AVALIAÇÃO: NISSAN KICKS EXCLUSIVE 1.6 16V CVT: MUDANÇA VISUAL COM MAIS SEGURANÇA


 NISSAN KICKS RENOVA VISUAL E AMPLIA (AINDA MAIS) A SEGURANÇA 

Eu vi o lançamento do novo Kicks no dia 26 de Fevereiro, inclusive o show de Drones, mas quando o gerente de Marketing da Nissan falou "Ele chega as concessionárias na segunda quinzena de março" e aí pensei "Vou a Globo Nissan, depois dessa data", afinal é o caminho natural se tem lançamento da Nissan é ir a Globo Nissan.

   Na segunda quinzena de março, o vendedor Erico(sim o mesmo do Versa e aliás vou contar um segredo para vocês, ele me atendeu no Sentra no início de 2017) e fui lá ver, o modelo exposto era a versão Advance, mas mesmo assim deu para ver que as linhas da traseira ficaram muito bonitas, depois eu comento sobre a dianteira, aí pedi se teria o modelo de test-drive, ele comentou "Na semana que vem chega", confesso que fiquei com receio, afinal imprevistos podem acontecer, mas se ele garantiu...., esperei uma semana, confesso que cheguei a pensar em vir outro carro, mas com o Erico(que aliás tenho que agradecer ao excelente atendimento prestado), confirmou que o modelo de test-drive estaria resolvi ir a Globo Nissan e lá estava o modelo azul do Test-drive, aliás você sabem a minha paixão pela Cor Azul e vou falar com o seu Érico e aí ele confirmou e que podia, só que teria que ser em menor tempo, por que um cliente dele estava para chegar, como ele disse que daria tudo certo e aí fomos rumo ao Kicks.

   O Kicks é o Nissan mais vendido não só do Brasil como da América Latina, no mercado brasileiro por exemplo, vendeu mais que o March(que saiu de linha) e que o Versa, atual Versa V-Drive e além do Brasil ele é vendido em mais de 50 países entre eles EUA, China e Japão e fabricado em quatro países além do Brasil: Tailândia, Ìndia, China e México, sendo que aqui duas curiosidade: o modelo indiano é fabricado na plataforma B da aliança Renault-Nissan e não na plataforma V e caso mexicano abasteceu o Brasil entre 2016 e 2017 e hoje além do México abastece EUA e Canadá. Com esse sucesso era hora do facelift, afinal todo produto tem o ciclo de meio de vida mercadológica onde é empregado o facelift e chegou a hora do Kicks.

POR FORA: Como eu já disse o modelo é fabricado na plataforma V da Nissan que serve ao Versa V-Drive, ao novo Versa e servia ao March, ele ganhou na dianteira, novos faróis, para-choques e a nova grade dianteira, no caso da grade dianteira eu achei um pouco exagerada, poderia ser um pouquinho menor, mas faróis e para-choques estão muito bem e faça justiça aqui: A Grade do Kicks é algo que se acostuma, já a do novo BMW M4 não(ok, não estou comparando, estou citando apenas um fato), na lateral a única mudança e a junção dos novos para-choques com a carroceria e na traseira uma queda mais leve no final do carro. Já na traseira propriamente dita, esse á parte mais bonita, a "emenda" reflexiva ligando uma lanterna a outra do carro ficou muito bonita, realmente o visual da traseira do Kicks é muito bonito, essa parte não tem o que criticar e é claro novo para-choque, com essas alterações houve algumas medidas: 4.31 metros de comprimento, 1.76 metros de comprimento, 1.59 metros de altura e 2.62 metros de entre -eixos. No caso apenas 2cm no comprimento e 1cm na largura por causa das mudanças visuais, altura e entre - eixos foram mantidos.

                                                 
Na traseira a "emenda" reflexiva ficou muita bonita 

Aqui do outro lado 

Aqui mais ao centro 

Um pequena mudança na lateral traseira, e o visual da traseira em si 

Faróis de Neblina em Led 

Nova grade dianteira, só achei um pouco exagerado, mas acostuma com o tempo 

Faróis dianteiros Full Led 

Na dianteira apenas a grade é exagerada, mas faróis e para-choques estão bem 

Agora vamos a comparações com os rivais:

PEUGEOT 2008

Comprimento: 4.16 metros     Largura: 1.74 metros       Altura: 1.58 metros   Entre -eixos: 2.54 metros  

RENAULT CAPTUR

Comprimento: 4.33 metros     Largura: 1.81 metros      Altura: 1.62 metros  Entre -eixos: 2.67 metros 

VOLKSWAGEN T-CROSS

Comprimento: 4.20 metros    Largura: 1.75 metros     Altura: 1.57 metros   Entre -eixos: 2.65 metros 

CHEVROLET TRACKER

Comprimento: 4.27 metros   Largura:1.79 metros   Altura: 1.63 metros   Entre -eixos: 2.57 metros 

CITROËN C4 CACTUS

Comprimento: 4.17 metros    Largura: 1.71 metros   Altura: 1.56 metros  Entre -eixos: 2.60 metros

HONDA HR-V

Comprimento: 4.29 metros    Largura: 1.77 metros   Altura: 1.56 metros   Entre -eixos: 2.61 metros

HYUNDAI CRETA

Comprimento: 4.27 metros    Largura: 1.79 metros   Altura: 1.59 metros   Entre -eixos: 2.59 metros

JEEP RENEGADE

Comprimento: 4.25 metros   Largura: 1.79 metros    Altura: 1.72 metros  Entre -eixos: 2.57  metros 

Antes de mais nada, vamos as observações: o Ford EcoSport deixou de ser produzido e só tem apenas estoques, então está de fora, o Captur só vendido na versão Bose atualmente , afinal logo virá a reestilização e o 1.3 16V TCe a reboque, o Duster Iconic encara o Kicks Advance e não essa versão topo de linha. Agora vamos as comparações: graças as mudanças é o segundo maior só perdendo para o Captur em 2cm e ficando 2cm á frente do HR-V que é o terceiro colocado, na largura é a quarta maior, vencendo por 1cm o T-Cross e ficando 1cm atrás do HR-V, na altura é o terceiro mais baixo junto com o Creta, vencendo por 1cm o C4 Cactus e perdendo por 4cm para o Captur e no entre -eixos é o terceiro maior só perdendo para Captur e T-Cross, ficou 3cm atrás do T-Cross e 1cm á frente do HR-V. Voltando ao visual, vale lembrar que o visual todo é o mesmo do Kicks vendido nos EUA, só por curiosidade.

                                                      
Maçanetas cromadas dão toque de requinte 

Rodas de liga-leve aro 17 muito bonitas 

Versão avaliada é a Exclusive 

O para-choque traseira é novo também 

POR DENTRO:  O Painel continua bonito e bem acabado, o painel com a tela de TFT de 7 polegadas, além disso tem o interior, tem o volante com boa pegada, e lógico outro destaque é parte emborrachada do acabamento e nova central Multimídia Nissan Media com 8 polegadas, ele vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal/lateral/cortina, Alarme, Ar Condicionado automático digital, ESP, Controle de tração, HSA(Hill Holder nos outros fabricantes), Coluna de direção regulável, Direção elétrica, Central Multimídia Nissan Media de 8 polegadas, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Visão 360 graus, Controle inteligente em curvas, controle inteligente do freio motor e detector de objetos em movimento. E já adianto que a lista não termina ainda tem a segunda parte, mas vamos ainda na primeira, contra os rivais o Peugeot 2008 Griffe 1.6 16V THP custa R$116.490, ele basicamente o mesmo preço do Kicks Exclusive em o Pack Tech, mas deve Hill Holder, a Central Multimídia é de 7 polegadas e não de 8 polegadas como o Kicks, tudo bem que tem motor mais potente, mas aí eu deixo em outra parte da matéria para explicar isso, o Renault Captur Bose custa R$113.990 é quase R$3.000 mais barato, mas deve Hill Holder , a central Multimídia é de 7 polegadas, só tem quatro air bags e vai mudar daqui a alguns meses, o Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI tem o que os Kicks tem, e a central multimídia é de 10.1 polegadas, mas custa R$134.050, é quase R$20.000 mais caro que o Kicks, uma diferença considerável, o Chevrolet Tracker Premier 1.2 12V Turbo ele custa R$126.830 e traz a mais que o Kicks Exclusive: Alerta de frenagem de emergência, frenagem de emergência e alerta de ponto cego, a central multimídia também é de 8 polegadas e de quebra a diferença ainda é considerável: R$10.000 a mais, mas calma que o Kicks tem tudo isso, o Citroën C4 Cactus Shine 1.6 16V THP custa R$122.990 é R$6000 mais caro que o Kicks, mas trás Alerta de colisão, Alerta de mudança de faixa, alerta de atenção do condutor e a central multímidia é de 7 polegadas , mas calma você poderá ter isso no Kicks eu já explico, o Honda HR-V Touring 1.5 16V Turbo custa R$150.300 e traz alerta de ponto cego e a central multimídia é de 7 polegadas, é mais de R$34.000 mais caro que o Kicks, uma diferença mais que considerável, infelizmente o site da Hyundai está com problemas, mas quando estiver livre, atualizarei sobre o Hyundai Creta Prestige 2.nada 16V e o Jeep Renegade Limited 1.8 16V Automático que tem os mesmos itens de série do Kicks e a central multimídia é de 8.4 polegadas, mas custa R$128.490, é R$12.000 mais caro, é uma diferença considerável, realmente o custo/benefício do Kicks fica evidente e ficará ainda mais.

                                                 
O Acabamento do Kicks é exemplar 

Aqui a seção central. 

A nova Central Multimídia Nissan Media de 8 polegadas 

O Painel com instrumentos bem visualizáveis e teta de TFT.

A Exclusive pode vir com o Pacote Tech(que aliás é o modelo avaliado) que trás alerta inteligente de mudança de faixa, alerta de tráfego cruzado( o único da categoria), alerta de ponto cego, faróis com ajuste de altura e intensidade, alerta de colisão, alerta de frenagem de emergência e frenagem de emergência e com isso o preço é de R$119.980, ou seja o custo/benefício do Kicks se amplia: afinal Peugeot 2008, Renault Captur e Volkswagen T-Cross não tem isso e no caso dos dois primeiros são mais baratos, mas menos equipados e o terceiro é mais caro que o Kicks, a diferença diminui para R$15.000, o Chevrolet Tracker Premier 1.2 12V tirando alerta de tráfego cruzado e mudança de faixa, ele tem o resto e ainda assim é R$8.000 mais caro que o Kicks, o C4 Cactus não traz frenagem de emergência, mas ainda assim é R$3000 mais caro, o Honda HR-V tem o preço alto demais para a categoria e não tem todos itens de série do Kicks, agora a diferença cai para R$31.000 ainda assim alta demais, poderia o HR-V ter motor do Civic X Type R, mas ainda assim estaria caro, como eu disse o Hyundai só virá a hora que atualizar e o Jeep Renegade Limited não tem esses últimos itens do Kicks e é R$10.000 mais caro, realmente o custo/benefício do Kicks é o melhor da categoria. Sim, foi uma mudança visual, mas a Nissan reforçou ainda mais algo que já era bom no Kicks: A segurança. 

     No capítulo espaço interno, realmente como não mudou a base o Kicks, continua excelente, na minha posição de banco sobra espaço e gigante, com o banco totalmente recuado, ainda sobrou um dedo, realmente outro ponto forte do Kicks é o espaço interno e o interior claro ficou muito bonito.

                                     
Com o banco recuado, sobrou um dedo para mim 

Com o banco na minha posição sobrou um espaço interno gigantesco 

E os outros itens de série são: Acabamento Preto, Abertura e fechamento das portas por controle remoto, Fechamento dos vidros por controle remoto, Bancos com revestimento Premium , acendimento inteligente dos faróis, apoio de braço central, apoio de cabeça para todos os cinco ocupantes(vale lembrar que esse é por lei, mas antes da lei entrar em vigor o Kicks já tinha), Banco do motorista com regulagem de altura, Bancos dianteiros Zero Gravity, Chave presencial i-key, controle do Computador de Bordo no Volante, Controle de áudio no volante, controle do piloto automático no volante, Welcome Function, Faróis dianteiros com sistema Follow Home, Tela de TFT de 7 polegadas sendo multifuncional, Para-sois com espelhos para motorista e passageiros, Porta Copos no console central e nas portas, Porta- Malas com iluminação interna, Porta-Objetos na lateral das portas dianteiras e traseiras, Porta Revistas nos bancos dianteiros para o passageiro traseiro, Espelho eletrocrômico, Sistema eletrônico de ignição(botão Push Start), Tag Sem Parar, Tomada de 12 volts, volante de três raios em couro, Aerofólio na cor do veículo, Antena do tipo barbatana de tubarão, Faróis dianteiros Full Led  com DRL, Grade frontal com acabamento cromado, Maçanetas externas cromadas, Maçanetas internas cromadas, Rack de Teto Longitudinal na cor Prata, Seta repetidora nos retrovisores e em Led, Retrovisor externo na cor do veículo(sendo preto Premium para as versões com teto preto), Retrovisores rebatíveis eletricamente, Alerta de cinto de segurança destravado frontal e traseiro, Cinto de segurança para os cinco passageiros(esse é por lei também, mas o Kicks já tinha bem antes da lei entrar em vigor), Desembaçador do vidro traseiro, Estabilizador inteligente da carroceria, Faróis de Neblina em Led, IsoFix, EBD e BA que atuam em conjunto com o freio ABS, Piloto automático, Sensor de Estacionamento, Travamento central das portas e porta-malas com o carro em movimento, na central multimídia tem duas portas USB(tipo A e Tipo C), Bluetooh, android Auto e Apple Car Play e sistema de Som Bose com 8 alto-falantes, sendo dois deles no encosto de cabeça do motorista. Já os únicos opcionais são as cores(dependendo dela é claro) e o acabamento que pode ser Cinza/Preto ou Macchiato, no caso do modelo avaliado a cor era a Azul elétrico(que é muito bonita) e o acabamento Cinza/Preto e aí o preço do modelo é de R$121.490, o modelo avaliado custa esse preço.

                                                      
Sistema de Som Bose além dos seis alto-falantes normais, tem mais dois no encosto de cabeça do motorista 

Volante com boa pegada e em couro 

Calma que já vou falar sobre o som Bose que é de alta qualidade, mas vamos ao porta-malas, o Kicks leva 432 litros, agora vamos ver contra os rivais.

PEUGEOT 2008: 355 litros
RENAULT CAPTUR: 437 litros
VOLKSWAGEN T-CROSS: 373 litros
CHEVROLET TRACKER: 393 litros
CITROËN C4 CACTUS: 320 litros
HONDA HR-V: 393 litros
HYUNDAI CRETA: 431 litros
JEEP RENEGADE: 260 litros

É o segundo maior porta-malas, só perde para o Captur por 5 litros e vence o terceiro colocado Creta por 1 litro, a média é de 377.1 litros, o Kicks tem um porta - malas acima da média do segmento.

                                                     
O seu porta-malas é de 432 litros 

MECÂNICAMENTE:  O câmbio é o CVT Xtronic com função D-Step que simula seis marchas quando ele entende que chegou perto da faixa de potência. O motor é o 1.6 16V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis que gera 15.5KGFM a 4000RPM e 114CV a 5600RPM é o mesmo motor do Kicks anterior e do novo Versa e também do Versa V-Drive e era usado no March 1.6, mas nesses dois últimos tinha 111CV ele é conhecido na Nissan como HR16DE e na Renault como H4M já esteve presente em Sandero e Logan e está presente em Stepway, Duster e Captur, lógico com alterações é claro. A sua suspensão usa molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira. Agora no caso da suspensão o Kicks segue a receita dos rivais com exceção do Renegade , o único a ter Independente tipo McPherson também na traseira e os freios seguem receita dos rivais com exceção de HR-V, T-Cross, Renegade e C4 Cactus que tem discos sólidos na traseira. 

Agora vamos a comparações com os rivais.

PEUGEOT 2008 GRIFFE 1.6 16V THP E CITROËN C4 CACTUS
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.6 16V THP da família Prince com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

RENAULT CAPTUR BOSE 1.6 16V CVT 
CÂMBIO: CVT X-Tronic
MOTOR: SCe 1.6 16V da família HR(chamado de H4M na Renault) com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis.

VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250 TSI 1.4 16V
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 250 TSI 1.4 16V da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção direta.

CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.2 12V AUT
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1.2 12V Turbo da família SGE/CSS Prime com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo e intercooler


HONDA HR-V TOURING 1.5 16V TURBO
CÂMBIO: CVT
MOTOR: i-VTEC 1.5 16V Turbo Earth Dreams da família L com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

HYUNDAI CRETA
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 2.nada 16V da família NU com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis.

JEEP RENEGADE
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Tritec E-Torq 1.8 16V VIS com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis.

No caso do câmbio só existe duas escolas: CVT ou automática de seis marchas, no caso do Kicks ele está na primeira, no caso do motor temo a escola aspirada e os turbinados, no caso do Kicks é o aspirado de menor cilindrada junto com o Captur, já o único motor grande aspirado é o Creta. 

  Agora potência e torque dos rivais.

PEUGEOT 2008 GRIFFE 1.6 16V  E CITROËN C4 CACTUS  SHINE 1.6 16V THP 
POTÊNCIA: 166CV a 6000RPM com gasolina e 173CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:24.5KGFM a 1400RPM nos dois combustíveis

RENAULT CAPTUR BOSE 1.6 16V CVT 
POTÊNCIA: 118CV a 5500RPM com gasolina e 120CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 16.2KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis

VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250 TSI 1.4 16V 
POTÊNCIA: 150CV a 5500RPM nos dois combustíveis
TORQUE:25.5KGFM a 1500RPM nos dois combustíveis

CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.2 12V 
POTÊNCIA: 132CV a 5500RPM com gasolina e 133CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:19.4KGFM a 2000RPM com gasolina e 21.4KGFM com álcool nas mesmas rotações

HONDA HR-V TOURING 1.5 16V TURBO 
POTÊNCIA: 173CV a 5500RPM
TORQUE:22.4KGFM a 1700RPM

HYUNDAI CRETA PRESTIGE 2.NADA 16V
POTÊNCIA:156CV a 6000RPM com gasolina e 166CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:19.1KGFM a 4750RPM com gasolina e 20.7KGFM com álcool nas mesmas rotações

JEEP RENEGADE LIMITED 1.8 16V
POTÊNCIA:135CV a 5750RPM com gasolina e 139CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:18.8KGFM a 3750RPM com gasolina e 19.3KGFM com álcool nas mesmas rotações

Em termos de números o Kicks é o que tem menos torque e potência, o mais próximo é justamente o Captur, que tem 4CV a mais com gasolina e 6CV com álcool e tem 0.7KGFM de torque a mais, mas o Kicks tem um arma que já vou lhe contar, antes vamos as observações: A primeira é sobre o Captur, sim o motor é o mesmo, mas com diferenças: os motores dos modelos Nissan são fabricados em Resende-RJ com exceção do novo Versa que vem do México, já esse motor dos modelos Renault é fabricado em São José do Pinhais-PR e nesse caso conta com ESM, coisa que não está disponível no Kicks, a segunda observação é que o HR-V só roda com gasolina. Agora vamos a arma que o Kicks tem: o baixo peso, afinal com isso o 1.6 16V lida melhor no Kicks que no Captur e de quebra ainda lida melhor com o peso do Kicks do que o 1.8 16V que não consegue lidar com o peso do Renegade, contra os motores turbo aí não dá, mas aí é outra conversa, mas mesmo assim o 1.6 16V é um motor digno para o Kicks, graças ao baixo peso do modelo da Nissan, lógico que na versão Advance a coisa muda por que enfrenta rivais com motor mais fraco e aí é outra conversa.

                                                                  
O motor 1.6 16V gera 114CV nos dois combustíveis 

ANDANDO COM ELE:  Antes de mostrar como se saiu no trajeto, o som Bose como ele é? alguns dias antes perguntei sobre o meu pai que trabalhou 50 anos no ramo da eletrônica(hoje é aposentado) ele disse que era o melhor som do mundo, entro no carro, o Érico que é o vendedor que me atendeu liga o som para eu ver vindo dos alto-falantes no encosto de cabeça , o resultado? um som de outro planeta, parecia que o som estava entrando dentro do meu corpo, o meu pai tinha razão: realmente é o melhor som do mundo(e estou falando sério, sem piadinhas com a Hyundai), Agora o carro, os bancos vestem o motorista muito bem e lógico não tem freio de mão eletrônico, é um convencional mesmo, puxo ele e saio com o carro, o primeiro o silencioso á bordo se mostra presente e a direção elétrica é excelente e aí saio da Globo Nissan e entro na Beira Mar de São José-SC, oportunidade perfeita para fazer o Kickdown pisei e ele respondeu: sem suspense ou outra coisa e ainda acabou dando um corte de giro, a famosa função D-Step para não dar aquela ruído típico de CVT, lógico que o ronco aumenta, mas aí é outra coisa e aí vi que estava entre 60KM/H e 70KM/H e aí aliviei e fiquei nos 60KM/H que é o limite da via, entre os SUV 1.6(ou até mesmo contra o Renegade 1.8) dá para dizer que o Kicks tem melhor desempenho, por que os outros dois SUVs 1.6 aspirado que eu andei, caso do Duster CVT(fazendo cosplay do Captur CVT aqui) e o 2008 dá aquele "suspense" e depois vaí, aqui não: pisou já respondeu de imediato, se pudesse dirigir de olhos vendados eu diria que estaria no novo Versa tranquilamente, só se nota que é um SUV pela altura, voltando ao trajeto e aí vem uma fila e aí paro na fila, lógico o Kicks tem recursos de segurança exemplares, mas eu tenho que fazer minha parte e aí vou esperando o sinal abrir, mas como teria pressa perguntei se ele ia entrar aqui e entrei na 5 de novembro e lógico a direção elétrica se mostrou competente, como o asfalto aqui é bom, então não dava para dizer e aí entrei na Presidente Kennedy, na verdade no final dela e aí outro Kickdown e o Kicks não se fez de rogado: pisou respondeu, sim não é aquela resposta de um 1.3,1.2 ou 1.4 turbo, mas aí sim a resposta sem rodeios ou suspense, até brinquei com o vendedor "Se lançar o Kicks 1.3 Turbo, será o Kicks GT-R", lógico que é brincadeira, afinal o Kicks é leve, mas enfim voltando ao trajeto, logo depois você pega a Joaquim Vaz e fui seguindo normalmente entre 40KM/H e 50KM/H e aí vejo a curva e faço um Kickdown e o Kicks se mostra na mão, nem parece ter a altura que tem, afinal a engenharia mexeu nas buchas traseiras, para melhorar a dinâmica, que já era boa, pelo visto parece que fez efeito, seguindo rumo ao Bistek e entro na Rua José de Costa Vaz, aqui o asfalto é irregular, só que o Kicks absorve bem as irregularidades, é como se ele mostra-se a você que algo está errado, mas não entrega, realmente um comportamento muito bom e aí entramos na entrada onde dá acesso a Globo Nissan e a Globo Renault e aí chegamos lá e paramos e batemos as fotos que vocês viram na matéria. Esclarecimento: depois que fiz as fotos o cliente apareceu e logo foi ver o novo Kicks, realmente era isso.

                                                            
O câmbio é o CVT XTronic com função D-Step que simula seis marchas e botão push/star ao lado 

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$119.890 na versão Exclusive com o Pack Tech e R$116.390 sem o Pack Tech, como você viu acima, é inegável o excelente custo/benefício, afinal existem rivais mais baratos, mas são menos equipados e tem rivais mais caros e menos equipados e tem um rival com quantidade de equipamentos um pouco parelha, digamos assim, mas mais caro. O seu consumo urbano segundo o Inmetro de 7.6KM/L com álcool e 11.3KM/L com gasolina e o rodoviário é de 9.3KM/L com álcool e 13.6KM/L com gasolina, agora vamos ver contra os rivais.

PEUGEOT 2008 GRIFFE 1.6 16V THP
Consumo urbano com álcool: 7.5KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:13KM/L

RENAULT CAPTUR BOSE 1.6 16V CVT 
Consumo urbano com álcool:7.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:11.7KM/L 

VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 250 TSI 1.4 16V

Consumo urbano com álcool:7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11KM/L
Consumo rodoviário com álcool:9.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.2KM/L 

CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.2 12V TURBO AUT

Consumo urbano com álcool:7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina:11.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.4KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.5KM/L

CITROËN C4 CACTUS 1.6 16V THP

Consumo urbano com álcool: 7.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.9KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:12.9KM/L

HONDA HR-V TOURING 1.5 16V TURBO

Consumo urbano:11.4KM/L 
Consumo rodoviário: 12.4KM/L 

HYUNDAI CRETA PRESTIGE 2.NADA 16V

Consumo urbano com álcool:6.9KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 11.4KM/L

JEEP RENEGADE LIMITED 1.8 16V 

Consumo urbano com álcool: 6.5KM/L
Consumo urbano com gasolina:9.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool:7.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:10.9KM/L 

Na cidade foi o segundo mais econômico com álcool só perdeu por 0.1KM/L para o Tracker Premier 1.2  e T-Cross Highline 250 TSI e vendeu por 0.2KM/L o Peugeot 2008 Griffe THP e no consumo urbano com gasolina foi o segundo mais econômico que perdeu por 0.1KM/L para o HR-V Touring(esse só roda com gasolina) e venceu 0.1KM/L o Tracker Premier, no consumo rodoviário com álcool só perdeu para o Tracker por 0.1KM/L e empatou com o T-Cross e venceu por 0.1KM/L o 2008 Griffe e no consumo rodoviário com gasolina foi o mais econômico, vencendo por 0.1KM/L o Tracker, note que o peso leve do Kicks ajuda até no consumo, vide o Captur por exemplo que tem o mesmo motor(com alterações, mas essencialmente o mesmo) e o consumo ficou lá para trás. Realmente o Kicks tem um excelente consumo sempre entre os melhores ou quando não é o melhor. 

  E aí se tivesse R$120.000 compraria o Kicks? A Resposta é sim: Como sempre o Kicks entrega excelente espaço interno, porta-malas, acabamento e lista de itens de série e itens de segurança bem recheada,  lógico diminui se não vier com o Pack Tech, ainda assim os R$117.000 são bem negócio também, o melhor som do mundo(e estou falando sério) na versão Exclusive.É difícil achar uma critica pesada ao Kicks, mas o que pesa contra é algo que a Nissan parece que está disposta a sanar, não é nada grave, no caso a versão híbrida e-Power era para vir, mas infelizmente o problema mundial atualmente atrasou o desenvolvimento, no caso o motor três cilindros 1.2 12V de 79CV serve apenas como gerador para movimentar os 129CV do motor elétrico(estou analisando pelo modelo tailandês) funcionaria como um "Leaf acessível", mas infelizmente atrasou e uma versão mais potente com o motor 1.3 16V TCe, o então presidente da Nissan Marco Silva não confirmou, mas também não negou,  o que para mim é algo do tipo "Está nos planos sim, só estou esperando pela Renault" ele disse na época essas palavras " Nosso plano é aproveitar o melhor da aliança Renault-Nissan" considerando a importância do Kicks para o mercado brasileiro é bem provável que depois que a sócia lançar o 1.3 16V Tce no Captur(aliás esse motor já está no capô do Mercedes-Benz GLB 200 como M282) é bem provável que comecem os testes com o Kicks, e lembrando que esse motor 1.3 16V TCe pertence a família HR da Nissan, da mesma família do 1.6, então em tese não deve ser uma operação complicada, e a grade dianteira? sim, é um pouco exagerada, poderia ser um pouco menor, mas com o tempo você se acostuma, já a traseira ficou muito bem na foto. Gostou do Kicks, mas não vai gastar R$120.000 não tem problema, tem outras versões, só vou deixar a Exclusive,digamos convencional, por que já citei sobre ela na matéria, vale lembrar que todas são equipadas com o motor 1.6 16V.

 Advance 1.6 16V CVT: R$106.390: No caso perde Visão 360, sistema de som Bose, Faróis dianteiros Full Led, Controle dinâmico de chassi, mas mantém ESP, Controle de tração, HSA , seis Air Bags e a Central Multimídia de 8 polegadas  e assim como a Exclusive tem o Pack Tech, ela tem o Pack Plus que custa R$108.390 e traz acabamento Premium nos bancos. acredito que será a versão mais vendida, mas vou ter que perguntar para o Érico, que aliás me prestou um excelente atendimento.

 Sence 1.6 16V CVT:  R$98.390: No caso as Rodas de liga-leve são aro 16 em vez de 16, perde a chave presencial i-key, o botão de partida(Push Start) e a Central Multimídia é de 7 polegadas, mas mantém ESP, Controle de tração, HSA e Seis Air Bags.

  Sence 1.6 16V Manual: R$90.390 : No caso perde as rodas de liga-leve aro 16, o câmbio passa a ser manual de cinco marchas e perde o sensor de estacionamento também, mas o resto é igual a Sense CVT, mas mantém ESP, Controle de tração, HSA e Seis Air Bags, no caso HSA é o Hill Holder na linguagem de Nissan.

  É inegável que ele ficou ainda mais seguro nas versões topo de linha e ficou mais seguro na versão de entrada.  Ela está disponível nas cores Branco Diamond que custa R$1.550 a mais, Prata Classic que também custa R$1.550 a mais, Cinza Grafite que também custa R$1.550 a mais, Azul Elétrico( a cor do modelo avaliado e é muito bonita, seria minha cor) que custa R$1.550 a mais,  Vermelho Malbec que também custa R$1.550 a mais,  Branco Diamond com Teto Preto Premium que custa R$2.850 a mais, o Kicks inaugurou o teto preto nos SUV vale lembrar, Vermelho Malbec com Teto Preto Premium que custa R$2.850 a mais, Azul elétrico com Teto Preto Premium que custa R$2.850 a mais e a Preto Premium essa é a única cor que vem de série, digamos assim. Outra coisa que a Nissan vai dar como "Item de série" é os três anos ou 30.000KM (ou o que vier primeiro) de revisões grátis e assistência 24 horas mais um ponto a favor do Kicks, mas isso só até o final de Junho, ou seja: um bom momento para ativar sua atitude.

                                                           
Versão Exclusive foi a avaliada  e as versões só identificam pelas rodas e pelo farol dianteiro, no caso a Exclusive.


                                                                FICHA TÉCNICA 

MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis.
CILINDRADA: 1598cm3
DIÂMETRO X CURSO: 78 x 83.6 mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,7:1
POTÊNCIA: 114CV a  5600RPM nos dois combustíveis
TORQUE: 15.5KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis
CÂMBIO: CVT Xtronic com função D-Step que simula seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA:  Utilitário esportivo, quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.31 metros, largura 1.76 metros, Altura 1.59 metros e entre -eixos 2.62 metros 
PESO: 1139KG
PESO/POTÊNCIA: 10KG/CV
PESO/TORQUE: 73.8KG/KGFM
VOLUMES:  Porta - malas 432 litros e tanque de combustível 41 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA:  Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi- independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS, EBD, ESP, Controle de tração, HSA, Controle de chassi e controle inteligente do freio motor( esses dois na versão Exclusive)
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17,205/55/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Air Bag Duplo de cortina, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, Central Multimídia de 8 polegadas, ESP, Controle de tração, HSA(Nome do Hill Holder na Nissan), Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Visão 360, Controle inteligente de freio motor, Controle de chassi.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Alerta de ponto cego, Alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência, alerta de tráfego cruzado, faróis com ajuste de altura(Pacote tech), cores com exceção da Preta Premium que é sem custo.
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$116.390(R$118.890 para o Pacote Tech)

AGRADECIMENTOS AO VENDEDOR ERICO E A GLOBO NISSAN DA BEIRA MAR DE SÃO JOSÉ PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO, PELO CARRO CEDIDO  E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO! 

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 FALE COM O ERICO (48) 99995-1646

                         







                                               



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