AVALIAÇÃO: FIAT TORO VOLCANO TURBO 270 1.3 16V AUT: MUDANÇA PREVENTIVA


 SPORT UTILITY PICK-UP DA FIAT VIRA OUTRO CARRO COM MOTOR TURBO FLEX E SE PREVINE CONTRA FUTUROS NOVOS RIVAIS 

                                     (FOTO DA FREEDOM) 

Antes de mais nada vou esclarecer uma coisa: por mim colocaria a foto do modelo de test-drive, foi feito na Toro pré-facelift e Strada( o Argo e Cronos não estavam adesivados na época), não teve problema nenhum, mas na Toro 2022 o vendedor falou com o diretor geral e esse disse que adesivada não pode, se existe o regulamento nós cumprimos ele sem problemas, mas confesso que achei estranho, afinal na Strada não houve problemas, mas enfim para evitar problemas foi usada a Freedom do Showroom como "dublê", digamos assim, as internas, a da maçaneta e do painel foi usada a Interna da Volcano do test-drive por que foi autorizada.  Esclarecimento: eles me atenderam muito bem, só não sabia desse detalhe, pode ser que mudaram o entendimento, afinal a distância da avaliação entre a Strada e Toro faz um ano, então muita coisa tem mudado, só estou esclarecendo para o leitor.

 Deixando o lance das fotos vamos ao mercado de picapes, A Fiat não tem do reclamar de suas picapes, a Strada é líder de vendas geral do mercado nacional e a Toro e a vice-líder nas picapes, o que deixa com 55% do mercado e lógico se for contar o grupo Stellantis entra a Ram com suas grandes 1500 e 2500, mas vamos falar só da Fiat: Quem foi a responsável junto com a Strada? é simples: A Toro, afinal ela pode não ter inaugurado o seu segmento, mas que ela popularizou e é mais conhecida isso é verdade e não se nega.

   Por que mudar? simples: A Toro assumiu diversas funções na Fiat, além de ser boa de venda é um carro de imagem dentro da marca, então é natural que ela faça a estreia de novas tecnologias(lógico, uma delas nem tão inédita assim, afinal a Fiat foi a responsável pelo primeiro carro Turbo, no caso o Uno Turbo em 1994, mas aí é outra proposta) e segundo vem rivais novos por aí, a Renault Duster Oroch hoje está "eclipsada" pela própria Toro e perdeu o câmbio automático, ainda que de quatro marchas e antigo, contra seis da Toro, mas a Renault já prepara uma mudança nela para o ano que vem(segundo o que se especula) e a reboque o motor TCe 1.3 que vai estrear no Captur. A Chevrolet já anunciou e soltou o Teaser da nova Montana(sim a futura Montana será baseada no Tracker, a atual deixou de ser produzida, mas tem estoque no site da Chevrolet) e nos EUA foi lançada a Ford Maverick, mas nesse caso ela se chegar ao Brasil, meu palpite é que chega(até mais cara) nos preços da versão Toro Diesel  então o grupo Stellantis aproveitou e resolveu com diz o ditado "matar dois coelhos numa paulada só", renova a picape para se garantir sobre novas rivais e de quebra atende aos clientes que pediam mais desempenho da versão Flex e não queriam motor á diesel, que aliás um dos méritos do sucesso da Toro é ter opção á diesel. Outra rival que pode pintar é a Volkswagen que atualmente se chama Tarok se confirmar, mas ainda a marca não confirmou oficialmente, embora mostrou o conceito no Salão de 2018.

    No lançamento eu cheguei na Repecon para ir  lá para ver, tinha uma no Showroom, mas ainda não tinha para test-drive, aliás o vendedor me atendeu muito bem e era o mesmo que me atendeu no Cronos, duas semanas depois passei por lá e outro vendedor me atendeu, inclusive até mostrou o carro, mas o modelo de test-drive não tinha chegado ainda , depois veio o lançamento da concessionária, mas ainda não havia chegado a concessionária e me contou que tem fila de espera por ela e aí esperei o tempo e aí fui lá ver a Toro se tinha chegado na Repecon para o  para test-drive e aí o vendedor me pediu a carteira e fomos para o test-drive. Aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento prestado.

POR FORA: Primeiro vamos esclarecer algo, facelift é coisa comum na industria, até em carros Premium, é natural que a Toro um dia passaria por isso e chegou o dia, mas lógico mexer num design que agradou 300.000 consumidores, eu mesmo achei meio exagerado o excesso de vincos dela, mas depois me acostumei ao visual dela e ficou melhor na irmã menor, a Strada, mas eu particularmente gostei desse facelift nessas versões mais simples: não a deixou descaracterizada e também não piorou o visual, ainda não vi a Ranch ao vivo, a Ultra me pareceu melhor ao vivo, Ela recebeu novos faróis, apesar de não parecem, não mudo ou design, exatamente, no caso a seta passou para onde era o DRL que agora ela faz um jogo de luz com a DRL bem interessante, ganhou nova grade dianteira com o logotipo "FIAT" por extenso, a bandeira da Itália no canto da grade(pena que nesse caso acabei não fotografando) e capô.  Na lateral as novas rodas de liga-leve que são bonitas, já na traseira a única mudança é o logo "Turbo 270" em referência ao turbo e aos 270NM de torque, se for á diesel é "4x4  diesel" e se for a Endurance 1.8 16V  que já entro em detalhes, aliás a tampa dividida se manteve também, para mim ficou melhor que o modelo antigo visualmente falando(lógico tecnicamente também, mas esse é mais abaixo). Ele é feita na plataforma Small-Wide 4x4 que é uma evolução da SCCS II que estreou no Punto europeu(O Punto nacional é outra base) que no Brasil serve também ao Jeep Renegade e Compass e os três são fabricados em Pernambuco-Goiana. Ela mede 4.94 metros de comprimento, 1.84 metros de largura,1.79 metros de altura e 2.99 metros de entre -eixos. O seu ângulo de entrada é de 25.7 graus, a altura livre do solo é de 26cm e o ângulo de saída é de 28.4 graus.

                                                        
A Toro não teve alterações na traseira a não ser o logotipo identificando o motor caso for turbo flex 
Faróis agora são Full Led 
Nova grade dianteira com o logotipo da "Fiat" agora por extenso 
Rodas de liga-leve aro 18 
Na lateral só novas rodas de liga-leve essa é a versão Freedom(a avaliada foi a Volcano)

A Fiat Toro atualmente está sem rivais como eu disse acima, a Renault Duster Oroch perdeu a opção do câmbio automático e a própria Toro perdeu a opção do câmbio manual, então não se enfrentam em versões digamos diretamente, já Strada e Saveiro são pequenas, já S10, Ranger, Hilux,L200 e Frontier são médias e são um segmento acima da Toro. então hoje é sem comparação com os rivais salvo por um detalhe mais abaixo que vou mostrar abaixo.

                                                    
Maçanetas cromadas  item da versão Volcano 
Logotipo "Turbo 270" na traseira denuncia o novo motor GSE Turbo 

POR DENTRO: No interior a Toro mudou muito mais, primeiro vamos esclarecer: o acabamento dela sempre foi bom, especialmente nas versões topo de linha caso dessa Volcano, mas Fiat conseguiu ir um pouco mais além, trouxe um cluster digital com tela TFT de 7 polegadas, muita gente disse que era pequeno, mas não achei consegui ver tudo muito bem, Ela vem de série com ABS, Air Bag Duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/cortina e joelhos para o motorista(totalizando 7), Ar Condicionado digital Dual Zone, Alarme, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, Central Multimídia U-Connect de 8.4 polegadas, ESP, ASR(Controle de tração),Alerta de limite de velocidade, Hill Holder, Vidros/Travas e Espelhos elétricos dá para ver que ela é bem completa, mas calma que tem a segunda parte dos equipamentos a lista é bem longa.

                                                       
Botão Start/Stop para ligar e desligar o motor 

Painel de instrumentos digital com tela de TFT de 7 polegadas 

No espaço interno a Toro sempre se destaca, no banco dianteiro confesso que achei que tinha ajustado minha posição, afinal sempre gosto de ter maior controle do acelerador, freio, embreagem(se for manual, o que não era o caso do carro), mas eis que mesmo puxando para frente, vi que estava para trás, o espaço na dianteira é excelente, avancei um pouco mais e aí sim consegui a minha posição, ou seja: sobra muito espaço na dianteira e isso é bom. Na traseira? com os bancos na minha posição é excelente sobra muito espaço, garantidos é claro com os quase 3 metros de entre -eixos, agora com o banco recuado confesso que surpreendeu: ficou justo: não sobrou também não faltou, é que bancos elétricos gostam de recuar muito, lógico hoje em dia existem exceções, não sei se eu ajustei o encosto traseiro melhor ou outra coisa, não sei, mas enfim só sei que me pareceu um pouco melhor, ou se mudaram os bancos de couro.

                                                      
Com o banco totalmente recuado, o espaço ficou justo para mim, não sobrou, mas também não faltou.

Com o banco na minha posição sobrou um espaço bem grande. 

Com mais potência e torque a Fiat se animou aumentar a capacidade de carga do modelo Flex, no caso agora é de 670KG na versão Volcano, nas Endurance e Freedom vai a 750KG, mas essas equipadas com o  motor Turbo 270, já o 1.8 continua na Endurance continua nos 650KG e as diesel sempre levaram 1 tonelada e isso não muda. Agora vamos completar a lista de itens de série: Encosto de cabeça para todos os ocupantes(obrigatórios por lei desde o ano passado, mas a Toro já tinha isso desde o lançamento), Abertura elétrica do bocal do tanque de combustível, Alerta do cinto de segurança tanto para motorista como passageiros, Alerta de manutenção programada ,Alto Falantes dianteiros e traseiros(2 na dianteira e 2 na traseira), Antena, Alça de segurança com luz de leitura incorporada, Alça de segurança Coluna A do lado do motorista e passageiro, Apoio de braço traseiro, Apoio para o pé do motorista, Apoio de braço frontal, Banco do motorista com regulagem elétrica, Banco do motorista com regulagem de altura, Bancos de Couro, Barras Longitudinais no Teto, Bolsa Porta Objetos na dianteira e na traseira, Brake-Light, Capota Marítima, Apple Car Play, Wirelless(recarregador do celular), Android Auto também Wireless, Comando de Voz, Bluetooh, MP3/ Player, Rádio AM/FM, Entrada auxiliar, Porta USB, Connect Me que dá para usar o celular para inúmeras funções(mas aí que que baixar o aplicativo e no caso é por um ano, depois é renovado como o cliente quer, qual serviço vai utilizar etc...), Wi-Fi com o chip da TIM também por um ano, mas aí passou dizer é renovado e o cliente escolhe o plano, Cinto de segurança de três pontos para todos para todos os ocupantes, Cobertura da alavanca do freio de mão, Comando de Áudio no Volante, Computador de Bordo com distância, Velocidade média e tempo percorrido, Conta-Giros, Câmera de ré, Desembaçador do vidro traseiro, Dois Twetters, ESS(Emergency Stop, liga as setas em caso de uma frenagem brusca), Acelerador eletrônico Drive By Wire, Espelhos no Para sol do motorista e passageiro, Estepe "Ruotino", Faróis Full LED, Faróis de Neblina Full Led, Follow me Home, Função Sport, IsoFix, Grade preta com o logo da Fiat e o Fiat Flag, Hodômetro digital e parcial, Iluminação interna da caçamba, Keyless enter-n-go(chave com abertura presencial e botão de partida), Sensor de Chuva, Sensor Crepuscular, Espelho eletrocrômico, Kia aerodinâmico, Kit Ferramenta, Luz de Led diurna(DRL), Luz de ambiente em Led, Lanterna de Led, Limpador e Lavador de para-brisas com intermitência, Maçanetas cromadas, My Car Fiat(Personaliza várias funções do carro), Borboletas no volante(Paddle shift), Para-choque dianteiro com pintura parcial na cor do veículo, Para-Choque frontal com Over Bumper Integrado, Para sol Iluminado, Piloto Automático com controlador de velocidade, Porta Objeto no banco do passageiro, Porta-Escadas, Porta Luvas Iluminado com porta amortecedora, repetidor de seta laterais, Retrovisor retrátil e com luz de poça, Retrovisores com Tilt Down, Retrovisores na cor do veículo, Protetor de Caçamba, Rodas de liga-leve aro 18, Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, TC+(E-Locker) esse último é o bloqueio do diferencial que é atuado através do controle de tração que estreou na nova Strada, Tampa da caçamba com abertura elétrica, Tapetes de borracha, Tomada de 12 volts, Travamento automático central a 20KM/H, Entrada USB Frontal tipo A e C e traseira Tipo A, Vidros Verdes Climatizados, One Touch nos vidros dianteiros e traseiros(todos os vidros são um toque), Volante EAS(Volante com absorção de energia), Volante em Couro, Válvula antirrefluxo de combustível, Carregador do celular Wireless(por indução) e Sensor de pressão dos pneus. Realmente a Toro Volcano é tão completa que não precisaria de opcionais, mas ela tem, depois eu vou citar.

                                                       
Agora a capacidade de carga é de 750KG nas versões Freedom(a da foto) Endurance, já a Volcano cai para 670KG.

Voltando a capacidade de carga, a Fiat aproveitou o motor mais potente para abrir distância da nova Strada já que essa leva 650KG(versão cabine dupla). Ela tem como opcionais a Central Multimídia de 10 polegadas com MP3 Player, Rádio AM-FM, Blueetoh, Android Auto Wireless, Apple Car Play Wireless, Comando de Voz, entrada auxiliar, Porta USB, AEB(Frenagem de emergência),LDW(Aviso de saída Faixa e AHB que regula o facho do farol caso estiver alto, se um carro vem em direção contrária ele fica baixo não ofuscando o outro motorista e esses itens acrescentam R$3000 a Toro e aí o preço vai a R$147.990 e na cor Vermelho Tribal que é o modelo avaliado o preço é de R$150.490. A Central Multimídia fica digamos, a moda Ram, de forma vertical realmente é bonita e impõe respeito.

                                                      
Central Multimídia de 10 polegadas é opcional na Toro Volcano Flex, mas de série nas Ranch e Ultra essas últimas apenas com motor diesel.

MECANICAMENTE: O câmbio é o automático de seis marchas, mas ganhou a função "Neutro" em caso de parada em semáforo, por exemplo. O motor é o grande destaque da linha e a principal novidade é o novo GSE Turbo 270 T4 1.3 16V Flex, vale uma explicação a parte, sim ele pertence a família Global Small Engine onde estão os FireFly 1.nada (1.0, 1000 ou 1 litro como queira entender) e 1.3 esses último equipa Argo, Cronos e nova Strada, mas teve alterações gigantescas, só sobrou o diâmetro x curso, nem o bloco sobrou, afinal teve que ser reforçado ainda que mantendo a construção em alumínio, o cabeçote passou a ser 16 válvulas contra 8 válvulas dos aspirados, ainda que manteve o comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica  só que apenas no escape, por que nas válvulas de admissão entrou o Multiair III que é a terceira geração do Multiair, lógico o cabeçote também é de alumínio, no caso do Multiair é um sistema eletro-hidráulico, que no caso das válvulas de admissão substitui o comando e substitui também a variação e o coletor, turbo, intercooler e injeção direta, como eu já disse, motor com bloco e cabeçote de alumínio, além é claro de pistões para injeção direta e forjados e com isso gera ótimos 27.5KGFM a 1750RPM e 180CV a 5750RPM e com álcool mantém o torque e vai a 185CV nas mesmas rotações arrisco dizer que é o melhor motor Turbo Flex fabricado no Brasil(os BMW e Land Rover são importados) e ao contrário dos antigos  motores Turbo da Fiat no caso Uno e Marea(Itália) e o Tempra(Argentina) esse é fabricado em Betim-MG e equipa também o Jeep Compass T270 e o "Turbo 270 quer dizer o que?" em referência aos 270NM de torque. A sua suspensão é independente nas quatro rodas com Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, sendo McPherson na dianteira e Multlink na traseira e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira. A Toro Turbo 270 é o Fiat nacional mais potente de todos os tempos, vencendo por 3CV o Marea Turbo 2.nada 20V(2.0,2000 ou 2 litros) esse gera 182CV é a título de curiosidade, você pode dizer o que dizer do Marea hoje em dia, mas ele foi o carro nacional mais potente a seu tempo, a Toro Turbo 270 é isso graças a novas tecnologias.(ok, existiu a Toro 2.4, mas confesso até hoje não consegui ver uma na rua, só vi as diesel, as e-torq e até as que tinha câmbio manual, a 2.4 realmente vendeu muito pouco).

                                                   

O motor Turbo 270 1.3 16V Flex  gera 180CV com gasolina e 185CV com álcool 

Agora vamos comparar aos antecessores no caso o E-Torq 1.8 16V VIS e ao GEMA TigerShark Multiair 2.4 16V esse último equipou a Toro até 2020 e vinha importado do México e o primeiro segue na Endurance de entrada.

E-TORQ VIS 1.8 16V 
Bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis.
POTÊNCIA: 135CV a 5750RPM com gasolina e 139CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 18.8KGFM a 3750RPM com gasolina e 19.3KGFM com álcool nas mesmas rotações

GEMA TIGERSHARK 2.4 16V 
Bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, sistema Multiair(acredito que seja a segunda geração desse) no lugar da variação e coletores variáveis.
POTÊNCIA: 174CV a 6400RPM com gasolina e 186CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 23.5KGFM a 4000RPM com gasolina e 24.9KGFM com álcool nas mesmas rotações.

Sim, eu sei que o 2.4 era atrelado ao câmbio automático de nove marchas, mas o 1.8 é ainda atrelado ao de seis marchas, agora vamos aos números em termos de torque o novo motor com gasolina tem 8.7KGFM de torque á mais que a 1.8 16V e chegando 2000RPM mais cedo e em comparação ao 2.4 é 4KGFM maior e chegando 2250RPM mais cedo, com álcool a vantagem do novo Turbo 270 cai para 8.2KGFM, mas ainda assim é alta e em relação ao 2.4 a vantagem cai para 2.6KGFM ainda é boa, mas no novo motor chega mais cedo e na potência então em relação ao 1.8 16V o ganho com gasolina é de 45CV e em relação ao 2.4 o ganho é de 6CV e em com álcool o ganho é de 46CV em relação ao 1.8 e perde por apenas 1CV para o 2.4. Aliás a vantagem do torque em relação ao 1.8 equivale aos antigos 1000 do início dos anos 2000. No caso do antigo 2.4 da Toro é claro, era um projeto conjunto entre Chrysler, Hyundai e Mitsubishi do qual o antigo 2.nada 16V do Jeep Compass é da mesma família, no caso em inglês GEMA é Aliança Global de fabricante de motores.

   Vou deixar a Duster Oroch 2.nada 16V(2 litros, 2000 ou 2.0 como queira entender) só para ver a diferença para a Toro Turbo 270 1.3 16V, lembrando que a picape da Renault agora só tem câmbio manual.

Família F 2.nada 16V(F4R)
POTÊNCIA: 143CV a 5750RPM com gasolina e 148CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 20.2KGFM a 4000RPM com gasolina e 20.9KGFM com álcool nas mesmas rotações

Note que que em relação a Duster Oroch , a Toro Turbo 270 tem 37CV a mais em qualquer combustível, no torque a vantagem é 7.3 KGFM com gasolina e com álcool a vantagem diminui para 6.6KGFM é ainda alta.

ANDANDO COM ELA: Chegou a hora de ver na prática como ela é, saímos da concessionária e fomos até o modelo e lógico a chave presencial abriu o carro, entrei dentro me ajustei no banco, só que confesso que a posição que ela estava eu teria fazer várias manobras para sair, confesso que fiquei com receio, afinal teria que dar ré e o medo de bater a traseira, afinal a Toro tem quase 5 metros de comprimento, mas eu contei com dois aliados: direção elétrica e câmera de ré. entrei no carro, pisei no freio e liguei o botão Start&Stop e lógico a Tela de TFT que muitos reclamaram ser difícil de ver por ser de 7 polegadas, eu vi ela bem visível na minha frente, lógico sim é menor que outras, mas ainda assim dá para ver, a central Multimídia de 10 polegadas impõe respeito e vou me ajustar a posição de dirigir, lógico achei que estava na minha posição, mas ainda não estava, afinal falta mais um pouco, confesso que senti um pouco fora e aí puxei um pouco mais e aí fui sair virei todo o volante e aí quando chegou perto do muro eu parei, coloquei o câmbio em R e logo a câmera de ré apareceu e ela se mostrou aliada, mostrou a Strada bem atrás de mim, fui dando ré e virando o volante e lógico vi a irmã menor chegando perto parei e virei de novo, todo o volante e aí a direção elétrica é leve, virei todo o volante e aí faltou pouco e aí depois dei mais um ré e ajeitei e conseguir ir reto, realmente senti as críticas do diâmetro de giro, que melhoraram nessa nova versão, mas ainda é grande e exige cuidado, você pode alegar que muita picape média tem diâmetro de giro menor, sim, mas tem um porém: são maiores e acredito serem piores que a Toro nesse aspecto, afinal acredito que a Fiat não tem muito que fazer e aí sai cheguei perto da cancela, apertei o modo Sport só para ver como fica. saí dos Portões da Repecon, entrou na estacionamento para sair e entro no rotatória, só que infelizmente não lembrei que tinha a lombada e aí vou dar um kickdown para ver como é e aí logo tenho que frear, os freios só dão uma sensação que não vai dar conta, mas não(lógico na Turbo diesel não acontece isso e nem na 1.8 16V, no caso da Turbo diesel para justo, na 1.8 acredito que sobre) e aí o vendedor me pediu calma, pedi desculpas e lógico confesso que não vou mais fazer esse tipo de coisa, é que eu estava tão ansioso para conhecer o GSE Turbo Flex que meti o pé pelas mãos, mas em respeito a Repecon (ou qualquer outra concessionária, quando for de outra marca) não vou mais fazer isso e claro aos meus leitores. E aí segui pela Rua Elaine Mota que é a Margina da BR e lógico veio a outra Lombada e agora com pista livre, falei que ia fazer o Kickdown até 60KM/H(que é o limite da via) aliás agradeço ao vendedor pelo  excelente atendimento prestado e aí quando respondo um ronco muito bonito para quem não tem proposta esportiva, inclusive até um leve assobio da turbina eu vi, andei em outros turbinados e não ouvi isso, realmente o motor GSE Turbo é acertado até nisso e aí se mantenho na velocidade limite da via, depois de lógico responder bem e mostrar o seu poder, ele fica mais silencioso e o isolamento acústico não se permite ver nada, aliás você não sente nenhuma irregularidade da pista, dá para ver que no quesito conforto o grupo Stellantis acertou bem a suspensão(vale lembrar que no mercado brasileiro é liderado pela Fiat, depois vem Jeep, Peugeot e Citroën na ordem de mercado é claro), a direção apesar do diâmetro de giro alto, mas aí não tem o que fazer tração dianteira etc..(nada contra ter tração dianteira se fosse uma Strada ou Hatch compacto aí não teria problemas) ela se mostra correta e bem agradável e lógico saindo das manobras de estacionamento ela é bem tranquila, o próprio vendedor disse que ela é "sedã disfarçado de picape" é inegável que a Toro é mais confortável que muito  sedã médio e utilitário esportivo por aí e inclusive o alerta de faixa me avisou no painel e aí só puxei um pouco mais para o lado e aí tudo certo, fui seguindo a Eliane Mota virou Hipólito Henrique Pleger e aí paro para deixar uma senhora passar de apé e ela passa e entro Nivaldo José de Andrade, é uma rua de paralepípedos , é basicamente um "Mini-off-Road" e a Toro foi muito bem, basicamente só sabia que existia o piso ruim, mas ela não entregou mesmo com as rodas aro 18, mérito também do ângulo de ataque e da própria suspensão independente nas quatro rodas e aí entro na Heriberto Hülse que é uma avenida longa, mas de velocidade um pouco mais limitada(40KM/H) lógico ela é um pouco larga, mas ainda assim bem mais prática que as picapes médias nesse quesito, não é toa que a Fiat conseguiu vender 300.000 unidades dela no Brasil e puder dar uma olhada no painel de instrumentos melhor, primeira tem a indicação de marcha, no painel, velocímetro e conta-giros(sim, pode configurar com outras funções, mas particularmente prefiro essa) e lógico todo o cuidado nessa rua, afinal tem carros estacionados, resolvo brincar com as borboletas e o câmbio responde de maneira inesperadamente boa e até me assusta, afinal a intuição é usar a borboleta de um lado para subir marcha e acabei apertando o lado errado e ele reduziu, resolvi aumentar e depois deixar por conta do câmbio mesmo, aliás a picape ignorou buracos e valetas foi muito bem, afinal basicamente sabe que existe algo ruim, mas ela não entrega, notei que o câmbio troca marchas a 2500RPM lógico se andar normal digamos assim, se andar em ritmo mais rápido lógico que ele vai trocar em giro mais alto, antes eu havia desligado o modo Sport antes de ver o câmbio afinal não precisa e lógico a Toro muda de comportamento: vira um carro mais manso, esclarecendo: lógico o desempenho continua melhor que o 1.8 16V e o motor á diesel, mas ele responde de maneira mais lenta, o que é algo esperado e aí como tinha espaço um Sandero me ultrapassa, afinal ele estava com mais pressa eu não, afinal eu resolvi ir no limite da via e aí depois que o Sandero entrou na Cardeal Câmara eu entrei, aliás o motor ele é bem suave e linear, só resolve invadir a cabine se você pisar forte, se não está tranquilo e na Cardeal tem Semáforo e aí entro na Leoberto Leal e lógico permite que no modo normal você tem que pisar um pouco mais, acredito que seja calibração do acelerador e aí vou seguindo na Leoberto Leal e aí entro na Repecon e estaciono onde o plano era fazer fotos, mas já expliquei no Paragrafo acima o por que, e lógico sempre seguimos as regras das empresas, nunca tive problema com isso, só estranhei que na Strada e na Toro diesel em 2016 não teve esse problema, mas enfim se existem ordens são para ser cumpridas , mas a Interna de painel, espaço interno, maçaneta cromada foi do modelo avaliado e a do motor, externas logotipo foi usada Freedom do Showroom como dublê digamos assim, aliás tenho que agradecer o excelente atendimento do vendedor.

                                                                          
O câmbio é o automático de seis marchas 


PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: A Fiat Toro hoje está sem rivais, a Renault Duster Oroch tecnicamente seria afinal é derivada de SUV,(lógico a Toro teve mudanças extensas em relação ao Jeep Renegade e ao próprio Compass que veio depois dela, mas é a mesma base), afinal a picape da Renault foi o último carro nacional a ter câmbio automático de quatro marchas e sem o câmbio automático deixa a Toro mais livre do que já está. O seu preço é de R$144.990, aliás não existe uma Volcano 1.8, mas a Freedom  e Endurance Turbo 270 mantiveram os preços da 1.8 anterior e a própria 1.8 teve tecnicamente um desconto como você vai ver. O seu consumo urbano é de 6.6KM/L com álcool e 9.7KM/L com gasolina e o consumo rodoviário é de 7.9KM/L com álcool e 10.7KM/L com gasolina. Agora vamos ver os números da 1.8 e do 2.4 que já deu adeus na linha 2021.

Fiat Toro Freedom 1.8 16V Automático(sim, hoje o 1.8 só está na Endurance 1.8, mas é para se ter uma ideia).

Consumo urbano com álcool: 6.4KM/L
Consumo urbano com gasolina:9.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool:7.8KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:11.2KM/L

Fiat Toro Volcano 2.4 16V Automático 

Consumo urbano com álcool:6KM/L
Consumo urbano com gasolina:8.7KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 7.7KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 10.8KM/L

No consumo urbano tanto com álcool como com gasolina a Toro Turbo 270 foi 0.2KM/L mais econômica que a 1.8 e 0.6KM/L mais econômico que a 2.4, no consumo rodoviário com álcool foi 0.1KM/L mais econômica que a 1.8 e 0.2KM/L mais econômica que a 2.4, só que na 2.4 o que salvou foi o câmbio ter nove marchas e assim com três marchas a mais fica melhor na rodovia, mas mesmo assim perdeu para o novo Turbo 270 e no consumo rodoviário com gasolina o novo perdeu para os dois motores: 0.1KM/L atrás do 2.4 e 0.5KM/L em relação 1.8, tirando os números com gasolina, o consumo melhorou, lógico que existem variações como topografia,etc... numa região mais "montanhosa", digamos assim, caso de Lages-SC, Concórdia-SC e Belo Horizonte-MG(pode ser outras cidades também) o Turbo 270 levará vantagem, afinal estará mais solto, digamos assim, ao passo que o 1.8 16V vai ter que forçar para poder desenvolver o mesmo ritmo. A 2.4 agora deu para ver por que vendeu muito pouco: o consumo na cidade realmente foi algo que complicou a vida do motor. E a pergunta que não quer calar, por que o Compass com esse motor ficou mais econômico que o 2.nada 16V? Bom, minha opinião particular, é que a Toro é pesada(mas mesmo assim o Turbo 270 1.3 16V ignorou e pareceu mais leve do que é) e a própria aerodinâmica, um SUV tem aerodinâmica pior do que Hatch ou Sedan, mas ainda assim é melhor que uma picape, apenas por isso. De qualquer forma ninguém vai tirar um pioneirismo da Toro: A primeira picape Turbo Flex do mercado nacional.

   Se tivesse R$145.000 você compraria? A Resposta é sim, o que pesou a favor: excelente dirigibilidade nas ruas, suspensão que nem parece uma picape, espaço interno muito bom, excelente desempenho do motor turbo 270 1.3 16V, motor suave e silencioso quando digamos você não exige, quando exige aí ele mostra o ronco legal, boa capacidade de carga, praticidade, o visual para mim essas versões mais simples da Toro ficaram bonitas visualmente, melhor que o modelo antigo, lógico tem a versão Ranch e Ultra, achei um pouco exageradas, a Ultra ao vivo até é melhor, mas eu entendo o motivo: inspiração na Ram 2500 e 1500 respectivamente, tanto que a Toro é exportada para o Chile , Colômbia e Panamá  como Ram 1000, melhora no consumo urbano(sim foi mais econômica no consumo urbano) e o rodoviário com álcool . O que pesa contra? confesso que na versão anterior eu não tive uma situação complicada de ter que manobrar, realmente a Fiat diminui o diâmetro de giro, mas ainda assim é grande: 12.2 metros e aí acha paciência em manobras em garagem apertadas, sobre o consumo rodoviário com gasolina, se o motor anda muito mais, para mim nenhum problema nisso, agora sim a Toro Flex tem um motor á altura da picape e digo até sobra motor, sobre os freios é apenas sensação, talvez resolveria com os freios á disco traseiros emprestados dos irmãos de plataforma, mas tornaria a picape mais cara, então os freios para mim dá para se adaptar tranquilamente. 

    Assim o grupo Stellantis(a Fiat no caso) faz uma mudança preventiva para manter a liderança do mercado, afinal são 85% contra 15% da Duster Oroch e lógico como eu disse novos rivais já começam a surgir, a Duster Oroch será renovada pelo que se especula, a Chevrolet já confirmou a nova Montana derivada do Tracker e a  Ford Maverick foi lançada nos EUA, mas esse última acredito que venha só com o motor Ecoboost 2.nada 16V e custando mais cara que a Toro Diesel(se analisar o Bronco Sport em relação ao Compass TrailHawk).  Ela está disponível nas cores: Vermelho Colorado sólida(essa de série digamos, assim), Branco Ambiente sólida que custa R$1.500 a mais, as Metálicas: Prata Billet, Vermelho Tribal(a cor do modelo avaliado), Preto Carbon,Azul Jazz, Marrom Deep e Granite Cristal que custa R$2.500 e a Perolizada Branco Polar que custa R$3.500, as fotos do modelo do showroom é Branco Ambiente.

 Outro motivo de sucesso da Toro é o leque de versões bem amplo da picape, no caso vamos imediatamente acima dessa Volcano só as turbo diesel.

  Volcano 2.nada 16V Turbo Diesel(2.0, 2 litros ou 2000 com queira entender) que tem o motor 2.nada 16V Turbo Diesel da família Pratola Serra Multijet 2.nada 16V Turbo Diesel com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção common-rail que gera 35.7KGFM a 1750RPM e 170CV a 3750RPM. Essa versão acrescenta todos os itens da Volcano Turbo Flex+ ESC Low(deliga o ESC quando engata o 4x4), HDC(Controle de descida) e câmbio automático de nove marchas e tração é integral. E os opcionais são os mesmos da Volcano Turbo 270 1.3 16V Flex. O preço é de R$177.690 sem opcionais.

A Ranch 2.nada 16V Turbo Diesel  acrescenta: Central Multimídia de 10.1 polegadas, frenagem de emergência, alerta de mudança de faixa e comutação dos faróis, itens opcionais na Volcano, grade com borda toda cromada e custa R$185.490 e não tem opcionais.

A Ultra 2.nada 16V Turbo Diesel acrescenta: Cargo Bag(Bolsa exclusiva Mopar), capota marítima rígida(o que praticamente a transforma num sedã), moldura preta da grade e Rodas de liga-leve aro 17 e custa R$187.490 e não tem opcionais.

E abaixo tem a Freedom 2.nada 16V Turbo Diesel que perde O sistema Connect Me, Bancos de couro, sensor de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento frontal  presentes na Volcano e são opcionais nessa versão junto com frenagem de emergência, alerta de mudança de faixa e os sensores de chuva e crepuscular, as rodas de liga-leve são aro 17 e outro item que perde é o Air Bag de Joelhos. O preço é de R$164.390 

A Freedom Turbo 270 1.3 16V Flex que tem os mesmos itens de série da Freedom turbo diesel com exceção do ESC Low, do HDC, o câmbio é automático de seis marchas e tração é dianteira. Os opcionais são os mesmos da Freedom Turbo diesel. O preço é de R$131.890.

A Endurance Turbo Diesel 2.nada 16V que perde rodas de liga-leve passam a ser aro 16(aliás disfarçam muito  bem, parecendo rodas de liga-leve, eu mesmo me confundi, ao vivo), a central multimídia passou a ser de 7 polegadas(contra 8.4 da Freedom e da série na Volcano), os Faróis passam ser comuns não Full Led e aí o preço é de R$152.990. O único opcional é capota marítima 

A Endurance Turbo 270 1.3 16V Flex que custa R$119.590 aliás o mesmo preço da 1.8 16V da linha 2021 e ela traz os mesmos itens da Endurance turbo diesel com exceção do câmbio automático de nove marchas, da tração integral, do ESC Low e do HDC(Hill Descent Control ou controle de descida). O opcional é o mesmo da versão Endurance Turbo Diesel.

E finalmente: A Endurance 1.8 16V Flex para atender frotistas ou aqueles que não se importam com o desempenho, tem o motor 1.8 16V já citado acima e traz os mesmos itens de série da Turbo 270, mas custa R$114.590 e acabou sendo na prática um desconto de fábrica, digamos assim, todas as versões Flex seja Turbo 270 ou 1.8 16V  e todas as versões vem  com TC+, seis Air Bags, ESP, Controle de tração e Hill Holder.

                                                                       FICHA TÉCNICA 
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, comando de válvulas simples no cabeçote e sendo variável no escape, sistema Multiair III na admissão, turbo, intercooler e injeção direta.
DIÂMETRO X CURSO: 70 X 86.5mm
CILINDRADA: 1332cm3
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,5:1
POTÊNCIA: 180CV a 5750RPM com gasolina e 185CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:27.5KGFM a 1750RPM
CÂMBIO: Automático de seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Picape, Cabine dupla, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.94 metros, Largura 1.84 metros, Altura 1.74 metros e entre -eixos 2.99 metros
OFF ROAD: Ângulo de entrada 25.7 graus, altura livre do solo 26cm e Ângulo de saída 28.4 graus
PESO: 1707KG
PESO/POTÊNCIA: 9.5KG/CV com gasolina e 9.2KG/₢V com álcool
PESO/TORQUE: 62KG/KGFM 
VOLUMES: Capacidade de carga 670KG e tanque de combustível 55 litros
SUSPENSÃO: Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados
DIANTEIRA: McPherson
TRASEIRA: Multlink
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS, EBD, ESC(ESP) e ASR(Controle de tração)
DIREÇÃO: Elétrica tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 18,225/60/R18
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem 
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/ Air Bag duplo de cortina/ Air Bag de joelhos para o motorista, Alarme, Ar Condicionado digital dual-zone, ESC(ESP), ASR(Controle de tração), Hill Holder, Coluna de direção regulável, Central Multimídia de 8.4 polegadas, Direção elétrica, Vidros/Travas/Espelhos elétricos.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Central Multimídia de 10 polegadas, AEB(Frenagem de emergência), Alerta de mudança de faixa(LDW) e Sistema de ajuste de farol alto(AHB) 
PREÇO: R$144.990 

AGRADECIMENTOS AO VENDEDOR E A REPECON FIAT PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PELO EXCELENTE ATENDIMENTO, PELO CARRO CEDIDO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO! 
                                                        



                                                 


                                                    

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