AVALIAÇÃO: VOLKSWAGEN TAOS HIGHLINE 250 TSI 1.4 16V: ADVERSÁRIO FORTE


NOVO UTILITÁRIO ESPORTIVO DA VOLKSWAGEN MOSTRAM QUE JEEP E TOYOTA NÃO TERÃO VIDA FÁCIL 

A Volkswagen até três anos atrás(vou contar antes do lançamento do atual Tiguan) não tinha um utilitário esportivo de peso no mercado nacional, só a importação do Touareg em quantidades pequenas e praticamente inacessível no mercado brasileiro e o antigo Tiguan importado da Alemanha.Depois de chegada do Tiguan atual que veio do México, a Volkswagen lançou vários SUVs, entrou no segmento de utilitários esportivos compactos com o T-Cross e mais tarde inaugurou os suvs-cupês compactos com o Nivus, Agora é vez de algo que fica entre o Tiguan e o T-Cross: O Taos.

        O Lançamento a nível nacional foi no final de maio, mas chegaria as concessionárias no final de Junho, eu pensei "depois do dia 20 eu vou na Futura" e aí vi o tempo, vi que estava bom e saí rumo a Futura Volkswagen do estreito, afinal como vocês sabem Volkswagen é na Futura. Cheguei lá e pedi para falar com Gérson(aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento prestado, por ela, quando sempre eu vou lá), cheguei lá e conversamos sobre o mercado brasileiro e o Taos, e já fomos direto no Taos, mas o modelo estava em Test-drive, depois das conversas, chegou o Taos, ele me entregou as chave do Taos e aí conversamos um pouco mais e ele disse "Pode ir lá fazer o test-drive" (aliás teve duas dicas dele nessa matéria).  Voltando a um contesto o Tiguan era vice-líder do segmento, mas uma distância gigantesca atrás do Jeep Compass e uma distância confortável do Chevrolet Equinox, mas a Volkswagen descobriu que podia ir além.

POR FORA: O Taos tem um visual bonito, sem vincos exagerados, muitos podem dizer que é previsível demais, mas para mim está ótimo, excesso de vincos exagera e deixa o visual exagerado e até desarmônico em alguns casos, já o Taos não, tudo conversa em harmonia, na dianteira destaca-se a "emenda" com os faróis de led dentro da barra cromada e deixa com o visual bonito, talvez o maior toque de ousadia aqui, aliás solução visual emprestada do conceito Tarok, os faróis são grandes e bonitos, na lateral ele tem personalidade própria e chega a parecer que a Volkswagen entrou o utilitário esportivo de "tamanho certo", para quem acha o T-Cross pequeno e o Tiguan grande e na traseira as lanternas lembram vagamente o Audi Q3 aliás dentro da linha Audi essa base serve ao Audi A3, A3 Sedan e Q3 . O modelo é feito na plataforma MQB  que serve ao Polo, Virtus,Nivus, T-Cross,Jetta, Tiguan e já serviu a Golf e Passat e Golf Variante, só que no caso do Taos se trata da digamos, versão mais sofisticada: A1 que serviu ao Golf e serve a Jetta, Tigual e serviu ao Golf Variant, já a do Passat é a versão B1, já Polo, Virtus,Nivus e T-Cross é A0. O modelo é fabricado em General Pacheco, Argentina. O modelo mede 4.46 metros de comprimento, 1.84 metros de largura, 1.62 metros de altura e 2.68 metros de entre -eixos.

                                                     
A traseira lembra vagamente o Audi Q3 


Na dianteira os faróis foram um belo conjunto com led da faixa cromada 

Aqui outra visão da traseira e o visual é bonito em todos os ângulos.

Sim, nas laterais as rodas aro 18 são bonitas e tem o logotipo identificando a versão, no caso se trata da Highline, na traseira o logo "250 TSI" anunciando o motor que aliás serve bem em todos os carros do grupo. Agora vamos comparar primeiro dentro da linha Volkswagen onde se encaixa.

T-Cross: 4.20 metros de comprimento, 1.75 metros de largura, 1.57 metros de altura e 2.65 metros de entre -eixos.

Tiguan Allspace: 4.70 metros de comprimento, 1.84 metros de largura, 1.66 metros de altura e 2.79 metros de entre -eixos. 

Valem lembra que o Tiguan só ficou na versão R-Line agora, abrindo caminho para o Taos, ele é de 26cm mais comprimento que o T-Cross e 24cm mais curto que o Tiguan, bem no meio, na largura empata com o Tiguan é 9cm mais largo que o T-Cross, na altura é 4cm mais baixo que o Tiguan e 5cm mais alto que o T-Cross e o entre -eixos é 3cm maior que o T-Cross e 11cm menor que o Tiguan.

                                                               
A versão avaliada é a Highline 

Rodas de liga-leve aro 18 


Logotipo "250 TSI" indica o motor usado nele 

Nome do carro está embaixo da placa como é os últimos lançamentos do mercado 

E agora vamos comparar ele aos seus rivais nas dimensões, vale lembrar que o 3008 tem preço do Tiguan R-Line, o New Tucson está beirando os R$200.000 na versão topo de linha e também o Bronco Sport passa dos R$260.000, então apenas só quatro carros com o Taos.

CHEVROLET EQUINOX PREMIER 1.5 16V TURBO AWD 

Comprimento: 4.65 metros      Largura: 1.84 metros     Altura: 1.69 metros    Entre -eixos: 2.72 metros 

JEEP COMPASS S T270 1.3 16V 

Comprimento: 4.40 metros      Largura: 1.84 metros   Altura: 1.63 metros   Entre -eixos: 2.64 metros

TOYOTA COROLLA CROSS XRX HYBRID 

Comprimento: 4.46 metros    Largura: 1.82 metros   Altura: 1.62 metros   Entre -eixos: 2.64 metros 

Agora vamos as comparações, ele empata com o Corolla Cross no comprimento, perde por 19cm para o Equinox, mas vale lembrar que esse tem sete lugares nos mercados da América do Norte(EUA, Canadá e México) e 6cm maior que o Jeep Compass, lógico o seu principal alvo, na largura empata com todos os rivais com exceção do Corolla Cross que é 2cm mais estreito, na altura é o mais baixo junto com o Corolla Cross, ambos apenas 1cm mais baixo que o Compass e no entre - eixos e aqui vai o destaque do Taos: é 4cm menor que o Equinox e 4cm maior que Jeep Compass e Corolla Cross e isso é determinante em algo que vai acontecer no interior(que mais para baixo vou citar).

                                                              
A régua cromada iluminada por led(aliás foi dica do Gérson) 

Aqui a outra parte(dica do Gérson também) 





Futura é concessionária Volkswagen que cedeu o carro. 


POR DENTRO: O Painel é bonito e bem acabado, só que isso é elevado a um patamar superior no Taos, ele até tem materias soft touch na porta e na parte inferior do painel, você consegue se ajustar bem na dianteira, eu mesmo encontrei a posição de dirigir com tranquilidade, ele vem de série com Alarme, Ar Condicionado Climatronic com duas zonas, ABS, Air Bag duplo frontal, Air Bag duplo lateral/cortina, ESP(ESC na Volkswagen), Controle de tração(ASR na Volkswagen), Hill Holder, Central Multimídia VW Play com tela de 10.1 polegadas, Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, ACC(Piloto automático adaptativo com velocidade e distância), AEB( Alerta de Frenagem de emergência), Assistente traseiro de saída de vaga(alerta de tráfego cruzado), Detector de fadiga, Detector de ponto cego(Alerta de ponto cego), Alerta de pedestre, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, sendo os vidros dianteiros One-Touch(Um Toque) a lista é longa, mas ainda tem mais. Outra coisa que se destaca é a Tela de TFT de 10.25 polegadas, presente em vários modelos da marca, o que o deixa boa visualização é o Active Info Display.

                                                            
Central Multimídia VW Play com tela de 10.1 polegadas 

Tela de TFT no painel com 10.3 polegadas e me avisando que a porta estava aberta.

Agora vamos ver contra os rivais o Chevrolet Equinox Premier 1.5 Turbo, ok tem tração integral, mas é o único desses quatro, ele custa R$189.990 é R$8.000 mais caro que o Taos, a mais ele traz o Easy Park sistema de estacionamento automático, mas não tem o alerta de pedestre e não tem o piloto automático adaptativo no final é mais caro e menos equipado e a própria central Multimídia é de 8 polegadas , o Jeep Compass S T270 tem todos os itens que o Taos tem, inclusive a central multimídia é de 10.25 polegadas, mas ele não tem alerta de pedestre e o piloto automático adaptativo é digamos, uma geração atrás e alerta de tráfego traseiro não tem , mas contra-ataca com sete Air Bags e custa R$198.990 é quase R$18.000 mais caro que Taos, ok tem Teto Solar Panorâmico de série, mas calma aí, que já entro em detalhes sobre isso mais abaixo, agora contra o Toyota Corolla Cross XRX Hybrid, o Toyota tem todos os itens que o Taos tem, menos alerta de pedestre e assim como o Compass o ACC é digamos uma geração atrás, inclusive ele conta com alerta de tráfego traseiro Cruzado e o preço é de R$184.990 é R$2.500 mais caro que o Taos, realmente o Volkswagen está se revelando um excelente custo/benefício nessa faixa de preço. Já outros itens de série do Taos são: Alarme por controle remoto(sistema Keyless), 2 luzes de leitura na frente, 8 alto-falantes, Alerta sonoro e visual da não utilização de cinto de segurança,IsoFix, Banco traseiro inteiriço com encosto dividido e rebatível, Aquecedor de bancos dianteiros, Bancos com regulagem elétrica, Carregamento de celular por indução(Carregamento por wireless),Wi-fi, Controle de desgaste da pastilha de freio, Câmera de ré, três estradas tipo C para USB, Espelho retrovisor interno anti-ofuscante automático(eletrocrômico), Espelhos retrovisores e maçanetas das portas na cor do veículo, Faixa de Luz de Led na grade frontal, Faróis Full Led com DRL e   iQ-Light que regula o facho do farol quando um carro vem direção contrária e também ilumina a curva onde ele vira, Freio de estacionamento "Freio de mão" elétrico(por botão), Frisos cromadas na parte inferior da Janela, Iluminação ambiente no painel das portas frontais e laterais, Iluminação da placa de licença com tecnologia em Led, Iluminação do porta-malas, Indicador de pressão de pneus e sistema de frenagem automática pós-colisão, Lanterna traseira em Led, Painel de instrumentos com tela TFT de 10.25 polegadas, Porta-óculos, Rack no Teto na cor Prata Adonizada, Revestimento das portas em soft touch, Revestimento interno escurecido, Bancos parcialmente em couro, três primeiras revisões gratuítas, Rodas de liga-leve aro 18 chamadas de "Katana"(elas são bonitas), Seletor de modo de condução(fica na central multimídia), Sensor de chuva e crepuscular, Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, Sistema Kessy de abertura da porta por chave presencial e botão de partida, Leitor de MP3 e Car Menu na central Multimídia, Sistema Start&Stop, Tapetes de tecidos dianteiros e traseiros, Tomada de 12 volts no porta-malas e console central e Volante de Couro com borboletas, O Toyota Corolla XRX Hybrid deve "freio de mão" elétrico, já que esse tem o "freio de pé" mecânico no lugar e contando o débito da primeira rodada só aumenta. Já tanto Equinox quanto o Compass S trazem o Teto Solar Panorâmico e esse é o único opcional do Taos e aí o preço do Volkswagen fica R$187.905, ainda assim R$2.000 mais barato que o Equinox e R$12.000 mais em conta que o Compass, realmente o Taos já começa a se mostrar um adversário forte para o Jeep e para o Toyota e o Equinox não tem o farol alto adaptativo como o Taos e o Jeep Compass S também não. O modelo avaliado veio com o Teto Solar e a Prata Pyrit e aí o preço vai a R$183.200. Embora vale a observação da Roda aro 19 no Compass.

                                                  
Lanternas são em Led 

Partida por botão e "freio de mão" elétrico. 

Faróis Full-Led com iQ Light e DRL(luz diurna de Led) 

No espaço interno é onde o Taos se destaca de vez, na dianteira você encontra a posição fácil, eu mesmo me ajustei muito bem ao carro, na traseira fui ver como é na minha posição e o espaço interno é excelente: dá até para cruzar as pernas e com os bancos todo recuado ainda sobrou uma fresta, olha não pude andar no Corolla Cross, mas o Jeep Compass anterior( o atual é um facelift com alterações mecânicas e de painel e não de base) e o Equinox ainda quando tinha o 2.nada 16V, afinal tirando o motor o carro é o mesmo, posso dizer: o Taos é mais espaçoso que eles, afinal o Compass não dá para cruzar as pernas, mas ainda sobra bastante espaço, mas mesmo com o banco recuado ainda sobra uma frestinha, o Equinox com banco na minha posição ele sobra bastante espaço, mas o problema é o banco recuado: ele roça, mas não aperta, mas ainda assim perto de carros que sobram ficam devendo nesse quesito. O Taos realmente sobra e surpreende nesse quesito e é isso que eu falei que ia falar do interior, as dimensões ajudaram no espaço interno.

                                                       
Com o banco totalmente recuado ainda sobrou uma fresta boa para os joelhos 

Com o banco na minha posição deu até para cruzar as pernas. 

E o porta-malas? ele leva 498 litros, antes vamos comparar aos rivais.

CHEVROLET EQUINOX: 465 litros
JEEP COMPASS: 410 litros
TOYOTA COROLLA CROSS:440 litros. 

É simplesmente o melhor porta-malas da categoria, abrindo 23 litros de vantagem sobre o segundo colocado o Equinox, a média do segmento é de 453.2 litros, o Taos tem um porta-malas acima da média, dá e sobra para uma família tranquilamente.

                                                             
O seu porta-malas é de 498 litros, é o maior da categoria 


MECANICAMENTE:  O câmbio é o automático de seis marchas que equipa também Polo,Virtus, Jetta,Nivus, T-Cross  e já equipou os últimos Golf nacionais 250 TSI e a última Golf Variant, o motor é o 250 TSI 1.4 16V da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta que gera 25.5KGFM a 1500RPM e vai até 4000RPM  e 150CV a 5000RPM nos dois combustíveis, esse motor está presente em Polo GTS, Virtus GTS, Jetta Comfortline, T-Cross Highline e esteve presente nos últimos Golf nacional, última Golf Variant e também ao próprio Tiguan que perdeu essa opção para abrir mercado para o Taos. A sua suspensão é Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, sendo McPherson na dianteira e Multlink na traseira e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira. Já vou citar o câmbio e motor dos rivais, suspensão com exceção do Corolla Cross que não sei por que a Toyota decidiu pelo semi-independente por eixo de torção, sendo que o sedã é Multlink, os rivais tem suspensão independente, no caso do Equinox também é Multilink na traseira e o Compass é McPherson nos dois eixos. Já os freios todos os rivais seguem receitas iguais. Vamos ver como é o motor dos rivais.

CHEVROLET EQUINOX PREMIER 1.5 16V TURBO AWD

CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.5 16V Turbo da família SGE(Small Global Engine da GM) com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta 

JEEP COMPASS S T270 1.3 16V
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: T270 1.3 16V da família GSE(Global Small Engine Fiat/FCA/Stellantis) com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica(no escape), sistema Multiair III que atua nas válvulas de admissão, mas papel de comando de válvulas, variação e coletor varável ao mesmo tempo, turbo, intercooler e injeção direta.

TOYOTA COROLLA CROSS XRY HYBRID 1.8 16V
CÂMBIO: CVT
MOTOR: 1.8 16V da família ZR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e auxilio de motores elétricos, aqui no caso três, um no motor e dois no câmbio.

No câmbio tirando o Corolla Cross que é o CVT, todos seguem a escola do Taos: automático de seis marchas, nos motor de novo tirando o Corolla Cross que tem um aspirado e auxilio de motor elétrico com isso ele é híbrido, o resto segue a mesma escola do Taos: motores pequenos com turbo e injeção direta, mas vale uma observação aqui sobre o Equinox: O Chevrolet só roda com gasolina, ao contrário do três cilindros turbo da Chevrolet seja 1.nada ou 1.2 ou o 1.4 Turbo do Cruze que são Flex, já a do Equinox não é flex. Vamos ver os números. Já Compass e Corolla Cross são Flex como é o Taos.

CHEVROLET EQUINOX 1.5 16V TURBO 

TORQUE: 28KGFM a 1700RPM
POTÊNCIA: 172CV a 5600RPM 

JEEP COMPASS T270 

TORQUE: 27.5KGFM a 1750RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 180CV a 5750RPM com gasolina e 185CV com álcool nas mesmas rotações

TOYOTA COROLLA CROSS HYBRID

1.8 16V á combustão: 
TORQUE:14.5KGFM a 3600RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 98CV a 5200RPM com gasolina e 101CV com álcool nas mesma rotações
Elétrico: 16.6KGFM e 72CV
POTÊNCIA TOTAL: 123CV
TORQUE TOTAL*: 21KGFM
* estimado. 

OK, você pode alegar que o Taos só vence o Corolla Cross híbrido e ainda por uma ampla vantagem são 4.5KGFM no torque e fica 2.5KGFM atrás do Compass, na potência também são 27CV de vantagem com gasolina sobre o Corolla Cross e 22CV de desvantagem sobre o Equinox que só roda com gasolina, ao contrário do Taos e de outros rivais, mas existe uma coisa que Colin Chapman disse: "Para velocidade,adicione leveza"  e lembre os Puma com motor Volkswagen refrigerado á ar, que eram bem leves e andavam na frente de muito carros mais potente, o próprio Alpine A110 e lógico os carros da Lotus e vamos ao peso do Taos contra os rivais, o peso do Taos é de 1420KG,  o que o deixa com uma relação peso/torque de 55.7KG/KGFM e peso/potência de 9.5KG/CV. agora vamos ver os rivais.

CHEVROLET EQUINOX
PESO: 1673KG
PESO/TORQUE: 59.7KG/KGFM
PESO/POTÊNCIA:9.7KG/CV

JEEP COMPASS S T270
PESO:1589KG
PESO/TORQUE:57.8KGFM
PESO/POTÊNCIA:8.8KG/CV com gasolina e 8.5KG/CV com álcool 

TOYOTA COROLLA CROSS XRX HYBRID
PESO: 1450KG
PESO/TORQUE: 69*
PESO/POTÊNCIA:11.8KG/CV 
* estimado. 

O Volkswagen Taos é o mais leve, mérito da plataforma MQB, o segundo mais leve é o híbrido, ou seja o Equinox é o mais pesado da turma e o segundo mais pesado é o Compass. O Taos tem a melhor relação peso/torque é 2KG/KGFM melhor que o Jeep Compass o segundo colocado e tem a segunda melhor relação peso/potência só perdendo para o Compass por 0.7KG/CV e com álcool o Jeep amplia a vantagem, mas mesmo assim é 0.2KG/CV melhor que o Equinox que é o terceiro colocado. Você deve estar se perguntando: mas o Corolla Cross não tem a opção do 2.nada 16V de injeção direta aspirado? sim tem, mas nas versões XR e XRE, não nas versões topo de linha. 

                                                            
O motor 250 TSI 1.4 16V gera 150CV nos dois combustíveis 

ANDANDO COM ELE: Chegou a hora de ver como é na prática, depois que o Gérson(aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento prestado, por ela e pela futura) pego as chave e vou até o carro, entro dentro do carro, a tela de TFT se destaca no painel como todos os outros Volkswagen, a posição de dirigir você acha fácil e o modelo tem ampla visibilidade, na posição que eu vou dirigir dá para ver até o final do capô, mas eis que o apito da porta entre aberta aparece e aí "pin,pin,pin" algo do tipo que vi no T-Cross, confesso que não sabia o que era, aí olhei o computador de bordo e ele me alertou: a porta estava com sinal amarelo, resolvo fechar a porta direito e aí não teve mais o som, piso no freio e ligo o botão de partida, aliás como todos os modelos da Volkswagen, ao lado do câmbio e aí saio da garagem da Futura, aliás concessionária que detém 70% do mercado de Volkswagen da Grande Florianópolis, vou entrar na avenida Santos Saraiva e aí uma fila grande de carros, espero eles passarem e logo depois vem um Ônibus que é o último da fila, espero o Ônibus e ir aí entro, dou um Leve Kickdown e o carro já mostra que responde bem, mas vou devagar por que é uma avenida que tem entradas etc e o Ônibus parou logo deu seta para entrar e aí esperei ele para evitar algum problema e ele entrou na frente de mim, o volante herdado do Nivus que por sua vez veio do Golf VII é excelente tem boa pegada e vou seguindo até o Semáfaro e lógico a suspensão tem aquele acerto típico da Volkswagen: é um pouco dura, mas justinha, bem típico dos modelos da marca com exceção do Polo com rodas aro 15 e do Nivus, Nada que seja comprometedor, afinal ele é equipado com Rodas aro 18 em todas as versões, Já o rival Compass tem aro 19 na versão S, 18 na Limited e Longitude e 17 na Sport, então talvez pode debitar na roda, talvez o cliente tradicional do Compass ache ele um pouco "duro", a direção elétrica do Volkswagen é excelente, depois do semáforo entro na Eurico Gaspar Dutra, o Ônibus entra no mesmo lado que eu, afinal são três vias e aí o Golf IV vinha bem distante atrás de min e aí aproveito para dar seta e entrar e resolvo fazer o Kickdown: O modelo respondeu prontamente, afinal o motor 250 TSI vai bem em qualquer carro, lógico que ele vai melhor nos irmãos mais leves(Polo GTS e T-Cross), mas ainda assim consegue ir bem no Taos, o Tiguan eu andei o de cinco lugares, para mim foi bem, mas inferior ao Taos por ser mais pesado, agora o modelo de sete lugares por fatores externos não pude andar na época, então não posso dizer e lógico o velocímetro estava beirando os 80KM/H e aí como é o limite da via é 60KM/H aliviei para ficar nessa velocidade e lógico outro semáforo e aí pisei no freio e o modelo freia bem, afinal freio a disco nas quatro rodas e lógico oportunidade para fazer outro Kickdown, o sinal ficou verde e piso fundo e ele responde ao acelerador prontamente, o Taos é bem esperto, graças ao torque de 25.5KGFM que chega a  1500RPM e ele sendo mais leve que os rivais, lógico não tenho equipamento de aferição, mas como eu disse: ele me pareceu mais esperto que o Tiguan 250 TSI que sai de cena com a chegada do Taos e lógico como era esperado menos que os irmãos mais leves, T-Cross Highline e Polo GTS, mas digo que o Taos chega mais próximo do T-Cross do que o Tiguan 250 TSI, algo próximo do Jetta 250 TSI e aí chego na subida como é esperado de um motor turbo ele mantém o ritmo e lógico vou entrar na avenida governador Ivo Silveira, os comandos do Taos são a mãos, afinal dou seta e entro na avenida Governador Ivo Silveira, dou mais um Kickdown só até 60KM/H e vou seguindo até a Juscelino Kubishek de Oliveira, lógico o plano era ir a 60KM/H para fazer aquela curva, mas eis que um Mobi da Autoescola está em minha frente, eu diminuo o ritmo e lógico ele vai entrar, em quase paro e aí lógico vou seguindo até chegar aos 60KM/H o modelo se mostrou na mão e trasmitiu confiança e seguiu para entrar de vez na Juscelino Kubitesck de Oliveira e lógico havia uma obra na pista e aí vi,  diminui ritmo e parei, vi que não tinha nenhum carro vindo na pista do outro lado, aliás o retrovisor é amplo, até parece de picape, dá uma visibilidade excelente e aí entro na outra pista até a parte de terminar a obra e aí eu entro de novo na faixa que estou entrando, afinal vou seguindo o Taos, aliás nas horas que eu pisei fundo tem um ronco legal para quem não tem proposta de ser esportivo(lógico o Polo GTS é mais bonito ouvir por que é outra proposta) e lógico se o cara mantém o motor me pareceu suave e silencioso a exceção quando é "chamado no acelerador" e vou seguindo até uma via de acesso que dá acesso a Santos Saraiva e aí paro vejo que não tem carro vindo(algo raro nessa rua, que é movimentada) e aí entro na Santos Saraiva em direção a Futura e aí entro no estacionamento da Futura, para fazer as fotos do Taos.

                                                                
O câmbio é o automático de seis marchas 

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS:  O Volkswagen Taos Highline custa R$181.790, como eu disse ele é mais barato que os rivais e tem nível de equipamentos parelhos, afinal o Compass S custa R$198.990, o Equinox custa R$189.990 e o Corolla Cross XRX Hybrid custa R$184.990, na parte dos equipamentos eu explico por que. O consumo urbano segundo o Inmetro é de 6.8KM/L com álcool e 10.2KM/L com gasolina e na rodovia é de 8.5KM/L com álcool e 12.2KM/L com gasolina, agora vamos ver os números dos rivais.

CHEVROLET EQUINOX PREMIER 1.5 16V AUT *
Consumo urbano: 9.1KM/L
Consumo rodoviário: 10.8KM/L 
* só roda com gasolina

JEEP COMPASS S T270 1.3 16V FLEX
Consumo urbano com álcool: 7.2KM/L
Consumo urbano com gasolina:10.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:11.7KM/L

TOYOTA COROLLA CROSS XRX HYBRID 1.8 16V FLEX CVT

Consumo urbano com álcool: 11.8KM/L
Consumo urbano com gasolina: 17KM/L
Consumo rodoviário com álcool:9.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:13.9KM/L

Agora vamos com álcool, o Equinox fica fora da briga, o Taos se mostrou o mais sedento com álcool: 0.4KM/L atrás do Compass e 5KM/L atrás do Corolla Cross, mas vale a observação: o Corolla Cross Hybrid é mais econômico, mas cobra o preço da economia no desempenho e se quiser o motor de 177CV aspirado de injeção direta a versão digamos, topo de linha com esse motor é a XRE que é bem menos equipada, então a briga é com o Compass, o desempenho do Taos é muito melhor que o Corolla Cross híbrido pelos números apresentados, no consumo urbano com gasolina e aí o Chevrolet entra na briga ele empatou com o Compass e ambos ficaram atrás do Corolla Cross por 6.8KM/L, como eu disse é híbrido e aí ele cobra no desempenho inferior digamos assim e ambos ficaram á frente do Equinox com 1.1KM/L de vantagem, na rodovia com álcool, o Equinox fica fora da briga e aí o Taos ficou na intermediária é 0.2KM/L mais econômico que o Compass e fica atrás do Corolla Cross por 1.1KM/L, mas como eu disse o Toyota cobra no desempenho, na rodovia agora o Equinox entra na briga e o Taos é o segundo mais econômico só perdendo para o Corolla Cross por 1.7KM/L, mas como eu disse o Corolla Cross Hybrid cobra a conta do consumo no desempenho, é 0.5KM/L mais econômico que o Compass. 

  E aí se você tivesse R$182.000 você teria o Taos? a resposta é sonoro sim? afinal ele tem um excelente pacote de equipamentos por um preço bom(para a categoria é lógico), excelente espaço interno(com direito até cruzar as pernas, se não for muito alto), o maior porta-malas da categoria, o mais leve do segmento e isso se traduz em desempenho, afinal o 250 TSI 1.4 é um excelente motor sem dúvidas nenhuma, mas baixo peso também ajuda, aliás o próprio conjunto motor-câmbio que pelo visto serve em qualquer carro, a excelente dirigibilidade, o bom acabamento apresentado, o visual bonito, mas tipicamente Volkswagen: sem exageros, aliás a grade iluminada o deixou legal. Carro perfeito? Não, mas não vejo uma crítica pesada a ele, salvo a questão do consumo urbano com álcool, mas aí entra outra questão: ele é o mais leve do segmento, mas é mais pesado que o irmão T-Cross de segmento inferior e aí é natural que ele acabe consumindo um pouco mais, com gasolina ele foi bem e na rodovia foi muito bem. Pelo primeiro contato se mostrou que vai ser uma pedra no sapato do Jeep Compass e do Toyota Corolla Cross, afinal o Compass acabou de receber o motor GSE Turbo justamente contra o Taos, mas espaço e porta-malas o Taos tem como arma, contra o Corolla Cross, além do espaço, o próprio posicionamento da Toyota: as versões topo de linha são híbridas e aí o desempenho fica prejudicado em favor da economia. Se vai tirar o Compass da liderança, não sei. Só sei que vendeu todas unidades da pré-venda inicial em sete minutos, mas os 70% que o Compass tinha isso ele não terá mais. E o Equinox? vindo do México não vejo chances, fora que a maioria das vendas no Brasil era do 2.nada 16V Turbo que respondia por 70% das vendas, só que nos mercados da América do Norte(EUA,Canadá e México) respondia por apenas 7% e aí o adeus da produção no México respingou aqui.

    Caso você queira uma versão mais barata tem a Comfortline 250 TSI 1.4 16V que traz o mesmo motor e câmbio da Highline, mas perde a grade iluminada,  alerta de ponto cego, alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência, Piloto automático adaptativo, alerta de pedestre, seletor de modo de condução, Faróis com iQ Light, mas mantém as rodas aro 18 embora com design diferente, seis Air Bags, ESP e Controle de tração e o preço é de R$154.990e sendo que ele pode vir opcionalmente com todos esses itens opcionais com exceção do iQ Light e da grade iluminada. O modelo está disponível nas cores: Branco Puro(sólida) que custa R$595, Azul Atlantic, Bege Mohave, Cinza Iriduim e Prata Pirit(essa metálica) que custa R$1.410 e a única cor de série é a perolizada Preto Mystic. e no caso da Highline você pode escolher o pacote Lauch Edition que traz espelhos externos pintado de preto, interior bege com revestimento parcial em couro, Sistema de som Beats de 8 alto-falantes, Teto Preto, Teto Solar Panorâmico e a cor nesse caso é apenas Bege Mohave com o teto preto Mystic e aí o preço é de R$192.470.

                                                        
Teto Solar Panorâmico(diga do Gérson) 

Aqui a parte traseira 

MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção direta
CILINDRADA: 1395cm3
DIÂMETRO X CURSO: 75,5 X 80mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,5:1
POTÊNCIA:150CV a 5000RPM nos dois combustíveis
TORQUE:25.5KGFM a 1500RPM nos dois combustíveis
CÂMBIO: Automático de seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.46 metros, largura 1.84 metros, altura 1.62 metros e entre -eixos: 2.68 metros
PESO: 1420KG
PESO/POTÊNCIA: 9.5KG
PESO/TORQUE:55.7KG/KGFM
VOLUMES: Porta-malas 498 litros e tanque de combustível 51 litros
SUSPENSÃO: Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: McPherson
TRASEIRA: Multlink
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS,ESP, Controle de tração(ASR) e Hill Holder
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 18, pneus 215/55/R18
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE:ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/cortina, Alarme, Ar Condicionado Climatronic dual-zone, Coluna de direção regulável, Central Multimídia VW Play com 10.1 polegadas, Direção Elétrica, Alerta de ponto cego, Alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência, Alerta de tráfego cruzado, Alerta de pedestre, ACC(Piloto automático adaptativo), Faróis Full Led com iQ Light que regula o facho, Wi-fi,Vidros/Travas e Espelhos elétricos 
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Teto Solar Panorâmico
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem e as três primeiras  revisões grátis
PREÇO: R$181.790

AGRADECIMENTOS A FUTURA VOLKSWAGEN E AO GERSON PELO EXCELENTE ATENDIMENTO E TAMBÉM A FUTURA PELA CONFIANÇA NO PRODUTO.

Caso ficou interessado falar com o Gérson que é o vendedor que me atendeu(caso ele esteja em atendimento outro vendedor irá atender lhe atender muito bem).

(48) 98452 6419 


                                                                   



















                                                           





 

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