AVALIAÇÃO: HYUNDAI PLATINUM TGDI : MUDAR PARA MANTER

                                                        

HB20 MUDA PARA MANTER A LIDERANÇA CONQUISTADA E GANHA MAIS EQUIPAMENTOS 

O HB20 já completa 10 anos de mercado em Outubro, mas lógico a primeira geração foi de 2012 até 2019 e a segunda é de 2019 até hoje, mas a segunda geração ganhou um facelift e se analisar a Hyundai segue a lógica: a cada três anos um facelift na geração, embora mantendo a plataforma PB com alterações.

  Então sabendo do lançamento do novo HB20 fui até a Geração Hyundai para ver e aí vi uma unidade exposta no showroom e a moça chamou o vendedor e conversei com ele, sobre o motor, sobre equipamentos e pedi o test-drive, ele falou que o modelo só estaria disponível para test-drive  na semana seguinte e aí falei que iria, embora pensei em sexta-feira, mas acabei indo na quinta-feira aproveitando que tinha pegar resultado de exame numa clínica próxima e aí fui a geração Hyundai, só que aí tive que esperar um pouco e aí depois o próprio vendedor pediu para me colocasse outro vendedor, aliás os vendedores me atenderão muito bem, tenho que agradecer pelo atendimento e aí foi outra vendedora me atendendo e aí expliquei para ela sobre o blog e as matérias que já tinha feito com outros modelos da Hyundai e aí ela autorizou me esclereceu que o modelo do test-drive é o Platinum e não o Platinum Plus. 


POR FORA: A primeira geração do HB20 sempre teve visual bonito, mesmo com o facelift, mas a segunda geração veio com a polêmica dianteira que até ganhou apelido, embora a traseira eu até achei legal ao vivo, mas a dianteira não deu para se acostumar, mas o HB20 continou vendendo bem que de quebra assumiu a liderança dos carros de passeio em 2021, você pode alegar que ajudou os problemas enfrentados pela Chevrolet com o Onix, na crise dos semi-condutores, ou o "toma-lá-dá-cá" na Fiat em que uma hora era o Mobi e outra hora o Argo assumindo a "bronca" em Betim-MG e já com a Strada líder, a Fiat "renúnciou" a liderança dos carros de passeio, ficando só com a Strada na liderança geral e o fim da produção do Ford no início daquele ano, mas o HB20 sempre teve méritos próprios, afinal um leque de versões para bolsos e gostos, bom acabamento e de quebra e de quebra a Hyundai sempre atenta as modernidades do mercado, ele é feito na plataforma PB, ele ganhou novo farol dianteiro, com nova grade dianteira em que é dividida e a parte inferior até brinquei com o vendedor na semana anterior que daria para ter uma versão N com motor 1.6 16V TGDI do New Tucson, mas aí é "delírio" meu, mas um N-Line eu já creio ser bem pláusível e na rampa de lançamento, na lateral as únicas mudanças são as rodas aro 16 e lógico a hora que a dianteira se junta com a lateral, na traseira novas lanternas que agora se emendam uma com a outra e com isso o modelo cresceu agora ele tem 4.01 metros de comprimento,  crescendo 7cm, a largura é de 1.72 metros, a altura é de 1.47 metros e o entre -eixos é de 2.53 metros. O modelo é fabricado em Piracicaba-SP.

                                                        
A Emenda da lanterna uma com a outra em led 

Lanternas em led 

Faróis com luz de DRL.

O Visual da traseira que para mim não era problema, conseguiu ficar melhor e muito

Aqui de outro ângulo 

Nova grade dianteira e novos faróis, deixaram o HB20 de volta com visual bonito 

E agora vamos contra os rivais, lembrando que o Argo perdeu o motor 1.8 e junto com ele o câmbio automático, o Sandero perdeu o motor 1.6 inclusive tanto CVT como manual então eles estão fora de ver as medidas e lógico o Polo vale a observação que tem uma mudança visual programa, mas estará aqui, por que ainda tem o câmbio automático 

PEUGEOT 208 ALLURE 1.6 16V AUT

Comprimento: 4.05 metros     Largura: 1.74 metros        Altura: 1.45 metros   Entre - eixos: 2.54 metros 

TOYOTA YARIS HATCH XS 1.5 16V CVT

Comprimento: 4.14 metros     Largura: 1.73 metros      Altura: 1.47 metros    Entre -eixos: 2.55 metros

VOLKSWAGEN POLO COMFORTLINE 200 TSI 

Comprimento: 4.05 metros     Largura: 1.75 metros    Altura: 1.46 metros     Entre -eixos: 2.56 metros

CHEVROLET ONIX LTZ 1.NADA 12V TURBO (1.0, 1 litro ou 1000 como queira entender)

Comprimento: 4.16 metros      Largura: 1.73 metros   Altura: 1.48 metros    Entre -eixos: 2.55 metros

HONDA CITY HATCH EXL 1.5 16V 

Comprimento: 4.34 metros      Largura: 1.75 metros   Altura: 1.50 metros   Entre -eixos: 2.60 metros 

Note que continua tendo o menor comprimento da turma com 4cm atrás do 208, mas lembre-se que pode ser uma vantagem na hora de procurar vaga para estacionar, ele é o mais estreito só perdendo por 1cm para o Onix, na altura é o terceiro mais alto junto com o Yaris, perdendo por 1cm para o Onix e vencendo por 1cm o Polo e no entre - eixos é o menor da turma ficando 1cm atrás do 208, mas lógico já adianto que a Hyundai deve ter feito algumas alterações no banco dianteiro para dar algum espaço.

                                                                     
Maçanetas cromadas com chave presencial 

Rodas de liga-leve aro 16 

Logotipo TGDI denuncia o motor três cilindros turbo 

Lanterna de ré nos para-choques e seta direção também 

POR DENTRO: O Painel é bonito e bem acabado e lógico vale lembrar que em 2012 o HB20 sugiu a régua dos compactos nesse sentido, sim ele continua bem acabado e bonito e o painel agora tem algo que chega a ser interessante e aliás a vendedora me corrigiu, cheguei a pensar que é uma tela de TFT de 7 polegadas, mas ela falou que não, é de 4.2 polegadas no centro, mas eu vi que formou um belo conjunto com o painel digital e de quebra a vendedora me mostrou que você pode mudar a cor: do azul para o vermelho e do vermelho para o verde e aí vai ao seu gosto e gostei e confesso que as três estão bem, ele vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei)/lateral/ cortina, ESP, Controle de tração, Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, Central Multimídia de 8 polegadas, Coluna de direção, Hill Holder(HAC na Hyundai), Alarme, Ar Condicionado, Vidros/Travas e Espelhos elétricos, agora vamos ver o que os rivais tem a oferecer o Peugeot 208 custa R$99.990 é quase R$6000 a menos, mas deve em relação ao HB20 Air Bags de cortina, embora a central multimídia seja de 10.3 polegadas e calma que ainda vem o segundo round, o Toyota Yaris XS custa R$103.690, são R$2.000 a menos quase e traz Air Bag de Joelhos, alerta de frenagem de emergência e alerta de mudança de faixa, mas a central multimídia é de 7 polegadas e você vai ver outros débitos para o HB20, o Volkswagen Polo Comfortline 200 TSI custa R$109.370 é R$4000 a mais e ainda deve perante ao HB20 o Air Bag de cortina para o HB20 e sim calma que temos o segundo round, embora a central multimídia seja de 10.1 polegadas, o Chevrolet Onix LTZ custa R$97.390 ok é R$8000 e também tem Air Bag de cortina, mas ele tem outros débitos perante ao HB20 que você verá aqui no decorrer da matéria e por último temos o Honda City EXL que traz todos os itens do HB20 e custa R$118.600 , ou seja é R$13.000 a mais!  realmente, tirando o Onix, o 208 cobra menos, mas dá menos, o Yaris você vai ver a onde vai dever, o Polo dá menos e cobra a mais e o City Hatch cobra muito mais pela mesma quantidade de equipamentos, o custo/benefício do HB20 é bom.

                                                              
Central multimídia de 8 polegadas 

O Painel digital conta com conta-giros e velocímetro digital e tela de TFT de 4.2 polegadas no centro, confesso que me confundi pensei que era de 7 polegadas de tão bem feita.

No espaço interno na dianteira o HB20 sempre acomoda muito bem os ocupantes, já na traseira mesmo com aumento de entre-eixos acabou melhorando um pouco, mas ainda não fez milagres, mas mesmo assim esse modelo reestilizado me causou uma surpresa: com o banco na minha posição, sobra um espaço bem grande, agora com o banco recuado surpresa: fiquei justo, não sobrou e nem faltou, afinal tenho 1.74 metros, lógico quem tiver acima disso pode se complicar, mas vou colocar como eu mesmo, então o espaço interno agora está digamos ok, não sei se houve redução dos bancos dianteiros, lembrando que andei na Diamond Plus 2019/2020 que tinha bancos de couro, pode ser que as versões abaixo da Platinum Plus tenham bancos dianteiros menores(sim, você se sente bem sentando neles) ou a Hyundai trocou os bancos, sinceramente aí não sei.

                                                     
Espaço com o banco recuado, fiquei justo: não sobrou nada 

Com o banco na minha posição sobrou um espaço gigantesco 

E agora vamos ao segundo round dos equipamentos: Retrovisor externo da cor da carroceria, Maçanetas externas cromada, Faróis de Neblina dianteiro com projetor, Roda de liga-leve aro 16, Acabamento em preto fosco, Lanterna em Led, Faróis com DRL, Bancos em tecido preto, Maçaneta interna cromada, Volante revestido em couro, Botão do freio de mão cromada, Apoio de braços laterais revestida em couro, Painel de instrumentação com tela de TFT de 4.2 polegadas e LCD ao redor, Console central revestido em couro, EBD, Cinto de segurança de três pontos com pré-tensionadores, apoio de cabeça para todos os ocupantes(esses dois obrigatórios desde 2020 e lógico a regulagem não é obrigatória e o HB20 tem), Estrutura com deformação programada, Coluna de direção colapsável, Sinalização de frenagem de emergência(ESS), Isofix, Alerta sonoro de cinto de segurança para motorista e passageiro, barra de proteção lateral, Trava de segurança nas portas traseiras, Alerta de presença no banco traseiro(ROA), Travas elétricas no porta-malas, Espelho de cortesia no para-sol para motorista e passageiro, acionamento intermitente da seta de direção (3x), Travamento automático das portas e porta-malas as 20KM/H, Console Central com porta-objetos, Partida por botão e remota por chave, Retrovisor externo rebatível e seta de direção, Banco do motorista com regulagem de altura, Console do teto com Luz de leitura, Luz de teto central,  Sensor crepuscular, Bolsa porta-revista no encosto do passageiro, Faróis com função Welcome e Escort, Alça de segurança dianteira e traseira, Piloto Automático, Sensor de estacionado traseiro, Apoio de braço deslizante no console, Piloto automático e limitador de velocidade(check-control), Partida do motor por botão, Chave presencial Smart Key com telecomando de portas e porta-malas, Câmera de ré, Monitoramento da traseira via câmera, Computador de bordo, quatro alto-falantes, sistema Bluelink, Entrada USB tipo A, Entrada USB tipo C para recarga rápida no celular, Entrada USB tipo B para o banco traseiro, Multimídia com android auto e apple car play e Antena Tipo barbatana. Aqui vamos aos débitos, ok agora vamos ver os rivais o 208 tem Roda aro 16, mas deve air bag de cortina embora seja R$6000 a menos, o Onix tem lista parecida,  mas deve rebatimento elétrico, o Polo e o Yaris tem rodas de liga-leve aro 15, outra dívida do Yaris e o Polo além de dever air bag de cortina tem a roda aro 15 e o City EXL Hatch tem esses itens de série, mas custa R$13.000 a mais, é muito dinheiro. Lógico que Yaris e 208 tem outras dívidas que você verá no decorrer da matéria. O único opcional do HB20 é a cor que na cor do modelo avaliado custa R$1000 a mais.

                                                            
O acabamento do HB20 sempre foi destaque e agora não é diferente 

O seu porta-malas continua com 300 litros é excelente para um Hatch compacto, mas lógico é evidente que um sedã atenderia melhor, mas isso vale para todos os hatches, mas mesmo assim ele está muito bem situado.

PEUGEOT 208: 265 litros
TOYOTA YARIS HATCH: 310 litros
VOLKSWAGEN POLO: 300 litros
CHEVROLET ONIX: 275 litros
HONDA CITY HATCH: 268 litros

É o segundo maior porta - malas só perdendo por 10 litros para o Yaris e empatando com o Polo e de quebra colocando 25 litros no terceiro colocado o Chevrolet Onix. vamos a média do segmento: 286.3 litros, ou seja: 286 litros e o HB20 tem um porta-malas acima da média.

                                                             
O seu porta-malas é de 300 litros 

MECANICAMENTE: O câmbio continua o automático de seis marchas. O motor é o três cilindros 1.nada(1.0, 1 litro ou 1000 como queira entender) Turbo GDI(TGDI) da família Kappa com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta que gera 17.5KGFM a 1500RPM e 120CV a 6000RPM nos dois combustíveis. A sua suspensão é Independente tipo McPherson com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Semi - Independente com eixo de torção, na receita de suspensão todos os rivais seguem essa e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, nos freios todos os rivais seguem a mesma risca com exceção do Polo 200 TSI que tem freios á discos sólidos na traseira.  Agora vamos ver os rivais tem a oferecer 

PEUGEOT 208 ALLURE 1.6 16V AUT
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.6 16V da família EC5 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada sendo variável na admissão

TOYOTA YARIS XS 1.5 16V CVT
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas
MOTOR: 1.5 16V da família NR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis

VOLKSWAGEN POLO COMFORTLINE 200 TSI
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 200 TSI 1.nada 12V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.

CHEVROLET ONIX LTZ 1.NADA 12V TURBO
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1.nada 12V Turbo da família CSS Prime ou SGE(Small Global Engine) com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo e intercooler 

HONDA CITY EXL
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas
MOTOR: 1.5 16V da família L da Honda com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e injeção direta.

Aqui temos duas escolas de câmbio: Automático seis marchas ou CVT, no caso do HB20 ele está no automático seis marchas, junto com Peugeot 208, Volkswagen Polo e Chevrolet Onix, no motor no caso temos cilindrada média aspirada: Peugeot 208, Toyota Yaris e Honda City e pequeno três cilindros turbinados que o HB20 está presente junto com Onix e Polo, mas mesmo assim a divergências aqui: o City é aspirado, mas tem injeção direta e o Onix é turbo e tem injeção convencional e então com turbo e injeção direta só restam Polo e HB20, aí entra a divida do Onix: a injeção direta.

                                                         
O três cilindros 1.nada 12V Turbo GDI gera 120CV nos dois combustíveis.

E agora vamos aos números de potência e torque ofertados pelos rivais.

PEUGEOT 208
TORQUE: 15.5KGFM a 4000RPM com gasolina e 15.7KGFM a 4500RPM
POTÊNCIA: 113CV a 5750RPM com gasolina e 120CV com álcool nas mesmas rotações

TOYOTA YARIS XS 1.5 16V CVT
TORQUE:14.3KGFM a 4000RPM com gasolina e 14.9KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA: 105CV a 5600RPM com gasolina e 110CV com álcool nas mesmas rotações

VOLKSWAGEN POLO COMFORTLINE 200 TSI 1.nada 12V TSI
TORQUE:20.4KGFM a 2000RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 116CV a 5500RPM com gasolina e com álcool vai a 128CV nas mesmas rotações

CHEVROLET ONIX LTZ 1.NADA 12V TURBO
TORQUE: 16.3KGFM a 2000RPM com gasolina e 16.8KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA: 116CV a 5500RPM nos dois combustíveis

HONDA CITY HATCH EXL 1.5 16V 
TORQUE:15.5KGFM a 4600RPM com gasolina e 15.8KGFM com álcool
POTÊNCIA: 126CV a 6200RPM nos dois combustíveis 

Ele tem o segundo maior torque da turma com gasolina só perdendo para o Polo, ficando 2.9KGFM atrás e vencendo por 1.2KGFM o terceiro colocado que é o Onix e agora você viu a onde Yaris e 208 devem: é no motor e no torque principalmente, com álcool as posições se mantém, mas o Onix se aproxima ficando 0.7KGFM atrás, já na potência é o segundo mais potente ficando 6CV atrás do primeiro colocado e curiosamente o melhor colocado entre os turbos isso com gasolina e 4CV á frente de Polo e Onix que empataram no terceiro lugar , já com álcool ele cai para terceiro, afinal o Polo com álcool fica o mais potente, o próprio 208 empata com gasolina com o terceiro lugar e fica 6CV atrás do City que é o segundo colocado e 4CV á frente do Onix, mas lembre-se: mesmo a potência de 120CV no álcool, com gasolina o 208 fica nos 113CV é 7CV a menos e tem o torque bem menor, então a dívida de motor para o HB20 continua.

ANDANDO COM ELE: Chegou a hora de fazer o test-drive, a vendedora me avisando que o modelo era o Platinum e não o Platinum Plus que é top de linha, digamos assim é o segundo na hierarquia, aliás tenho que agradecer ao excelente atendimento prestado pela vendedora, ela me explicou o rebatimento elétrico dos bancos, a chave presencial e outros detalhes e aí eu já estava no banco do motorista, a coluna já estava ajustável, mas o banco eu fui me ajustando e é fácil achar a posição de dirigir e depois coloquei no pé no freio e liguei o motor e aí fui engatar o câmbio P, N,R e D e aí fui em D e aí esperei e aí um alerta emitido, "ué" estacionei o carro do lado do estacionamento da Hyundai HMB e era a porta entre-aberta e aí fechei e segui na presidente Kennedy, lógico no início ia dar uma leve kickdown, mas eu vi que não precisava no momento por que estava indo e a vendedora me advertiu que era turbo e não precisava, mas enfim fui seguindo, a suspensão absorve bem as irregularidades, a direção elétrica agrada ao volante e o mais legal é o painel com o velocímetro e o conta-giros esse último em 1 x 1000rpm, ele é bem bacana e bem entrosado com e tela de TFT de 4.2 polegadas, o isolamento acústico sempre é bom no HB20 e nesse novo modelo e aí a vendedora me advertiu de uma pessoa passando na faixa, resolvi pisar no freio e esperar, eu sempre espero, mas confesso que dessa vez quase ia passar batido, mas enfim deixamos a pessoa passar e fomos seguindo e agora sim dei um leve kickdown e o três cilindros turbo daquele ronco bem legal de ouvir mas não foi muito e fui seguindo e aí o semáfaro ficou fechado e aí esperei e lógico a vendedora mostrou as iluminações tem a vermelho e a verde além  da azul, confesso que todas ficaram legais e aí entrei na rua dois, isso mesmo rua dois que dá acesso a Beira Mar de São José-SC ou se  você preferir a rua Accioni Souza Filho e aí ele deu uma entregada, no buraco, mas acredito que seja mais por que o buraco é complicado do que carro mesmo e aí lógico o Kicks do lado e digo um pouco mais atrás e aí como a velocidade máxima da via é 60KM/H para se impôr sobre o Kicks eu faço um Kickdown e o três cilindros turbo responde prontamente os 17.5KGFM já nos 1500RPM se mostram prontos para as vontades do motorista de brinde dão o belo ronco do três cilindros turbo e aí entro na faixa e vou seguindo a vendedora me sugere usar os sequencial, confesso que se tiver prática é tranquilo, mas eu só tenho prática com borboleta e aí ela resolveu jogar para o lado e aí reduzi, quarta e aí o ronco do três cilindros veio e aí depois engatei quinta e sexta logo depois, confesso que foi muito cedo, aliás o ronco do três cilindros turbo só invade a cabine a hora que chama ele, se não é tranquilo e aí resolvi colocar para o lado em D e aí pedi e fui seguindo, vou esclarecer: a opção sequencial é boa, o que faltou foi prática no modo sequencial e lógico além disso tem que cuidar do trânsito também e aí um Palio Fire atrás de mim a onde ia entrar na faixa e aí entro na Servidão Osmar Beijamim rosa, mas é de 40KM/H e o Palio vai e aí o 2008 que estava do lado vai atrás de mim e aí eu faço "um toma-lá-dá-cá" e aí troco de faixa, a direção é bem agradável na cidade, lógico como é progressiva uma velocidade mais alta ela fica mais dura e aí entrei na avenida Presidente Kennedy e logo chegaria a Geração GMB e aí entrei no estacionamento onde tiramos as fotos e inclusive até a câmera de ré para estacionar o carro e colocamos o carro de ré e no final do estacionamento da geração HMB um som quando desliga o carro com a musiquinha da propaganda "Hyundai" realmente o HB20 sempre foi tecnológico, mas a medida do tempo fica ainda mais.

                                                                  
O câmbio é o automático de seis marchas 

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: Como você viu, o preço do HB20 não é mais barato e nem o mais caro, mas está coerente com o pacote de equipamentos que ele tem, na versão Platinum é de R$105.890, na parte dos equipamentos a um rival bem mais caro, outros devendo motor perante ao HB20 e existe o caso de um rival mais caro e menos equipado e lógico tem o caso de carro bem equipado, mas devendo motor. O seu consumo urbano com álcool é de 8.6KM/L e com gasolina é de 12.2KM/L e o rodoviário é de 10.2KM/L com álcool e 14.4KM/L com gasolina, agora vamos ver em comparação aos rivais.

PEUGEOT 208 ALLURE 1.6 16V AUT 
Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 12.9KM/L

TOYOTA YARIS XS 1.5 16V CVT 
Consumo urbano com álcool: 8.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 12.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.8KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.9KM/L 

VOLKSWAGEN POLO COMFORTLINE 200 TSI 1.NADA 12V AUT
Consumo urbano com álcool:8.4KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 15.1KM/L 

CHEVROLET ONIX LTZ 1.NADA 12V TURBO AUT
Consumo urbano com álcool: 8.4KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.4KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 15.1KM/L 

HONDA CITY EXL 1.5 16V CVT 
Consumo urbano com álcool: 9.1KM/L
Consumo urbano com gasolina: 13.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.5KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:14.8KM/L 

Com álcool foi o terceiro mais econômico só perdendo para o City e o Yaris, no caso do City a injeção direta ajudou embora aspirado e no caso do Yaris o câmbio CVT com 0.1KM/L atrás do Yaris e ficou 0.2KM/L á frente dos terceiros colocados que foram Polo e Onix e lógico dos turbo ele foi o mais econômico, com gasolina foi o segundo mais econômico junto com Polo e Yaris e ficou atrás apenas do City,  no caso ficou 1.1KM/L atrás do City, mas ficou 0.3KM/L atrás do Onix, na rodovia com álcool foi o quarto mais econômico, ficando 0.5KM/L á frente do Yaris e 0.1KM/L atrás do Onix e na rodovia com gasolina foi o terceiro mais econômico, atrás apenas de Polo, City e Onix e ficou 0.4KM/L atrás do City que lembrando além da injeção direta também tem câmbio CVT e ficou 0.5KM/L á frente doYaris, o HB20 sempre teve entre os melhores consumo aqui apresentados.

  E aí se tivesse R$106.000 você compraria? a resposta é sim, o que pesa a favor é o visual que agora voltou a ser bonito, bom acabamento, bom pacote de equipamentos pelo preço cobrado, um excelente conjunto motor-câmbio, com destaque as boas notas de consumo e desempenho prestados e o espaço interno que a Hyundai fez um reanjo de bancos que deu uma melhorada, mas lógico não dá para fazer milagres em 2.53 metros de entre -eixos, outra coisa que melhorou é a segurança: agora seis air bags em todas as versões, antes a topo de linha tinha no máximo quatro. Olha lógico que muitos vão ver algumas coisas que possam incomodar, afinal nenhum carro é perfeito e isso vale para os rivais, mas eu não vi nada que o complicasse, se o espaço interno melhorou, melhorou e se você quiser tem outras versões.

  Caso queira mais equipamentos temos a Platinum Plus que custa R$114.890 que acrescenta Ar Condicionado automático digital, Faróis Full Led, Alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência com detecção de carros, pedestres e ciclitas, detector de fadiga(DAW), Assistente de centralização e permanência em faixa(LFA), Assistente de permanência em faixa(LKA), Farol alto adaptativo(HBA), Assistente de ponto cego(BCA), Alerta de tráfego cruzado traseiro(RCCA) e Alerta de saída de segurança das portas(SEW) no caso esse último detecta se vem carro para você não abrir a porta, mantém o motor três cilindros Kappa 1.nada 12V Turbo GDI e o câmbio automático de seis marchas.

  E lógico existem opções mais em conta, temos a Comfort 1.nada 12V TGDI Automática que perde o alerta de objetos no banco traseiro, sensor de estacionamento, sensor crepuscular, rebatimento elétrico dos vidros e a tela de TFT de 4.2 polegadas é trocada pela 3.5 polegadas e o painel é analógico e o preço é de R$99.890 e os bancos são de tecido preto

  A Comfort 1.nada 12V TGDI manual que vem com câmbio manual de seis marchas que custa R$94.290 e os mesmos itens da automática.

   E aí vamos as aspiradas com o motor três cilindros Kappa 1.nada 12V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis que gera 9.4KGFM a 4800RPM e 75CV a 6000RPM com gasolina e com álcool vai a 10.2KGFM e 80CV e o câmbio é manual de cinco marchas, com esse motor ele está disponível nas versões: Limited 1.nada 12V que acrescenta em relação a Comfort: Sensor de estacionamento, câmera de ré, sensor crepuscular e custa R$85.990 e as rodas de liga-leve são aro 15

  A Comfort 1.nada 12V traz os mesmos itens da Comfort TGDI manual com exeção das rodas que passam a ser aro 15 com calotas e custa R$80.490 e por último a Sense 1.nada 12V que custa R$77.190 e perde a central multimídia de 8 polegadas, as rodas passam a ser aro 14 com calotas, vidros traseiros elétricos, espelhos elétricos e alarme e vale lembrar que agora todas as versões tem ESP, Controle de tração, Hill Holder e seis Air Bags inclusive a Sense e vale lembrar que desde 2020 o motor três cilindro aspirado dispensa o reservatório de partida á frio.

  Diz o ditado "time que está ganhando não se mexe", mas isso no mercado automotivo não existe, salvo caso bem esdrúxulos digamos assim e time que está ganhando se mexe sim, senhor e a Hyundai muda o HB20 para manter a liderança dos carros de passeio. O modelo vem nas cores , Branco Atlas, Preto Onix, Prata Sand, Prata Brisk(a cor do modelo avaliado) e  Azul Saphire essas quatro últimas acrescentam R$1.000 ao preço do modelo.

                                                            
Grade ficou bonita, até brinquei com o vendedor que essa grade pedia uma versão N com motor 1.6 16V T-GDi de 177CV do Tucson, mas aí é delírio meu, mas é certo que uma versão N-Line chegue ao modelo em algum momento de 2023.


                                                    FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, duplo comando de válvulas variável  no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
CILINDRADA: 998cm3
DIÂMETRO X CURSO: 71 X 84 mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,5:1
POTÊNCIA: 120CV a 6000RPM nos dois combustíveis
TORQUE: 17.5KGFM a 1500RPM nos dois combustíveis 
CÂMBIO: Automático de seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Hatchback, quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.01 metros , largura 1.72 metros, altura 1.47 metros e entre -eixos de 2.53 metros
PESO: 1110KG
PESO/POTÊNCIA: 9.2KG/CV 
PESO/TORQUE: 63.4KG/KGFM 
VOLUMES: Porta - malas 300 litros e tanque de combustível 50 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS, EBD, ESP, Controle de tração e Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga - leve aro 16, 195/55/R16
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: Alarme, Ar Condicionado automático digital, ABS, Air Bag duplo frontal(esse dois obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/ cortina, ESP, Controle de tração, Hill Holder (HAC na Hyundai), Central Multimídia de 8 polegadas, Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, alerta de presença no banco traseiro
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Apenas cores
GARANTIA: 5 anos
PREÇO: R$105.890.

AGRADECIMENTOS A VENDEDORA E A GERAÇÃO HYUNDAI HMB PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO, PELO CARRO CEDIDO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO.



                                                                 

                                                                      



                                                                 













Comentários