AVALIAÇÃO: FIAT PULSE IMPETUS 200 TURBO CVT: ABRINDO VANTAGEM

                                                        

PULSE ESTREIA A FIAT NOS UTILITÁRIOS ESPORTIVOS COM A CHANCE DE AMPLIAR A LIDERANÇA DO MERCADO BRASILEIRO 

Sabe aquele time que está com seis pontos de vantagem sobre o segundo colocado e tem a chance de abrir mais doze pontos com times digamos tecnicamente mais fracos? e muitas vezes abre? sabe aquele piloto que começou a corrida com pneus corrida duro na liderança e no final usa corrida suave para ampliar a liderança de vez? 

   O que isso tem haver com o Pulse? simples: A Fiat não tinha um suv, ok, tinha os Jeep Renegade, Compass e agora o Commander que digamos são "Fiat disfarçados" e detalhe: todos vendem bem, mas utilitário esportivo a Fiat não tinha nenhum e mesmo sem um utilitário esportivo a marca chegou a liderança, afinal a Strada é o carro mais vendido de 2021, o Argo chegou alguns meses ser o carro de passeio mais vendido, o Cronos  chegou no top 10, a Toro tem 85% do seu mercado e o Pulse pelo visto vai seguir o mesmo caminho do sucesso, afinal foram 9000 unidades encomendadas do modelo e aí a Fiat pode ampliar a liderança e abrir vantagem (lógico, que tem a variante crise dos semi-condutores, mas aí é outra conversa)

   No lançamento dia 26 de Outubro fui até a Repecon Fiat, mas não tinha o modelo para test-drive, mas tinha o modelo expostos na concessionária, aliás vou esclarecer: as fotos de motor, faról de neblina, porta-malas foi usada um modelo do Showroom, por que tivemos que sair rápido, mas o resto foi o próprio modelo de test-drive, mas  enfim voltando ao tempo, falei que ia voltar duas semanas, para dar tempo de o modelo chegar, mas infelizmente aconteceu um problema comigo: fiquei doente e minhas vistas, ficaram ruim e aí ficou inviável e tive que esperar um tempo, até que me senti confiante para ir e aí rui rumo a Fiat Repecon, aliás tenho que agradecer ao excelente atendimento prestado.

   Cheguei lá falei com o vendedor, aliás também tenho que agradecer pelo atendimento, o mesmo que me atendeu na Strada Volcano, inclusive eu falei com ele e pedi se podia fazer o test-drive e ele falou que pode, só me perguntou se minha visão agora está boa, "Agora está tudo certo, o pior já passou" e aí ele pediu minha carteira para os trâmites burocráticos.

POR FORA: O Visual do modelo é bonito, na dianteira o capô lembra da Toro, mas os faróis são próprios, mas inspirados na nova Strada, na lateral as portas do Argo, mas isso é normal, depois eu explico por que e na traseira o modelo tem as lanternas a moda Alfa Romeo Giulietta, em termos de visual ele é bonito e bem acertado e inclusive na versão topo de linha o teto bicolor é de série, o modelo inaugura a nova plataforma MLA para os modelos Fiat em Betim-MG, onde o Pulse é fabricado, ele mede 4.10 metros de comprimento, 1.77 metros de largura, 1.58 metros de altura e 2.53 metros de entre -eixos, o seu ângulo de entrada é de 20.4 graus, a altura livre do solo é de 22.4cm e ângulo de saída é de 31. 6 graus, excelentes números para um fora de estrada leve.

                                                           
O Pulse tem linhas bonitas, na traseira lanternas que lembram o Alfa Romeo Giulia, aliás como é no Argo 

Aqui o outro ângulo da traseira 


Na dianteira, o capô foi inspirado na Toro e os faróis são próprios e lembram da nova Strada 

A primeira comparação é com o Argo, que mede 4 metros de comprimento, 1.75 metros de largura, 1.50 metros de altura e 2.52 metros de entre - eixos. No caso o Pulse é 10cm mais comprido, 2cm mais largo, 8cm mais alto e 1cm a mais no entre - eixos, você pode estar perguntando, se a plataforma é nova, por que portas do Argo? é simples: primeiro tem o lance da crise dos semi-condutores e insumos então não pode arriscar, os 8cm além da próprio design, vieram também da suspensão elevada e do rack de teto  e lembre-se o rival principal que é o Volkswagen Nivus compartilha portas e teto com o Polo também, inclusive no caso do Pulse em relação ao Argo, até terminais de fixação de suspensão são diferentes e outras coisas mais, além é claro do que visível.

                                                    
Faróis Full-LED em todas as versões com a barra cromada em cima e a DRL que entre eles.

Agora vamos contra os rivais:

VOLKSWAGEN NIVUS HIGHLINE 200 TSI 1.NADA 12V 

Comprimento: 4.27 metros       Largura: 1.76 metros       Altura: 1.49 metros  Entre -eixos: 2.56 metros 

HONDA WR-V EXL 1.5 16V CVT 

Comprimento: 4.07 metros     Largura: 1.73 metros      Altura: 1.60 metros   Entre -eixos: 2.55 metros 

O Pulse é 17cm menor que o Nivus e 3cm maior que o WR-V, é o mais largo dos três com vantagem de 1cm sobre o Nivus, na altura fica no meio atrás do WR-V em 2cm e vencendo o Nivus por 9cm e no entre -eixos é o menor da turma ficando 2cm atrás do WR-V , mas vale dizer que a diferença em relação ao Nivus é  a escolha, a Volkswagen resolveu criar um SUV-cupê, já a Fiat decidiu ir pelo SUV tradicional e o futuro SUV-cupê da Fiat virá sob a base MLA e terá preços próximos de T-Cross e Renegade e lógico a MLA vai dar base a todos os modelos fabricados em Betim-MG, o nome significa Modular Architecture.

                                                       
A versão avaliada é a Impetus e o logotipo "Turbo 200" denuncia o novo motor três cilindros turbo e 200 é em referência ao torque em Newtom-Metro 

Lanternas traseiras em led inspiradas no Argo e esse se inspirou no Alfa Romeo Giulietta.

Faróis de Neblina com função cornering(foi usado modelo do showroom) 

Rodas de liga-leve aro 17 

POR DENTRO: O painel é bonito e bem acabado, lógico não é um carro de luxo, digamos, mas o interior se parece muito com o do Jeep Compass, mas simplificado, afinal é tudo do grupo Stellantis mesmo, mas lógico tem detalhes próprios, digamos assim, a Tela de TFT de 7 polegadas veio da Toro e a Central Multimídia U-Connect de 10.1 polegadas, eu não sei se é inédita ou já está em Jeep Compass e Commander, mas enfim é muito bonita e dá boa visualização, ele vem de série com Alarme, Ar Condicionado automático digital, ABS, Air Bag duplo frontal(esses dois obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, mas segundo a Fiat ele protege a cabeça também, Coluna de direção regulável em altura e profundidade, Direção Elétrica, Central Multimídia de 10.1 polegadas, ESP(ESC na Fiat), Controle de tração (ASR na fiat), TC+(Eletronic Locker, que é um bloqueio do diferencial que é acionado pelo controle de tração que estreou na Strada e hoje está em Fiat Toro também e Jeep Compass), Hill Holder, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência(AEB), Alerta de mudança de faixa(LDW, alerta de ponto cego(Lane Change) e comutação automática do farol(AHB) que ajusta o farol alto, calma que tem mais, itens de série, agora contra o Volkswagen Nivus Highline 200 TSI 1.nada 12V, ele custa R$127.750 são R$12.000 a mais que Pulse, ok, ele traz Air Bags de cortina e a ACC(Piloto Automático adaptativo), mas não traz alerta de ponto cego e o WR-V EXL custa R$105.600 é R$10.000 a menos que o Pulse tem Air Bags de cortina, mas deve frenagem de emergência, alerta de ponto cego ,a  central multimídia é de 7 polegadas, as Rodas são aro 16  outros débitos que você verá mais á frente.

                                                          
A Central Multimídia U-Connect de 10.1 polegadas 

Painel de instrumentos em tela TFT de 7 polegadas veio da Toro 

Calma que mais á frente, vou continuar sobre os equipamentos do Pulse, no espaço interno, ele surpreende para um carro com 2.53 metros de entre -eixos, fui na minha posição e sobrou um espaço gigantesco e com o bancos na minha posição, com os bancos recuado, ainda sobrou uma fresta, o espaço é excelente e detalhe como eu disse: para um carro  com 2.53 metros de entre -eixos, surpreende. Já na dianteira o espaço é sempre excelente e se ajusta a posição mais fácil.

                                                   
Com o banco recuado ainda sobrou uma "fresta" 

Com o banco na minha posição sobrou um espaço gigantesco 

O seu porta -malas é de 370 litros, agora vamos comparar aos rivais.

HONDA WR-V: 363 litros
VOLKSWAGEN NIVUS:415 litros.

Ficou na intermediária, são 7 litros a mais que o WR-V e 45 litros a menos que o Nivus, agora vamos a média do segmento: 382.6 litros, um pouco abaixo da média, lógico aqui está o ponto fraco do Pulse: O porta- malas é pequeno, ainda que maior que do Argo, mas é decisão de escolha do visual da Fiat e ainda assim é maior que o WR-V e outros SUV no mercado, afinal arrisco dizer que entre 70-80% dos SUV tem isso como ponto fraco, independente da marca, vale lembrar que tanto ele com o oWR-V não atende bem uma família de quatro pessoas grandes e toda a sua bagagem(casal sem filhos aí sim), mas ainda chegou no quase, faltou um pouco. e lógico são 70 litros maior que o Argo, mas o Argo já dos Hatches compactos e aí é outra conversa. 

                                                       
O seu porta-malas leva 370 litros 

E os outros itens de série do Pulse? vamos lá: Alerta de não utilização de cinto de segurança, Alerta de limite de velocidade e manutenção programada, Alto-falantes dianteiros e traseiros e Antena(no caso dois dianteiros e dois traseiros), Apoio de cabeça para todos os ocupantes(nesse caso obrigatório por lei) com regulagem de altura, Banco do Motorista com regulagem de altura, Banco traseiro rebatível 60/40 com assentos rebatíveis, Bancos revestido de couro, Barra Longitudinais no teto, Brake-Light, Android Auto, Apple Car Play Comando de voz, MP3 e duas entradas USB uma tipo A e outra Tipo C, entrada auxiliar na central multimídia, Chave canivete com telecomando das aberturas das portas, Cinto de segurança retráteis de três pontos para todos os ocupantes(nesse caso obrigatório por lei), Cluster digital em, tela TFT de 7 polegadas, Comando de áudio e painel de instrumentos no volante, Computador de bordo(distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), Console central com apoia-braço, porta-copos e porta-objetos, Conta-giros,Câmera de ré em alta definição com linhas adaptativas, Desembaçador do vidro traseiro com temporizador, Drive By Wire(acelerador eletrônico), ESS(sinalização de frenagem de emergência), Espelho no para-sol do motorista e do passageiro, Estepe temporário, Faróis de Neblina com função cornering lamps, Faróis Full Led, Follow me Home, EBD nos freios em conjunto com ABS, IsoFix(nesse caso obrigatório por lei, mas se não fosse acredito que teria), Gear Shift indicator(indicador de marcha), Grade preta normal e com o logo Fiat e a Fiat Flag,Hodometro digital(parcial e total), Key Less entry´go(chave presencial), Luz diurna de led(DRL), Lanternas em Led, Limpador e lavador do para-brisa com intermietência, Luz de cortesia nos espelhos retrovisores externos, Maçanetas e retrovisores externos na cor da carroceria, Modo Sport com acionamento no botão no volante, Sistema de GPS(Navegação embarcada), Borboletas(paddle shift) no volante para troca de marchas, Botão de partida remota na chave canivete, Piloto automático(cruise control), Repetidores de seta laterais em LED, Retrovisor externo eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular, abertura elétrica do bocal do tanque de combustível Retrovisores externos com rebatimento elétrico, função tilt-down nos retrovisores que são elétricos, Retrovisores na cor preta, Roda de liga-leve aro 17, Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, Tapetes de carpete, Teto Bicolor, Travas das portas a 20KM/H, entrada traseira de USB tipo A, one-touch nos vidros e sistema anti-esmagamento, Volante em couro, Carregador de celular por indução e iTPMS(sensor de pressão dos pneus), ele é bem equipado e detalhe: No Nivus é pintura bicolor é opcional, aliás o único opcional do Pulse tirando as cores é o Connect Me que traz Wi-fi á bordo, comando de voz pela Alexa ou Google Assistant para ligar o motor, ver o trajeto que o carro percorreu, enfim várias outras coisa é o sistema que estreou na Toro e no caso do modelo avaliado acredito que estava com esse item e a pintura Cinza Strato e o Teto Preto Volcano e aí o preço vai a R$120.140 ainda assim um excelente custo/benefício, seja sem o Connect Me ou não.

                                                            
Botão de partida á onde seria á chave. 

MECANICAMENTE: O câmbio é o CVT que simula 7 marchas, é a primeira vez na Fiat brasileira, na Itália teve o Uno Selecta que usava o câmbio CVT nos anos 1980, no Brasil de qualquer forma o Pulse é pioneiro e lógico estenderá para Strada, Cronos e Argo. O motor também é inédito é o novo GSE três cilindros Turbo 200 1.nada 12V(1.0, 1000 ou 1 litro como queira entender) com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote e variável no escape acionado por corrente metálica, sistema Multiair III que atua na válvula de admissão substituindo o comando de válvulas e sua variação e dispensando a variação no coletor, turbo, intercooler e injeção direta e com isso gera 20.4KGFM a 1750RPM e 125CV a 5750RPM e com álcool mantém o torque e vai a 130CV é basicamente o carro 1000, digamos assim mais potente do país e o 1000 três cilindros turbo mais potente do país, depois você vai ver, ele faz sua estreia no Pulse, mas é bem provável que outros modelos recebem esse motor como Peugeot 208, Argo e Cronos a até mesmo o Jeep Renegade na versão de entrada(mas segundo o Autossegredos esse virá apenas com o T270 1.3 16V Flex) do GSE Firefly 1.nada aspirado nem o bloco sobrou, afinal o bloco é mais reforçado, além de pistões e bielas forjadas e é claro o próprio cabeçote que é de 12 válvulas, contra 6 válvulas dos aspirados é basicamente o T270 1.3 16V Flex usado na Toro "cortado" um cilindro, é o principio da modularidade, a própria Stellantis faz com os aspirados 1.nada três cilindros e 1.3 e isso repetiu nos turbos, a BMW faz com os três cilindros da Mini, quatro cilindros usado no 320i e seis cilindros usado no X4 M40i e novo Toyota Supra por exemplo(não estou comparando, estou dizendo apenas um fato) e lógico a Mercedes-Benz vive usando nos caminhões dela até hoje. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira semi-independente com eixo de torção, receita que os rivais seguem também e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, no caso o WR-V segue receita similar e o Nivus tem freios á discos sólidos na traseira. vamos esclarecer aqui: a injeção direta dispensa o reservatório de partida á frio, mas a Fiat mesmo no E-Torq 1.8, no GSE três cilindros 1.nada 12V e 1.3 aspirados tem o esquema que dispensa reservatório de partida á frio. O motor Turbo 200 é fabricado em Betim-MG também.

                                                  
O novo motor GSE Turbo 200 1.nada 12V(1.0, 1000 ou 1 litro com queira entender) de injeção direta gera 125CV com gasolina e 130CV com álcool 

Agora vamos ver o que os rivais tem a oferecer.

HONDA WR-V EXL 1.5 16V 
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas.
MOTOR: i-VTEC 1.5 16V da família L com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica.

VOLKSWAGEN NIVUS HIGHLINE 200 TSI 1.NADA 12V
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 200 TSI 1.nada 12V da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta. 

Na escola do câmbio o Pulse e o WR-V tem exatamente a mesma escola: CVT que simula sete marchas e aí no motor a escola é a do Nivus: três cilindros turbo e injeção direta, mas no câmbio o Nivus é o único dos três a ter um automático com conversor de torque e o WR-V é o único com motor aspirado.

HONDA WR-V EXL 1.5 16V 
POTÊNCIA: 115CV a 6000RPM com gasolina e 116CV com álcool na mesmas rotações
TORQUE:15.2KGFM a 4800RPM com gasolina e 15.3KGFM com álcool nas mesmas rotações

VOLKSWAGEN NIVUS HIGHLINE 200 TSI
POTÊNCIA: 116CV a 5800RPM com gasolina e 128CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 20.4KGFM a 2000RPM e vai até 3500RPM nos dois combustíveis.

No torque, empate com o Nivus, mas o desempate com ele vem na rotação: no Fiat chega 250RPM mais cedo e isso ajuda e muito e ambos tem uma vantagem de 5.3KGFM sobre o WR-V e com álcool a vantagem diminui para 5.1KGFM e ainda assim é alta e chega bem mais cedo: no caso do Fiat é 3050RPM mais cedo que o WR-V, na potência o Pulse se destaca, com gasolina ele abre 10CV sobre o WR-V e 9CV sobre o Nivus e com álcool ele abre 14CV sobre o WR-V e 2CV sobre o Nivus é o mais potente do três. e sobre o WR-V não vejo futuro muito longo para ele, afinal o Fit vai dar adeus e a Honda já mostrou o novo City Hatch, a briga será mesmo com o Nivus.

                                                         
Símbolo da Fiat por extenso que estreou na Strada, depois passou para Argo, Mobi, Cronos e mais recente a Toro 

ANDANDO COM ELE: Chegou a hora do test-drive, o vendedor me perguntou "sabe dirigir carro automático?" afinal ele tinha ido na Strada que é manual comigo, eu disse "sei, sim nos últimos tempos só dirijo câmbio automático", afinal com a Toro foi outro vendedor e saímos até o Pulse, lógico ele me cedeu a chave, confesso que fui ligar á partida e aí estava meio distante, poderia ter deixado a chave presencial abrir, mas resolvi abrir e entramos no carro, a posição de dirigir é alta, até dá para ver o final do capô, algo que não acontece no Nivus, mas acontece em suvs maiores como T-Cross e Renegade por exemplo, ligo o carro e aí vou bater algumas fotos e aí vendedor "Pode ir, depois bate mais fotos", ok, coloco a alavanca em D, aliás os comandos são á mão, especialmente a tecla Sport no volante, uma boa sacada de Fiat, vou saindo do pátio da Repecon Fiat, primeiro piso no freio e aberto o botão de partida e lógico a tela de TFT dá uma espécie de saudação e aí vou seguindo no paralepepído  e ele se comporta muito bem nesses trechos, graças a boa altura e o pneu de uso misto e lógico saio da Repecon Fiat tem uma cancela e aí vou entrar na avenida Leoberto Leal que é bem movimentada e aí espero e a demora foi tanta que o Start&stop acabou acionado e lógico acelerei e voltou, aliás a direção elétrica é bem leve nas manobras, afinal o trânsito é um pouco pesado, antes de entrar aperto o botão Sport no volante é bem prático, não precisa ficar procurando no painel e assim pode manter a atenção no trânsito, a suspensão no asfalto até dá umas "entregadas" do piso ruim, mas é mais por causa do pneu de uso misto, por que da própria suspensão em si, passamos pela lombada e aí fiz um kickdown até 60KM/H, pisei o motor três cilindros turbo roncou bonito e respondeu prontamente com uma "patada" e quando vi "65KM/H" opa, vou aliviar e aí fui seguindo, á frente um caminhão, aliás a caixa CVT funcionou muito bem deixa o carro bem solto e até simulou uma redução de marcha a hora que fiz o kickdown, lógico o caminhão andando e fui atrás do caminhão, até por que o vendedor, que aliás me atendeu muito bem e o caminhão foi para faixa da esquerda, afinal tinha voltado aos 40KM/H e outra oportunidade para fazer o kickdown até 60KM/H e o motor respondeu prontamente e com um ronco bonito do três cilindros, aliás os três cilindros sempre parecem que são "seis cilindros ao meio" no ronco e os turbos então conseguem roncar melhor, só estranhei o fato de não ouvir o canto da turbina como ouvi no Turbo 270 1.3 16V Flex, pode ser também que o ronco dos três cilindros eclipsou a turbina ou eu não vi, sinceramente aí não sei. A rua que é a Marginal da BR-101 no início é Elaine Mota e depois vira Hipólito henrique plefger, uma curiosidade: o acelerador fica mais sensível no modo Sport e vou seguindo, lógico vem a lombada e ele sai ileso, afinal os bons ângulos de ataque e saída ajudam, sem contar a excelente altura do solo, uma Celta para em direção contrária, afinal a preferência é minha e entro na Nivaldo José de Andrade, uma rua de paralepípedo bem irregular para testar a condição do fora-de-estrada, aliás ele tem easter eggs com trilhas na América Latina e na Itália e lógico o Pulse saiu ileso e foi muito bem sem entregar nada, lógico sabia que o piso era ruim ,mas ele não entregava que estava ruim, afinal são 21 anos da linha Adventure(Strada antiga, Palio Weekeend) mais recentemente Argo Trekking, nova Strada e lógico é claro Jeep Renegade e Compass(que são do mesmo grupo) e o aprendizado com esses carros acabou indo para o Pulse, a ponto de ele ter ângulo de entrada e saída melhor que muitos utilitários esportivos mais caros e altura livre do solo para um fora de estrada leve bem grande, realmente ele lida muito bem com o fora de estrada leve e aí um sonoro "biiiiiiiiiiip", eu me assustei achei até que o alerta de colisão tinha ligado, lógico já havia desligado o modo Sport e aí o vendedor "relaxa, é o sensor de estacionamento traseiro" eu pergunto "ué?" ele diz que o cara do Celta chegou mais próximo do que deveria(esclarecendo, não bateu, só chegou próximo a ponto de acionar o sensor de estacionamento), ufa! entro Heriberto Hülse, o Pulse tem tudo para agradar os clientes das grandes cidades por que é um modelo prático e lógico fui seguindo a rua e lógico é uma rua apertada, até parei para esperar o outro carro e aí ele me disse "dá para passar dois", beleza, mas não quis arriscar e lógico a direção se mostrou muito boa nas manobras, aliás diâmetro de giro é 10,5 metros, as dimensões dele ajudam e vou seguindo, realmente o modelo mostrou o por que das 9000 encomendas, os bancos apoiam bem o motorista e vou seguindo mais um fileira de carros estacionados e aí vou seguindo, mas o Kwid que vira em direção contrária entra na rua e aí vou seguindo e uma Courier vai entrar e o vendedor falou "A preferência é tua", beleza, fui seguindo a picape parou e eu fui seguindo e dei um leve kickdown até 40KM/H e aí vi "45KM/H" aliviei e não reduzia, até que resolvi frear um pouco de leve e aí ficou nos 40KM/H da via, sobre os freios? me pareceram bem adequados a potência e ao peso do carro e aí entro na Cardeal Camara que é a rua que dá acesso a Leoberto Leal e aí espero e um raro momento dessa rua sem trânsito(afinal é muito movimentada) e aí entro na Leoberto Leal onde sigo rumo a Repecon Fiat, onde vou fazer as fotos, no caso as externas e do interior já tirei no início, já as de motor e de porta-malas foi tirada no Showroom assim como a grade dianteira, e entrando na Repecon eu vou fazer as fotos.

                                                                
O câmbio é o CVT que simula 7 marchas estreia na Fiat  brasileira.

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: A Fiat no lançamento surpreendeu positivamente o mercado, afinal em tempos que os preços estão digamos, mais altos do que seria, o Pulse vem com um preço excelente, no caso a versão Impetus Turbo 200 CVT custa R$115.990, o que deixa R$9.890 mais caro que o WR-V, mas esse deve equipamentos, embora tenha seis air bags(vale lembrar que o Pulse o lateral protege a cabeça também), deve assistências de condução como alerta de frenagem e outras que o Pulse tem e também deve motor e muito para o Pulse e o Nivus Highline 200 TSI custa R$127.750 são R$12.260 mais barato que o Pulse, sim, o Nivus tem motor turbo, tem seis air bags e acc, mas deve alerta de ponto cego e ainda você pode colocar o Connect Me que ficará ainda mais barato que o Nivus, sem dúvidas um excelente custo/benefício nessa categoria. O seu consumo urbano é de 8.5KM/L com álcool e 12KM/L com gasolina e o rodoviário foi de 10.2KM/L com álcool e 14.6KM/L com gasolina segundo o Inmetro, agora vamos comparar aos rivais.

HONDA WR-V EXL 1.5 16V CVT 
Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina:11KM/L
Consumo rodoviário com álcool:8.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:12.3KM/L

VOLKSWAGEN NIVUS HIGHLINE 200 TSI 1.nada 12V
Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina:10.7KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.4KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.2KM/L 

O Pulse foi mais econômico que seus rivais em todas as situações, com álcool foi 0.8KM/L mais econômico que os dois rivais, com gasolina foi 1KM/L mais econômico que o WR-V e 1.3KM/L mais econômico que o Nivus, na rodovia com álcool é 0.8KM/L mais econômico que o Nivus e 1.8KM/L mais econômico que o WR-V e com gasolina foi 1.4KM/L mais econômico que o Nivus e 2.6KM/L sobre o WR-V, com o lançamento do City Hatch é bem provável que a Honda lance um sucessor dele sobre a base do City Hatch e por ser o único de injeção convencional dos três, por isso pagou o preço no consumo rodoviário.

E aí se tivesse R$115.500 você compraria? A resposta é sim, o que pesam a favor: excelente espaço interno para um carro de 2.53 metros de entre -eixos, bons detalhes tecnológicos como central multimídia de 10.1 polegadas e o botão Sport no volante bem prático, excelente respostas do motor três cilindros turbo e o excelente funcionamento do câmbio CVT que aliás foi bem ajustado para o motor turbinado, arrisco dizer que hoje a Fiat tem o melhor três cilindros 1000 turbo do país, excelente custo/benefício especialmente nos últimos tempos onde os preços estão no patamar que estão.Para mim a única coisa contra é o porta-malas, mas isso aflige 70-80% dos utilitários esportivos compactos, ainda que conseguiram ir um pouco além, mas ainda assim pequeno, vale para o WR-V também, mas já era esperado por causa do visual.

   Caso você queira opções mais em conta ele tem também:

Audace Turbo 200 CVT que custa R$107.900: A Central Multimídia passa a ser de 8.4 polegadas, as Rodas são liga-leve aro 16, mantém o motor Turbo 200 1.nada 12V(1.0, 1000 ou 1 litro como queira entender) três cilindros, o câmbio CVT, ESP, Alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência, alerta de mudança de faixa involuntária, comutação automática dos faróis  e alerta de ponto cego , perde a tela de TFT de 7 polegadas e aí um painel convencional com uma tela de 3.5 polegadas e opcionalmente pode vir com central multimídia de 10.1 polegadas, Connect Me GPS e aí são R$3.650 a mais, o pacote design que traz Teto Bicolor, Bancos de Couro e Roda de liga-leve aro 17 e aí são R$5.200 e aí acrescenta R$8.850 se pegar os dois pacotes ou apenas R$500 a central multimídia de 10.1 polegadas.

Drive Turbo 200 CVT que custa R$98.990 e perde alerta de mudança involuntária de faixa,  frenagem de emergência, alerta de frenagem de emergência , mas mantém o alerta de ponto cego e opcionalmente pode vir com o pack Connect Me que acrescenta: Fiat Connect Me, GPS Espelhos e aí acrescenta R$3.650, o Pack Plus II que traz Roda de Liga-leve aro 17, Bancos de couro rebatível, Borboletas no volante, Partida remota por chave e Keyless entry´go abertura presencial e aí o preço acrescenta R$6.740 e a central multimídia de 10.1 polegadas por R$500 colocando todos esses pacotes acaba acrescentando R$10.890 ao preço final.

Drive 1.3 CVT que custa R$89.990, já o motor aqui é o GSE FireFly 1.3 com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e com isso ele gera 13.7KGFM a 4000RPM e 98CV a 600RPM e com álcool vai a  107CV a 6250RPM e mantém o torque, os itens são os mesmo da Drive Turbo 200 CVT de série, mas nos opcionais ele traz o Pack Connect me que é o mesmo da Drive Turbo 200 CVT que acrescenta R$3.650, o Pack câmera de ré, carregador wireless, chave presencial e partida remota, Teto Bicolor por R$4.300 e a Central Multimídia de 10.1 polegadas por R$500 se equipar com todos esses itens acaba acrescentando R$8.450.

 E por último a Drive 1.3 manual, que vem com câmbio manual de cinco marchas e custa R$79.990 e a lista de equipamentos é igual a Drive CVT só perde o check control e o botão Sport, mas mantém o restante e o único opcional é a central Multimídia de 10.1 polegadas por R$500 e vale lembrar todas as versões contam com quatro air bags e faróis Full LED.

Você deve estar se perguntando, por que o Pulse 1.3 perdeu 2CV em relação a Argo, Cronos e Strada? legislação anti-poluentes de 2022, o Pulse já nasceu "pronto" para isso, até para não ficar mexendo de novo e fazendo digamos investimento desnecessário e aí lógico os fabricantes sempre vão como "regulamento debaixo do braço" aí lá por março de 2022 é bem provável que essa calibração esteja nos outros modelos 1.3 da Fiat. 

   O modelo está disponível nas cores: Preto Volcano, Branco Banchisa, Vermelho Montecarlo(sólidas) a primeira é de série, já a segunda e a terceira acrescenta R$1.000 ao preço do carro, Cinza Silverstone, Azul Amalfi, Prata Bari(Metálicas) e essas acrescenta R$2.000 ao preço do carro, Branco Alaska(Perolizada) que acrescenta R$2.350 e a especial Cinza Strato(cor do modelo avaliado) que acrescenta R$1.500 ao preço do carro e como o teto bicolor é de série na versão Impetus, o teto é Preto Volcano em todas as cores com exceção da própria Preto Volcano que aí o teto é Cinza Strato e a Azul Amalfi é a única que pode vir com teto Preto Volcano ou Cinza Strato. Aliás a versão Drive Turbo 200 CVT atua onde o Nivus não está por que não tem versão abaixo da Comfortline adversária da Audace e apenas o WR-V LX e a versão 1.3 atua sem adversários, entra no flanco aberto especialmente pelo Nivus, afinal a Volkswagen tem o 1.6 16V MSI, já Honda não tem motor menor que o 1.5 16V desde 2014 com o adeus do 1.4. Ele talvez seja o primeiro carro no mundo com nome escolhido pelo público, mas não posso dar certeza, mas no Brasil isso ele é.

                                                                  
Símbolo da Fiat com as cores da bandeira italiana 


                                                                FICHA TÉCNICA 
MOTOR: Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, comando de válvulas simples e variável no escape acionado por corrente metálica,12 válvulas, sistema Multiair III atuando nas válvulas de admissão, turbo, intercooler e injeção direta 
DIÂMETRO X CURSO: 70 X 86.5mm
CILINDRADA:999cm3
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,5:1
POTÊNCIA: 125CV a 5750RPM com gasolina e com álcool vai a 130CV nas mesmas rotações
TORQUE: 20.4KGFM a 1750RPM nos dois combustíveis 
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas e tração dianteira 
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.10 metros, Largura 1.77 metros, Altura 1.58 metros, Entre -eixos 2.53 metros
OFF ROAD: Ângulo de entrada 20,4 graus, altura livre do solo 22.4cm ângulo de saída 31.6 graus
PESO: 1237KG
PESO/POTÊNCIA: 9.9KG/CV com gasolina e 9.5KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 60.6KG/KGFM
VOLUMES: Porta -malas 370 litros e tanque de combustível 47 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação.
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com  eixo de torção 
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS, EBD, ESC(Controle de estabilidade) e ASR(Controle de tração)
DIREÇÃO: Elétrica tipo pinhão e cremalheira 
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17,205/50/R17 
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado automático digital, Coluna de direção regulável em altura e profundidade, Central Multimídia de 10.1 polegadas, Direção elétrica, ESP(ESC na Fiat), Controle de tração(ASR na Fiat), Hill Holder, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, TC+, Alerta de ponto cego(Lane Watch), Correção de mudança de faixa involuntária(LDW), Alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência(AEB), Comutação do farol(AHB), Faróis Full LED 
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Connect Me 
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$115.490 


AGRADECIMENTOS AO VENDEDOR PELO EXCELENTE ATENDIMENTO, A FIAT REPECON PELO EXCELENTE ATENDIMENTO, PELO CARRO CEDIDO E A CONFIANÇA NO PRODUTO! 




                                                             








Comentários