AVALIAÇÃO: PEUGEOT PARTNER RAPID BUSSINESS PACK 1.4: AGILIZANDO Á FRANCESA

                                                       

O PARTNER RAPID COMEÇA O AGILIZAMENTO DE TROCA DE COMPONENTES NA STELLANTIS E AGRADA PARA QUEM PRECISA DE UTILITÁRIO LEVE 

Confesso que eu esperava o compartilhamento de plataforma em algum dia dentro da Stellantis, só que não esperava que fosse tão cedo, até por que se esperava o compartilhamento de motor, algo que foi confirmado com o 208 três cilindros aspirado, mas então a Stellantis decidiu agilizar a francesa: lançar algo que já tem, mas com outra marca, mas lógico tem diferenças que serão mostradas aqui.

  Quanto a Stellantis mandou o release do lançamento do Partner( pronuncia-se como se lê) Rapid confesso que tinha estranhado a grade Peugeot, acostumado com o visual da Fiorino, mas aí na semana seguinte fui ver ao vivo na Florence Peugeot e já estava na concessionária e já justamente esse modelo que está nas fotos e conversei com o vendedor, aliás sempre me atendeu bem, comentei sobre o modelo e e ele até disse que isso vai se ampliar com os motores etc.. etc e aí me ofereceu ir na semana seguinte e aí falei com ele que viria duas semanas, para dar tempo e aí esperei fui lá e aí o gerente ofereceu para fazer o vídeo dela até aí tudo bem e fui na segunda-feira, mas o gerente não estava(ele ia gravar) aí optamos por fazer o test-drive com o trajeto da concessionária que a gente sempre faz, mas teria que abastecer, enfim nós saímos da Florence Peugeot, mas no caso foi o vendedor que ia dirigir para abastecer e ele falou que do posto eu já pegaria, aí tudo certo, lógico aproveito para olhar outras coisas no furgão.

   E aí no posto o o frentista meio que estranha "Uma Fiorino da Peugeot, ué?" aí expliquei que é o Partner Rapid, que tem a grade diferente, o farol de Neblina que tem o DRL e mostrei o sobrenome "Rapid" escrito na lateral e abri a porta traseira do furgão e mostrei o carpete do furgão para proteger que a irmã não tem e antes disse que agora "Peugeot, Citroën, Fiat, Jeep e Ram fazem parte do mesmo grupo", lógico tem mais marcas também, mas citei as que tem presença no Brasil e ainda completei que vai rolar a troca: O Peugeot Expert vai dar origem ao Fiat Scudo, mas enfim a medida que o pessoal souber que é do mesmo grupo não vai estranhar mais. Até pedi para o vendedor me  corrigir se estivesse alguma coisa errada "está certíssimo", ele me respondeu.

POR FORA: Primeiro vamos esclarecer: a forma determina a função, lógico que existem limites nos furgões, mas não dá para dizer que o Partner Rapid não seja moderno e ele é, ele mede 4.41 metros de comprimento,1.65 metros de largura, 1.90 metros de altura e 2.72 metros de entre -eixos, o seu único rival no Brasil, óbvio é o irmão de plataforma a Fiat Fiorino, mas tem sua diferenças que depois eu vou explicar, a plataforma é a MP0 que serviu ao Uno de segunda geração, serve a própria Fiorino e ao Mobi e que é a versão simplificada da Mini do Panda Italiano,mas com parte traseira vinda da Strada antiga e que serve ao modelo novo também e já vou adiantar uma falha minha: uma foto melhor de traseira não fiz por erro meu e aliás agradecer ao vendedor que deixou eu ir atrás para bater a foto, até pensei em usar da Stellantis mesmo, mas enfim vamos seguir.

                                                            
Na traseira lanternas verticais e linha são modernas 

Aqui outro ângulo da traseira 

A dianteira também é moderna e ao vivo não estranha.

A diferença na dianteira a mais óbvia é a grade dianteira, afinal em vez do logotipo da Fiat temos o leão da Peugeot, que ao vivo ficou bem nela e uma grade tipicamente Peugeot e o para-choque ganhou faróis de Neblina com DRL algo ausente da Fiorino, nas laterais as rodas ganharam calotas algo ausente na Fiorino que é "copinho", logotipo "Rapid" nas laterais onde na Fiat é "Fiorino", isso dá uma dica: a Fiorino é exportada como Ram Promaster Rapid para o México e então aproveitou para o Peugeot Partner Rapid brasileiro  e na traseira lógico o logotipo do Leão e o próprio espelho que ganhou seta de direção, o modelo é fabricado em Betim-MG, sim fabricado na mesma unidade da Fiorino, sim, ok não é primeira vez que um modelo Peugeot se vale da Fiat, a Boxer por exemplo se vale da Ducato, mas isso foi antes da Stellantis, agora com a Stellantis tudo fica mais fácil.

                                                        
Faróis de Neblina com DRL(exclusivo do Peugeot) 

Logotipo Rapid nas laterais 

Rodas de aço aro 14 com calotas, exclusivo do Partner Rapid 

Lanterna verticais, sim vieram do Fiorino e veio do Dobló e o símbolo da Peugeot

Logotipo Partner na traseira 

A grade com o símbolo do leão e tipicamente Peugeot 

Faróis com máscara negra 

POR DENTRO: Lógico você não vai esperar um interior luxuoso de um utilitário, então o interior dele é bem simples, mas tem detalhes como porta maquinha de cartão por exemplo e outros porta trecos voltados a quem o usa para o trabalho, lógico a diferença no interior é o volante com o logotipo da Peugeot o resto é igual, a Fiorino o painel inclusive com conta-giros que é pequeno e até comentei: "Num Strada Volcano que é de uso misto fica ruim, mas como a Partner é um veículo totalmente de trabalho não tem problema", ela vem de série com ABS, Air Bag Duplo(obrigatórios por lei), Ar Condicionado, Alarme,Coluna de direção regulável, Direção Hidráulica, ESP, ASR(Controle de tração), HSA(Hill Start Assist ou Hill Holder), Vidros e Travas elétricas e lógico a Fiorino tem esses itens, mas já adianto que a Peugeot Partner já começa a mostrar a onde é melhor negócio e tem o computador de bordo parecendo um "celular",  ao contrário de uma Strada Volcano isso é bom, embora na Strada a cor de fundo é azul e na Partner/Fiorino é uma cor de fundo meia esverdeada, para um veículo de trabalho acabou sendo uma mão na roda, isso é fato.

                                                             
Painel com conta-giros pequeno, computador de bordo parecendo um celular, mas ela é um veículo de trabalho, então o "celular" aí é uma ótima notícia, o conta-giros é digamos, algo que não incomoda num veículo de carga. 

Já o espaço interno para duas pessoas é ótimo e eu me ajustei bem(falo para mim que tem 1.74 metros, agora um pessoa, mais alta já não posso dizer) e me ajustei bem ao banco e vamos a onde interessa num furgão: a capacidade de carga é de 650KG ou 3.300 litros, é exatamente igual a sua irmã/rival por que só esses dois modelos disputam o mercado de furgões leves e o Partner Rapid tem o tapete para proteger o tanque algo que a Fiorino não tem, ou seja já vamos para o segundo round de equipamentos: Protetor de Carter, Brake-Light, Abertura um toque dos vidros elétricos, Banco com regulagem de altura, bancos em tecido, Botão de trava das portas dianteiras, Chave tipo canivete com telecomando, Compartimento para maquinas de cartão, Computador de bordo, Luz Interna na cabine com temporizador, Parasóis biarticulado, Porta Luvas com iluminação, Porta Objetos no painel central, Pré disposição para rádio(antena+auto falantes), Tomada de 12 Voltas, quatro ganchos para amarração no compartimento de carga, Divisor entre cabine e compartimento de carga, Luz interna no compartimento de carga, Portas traseiras bipartida em 180 graus, Faróis de Neblina com DRL e Repetidor de seta nos retrovisores, Indicador de afivelamento do cinto de segurança e Calotas, em comparação a Fiorino ela custa o mesmo preço: R$106.090 e entrega mais! afinal tapete do compartimento de carga, calotas integrais, farol de neblina com DRL, não está nem como disponível na irmã/rival.

                                                           
A capacidade de carga é de 650KG e tem tapete no compartimento de carga na versão Bussiness Pack 

MECANICAMENTE: O câmbio é manual de cinco marchas, aliás vem da Fiat inclusive é a C513, só que a versão digamos, um pouco mais "antiga" que dá nova Strada por exemplo(mas isso, vale para a Fiorino). O motor é o Fire Evo 1.4 Flex com bloco de ferro(sub-bloco de alumínio), cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gera 11.8KGFM a 4000RPM e 84CV a 6000RPM com gasolina e com álcool vai a 12.2KGFM a 4000RPM e 86CV a 6000RPM, sim é o mesmo motor da Fiorino que é digamos agora sua irmã/rival, a sua suspensão utiliza amortecedores telescópicos de duplo efeito nos dois eixos, na dianteira é Independente tipo McPherson com molas helicoidais e na traseira eixo rígido com feixe de molas e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, isso é igual a Fiorino não tem o que questionar e inclusive é os mesmos componentes.

                                                            
O Fire 1.4 gera 84CV com gasolina e 86CV com álcool 

ANDANDO COM ELA:  Chegou a hora de sair do Posto e hora de dirigir e aqui eu paguei o preço dos lançamentos automáticos e do Fluence CVT do meu irmão, sim eu apanhei no início, mas não foi culpa dela, até o vendedor se ofereceu para dirigir, aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento prestado, mas falei que não precisa é um pouco de entrosamento, algo que aconteceu no Kwid Outsider e lógico ligamos o carro e saímos na Rua engenheiro Max de Souza, eu confesso que já começava a gostar do Partner Rapid apesar dos sustos, mas sentia que pegar ritmo de jogo, mas ele até me advertiu de um erro, estava pisando um pouco mais do que o necessário(esclarecer não abusei, só para trocar a marcha) e aí pegamos o semáforo e esperamos o Captur e depois entramos na avenida Almirante Tamandaré e aí estava mais entrosado com o carro, fui engatando a segunda, terceira e logo a quarta, afinal fazia um bip, mas parecia ser alerta de troca de marcha para consumo de combustível, mas ele disse que não, então não sei o que era, de qualquer forma, o câmbio é curto, como todo veículo de carga e deixa o Partner Rapid experto no trânsito urbano e o Fire 1.4 mostrava que dava conta do recado e lógico seguimos bem, Lombadas desci e ela encarou muito bem isso e seguimos rumo a Rotatória que dá acesso a Álvaro Tolentino e aí entramos chamou atenção, os espelhos grandes que ajudam na manobra e entramos nela e aí a Partner Rapid começou a andar bem e lógico o limite dela é 50KM/H e fui nele, ela anda mais do que os 86CV sugerem, parecem que teria 91CV-95CV, mas vou explicar por que isso acontece: já falei, o câmbio é curto para ajudar quando carregada e também nas entregas urbanas onde ele vai estar e o motor Fire 1.4 entrega bom torque em baixa rotação e isso ajuda muito.  Aí deu para engatar a quinta e foi tranquilo, um Dobló estava do lado no espelho afinal havia entrado pelo lado esquerdo, afinal é o que entra e fui seguindo, mas lógico era providencial entrar a direita, confesso que achei o Dobló ia para frente, mas ele não foi e aí pisei um pouco mais e o Fire 1.4 se impôs e entramos na faixa da direita e fui seguindo, lógico que o asfalto ajudou um pouco, mas ela não teve aquele comportamento típico de carros com feixe de mola ou de carga onde ele estregam as pancadas na traseira, com a placa de pare, paramos e esperamos vi que não tinha ninguém e entrei na avenida Patricio Caldeira de Andrade e entrei aí uma avenida de 40KM/H fui nessa velocidade, lógico o câmbio é bom, mas exige um pouco de entrosamento(sim, falo de mim, mesmo, mas depois que se entrosa, vai tranquilo, lógico para quem vem de uma Fiorino obviamente vai ser tranquilo já que se trata do mesmo câmbio) e aí entramos no acesso que dá entrada a Governador Ivo Silveira esperei alguns carros e teve um carro que ia entrar do outro lado, já que tem uma rotatória embaixo do viaduto e aí entro sem problemas e aí espero por que tem a preferencial, sem ninguém vindo eu entro e vou a 60KM/H confesso que fui engata a quinta marcha, mas quase me compliquei melhor deixar em quarta marcha mesmo e seguir o Partner Rapid seguiu muito bem a Ivo Silveira e detalhe até vi um barulho, mas era fora do carro, era na construção confesso que me assustei, mas fui seguindo e logo o sinal deu uma fechada e aí parei e esperei, lógico o motor respondeu bem, lógico não é um foguete e nunca foi, mas também não dá para chamar de inadequado, afinal consegue entregar mais do que a potência sugere e aí abriu o semáforo e aí fomos seguindo e fui um pouco mais devagar por que estava perto da Florence Peugeot, entrei na Florence Peugeot no estacionamento de Paralepípedo  até que era para entregar e não entregou e aí entramos na Florence e colocamos a foto. 

                                                         
O câmbio é manual de cinco marchas 

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$98.430 é R$8.000 mais barata que sua irmã e única rival e  mais  equipada, o consumo urbano segundo o Inmetro com álcool é de 8.1KM/L e com gasolina é de 11.7KM/L e na rodovia com álcool é de 8.4KM/L e com gasolina é de 12.4KM/L o que dá em uso misto de 8.2KM/L com álcool e 12KM/L com gasolina, é econômica mesmo, sim são os mesmos números da Fiorino, mas eis que a Peugeot mostra onde o seu dinheiro vale mais: o preço das revisões é mais barata no Peugeot Partner Rapid que na Fiorino. E se tivesse R$98.500 você compraria? a resposta é sim, gostei da resposta do motor, da capacidade carga e detalhes pequenos, mas surpreendentes como tapete no compartimento de carga, caso a pessoa carregue mesas pequenas, isso evita arranhar o compartimento de carga, do espaço interno para duas pessoas, excelente consumo seja urbano ou misto e até mesmo rodoviário, DRL no farol de Neblina,  preço mais barato que a irmã/rival e também manutenção simples e fácil .O câmbio exige um pouco de entrosamento é verdade, mas algo para quem já vem da Fiorino é tranquilo e no caso meu, o preço de andar em carros de câmbio automático nos últimos tempos, algo que um muito comum hoje em dia. Lógico nenhum carro é perfeito, como eu disse o conta-giros é pequeno, mas é veículo puramente de trabalho, muita gente pode até achar o acabamento dela um pouco simples demais, mas é para trabalho, carros de trabalho são mais simples mesmos, então acredito que o Partner Rapid vai fazer valer o seu dinheiro investido e para esse público o que importa é valorizar o dinheiro e isso o Partner Rapid. Caso você queira algo mais em conta tem a versão Bussiness que custa R$93.830, mas aí você perde Protetor de Carter, Vidros/Travas elétricas, Coluna de direção regulável, Ar quente, Ar Condicionado, Alarme, Cinto de segurança com regulagem de altura, Direção hidráulica e Tapete protetor de carga. Foi um agilização  a francesa da Stellantis, afinal como a Fiorino já um produto pronto, foi fazer modificações(boas diga-se) e a Stellantis já tinha 100% desse mercado de furgões leves com o Partner antigo, agora é a oficialização dos 100% já que Volkswagen renunciou a esse mercado a 20 anos, a Chevrolet a oito anos e a Renault renunciou a quatro anos e por mim que o que continue o processo de compartilhamento, afinal o 208 três cilindros aspirado está prestes a chegar a Florence Peugeot e como eu já disse o Expert vai ganhar irmão na Fiat também, é uma troca e quem sabe no futuro o três cilindros turbo vai ao 208? aí só o tempo vai dizer. Mesmo assim a Peugeot é a única ter três tipos de combustíveis nos furgões: Diesel(Expert e Boxer), Flex(Partner) e elétrico(e-Expert, essa vendida só no Rio de Janeiro e São Paulo apenas).

                                                   

Teclas vieram da nova Strada, inclusive que desliga o controle de tração 

Porta-maquinha de cartão 

Outro porta maquinha de cartão aqu


                                                    FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8 válvulas, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e variável, flex
CILINDRADA: 1368cm3
DIÂMETRO X CURSO: 72 x 84 mm
CILINDRADA: 1368cm3
TAXA DE COMPRESSÃO: 12,3:1
POTÊNCIA: 84CV a 6000RPM com gasolina e 86CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 11.8KGFM a 4000RPM com gasolina e 12.2KGFM com álcool nas mesmas rotações
CÂMBIO: Manual de cinco marchas
CARROCERIA: Furgão, 2 portas e dois lugares 
PESO: 1131KG
PESO/POTÊNCIA: 13.5KG/CV com gasolina e 13.1KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 95.8KG/KGFM com gasolina e 92.7KG/KGFM com álcool
VOLUMES: Capacidade carga 650KG e tanque de combustível 55 litros
SUSPENSÃO: Amortecedores hidráulicos de duplo efeito
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson com molas helicoidais
TRASEIRA: Eixo rígido com feixe de molas
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS, EBD, ESP, ASR(Controle de tração) e HSA(Hill Start Assist ou Hill Holder)
DIREÇÃO: Hidráulica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Aço aro 14 com calotas, 175/70/R14
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado, Coluna de direção regulável, Direção Hidráulica, ESP, ASR(Controle de tração), HSA( Hill Start Assist ou Hill Holder), Vidros/Travas/ Espelhos elétricos, porta-maquinhas de cartão no interior e tapete para o compartimento de carga.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Não tem
GARANTIA: 1 ano sem limite de quilometragem
PREÇO: R$98.490 

AGRADECIMENTO A FLORENCE PEUGEOT E AO VENDEDOR PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO! 



                                                                 

       


                                                   



                                                     


                                                    


                                                       

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