AVALIAÇÃO: FORD MAVERICK LARIAT FX4 ECOBOOST AWD: ESPORTIVO EM CORPO DE PICAPE

                                                         

         PICAPE AGRADA COM VISUAL E DESEMPENHO

No lançamento da Maverick fui no Ford Dimas e aí me falaram que ela estaria no bairro do estreito, Florianópolis, fui dar uma olhada nela e lógico o visual me agradou, assim como detalhes de acabamento e lógico, falei com o vendedor e ficou difícil o contato, mas enfim passado o tempo fui no estreito, estava indo para lá, por que não ir ver a Maverick de novo? e quem sabe rola o test-drive? enfim cheguei na Dimas Ford.

 Cheguei lá a secretária me atendeu e aí falou que ia encaminhar para o vendedor, mas eu tive que ir fazer outras coisas, mas viria, na volta fui alí e chegou a vendedora(inclusive vou deixar o contato no final) e aí falei sobre a Maverick, ela falou que estaria na Dimas Volvo que é do lado, estaria pronta para lavação e aí falei sobre as dimensões dela, entre -eixos, o motor e câmbio e aí ela me "tu sabe heim?" sempre tem alguma coisa para descobrir, sempre respondo isso e chegamos na picape ela mostrou os carro, os detalhes do consumo e explicou sobre a tração e o câmbio e aí perguntei se podia fazer o test-drive, aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento prestado e ela disse que sim.

POR FORA: O visual da Maverick é bonito, parece a F-150 em tamanho reduzido, lógico é uma Sport Utility Pick-up, digamos assim, ela é feita na plataforma C2 a mesma do Bronco Sport que serve ao Focus europeu de quarta geração, ela mede 5.11 metros de comprimento, 1.84 metros de largura, 1.73 metros de altura e 3.08 metros de entre -eixos, a inspiração na F-150 veio justamente por ela ser o carro mais vendido dos EUA, isso é natural, lógico a Maverick a rigor não tem concorrente, lógico se pensa na Toro Ultra Turbo Diesel 4x4, mas o foco é diferente, tanto que os públicos acabam sendo bem diferentes, no caso da Toro ela mede 4.94 metros de comprimento, 1.86 metros de largura, 1.67 metros de altura e 2.98 metros de entre -eixos, a Maverick é maior em tudo com exceção da largura que é 2cm menor, mas Maverick é 17cm mais comprida, 7cm mais alta e 10cm a mais no entre -eixos. Realmente a única similaridade é que ambas partem de SUVs no caso a Maverick do Bronco Sport e a Toro vem de Renegade/Compass/Commander. depois eu vou contar o off-road.

                                                               
Pacote FX4 off-road é o que vem para o Brasil 

Versão Lariat é avaliada e única no Brasil 

Cromado invade os faróis 

Faróis Full-Led com DRL 

O Visual é inspirado na F150 tanto na traseira como na dianteira..

e realmente é bonita 

Agora os ângulo de entrada é de 20.6 graus, a altura livre do solo é de 21.8cm e ângulo de saída é de 21.2 graus, a Toro Ultra tem ângulo de ataque de 24.7 graus, a altura livre do solo é de 22.3cm e o ângulo de saída é de 27.9 graus, como eu já disse sobre similaridades, agora as diferenças são grandes: a Maverick foi focada no mercado norte-americano e a Toro focada no mercado sul-americano, então a Toro não tem digamos um "Motorzão" tanto que o motor de melhor desempenho dela é das versões mais baratas: O Turbo 270 Flex e não o Turbo Diesel e lógico pela Maverick ser focada no mercado norte-americano a capacidade carga é menor, como eu vou explicar mais á frente, mas a Maverick é basicamente única no segmento digamos assim. A Maverick é fabricada em Hermosillo, Sonora, México.

                                                 
O Nome Maverick estampado na tampa da caçamba 

Logotipo AWD denuncia a tração integral 

Rodas de liga-leve aro 17 
Lanternas traseiras em Led e inspirada na F-150 também



POR DENTRO: O acabamento dela é muito bom, bonito e bem acabado, aliás o painel tem boa visualização destaque para tela de TFT de 6.5 polegadas para o Computador de bordo e outras funções, o modelo vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei)/Lateral/Cortina e de joelhos para o motorista, Alarme, Ar Condicionado digital de duas zonas, Central Multimídia My Sync de 8 polegadas, Coluna de direção regulável(em altura e profundidade), Direção Elétrica, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Controle de estabilidade(ESC na Ford ou se você preferir ESP), Controle de tração(TCS), Alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, Farol Alto automático e Assistente de partida em rampa(HLA na Ford), calma que temos mais, mas essa é a primeira parte,  a Toro Ultra tem lista parecida, mas acrescenta Alerta de mudança de faixa e a central multimídia é de 10 polegadas e  o alerta de frenagem de emergência dela não detecta pedrestres e ciclistas e custa R$213.390 são R$20.000 a menos que a Maverick, mas você vai ver os débitos e lógico a Maverick segue outra proposta como eu já disse.

                                                                  
A Central Multimídia é de 8 polegadas 

Os instrumentos são analógicos de boa visualização e no meio tem a tela de TFT de 6.5 polegadas

No espaço interno um destaque, afinal como tem motor transversal e mais de 3 metros de entre -eixos, a picape equacionou bem o espaço, inclusive com a altura apesar de você sentar parece que está num carro de passeio, lógico você vê o final do capô como num suv(e muitos nem dão isso), mas a posição de dirigir é mais baixa que uma picape, a Toro e a Oroch(só estou usando o exemplo das duas, por que uma picape média é bem mais alta, aí sim é óbvio) tem posição mais de picape, aqui parece que estou num carro de passeio, na dianteira você se ajusta muito bem, eu mesmo consegui me ajustar muito bem na picape, cheguei a achar que estava um pouco distante e aí fui um pouco mais para frente e na traseira, fui ver na minha posição sobra um verdadeiro latifúndio e com o banco recuado todo, considerando que bancos elétricos recuam muito, ainda eu fiquei digamos justo: não sobrou, nem faltou e nem "roçou" a perna, deu para ver que a picape tem um excelente espaço interno.

                                                         
Com o banco todo recuado, acabou ficando bem justo 

Com o banco na minha posição sobrou um verdadeiro latifúndio 

E vamos colocar o segundo round da lista de equipamentos de série: Ganchos para reboques dianteiros, Adesivos esportivos FX4, Compartimento extras nas laterais da caçamba, Faróis dianteiros em LED, Brake-Light, Pontos e ganhos de fixação da caçamba, Rodas de liga-leve aro 17, Pneus de uso misto, Protetor de caçamba, Estepe full-size(o mesmo tamanho das rodas titulares), abridor de garrafa na caçamba, Engate para reboque com conector para quatro pinos, Retrovisor externo com seta repetidora, Banco do motorista com ajuste elétrico em oito posições, Banco do passageiro com ajuste manual em seis posições, Banco do motorista e do passageiro com porta-revistas, Compartimento embaixo do banco traseiro de 73 litros, Console central com porta-copos e descansa-braço integrados, Iluminação interna ambiente, Luz de Leitura, Para-Sol com Espelhos e luz de cortesia(motorista e passageiro), Para-brisa acústico, Tapete de Borracha, Volante revestido de couro, Alarme de segurança com imobilizador, três alças de segurança traseira/dianteiro, Cinto de três pontos para todos os ocupantes com pré-tensionador, Encosto de cabeça para todos os ocupantes(esses dois últimos obrigatórios por lei desde 2020), Controle automático de descida(HDC), IsoFix, Luz DRL diurna de LED(DTRL), Proteção inferior, Sensor de monitoramento de pressão dos pneus, Trava elétrica da caçamba, Abertura das portas por código(Keypad), Câmera de ré, Chave com sensor de presença Acesso Inteligente e botão de partida(Ford Power), Freio de mão eletrônico, Função auto Hold, Cinco modos de condução( Normal, escorregadio, Lama/terra, Areia e rebocar/Transportar, Painel com tela de TFT de 6.5 polegadas, Piloto automático, Seletor de marcha rotativo(e-shifter), Tomada de 12 volts, Vidro da caçamba deslizante elétrico, Alerta de acionamento do alarme no celular, Alerta de funcionamento do de veículo, Partida remota agendada, partida remota com acionamento do ar condicionado, Sistema de localização do veículo, Status Remoto do veículo, Travamento e destravamento remoto do veículo(do alerta de acionamento do alarme no celular até o destravamento remoto faz parte do Ford Pass), Comando de áudio no volante e voz da central multimídia, Android Auto e Apple Car Play, Entradas USB tipo A e tipo C, seis alto-falantes e rádio AM/FM e ela não tem opcionais, só as cores e não acrescenta ao preço do carro, mas lógico a lista é excelente, ela é bem equipada e detalhe para serviços conectados na Toro você tem pagar R$2.500 a mais o que o preço da Toro vai a R$215.980 aí são R$18.000 a menos e fora que ela na versão á diesel não tem os cinco modos de condução da Maverick. 

                                                              
O acabamento dela é muito bom 

A sua capacidade de carga é de 617KG contra 1010KG da Toro Ultra, mas aí entra a questão: a Maverick é focada no mercado norte-americano, só para ter uma ideia picapes grandes como a F-150, Silverado 1500 e Ram 1500 levam em torno da capacidade da Maverick, então isso é normal, sim temos no Brasil a Ram 1500 Rebel e a F-150 chega no ano que vem ao mercado brasileiro, já Toro é focada no mercado sul-americano e tem a lei do motor á diesel(1000KG) e as versões Flex dela levam 750KG(1.3 Turbo) e 650KG(o antigo 1.8) estou colocando esses exemplos para esclarecer sobre a caçamba da Maverick e a capacidade de reboque é de 499KG é 99KG a mais que a Toro diesel e tem como acessório a capota marítima com capota elétrica, que a vendedora Ligiane me mostrou, depois vão ver as fotos, aliás tenho que agradecer ao excelente atendimento dela.

                                                            
Aqui a foto da capota marítima se recolhendo elétricamente 

A capacidade de carga é de 617KG 

MECANICAMENTE: O câmbio é o o automático de oito marchas, o mesmo usado no Bronco Sport, a Toro diesel vem com o automático de nove marchas. O motor é o Duratec Ecoboost 2.nada 16V(2 litros, 2.0 ou 2000 como queira entender) com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta que gera 38.7KGFM a 3000RPM e 253CV a 5500RPM, é o mesmo motor que já foi usado no Fusion, já foi usado inclusive em Jaguar, Land Rover e Volvo também, todas que já pertenceram a Ford  e lógico no Bronco Sport também e agora com a mesma calibração da Maverick, mas tenho uma observação: o curioso que a calibração de potência é igual ao Focus ST de terceira geração(sim a última vendida no continente americano) o que a deixa como um esportivo em corpo de picape de quebra a Ford ainda arrumou um pouco mais de torque e lembrando que a Maverick é mais leve que o Fusion que também já saiu de cena, já a Toro Ultra tem o motor Multijet TD 350 2.nada 16V Turbo Diesel 4x4 da família Pratola Serra com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção common-rail que gera 35.7KGFM a 1750RPM e 170CV a 3750RPM, aqui já começa o abismo, e lógico como eu disse no início a Toro não tem um "motorzão" como ocorre com a Maverick(esclarecendo: o Ecoboost é um excelente motor como você vai ver) a diferença é de 3KGFM e 53CV em favor da Ford sendo a á gasolina, mas lógico a Maverick é basicamente única no segmento, afinal a Toro á diesel é como se fosse abaixo das médias e lógico um pouco mais abaixo a Toro Turbo 270 e a Oroch TCe 1.3 estão em nível bem inferior a Maverick e depois eu conto para ter o mesmo desempenho da Maverick, você teria pagar bem mais. A sua suspensão é Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, sendo McPherson na dianteira e Multlink na traseira, bom aí é a única situação que entra em similaridade com a Toro Diesel 4x4 e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, a Toro é a tambor na traseira e a Maverick entrou no seleto grupo de picapes com freio á disco na traseira onde estão: Ram 1500,2500 e 3500, Volkswagen Amarok e Nissan Frontier.

                                                             
O motor Ecoboost 2.nada 16V (2 litros, 2.0 ou 2000) derivado da família Duratec gera 253CV 

ANDANDO COM ELA: Depois que a vendedora me apresentou a picape, pedi o test-drive e aí ela faz só teve que tirar ela e deixar de frente, lógico as dimensões avantajadas para uma picape monobloco fazem ter que ter cuidado na manobra e aí ela deixa de frente, ela disse "eu deixe de frente, para você sair melhor" e aí entro na picape e lógico, o câmbio é o botão giratório e aí P,R,N e D e eu digo ele é bem prático e aí coloco em D, lógico tem um XC60 na frente e aí viro o volante para ver se consigo sair e vou virando com cuidado, o capô que dá para ver de frente ajuda e muito e aí saímos e seguimos rumo a rua José da Anchieta a direção agradou nas mas manobras e bem e lógico e aí entramos na José de Anchieta e lógico esperei e vi que ninguém vinha e aí entrei e aí fui entrar na Avenida marinheiro Max Schramm, espero o trânsito passar afinal é uma avenida movimentada e aí entro na avenida sinto que não tem carro á frente, dou um kickdown e a picape respondeu de maneira rápida e com um ronco bem bonito para quem não tem escapamento esportivo, parece que um Focus ST incorporou nela, lógico o câmbio ajudou também, assim como a tração integral .  Eu perguntei a vendedora qual é a velocidade permitida, me respondeu 60KM/H e aí beleza fui seguindo a 60KM/H depois que cheguei a 65KM/H dei uma aliviada deixei a 60KM/H e fui seguindo, o isolamento acústico é muito bom, lógico o ronco só vem a cabine se pisar forte e olha se a Maverick anda muito bem, imagina a hora que chegar a versão ST especulada no mercado norte-americano..., mas enfim fui seguindo o trânsito e lógico como baixou para 40KM/H fiz um leve kickdown só que um Sandero na frente, fui obrigado a reduzir e apertei o freio, freio á disco nas quatro rodas, a picape freia bem, lógico não fui louco no limite e aí esperei o semáforo e aí fui seguindo e dei um kickdown para ir 60KM/H e lógico a picape respondeu rápido e prontamente, afinal para ter o nível de performance da Maverick você vai ter que gastar bem mais, depois eu explico mais á frente e lógico, nela você senta numa posição digna de carro de passeio, mas com ampla área envidraçada e ainda dá para ver o  final do capô e fui seguindo até a entrada de Avenida Atlântica e tinha outro semáforo e aí esperei o sinal verde e lógico entrei na Avenida Atlântica e aí depois entrei na avenida Rubens Alvez, que é uma avenida de Paralepípido, a picape não entregou nada do piso, realmente a suspensão é bem acertada quanto a conforto e desempenho e aí entro Elesbão Pinto da Luz e lógico o sinal logo fica verde e aí entro na Max Schramm e aí sem ninguém aproveito para fazer o kickdown e aí lógico ela responde bem e muito bem, quando eu vejo já dei uma leve ultrapassada 60KM/H e aí alivio para evitar problemas, lógico uma pessoa passando na faixa de pedestre e aí alivio, mas tudo certo, como eu disse: ela é um esportivo em corpo de picape e vou seguindo a 60KM/H, lógico a vendedora, que aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento me informou que dependendo da cor a fila de espera pode chegar até 30 dias pelo modelo e aí vou entrar no Dimas Ford e lógico um Hyundai HR vi que dei seta e parou e aí fui entrar só que um Accelo resolveu não parar e aí esperei o Accelo(caminhão leve da Mercedes-Benz) e aí depois de algum tempo eu entro no estacionamento do Dimas Ford e aí coloco as fotos que você vê na matéria tirando as fotos do painel e do câmbio.

                                                              
Câmbio automático de oito marchas e seletor a moda jaguar Land Rover

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$233.310 a rigor ela não tem rivais, afinal a Toro Ultra 4x4 é diesel e segue outra proposta e para ter o mesmo nível de performance, você terá que pagar R$295.000 até R$327.000 por uma Amarok V6 sem o nível de equipamentos da Maverick, mesmo na versão Extreme, ou o dobro do preço de uma Ram 1500 Rebel V8 que custa R$456.950, realmente não existe uma picape melhor com custo/desempenho/benefício que a Maverick, lógico existem picapes mais baratas? sim, mas sem o nível de performance dela, o seu consumo urbano é de 8.8KM/L e o rodoviário com 11.1KM/L, pela cavalaria que ela tem, o consumo não é alto, lógico que a Toro se beneficiando do diesel faz 10.1KM/L na cidade e 12.6KM/L com gasolina e lembre-se: A Turbo 270 com gasolina faz 11.2KM/L na rodovia e tem bem menos desempenho, então logo pela cavalaria apresentada não achei alto não(lógico, cada um sabe onde digamos, o "calo aperta".  Para mim a Maverick é como se fosse um "sucessor do Fusion, com caçamba"(o que é um elogio) e a própria vendedora eu perguntei, mas a maioria dos clientes do Fusion migraram para o Bronco Sport que é digamos, o irmão dela.

  E se tivesse R$233.320 você compraria? a Resposta é o sonoro sim: pesa a favor dela, acabamento, desempenho excelente , excelente dirigibilidade, visual bonito e imponente, bom pacote de equipamento, um consumo digo que até bom pela potência que está disponível para ela, excelente acabamento,  excelente espaço interno olha não vi críticas pesadas a Maverick, lógico nenhum carro é perfeito, alguns podem reclamar que só vem em única versão, outros podem reclamar da capacidade de carga, mas tem uma coisa: não vou criticar a capacidade carga por que não critiquei a capacidade de carga da Ram 1500 Rebel, então logo isso para mim não é problema, você pode alegar que a Ranger leva 1 tonelada, mas lembre-se a Ranger atual foi lançada na Austrália e Tailândia em 2011(lógico teve os facelift depois) e América Latina em 2012(inclusive até o México) então a Ranger atual foi focada nesses mercados, tanto que só estreou nos EUA em 2019(lógico uma nova geração da Ranger chegará ao mercado em 2023 no mercado brasileiro) e ela está disponível nas cores:Azul Lyse(Perolizada), Azul Malacara(Sólida e cor do modelo avaliado), Cinza Torres(Perolizada),Laranja Delhi(Perolizada), Prata Orvalho(Perolizada), Branco Artico(Sólida), Preto Astúrias (Perolizada), Cinza Dover(Sólida), Azul Indianápolis(Perolizada) e Vermelho Aurora(Perolizada), bastante opções de cores no catálogo.

                                                               
Teclas para abrir e fechar portas, mas caso você não gosta, finja que não existe e elas não iram lhe incomodar.


MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler , injeção direta a gasolina.
CILINDRADA: 1999cm3
DIÂMETRO X CURSO: 87.5 X 83.1mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10:1
POTÊNCIA: 253CV a 5500RPM
TORQUE:38.7KGFM a 3000RPM
CÂMBIO: Automático de oito marchas e tração integral permanente
CARROCERIA: Picape, cabine dupla, quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 5.11 metros, largura  1.84 metros, Altura 1.73 metros e entre -eixos 3.08 metros
OFF - ROAD: Ângulo de entrada 20.6 graus, altura livre do solo 21.8cm e ângulo de saída 21.2 graus
PESO: 1744KG
PESO/POTÊNCIA: 6.9KG/CV
PESO/TORQUE:45.1KG/KGFM
VOLUMES: Capacidade de carga 617KG e tanque de combustível 67 litros
SUSPENSÃO:  Independente tipo nas quatro rodas molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Multilink
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS,EBD, ESP, Controle de tração e Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17, pneus 225/65/R17 
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal/lateral/cortina e joelhos para o motorista, Alarme, Ar Condicionado digital dual-zone, Coluna de direção regulável, Central Multimidia My Sync de oito polegadas, Direção Elétrica, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, HDC(Hill Descent assistente ou assistente de descida), Alerta de frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclitas, Frenagem de emergência, Farol alto automático(HBA), Sistema Ford Pass e seletor de cinco modos de condução
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Não tem 
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$233.310

AGRACIMENTOS A VENDEDORA E A FORD DIMAS PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO, PELA CONFIANÇA NO SEU PRODUTO.

FICOU INTERESSADO? VOU DEIXAR O CONTATO DA VENDEDORA QUE ME ATENDEU

LIGIANE LUZ
48 999131356 








                                                            


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