AVALIAÇÃO: HYUNDAI CRETA PLATINUM TGDI: TURBINANDO TECNOLOGIA

                                                   


UTILITÁRIO ESPORTIVO TRAZ ITENS DE TECNOLOGIA E MOTOR TRÊS CILINDROS TURBO 

Confesso que ao ver em fotos eu não tinha gostado do visual do Creta, afinal ao contrário da antiga geração (que sobrevive como Action) a nova parece ser totalmente polêmica, eu pensei "depois do dia 15 vou na Geração HMB ver ao vivo".
 
   Chegou o dia 15 de Setembro, fui ver o carro na concessionária(já comento sobre o visual ao vivo) e aí a atendente me chamou um vendedor(que aliás me prestou um excelente atendimento) e aí comentei sobre o motor e sobre a litragem de porta-malas e do visual e aí perguntei se tinha para test-drive, ele falou que ainda não, que o carro tinha chegado a revenda hoje e que depois de Sábado teria, eu falei que terça ou quarta-feira da semana seguinte eu iria e ele me falou que seria o três cilindros turbo, eu comentei "é bem esse que quero ver, mesmo", então só me restou esperar na terça-feira ir na Geração HMB.

   Chegando na terça-feira eu peço para falar com o vendedor que me atendeu e aí chego na mesa dele e aí eu peço: "tem como fazer o test-drive do novo Creta?" ele me responde sim, só me pede a carteira e fomos ao test-drive.

POR FORA: E como é o visual dele ao vivo? do antigo não sobrou nada a não ser plataforma e mesmo assim ainda houve algumas alterações, no caso da traseira a lanterna dividida eu gostei ao vivo, achei bem melhor ao vivo do que em fotos, na lateral a impressão melhorou bastante, mas a dianteira... bom, é questão subjetiva, podem ser que alguns gostam e outros não, no caso começa com os faróis divididos e ainda tem o visual da grade, que faça justiça aqui: é mais bonita que a do Russo e do Indiano, a Hyundai brasileira faz sua parte, mas não podia fazer milagres, mas é uma questão pessoal minha, outros podem gostar, afinal estilo é questão subjetivo, ele mede 4.30 metros de comprimento, 1.79 metros de largura, 1.63 metros de altura e 2.61 metros de entre -eixos, o modelo é feito na plataforma J5 que servia ao Elantra vendido no Brasil, ou seja é uma plataforma de carro médio.

                                                     
Na lateral o visual melhora bastante ao vivo 

De traseira é melhor ao vivo do que em fotos a lanterna dividida.

Na dianteira confesso que a grade não combinou com os faróis divididos e esse não acertam com a grade, mas é questão de gosto pessoal, ainda que a Hyundai brasileira conseguiu melhorar em relação ao indiano e ao russo.

O modelo é feito em Piracicaba-São Paulo. agora vamos a comparação com o antigo Creta:

Comprimento: 4.27 metros      Largura: 1.79 metros   Altura: 1.59 metros    Entre - eixos: 2.59 metros 

É 3cm maior no entre -eixos,  a largura foi mantida, a altura é 4cm mais alto e o entre -eixos é 2cm maior, ou seja: tirando a largura, ele cresceu ainda que pouco.

                                                      
Maçaneta cromada o deixa mais requintado 

A Grade é polêmica.

E contra os rivais? vamos ver agora:

JEEP RENEGADE LONGITUDE 1.8 16V FLEX AUT

Comprimento: 4.25 metros    Largura:1.79 metros     Altura: 1.72 metros      Entre - eixos: 2.57 metros 

NISSAN KICKS ADVANCE 1.6 16V CVT 

Comprimento:4.31 metros    Largura: 1.76 metros     Altura:1.59 metros    Entre -eixos: 2.62 metros 

PEUGEOT 2008 ALLURE PACK 1.6 16V AUT

Comprimento: 4.16 metros   Largura: 1.74 metros   Altura: 1.58 metros      Entre -eixos: 2.54 metros

RENAULT DUSTER ICONIC 1.6 16V AUT 

Comprimento: 4.38 metros   Largura: 1.83 metros   Altura: 1.69 metros   Entre -eixos: 2.67 metros

RENAULT CAPTUR INTENSE 1.3 16V Tce CVT 

Comprimento: 4.38 metros   Largura: 1.81 metros  Altura: 1.62 metros   Entre -eixos: 2.62 metros

VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 200 TSI 1.NADA 12V 

Comprimento:4.20 metros    Largura: 1.75 metros   Altura: 1.57 metros   Entre -eixos: 2.65 metros 

CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.NADA 12V TURBO 

Comprimento: 4.27 metros   Largura: 1.79 metros   Altura: 1.63 metros   Entre -eixos: 2.57 metros

CITROËN C4 CACTUS FEEL 1.6 16V 

Comprimento: 4.17 metros   Largura: 1.71 metros  Altura: 1.56 metros    Entre -eixos: 2.60 metros

HONDA HR-V EXL 1.8 16V 

Comprimento: 4.29 metros    Largura: 1.77 metros  Altura: 1.56 metros   Entre -eixos: 2.61 metros 

Ele tem o terceiro maior comprimento, perdendo por 1cm para o Kicks que é o segundo colocado e ficando 1cm á frente do Honda HR-V, na largura a terceira maior largura junto com Tracker e Renegade, ficando 2cm atrás do Renault Captur e 2cm á frente do Honda HR-V, na altura é o terceiro mais alto junto com o Tracker é 6cm mais baixo que o Duster e 1cm mais alto que o Captur e o entre - eixos é o quarto maior junto com o HR-V, perdendo por 1cm para o Kicks e vencendo por 1cm o C4 Cactus, ou seja sempre está entre as maiores medidas, agora vou esclarecer sobre o visual dos novos Hyundai, a marca adotou a linguagem "Design sensual" e todos os Hyundai lançados tem um visual polêmico, digamos assim, vide novos Sonata e Elantra no exterior que também são assim.

                                                      
A seta de direção passou a ser no para-choque junto  com o farol de Neblina 

Rodas de liga-leve aro 17 

Lanternas divididas melhor ao vivo(peguei a foto de um modelo do showroom) 

Logotipo "TGDI" na tampa do porta-malas denuncia o novo motor três cilindros 1.nada 12V(1.0, 1 litro ou 1000 como queira entender) Turbo e injeção direta 

Faróis agora são divididos e os faróis contam com DRL (Luz de Led diurna) 

POR DENTRO: No interior é onde o Hyundai começa a virar o jogo a seu favor, painel bonito e bem acabado, um novo interior, aliás tudo a mão(antes já era, agora mais ainda), o volante de boa pegada, ele vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/cortina, Alarme perimétrico, Coluna de direção regulável com altura e profundidade, Central Multimídia de 10.25 polegadas com Bluelink, Direção elétrica, ESP(ESC na Hyundai), Controle de tração(TCS), Hill Holder(HAC na Hyundai), Câmera de ponto cego, Isofix, Top Theather, Vidros/Travas e Espelhos elétricos, agora vamos contra os rivais, antes só vou dizer que a tela de TFT no velocímetro ficou bonito ao lado do conta-giros analógico e dos marcador de combustível também analógico. Já adianto que tem o segundo Round dos equipamentos, mas agora vamos ver o que os rivais oferecer, o Jeep Renegade Longitude deve de série Air Bags laterais e de cortina que são opcionais, sem isso ele custa  R$126.590 é R$9.000 mais barato, mas deve equipamento com você viu e adicionar alguns deles o preço vai a R$130.210 é ainda R$5.000 mais barato que o Creta e de brinde vem o Air Bag de Joelhos, mas não tem alerta de ponto cego(no lugar da câmera, vamos colocar o alerta aqui, o Creta é o único a ter câmera) e outros débitos a e central Multimídia é de 8.4 polegadas, o Nissan Kicks Advance custa R$114.590 ok, é R$21.000 de diferença, mas ele deve alerta de ponto cego(só disponível na topo Exclusive) e o Ar Condicionado é convencional  e outros débitos que você vai ver no decorrer da matéria e a central Multimídia é de 8 polegadas, O Peugeot 2008 Allure Pack 1.6 16V custa R$109.490, mas deve alerta de ponto cego, Air Bags de cortina,ESP, Controle de tração e Hill Holder ,o Ar Condicionado é convencional e central multimídia é de 7 polegadas , ainda você verá outros débitos do Peugeot perante ao Creta, o Renault Captur Intense 1.3 16V TCE custa R$129.490 é R$4.000 mais barato, mas deve Air Bag duplo de cortina, Alerta de ponto cego(disponível na Iconic) e a central Multimídia é de 8 polegadas, o Renault Duster Iconic 1.6 16V CVT custa R$113.090 é R$22.000 mais barato, ok e tem alerta de ponto cego, mas deve Air Bag duplo lateral e de cortina e a central Multimídia é de 8 polegadas e ainda outros débitos como você vai ver, o Volkswagen T-Cross Comfortline 200 TSI 1.nada 12V  custa R$134.900 é apenas R$1000 mais barato que o Creta, mas deve alerta de ponto cego apenas isso e a central multimídia é de 10.1 polegadas é a mais próxima do Creta , o Chevrolet Tracker Premier 1.nada 12V que custa R$128.650 é R$7.000 mais barato que o Creta e traz os itens do Creta, mais alerta de frenagem de emergência e Easy Park(sistema de estacionamento automático), mas calma que o Tracker tem outros débitos que você verá e a central multimídia é de 8 polegadas, o Citroën C4 Cactus Feel 1.6 16V que custa R$113.590, mas deve Air Bag duplo lateral e de cortina e com o Pack vai a R$117.590 e adiciona Air Bag duplo lateral e continua devendo o Air Bag duplo de cortina e a diferença varia de R$22.000 a R$18.000 respectivamente e a central multimídia é de 7 polegadas e por fim o Honda HR-V EXL 1.8 16V CVT que custa R$133.800 é cerca de R$2.000 mais barato, mas deve Alerta de ponto cego(só presente na Touring), tirando o Tracker e o T-Cross, os rivais são mais baratos e menos equipados e calma que vem o segundo round dos equipamentos e o Creta tem maior central multimídia dos utilitários esportivos compactos 

                                                           
A nova central Multimídia de 10.25 polegadas 

Tela de TFT de 7 polegadas para velocímetro, com conta-giros e marcador de combustível analógicos e temperatura também analógicos.

No espaço interno na dianteira você acha a posição de dirigir facilmente e a marca sul-coreana aproveitou para melhorar o espaço interno com os 2cm a mais no entre - eixos, na traseira na minha posição sobra um espaço grande, com o banco todo recuado sobrou uma fresta pequena, sim, sobrou um dedo,digamos, mas sobrou me senti muito bem confortável, melhor que o anterior nesse aspecto, não que o anterior fosse apertado longe disso, com o banco recuado roçava, mas não apertava, agora sobra um leve espaço com o banco todo recuado.

                                               
Com o banco todo recuado sobrou uma "frestinha" 

Já na minha posição sobrou bastante espaço para os ocupantes 

Agora vamos ao segundo round dos itens de série, o Creta vem com Grade Hexagonal na cor prata, Protetores de para-choques dianteiros e traseiros na cor preta, Retrovisores externos na cor da carroceria, Maçanetas externas cromadas, Acabamento em preto fosco na Coluna B, Faróis com projeto, Luz de Led diurna(DRL), Barras no teto na cor prata, Spoiler traseiro na cor do veículo, Moldura da Coluna C na cor prata, Rodas de liga-leve aro 17, Faróis de Neblina dianteiros, Teto Solar Panorâmico com One-touch e sistema anti-esmagamento, Painel em tela de TFT de 7 polegadas chamado de SuperVision Clubster digital, Painel de acabamento nas cores preto e marrom, Bancos de Couro revestidos na cor carrom, Volante revestido de couro na cor preta, Sinalização de frenagem de emergência(ESS), Ajuste manual de altura dos faróis, Alerta da não utilização de cinto de segurança para motorista e passageiro, Travamento automático a 20KM/H das portas, trava de segurança para crianças nas portas traseiras, Limpador e Desembaçador do vidro traseiro, Destravamento automático das portas em caso de acidente, Cinto de segurança de três pontos para todos ocupantes(esse também obrigatório por lei, mas antes de ser obrigado o Creta já trazia), Apoio de cabeça para todos ocupantes(esse também obrigatório, mas que o Creta já tinha antes de ser obrigatório), Barras de proteção lateral, Imobilizador eletrônico, Alerta sonoro de travamento das portas, Sistema de monitoramento de pressão dos pneus, Alarme volumétrico com sensor de inclinação, Sensor de estacionamento traseiro, Freio de estacionamento eletrônico("freio de mão eletrônico),Alerta de presença no banco traseiro, Banco do motorista com regulagem de altura, Console central com porta-copos e porta objeto, Tomada de 12V no console central, câmera de ré, Computador de bordo, Sistema Stop&Go(Start&Stop em outros fabricantes), Conexão USB traseiro, Banco traseiro bipartido 60/40, Iluminação no porta-malas, Comando de abertura interna do tanque de combustível, Função One-Touch nos vidros elétricos(todos), Abertura e fechamento das portas e dos vidros por meio das chaves, Seta de direção nos retrovisores, Sensor Crepuscular, Acionamento one-touch das luz de direção, Porta-Objetos nas portas dianteira e traseira, Faróis com função Welcome e Escort, Alça de segurança para os passageiros, Espelho de cortesia com iluminação para motorista e passageiro, Chave presencial Smart Key com abertura e fechamento das portas e do porta-malas, Console de teto com luzes de leitura dianteira e luzes individuais de LED na segunda fileira, Carregador sem fio para SmartPhone, Borboletas no volante para troca de marcha(alavancas na Hyundai), Partida do motor por botão, Saída de ar para os bancos traseiros, Retrovisor externo com rebatimento elétrico, Banco do motorista com ventilação(agora em três velocidades), Smart Câmera 360 graus, Seletor de Modo de condução e tem GPS, Android Auto, Apple Car Play, MP3/Player, Alto-falante nas portas dianteiras e traseiras e sistema Bluelink da Hyundai que tem serviço de prevenção de roubo,assistência 24 horas, controle remotos, diagnósticos e alerta de uso dos veículos. Agora no segundo round, estão eliminados Peugeot 2008 Allure Pack, Citroën C4 Cactus Feel, Renault Duster Iconic, Renault Captur Intense, Nissan Kicks Advance, afinal eles não tem como vir com Teto Solar Panorâmico, o C4 Cactus ainda pode vir com chave presencial, o Kicks também pode vir mas aí ele custa R$116.590 é R$11.000 mais barato, mas deve Teto Solar Panorâmico ao Creta e os que ficaram foram Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross, Honda HR-V e Chevrolet Tracker, então vamos a eles, o caso do Jeep Renegade Longitude além dos Air Bag duplo de cortina/lateral e de joelhos, ele pode vir com o pacote 80 anos que traz chave presencial, bancos de couro, sensor crepuscular, sensor de chuva, Tela de TFT de 7 polegadas e aí o preço vai a R$133.710 ainda fica R$2.000 mais barato, mas continua devendo o Teto Solar Panorâmico, o Volkswagen T-Cross Comfortline 200 TSI 1.nada 12V  pode vir Teto Solar Panorâmico e bancos de couro com pacote e aí o preço vai a R$143.240 ficando R$8.000 mais caro que o Creta, já o Honda HR-V custa R$2.000 a menos, mas não tem Teto Solar Panorâmico, só tem na versão Touring e o Chevrolet Tracker Premier 1.nada 12V Turbo  não tem Teto Solar Panorâmico, que está disponível apenas na Premier 1.2 12V e é mais barato, ok, o Creta é um dos mais caros, mas é o mais equipado também, ao menos existe uma coerência no preço, afinal equipar o T-Cross ao menos nível ou aproximar custará R$8.000 a mais.

                                                          
Ele conta com câmera de ré e câmera 360 graus. 

O seu porta-malas agora tem 422 litros, uma perda de 9 litros em comparação ao anterior que sobrevive como Action, mas ainda assim é um porta-malas grande, agora vamos ver contra os rivais.

JEEP RENEGADE: 260 litros
NISSAN KICKS: 432 litros
PEUGEOT 3008: 355 litros
RENAULT CAPTUR: 437 litros
RENAULT DUSTER: 475 litros
VOLKSWAGEN T-CROSS: 373 litros
CHEVROLET TRACKER: 393 litros
CITROËN C4 CACTUS: 320 litros
HONDA HR-V: 431 litros 

O Creta tem o quinto melhor porta-malas perdendo por apenas 1 litro para o HR-V e ficando 29 litros á frente do sexto colocado que é o Chevrolet Tracker, a média do segmento é de 389.8 litros, ou arredondando: 390 litros: O porta-malas do Creta ainda dá e sobra para uma família com folga, a Hyundai tinha "gordura para queimar" nesse aspecto.

                                                                 
O seu porta-malas leva 422 litros 


MECANICAMENTE: O câmbio é o automático de seis marchas. O motor é o três cilindros 1.nada 12V TGDI(Turbo Gasoline Direct Injetion) da família Kappa com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta e com isso gera 17.5KGFM a 1500RPM e 120CV a 6000RPM nos dois combustíveis e o motor é importado da Coréia do Sul, mas a Hyundai já anunciou a nacionalização de dois motores que serão produzidos em Piracicaba, é quase certo o três cilindros aspirado e esse três cilindros turbo. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira semi-independente com eixo de torção, receita similar a dos rivais com exceção do Jeep Renegade que é McPherson também na traseira e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, sim o Creta agora tem freios melhores, além dele apenas T-Cross, HR-V EXL para cima, Jeep Renegade e Peugeot 2008 tem freios á disco na traseira, já o resto dos rivais é tambores na traseira. Agora vamos a comparação com o 1.6 16V da família Gamma que segue no Action de carroceria antiga e no HB20X 

1.6 16V da família Gamma:
Bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis.
POTÊNCIA: 123CV a 6000RPM com gasolina e 130CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 16KGFM a 4500RPM com gasolina e 16.5KGFM com álcool nas mesmas rotações.

Sim, houve uma perda de potência, afinal com gasolina perdeu 3CV e com álcool perdeu 8CV, mas onde o motorista sente mais é o torque e aí é onde ele ganhou: com gasolina tem 1.5KGFM e chega 3000RPM mais cedo e com álcool o ganho foi de 1KGFM e isso faz diferença no trânsito.

   Agora contra os rivais.

JEEP RENEGADE LONGITUDE 1.8 16V
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Tritec/E-Torq 1.8 16V VIS 
Bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis.

NISSAN KICKS ADVANCE 1.6 16V E RENAULT DUSTER ICONIC 1.6 16V
CÂMBIO: CVT (com simulação de seis marchas no Renault)
MOTOR: 1.6 16V da família HR, sendo chamado de SCe na Renault com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, também atende pelos códigos HR16DE na Nissan e H4M na Renault.

PEUGEOT 2008 ALLURE PACK E CITRÖEN C4 CACTUS FEEL 1.6 16V
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: EC5 1.6 16V uma evolução da TU com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, sendo variável na admissão

RENAULT CAPTUR INTENSE 1.3 16V TCE
CÂMBIO: CVT com simulação de oito marchas
MOTOR: TCe 1.3 16V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

VOLKSWAGEN T-CROSS HIGHLINE 200 TSI 1.NADA 12V 
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 200 TSI 1.nada 12V da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.NADA 12V TURBO 
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR:  Ecotec Três cilindros 1.nada 12V Turbo da família CSS Prime/SGE(Small-Global-Engine) com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo e intercooler

HONDA HR-V EXL 1.8 16V
CÂMBIO:CVT que simula sete marchas
MOTOR: i-VTEC 1.8 16V da família L com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis. 

Na mesma escola de câmbio do Creta estão: Renegade, C4 Cactus, T-Cross, 2008 e Tracker, já a outra escola é o CVT usado nos modelos aliança Renault-Nissan e no HR-V. Já na escola de motor do Creta, três cilindros turbo está T-Cross e Tracker, só que esse último é injeção convencional, injeção direta com o Creta só o T-Cross, temos o quatro cilindros turbo que é o Captur, mas esse como você viu, é beeem menos equipado e cobra o preço nisso e depois vem os modelos aspirados, só que vale uma observação: O Renegade sofre de sobrepeso, o Kicks é leve, mas mesmo assim a vantagem do Creta você verá é importante. Agora vamos aos números de potência e torque.

JEEP RENEGADE 
POTÊNCIA: 135CV a 5750RPM com gasolina e 139CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 18.8KGFM a 3750RPM com gasolina e 19.3KGFM com álcool nas mesmas rotações 

NISSAN KICKS ADVANCE 1.6 16V
POTÊNCIA: 114CV a 5600RPM nos dois combustíveis
TORQUE:15.5KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis

PEUGEOT 2008 ALLURE PACK 1.6 16V E CITROËN C4 CACTUS
POTÊNCIA: 115CV a 5750RPM com gasolina e com álcool vai a 118CV nas mesmas rotações
TORQUE:16.1KGFM a 4000RPM com gasolina e com álcool mantém o torque, mas a 4750RPM

RENAULT CAPTUR INTENSE 1.3 16V TCe
POTÊNCIA: 162CV a 5500RPM-6000RPM com gasolina e 170CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 27.5KGFM a 1600RPM-3750RPM nos dois combustíveis

RENAULT DUSTER ICONIC 1.6 16V CVT 
POTÊNCIA:118CV a 5500RPM com gasolina  e com álcool vai a 120CV nas mesmas rotações
TORQUE:16.2KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis.

VOLKSWAGEN T-CROSS COMFORTLINE 200 TSI 1.NADA 12V
POTÊNCIA: 116CV a 5500RPM com gasolina e com álcool vai a 128CV nas mesmas rotações
TORQUE: 20.4KGFM a 2000RPM nos dois combustíveis

CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.NADA 12V TURBO
POTÊNCIA: 116CV a 5500RPM nos dois combustíveis
TORQUE: 16.3KGFM a 2000RPM com gasolina e 16.8KGFM com álcool nas mesmas rotações

HONDA HR-V EXL 1.8 16V
POTÊNCIA:140CV a 6500RPM com gasolina e 139CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:17.4KGFM a 5500RPM com gasolina e 17.3KGFM a 4800RPM com álcool 

Depois será publicado as relações peso/potência e peso torque, mas vamos aos números digamos, apenas eles, em termos de potência o Captur(a custa de equipamentos a menos) tem números de potência mais alto e depois vem o HR-V, o Creta é o quinto mais potente com gasolina, ficando 15CV atrás do Renegade, mas ficou 2CV á frente do Duster, com álcool ele cai para sexta posição, ficando 8CV atrás do T-Cross, mas ficando 2CV á frente do Duster, no torque com gasolina ele foi o quarto melhor ficando 1.3KGFM atrás do Renegade e 0.1KGFM á frente do HR-V que usa o motor 800cm3 maior, graças ao turbo, no torque com álcool ele manteve a posição, o Renegade aumenta a distância em 1.8KGFM, mas o Creta aumenta a vantagem de 0.3KGFM, no torque o Creta chega mais cedo: 2250RPM antes do Renegade e 4000RPM antes do HR-V com gasolina e 3300RPM antes do HR-V com álcool, são números bons, agora vamos ao peso e relações peso/potência e torque.

HYUNDAI CRETA LIMITED 1.NADA 12V T-GDI 
PESO: 1270KG
PESO/POTÊNCIA: 10.6KG/CV
PESO/TORQUE:72.6KG/KGFM

JEEP RENEGADE LONGITUDE 1.8 16V 
PESO:1480KG
PESO/POTÊNCIA:11KG/CV com gasolina e 10.7KG/CV com álcool
PESO/TORQUE:78.7KG/KGFM com gasolina e 76.7KG/KGFM com álcool

NISSAN KICKS ADVANCE 1.6 16V
PESO:1136KG
PESO/POTÊNCIA:10KG/CV 
PESO/TORQUE:73.3KG/KGFM

PEUGEOT 2008 ALLURE PACK 1.6 16V
PESO:1215KG
PESO/POTÊNCIA:10.6KG/CV com gasolina e 10.3KG/CV com álcool
PESO/TORQUE:75.5KG/KGFM 

RENAULT CAPTUR INTENSE 1.3 16V TCE
PESO:1366KG
PESO/POTÊNCIA: 8.4KG/CV com gasolina e 8KG/CV com álcool
PESO/TORQUE:49.7KG/KGFM

RENAULT DUSTER ICONIC 1.6 16V
PESO:1279KG
PESO/POTÊNCIA:10.8KG/CV com gasolina e 10.6KG/CV com álcool
PESO/TORQUE:78.9KG/KGFM 

VOLKSWAGEN T-CROSS COMFORTLINE 200 TSI 1.NADA 12V
PESO:1252KG
PESO/POTÊNCIA: 10.8KG/CV com gasolina e 9.8KG/CV com álcool
PESO/TORQUE:61.4KG/KGFM 

CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.NADA 12V TURBO 
PESO: 1248KG
PESO/POTÊNCIA:10.7KG/CV com gasolina
PESO/TORQUE:76.6KG/KGFM com gasolina e 74.3KG/KGFM com álcool

CITROËN C4 CACTUS FEEL 1.6 16V
PESO:1156KG
PESO/POTÊNCIA: 10KG/CV com gasolina e 9.8KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 71.8KG/KGFM 

O Creta tem a terceira melhor relação peso/potência, só perdendo para o Captur e o duplo empate de Kicks e C4 Cactus foram 0.6KG/CV melhores, mas o Creta é 0.1KG/CV melhor que o Tracker que é o rival imediatamente atrás, com álcool ele cai para a quarta colocação, C4 Cactus e T-Cross empatam no primeiro lugar, depois o Kicks em segundo lugar e o 2008 em terceiro. Já ele tem a quarta melhor relação peso/torque ficando 0.8KG/KGFM atrás do C4 Cactus que ficou em terceiro e 1.3KG/KGFM do Kicks que foi o quinto melhor colocado, como eu já disse o Kicks é leve o Renegade é tão pesado que ficou na lanterna da relação peso/potência, já no peso torque o lanterna é o Duster.

                                                         
O motor três cilindros Turbo GDI 1.nada 12V gera 120CV nos dois combustíveis 

ANDANDO COM ELE: Depois de entregar a CNH para os tramites, burocráticos, fomos ao test-drive do carro, confesso que me empolguei, afinal tem chave presencial e aí acabei apertando o botão de abrir as portas, mas não precisava era chave presencial, mas eu quis testar, entrei dentro do carro fui recebido por uma cabine bastante tecnológica, o vendedor me disse "Liga a seta" e logo que liguei a câmera de ponto cego aparece, depois ele quis que eu engatasse a ré só para mostrar a câmera de ré e o Smart 360, aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento prestado e aí penso onde é partida, é no botão onde seria a chave e aí ligo o carro e o trânsito da Presidente Kennedy parecia que toda São José, Palhoça-SC e Florianópolis estava junto(bom é um corredor natural dessas cidades) e lógico espero e com a seta ligada, antes resolvo mexer no seletor de modo, o modo Sport a tela de TFT fica vermelha e aí depois que o sinal fecha, aí eu posso entrar saindo de Geração Hyundai HMB e entro e logo dou um Kickdown e o três cilindros respondeu diretamente, sem suspense, ok não tem as resposta do 2.nada 16V(2 litros, 2000 ou como queira entender), 1.4, 1.3 Turbo ou até mesmo 1.2 Turbo, mas ainda assim ele responde mais ao chamado ao pé direito do que os 1.6 16V, eu só andei no antigo com motor 2.nada 16V, mas posso dizer de dois SUVs 1.6 16V aspirado e do próprio HB20 1.6 16V 2016 quando ganhou facelift, lembra daquele "Hiato" ou "Suspense" que é diferente de tranco, pois é: Duster 1.6 16V, 2008 1.6 16V aspirado e o próprio HB20 1.6 16V apresentaram isso, lógico que o três cilindros ainda traz um belo ronco de brinde como se fosse seis cilindros cortado a metade e aí alivio o pé, afinal tem faixas elevadas para passar pedestres, a sua suspensão é bem macia absorve bem as irregularidades, é voltada ao conforto, a direção elétrica é muito boa, ao menos os freios se mostraram melhores, lógico não precisou deles de maneira repentina digamos assim e lógico o modelo conta com um bom isolamento acústico graças a folha dupla de borracha, aliás o Creta sempre teve jeito de carro médio, afinal é derivado de um, então ao dirigir é a mesma sensação só que em posição elevada e aí vem o semáforo e aí paro e entra o Stop&go(Start&Stop em outras marcas) e aí ele desliga, mas eis que algo que vem, aliás os comandos são todos a mão e os bancos de couro apoiam muito bem o motorista, eis que agora o aquecedor de bancos conta com três velocidades, antes era uma: ou era nada, ou sentia algo estranho, agora ele tem três velocidades, a primeira e a segunda são boas, a terceira dá uma sensação de algo estranho, mas ele é o único do segmento a ter isso,na mesma hora mudo o seletor para posição normal. Saio do Semáforo e entro em direção a rua 2 e eu ligo a seta e câmera de ponto cego aparece, eis que um rapaz quer passar na faixa, eu paro para ele passar e aí ele passa, depois de passar eu entro na Rua dois(isso mesmo rua dois) e entro em direção a Avenida Acioni Souza Filho, mais conhecida como Beira Mar de São José, dou seta e lógico a câmera mostra para ver se tem algum carro, sem carro coloco para a esquerda, dou um Kickdown e ele responde de imediato, afinal os 17.5KGFM chegam a 1.500RPM é bem cedo e lógico vi que estava a 68KM/H então aliviei, o vendedor até brincou comigo "Não testando os Air Bags está bom", isso é com o LatinNcap, ao menos ele tem seis air bags e lógico fiquei a 60KM/H, aliás no mundo dos sedãs compactos e dos Hatches é consenso que o três cilindros 1.nada 12V Turbo é melhor que o 1.6 16V, mas nos SUV isso não estava posto, simples: Ok, T-Cross e Tracker tem a opção do 1.nada 12V três cilindros, mas o T-Cross foi lançado tanto com ele como o 250 TSI 1.4 16V, o antigo Tracker vinha apenas com o 1.4 16V Turbo, o Creta responde essa questão muito bem: A resposta é sim, o três cilindros turbo é bem melhor que o 1.6 16V no mundo dos utiltários esportivos também e olha que o 1.6 16V da da família Gamma ainda é um motor bom(ainda presente no Creta Action no HB20X até quando não sei) e vou seguindo e aí entro na faixa da direita e o semáforo está verde e aí entro na  Servidão Osmar Benjamim Rosa e o limite diminui de 60KM/H a 40KM/H, aliás o painel é bem legível e essa dá acesso a presidente Kennedy e entro na presidente Kennedy rumo a Geração, antes sim no modo normal digamos é menos que o Sport, mas ainda assim respondeu muito bem e aí entro no estacionamento da Geração Hyundai HMB onde eu tiro as fotos.

                                                      
O câmbio é o automático de seis marchas e ao lado o seletor de condução.

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS:  O seu preço é de R$135.490, ok está entre os mais caros, mas tem uma coisa: ele é bem mais equipado que os rivais nessa versão, o único rival que dá para deixar ao nível do Creta é o T-Cross Comfortline 200 TSI, mas aí esse acaba custando R$8.000 a mais que o Creta, os outros rivais são mais baratos, mas são menos equipados. O seu consumo urbano com álcool é de 8.3KM/L e com gasolina é de 11.6KM/L e o rodoviário com álcool é de 8.7KM/L e 12KM/L com gasolina, vamos a comparação ao Creta anterior com motor 1.6 16V

Creta 1.6 16V de primeira geração
Consumo urbano com álcool: 7.1KM/L
Consumo urbano com gasolina:10.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool:8.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:11.3KM/L

Ficou mais econômico em todas as situações, com álcool na cidade foi 1.2KM/L mais econômico, com gasolina foi 1.4KM/L mais econômico, na rodovia com álcool foi 0.5KM/L mais econômico e com gasolina na rodovia foi 0.7KM/L mais econômico. Agora vamos contra os rivais.

JEEP RENEGADE LONGITUDE 1.8 16V
Consumo urbano com álcool: 6.5KM/L
Consumo urbano com gasolina:9.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool:7.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:10.9KM/L

NISSAN KICKS ADVANCE 1.6 16V CVT 
Consumo urbano com álcool:7.6KM/L
Consumo urbano com gasolina:11.3KM/L
Consumo rodoviário com álcool:9.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.6KM/L

PEUGEOT 2008 ALLURE PACK 1.6 16V 
Consumo urbano com álcool: 7.5KM/L
Consumo urbano com gasolina:10.7KM/L
Consumo rodoviário com álcool:9.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13KM/L

RENAULT CAPTUR INTENSE 1.3 16V TCe
Consumo urbano com álcool: 7.5KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool:8.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12KM/L

RENAULT DUSTER ICONIC 1.6 16V 
Consumo urbano com álcool:7.2KM/L
Consumo urbano com gasolina:10.7KM/L
Consumo rodoviário com álcool:7.8KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 11.1KM/L

VOLKSWAGEN T-CROSS COMFORTLINE 200 TSI 1.NADA 12V

Consumo urbano com álcool:7.5KM/L
Consumo urbano com gasolina:11KM/L
Consumo rodoviário com álcool:9.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13KM/L

CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.NADA 12V 

Consumo urbano com álcool: 8.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool:9.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.7KM/L

CITROËN C4 CACTUS FEEL 1.6 16V 

Consumo urbano com álcool:7.3KM/L
Consumo urbano com gasolina:10.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool:9.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:13KM/L

HONDA HR-V EXL 1.8 16V 

Consumo urbano com álcool:7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina:11KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:12.3KM/L 

Ele foi o mais econômico na cidade com álcool, vencendo por 0.1KM/L o Tracker, com gasolina foi o segundo melhor consumo urbano ficando 0.3KM/L atrás do Tracker e 0.3KM/L á frente do Kicks que é o terceiro melhor colocado, já rodovia foi o quinto melhor colocado ficou 0.4KM/L atrás do C4 Cactus e 0.4KM/L á frente do Captur, já na rodovia foi o sexto lugar empatando com o Captur, ficando 0.3KM/L atrás do Honda HR-V e 0.9KM/L á frente do Duster.

E aí se tivesse R$135.500 na conta bancária você compraria? A Resposta é sim, pelo motor que se mostrou melhor que o 1.6 16V e de quebra os melhores consumo urbano(ok, não é como no HB20 equipado com esse motor, mas é bem melhor que os utilitários esportivos 1.6 16V aspirados), pelo excelente espaço interno, pelo bom porta-malas, pelo excelente acabamento, pelo pacote de equipamentos, cobrando por isso é verdade, mas correspondendo ao menos ao dinheiro pago e até equipamentos únicos como câmera de ponto cego, o único com garantia de 5 anos. O que pesa contra? sei que que visual é questão de gosto, mas a dianteira vejo que falta conversa com a grade e essa com os faróis e esses dois não conversam entre si e também não conversam com a lateral e com a traseira que aliás a traseira ficou melhor ao vivo, apenas isso, mas é questão subjetiva, mas tirando isso o Creta de nova geração é um carro melhor que a geração anterior em todos os sentidos e nesse caso a Hyundai está turbinando tecnologias, o modelo trouxe câmera de ponto cego entre outras tecnologias e a reboque recebeu o três cilindros turbo que também conta com tecnologia como injeção direta.

   Se você faz questão de mais desempenho, afinal na vida existe espaço mais, o motor 2.nada 16V da família NU continua na versão Ultimate, renomeado de Smartstream, ganhou alterações para ficar mais econômico, com isso ele passou a gerar 19.2KGFM a 4700RPM e 157CV a 6200RPM com gasolina e com álcool vai a 20.6KGFM e 167CV e ele tem a mais alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência, Alerta de permanência de faixa, Controle de cruzeiro adaptativo(ACC), Faróis Full Led, Detector de Fadiga e o preço é de R$146.990 e as Rodas de liga-leve são aro 18.

   E se você não precisa dos equipamentos da Platinum ou não está com orçamento disponível tem outras opções com o novo motor três cilindros T-GDI 1.nada 12V.

    A Limited 1.nada 12V T-GDI que perde Teto Solar Panorâmico, Painel com tela de TFT e a central multimídia é de 8 polegadas , mas ele mantém o  restante, inclusive os seis air bags e até mesmo o Bluelink e custa R$120.490.

   A Comfort 1.nada 12V T-GDI que perde a chave presencial, o ar condicionado passa a ser convencional e Rodas de liga-leve são aro 16 e o preço é de R$107.490.

    E por último a Action que mantém a carroceria antiga e o motor 1.6 16V e todos aqui são com câmbio automático de seis marchas, ele além de ser a carroceria antiga, ainda vem apenas com Air Bag duplo, embora mantenha o ESP, Controle de tração e Hill Holder e abre mão da central multimídia e aí o preço é de R$97.490.

O modelo está disponível nas cores: Preto Onix(a cor do modelo avaliado que é de série), Branco Altas(que acrescenta R$700 a mais ao modelo), Prata Brisk, Prata Sand e Azul Shapirre essas três últimas acrescentam R$1.600 ao valor do carro cada uma delas, é seus únicos opcionais, afinal ele vem bem completo de série. 

                                                            FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.
CILINDRADA: 998cm3
DIÂMETRO X CURSO: 71 X 84mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,5:1
POTÊNCIA:120CV a 6000RPM nos dois combustíveis
TORQUE: 17.5KGFM a 1500RPM nos dois combustíveis
CÂMBIO: Automático de seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.30 metros, Largura 1.79 metros, Altura 1.63 metros e entre -eixos: 2.61 metros
PESO: 1270KG
PESO/POTÊNCIA: 10.6KG/CV
PESO/TORQUE: 72.6KG/KGFM 
VOLUMES: Porta - malas 422 litros e tanque de combustível 50 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS,EBD,ESP, Controle de tração e Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17,215/60/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air bag duplo lateral/cortina, Alarme, Ar Condicionado automático digital, ESP, Controle de tração,HAC(Hill Holder), Câmera de ponto cego, Central Multimídia de 10.25 polegadas com Bluelink e Smart 360 graus(Visão 360 graus), Coluna de direção regulável, Direção elétrica, Vidros/Travas/Espelhos elétricos e Teto Solar Panorâmico
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Cores com exceção da preta que é série, digamos assim.
GARANTIA: 5 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$135.490 

AGRADECIMENTOS AO VENDEDOR PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO E A GERAÇÃO HYUNDAI HMB PELO CARRO CEDIDO, PELO EXCELENTE ATENDIMENTO E PELA CONFIANÇA NO SEU PRODUTO.






                                                  

 
                                                    
                                                    
                                                




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