AVALIAÇÃO: NISSAN FRONTIER PRO-4X 2.3 16V BITURBO DIESEL 4X4: CARREGADA DE TECNOLOGIA

                                                          

PICAPE DA NISSAN GANHA NOVO VISUAL E PACOTE TECNOLÓGICO 

Quando a Nissan anunciou o lançamento da nova Frontier lá por meio de abril e que começaria a chegar as concessionárias no final daquele mês, eu fui lá, afinal eu fui ver a Duster Oroch nova(o modelo de test-drive ainda não chegou, mas uma hora chega, a hora que chegar estará por aqui) e aí como a Globo Nissan e a Globo Renault é uma do lado da outra, fui dá uma olhada da Nissan.

  Cheguei lá e falei com o seu Erico, que sempre me atendeu bem, ele falou que chegaria apenas no início do mês de maio, ok, e dia 12 de maio, teve o lançamento pela concessionárias, mas cheguei lá, infelizmente a Nissan teve imprevistos e o modelo de test-drive não veio, mas ele permitiu eu dar uma olhada na cobertura(só ir abrir depois das 18:00) e dei uma olhada rápida, era um Pro 4x branca, esperei um pouco, confesso que até esperei mais do que devia, mas aí lógico outros lançamentos vem e aí você tem que ir atrás.

   Chegou o dia que fui a Globo Nissan e a Globo Renault também, aproveitei e a viagem e vi a Frontier preta essa das fotos, primeiro vou na parte Renault digamos assim e depois vou a parte Nissan e lógico espero o seu Erico atender e vejo uma Attack do novo modelo no showroom e aí espero e depois que termina o negócio, eu falo com o seu Erico e ele brinca comigo "tu sabe dirigir uma Frontier..." bom, eu respondi "Sim, já dirigi até Ram 1500 V8, então vamos encarar" lógico, que o tamanho de um Frontier é menor que a Ram e lógico a Frontier exige respeito digamos assim e aí entreguei a carteira de motorista e os trâmites burocráticos e fomos.

POR FORA: Já vou avisando de antemão: todos os fabricantes lançam mal de facelifts em algum tempo, isso é normal e com a Frontier não é diferente, mas essa facelift trouxe a versão Pro 4X, Por fora ela tem o para-choque diferente das outras versões, mas enfim diferente do modelo anterior também, os novos faróis de full led ficaram mais bonitos(sim a antiga era bonita, mas essa ainda mais) e no caso da Pro 4x, ela ganhou diferenças ainda mais maiores como o emblema vermelho, para-choque  e detalhes que remetem ao fora de estrada e não só isso, até a altura livre do solo é um pouco maior, na lateral as novidades é junção da dianteira com a lateral, na lateral da caçamba o logotipo Pro4x(se pronúncia "Pró-four-ex" e na traseira as novas lanternas e a tampa da caçamba redesenhada, ele tem como destaque o chassi com duplo C e melhorado ainda mais que mede 5.26 metros de comprimento, 1.85 metros de largura, 1.86 metros de altura e 3.15 metros de entre - eixos, o seu ângulo de entrada é de 31,6 graus, a altura livre do solo é de 25.2cm e o ângulo de saída é de 27 graus. O visual dela como eu disse é mais bonito ainda e impôe respeito, ainda mais nessa cor preta(que depois eu falo o nome da cor)

                                                           
A Nissan Frontier tem um visual que impôe respeito com as novas lanternas e tampa traseira 

O logotipo da Nissan está pintando em vermelho na versão Pro4x que é off-road topo de linha.

Na dianteira se impôe mais, com os novos faróis Full Led, DRL no farol de Neblina e para-choques mais digamos parrudos na Pro4x assim como a grade dianteira 

Agora vamos as dimensões das rivais: 

TOYOTA HILUX SRX 2.8 16V TURBO DIESEL 4X4 AUT
Comprimento: 5.32 metros    Largura: 1.85 metros         Altura: 1.81 metros   Entre - eixos: 3.08 metros

VOLKSWAGEN AMAROK HIGHLINE V6 3 LITROS TDI 4MOTION:

Comprimento: 5.25 metros     Largura: 1.94 metros    Altura: 1.83 metros     Entre -eixos: 3.10 metros


CHEVROLET S10 HIGHCOUNTRY 2.8 16V CTDI 4x4

Comprimento: 5.36 metros   Largura: 1.87 metros     Altura: 1.84 metros     Entre -eixos: 3.10 metros 

FORD RANGER LIMITED 3.2 20V TDCi

Comprimento: 5.35 metros   Largura: 1.86 metros   Altura: 1.85 metros      Entre -eixos: 3.22 metros

MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE-S 2.4 16V TURBO DIESEL 4X4

Comprimento: 5.30 metros   Largura: 1.82 metros   Altura: 1.79 metros     Entre - eixos: 3.00 metros

Em comprimento ela só venceu a Amarok por 1cm, mas isso pode ser uma ajuda em achar vagas para manobrar e ficou 5cm atrás da L200 Triton, a adversário mais próxima, na largura só ficou á frente da L200 Triton e por 3cm e ficou 1cm atrás da Ranger, na altura é a mais alta de todas, vencendo por 2cm a segunda colocada a S10 High Country e no entre -eixos é o segundo maior atrás apenas da Ranger em 7cm e vencendo por 5cm os adversários mais próximos, no caso Amarok e S10.

                                                                  
Rodas de liga-leve aro 17 

Logotipo da Nissan em vermelho 

Farol de Neblina com DRL 

Faróis Full-Led renovados e presentes aqui.

Agora vamos para o fora de estrada

TOYOTA HILUX SRX 

Ângulo de ataque: 29 graus.       Altura livre do solo: 28.6cm              Ângulo de saída: 26 graus

VOLKSWAGEN AMAROK HIGHLINE 

Ângulo da ataque: 30 graus         Altura livre do solo 24cm               Ângulo de saída: 22 graus

CHEVROLET S10 HIGH COUNTRY

Ângulo de ataque: 29 graus          Altura livre do solo: 22.8cm          Ângulo de saída: 25.7 graus 

FORD RANGER LIMITED 

Ângulo de ataque: 28 graus         Altura livre do solo: 23.2cm          Ângulo de saída: 26 graus 

MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE-S 

Ângulo de ataque: 32 graus        Altura livre do solo: 22 graus        Ângulo de saída:23 graus 

Ela tem o segundo melhor ângulo de ataque só perdeu para a L200, por 0.4 graus e venceu 1.6 graus a Amarok, na altura livre dolo é também a segunda melhor só perdendo para a Ranger que tem 3cm a mais de altura livre do solo, mas venceu por 1.2cm a Amarok e é dona do melhor ângulo de saída com 27 graus, vencendo por 1 grau Hilux e Ranger que foram a segunda colocada, não tem como não dar o título de melhor fora de estrada para a Frontier.  Sim a Frontier é feito em Santa Isabel, Argentina, de todas picapes médias vendidas aqui apenas L200 e S10 não são feitas lá, ao passo que Ranger, Hilux e Amarok são feitas lá.

                                                              
Logotipo Pro-4x estampado na lateral da caçamba 

Novas lanternas traseiras em led e design bonito 

Aqui está outro lado. 

Logotipo "4x4" na tampa da caçamba de denuncia a tração 

POR DENTRO: O painel da Nissan Frontier continua bonito e bem acabado e ele ganhou detalhes que aproximam a picape ainda mais de um carro de passeio como volante de Kicks e Versa, painel com tela de TFT de 7 polegadas para o computador de bordo entre os instrumentos analógicos, ela vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei)/ lateral/ cortina, Alarme, Ar Condicionado digital dual-zone, Central Multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple Car Play, Coluna de direção regulável, Direção Hidráulica, Vidros/ Travas/ Espelhos elétricos, ESP, Controle tração( chamado pela Nissan de VDC em conjunto), Hill Holder(HSA na Nissan), Alerta de colisão frontal com frenagem de emergência, Alerta inteligente da atenção do motorista, Alerta inteligente de mudança de faixa e assistente de prevenção de mudança de faixa involuntária, Alerta de tráfego cruzado, Alerta de Ponto Cego, comutação do farol alto(HBA). Visão 360 graus(off-road) e detecção de objetos em movimento, uma lista bem completa dá para ver que é carregada de tecnologia. 

                                                                
Central multímidia de 8 polegadas com visão 360 graus 

O painel conta com excelente visualização dos instrumentos analógicos e uma central uma tela de TFT de 7 polegadas ao meio 

Agora vamos ver o que as rivais tem a oferecer, no caso da Toyota Hilux SRX, as Rodas são aro 18, mas na Frontier ela é voltada ao fora de estrada, traz Air Bag de Joelhos a mais que a Frontier, mas deve câmera de 360 graus, embora tenha alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência também, mas ela custa R$325.490 são quase R$8.000 a mais que a Frontier, a Volkswagen Amarok Highline que é a configuração mais próxima em preço custa R$310.750 é R$7000 a menos, mas deve alerta de ponto cego, alerta de frenagem de emergência, frenagem de emergência, câmera 360 graus, alerta de mudança involuntária de faixa e Air Bag Duplo de cortina, a Chevrolet S10 High Country deve câmera 360 graus para a Frontier, mas custa R$306.990 sim é R$11.000 a menos e o preço deve aumentar, como você vai ver a onde deve, a Ford Ranger Limited tem lista de equipamentos parecida com a Frontier e ainda agrega o Air Bag de Joelho, mas deve câmera 360 graus e custa R$321.090, são quase R$4.000 a mais e por último temos a L200 Triton Sport HPE-S que custa R$311.990 são R$7000 a menos e ela só deve câmera 360 graus, mas também tem Air Bag de Joelho, todas a rigor devem a Frontier, mas L200, Ranger e Hilux recuperam no Air Bag de Joelho, realmente dá para dizer que a Frontier é um dos melhores custo/benefício da categoria, dependendo do que o cliente quiser pode ser o maior. Agora vamos no espaço interno para a dianteira a posição é boa, só me pegou num detalhe, talvez seja específico da versão Pro-4x ou de todas as versões, é fui colocar o pé esquerdo um pouco para frente e a caixa de roda grande atrapalhou e aí deixei ele um pouco para trás, mas fora isso o motorista se ajusta bem e o espaço para a dianteira é ótimo, já na traseira com o banco na minha posição sobra um latífundío, agora o banco todo recuado aí não tem jeito: bancos elétricos recuam muito, mas mesmo assim eu digo que foi uma transição para o apertado e o justo, pendendo um pouco para o apertado, mas todas as picapes médias são assim, talvez por causa do chassi.

                                                                   
Com o banco todo recuado, ele chegou a dar uma apertada 

Com o banco na minha posição sobrou um latifúndio e gigantesco 

Agora vamos ao segundo round dos equipamentos ela tem: Rodas de liga-leve aro 17, Bancos com acabamento Premium exclusivos da versão, Abertura da tampa de combustível por acionamento interno, Abertura das portas sem o uso de chave, Acendimento automático dos faróis com temporizador, Alavanca de câmbio com acabamento Premium, Alavanca de freio de mão com acabamento Premium, Apoio de braço traseiro com suporte para dois porta-copos, Apoio de cabeça para todos os ocupantes, Banco do motorista com regulagem elétrica, Chave presencial inteligente i-key, Console central em acabamento Premium com porta-copos, Cruise Control com comando no volante, Desembaçador traseiro com temporizador, Espaço para armazenamento nas portas dianteiras, Escurecimento automático dos faróis, Sensor de Chuva, Painel de porta com acabamento Premium off-road, Tela de TFT de 7 polegadas, Para-brisas dianteiros com proteção UV, 6 porta-copos, Porta Luvas com trava, Porta óculos, saídas de ar para o banco traseiro, Seletor de tração eletrônico em forma de botão rotativo, Sensor de estacionamento traseiro, Botão push start para ignição(partida por botão), Termomêtro externo, Teto Solar, Tomada 12 voltas com três entradas USB-A/uma entrada USB-C e uma entrada auxiliar, Volante com acabamento Premium, Volante multifuncional, Estribo lateral preto, Faróis de Neblina com moldura cromada, Grade frontal off-road, Maçanetas externas pintadas na cor preta, inclusive a da tampa da caçamba, Maçanetas internas cromadas, Moldura da porta em preto, Para-choque na cor do veículos, Protetor de motor, Rack no teto na cor Preta, Retrovisores externos com rebatimento elétrico e seta em led, três alças de auxílio para entrada no veículo, três alças de segurança dobráveis, Controle de descida(HDC), Faróis Full-Led com assinatura DRL, quatro ganchos para amarração de carga na caçamba, ganchos para reboque, terceira luz de freio(brake-light), seis alto falantes(2 nas portas dianteira + 2 Twetters + 2 nas portas traseiras) e Antena no Teto. Agora vamos contra os rivais, a Toyota Hilux SRX o computador de bordo é de 4.2 polegadas contra 7 polegadas da Frontier em TFT, a Volkswagen Amarok Highline tem um computador de bordo convencional, a Chevrolet S10 traz o computador de bordo convencional também, a própria Ranger Limited também e por sua vez temos a L200 Triton Sport HPE-S que também tem um computador de bordo convencional. Seu único opcional é as cores e no caso Preto Premium que não acrescenta preço ao valor do veículo.

                                                            
Seta repetidora em led nos espelhos pretos 

Botão de Start/Stop 

A sua capacidade de carga é de 1030KG, agora vamos ver o que as rivais tem a oferecer.

TOYOTA HILUX SRX                                                   1000KG
VOLKSWAGEN AMAROK  HIGHLINE                      1105KG
CHEVROLET S10 HIGH COUNTRY                           1108KG
FORD RANGER LIMITED                                           1001KG
MITSUBISHI L200                                                        1055KG

Lógico que são picapes com capacidade de carga acima de 1 tonelada, então vamos aqui a média é de 1049KG, sim um pouco abaixo da média, mas ainda assim maior que a Ram 1500 Rebel que leva 620KG(só estou dizendo um fato e não estou comparando) e mesmo assim é a quarta melhor capacidade de carga, á frente de Ranger e Hilux, no caso por 29KG á frente da Ranger e 25KG atrás da L200, mas ainda assim a capacidade da Frontier é boa num aspecto geral.

                                                                    
A capacidade de carga é de 1030KG 

Aqui vista com  a tampa da caçamba deitada 

MECANICAMENTE: O câmbio é o automático de sete marchas. O motor é o 2.3 16V Biturbo diesel da família MR Diesel com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, biturbo(dois turbo), intercooler e injeção common-rail que gera 45.9KGFM a 1500RPM e vai até 2500RPM e 190CV a 3750RPM. A sua suspensão utiliza molas helicoidais nos dois eixos, na dianteira é Independente tipo braços duplos triangulares e na traseira eixo rígido com várias barras panhard e a molas helicoidais foram o Multilink e os freios são discos ventilados nas quatro rodas, a picape ganhou freio á disco na traseira.  Agora vamos a comparação com as rivais.

TOYOTA HILUX SRX 2.8 16V TURBO DIESEL 4X4
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 2.8 16V Turbo Diesel da família GD da Toyota com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo e intercooler e injeção common-rail.
SUSPENSÃO:
Dianteira: Independente tipo braços duplos triangulares com molas helicoidais
Traseira: Eixo rígido com feixe de molas 
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira 

VOLKSWAGEN AMAROK HIGHLINE V6 TDI 4 MOTION
CÂMBIO: Automático de oito marchas
MOTOR: V6 3 litros, 24 válvulas da família EA 897 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo, intercooler
SUSPENSÃO: 
Dianteira: Independente tipo braços duplos triangulares com molas helicoidais
Traseira: Eixo rígido com feixe de molas
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira 

CHEVROLET S10 HIGH COUNTRY 2.8 CTDi 4x4
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Chevrolet 2.8 16V CTDi de projeto VM Motori com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção common-rail
SUSPENSÃO:
Dianteira: Independente tipo braços duplos triangulares com molas helicoidais
Traseira: Eixo rígido com feixe de molas
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira 

FORD RANGER LIMITED 3.2 20V TDCi 4X4
CÂMBIO: Automático de seis marchas 
MOTOR: Duatorq cinco cilindros 3.2 20V TDCi da família Puma com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo, intercooler e injeção common-rail
SUSPENSÃO:
Dianteira: Independente tipo braços duplos triangulares com molas helicoidais
Traseira: Eixo rígido com feixe de molas
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira

MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE-S 2.4 16V TURBO DIESEL 4X4
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 2.4 16V Di-D da família 4N1 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo, intercooler e injeção common-rail
SUSPENSÃO:
Dianteira: Independente tipo braços duplos triangulares com molas helicoidais
Traseira: Eixo rígido com feixe de molas
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira 

Aqui nota-se que tirando a Amarok que tem oito marchas, a Frontier leva vantagem por ter sete marchas, uma marcha a mais que a maioria das rivais, no motor a concepção é parecida, embora existem divergências, no caso aqui temos a Frontier como a única biturbo, a L200 a única com bloco de alumínio, a Ranger a única cinco cilindros e a Amarok a única V6, lembrando que o 2.nada 16V BiTurbo Diesel deu adeus a picape da Volkswagen. Na suspensão o esquema da dianteira é rigorosamente igual para todas, mas na traseira a Frontier mostra mais sofisticação, todas com feixe de molas, ao passo que a Nissan utiliza molas helicoidais e várias barras panhard que a marca chama de Multilnk e nos freios a Frontier entrou por clube das picapes com freio á disco, além dela só a Amarok V6, mas é discos ventilados nas traseira a Frontier é a única, além dela apenas a Ram 1500 que é uma categoria acima tem discos ventilados, a Frontier tem o melhor freio da categoria.

                                                                 
O 2.3 16V Biturbo diesel gera 190CV 

Agora vamos ver os números de potência e torque.

TOYOTA HILUX SRX 2.8 16V TURBO DIESEL
TORQUE: 50.9KGFM a 2800RPM
POTÊNCIA: 204CV a 3400RPM

VOLKSWAGEN AMAROK HIGHLINE V6 TDI 4 MOTION
TORQUE: 59.1KGFM a 1400RPM
POTÊNCIA: 258CV a 3250RPM

CHEVROLET S10 HIGH COUNTRY 2.8 16V CTDi 4x4
TORQUE:51KGFM a 2000RPM
POTÊNCIA: 200CV a 3600RPM

FORD RANGER LIMITED 3.2 20V TDCi 4x4
TORQUE: 47.9KGFM a 2500RPM
POTÊNCIA: 200CV a 3000RPM 

MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE-S 2.4 16V TURBO DIESEL
TORQUE: 43.9KGFM a 2500RPM
POTÊNCIA: 190CV a 3500RPM 

Ok, a Amarok V6 acabou aqui por causa do preço, algo impossível a quatro anos atrás, ao preço de ter menos equipamentos que os rivais hoje em dia e lógico os melhores números, mas vamos focar contra as outras rivais, a Frontier tem o segundo menor torque da turma com 1.9KGFM á frente da L200 e 2KGFM atrás da Ranger, mas mesmo assim é um torque elevado: O novo Z com motor V6 Biturbo á gasolina tem torque equivalente, assim com o Mustang GT V8, mas ele chega mais cedo que as rivais e isso ajuda e muito, mérito das duas turbinas aqui e é a menos potente junto com a L200, mas mesmo assim apenas 10CV atrás de S10 e Ranger, mas temos que considerar a uma marcha a mais da Frontier que acaba descontando essa diferença.

                                                     
Quando você liga os ponteiros lhe cumprimentam e tem o desenho da Nissan Frontier na tela de TFT

ANDANDO COM ELA: Depois da carteira entregue é hora de andar com ela, lógico que eu comento com o seu Erico, o "Tamanho dela é maior, então exige cuidado, algo normal, então não permite abusos que Kicks e Versa, permitem"(esclarecendo não abusei deles, longe disso), mas enfim ela exige alguns cuidados, vou para ligar ela e vou procurar o botão de start/stop fico um pouco perdido e aí acho ele, afinal tem carro que é num lugar, tem carro que é no outro e aí você fica meio "bugado", mas aí ligo ela e o seu Erico sugere, aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento prestado, que eu desligue ela para ligar de novo e ver os ponteiros varrerem o conta-giros e o velocímetro e bater as fotos e aí bato as fotos do interior e aí coloca a mão no câmbio: P, N,R e vou no D, só que o medo de errar como foi na primeira versão da Frontier continua e eu perguntei "estou em D" ele respondeu que sim e aí vou sair.. e opa, o freio de mão, normal, então desativo, mas isso é em todas as picapes médias, saio com a picape primeiro óbvio que o tamanho exige certos cuidados, coisas que passariam batido num Kicks(não estou comparando, estou dizendo um fato) e aí chego na rua da Globo Nissan em direção a Avenida  e lógico vou devagar para não prejudicar ninguém, afinal ela tem bastante torque, vou contar antes quando liguei ela, antes de ligar o espelho estava dobrado e ai só liguei e o espelho voltou para mim num show de pirotecnia digno de cinema, esperei o carro passar, o vendedor me avisou espera o carro, depois que o carro saiu, ele me disse "se entrar nessa faixa pode entrar tranquilo" e aí vou entrar na faixa e dou um kickdown e ela respondeu muito bem e de quebra com o ronco "glac-glac" típico dos diesel e aí fiz isso até 60KM/H e aí depois dos 60KM/H ela ficou silenciosa, lógico a visibilidade é bacana e a suspensão lógico o que o asfalto ajudou nessa, mas pareceu muito bem, afinal não tem o feixe de mola para bater na traseira e fui seguindo e aí veio o semáforo e aí parei por que afinal tinha um carro na frente e ela tem freio á disco na traseira também agora e isso vem em todas as versões e ventilados ainda!. e aí fui seguindo pela Beira de Mar de São José-SC e lógico esperei o pedestre passar e fiz um kickdown até 60KM/H e a picape respondeu prontamente e fiquei nos 60KM/H e aí chegamos mais um semáfaro, mas estava verde e aí entramos na Servidão Osmar Benjamim Rosa, mas a 40KM/H que era o limite da via, afinal ela é uma picape desenhada para fazer mais e aí paramos no Semáfaro que dá acesso a presidente Kennedy e aí o asfalto é um pouco mais irregular, digo que ela é sincera, digamos assim: sente que o asfalto está ruim, mas não entrega, acredito que seja os pneus de uso misto, mas mesmo assim fui um pouco devagar por causa das faixas elevadas para pedestres e aí fui seguindo até a esquina, mas aí um outro carro atrapalhou e aí eu paro e lógico depois fica verde e dou mais um kickdonw e aí a 60KM/H e vou seguindo, só que infelizmente fazendo tempo que não passava por aí, esqueci de algumas coisas, cheguei a dar seta para entrar onde não tinha entrada, mas aí fui seguindo normal, lógico como é uma picape alta, então exige respeito e aí passamos a lombada e lógico lombada, é "mel na chupeta" para a picape e aí lógico fui um pouco mais devagar e lógico tinha o Golf do lado para ultrapassar o Golf tive que dar um kickdown leve, lógico que o Kicks iria tranquilo nessa, mas a Frontier já me avisou "segura a onde aí" no caso uma leve saída de dianteira, mas alivei o pé ela foi, mas ainda assim boa para uma picape, esclarecendo: não abusei e nem pretendo abusar, só apenas para ultrapassar o Golf e aí fui seguindo rumo a entrada do mercado local aqui e aí eu vejo um "bip,bip" e paro, eu até achei que fosse o alerta de ponto cego, mas o seu Erico "é o Corsa na sua frente" ou seja um Corsa Classic na minha frente e o alerta de frenagem me avisando, não é toa que a picape é carregada de tecnologia e aí entrando e aí a única pancada que senti na traseira, confesso que doeu, um pouco, mas acredito que alí até um Rolls-Royce entregaria os pontos, lógico talvez não quis abrir como nas outras curvas, ah, em curvas pequenas tem que abrir para poder caber melhor a picape, mas tudo bem, a picape foi seguindo em direção a Globo Nissan e na entrada da digamos área da Globo Nissan/Renault fui indo devagar e veio um March em direção contrária e jogo a picape um pouco para o lado para dar espaço ao March e aí depois vou seguindo rumo a Globo Nissan para fazer as fotos e depois das fotos ainda brinquei "Tu viu, eu sei dirigir a Frontier?". ele respondeu "sim, tu sabe".

                                                                
O câmbio é o automático de sete marchas 

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: A picape custa R$317.790, não é mais barata, mas também não é mais cara, as picapes com nível de equipamentos parelho caso da Ranger e Hilux são mais caras, Amarok e S10 devem equipamentos e são mais baratas que a S10, mas ainda assim com boa vantagem para S10 nesse caso, a única exceção a L200 que tem equipamentos parelhos a Frontier e é mais barata, o seu consumo urbano segundo o inmetro é de 9.1KM/L e o rodoviário é de 11KM/L, agora vamos ver contra as rivais.

TOYOTA HILUX SRX 2.8 16V TURBO DIESEL
Consumo urbano: 10.1KM/L
Consumo rodoviário: 11.3KM/L

VOLKSWAGEN AMAROK HIGHLINE V6 3 LITROS 24V TDI 
Consumo urbano: 9KM/L
Consumo rodoviário: 9.7KM/L

CHEVROLET S10 HIGH COUNTRY 2.8 16V CTDI 4X4
Consumo urbano: 8.4KM/L
Consumo rodoviário: 10.4KM/L

FORD RANGER LIMITED 3.2 20V TDCI 4X4 
Consumo urbano: 8.6KM/L
Consumo rodoviário: 9.6KM/L

MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE-S 2.4 16V TURBO DIESEL 4X4
Consumo urbano: 9.2KM/L
Consumo rodoviário: 10.2KM/L 

Ela tem o terceiro melhor consumo urbano perdendo apenas para a Hilux por 0.9KM/L e L200 por 0.1KM/L e vencendo a quarta colocada a Amarok por 0.1KM/L e o o segundo melhor consumo rodoviário perdendo apenas por 0.3KM/L para a Hilux e vencendo por 0.6KM/L a S10 High Country que é a terceira colocada, sem dúvida dá para dizer que é um dos melhores consumos apresentados aqui, graças ao câmbio de sete marchas e ao motor biturbo 2.3 diesel. 

  Você compraria se tivesse R$318.000? a Resposta é sim, gostei do visual dela, da relação custo/benefício para uma picape média, não é a mais cara, e é de uma das mais equipadas, gostei do conjunto motor-câmbio que parece bem entrosado e faz Frontier desenvolver bem, do acabamento, dos itens de segurança, inclusive até o freio á disco ventilado na traseira, a única coisa que pesa contra talvez seja o espaço com o banco recuado, mas já adianto que as picapes médias são assim e a Amarok é ainda pior nesse sentido(não posso dizer das outras, médias), realmente ela é desenhada para fazer mais e essa versão Pro-4x é perfeita para andar na terra.

   Se você quer um visual digamos, mais um urbano pelo mesmo preço de R$317.790 tem a Platinum que traz Rodas de Liga-leve aro 18 e perde o bloqueio do diferencial manual, mas mantém o restante inclusive os alertas de ponto cego, alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência, alerta de mudança de faixa, correção da faixa e mantém o motor 2.3 16V Biturbo diesel.

   Caso você queira alternativa mais barata tem a Attack que que custa R$266.390, mantém o motor 2.3 16V Biturbo diesel e o câmbio automático de sete marchas, mas as rodas de liga-leve passam a ser aro 17, ele perde os alerta de ponto cego, alerta de frenagem de emergência, alerta de mudança da faixa com mudança de faixa, alerta de tráfego traseiro, Visão 360 graus, mas mantém a central multimídia de 8 polegadas, ESP, Controle de tração, HDC, Hill Holder e seis air bags e o Ar Condicionado é manual.

   Caso você queira a versão mais barata, ou apenas ao trabalho tem a S 2.3 16V 4x4 Turbo Diesel, o motor é o 2.3 16V digamos "Monoturbo" diesel que gera 43.3KGFM a 1500RPM e vai até 2500RPM e 163CV a 3750RPM, as rodas são de aço aro 17, ela perde a central multimídia de 8 polegadas, o acabamento é tecido nos bancos e o câmbio é manual de seis marchas, mas mantém os freios á discos sólidos traseira, ESP, Controle tração, HDC, Hill e Holder e Seis Air Bags das demais versões e custa R$232.490. O modelo está disponível nas cores Cinza Shark, Branco Aspen e a Preto Premium(a cor do modelo avaliado que é muito bonita), já na Platinum o leque de cores se amplia com Azul Cayman e Prata Classic, o Cinza Shark dá lugar ao Cinza Grafite, a Attack perde o Azul Cayman e o Prata Classic e ganha o Vermelho Alert e por último a S que perde o Vermelho Alert e o Cinza Grafite e volta com Prata Classic, além do Preto Premium e do Branco Aspen.

                                                                   
Descansa braço traseiro com porta-copos 

Porta copos na dianteira


                                                               FICHA TÉCNICA 
MOTOR: Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, biturbo, intercooler injeção common-rail á diesel 
CILINDRADA: 2298cm3
DIÂMETRO X CURSO: 85 X 101.3mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 15.4:1
POTÊNCIA: 190CV a 3750RPM
TORQUE: 45.9KGFM a 1500RPM e vai até 2500RPM
CÂMBIO: Automático de sete marchas, tração traseira com 4x4 de engate eletrônico
CARROCERIA: Picape, cabine dupla, quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 5.26 metros,  largura  1.85 metros, Altura 1.86 metros e entre -eixos 3.15 metros
OFF ROAD:  Ângulo de entrada 31.6 graus, altura livre do solo 25.2cm e ângulo de saída 25.7 graus
PESO: 2220KG
PESO/POTÊNCIA: 11.7KG
PESO/TORQUE: 48.4KG
VOLUMES: Capacidade de carga 1030 e tanque de combustível 73 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores pressurizados
DIANTEIRA: Independente tipo braços duplos triangulares
TRASEIRA: Eixo-rígido com várias barras panhard e as molas helicoidais que formam o Multlink
FREIOS: Discos ventilados nas quatro rodas com ABS,ESP, VDC(Controle de tração e estabilidade)
DIREÇÃO: Hidráulica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga- leve aro 17, 255/65/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/ cortina, Alarme, Ar Condicionado digital, Coluna de direção regulável, VDC(Controle de tração e estabilidade), HSA(Hill Start Assit ou Hill Holder), Direção Hidráulica, Central multimídia de 8 polegadas, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Alerta de ponto cego, Alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência, Alerta de tráfego cruzado traseiro, Alerta de mudança de faixa involuntária com correção da mudança de faixa, Comutação do Farol Alto(HBA), Alerta inteligente de atenção do motorista, Visão 360 inteligente(off-road) e detecção de movimento de objetos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Não tem 
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$317.790 

AGRADECIMENTOS AO VENDEDOR ERICO E A GLOBO NISSAN DA BEIRA MAR DE SÃO JOSÉ PELO EXCELENTE ATENDIEMENTO PRESTADO, PELO CARRO CEDIDO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO!

FICOU INTERESSADO? 

 FALE COM O ERICO (48) 99995-1646











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