AVALIAÇÃO: RENAULT KWID OUTSIDER: REQUINTE POPULAR

                                                         

RENAULT KWID FICA MAIS REQUINTADO E GANHA MAIS SEGURANÇA PARA RETOMAR A LIDERANÇA 

O Renault Kwid desde o lançamento em Agosto de 2017 vendeu mais de  277.000 unidades, é um sucesso de vendas e desde lá, ele sempre foi o modelo mais vendido da Renault brasileira e de quebra foi líder do segmento em 2018,2019 e 2020, mas em 2021 uma crise dos semi-condutores afetou a indústria e a fábrica da São José dos Pinhais-PR parou por um mês e aí o Mobi assumiu a liderança, agora é hora da recuperação e lógico nada como um Kwid renovado para fazer isso, lembrando que a renovação já era prevista, mas justamente a crise dos semi condutores atrasou.

    Como vocês sabem eu sempre publico notícia da Renault, sempre que posso, então o caminho natural é ir até a Globo Renault, no dia 20 de Janeiro a Renault lançou o novo Kwid e no dia seguinte eu já fui na Globo Renault e tinha quatro versões: Intense, Intense Biton, Zen e Outsider e o vendedor falou comigo "Pode bater fotos de todos", mas eu pedi e o "Test-Drive?"  ela respondeu que tinha e pedi se podia fazer, aliás tenho que agradecer ao excelente atendimento prestado, ele respondeu que sim e aí fomos ao test-drive do modelo. 


POR FORA: O Kwid ganhou novos faróis dianteiros, divididos, sendo a parte cima com o DRL e pela primeira conseguem fazer isso ficar bonito num carro, nova grade dianteira, inclusive com alguns detalhes que vieram do Captur, como aquela cromado com "ranhunra" na grade dianteira, nas laterais o destaque é a Roda de liga-leve aro 14 da Outsider e na traseira veio lanternas em Led, embora elas tenham o mesmo formato, o modelo é fabricado em São José dos Pinhais-PR na plataforma CMF-A , ele mede 3.68 metros de comprimento, 1.58 metros de largura, 1.47 metros de altura e 2.42 metros de entre - eixos, o seu único rival é o Fiat Mobi Trekking então vamos a um "tête-à-tête" , o Fiat mede 3.60 metros de comprimento, 1.67 metros de largura, 1.55 metros de altura e 2.30 metros de entre -eixos.

                                                  
O Kwid sempre teve um visual bonito e nesse facelift mais ainda, aqui vista de traseira 

Agora outro ângulo de traseira 

Agora na dianteira onde estão grandes novidades que depois eu conto 

Agora vamos as comparações, o Kwid é 8cm mais comprido, 9cm mais estreito, 8cm mais baixo e 12cm maior no entre -eixos e a onde o Renault foi maior é onde ele tem as grandes vantagens sobre o Mobi, que depois eu vou citar, o ângulo de entrada de 24.1 graus, a altura livre do solo é de 18.5cm e o ângulo de saída é de 41.7 graus, ok, você pode criticar a história de "SUV dos compactos", mas tem duas coisas: é o Inmetro que classifica ele como utilitário esportivo, como? eu não sei, mas o que eu posso dizer que não temos ângulo de entrada e saída do Mobi Trekking, mas temos a altura livre do solo que é de 17.5cm, 1cm a menos que o Kwid e de quebra a altura livre do solo do Kwid é maior que a do Toyota Corolla Cross que é de 16.7cm(não, estou comparando, estou apenas dizendo um fato). Outra curiosidade esse facelift apesar de estreado primeiro na Índia e na China(no caso K-Ze e Dacia Spring) foi criação do departamento de estilo da Renault brasileira, mas essa já estava ocupada com as renovações de Logan/Sandero(2019), Nova geração do Duster(2020) e renovação do Captur(2021), agora surgiu a oportunidade para renovar o Kwid brasileiro. Já o Mobi é feito na plataforma MP0 a mesma do Uno de segunda geração que deu adeus ano passado só que encurtada.


                                                     
Versão Outsider foi a avaliada 

Rodas de liga-leve aro 14 

Lanternas em Led 

Grade inspirada no Captur 

Faróis divididos aqui em cima o DRL 
Embaixo os próprios faróis 

POR DENTRO: Tudo bem, afinal querendo ou não ele é um dos carros mais barato do país(e na versão Zen é o mais) então o interior é bem simples, mas ele ganhou mais requinte, primeiro novo painel digital que ficou de boa visualização e bonito e a nova central multimídia de 8 polegadas que depois eu falo sobre ela, ele vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Ar Condicionado, Central Multimídia de 8 polegadas, Direção Elétrica,ESC(Controle de estabilidade), HSA(Hill Holder), Vidros dianteiros elétricos/Travas elétricas e Espelhos elétricos, vamos lá o seu único rival é o Mobi Trekking(nessa versão é claro) que custa R$63.990 é R$5.000 mais barato, mas deve, Air Bag duplo lateral, ESP, Hill Holder, espelhos elétricos e a central multimídia é de 7 polegadas  e calma que vem o segundo round entre eles, de fato o painel não é tela de TFT, mas sendo digital é inegável que ganhou um requinte popular, digamos assim.

                                                 
Central Multimídia agora de 8 polegadas 

Painel agora é todo digital, mas é um digital de LED 

No quesito espaço interno, ok não existe milagres, mas Renault conseguiu digamos "espichar até onde dá" com o banco na minha posição ficou excelente e sobrou um bom espaço, agora com o banco recuado ele apertou afinal é 2.42 metros, mas ainda é bem que o seu rival que é apertado em qualquer situação, pelo digamos, a Renault conseguiu ir mais além, mérito do 12cm a mais no entre - eixos que falei no início e lógico ele não tem um espaço de um Captur por exemplo, mas se garante muito bem sobre o principal rival.

                                                         
Com o banco recuado ele aperta um pouco 

Com o banco na minha posição sobrou um bom espaço traseiro 

E agora vamos ao segundo Round dos equipamentos, o Kwid Outsider traz de série: Alerta visual sonoro de não utilização para todos os ocupantes, Sistema Start&Stop, Sistema de monitoramento de pressão dos pneus, Luz de Led Diurna(DRL), Painel de instrumentos digital com mostradores em Led, Indicador de temperatura externa, Computador de Bordo, Tacômetro(conta-giros), Maçanetas na cor da carroceria, Retrovisores em Preto Brilhante, Chave tipo canivete, Câmera de ré, Comando de áudio Satélite, Comando de Áudio Satélite e Lanterna em Led, Barras no Teto, Moldura de proteção lateral, Skid Plate traseiros e dianteiros, Bancos Exclusivos com detalhes na cor verde Citron e Rodas de liga-leve aro 14, agora vamos ver o Mobi Trekking ele deve Roda de liga-leve e Espelhos elétricos e outros itens que já citei acima, e então equipar o Mobi Trekking com Rodas de Liga-leve, Espelhos elétricos, embora possa vir com Coluna de direção regulável o preço vai a R$67.990 ficando R$300 mais caro que o Kwid Outsider e ainda deve ESP, Hill Holder, Air Bag duplo lateral então o custo/benefício do Kwid é evidente sobre o rival. O seu porta - malas é de 290 litros contra 200 litros do Mobi, uma diferença de 90 litros, ok nenhum é suficiente para uma família de quatro pessoas(claro com jeito, vai, muitas vezes não tem o que fazer), mas o Kwid ainda assim entrega bem mais, o do Mobi acho que se der para casal sem filhos já pode comemorar e olhe lá. (antes que algum fã da Fiat se levante, eu estou dizendo apenas um fato). a média? só tem dois, mas vamos lá: 245 litros, o Kwid tem um porta-malas acima da média e porta-malas na versão Outsider conta com abertura elétrica interna e o único opcional é a cor Azul Iron e aí o preço vai a R$69.190.

                                                              
O seu porta - malas leva 290 litros 

MECANICAMENTE: O câmbio é manual de cinco marchas, o Fiat Mobi também é câmbio manual de cinco marchas. O motor é o três cilindros SCe 1.nada 12V(1.0, 1000 ou 1 litro como queira entender) da nova família B da Renault com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, se especulava que viria a variação de comando como tem em Logan e Sandero, mas não veio, veio o Start&Stop e com isso modelo acabou ganhando 2CV com gasolina passando a gerar 9.4KGFM a 4250RPM e 68CV a 5500RPM, o torque se manteve e com álcool passou a gerar 10KGFM e 71CV nas mesmas rotações, foi apenas 1CV, mas o ganho de 0.2KGFM é imporante e lógico ele conta também com ESM(Energy Smart System) um sistema que reaproveita para evitar desperdícios do motor, digamos assim, conta também agora com sistema de pré-aquecimento dos bicos injetores que dispensa reservatório de partida á frio. O rival Fiat Mobi tem o Fire 1.nada de quatro cilindros que gera 9.3KGFM a 3250RPM e 71CV a 6250RPM e com álcool vai a 9.7KGFM e 74CV nas mesmas rotações, no torque o Kwid leva vantagem com gasolina é de 0.1KGFM e com álcool é de 0.3KGFM, na potência aí a diferença é de 3CV de vantagem para o Mobi tanto com álcool como gasolina, mas existe algo interessante: peso e aí o Kwid pesa 825KG contra 930KG do Mobi, o Renault é 100KG mais leve e com isso a relação peso/torque  é de 87.7KGFM com gasolina e 82.5KG/KGFM com álcool contra 100KG/KGFM com gasolina e 95.9KG/KGFM com álcool do Mobi e na relação peso/potência vantagem para o Renault: 12.1KG/CV com gasolina e 11.6KG/CV com álcool contra 13.1KG/CV com gasolina e 12.5KG/CV com álcool do Mobi, os números do Renault são mais favoráveis. A sua suspensão utiliza molas e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira semi - independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira.

                                                                    
O motor três cilindros gera 68CV com gasolina e 71CV com álcool 

ANDANDO COM ELE: Chegou a hora de ir ao carro, ele ganhou uma chave-canivete e entrei dentro do carro e me ajustei na minha posição, mas notei que teria que levantar e depois baixar para confirmar a posição, lógico na dianteira como eu tenho 1.74 metros de altura, eu consigo fácil no Kwid(pessoas, mais altas é outra conversa) e aí vamos esclarecer o Kwid ficou mais requintado com o painel digital e nova central multimídia, mas ainda assim é um dos carros mais baratos do país(aliás o mais barato na versão Zen) e isso exige renúncias e lógico o Kwid nunca teve a pretensão de ser um carro de luxo, só que eu começaria a ver que eu pagaria um preço, por que todos os lançamentos são automáticos, o meu irmão comprou um carro com câmbio automático e o último carro manual que eu andei foi a Strada Volcano 1.3 em 2020 e aí cometeria alguns erros, é o famoso "culpa da peça entre o banco e volante" vou ligar o carro e aí quando eu vou virar a chave, ops, quase esqueço da embreagem e aí aperto a embreagem, engato o ponto morto para ligar o três cilindros liga e o painel digital me "cumprimenta" e aí engato a primeira e saio e logo depois engato a segunda marcha, o Kwid tem um escalonamento correto e dentro da Renault ele tem a melhor caixa manual e aí saio da Globo Renault vou saindo naquela saída e vou indo, a suspensão alta é muito boa para nossas estradas, mas ela cobra um preço: é um pouco dura, sim, mas nada diferente do Mobi, acredito eu e aí vou entrar na Avenida José da Costa Vaz  e aí eu peço "para onde eu vou?" e ele me diz "Para onde você quiser ir" ok, mas eu pedi por respeito, que poderia ser o trajeto da concessionária, aliás tenho que agradecer ao excelente atendimento prestado e aí ele me diz "segue na beira mar" ok e aí um Polo ia entrar na minha direção e para abrir espaço ao Polo eu tenho que fazer uma leve manobra, aliás a direção elétrica do Kwid é muito boa e aí entro para dar espaço ao Polo, eu até pensei que teria que voltar, mas não só foi jogar para o lado e o Polo entrou tranquilamente, afinal revela uma qualidade do Kwid: praticidade, afinal cada vez mais o trânsito é apertado e aí entro na avenida, graças a digamos "autorização" do proprietário do Civic e eu agradeci ele buzinando, lógico eu entro e aí tenho que esperar o sinal abrir, mas tem um ônibus que quer entrar, mas aí espero e o sinal abre e aí entro na Beira Mar de São José, já estava em primeira e aí vou engatando, segunda, terceira, quarta e resolvo engatar a quinta para economizar já estava no limite 60KM/H e o Kwid respondeu bem de acordo com o que se espera de um carro 1000(1.0, 1.nada ou 1 litro como queira entender) e cheguei até 63KM/H e aliviei e outra coisa que me chamou atenção os 1000 antigos tinham problemas de desenvolver velocidade nessa situação ou ficar gritando por que a marcha era muito curta, sim a do Kwid passou por alongamentos desde o lançamento, já o Kwid vai bem, aliás eu estava empolgado quando se especulou que ia receber a variação de comando presente em Logan e Sandero SCe três cilindros, mas acabou não vindo e andando eu vi que não precisa para um carro leve com o Kwid, afinal não fica gritando e anda bem para um carro 1000 graças a leveza que ele tem, esclarecendo: não é um Captur TCe da vida ou até mesmo o Logan 1.6, mas dentro de um carro 1000 ele vai bem sim e aí veio o sinal paramos e logo abriu e entramos na rua Augusto Salles Köerich que dá acesso a Presidente Kennedy e aí vem o sinal paro no final e aí eu entro e paro e depois vou engatar primeira e... em vez da segunda caio no ponto morto, o carro acaba "gritando" um pouco, mas depois coloca em ponto morto, eu peço desculpas, esclarecendo que tem um Kwid fase I digamos assim: se o cara está acostumado com carro manual não comete esses erros, mas como eu estava 2 anos sem andar num câmbio manual, as trapalhadas de uma peça entre o banco e o volante acontecem, mas enfim engatei a segunda e aí fui engatando, só que tinha um pedrestre fora da faixa segurei o rítmo e aí depois fui até quarta marcha e lógico veio a lombada, aliás Lombadas altas e o buracos altos , ele encara muito bem, embora cobre no conforto da suspensão isso, mas é normal e lógico vou seguindo a onde vira Joaquim Vaz e Constâncio Krummel e aí entro na avenida de mão inglesa que é a José da Costa Vaz e até brinco com o vendedor, que o Kwid conhece muito bem, afinal vende bem na Ìndia, lembrando que o nosso é melhor, afinal ele tem reforços estruturais que fizeram engodar em relação ao modelo indiano, air bag lateral, ESP e Hil Holder, coisas que não existem no indiano, o nosso é um carro muito melhor e aí entro e vou entrar na parte onde dá acesso a Globo Renault e aí o vendedor me dá a sugestão de aproveitar o morro para ver o HSA(Hill Holder) funcionar e aí faço o teste e o carro não volta, ele funciona e muito útil e aí vou lá e aí estaciono onde eu bato as fotos do novo Kwid, embora seja na Nissan ao lado, na Renault tinha um Captur e um Duster do lado e um Bronco Sport na Outra parte, então só me restou a concessionária Nissan que é do mesmo grupo e lógico o dia foi grande, sem dúvidas nenhuma.

                                                           
O câmbio é manual de cinco marchas 

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS:  O Renault Kwid na versão Outsider custa R$67.890 no preço assim é R$63.990, ok no preço é R$4.000 mais caro, mas você viu acima equipar o Mobi para tentar se aproximar do Kwid eleva o preço do Fiat a R$300 mais caro que o Kwid e ainda deve ESP para o Renault, o seu consumo urbano com álcool é de 10.8KM/L contra 9.6KM/L com álcool do Mobi vantagem de 1.2KM/L, com gasolina o consumo urbano é de 15.3KM/L contra 13.5KM/L do Mobi, uma vantagem de 1.8KM/L e considerando que a gasolina hoje está ou até ultrapassa os R$7.00 isso é uma vantagem bem importante, o consumo rodoviário é de 11KM/L com álcool contra 10.4KM/L do Mobi, uma vantagem de 0.6KM/L e o consumo rodoviário com gasolina foi de 15.7KM/L contra 15KM/L do Mobi, uma vantagem de 0.7KM/L sobre o rival. 

  E aí se tivesse R$67.200 você compraria o Kwid? a Resposta é sim: olha lógico que como ele é um dos carros mais baratos do país(ou menos caro hoje em dia se preferir) ele tem limitações, no caso por exemplo o acabamento não dá para dar muito luxo para ele, embora a Renault se esforçou ao trazer uma nova central multimídia e novo painel digital, o que pesa a favor? um bom porta-malas para um hatch com proposta urbana, boa altura do solo, um bom desempenho considerando a proposta urbana de carro 1000, excelentes marcas de consumo, inclusive chegando a superar o seu rival com larga vantagem, um pacote de segurança que já era bom, agora aumentou de vez com a inclusive de ESP e HSA por exemplo, antes era o único com quatro air bags da sua categoria(e continua sendo), a única coisa contra por incrível que pareça é o espaço interno com o banco recuado, mas aqui fazendo uma  ressalva: o Kwid nesse aspecto é bem melhor que o seu rival, então acaba aliviando é inegável que ganhou mais requinte, mas não deixou de ser popular, embora os preços do populares de hoje é outra conversa.

     Ele vem nas cores Preto Nacré, Branco Glacier que acrescenta mais R$700 ao preço do carro, Azul Iron, Prata Etoile e Vermelho Fogo que acrescentam mais R$1.500 ao preço do modelo. Já vou citar as outras versões abaixo, inclusive com fotos e com detalhes.

                                                                    
Grande dianteira lembra a do Captur 

Caso você ache a Outsider um pouco fora do bolso, a Renault tem outras versões.

                                                          INTENSE PACK BITON R$66.690 
                                                   

Você já viu o pessoal que tem o Kwid envolopar o teto de preto por aí? sim a Renault agora está disponibilizando uma de fábrica é a Intense Pack Bitom que traz pintura em dois tons, além da cor normal com exceção do Preto Nacré que é justamente a cor do Teto ela tem as outras rodas, ela perde o Skid Plate dianteiro e traseiro, os bancos exclusivos, aliás tenho que agradecer ao vendedor que me deu a dica e pediu para bater foto das outras versões para ver, tinha a Outsider na concessionária também, mas como já era a do Test-Drive, fiz as outras, mas ela mantém Rodas de liga-leve aro 14.

                                                    
Lanternas em Led 

Rodas de liga-leve aro 14 

Aqui a Intense Bitom vista de traseira.

                                                                      INTENSE R$64.190 
                                                  

Aqui temos a Intense digamos "normal" óbvio que perde o Teto Preto, mas também perde a Roda de Liga-leve aro 14, agora um roda aro 14 com calotas que disfarçam bem, igual ao Kwid antigo, já o resto dos equipamentos se mantém.

                                                             
Faróis com DRL em todas as versões. 

Lanternas em Led 

Rodas aro 14 com calotas chamadas de Flexwheel 

                                                                 ZEN R$59.890 
                                             

Confesso que é o famoso chegamos "ao dia que ninguém queria" vou explicar: o carro mais barato do país custar R$60.000, mas temos que ver que nossa moeda desvalorizou e outras coisas, ele abre mão de central multimídia presente nas versões mais caras, espelhos elétricos e as lanternas traseiras são herdadas do Kwid anterior, não são de led , pelo visto a Renault fez um esforço para manter o Kwid no  posto de carro mais barato do país e conseguiu e a versão Life? Não tem mais, segundo a Renault a antiga Life representava 1% das vendas e aí o adeus, vale lembrar que todos tem câmbio manual de cinco marchas e o motor SCe três cilindros e vem de série com ESP, HSA e quatro air bags, ao menos na segurança a Renault não economizou, então para mim a marca francesa está correta.

                                                    
Faról DRL foi mantido 

As lanternas foram herdadas do antigo nessa versão 

Aqui uma foto de traseira e nessa versão ele se torna o carro mais barato do país.

Para o final do ano está confirmado o Kwid E-Tech Eletric versão elétrica do modelo.

                                                            FICHA TÉCNICA
MOTOR:  Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, injeção multiponto e flex
CILINDRADA: 999cm3
DIÂMETRO X CURSO: 71 X 84 mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 12:1
POTÊNCIA: 68CV a 5500RPM com gasolina e 71CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 9.4KGFM a 4250RPM com gasolina e 10KGFM com álcool nas mesmas rotações
CÂMBIO: Manual de cinco marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Hathback, quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 3.68 metros,  Largura 1.58 metros, Altura 1.47 metros e Entre -eixos é de 2.42 metros
PESO: 825KG
PESO/POTÊNCIA: 12.1KG/CV com gasolina e 11.6KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 87.7KG/KGFM com gasolina e 82.5KG/KGFM com álcool
VOLUMES: Porta - malas 290 litros e tanque de combustível de 38 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção 
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS, EBD, ESP e HSA(Hill Holder)
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira.
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 14, 165/70/R14 
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatório por lei), Air Bag duplo lateral, Ar Condicionado, Central Multimídia de 8 polegadas, ESC(Controle de estabilidade), HSA(Hill Start Assist ou Hill Holder), Direção elétrica, Vidros dianteiros/Travas e Espelhos elétricos.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Cor Branca ou Metalizadas com exceção da Preto Nacré que é de série.
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$67.690.

AGRADECIMENTOS AO VENDEDOR DA GLOBO RENAULT E A GLOBO RENAULT PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO, PELO CARRO CEDIDO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO 











                                                               

                                                        

                                                           







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