NISSAN CONTA A TRAJETÓRIA DA FRONTIER NO MERCADO BRASILEIRO

                                                  

NISSAN PREPARA TERRENO PARA O LANÇAMENTO DA NOVA FRONTIER COM A HISTÓRIA NO BRASIL 

A Nissan está em preparação para o lançamento da nova Frontier e como é natural começa a preparar terreno e agora ela mostra a história do modelo no Brasil.

                                                             
Aqui o infográfico da história da Frontier.

                                                              1998-2002
                                             

A primeira Frontier que chegou ao Brasil foi em 1998 importada do Japão, nas versões AX e DX, tração integral e o motor era o 3.2 á diesel da família QD com 21.6KGFM a 2000RPM e 103CV a 3600RPM, ok, é um motor diesel aspirado, mas lembre-se que a recém "argentinizada" Hilux tinha o 2.8 á diesel de 77CV e a L200 recém-nacionalizado tinha o 2.5 Turbo diesel de 87CV só por curiosidade, mas enfim esse modelo importado do Japão ficou no mercado até 2002 e o câmbio é manual de cinco marchas.

                                                           2002-2008 
                                       

Em Junho de 2002 chegava a Frontier nacional fabricada em São José dos Pinhais-PR na fábrica da Renault, de início apenas cabine dupla e o motor era o MWM Sprint 2.8 Turbo Diesel de 34KGFM a 1800RPM e 132CV a 3800RPM nas versões XE e SE e nas trações apenas traseira ou 4x4 de engate mecânico, em Junho de 2003 era vez da opção cabine simples, em outubro de 2004 na linha 2005 ganhou a versão topo de linha Strike. Em Outubro de 2005 na linha 2006 para se adequar a legislação anti-poluentes recebeu o MWM Sprint 2.8 Turbo Diesel com injeção common-rail e com isso passou a gerar 34.7KGFM a 1700RPM e 140CV a 3500RPM, em outubro de 2006 na linha 2007 sem grandes alterações, em outubro de 2007 chega a futura geração importada da Tailândia e que vira nacional no ano seguinte que você verá mais abaixo.

                                                                     2008-2016
                                        

Em Outubro de 2008 na linha 2009 o modelo que era importado da Tailândia era nacionalizado, ela vinha nas versões XE, SE e LE, duas opções de câmbio: manual de seis marchas e automático de cinco marchas, pela primeira vez a opção do câmbio automático, tração traseira ou com 4x4 de engate eletrônico. Duas calibrações no motor 2.5 16V Turbo Diesel da família YD da Nissan, para as versões de entrada ela gerava 36.2KGFM a 2000RPM e 144CV a 4000RPM para as versões SE e LE estava disponível a calibração com 41.1KGFM a 2000RPM e 172CV a 4000RPM e ela ficou sem grandes alterações até Março de 2013 quando recebeu o alterações no motor, a versão de entrada agora gerava 41.1KGFM a 2000RPM e 163CV a 3600RPM  e a versão mais potente recebeu um turbo de geometria variável e com isso 45.8KGFM a 2000RPM e 190CV a 3600RPM e em Abril a versão Attack substituiu a LE. Em Agosto de 2013 na linha 2014 nova grade dianteira, faróis, para-choques e o motor de 190CV vai para a SV que substituiu a SE, a S substituiu a XE e lógico a Attack já tinha sucedido a LE e ela seguiu sem grandes alterações até Outubro de 2016 quando deixou de ser fabricada em São José dos Pinhais-PR para dar lugar a nova geração.

                                                              2017-ATÉ HOJE
                                                       

Essa parte vai ser dividida em duas, a primeira parte é em Fevereiro quando chega importada do México na versão LE, câmbio automático de sete marchas, tração 4x4 de engate eletrônico e o motor 2.3 16V Biturbo Diesel da família MR com 45.8KGFM a 2500RPM e 190CV a 3500RPM, em Agosto é vez uma versão mais barata é a XE.

   Em Outubro de 2018 chegada o modelo fabricado em Santa Izabel, Cordoba, Argentina e a Frontier amplia as versões: S,XE, Attack e LE, duas opções de câmbio: manual de seis marchas(exclusivo da S), automático de sete marchas, apenas tração 4x4 com engate eletrônico, duas opções de motor para as versões LE, Attack e XE o  2.3 16V BiTurbo Diesel era mantido, mas para a S estreava o 2.3 16V Turbo Diesel de 41.1KGFM a 1600RPM e 163CV a 3600RPM e lógico é exclusivo do S.

                                                   
A Frontier agora tem dois motores 2.3 á diesel, o turbo de 163CV e o biturbo de 190CV

E lógico seguiu sem grandes alterações, mas em 2021 a picape bateu recorde de vendas e se prepara para sua renovação.

 

  



Comentários