AVALIAÇÃO: JEEP COMMANDER OVERLAND TD 380 4X4 AUT: O NOVO COMANDANTE

                                                       

JEEP COMMANDER MOSTRA O POR QUE DA FILA E POR QUE TEM CONDIÇÕES DE LÍDERAR A VENDA DOS UTILITÁRIOS ESPORTIVOS DE SETE LUGARES 

Quando a Stellantis e a Jeep soltaram o anúncio que o utilitário esportivo de sete lugares se chamaria Commander, a minha mãe disse: "Isso é nome de militar" e e eu disse "Normal, afinal o Jeep Willys nasceu justamente para o exército norte-americano na segunda guerra mundial". No dia 26 de Agosto a Stellantis anunciou a pré-venda e o lançamento do Commander, fui até a DVA Jeep, falei com o vendedor que tinha me atendido na Ram 1500 Rebel e ele falou que só chegaria em Outubro. 

   Na primeira semana de Outubro fui ver e estava lá o Commander é esse modelo das fotos aí, inclusive foi o outro vendedor que me atendeu, comentei sobre os sete lugares, espaço interno e até vi o que me esperava pela frente no quesito espaço e ele falou que podia agendar e aí agendamos para sexta-feira da semana seguinte, aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento prestado do vendedor.

   Chego na sexta-feira estava batendo fotos do painel e da central multimídia e aí uma outra vendedora: "Agendei com o cliente as 08:00" e aí pensei o "Test-Drive" se foi e aí ele disse "Só faz o test-drive e depois bate as fotos, a fila está grande" ok, afinal quando eu agendei, a vendedora não sabia e agendou no dia anterior para o cliente, para mim não teve problemas e até brinquei com o vendedor "entrei na fila de espera do Commander" afinal tive que esperar a moça levar o carro, o cliente fazer o test-drive e aí sim, retornou ao carro e aí fiz as fotos que vocês vão ver, aliás a vendedora também me atendeu muito bem, ah sobre a moça do marketing? confesso que não falei com ela antes, mas eu preocupei com uma das fotos, mandei a foto para ele e tudo certo, ela está aqui na matéria, mas lógico entre o test-drive e as fotos demoraram um pouco, mas tudo bem, acontece e o modelo tem cinco meses de fila de espera.

POR FORA: O visual do Commander é bonito e imponente, aliás se inspirou na Grand Cherokee L norte-americana, aliás a nova Grand Cherokee foi mostrada nos EUA recentemente, o Commander é a "Ponte" que faltava entre o Compass e o Grand Cherokee atual(ainda vendido no Brasil e será substituído pelo nome em 2022 pelo visto), na dianteira lógico a grade de sete barras se manteve, mas agora ela é mais estreita e os faróis são afilados, na lateral ele mostra que é um carro maior que os irmãos nacionais, mas isso não quer dizer que ele tenha dirigibilidade ruim, longe disso aliás é muito boa, como vocês vão ver, ele mede 4.77 metros de comprimento, 1.86 metros de largura, 1.70 metros de altura e 2.79 metros de entre -eixos, ele é feito na plataforma Small-Wide 4x4 ou SUWB se preferir uma evolução da SCCS II que estreou no Punto europeu(O Punto brasileiro deriva do Palio é outra conversa) é a mesma base que serve aos irmãos Renegade, Compass e a picape Fiat Toro e é fabricado em Goiana, Pernambuco.

                                            
O Visual do Commander é bonito e impõe respeito

Aqui a traseira de outro ângulo 


Na dianteira ele impõe respeito também 

O seu ângulo de ataque é de 25 graus, a altura livre do solo é de 21.4cm e ângulo de saída é de 21.6 graus nessa versão Overland Turbo diesel, agora vamos comparar as dimensões contra os irmãos, para ver onde ele se encaixa.

  JEEP COMPASS TURBO DIESEL: 
Comprimento 4.40 metros, largura 1.82 metros, Altura 1.65 metros e entre -eixos: 2.64 metros

 JEEP GRAND CHEROKEE LIMITED V6 TURBO DIESEL: 
Comprimento 4.83 metros, largura 1.94 metros, Altura 1.80 metros e entre -eixos:2.91 metros de entre -eixos.

Ele é 37cm maior que o Compass e apenas 7cm menor que o Grand Cherokee(estou comparando com a atual geração á venda no Brasil), ele é 4cm mais largo que o Compass e 8cm mais estreito que a Grand Cherokee, 5cm mais alto que o Compass turbo diesel e 10cm mais baixo que a Grand Cherokee e no entre -eixos ele é 15cm maior que o Compass e 12cm menor que a Grand Cherokee. As dimensões colocam ele bem na intermediária.

                                                         
Faróis DRL no para-choque  

Faróis Full-Led 

Já o leque de modelos de sete lugares é variado, lembrando que temos Hilux SW4 Turbo diesel, TrailBlazer turbo diesel e Pajero Sport turbo diesel, mas esses custam R$50.000 até R$100.000 a mais, então ficam de fora, mas vale a observação, de qualquer forma a SW4 Flex que custa o preço do Commander turbo diesel entra, além deles temos o Mercedes-Benz GLB 200, o Mitsubishi Outlander e  o Volkswagen Tiguan R-Line, o Caoa Cherry Tiggo 8 seria comparável com a Limited Flex que é a versão de "entrada" do Commander e não essa diesel topo de linha, então vamos as dimensões dos rivais.

MERCEDES-BENZ GLB 200 PROGRESSIVE 1.3 16V TURBO 

Comprimento:4.63 metros     Largura: 1.83 metros    Altura: 1.66 metros    Entre -eixos: 2.83 metros

MITSUBISHI OUTLANDER HPE-S 2.3 16V TURBO DIESEL 4X4 

Comprimento:4.69 metros    Largura:1.81 metros      Altura: 1.68 metros   Entre -eixos: 2.67 metros 

TOYOTA SW4 SRX 2.7 16V FLEX 4X4 

Comprimento: 4.79 metros   Largura: 1.85 metros    Altura:1.83 metros    Entre -eixos: 2.74 metros

VOLKSWAGEN TIGUAN R-LINE 350 TSI  2.NADA 16V 4MOTION 

Comprimento: 4.70 metros   Largura:1.86 metros   Altura: 1.66 metros    Entre - eixos: 2.79 metros 

Vale aqui, a observação a SW4 é o único derivado de picape, por isso ele tem a estrutura em chassi e não monobloco como os demais e tração apenas traseira. Dessa turma o único com tração apenas dianteira é o GLB, agora vamos aos números é o segundo maior da categoria só perdeu justamente para a SW4 por 2cm e venceu o terceiro colocado com 7cm que foi o Tiguan, na largura é o mais largo junto com o Tiguan, inclusive superando por 1cm a SW4, ele é o segundo mais alto só perdendo para a SW4 por 13cm e vencendo por 2cm o Mitsubishi Outlander e no entre -eixos é o terceiro maior, perdendo apenas para Tiguan e GLB e a diferença é de 2cm para o Tiguan, mas ficou 3cm á frente da SW4.

                                                              
Rodas de liga-leve aro 19 

Lanternas traseiras inspiradas na Grand Cherokee L norte-americana: bonitas 

POR DENTRO: Quando você entra no interior você reconhece, volante, painel de tela de TFT e central multimídia que estrearam no Compass 2022 que já era bem acabado, mas o Commander vai além de quebra traz um faixa em suede o que deixa muito bonito o interior, o modelo vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina, Air Bag de joelhos para o motorista, Alarme, Ar Condicionado digital automático digital dual-zone com ajuste de temperatura para as fileiras traseiras, Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, Central Multimídia de 10.1 polegadas com Adventure Intelligente e com comando da Alexa no veículo(mas tem que parear o celular), ESC(Nome para controle de estabilidade para modelos Fiat e Jeep), Controle de tração, HSA(Hill Start Assist que é o Hill Holder), Alerta de ponto cego, Alerta de frenagem de emergência também para pedestres e ciclitas e frenagem de emergência, Piloto Automático Adaptativo(ACC em outras marcas),Vidros/Travas/Espelhos elétricos e calma que tem mais e aí vem o segundo round dos equipamentos, agora vamos ao primeiro round, o GLB 200 Progressive só deve o Air Bag de Joelhos, mas custa R$290.900 é quase R$3.000 mais caro que o Commander, o Mitsubishi Outlander HPE-S 2.2 16V Turbo Diesel também tem uma lista quase parecida com a do Commander, mas a central multimídia é de 7 polegadas, contra 10 do Commander,  já do GLB 200 é de 12.3 polegadas, a Toyota SW4 SRX 2.7 16V Flex custa R$266.890 ok, é R$21.000 mais barata que o Commander, mas deve Alerta de ponto cego, Alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência, piloto automático adaptativo e a central multimídia é de 8 polegadas, para ter esses itens na SW4 você tem que pagar quase R$100.000 a mais que o Commander, pela SRX Turbo Diesel que custa R$380.290 e traz tudo isso, aí fica quase R$100.000 mais caro que o Commander, por isso que coloquei a Flex da SW4 aqui e o Volkswagen Tiguan R-Line 350 TSI 2.nada 16V que custa R$236.090, ok é R$50.000 mais barato que o Commander, , alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência , ao menos tem piloto automático adpatativo(ACC) e ar condicionado climatronic trizona, mas é difícil perante os equipamentos do Commander e a central multimídia é de 8 polegadas , então ainda no primeiro round: os rivais de mesmo nível de equipamentos ou próximos são mais caros e os rivais mais baratos, são bem menos equipados que ele.

                                                  
O suede no painel, ele é muito bem acabado 

Central multimídia de 10.1 polegadas 

Painel em Tela de TFT de 10.26 polegadas e bem legível 

Vou deixar os equipamentos temporariamente de lado, para comentar sobre o espaço, na dianteira você acha bem a posição de dirigir é bem fácil achar e o banco elétrico é um dos que ajusta muito bem, na fileira do meio com o banco na minha posição sobrou um espaço gigantesco e olha que nem pude recuar muito(depois eu conto por que), com o banco recuado ainda sobrou um bom espaço, mas puxo para a frente a fila do meio, aí ele fica apertado, mas calma quem agradece a terceira fileira aí, afinal ele dá outra dimensão a aventura, aliás peço desculpas pelo papel aí, que eu não vi, mas agora foi e aí levanto a terceira fileira e aí posso recuar, com o recuo o máximo da fileira do meio, na última fileira eu "encaxei" justinho, agora com a fileira do meio para frente sobrou bem mais espaço, afinal segundo a Stellantis a terceira fileira é para pessoas até 1.75 metros, eu tenho 1.74 metros estou dentro do limite, dos modelos sete lugares que eu avaliei, embora na época o Tiguan havia o de sete lugares, mas só pude avaliar o de 5 lugares que não está mais disponível, mas vou colocar o GLB 200 e o Peugeot 5008 que deu adeus ao mercado, no Peugeot fiquei na última fileira com a sensação bem forte de aperto, já o GLB havia melhorado e muito, mas ainda assim é para 1.69 metros e o Commander é melhor que os dois na última fileira, por falar em Mercedes-Benz o acabamento dele na versão Overland me pareceu ser do nível do GLB.

                                                
Na última fileira com o banco do meio avançado para a frente o espaço é excelente 

Com a última fileira recuada, eu fiquei "justinho" era a única maneira de mostrar para vocês. 

Com o banco central avançado e o banco traseiro recuado ele aperta, é a única maneira, mas a terceira fileira agradece 

Com o banco todo recuado e o banco central na posição sobra espaço 

E com o banco na minha posição sobra mais espaço ainda. 

Sem dúvidas o Commander tem o espaço interno como seu triunfo, sim Compass e Renegade vão bem, mas aqui ele amplia ainda mais nesse aspecto, agora o segundo round dos equipamentos que a lista do Commander é grande: Segunda fileira de assentos com ajuste longitudinal de 14cm, terceira fileira de assento reclináveis, abertura eletrônica do porta-malas, acendimento dos faróis, alerta do limite de velocidade com manutenção programada, Borboletas no volante para troca de marcha, Apoia braço dianteiro com o escrito "Jeep 1941", Apple Car Play e Android Auto por espelhamento sem fio, Bancos dianteiros elétricos(motorista e passageiro), Banco do passageiro rebatível, Bancos em couro e Suede na Cor Marrom, Bolsa porta objetos no banco dianteiro, Chave presença com telecomando e abertura Key-Less,(chave presencial), Cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes(sim, algo por lei desde 2020, mas se não fosse obrigatório ele teria igual), Computador de bordo, Comutação dos faróis(Regulagem de facho dos faróis), Console central com acabamento cromado, Controle anti-capotamento, Câmera de ré(estacionamento traseiro), Detector de fadiga do motorista, Encosto de cabeça para todos, estepe de uso emergencial, Faróis de Neblina em Led, Faróis Full-Led, Freio de estacionamento eletrônico, Friso cromado por toda a extenção das janelas do veículo, Ganchos de fixação no porta-malas, HDC(Hill Descent Control), Iluminação do porta-malas, indicador de seta dinâmico, IsoFix, Lanternas traseiras em Led, Check Control(Limitador de velocidade), Limpador e desembaçador do vidro traseiro, Luz de led diurna (DRL), Off Road Pages(Assistente de informação para trilhas), Painel de instrumentos Full digital em tela de TFT de 10.26 polegadas, Painel Frontal com suede e acabamento em couro, Panic Assist Brake, Para-sol com espelho de cortesia, Pavimento do porta-malas com revestimento duplo, Piloto Automático, Para-choques e para-lamas na cor da carroceria,Porta óculos, Porta USB para terceira fileira, Rack do Teto com acabamento cromado, Reconhecimento de placas de trânsito(limite de velocidade), Remote Start(Partida remota), Repetidor de seta lateral nos retrovisores, Protetor de cárter, R1H, Retrovisor externo com rebatimento automático, Rodas de liga-leve aro 19, Seletor de terrenos, Sensor de Chuva, Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, Sistema Auto-Hold, Sistema de estacionamento autônomo Park Assist, Sistema de monitoramento de pressão dos pneus, Sistema de navegação GPS, Sistema de som Harman Kardom(9 alto falantes+ 2 tweeters e sistema Fresh air, Tapetes dianteiros e traseiros em carpete, Teto Solar Panorâmico elétrico com Command Wiew, Teto Pintado em preto, Tomada de 12V, Tomada auxiliar de 127V, Travamento das portas e porta-malas e combustível a 20KM/H, Tração 4x4 Jeep Active Low(reduzida), UBS Tipo C, Vidros one-touch em todas as portas, Volante em couro e válvula anti-refluxo de combustível, confesso que a lista é grande e quase me perdi, mas uma coisa é certa: ele é mais equipado que o BMW X1(esse ficou de fora por ser 5 lugares) e cometi dois erros: esqueci de bater o teto solar panorâmico e o "Jeep 1941" no encosto, mas tudo bem e contra os rivais, o GLB 200 tem lista de equipamentos parecida, mas custa R$3.000 a mais, já Outlander HPE-S Turbo diesel o Teto Solar é convencional, as rodas são 18 e não tem os itens do Commander  e não tem os recursos do Commander como off-road pages e outros, a SW4 Flex já devia e deve ainda mais: Teto Solar, as Rodas de liga-leve são aro 17 e por último temos o Tiguan R-Line que já mostramos que tem o que deve acima, mas ainda assim tem painel Active Info Display opcional como opcional e o teto solar panorâmico também e o active info display vem com um pacote black style e aí o preço é de R$244.550, ok, ainda é R$40.000 mais barato que o Commander, mas ainda é bem menos equipado e até tem abertura do porta -malas eletrônica, no caso do Commander, pode ser por de baixo do para-choque ou de um botão embaixo da régua da placa e para abrir procurei o botão e  achei e para fechar é só apertar o botão do lado do porta-malas. O único opcional é os bancos de couro steelgray, ou em tom cinza  que tem custo zero para o cliente, mas não estava no modelo avaliado, o que para mim não é problema, gostei do marrom, mas é questão de gosto. E sobre o comando das duas últimas fileiras de assento: são bem simples de mexer e bem mais fáceis de mexer, bem descomplicado.

                                                              
Botão de fechamento do porta-malas 

Volante herdado do Compass e de boa pegada 

No porta-malas outro destaque do Commander, ele com 5 lugares leva 661 litros, realmente é um latifúndio, inclusive é muito maior que os outros irmãos feitos em Pernambuco, afinal é maior e leva sete, agora vamos ver contra os rivais levando 5 pessoas.

MERCEDES-BENZ GLB 200: 500 litros
MITSUBISHI OUTLANDER HPE-S 2.3 16V TURBO DIESEL: 495 litros
TOYOTA SW4 SRX 2.7 16V FLEX: 500 litros
VOLKSWAGEN TIGUAN R-LINE: 686 litros 

Ok, com cinco lugares o Commander tem o segundo maior porta-malas, só perdendo para o Tiguan por 25 litros e vencendo por 161 litros SW4 e GLB, a média do segmento é de 568.4 litros, é um porta -malas muito acima da média. dá e sobra para uma família tranquilamente e com folga gigantesca.

                                                  
O porta-malas leva 661 litros com cinco lugares e no para-choque tem a luz de ré

E com sete lugares? o Jeep Commander tem 233 litros e aí ele assume o comando do segmento, ou a liderança no porta-malas com sete lugares, vamos a comparação com os rivais.

MERCEDES-BENZ GLB 200: 130 litros
MITSUBISHI OUTLANDER: 120 litros
TOYOTA SW4:180 litros 
VOLKSWAGEN TIGUAN R-LINE: 216 litros 

Ele tem o maior porta-malas com sete lugares, ficando 17 litros á frente do Tiguan e como curiosidade o porta-malas do Commander com sete lugares é maior que do Fiat Mobi levando 5 pessoas(230 litros) , estou citando apenas por curiosidade a média do segmento como fica? em 175.8 litros(176 litros) o do Commander é muito acima da média. 

                                                       
Com sete lugares leva 233 litros 


MECANICAMENTE: O câmbio é o automático de nove marchas feito sob licença da ZF é usado em Renegade,  Fiat Toro e Compass todos á diesel é claro. O motor Multijet II 380 TD 2.nada 16V (2 litros, 2.0 ou 2000 como queira entender) da família Pratola Serra com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção common-rail recebeu alterações como novo volante do motor, novo conversor de torque(esse no câmbio), novo mapeamento da injeção, nova turbina, nova curva do pedal aprimorada e sistema de recirculação de gases para se adequar as legislações antipoluentes de 2022 e com essas alterações ele passou a gerar 38.7KGFM a 1750RPM e 170CV a 3750RPM, manteve a potência, mas o torque ganhou 3KGFM em relação a Compass, Renegade e Fiat Toro á diesel, no caso do Compass ele recebeu o tratamento de recirculação de gases, já Fiat Toro e o Renegade ainda não. A sua suspensão é independente tipo McPherson nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira. E o motor ganhou uma nova capa, agora em vez de "Multijet II" está lá "Jeep Turbo Diesel", no caso dos rivais todos tem suspensão independente também, só que  são multlink na traseira e os freios seguem o mesmo esquema do Commander discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira. O motor é importado da Itália.

                                              
O motor Turbo diesel ganhou 3KGFM e manteve os 170CV 

Agora vamos ver o que os rivais tem a oferecer:

MERCEDES-BENZ GLB 200 PROGRESSIVE 1.3 16V TURBO 
MOTOR: 1.3 16V TURBO da família M282 que atende por H5HT na Renault e HR13DDT na Nissan, motor com bloco desenvolvido pela aliança Renault Nissan e cabeçote desenvolvido pela Mercedes-Benz, com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo, intercooler, injeção direta á gasolina  
CÂMBIO: Manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas(DCT-7G)

MITSUBISHI OUTLANDER HPE-S 2.3 16V TURBO DIESEL 
MOTOR: 2.3 16V Turbo diesel da família 4N1 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo, intercooler, injeção common-rail á diesel 
CÂMBIO: Automática de seis marchas

TOYOTA SW4 SRX 2.7 16V FLEX
MOTOR: 2.7 16V Flex da família TR com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e flex
CÂMBIO: Automático de seis marchas

VOLKSWAGEN TIGUAN R-LINE 350 TSI 2.NADA 16V 
MOTOR: EA 888 350 TSI 2.nada 16V com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler, injeção direta á gasolina
CÂMBIO: Manual-automatizado dupla embreagem com sete marchas (DSG) 

Aqui temos para todos os tipos, no caso do câmbio o único com nove marchas é o Commander, já os rivais mais próximos tem duas a menos e são dupla embreagem: Tiguan e GLB e depois vem o automático de seis marchas, na tração integral com reduzida só Commander e Outlander, o Tiguan é tração integral permanente, mas sem reduzida. No motor a escola varia mais ainda: temos o único Flex aspirado, temos dois turbos á gasolina, embora de cilindradas diferentes e temos o turbo diesel igual ao Commander que é o Outlander, lembrando que a SW4 Turbo diesel é quase R$100.000 a mais que o Commander.

                                                      
Logotipo "TD" na tampa do porta-malas indica o motor turbo diesel e o "4x4" indica a tração integral

Agora vamos aos números de potência e torque dos rivais.

MERCEDES-BENZ GLB 200 PROGRESSIVE
POTÊNCIA: 163CV a 5500RPM
TORQUE:25.5KGFM a 1620RPM

MITSUBISHI OUTLANDER HPE-S 2.3 16V TURBO DIESEL 4X4 
POTÊNCIA:165CV a 3500RPM
TORQUE: 36.7KGFM a 1500RPM e vai até 2750RPM

TOYOTA SW4 SRX 2.7 16V FLEX
POTÊNCIA: 159CV a 5000RPM com gasolina e com álcool vai a 163CV
TORQUE:24.9KGFM a 4000RPM

VOLKSWAGEN TIGUAN R-LINE 350 TSI 2.NADA 16V 
POTÊNCIA:220CV a 4300RPM
TORQUE:35.7KGFM a 1600RPM 

O Commander tem o maior torque dessa turma, são 2KGFM de vantagem para o Outlander se analisar que são três marchas a mais a vantagem se amplia e tem a segunda maior potência, só perdendo por 50CV para o Tiguan e vencendo por 5CV o terceiro colocado que é o Outlander, ok 50CV é diferença, mas vale uma observação: A onde o Commander vai o Tiguan não vai, afinal o Commander pode encarar um trilha de terra, já o Tiguan é voltado ao asfalto.

                                               
O Commander tem o nome estampado na porta assim como os outros Jeep 

ANDANDO COM ELE: A hora que sentei no banco, ajustei o banco na minha posição de dirigir, apertei o pedal de freio para ligar o carro no botão, mas eis que confesso que eu sair da parte traseira da concessionária fiquei com medo, afinal ao lado tem a DVA Mercedes-Benz(é o GLB mora ao lado) e aí pensei, vou virar todo o volante e tive que receio e ele disse "vai que dá" virei todo o volante, confesso que fiquei preocupado com a traseira, afinal é um carro de quase 4.80 metros e aí não é que ele se saiu bem? a direção elétrica fez ele parecer um carro menor do que realmente é, me surpreendeu aí e lógico já em linha reta, resolvi sair e aí um "bip,bip" e aviso no painel "Porta aberta" e aí eu pensei: deixei a porta aberta e aí o vendedor disse 'Não, fui eu que deixei", e aí fechamos a porta e aí eu estranhei que o carro paro totalmente e aí ele disse é só acelerar, a suspensão é macia, mas a rodas aro 19 podem entregar algumas coisas do asfalto, mas digo entrega, sabe que tem uma irregularidade, mas senti, sente muito pouco, aliás no paralepipedo foi tranquilo, saí da DVA Jeep e entrei na rua Paulo Pedro Hermes, o limite da via é de 40KM/H, fui seguindo normal, o Commander já mostra a boa dirigibilidade, o motor turbo diesel não sei se é efeito do novo volante ou das mudanças que o motor turbo diesel sofreu, no Compass turbo diesel e na Fiat Toro Turbo diesel o motor só entregava que era a diesel em marcha lenta, já no Commander até os 40KM/H ele entrega, depois parece que é um motor digamos álcool ou gasolina, o isolamento acústico é bom, lógico que tive que cuidar do trânsito e das motos, entrei na Avenida Osvaldo José do Amaral ou avenida das Torres e aí resolvi dar um kickdown e os 38.7KGFM se mostraram presente fui até 60KM/H que era o limite da via, fui seguindo o fluxo, lógico não é uma Ram 1500 com motor V8, mas o Jeep Commander turbo diesel se você duvida que o turbo diesel dá conta de um carro maior que o Compass, ele dá tranquilamente e até sobra, inclusive a placa de limite de velocidade me avisando e do lado tinha um Ford Ka Sedan o alerta de ponto cego me alertando que tinha alguém atrás de mim, bem no espelho e lógico á frente estava um Renault Sandero de primeira geração e decidi não me arriscar só seguir, veio a rotatória e o vendedor me disse que podia ir, afinal o 208 queria entrar mas teria que parar e aí fui seguindo e aí ele me disse "No mercado" você faz a volta, beleza, fiz a volta, não dá para dizer que o Commander é um Compass com sete lugares, afinal foi feito um carro novo na mesma plataforma, mas o Commander tem algo de bom: a dirigibilide do Compass só que com tamanho maior e voltei, afinal o carro que voltava em direção contrária pararia para passar a lombada e aí dava tempo e aproveitei para fazer o kickdown até 60KM/H e ele respondeu bem e fui seguindo até 60KM/H, mas eis que tinha uma área a 50KM/H e aí fui nos 50KM/H e depois voltou a 60KM/H e retomei aos 60KM/H e fui seguindo o Mercedes-Benz Classe C que estava na frente e retornamos a avenida Pedro Hermes e aí tem os motociclistas que passam do lado e aí vem o alerta de ponto cego e aí entramos na Rua Nossa Senhora do Rosário, afinal se fosse seguir reto ia entrar contra-mão e aí fui seguindo a 30KM/H, um mini off-road e o Commander foi muito bem nesse aspecto, sabe que existe a irregularidade, mas ele não entrega totalmente, depois entro Caetano Alves Leite que é estreita e tem uns buracos píor, um deles chegou a ter terra e eu até pensei em passar com uma das rodas, mas desisti e no final eu vi que o para-choque estava no meio e era um subida, eu até pensei "agora vai ralar" e o resultado: saiu um ileso e não encostou nada! graças ao bom ângulo de entrada e de saída e aí entro na Rua Ivo Reis Montenegro que é uma via de 40KM/H, vou seguindo normalmente e aí chego para esperar o trânsito da marginal da BR-101 que também é chamada de Paulino Pedro Hermes, demoro um pouco para entrar e aí a moça da Biz que veio em direção contrária dá seta para ir a outra faixa e aproveito para entrar e vou seguindo rumo a DVA Jeep, tem um radar e vou a 40KM/H, mas antes um Gol entra e aí espero e aí depois eu entro na DVA e entrego a outra vendedora que foi levar o carro para o outro test-drive, até brinquei com o vendedor que senti o gostinho da fila de espera, até o Commander retornar e aí retornou e publiquei as fotos que vocês estão vendo na matéria. Ah, sobre os freios: dão conta e muito bem do recado, aliás senti até que sobrava freio, mérito da opção do freio á disco na traseira. Vale destacar o excelente atendimento prestado pela DVA.

                                                
A versão avaliada foi a Overland 

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$287.990, já comparei aos preços dos rivais, o único rival que tem nível de equipamentos próximo e até mesmo acabamento próximo é o GLB e custa R$3.000 a mais, o Outlander tem motor diesel mais deve equipamentos, a SW4 é mais barata, mas deve equipamentos também, assim como Tiguan R-Line. O seu consumo urbano é de 10.3KM/L e o rodoviário é de 12.9KM/L segundo o Inmetro, agora vamos ver contra os rivais, lembrando que á diesel apenas o Outlander.

MERCEDES-BENZ GLB 200 PROGRESSIVE (apenas á gasolina) 
Consumo urbano:10.1KM/L
Consumo rodoviário: 11.7KM/L 

MITSUBISHI OUTLANDER HPE-S 2.3 16V TURBO DIESEL
Consumo urbano: 10.8KM/L
Consumo rodoviário: 13.7KM/L

TOYOTA SW4 SRX 2.7 16V FLEX  
Consumo urbano com álcool: 4.9KM/L
Consumo urbano com gasolina: 7.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 5.9KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:8.5KM/L

VOLKSWAGEN TIGUAN R-LINE 350 TSI 2.NADA 16V (apenas á gasolina)
Consumo urbano: 8.3KM/L
Consumo rodoviário: 9.6KM/L 

Ok, no consumo urbano ele perdeu para o Outlander por 0.2KM/L efoi o segundo mais econômico e vencendo por 0.2KM/L o GLB, mas contra os rivais á gasolina ou flex tem o custo por quilometro rodado e aí vamos lá:

COMMANDER DIESEL:  R$0.48KM RODADO
MERCEDES-BENZ GLB 200: R$0.63KM RODADO
TOYOTA SW4 SRX 2.7 16V FLEX (ÁLCOOL): R$0.89KM/RODADO
VOLKSWAGEN TIGUAN R-LINE 350 TSI: R$0.77 

O Outlander foi deixado de fora por que á diesel e então vamos contra os modelos á gasolina ou flex, o Commander teve uma vantagem de R$0.15 sobre o segundo colocado que foi o Mercedes-Benz GLB 200. No consumo rodoviário o Outlander abriu vantagem de 0.8KM/L por ser mais leve, talvez, mas lembre-se Outlander é bem menos equipado e foi 1.2KM/L mais econômico que o segundo colocado, mas como é diesel e o resto á gasolina ou flex, tirando o Commander, vamos ao custo por quilometro rodado.

COMMANDER DIESEL: R$0.38KM RODADO
MERCEDES-BENZ GLB 200:R$0.55KM RODADO
TOYOTA SW4 SRX 2.7 16V FLEX: 0.93 KM RODADO
VOLKSWAGEN TIGUAN R-LINE 350 TSI 2.NADA 16V:R$0.66 KM RODADO 

O curioso é a SW4 Flex que tem maior custo por quilometro rodado na rodovia do que na cidade, mas vamos aqui, o Commander tem o melhor cutso por quilometro rodado na rodovia, são R$0.17 de vantagem sobre o segundo colocado o GLB, lembrando que Outlander á diesel não entra por que é direto, digamos assim. Os preços dos combustíveis eram: R$6.40 gasolina e R$4.94 diesel, no caso o posto do lado da minha casa, já o posto não tinha álcool e tive que ir em três postos e achei um mais distante que tinha álcool e era R$5.50

E se tivesse R$288.000 na conta bancaria, você compraria? A resposta é sim, confesso que não achei algo que complicasse a vida dele, afinal visual bonito ele tem, acabamento ele tem, ao nível de um Mercedes-Benz GLB por exemplo , tudo vem os veículos que levam sete pessoas a grande maioria é espaçoso para os cinco, mas aperta o das última fileiras, aqui a Stellantis conseguiu no primeiro Jeep desenvolvido integralmente no Brasil(sim o Compass atual estreou aqui, mas o design ficou a cargo dos EUA) esticar o cobertor e trazer digamos um pouco de dignidade a última fileira,  motor turbo diesel de respostas boas e prontas, bom isolamento acústico, excelente porta-malas quando leva cinco pessoas e lógico você queria um utilitário esportivo de sete lugares agora não precisa gastar mais de R$300.000 em SW4, TrailBlazer e Pajero Dakar, salvo se goste desses três aí é outra conversa, o Commander oferece motor diesel a preço próximo da um SW4 Flex que como você viu bebe muito, agora o que pesa contra? sinceramente não vi coisas no carro em si, talvez seja a fila de espera, mas isso está afetando todos os fabricantes hoje dia. Ele está disponível nas cores, todas elas com teto preto: Prata Billet, Azul Jazz, Preto Carbon, Deep Brown(Marrom profundo) e Cinza Grantite essas metálica e as perolizadas Branco Polar e Slash Gold(que é a cor do modelo avaliado) e detalhe: as cores não são cobradas á parte. Lógico que R$290.000 quase não é barato, mas olhe ao redor: todos os rivais giram em torno disso, ou quando não for mais, caso da SW4 diesel, TrailBlazer a Pajero Dakar. Como curiosidade a Toyota SW4 é atual líder dos utilitários esportivos de sete lugares. Carro perfeito? óbvio que não, mas ele entrega o que se paga nele e até sobra, digamos assim.

  O Commander será o novo comandante do segmento, é uma questão de tempo de assumir a liderança dos utilitários esportivos de sete lugares, afinal é objetivo da Jeep, pode soar pretensioso quando o diretor falou no lançamento, mas quando se tem o líder dos utilitários esportivos compactos, no caso o Renegade e o líder dos utilitários esportivos médios que é o Compass, então não chega ser pretensioso demais. lembrando que o Compass foi líder de vendas nos Estado de Santa Catarina pelo sexto mês consecutivo.

   E você deve estar perguntando tem opções mais baratas? Sim, se você não se importa com os equipamentos da Overland, tem a Limited TD 380 4x4 que tem o mesmo conjunto mecânico da Overland TD 380 4x4, mas o interior e os bancos são pretos, as Rodas são aro 18 e não tem o Off-Road Pages e custa R$265.990. 

   E caso você não queria á diesel, tem o motor Flex T270 1.3 16V que gera 27.5KGFM a 1750RPM e 180CV a 5750RPM com gasolina e com álcool vai a 185CV nas mesmas rotações e mantém o torque e esse atrelado ao câmbio automático de seis marchas e tração dianteira. No caso tem a Overland T270 que custa R$227.990 que em relação a Overland diesel, perde a reduzida(por não ser 4x4) e off-road pages, além claro do câmbio que já citei antes e por fim temos a Limited T270 1.3 16V Flex que custa R$205.990 e essa em relação ao Limited turbo diesel perde a reduzida(por não ser 4x4) e é claro do câmbio que já citei antes.

                                                           FICHA TÉCNICA 
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler, injeção common-rail á diesel
CILINDRADA: 1956cm3
DIÂMETRO X CURSO: 83 x 90.4mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 16,5:1
POTÊNCIA: 170CV a 3750RPM
TORQUE: 38.7KGFM a 1750RPM
CÂMBIO: Automático de nove marchas com tração integral permanente com reduzida e seletor de terreno
CARROCERIA:  Utilitário esportivo, quatro portas e sete lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.77 metros, largura  1.86 metros, altura 1.70 metros e entre -eixos 2.79 metros
OFF ROAD: Ângulo de entrada  25,4 graus, altura livre do solo é de 21.4cm e ângulo de saída 23.6 graus.
PESO: 1908KG
PESO/POTÊNCIA: 11.2KG/CV
PESO/TORQUE: 49.3KG/KGFM
VOLUMES: Porta - malas 661 litros(5 lugares)/233 litros(7 lugares) e tanque de combustível 61 litros
SUSPENSÃO: Independente tipo McPherson nas quatro rodas com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos pressurizados e barra estabilizadora na traseira.
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS,EBS, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Frenagem de emergência
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina, Air Bag de Joelhos para o motorista, Alarme, Ar Condicionado automático digital, Coluna de direção regulável, Central Multimídia com tela de 10.1 polegadas, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Alerta de ponto cego, Alerta de frenagem de emergência que detecta pedestres e ciclistas, Frenagem de emergência, Abertura do porta-malas eletrônica, Direção elétrica, Teto Solar Panorâmico, Vidros/Travas e Espelhos elétricos
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 19, 235/50/R19
GARANTIA:3 anos sem limite de quilometragem

AGRADECIMENTOS A DVA JEEP PELO CARRO CEDIDO, PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO, E AO MARKETING DA DVA POR TER SANADO UMA DAS DÚVIDAS MINHA.








                   



                                                  


                                                            









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