais simples que os modelos brasileiros, é bem provável que a Renault mexa no volante, além das novidades ele traz alerta de ponto cego, freio de "mão" eletrônico,E-Call(Chamada de emergência), a Dacia não revelou os porta-malas dos modelos ainda.

                                                 
Painel igual ao novo Duster e nova central multimídia de 8 polegadas 

 Ele vem com três opções de câmbio: manual de cinco marchas e as estrantes(para a Dacia): manual de seis marchas e CVT, o curioso que a linha Dacia mantinha o manual-automatizado Easy-R, e agora ele tem três opções de motor, a primeira é o SCe 65 com seu motor três cilindros 1.nada 12V da nova família B da Renault que gera 9.5KGFM e 65CV, a segunda é o TCe 90 que mantém o três cilindros 0.9 12V Turbo da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta que gera 14.3KGFM e 90CV e por último a TCe 100 GLP dotado de GLP é a versão turbo e injeção direta do 1.nada 12V da nova família B com 100CV. O Manual de cinco marchas está atrelado ao 1.nada 12V, o manual de seis marchas pode vir com o três cilindros 0.9 12V Turbo e o três cilindros 1.nada 12V Turbo GLP e o CVT está atrelado ao três cilindros 0.9 12V Turbo. O Stepway não tem a opção do motor aspirado. 

                                                 
O câmbio manual de seis marchas é  novidade nos Dacia Sandero, Logan e Stepway 

Para o Brasil a data de chegada mais otimista é de 2022, mas eu chuto que chegam em 2023, agora nos motores lógico que o SCe três cilindros está mais próximo do Kwid do que o próprio Sandero brasileiro, já que o SCe 65 não tem comando de válvulas variável e coletores variáveis, mas o nosso Sandero atual tem e acredito que o motor se mantém com 79CV com gasolina e 82CV com álcool,  atrelado ao câmbio manual de cinco marchas, o SCe 1.6 16V da família HR se mantém também e atrelado ao câmbio manual de cinco marchas, mas dois motores não para cravar ainda mas é provável que sim: um deles é o três cilindros 1.nada 12V TCe que pode estrear justamente nessa geração do Sandero e talvez a 1.3 16V TCe da família HR de 170CV que vai estrear no Captur ano que vem, é bem provável que se o R.S atual ganhar esse motor como digamos "Presente de despedida" a próxima geração também ganhe esse motor na versão R.S e atrelado ao câmbio manual de seis marchas, assim com o três cilindros turbo também, o três cilindros turbo pode vir atrelado ao CVT também, assim com o 1.6 16V que já convive com o CVT na geração atual.


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