MORTO E ENTERRADO: MERCEDES-BENZ ACTROS DE GERAÇÃO PASSADA(ANTIGO) DÁ O SEU ADEUS

MERCEDES-BENZ ENCERRA PRODUÇÃO DE CAMINHÕES EM JUIZ DE FORA-MG 

A Mercedes-Benz confirmou para o site Autossegredos que encerrou a produção do Actros antigo em Juiz de Fora-MG, o novo Actros é feito na  fábrica de São Bernardo do Campo-SP.


A fábrica de Juiz de Fora-MG seguirá operando fabricante cabines para o Accelo, Atego, Axor e o novo Actros.

  A fábrica de Juiz de Fora-MG já produziu o Classe A de primeira geração nacional de 1999 até 2005, o Classe C em CKD para exportação em direção ao mercado norte-americano de 2006 até 2008, o CLC desde 2008(em 2009 vendido no Mercado doméstico) e em 2011 deu fim ao CLC e em 2012 passou a produzir os caminhões Actros e Accelo, o Actros até então era importado, desde 2016 o Accelo voltou a ser feito no ABC Paulista.

A CHEGADA AO MERCADO:  Se dá em maio de 2010 ainda quando era importado, mas em 2012 era nacionalizado os modelos Actros 2546(6x2) e 2646(6x4), o câmbio era o manual-automatizado Powershift de 12 marchas e o motor era o V6 Turbo Diesel(sim um V6) da família OM 501 LA de 12 litros, turbo, intercooler e injeção common-rail que gerava 224KGFM a 1080RPM e 456CV a 1800RPM.

                                                        
O Actros tinha um motor V6 OM  501 LA 12 litros Turbo Diesel de 456CV 

O modelo nacional era lançado em 2012 como linha 2013, em agosto de 2013 na linha 2014 a primeira vez que um caminhão nacional da Mercedes-Benz tem a opção do motor V8(aliás primeira e única vez) era o OM 502 LA de 16 litros que gerava 265KGFM a 1080RPM e 551CV a 1800RPM era basicamente o V6 com dois cilindros a mais, motor com turbo, intercooler e injeção common-rail.

                                           
O Actros 2655 chegava ao mercado com motor V8 OM 502 LA 16 litros turbo diesel de 551CV 

Esse Actros 2655 6x4 V8 até hoje é o Mercedes-Benz mais potente fabricado aqui e disputa o título de Mercedes-Benz mais raro do país com o LP 1520 e seguiu sem alterações até outubro de 2015.

O FACELIFT E  NOVO MOTOR:  O Actros recebe nova grade dianteira, faróis, para-choques e junto com ela mudanças mecânicas: sai os motores OM 501 LA V6 e OM 502 LA V8 e estreia OM 460 de seis cilindros em linha, 13 litros, turbo diesel e intercooler, motor que exportado para os EUA para equipar os Freightliner Columbia e o Cascadia de primeira geração e as versões agora eram 2546 6x2, 2646 6x4 e 2651 6x4, e lógico o motor agora tinha duas calibrações: a primeira para os modelos de final 46 geravam 234KGFM a 1100RPM e 460CV a 1900RPM ou para o final 51 gerava 245KGFM a 1100RPM e 510CV a 1900RPM, a Powershift de 12 marchas era de nova geração. É o modelo da foto de capa, em 2019 a Mercedes-Benz mostra o novo Actros e anuncia convivência entre os dois modelos e veio o problema de 2020, e o novo Actros acabou atrasado, mas eles conviveram por um tempo juntos até que esse mês ele deu adeus, deixou de ser produzido na fábrica de Juiz de Fora, está morto e enterrado, mas deixa como herança para a nova geração o OM 460 LA de 13 litros para os Actros 2045(4x2), 2548(6x2), 2648(6x4) e 2651(6x4) já os 2553 e 2653 (6x2 e 6x4 respectivamente) são equipados com o OM-471 LA que é outra conversa. O Novo segue sua vida normal, quem deu adeus foi o modelo antigo.


 

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