AVALIAÇÃO: PEUGEOT 208 STYLE 1 LITRO: POPULAR DE LUXO

                                                     

MOTOR TRÊS CILINDROS MOSTRA QUE FOI ACERTO DE MERCADO DE STELLANTIS E DA PEUGEOT E CAIU MUITO BEM AO 208 

Nos anos 1990 alguns carros com motor 1 litro equipados com itens impensáveis para época num carro desse porte, ficou conhecido como "Popular de luxo", sim eu sei que o preço dos automóveis está um pouco alto em comparação a anos atrás, mas ainda assim o 208 meio que resgatou isso com a chegada do GSE Firefly 1 litro ao modelo e de quebra já representa 60% das vendas do modelo.(só não representa mais, ou aumenta o volume do 208 por que todos os carros que chegam, já chegam vendidos) e lógico antes fui até Florence Peugeot, ainda no dia que fiz o test-drive do Partner Rapid, mas eles não tinham o modelo para test-drive, fui duas semanas depois da publicação da matéria do Partner Rapid e eles me disseram que só chegaria no final de Julho e aí fui no meio de Agosto, conversei com o vendedor e ele me falou que o modelo não estava na concessionárias que só estaria na terça-feira seguinte e na terça-feira fui ver o novo 208 três cilindros e ele estava lá, entrei na concessionária e pedi para falar com o vendedor e e o vendedor que me atendeu na sexta-feira anterior falou comigo e aí fomos fazer o test-drive.

POR FORA: O Visual do 208 sempre foi bonito e sempre chamou atenção e lógico para dar destaque ao motor foi lançada a versão Style(escreve-se como se lê: Stile, por que é francês), na dianteira o "dente de sabre" característico do 208 em todas as versões inclusive a Like, detalhes cromados na grade, faróis Full -Led(o único da categoria a oferecer isso), nas laterais a grande diferença em relação as outras versões seja a 1.6 ou a Like de 1 litro é o logotipo Style atrás da porta, denunciando que tem algo diferente, as rodas aro 16 preta ficaram bonitas ao carro e na traseira as lanternas com a "emenda" escrita Peugeot, formam um conjunto bem harmônico, ele mede 4.05 metros de comprimento, 1.74 metros de largura(1.96 metros com espelhos), altura de 1.45 metros e entre - eixos de 2.54 metros, o modelo é feito na plataforma CMP que serve ao próprio 208 na europa, ao futuro novo C3 brasileiro e também ao novo 2008 europeu. O modelo é feito em El Palomar, Argentina.

                                                            
Na traseira lanternas bonitas e emenda com o "208" 

Aqui o outro ângulo da traseira 

Aqui de dianteira destaque para o dente de sabre e o cromado na grade 

Agora vamos ver contra os rivais nas dimensões.

RENAULT SANDERO S-EDITION 1 LITRO 12V 

Comprimento: 4.07 metros     Largura: 1.73 metros     Altura: 1.57 metros      Entre -eixos: 2.59 metros 

VOLKSWAGEN POLO 1 LITRO 12V

Comprimento: 4.05 metros   Largura: 1.75 metros     Altura: 1.46 metros       Entre -eixos: 2.56 metros

CHEVROLET ONIZ LT 1 LITRO 12V 

Comprimento: 4.16 metros    Largura: 1.73 metros     Altura: 1.48 metros      Entre -eixos: 2.55 metros

FIAT ARGO DRIVE 1 LITRO

Comprimento: 4 metros      Largura: 1.72 metros      Altura: 1.50 metros        Entre -eixos: 2.52 metros

HYUNDAI HB20 EVOLUTION 1 LITRO 12V 

Comprimento: 4.01 metros    Largura: 1.72 metros     Altura: 1.47 metros     Entre -eixos: 2.53 metros

Ele é o terceiro maior em comprimento só perdendo para Onix por 9cm e para o Sandero e por 2cm, empatou com o Polo e ficou 4cm á frente do HB20, na largura é o segundo mais largo da turma 1cm atrás do Polo e 1cm á frente dos segundos colocados Onix e Sandero e aí entra uma questão: a estrutura CMP é tão moderna quanto a MQB da Volkswagen, a GEM do Onix também, mas esse última é mais voltada a mercados emergentes, tem vantagens e desvantagens como você vai ver, ele é o mais baixo de todos com 1.45 metros é 1cm mais baixo que o Polo, talvez seja uma tendência baixar altura e o entre -eixos é de 2.54 metros, fica na intermediária atrás de Sandero, Polo e Onix, desse último apenas 1cm e ficou á frente de HB20 e Argo, no caso 2cm a mais sobre o HB20.

                                                           
Lanternas traseiras em Led com a "garra  do leão" marca registrada do 208 

Versão Style foi a avaliada 

Faróis DRL com dente de sabre, agora de série em todas as versões, inclusive a Like. 

Faróis Full-LED é o único do segmento 

POR DENTRO:  Já o painel está uma passo além do segmento, bonito e bem acabado, mesmo que em comparação ao Griffe tenha perdido a tela de TFT, mas aí ficaria bem mais caro, ainda assim o i-cockpit apesar de ser parecido com a geração passada em alguns pontos, me agradou bastante e tem boa visualização, ele vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag Duplo lateral, Ar Condicionado digital, Alarme, Coluna de direção regulável de altura e profundidade, Central Multimídia de 10.3 polegadas com Android Auto e Apple Car Pay, Direção Elétrica, ESP, Controle de tração, Hill Holder(Hill Assist na Peugeot), Vidros/Travas e Espelhos elétricos, calma que a lista não acabou, mas ainda tem mais, agora vamos ver o que os rivais entregam, o Sandero S-Edition custa R$83.190 são R$800 a menos, mas deve Espelhos elétricos, vidros traseiros elétricos, ESP, Controle de tração e a Central Multímídia é de 7 polegadas contra 10 polegadas além da direção ser eletro-hidráulica, o Volkswagen Polo 1 litro 12V custa R$78.550 mas a central multimídia tem 8 polegadas  e deve espelhos elétricos, embora tenha ESP , Controle de tração e Hill Holder são R$5.000 a menos, mas é menos equipado e ainda tem mais que você verá, o Chevrolet Onix LT 1 litro 12V custa R$82.100 são R$3.000 a menos, mas o ar condicionado é manual e aqui ele tem air bags laterais indisponíveis no Peugeot e a central multimídia de é de 8 polegadas , calma que tem o segundo round, o Fiat Argo Drive 1 litro custa R$79.190 e deve Air Bag duplo lateral, as Rodas são aço aro 15 com calotas e deve vidros traseiros elétricos e aí para equipar ele com vidros traseiros elétricos, ar condicionado digital, ESP, Controle de tração e Hill Holder o preço vai a R$85.139 são R$851 a menos, mas ainda deve air bag duplo lateral e a central multimídia é de 7 polegadas e por último o Hyundai HB20 Limited 1 litro 12V que que custa R$85.990, são R$2.000 a mais que o 208, ele tem Air Bag de cortinas a exemplo do Onix, mas o Ar Condicionado é manual e a central multimídia é de 8 polegadas, é inegável o custo/benefício perante os rivais, tem rival mais barato menos equipado, tem rival que custa a mesma coisa é menos equipado e tem rival que custa mais caro. A grande vantagem de ser voltado ao mercado europeu é a qualidade de refinamento, é muito boa nesse aspecto.

                                                            
Central multimídia de 10.3 polegadas, a maior do segmento 

Painel com boa visualização é o i-Cockpit que remete a geração passada do 208, mas ainda assim muito bonito 

Vamos dar uma pausa nos equipamentos, agora vamos ao espaço interno e aqui está a grande desvantagem do 208 por ser voltado para o mercado europeu, especialmente o francês, na dianteira o espaço é bom e se ajusta bem ao volante, já na traseira com os bancos na minha posição, sobra um bom  espaço, com com ele recuado não tem jeito: aí ele aperta, primeiro são 2.54 metros de entre -eixos, lembrando que o Onix foi desenvolvido pela SAIC/GM Chinesa e o Polo teve pontos abordados das filiais brasileira, chinesa e outras, mas de qualquer forma isso já era esperado, o 1.6 16V também é assim.

                                                      
O Espaço interno com o banco recuado ele aperta 

Agora com o banco na minha posição sobra um bom espaço 

E a segunda rodada de equipamentos? sim, já vamos aí: Faróis dianteiros com detalhes cromados, Faróis Full LED, Luzes DRL a LED "dente de sabre", Faixa black-piano interligando as lanternas traseiras, Seta repetidora nos retrovisores(luzes indicadoras), Roda de liga-leve aro 16 Kanoni Dark Style, Grade dianteira Dark Chrome, Grade dianteira com detalhes cromados, Capa do retrovisor em preto brilhante (Black Diamond), Maçanetas na cor do veículo, Aerofólio na cor preto brilhante, Saída de escapamento cromada, Antena escurecida, Painel de instrumentos LCD e com orientação invertida, Painel de instrumentos em posição elevada(i-Cockpit), Painel com revestimento "Carbon"(que simula imitação de fibra de carbono), Acabamento no painel das portas na cor preto brilhante, Volante de diâmetro reduzido(Sport Drive) e com comandos de som, Volante revestido em Couro, Bancos em tecido exclusivo Style, Maçanetas interna com acabamento cromado, Friso cromado nos difusores de ar  no painel, REF(ajuda a distribuição da frenagem do ABS), Acendimento automático das luzes de emergência em frenagem brusca, IsoFix, Cinto de três pontos para todos os passageiros(esses dois obrigatórios por lei), Encosto de cabeça para todos os passageiros obrigatórios por lei, Estrutura com deformação programada, Trava de segurança nas portas traseiras, Trava automática a 10KM/H, Limpador e desembaçador do vidro traseiro, Alerta sonoro de não colocação do cinto segurança, Alerta sonoro das portas abertas com o carro em movimento, Sensor de estacionamento traseiro, Câmera de ré, Vision Park 180 graus(que dá uma visão de 180 graus ao redor do carro), Computador de bordo, Chave tipo canivente para abertura das portas, Fechamento automático pelas travas elétricas, Carregador de smartphone por indução (wireless, carregador wireless), Teto Solar Panorâmico, Console do teto de Luz de Leitura, Destravamento interno do tanque de combustível, sistema anti-esmagamento nos vidros elétricos, Banco do motorista com regulagem de altura, Banco traseiro rebatível, Porta Objetos na dianteira, Espelho no para-sol para motorista e passageiro, Ganchos para sacola no porta-malas, Atalho para reconchecimento de voz no volante, 6 alto-falantes e duas entradas USB, realmente a lista aqui é enorme, agora vamos ver os rivais, nenhum deles tem farol full led nessas versões, o Polo tem apenas na GTS 250 TSI que é a esportiva, Polo, Onix, Sandero S-Edition e Argo vem com rodas de aço aro 15, já o HB20 vem com rodas de liga-leve aro 15, é o único a ter rodas aro 16 e de liga-leve, para equipar o Onix e o Argo com roda de liga-leve, o Onix vai para ao redor de R$86.000(ficou um pouco díficil, achar o preço dele com esse pacote que adiciona Roda de liga-leve aro 15 e Ar Condicionado digital), já o Argo o pacote S-Desing já adianta a Roda de liga-leve aro 15 junto com ela e nenhum dos seus rivais tem Teto Panorâmico, confesso que sempre esqueço de bater o Teto, mas deveria, é o único da categoria, o que demonstra que o custo/benefício está muito bom e ele acabou trazendo farol Full LED e Teto Panorâmico aos carros de 1 litro é bascicamente um "Popular de luxo"

                                                                 
Teclas de comando, muito bonitas 

Já o seu porta-malas tem duas medições, ambas a VDA que é em Litros(usada pelos rivais também) e em litros de água mesmo, esse último não é usado pelos rivais, no caso são 265 litros no método VDA e 311 litros na água digamos assim. Agora vamos ver em comparação aos rivais com os 311 litros, no 311 litros o deixa como o  segundo maior porta-malas da categoria, nos 265 o deixa com o o menor.

RENAULT SANDERO: 320 litros
VOLKSWAGEN POLO: 300 litros
CHEVROLET ONIX: 275 litros
FIAT ARGO: 300 litros
HYUNDAI HB20: 300 litros.

No Porta-malas, se analisar com 311 litros é o segundo maior porta-malas com 9 litros atrás do Sandero, agora pelo metódo de 265 litros VDA ele é o lanterna, mas não fica muito longe, fica 10 litros do Onix que é o vice-lanterna, quando se é 311 litros, a média do segmento é 301 litros o que dá acima da média, mas quando se é 265 litros a média cai para 293 litros, um pouco abaixo da média é verdade, mas mesmo assim vale lembrar que são hatches compactos e aí a rigor nenhum deles pode atender uma família digamos de quatro pessoas adulta com satisfação(mas aí caso não precise de espaço na traseira é só rebater o banco).

                                                                       
O seu porta-malas é de 300 litros 

MECANICAMENTE: O câmbio é o manual de cinco marchas C-513 de origem Fiat, mas recebeu alterações como um novo trambulador e um novo semi-eixo para se adequar a plataforma CMP, o motor é o GSE Firefly três cilindros 1 litro com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e sistema de pré-aquecimento dos bicos injetores que dispensa o reservatório de partida á frio que gera 10KGFM a 3250RPM e 71CV a 6000RPM com gasolina e com álcool que gera 10.7KGFM e 75CV nas mesmas rotações é o mesmo motor do Fiat Argo que agora chegou ao Cronos e também já esteve no Uno de 2016 até 2017 e no Mobi de 2017 até 2019, mas recebeu novos suportes para se adequar a plataforma CMP, assim como novo alternador para aguentar a arquitetura elétrica e uma calibração da injeção para ficar com calibração específica da Peugeot. A sua suspensão utiliza amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora nos dois eixos e molas helicoidais, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção chamada de travessa deformável na Peugeot e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, no caso de suspensão e direção é a mesma receita dos rivais e no câmbio todos são manual de cinco marchas com exceção do Onix que é o único manual de seis marchas. Agora vamos ver como é o motor três cilindros 1 litro dos rivais com exceção do Argo que usa o mesmo motor.

RENAULT SANDERO S-EDITION

Três cilindros 1 litro 12V da família B da Renault com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
POTÊNCIA: 79CV a 6300RPM com gasolina e com álcool vai a 82CV nas mesmas rotações
TORQUE: 10.2KGFM a 3500RPM com gasolina e 10.5KGFM com álcool vai nas mesmas rotações

VOLKSWAGEN POLO 
Três cilindros 1 litro 12V da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis
POTÊNCIA: 75CV a 6350RPM com gasolina e com álcool vai a 84CV nas mesmas rotações
TORQUE:9.7KGFM a 3000RPM com gasolina e com álcool vai a 10.4KGFM nas mesmas rotações

CHEVROLET ONIX LT
Ecotec Três cilindros 1 litro 12V da família CSS Prime(ou SGE no caso Small Global Engine) com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis
POTÊNCIA: 78CV a 6400RPM com gasolina e com álcool vai a 82CV
TORQUE:9.6KGFM a 4100RPM com gasolina e com álcool vai a 10.4KGFM

HYUNDAI HB20 LIMITED 
Três cilindros 1 litro 12V da família Kappa com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
POTÊNCIA: 75CV a 6000RPM com gasolina e com álcool vai a 80CV nas mesmas rotações
TORQUE: 9.4KGFM a 4500RPM com gasolina e com álcool vai a 10.2KGFM com álcool nas mesmas rotações.

Ok, ele tem (lógico o mesmo vale para o Argo) a menor potência da turma, são 4CV a menos com gasolina que Polo e HB20 e com álcool 5CV a menos que o HB20 no caso o segundo menos potente, mas o torque é imporante e aqui temos o segundo maior torque com gasolina só perdendo para o Sandero e detalhe: chega mais cedo no Peugeot que no Renault e com álcool é o maior torque da categoria, vencendo por 0.2KGFM em motores de baixa cilindra aspirada qualquer vantagem é bem vinda é o maior torque da turma.

                                                              
O motor três cilindros GSE FireFly 1 litro gera 71CV com gasolina e 75CV com álcool 

ANDANDO COM ELE: Depois de o vendedor fazer os tramites burocráticos, fomos em direção ao carro e inclusive coloquei a chave canivete no carro e aí já vi que estava em ponto morto e aí liguei o carro, o velocímetro e conta-giros "cumprimentam" o motorista muito legal, a direção é de boa pegada e o volante curto deixa o carro mais na mão, o câmbio me surpreendeu: ele é muito preciso, e aí engato a primeira, mas eis que... opa, com o freio de mão engatado ninguém vai e tiro o freio de mão e apenas solto a embreagem e o carro já começa a andar, ele tem os luxos visíveis como Farol Full LED e Teto Panorâmico, mas os invisíveis se mostram presente, o vendedor, que aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento prestado, ele antes tinha dito o trajeto e eu disse "para mim o que a concessionária determinar não tem problema" e aí fomos sair da Florence Peugeot, só que a Ivo Silveira estava congestionada, e aí ele disse "se quiser ir para o outro lado vai" e aí fomos ao outro lado, a direção é bem agradável nas manobras, lógico a medida que vai aumentando a velocidade ela aumenta a firmeza, esperei um carro passar acho que é o Honda City e aí tinha uma cegonha e aí passamos ao lado e aí engatei segunda marcha e a terceira, apesar do câmbio ter  características de câmbio longo, o motor três cilindros tem bastante torque em baixa e isso agrada em cheio para quem quer algo mais urbano, digamos assim e lógico segui na rua Avenida Almirante Tamandaré e fomos seguindo o carro ele desenvolve normal e lógico caia uma chuvinha e aí entramos na Alvaro Tolentino e aí vou seguindo o ritmo e aí chego a 60KM/H e engato a quinta e detalhe ao natural sem forçar, ele anda mais que os 75CV sugerem, sim não é um foguete, digamos assim, mas o torque todo a 3250RPM ajuda nesse aspecto e a própria variação no comando e aí lembrei que era 50KM/H e diminui e fui seguindo o ritmo e com a chuva caindo, liguei o limpador de para-brisa, confesso que foi instinto, mas acertei, outra surpresa: a suspensão dele me parece mais macia que o 1.6 16V, talvez a Stellantis tenha calibrado assim para o público voltado ao uso urbano e aí depois entrei na rodovia e aí entrei na rua Joaquim Carneira e lógico fui mais devagar em terceira a 40KM/H e lógico, havia lombadas ele foi muito bem nesse aspecto e fui seguindo e onde vi que a suspensão me pareceu mais macia, foi no buraco, onde ele absorveu melhor e aí fui entrar na avenida Ivo Silveira, esperei um pouco o tráfego passar e lógico o câmbio é melhor que o Partner Rapid, graças ao trambulador, aliás melhor que nos Fiat Argo e Strada que são os últimos a ter essa versão C-513 antes do 208 que ganhou novo trambulador e aí fui entrar e... infelizmente lançamentos automáticos cobraram o seu preço: deixei morrer, acontece, liguei de volta e aí entramos pisei um pouco mais forte e senti o ronco do três cilindros melhor, mas aliviei um pouco, afinal tinha um caminhão na frente e fui seguindo e lógico em terceira a 40KM/H, cheguei a engatar a quarta, mas voltei a terceira por que no computador de bordo estava indicando qual marcha usar e fui seguindo chegou o semáfaro e o caminhão na frente e esse semáfaro ficava numa subida e aí puxei o freio de mão(nem precisaria, mas resolvi fazer isso) e liguei o carro de novo, baixei e pisei um pouco forte demais e acabou cantando pneu, vamos lá: nunca tive a intenção de fazer cantar pneu e nem mexi no botão do ESP/ASR(isso se tiver) o que indica que o controle é um pouco permissivo e nem é a proposta do carro, afinal se trata de um carro popular, digamos assim, mas aí fui seguindo pela Ivo Silveira, pedi desculpas ao vendedor, afinal não tinha intenção de fazer isso era apenas sair do semáfaro e fui seguindo devagar na Ivo Silveira até Florence Peugeot, aliás vamos fazer justiça o desempenho é melhor que se espera de um carro com 71CV/75CV e mais de 1100KG acredito que o torque pesa nisso e aí o Tracker ia entrar na Ivo Silveira, mas viu que eu ia entrar na Florence Peugeot e ai entrei onde coloquei as fotos para tirar as fotos para a matéria.

                                                                    
O câmbio é manual de cinco marchas 

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$83.990, ele traz itens exclusivos no segmento como faróis Full Led e Teto Panorâmico e até mesmo Roda de liga-leve aro 15, a maioria é calotas ou opcional aro 15, o que o torna um custo/benefício interessante não é a toa que hoje faz parte 60% das vendas do 208, o próprio 208 que começou o lançamento no final de 2020 não vendendo que a então PSA esperava, começou a vender bem em 2021 sob o comando da Stellantis e falta de Onix no mercado e até mesmo Polo, mas a Stellantis faz a parte dela e a decisão de colocar o três cilindros do Fiat Argo foi a decisão mais que acertada e só não vende mais, por que El Palomar não consegue atender a demanda e todos os 208 1 litro que chegam a concessionária(no caso aqui a Florence) vendidos. O seu consumo urbano é de 9.6KM/L com álcool e 13.6KM/L com gasolina e o rodoviário é de 11KM/L com álcool e 15.5KM/L com gasolina, a Like é mais econômica fazendo 10.4KM/L com álcool na cidade e 14.7KM/L com gasolina na cidade e na rodovia fez 11.3KM/L com álcool e 16.3KM/L com gasolina, lógico como andamos na Style vamos usar os números da Style, mas de qualquer forma econômico em todos os sentidos. Agora vamos contra os rivais e inclusive até o carro que compartilha o mesmo motor: Fiat Argo.

RENAULT SANDERO S-EDTION 1 LITRO 12V
Consumo urbano com álcool: 10KM/L
Consumo urbano com gasolina: 13.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.7KM/L 

VOLKSWAGEN POLO 1 LITRO 12V 
Consumo urbano com álcool: 9.5KM/L
Consumo urbano com gasolina:13.8KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 15.5KM/L

CHEVROLET ONIX LT 1 LITRO 12V 
Consumo urbano com álcool: 9.4KM/L
Consumo urbano com gasolina:13.3KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 11.6KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 16.6KM/L

FIAT ARGO DRIVE 1 LITRO 
Consumo urbano com álcool: 9.8KM/L
Consumo urbano com gasolina:14.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 11KM/L 
Consumo rodoviário com álcool: 15.8KM/L

HYUNDAI HB20 LIMITED 1 LITOR 12V 
Consumo urbano com álcool: 9.1KM/L 
Consumo urbano com gasolina:12.8KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.6KM/L 

Vale um lembrete aqui: Polo vai mudar e Sandero é certo que vai dar adeus e não sabemos quando ainda, mas está próximo se não é esse ano, será ano que vem, mas vamos lá com álcool foi o terceiro melhor consumo urbano ficou 0.2KM/L atrás do Argo e 0.1KM/L á frente do Polo e com gasolina foi o quarto melhor consumo urbano, ficando 0.2KM/L atrás do Polo e 0.3KM/L á frente do Onix, já o consumo rodoviário com álcool foi o segundo melhor junto com o Argo e ficando 0.6KM/L atrás do Onix e ficando 0.1KM/L á frente do Polo e com gasolina foi o terceiro melhor empatando com o Polo ficando 0.3KM/L atrás do Argo e 0.8KM/L á frente do Sandero, realmente uma excelente marca de consumo.

 Normalmente quando lançar uma versão com motor mais fraco, digamos assim ela geralmente é vista com receio, mas aqui não: afinal ficou bem acertado e se tivesse R$84.000 você compraria? a resposta é sim: acabamento um degrau acima dos rivais, excelente marcas de consumo sempre entre os melhores, boa resposta do câmbio e do motor em baixa rotação(dentro do que se espera de um carro um 1 litro), visual bonito, plataforma moderna, digo que em parelha a MQB do Polo, excelente pacote de equipamentos inclusive trazendo itens inéditos ao carros 1 litro como Faróis Full LED e Teto Panorâmico e não é de se surpreender que hoje represente 60% das vendas do 208 e lógico a Stellantis agora comandada por Betim-MG viu ano passado que pode vender mais 208 e assim o fez e viu que podia digamos vender ainda mais e lançou mão do motor três cilindros que foi um importante acerto e detalhe: colocaram o motor numa plataforma mais moderna que a do Argo, agora lógico nenhum carro é perfeito e a única coisa que pesa contra é o espaço interno, o preço a se pagar por ser um carro focado no mercado europeu. Realmente a forma mais rápida de entrar na alcatéia e realmente o leão está devorando a sua participação no mercado, basta ver que é compacto que mais cresceu vendas desde de 2021.

                                                                        
O nome do 208 estampado no porta-malas 

Rodas de liga-leve aro 16(o único do segmento)
"Emenda" da lanterna com o logotipo da Peugeot 

E tem outras versões também, no caso abaixo tem a Like que perde Teto Panorâmico, Farois Full Led, mas mantém ESP, quatro air bags,  faróis DRL por "dente de sabre" e o ar condicionado é automático,mas não digital que tem o mesmo motor GSE Firefly 1 litro e aí custa R$78.990.

  As versões 1.6 16V continuam atrelados ao câmbio automático de seis marchas, no caso o 1.6 16V da família EC5 uma evolução da TU5 gera 15.5KGFM a 4250RPM e 113CV a 6000RPM com gasolina e com álcool vai a 15.7KGFM a 4500RPM e 120CV nas mesmas rotações, no caso a Active 1.6 16V acrescenta em relação a Style o câmbio automático, mas não tem Farois Full LED e custa R$96.990. 

   A Allure 1.6 16V Automática acrescenta: acesso de partida sem chave e herda do Style o Vision Park 180 graus e custa R$99.990.

    A Griffe 1.6 16V Automática que acrescenta: Faróis Full Led(igual ao Style), Peugeot i-Cockpit 3D,Air Bag duplo laterais, alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência, alerta de ponto cego, alerta de limite de velocidade e alerta de mudança de faixa  e custa R$109.990.

     E por último o e-GT que e é elétrico e tem motor elétrico que gera 26.5KGFM e 136CV e custa R$251.990.

      O modelo está disponível nas cores Preto Perla Nera(que é dor de série), a Cinza Artense que é a cor do modelo avaliado e custa R$85.845(usei os preços das cores do GT), Azul Quasar e aí o preço vai a R$86.625 assim como a Branco Nacré que aí são duas cores perolizadas.

                                                               FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, três cilindros, 6 válvulas, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica, injeção multiponto e flex
CILINDRADA: 999cm3
DIÂMETRO X CURSO: 70 X 86.5mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 13,2:1
POTÊNCIA: 71CV a 6000RPM com gasolina e 75CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 10KGFM a 3250RPM com gasolina e 10.7KGFM com álcool nas mesmas rotações
CÂMBIO: Manual de cinco marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Hatchback, quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento  4.05 metros, largura 1.74 metros (1.96 metros com espelhos), altura 1.46 metros e entre -eixos 2.54 metros
PESO: 1102KG
PESO/POTÊNCIA: 15.5KG/CV com gasolina e 14.7KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 110.2KG/KGFM com gasolina e 103KG/KGFM com álcool
VOLUMES: Porta - malas 311 litros( 265 VDA) e tanque de combustível 47 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos á gas
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS, EBS, ESP, Controle de tração e Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 16, 195/55/R16
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag Duplo lateral, Ar Condicionado automático digital, Coluna de direção regulável, ESP, Controle de tração, Hill Holder(HSA na Peugeot), Central Mutlimídia de 10.3 polegadas, Direção Elétrica, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Faróis Full Led e Teto Panorâmico.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Apenas cores
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$83.990 

AGRADECIMENTOS AO VENDEDOR E A FLORENCE PEUGEOT PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO

















                                                                 

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