NISSAN FAZ HOMENAGEM AOS 50 ANOS DOS Z-CARS


 TODOS OS MODELOS Z SÃO HOMENAGEADOS PELA MARCA JAPONESA 

Os modelos Z completaram 50 anos em 2019, em 2020 foi mostrado o conceito Z-Proto que dará origem ao próximo modelo Z.

   A fabricante japonesa decidiu homenagear todos os modelos Z desde 1969 até agora.

PRIMEIRA GERAÇÃO:  Lançado em outubro de 1969, o primeiro Z chega ao mercado japonês apenas como Fairlady Z e o motor seis cilindros de 2 litros da família L  com 130CV, no ano seguinte para o mercado norte-americano ele tinha a variação 2.4 desse motor com 151CV na mesma época para o mercado japonês era lançado o Z432 com o mesmo motor seis cilindros S 20 de 24 válvulas do Skyline GT-R da época que gerava 170CV, em outubro de 1971 na linha 1972 o motor 2.4 substituída o 2 litros no mercado japonês e no exterior era chamado de Datsun 240Z é justamente a dianteira desse carro que inspirou o Z-Proto. Como curiosidade para os EUA ele chegou a ter o seis cilindros 2.6 de 139CV(agora a potência era em valores líquidos) em 1974 e em 1975 a última mudança nos EUA o motor seis cilindros 2.8 de 170CV.

                                               
O Primeiro Z-Car de início com motor  seis cilindros 2 litros de 130CV e mais tarde opção seis cilindros  2 litros 24V de 160CV e mais tarde a opção 2.4 de 151CV(apenas mercado japonês)

SEGUNDA GERAÇÃO: O 280ZX foi lançado em 1978, já o motor seis cilindros 2.8 agora gerava 135CV, é realmente a crise do Petroléo fez reduzir a potência, mas ainda assim em 1981 estreava a opção turbinada desse motor com 180CV, além da opção targa.

                                     
O 280ZX tem motor seis cilindros 2.8 de 135CV e opção turbo com 180CV 

TERCEIRA GERAÇÃO : O 300ZX foi lançado em outubro de 1983 como linha 1984, marca um design radicalmente novo, a opção do câmbio manual de cinco marchas ou automática de quatro marchas, no motor estreava o V6 de 3 litros e 24 válvulas da família VG em versão aspirada com 160CV e turbo com 200CV e para o mercado norte-americano o V6 Turbo gerava 220CV. 

                                                  
O 300 ZX chegava ao mercado com motor V6 3 litros 24 válvulas de 160CV ou turbo de 200CV(220CV para os EUA).

QUARTA GERAÇÃO: A quarta geração do Z-Car, ou a segunda geração do ZX chega em outubro de 1999 em duas opções de motor: o V6 3 litros 24 válvulas da família VG era mantido e estrava a opção biturbo desse motor, no caso do aspirado agora a potência era de 225CV e no biturbo a potência era de 280CV(Japão) e esse motor para o mercado norte-americano gerava 300CV e foi produzida até 2000 e ficou sem carro Z até 2002.

                                                    
O Segundo 300ZX chega ao mercado com motor V6 3 litros 24V de 225CV e o V6 3 litros 24V Biturbo de 280CV(300CV para os EUA). 

QUINTA GERAÇÃO:  Em 2002 era lançado o novo 350 Z, que trazia opções do câmbio manual de seis marchas e automático de cinco marchas, o motor era o V6 3.5 24V da família VQ que gerava 287CV, em 2005 a potência foi para 300CV e em 2007 a potência do V6 vai a 312CV.

                                          
O 350 Z chega ao mercado com motor V6 3.5 24V de 287CV, depois vai a 300CV e por último 312CV e depois vem o 370 Z com o V6 3.7 24V de 333CV e em 2009 a versão Nismo com 355CV 

SEXTA GERAÇÃO:  No final de 2018 como modelo 2019 chegava o 370 Z que estreava o V6 3.7 24V da família VQ que gerava 333CV e em 2009 chegava a versão Nismo com motor V6 3.7 24V de 355CV, e para o 370 Z comum ele tinha a opção do câmbio automático de sete marchas, além do manual de seis marchas, no manual destaque para o "Punta Taco eletrônico".

A História seguirá com o próximo Z que por enquanto atende pelo nome de Proto Z 









Comentários