AVALIAÇÃO: JEEP RENEGADE S T270 1.3 16V FLEX 4X4: MUDAR PARA MANTER

                                                       

RENEGADE MUDA, TROCA DE CORAÇÃO PARA MANTER A LIDERANÇA DO MERCADO 

O Jeep Renegade desde o lançamento tem sido um sucesso de vendas, lançado em 2015 assumiu a liderança do segmento em 2016 e só perdeu para o T-Cross em 2020 e em 2021 ele voltou a liderança, sim, teve a crise dos semicondutores que pegou forte em T-Cross e Tracker, justamente o líder de 2020 e o terceiro colocado, mas como a Stellantis apesar de sofrer, sofreu bem menos, então o Renegade manteve a liderança e em 2022 a Stellantis agora está em transição, lógico em Janeiro foi líder, mas em Fevereiro justamente por causa da transição para o novo modelo caiu posições, mas é questão de tempo para se recuperar e lembrando que aqui só teremos a comparação dos motores, por que nenhum dos rivais dele oferecem tração integral, o EcoSport que tinha a Storm saiu de cena com fim da produção da Ford no Brasil e o Duster perdeu a opção da tração integral na chegada da nova geração e nem com a chegada do 1.3 16V TCe ganhou a opção.

  No dia 10 de Fevereiro, eu fui na DVA Jeep ver se já estava o carro, apenas para exposição, conversei com o vendedor e ele me falou que ia demorar um pouco mais as unidades de test-drive chegar, passou pouco mais de um mês fui lá de novo, falei com ele e ele comentou que já chegou, mas teria que pedir autorização para a moça do marketing para o test-drive, mandei o e-mail e aí veio a resposta logo na segunda-feira seguinte ela disse que estava autorizado, mas teria que ligar para concessionária para agendar e aí liguei e uma vendedora me atendeu, eu até falei o nome do vendedor que me atendeu no Commander, mas a moça que me falou que também era vendedora e marcamos o test-drive para o terça-feira de manhã e aí fui rumo a DVA.

POR FORA: Normalmente um fabricante quando vai fazer facelift de vez em quando deixa o carro com visual esquisito, mas não é o caso do Renegade, a Stellantis mudou, mas soube mudar para não descaracterizar o produto, você sabe que é um Renegade, mas você vê que mudou, na dianteira ele ganhou novo para-choque dianteira maior que avança em direção a grade que ficou menor, mas os faróis redondos que fazem lembranças ao Jeep Willys está lá, mas a grande diferença é a seta dinâmica dentro do farol, na lateral só para-lamas e as rodas aro 19 e na traseira novas lanternas, para-choques e tampa do porta-malas e lógico a inscrição "T 270 4x4" ou apenas "T 270" no caso de um modelo de tração apenas dianteira. depois eu explico o que quer dizer essas letras, o visual já era bonito e ficou mais ainda, lógico a lanterna tem novo design como eu disse, o modelo mede 4.27 metros de comprimento, 1.80 metros de largura, 1.71 metros de altura e 2.57 metros de entre -eixos, o modelo é feito na plataforma Small-Wide 4x4 uma evolução da SCCS II que serve também ao irmãos maiores Compass e Commander e a picape Fiat Toro todos fabricados em Goiana, Pernambuco. 

                                                 
Faróis redondos na dianteira com seta dinâmica 

Novos para-choques dianteiros e nova grade dianteira 

Na traseira novas lanternas traseiras, para-choques e tampa do porta-malas 

Aqui outra visão de traseira 

O seu ângulo de entrada é de 29 graus, a altura livre do solo é de 18.7cm e o ângulo de saída é de 32 graus, bons ângulos de entrada e saída, a altura livre é "baixa" por causa da roda aro 19, ainda assim alta num aspecto geral.

                                                     
Logotipo "4x4" denuncia a tração integral 

Logotipo "T 270" denuncia o novo motor 

A versão avaliada foi a S.

Novas lanternas traseiras.

Rodas de liga-leve aro 19.

POR DENTRO: Ele manteve o acabamento com painel emborrachado, mas houve mudanças, no quadro de instrumentos ganhou a tela de TFT de 7 polegadas que vieram de Fiat Toro e Pulse, a central multimídia é de 8.4 polegadas, ele vem de série com Alarme, Ar Condicionado digital dual-zone, ABS, Air Bag duplo frontal(esses dois obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/cortina, Air Bag de Joelhos para o motorista, ESP, Controle de tração, Hill Holder(HSA na Jeep), Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, Sistema de alerta de ponto cego, Alerta de Limite de velocidade, Aviso sonoro de mudança de faixa, Frenagem de emergência(car to car) Alerta de frenagem de emergência com detecção de pedestres(Panic Break Assist), Detector de fadiga,Controle anti-capotamento,Comutação dos faróis(HAB),Central Multimídia U-Connect de 8.4 polegadas com Adventure Intelligence, Vidros elétricos nas quatro portas tipo one-touch/Travas e Espelhos elétricos, ele é bem completo, mas depois eu já lhe adianto que tem mais.

                                                          
A central multimídia é de 8.4 polegadas usado no Compass de entrada, algumas versões da Fiat Toro.

O painel de instrumentos é em Tela TFT de 7 polegadas veio dos Fiat Toro/Pulse 

No espaço interno, afinal são sete anos se passaram desde que eu fiz o test-drive no antigo 1.8 16V Sport manual em 2015, notei uma certa redução de espaço, o banco pareceu maior que o Sport, talvez por isso, mas vi um Longitude no Showroom e o banco é igualzinho, o trilho aumentou para correr para trás? enfim não sei, o que posso dizer que o espaço na dianteira se ajusta bem o banco, com o banco na minha posição sobra um espaço muito bom, agora com o banco recuado ele agora aperta, isso me causou um pouco de estranheza, fui atrás de um modelo usado para o tira-time e vi um Sport 2016, vou fazer um autocrítica aqui: o banco do Renegade tem dois estágios de recuo, na naquela época só cheguei até o primeiro e aí só "roça", mas não aperta e o segundo estágio que eu acabei indo aí ele aperta, em resumo temos três estágios, com o banco na minha posição aí sim o espaço é excelente e sim não houve alteração no trilho dos bancos dianteiros, por que vi um Sport 2016 e era bem isso mesmo O volante veio dos irmãos Compass e Commander, lógico se o cara querer mais espaço aí acaba comprando um Compass ou até mesmo Commander esse último com sete lugares, mas digo que no espaço interno do Renegade é bom, só me peguei na "armadilha" do ajuste.

                                                      
Com o banco na minha posição, o espaço interno é excelente.

Com o banco recuado ele aperta, confesso que não esperava.

Vale lembrar que segunda a vendedora, que aliás me atendeu muito bem, tenho que agradecer pelo excelente atendimento prestado a maior dos clientes do Renegade é casal sem filhos ou com filhos pequenos, então acredito que não deve ser incomodo para os clientes, agora vamos a segunda rodada dos itens de série: Câmera de ré, Sensor de chuva e crepuscular, Lanternas em LED, Sistema de áudio com seis alto-falantes, Tração 4x4 com reduzida(chamada de Jeep Active Low pela marca), Parallel & Perp Park(sistema de estacionamento automático), Revestimento interno do teto preto, Para sol com espelhos de cortesia, HDC(Hill Descent Control), Tapetes dianteiros e traseiros, Piloto Automático, Freio de estacionamento eletrônico, Tomada de 12V, Cintos de segurança dianteiro com ajuste de altura, Rodas de liga-leve aro 19, Banco traseiro bipartido e rebatível, Faróis Full LED com assinatura em LED, Faróis de Neblina em LED, Sistema de monitoramento de pressão dos pneus, Volante em couro, USB Tipo C, Chave presencial Keyless entry´go, Bancos de couro, Sensor de estacionamento traseiro, Sistema Start&Stop, Apple Car Play e Android Auto com espelhamento sem fio, Teto Pintado de preto, Seletor de terreno(Selletc-Terrain), Wireless Charger(Carregador de celular por indução), Repetidor lateral nos retrovisores externos, Retrovisor interno eletrocrômico), Comando do sistema de áudio e Bluetooh no volante, Cinto traseiro de três pontos para todos ocupantes e encosto de cabeça para todos os ocupantes, isofix(esse três obrigatórios por lei desde 2020, mas o Renegade já tinha antes da obrigatoriedade), Limpador/Lavador/Desembaçador do vidro traseiro, Iluminação do porta-malas, Maçanetas e retrovisores na cor do veículo, Tela de TFT de 7 polegadas personalizável, Park Assist(Sistema de estacionamento semiautônomo), Limitador de velocidade, Partida remota, Computador de bordo(distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo do percurso) e Rack de Teto na cor preta com tantos itens de série, opcionais não precisa e o único é o Teto Solar Panorâmico que eleva o preço a R$7.944 e é chamada a versão S Teto e lógico a cor Sting Gray que depois eu comento mais sobre as cores  o preço e aí o preço do carro avaliado é de R$174.300 . O seu porta -malas leva 385 litros segundo a Stellantis, mas infelizmente eu acho uma besteira do grupo, afinal vamos esclarecer: Commander e Pulse não foram lançados antes da Stellantis mudar a metodologia, então temos aqui nos dois algo difícil de decifrar como seria antes, já o Compass tinha 410 litros e foi para 476 litros apenas por mudanças na metodologia e agora o Renegade foi de 320 litros para 385 litros, só que olhando parece os mesmos 320 litros, sim é um porta-malas que é pequeno e isso ainda é o ponto fraco dele, mas eu vou divulgar as duas medidas, mas lógico vamos esclarecer aqui: casal sem filhos ou filhos pequenos acabam não precisando de porta-malas grande e na versão 4x4 o Renegade está sozinho sem rivais. Outra coisa, infelizmente me esqueci de tirar foto do teto panorâmico, acontece...

                                                                   
O Porta-malas leva 385 litros(olhando parece ser os mesmos 320 litros)

MECANICAMENTE:  O câmbio nas versões 4x4 é o Automático de nove marchas feito pela Stellantis sob licença da ZF, o câmbio foi herdado do antigo diesel, mas como carros á diesel tem câmbio muito longo, ele foi encurtado para ficar justo com o novo motor Flex. O motor GSE T270 1.3 16V Flex tem bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote e variável no escape acionado por corrente metálica, sistema Multiair III que é um atuador eletrohidráulico que atua nos comando de admissão e substitui o comando e a variação dele e até o própria variação do coletor,turbo de 1.8 KG, intercooler e injeção direta e com isso gera  27.5KGFM a 1750RPM e 180CV a 5750RPM e com álcool vai a 185CV e mantém o torque, é o motor presente em Compass e Commander e na picape Fiat Toro, é simplesmente o motor mais potente da categoria(depois eu explico mais á frente) e agora se tornou o único motor da linha Renegade. A sua suspensão é Independente tipo McPherson nas quatro rodas e no caso das versões 4x4 conta com chapman strunt, é os braços de Chapman criado pelo fundador da Lotus Colin Chapman e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, aliás só por curiosidade além dele, apenas Creta e T-Cross tem freio á disco na traseira e o HR-V da versão EXL para cima, mas está em estoque, aguardando a nova geração. Voltando ao motor sim é a mesma família dos GSE 1.3 aspirado usado em modelos Fiat como Strada, Argo, Cronos e Pulse aspirado, mas nem o bloco sobrou, só sobrou o diâmetro x curso e o motor é feito em Betim-MG.

                                                           
O motor T270 1.3 16V Flex gera 180CV com gasolina e 185CV com álcool 


Vale lembrar que na Toro ele se chama Turbo 270, mas enfim o "T" é de turbo o 270 é referência ao torque de 270NM(Newton Metro), agora vamos a comparação com os antecessores, levando que os modelos de tração dianteira tem câmbio automático de seis marchas, já o 4x4 herda o câmbio de nove marchas do antigo diesel.

E-Torq 1.8 16V VIS
Bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis.
POTÊNCIA: 135CV a 5750RPM com gasolina e 139CV com álcool
TORQUE: 18.9KGFM a 3750RPM com gasolina e 19.3KGFM com álcool

Multijet II 2.nada 16V Turbo Diesel( 2 litros, 2.0 ou 2000 como queira entender)
Bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção common-rail
POTÊNCIA: 170CV a 3750RPM
TORQUE: 37.5KGFM a 1750RPM 

Vamos lá, em comparação ao 1.8 com gasolina o ganho de torque foi de 8.6KGFM e com álcool o ganho foi de 8.2KGFM isso equivale a um carro popular dos anos 2000 em termos de diferença e 45CV com gasolina e 46CV com álcool, é basicamente um Uno Mille do início dos anos 1990 a diferença de potência, já contra o diesel, ok, houve uma perda de 10KGFM, mas motores turbo diesel são mais torcudos por natureza em comparação aos rivais á gasolina/álcool/flex, mas na potência ele dá o troco: são 10CV de vantagem com gasolina e 15CV com álcool.  Lógico que não vou comparar a concepção, mas vou colocar a família  dos motores dos rivais até por que o Renegade 4x4 não tem rivais, e sim a potência das versões mais potentes, afinal o 4x2 tem rivais, vamos.

PEUGEOT 2008 E CITROËN C4 CACTUS 1.6 16V THP 
Família de motores: Prince 
POTÊNCIA: 166CV a 6000RPM com gasolina e 173CV com álcool
TORQUE:24.5KGFM a 1400RPM nos dois combustíveis

RENAULT CAPTUR E DUSTER 1.3 16V TCE
Família de motores: HR ou M282.
POTÊNCIA: 162CV a 5500RPM com gasolina e 170CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:27.5KGFM a 1600RPM 

VOLKSWAGEN T-CROSS 250 TSI 1.4 16V 
Família de motores: EA 211
POTÊNCIA: 150CV a 4500RPM nos dois combustíveis
TORQUE: 25.5KGFM a 1500RPM nos dois combustíveis

CHEVROLET TRACKER
Família de motores: SGE/CSS Prime
POTÊNCIA: 132CV a 5500RPM e com álcool vai a 133CV nas mesmas rotações
TORQUE:19.4KGFM a 2000RPM com gasolina e 21.4KGFM nas mesmas rotações

HONDA HR-V TOURING 1.5 16V TURBO
Família de motores L da Honda e apenas á gasolina.
POTÊNCIA: 173CV a 5500RPM
TORQUE: 22.4KGFM a 1700RPM 

HYUNDAI CRETA ULTIMATE 2.NADA 16V
Família de motores NU da Hyundai
POTÊNCIA: 157CV a 6200RPM com gasolina e 167CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:19.2KGFM a 4700RPM com gasolina e 20.6KGFM com álcool nas mesmas rotações

NISSAN KICKS 1.6 16V
Família de motores HR da aliança Renault-Nissan
POTÊNCIA: 114CV a 5600RPM
TORQUE:15.5KGFM a 4000RPM.

Ele tem o maior torque junto com o Captur com 27.5KGFM, no Renault chega mais cedo,ok, mas ainda assim é pouca coisa, colocando 2KGFM de vantagem sobre o segundo colocado que é o T-Cross, na potência com gasolina ele abre 7CV de vantagem sobre o segundo colocado que é o Honda HR-V que só roda com gasolina, contra o Captur/Duster que tem o mesmo torque a vantagem é de 18CV, já com álcool ele tem 12CV da vantagem sobre os segundos colocados o próprio HR-V Touring que só roda com gasolina(o 1.8 16V é Flex) e também sobre o Peugeot 2008 e o C4 Cactus, contra o Captur/Duster é de 15CV, sim é o mais potente da categoria, ou seja um modelo que tinha motor inadequado se tornou a referência no segmento em termos de motor. Agora você entendeu o "T270?" é em referência ao motor e o "4x4" é referência a tração integral. Como eu disse a versão 4x4 não tem rivais, só quis para você entender a cavalaria que está disposição do Renegade.

                                                      
Volante herdado do Compass e Commander.

ANDANDO COM ELE : Cheguei a DVA Jeep, afinal eu tinha agendado o test-drive, aliás a vendedora que me atendeu no telefone muito bem, e aí cheguei lá pediram para esperar um pouco, um outro rapaz me atendeu e aí logo depois cheguei e falei com ela e aí comentei que tinha pedido para fazer o test-drive e aí ela falou "dá a carteira" para fazer os tramites burocráticos e depois peguei a carteira e fui, ela ligou o motor pela partida remota para ligar o ar e aí fomos indo em direção ao carro e cheguei ao carro confesso que me empolguei um pouco fui abrir a porta e... não abriu e aí logo a vendedora chegou e aí abriu a porta do passageiro e aí eu entrei, o volante tem boa pegada, ajustei o banco para mim, lembrando que é um banco com ajuste manual, o que para mim nunca foi problema , a vendedora que aliás repito aqui, prestou excelente atendimento disse o seguinte "a coluna de direção tem ajuste de altura e profundidade" e aí eu vejo onde ficaria melhor ver o painel e eu ajeito e para sair pisei no freio e mexi no câmbio e aí ela falou não precisa mexer no botão do freio eletro-eletrônico e aí eu espero e aí ela fala "é só acelerar" beleza acelerado, mas antes eu mexo no seletor de modo: Auto, Sport, Snow e Sand/Mud, no caso a primeira opção é o modo automático, a segunda é o modo Sport que deixa ele mais "vivo" digamos assim, Snow é neve(acho que poderia ser em situações de estrada molhada no Brasil, por exemplo, já que neve só em São Joaquim-SC ou Caxias do Sul-RS em Junho e olhe lá), Sand que é areia ou barro e lógico esses por botão giratório e tem o botão que aciona a reduzida, o HDC e o bloqueio do diferencial. eu mexo para colocar no Sport e ele fica mais nervoso, vou saindo da concessionária e a direção é bem agradável em manobras, aliás o conta-giros e o velocímetro em tela de TFT ficam em vermelho e aí eu espero o carro e os pedestres para entrar e até o alerta de frenagem de emergência que entrega pedestres deu um pito e até me assustei, entrei na Rua Pedro Paulino Hermes, tenho que ficar em 40KM/H, respeitar o trânsito, mas lógico o alerta de ponto cego avisa e eu até achei estranho, é uma moto passando do lado e aí o carro a frente para e eu paro, depois eu sigo e lógico a suspensão se mostra bem macia, absorve bem as irregularidades, aliás só "entrega" quando a coisa é bem feia, mas beeeeeem feia mesmo, mais por causa  da roda aro 19 do que outra coisa, aliás é um prazer dirigir do Renegade, mas no caso digo que a nova versão dá prazer maior e aí espero para entrar na Avenida Osvaldo José do Amaral que é também conhecida como Avenida das Torres e aí depois do trânsito passar eu entro e aí depois da lombada, eu faço um kickdown até 60KM/H e veio um ronco bem grave e de quebra vi o conta-giros contar giro duas vezes e o carro respondeu muito bem os 27.5KGFM se mostram prontos,  e logo cheguei até passar um pouco dos 60KM/H(no caso 62KM/H) e aí aliviei, é utilitário esportivo ao pé da letra, é uma brincadeira que eu sempre faço quando um utilitário esportivo tem um desempenho muito bom, ou seja você que tem o E-Torq ou o Turbo Diesel vai sentir a diferença no desempenho, especialmente quando você vier do antigo 1.8 16V e aí depois segui a 60KM/H que é o limite da via surpreende o isolamento acústico e lógico quando estava na velocidade da via, uma Fiat Toro me ultrapassou e o alerta de ponto cego só me mostrou uma luz no painel e fiz uma brincadeira "A Parente do lado" afinal é fabricado na mesma plataforma e na mesma fábrica, embora pelo emblema parecia ser uma diesel, mas voltando ao Renegade, agora o Jeep se antes faltava motor na versão Flex, agora sobra motor e o câmbio de nove marchas se mostrou bem escalonado, aliás um dos responsáveis, aliás o corte de giro antes se deu pela quantidade de marchas(afinal não ultrapassei o limite de velocidade) e lógico depois veio uma rotatória e lógico pude ir reto sem problemas e aí fiz mais um kickdown e respondeu prontamente e peguei a faixa da esquerda por que iria entrar, já que falamos em câmbio você pode dizer que foi encurtado, sim, mas vou explicar: carros/picapes á diesel tem câmbio muito longo, só escalonaram para funcionar melhor com o motor Flex, mas bem longe de ser um câmbio curto, muito pelo contrário, o escalonamento é correto e aí vou entrar para voltar e lógico o movimento na Avenida das Torres é alto e aí espero passar o trânsito e depois do carro sem ninguém eu vou e aí vou indo e derepente uma gritaria do motor, ué? que susto! afinal dessa vez eu nem pisei muito, acredito que a central entendeu que eu não ia trocar de marcha(não sei se foi do câmbio ou do motor) parecendo que não troca a marcha e aí tirei o pé(sim deixei só um pouco na inércia) e aí ele voltou ao normal e fui seguindo um carro(se eu lembra-se o nome eu diria mas esqueci, infelizmente) e fui a 60KM/H o Jeep se mostrou tranquilo, aliás digo que ele anda mais que Compass e Commander ambos á diesel, mas o Renegade é bem mais leve que eles e eu só tinha andando no Sport manual 2015, olha não tem mais Renegade com câmbio manual por causa do mercado e da baixa aceitação, a maioria sempre foi vendido com câmbio automático e no caso do E-Torq consumo e desempenho eram criticados, eu mesmo não vi críticas ao 1.8 manual na época, achei correto, mas o T270 sobra motor e é uma característica novos utilitários esportivos e sigo até o final e aí volto para Pedro Paulino Hermes, por ser um rua, pequena, tem o trânsito das motos e aí a moto passa do lado o alerta apita e aí um carro para na frente e sou obrigado parar e aí o Start&Stop entra em ação e de maneira bem sincera "tum", barulho de desligar a chave, eu mesmo gostei disso, até comentei com a vendedora, ela até chegou a desligar para mim, mas eu falei que ia manter ligado por gostar disso e de quebra economiza gasolina/álcool(aliás entrou antes no início) e lógico entrei na Rua Nossa Senhora do Rosário e aí um trajeto de off-road quase, cheio de buracos, e lógico nos menores até vai bem, mas aí veio um bem feio, até puxei para desviar não vinha carro do lado e aí a "entregada", mais culpa da roda aro 19, até pedi desculpas e a vendedora disse "Não se preocupe tem controle de estabilidade e anti-capotamento", tudo bem e vou seguindo e lógico como é devagar resolvo ir no modo auto e aí lógico o ímpeto diminui o que é normal e entro na rua Caetano Alves Leite, aqui já começa a ficar um pouco mais tranquilo, aliás eu digo em termos de absorção de impactos o Renegade melhorou muito na sua suspensão e aí entro na Ivo Reis Montenegro em direção a Marginal da BR-101 e paro para esperar o trânsito e o Start&Stop entra de novo e de maneira sincera e aí entro na Marginal vou a 33KM/H por que tinha o radar a frente, mas existe um pedestre que queria atravessar e aí eu espero atravessar e aí depois vou seguindo rumo a DVA Jeep e aí vou entrar, vou esperar o pedestre, mas ele resolve me dar passagem agradeço e depois estaciono para fazer as fotos dessa matéria que está aqui, que vocês estão vendo tirando as internas. Agora sim, com o novo T270 você fazer aquela ultrapassagem que talvez o E-Torq 1.8 16V você teria que meditar bem, mas não é só exclusividade do antigo Renagade 1.8 16V, o Duster 1.6 16V CVT também é assim. Outra coisa no seletor é bloqueio do diferencial que está na parte digamos não giratória.  Aliás mais uma vez agradeço ao atendimento prestado pela vendedora e pela DVA, aliás tenho algo sobre o ar condicionado gelou tão bem que pedi para poder aumentar um pouco, para ela esta ótimo, então eu aumentei um pouco o meu(onde ela me indicou) e o dela ficou na mesma posição, o que é uma ótima ajuda. Em termos de desempenho é basicamente um canhão perto do antigo 1.8 16V E-Torq.

                                                            
O câmbio é o automático de nove marchas 

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$ 164.163 e lógico não tem rivais na versão 4x4, o seu consumo urbano segundo o Inmetro é de 6.3KM/L com álcool e 9.1KM/L com gasolina e o rodoviário é de 7.6KM/L com álcool e 10.8KM/L com gasolina, notei que o consumo urbano considerando que é um carro de tração integral é bom, na rodovia que digamos assim parece beber um pouco, mas é compreensível pela tração integral e olhar contra os antecessores não é bem assim e de brinde o desempenho dele é em outro patamar, vou comparar aos antecessores, inclusive até vou deixar números da Longitude tração dianteira  T270 para ter uma comparação melhor: na cidade é 7.7KM/L com álcool e 11KM/L com gasolina e na rodovia é de 9.1KM/L com álcool e 12.8KM/L com gasolina . Lembrando que o 4x4 não tem rivais, a comparação será com os ancestrais 1.8 16V tração dianteira e 2.nada 16V Turbo Diesel 4x4, vamos lá.

Multijet 2.nada 16V Turbo Diesel 4x4:
Consumo urbano: 10.4KM/L
Consumo rodoviário: 13.6KM/L 

Ok, contra o diesel não tem como competir nisso, afinal o diesel sempre vai levar vantagem nesse quesito, mas mesmo assim a desvantagem com gasolina na cidade foi de 1.3KM/L na rodovia, já na rodovia a desvantagem é de 2.8 KM/L, lembre-se que não existe mais Renegade diesel, afinal o motor turbo diesel é importado da Itália, como só representava 10% das vendas(não sei a nível estadual) eles decidiram dar adeus, afinal Toro, Compass e Commander vendem mais porcentagem com esse motor, então melhor mandar o diesel para eles. Agora vamos a comparação com antigo 1.8 16V de tração apenas dianteira.

1.8 16V E-Torq
Consumo urbano com álcool: 6.5KM/L
Consumo urbano com gasolina:9.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool:7.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 10.9KM/L 

Olha só o modelo 4x4 que andamos perde apenas por 0.2KM/L no consumo urbano com álcool e considerando o desempenho bem superior a perde a irrisória. com gasolina a desvantagem aumenta para 0.4KM/L,  mas ainda assim irrisória e na rodovia com álcool empatou e com gasolina foi apenas 0.1KM/L de desvantagem, um empate técnico aqui, a comparação mais justa é com o tração dianteira e aí sim temos a vantagem do novo motor: ficou 1.2KM/L mais econômico com álcool na cidade e 1.5KM/L mais econômico com gasolina na cidade e na rodovia foi 1.5KM/L mais econômico com álcool e 1.9KM/L mais econômico com gasolina na rodovia, ou seja: no modelo de tração dianteira: anda mais e bebe menos e no modelo 4x4 anda muito mais e bebe quase a mesma coisa.

  O Jeep Renegade mudou para manter:, mudou design, mudou motor, mudou painel(sim, ele continua com o excelente acabamento, mas ganhou tela de TFT) para manter a liderança conquistada no segmento, afinal já foram 10.000 unidades encomendas é questão de tempo para retomar a liderança do segmento, afinal a história que "time que está ganhando não se mexe" não existe no mundo automotivo(ok, existem alguns casos, mas são exceções), ou seja no caso aqui o time mudou para seguir ganhando.

   E aí se tivesse R$165.000 você  compraria? A resposta é sim, gostei do desempenho do motor, do câmbio de nove marchas, da tração integral, do acabamento, do espaço interno(sim eu sei, tem dois estágios), esse só fica complicado se recuar no último estágio, mas como tem digamos o estágio na minha posição e o banco recuado onde "roça, mas não aperta" e o banco roça e aperta, o consumo menor em comparação ao antigo 1.8 16V, esse T270 com tração integral bebe praticamente a mesma coisa que o antigo 1.8 16V de tração dianteira e com tração dianteira ficou mais econômico, o preço parece coerente com o que entrega e ainda é mais barato que os últimos Renegade diesel, a única coisa que pesa contra é o porta-malas, ok a Stellantis diz que agora tem 385 litros, quase chegou no tamanho justo, mas eu vendo ele não me parece que tenha motivo para aumentar os 320 litros de antes, ou seja seja nos 320 ou 385 litros(inclusive vou colocar esse último número) na ficha técnica, é pequeno. Outra coisa excelente é acesso dos comandos muito a mão bem fácil de usar.

  Caso você queira outras versões tem a Trailhawk que é voltada para o uso fora de estrada, a Roda de liga-leve aro 19 é trocada pela aro 17, o resto dos equipamentos é igual, só acrescenta o modo Rock no seletor de terreno, gancho de reboque traseiro e custa os mesmo R$164.136 do S inclusive tem o mesmo câmbio de nove marchas e toda a linha Renegade tem o T270 1.3 16V Flex e o estepe temporário das outras versões é trocado por igual ao do conjunto do carro e aí o porta-malas cai para 314 litros(aqui acredito que seja 260 litros, mesmo).

   Não precisa da tração integral? agora começa as versões abaixo no caso a Longitude T270 1.3 16V, o câmbio é o automático de seis marchas e tração é dianteira, ele perde o seletor de modos, mas ganha apenas o botão Sport, ele perde Air Bag de Joelhos para o motorista, as Rodas de liga-leve aro 19 são trocadas pela Aro 18, perde Alerta de ponto cego, Park Assit mas mantém o restante e o preço é de R$138.410.

    E tem a versão mais barata que a Sport T270 1.3 16V Flex que tem o mesmo conjunto mecânico da Longitude, mas a Central Multimídia passa a ter 7 polegadas, o painel é o modelo antigo com a tela de TFT central de 3.5 polegadas e o resto analógico, as Rodas de liga-leve são aro 17, mas mantém os seis Airs bags, ESP, Controle de tração, alerta de frenagem e frenagem de emergência e o preço é de R$123.908. O modelo está disponível nas cores Preto Carbon, Cinza Granite bicolor que acrescenta mais R$1.565, Sting Gray Bicolor(Cinza que é a dor do modelo avaliado) e acrescenta mais R$2.200 ao preço do modelo e Branco Polar bicolor que acrescenta R$2.200 também ao preço do modelo, no caso aqui estou citado a versão S que é avaliada, já a Longitude ela não tem a opção do Sting Gray, mas tem a opção do Azul Jazz e do Prata Billet e ambas acrescentam R$1.565 ao preço do modelo e a Cinza Granite não é bicolor, a Sport perde a opção do azul e a Trailhawk com exceção da Prata Billet tem a opção de cores do Longitude com acréscimo da Sting Gray presente com opção na S e a Laranja Punk´n essa acrescenta R$1.565 ao modelo 

                                                      
O Nome do carro estampado na porta como toda a linha Jeep.


                                                            FICHA TÉCNICA:
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, comando de válvulas simples e variável no escape acionado por corrente metálica , sistema Multiair III na admissão, turbo, intercooler , injeção direta e flex 
CILINDRADA: 1332cm3
DIÂMETRO X CURSO: 70 x 86.5mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,5:1
POTÊNCIA: 180CV a 5750RPM com gasolina e com álcool vai a 185CV nas mesmas rotações
TORQUE:27.5KGFM nos dois combustíveis
CÂMBIO: Automático de nove marchas e tração integral (4x4) permanente com reduzida e bloqueio do do diferencial.
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas e cinco lugares
PESO: 1608KG(teto solar que é o modelo avaliado) e 1570KG(sem teto solar)
PESO/POTÊNCIA COM TETO SOLAR: 8.9KG/CV com gasolina e 8.7KG/CV com álcool
PESO/TORQUE COM TETO SOLAR: 58.5KG/KGFM
PESO/POTÊNCIA SEM TETO SOLAR:8.7KG/CV com gasolina e 8.5KG/CV com álcool
PESO/TORQUE SEM TETO SOLAR: 57.1KG/KGFM
VOLUMES: Porta -malas 385 litros e tanque de combustível 55 litros
SUSPENSÃO: Independente tipo McPherson nas quatro rodas com molas helicoidais, amortecedores pressurizados hidráulicos, barra estabilizadora e links tranversais/laterais(os famosos chapman strunt)
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS, ESC(ESP), ASR(Controle de tração), HSA(Hill Holder),HDC e frenagem de emergência.
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 19,235/45/R19
GARANTIA: 3 anos de garantia
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal/lateral/cortina, Air bag de joelhos para o motorista, Ar Condicionado digital dualzone, Alarme, Coluna de direção regulável, Central Multimídia de 8.4 polegadas, ESC(ESP), ASR(Controle de tração), HSA(Hill Start), HDC(Hill Descent Control), leitor de placa, alerta de ponto cego, alerta de frenagem com frenagem de emergência para pedestres, Bancos de Couro, Direção Elétrica, Park Assist, Vidros/Travas/Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Teto Solar Panorâmico.
PREÇO: R$164.136(R$172.080 com Teto Panorâmico)

AGRADECIMENTOS A VENDEDORA E A DVA JEEP PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PELO CARRO CEDIDO, AO MARKETING POR TER AUTORIZADO O TEST-DRIVE E PELA CONFIANÇA NO SEU PRODUTO.





                                                                     







                             





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