AVALIAÇÃO: RENAULT OROCH OUTSIDER 1.3 16V TCe CVT: PICAPE CAPTURADA

                                                     

PICAPE DA RENAULT GANHA MOTOR TURBO E INTERIOR DO CAPTUR E SÓ NÃO VENDE MAIS POR QUE A FÁBRICA NÃO CONSEGUE ATENDER A DEMANDA 

Todo produto chega uma hora que sofre uma mudança visual e não é diferente com a Oroch no dia 12 de Abril que foi a data de lançamento fui na concessionária Globo Renault da praia comprida, tinha o carro exposto, mas o vendedor me avisou que o test-drive ainda não tinha chegado e passei duas semanas voltei, ainda teve problema com a greve em São José dos Pinhais-PR e o resultado: A Oroch demorou quatro meses a aparecer por aqui, afinal a demanda por ela é altíssima e a greve acabou, tanto que as unidades que saem de São José dos Pinhais-PR saem ecomendadas e antes lógico fui na Nissan da Praia Comprida ver a Frontier( o dia que fiz o avaliação da Frontier) e ela não estava, mas aí em Agosto fui no Bairro Estreito,em Florianópolis, onde fica a Matriz da Globo Renault e lógico aproveitando digamos a viagem fui lá ver e a Oroch estava lá nos carros estacionados.

  Entrei na concessionária e a moça me atendeu muito bem e falou que ia chamar um vendedor que me atendeu muito bem, eu conversei sobre o motor e também sobre a suspensão dela e outros detalhes e expliquei a ele que fiz matéria sobre o Sandero R.S, Oroch antigo, Captur, Logan CVT, Kwid e aí ele topo em ir fazer o test-drive e fiz o trâmites burocráticos e fui para fazer o test-drive e aliás chegou a alguns dias atrás na concessionária.

POR FORA: Ok, a Maverick tem um "Motorzão" e a Toro tem a opção do turbo diesel, mas a pioneira desse segmento é a Oroch isso é fato, foi lançada seis meses antes da Toro e seu sempre achei que ela tem um visual bonito(sim estilo é questão subjetiva) e ela conseguiu ficar melhor, ganhou nova grade dianteira, sendo cromada na Outsider e faróis auxiliares, na lateral novas rodas liga-leve, espelhos na cor black-piano e logotipo Outsider na soleira da porta inscrita nos adesivos e na traseira, ela oficializou o nome que era chamada: Oroch, talvez eu seja a única pessoa que chamava de Duster Oroch, além do nome "Oroch" na tampa da caçamba , o logotipo "TCe" que depois explico mais detalhes e as lanternas ficaram escurecidas, ela mede 4.72 metros de comprimento, 1.83 metros de largura, 1.69 metros de altura e 2.83 metros de entre - eixos. O modelo é feito na plataforma B Renault-Nissan que serve no Brasil ao Duster, Captur, Logan e Sandero e já serviu no exterior ao Dokker e ao Clio IV.

                                                        
A Oroch sempre teve um visual bonito 

Aqui outro ângulo de traseira 

Na dianteira nova grade cromada 

Sua única rival direta é a Toro Turbo 270 1.3 16V e lógico ela tem preço próximo para Endurance, mas os equipamentos são da Freedom, então vou comparar com a Freedom, a Toro mede 4.94 metros de comprimento, 1.84 metros de largura, 1.79 metros de altura e 2.99 metros de entre -eixos, sim a Toro é maior em todas as medidas: 21cm no comprimento, 1cm na largura, 10cm na altura e 17cm no entre -eixos, mas na vida existem vantagens e desvantagens, as menores dimensões da Oroch fazem a vantagem de couber numa vaga mais aperta por exemplo e lembre-se: assim como a Oroch veio do Duster, a Toro veio do Renegade(sim, deu origem a Compass e Commander que são maiores, mas mesmo assim a origem da Toro é aí), o seu ângulo de entrada é de 27.6 graus contra 24.6 graus da Toro são 3 graus maior, a sua altura livre do solo é de 21.2cm contra 25.4cm da Toro são 4cm a menos e o seu ângulo de saída é de 22.4 graus contra 27.8 graus da Toro são 3 graus a menos que a Toro, mas aí entra para-choque e estribos e se viu o vídeo da antiga 2 litros você sabe que a Oroch vai bem no fora de estrada.

                                                              
Logotipo Outsider nas portas dianteiras 

Logotipo Oroch na tampa da caçamba 

Logotipo TCe denuncia o novo motor 1.3 16V TCe 

Lanternas ganharam um escurecimento(ficaram fumê) 

Faróis são os mesmos do modelo anterior e mantém o DRL 

POR DENTRO:  Por dentro a picape deu um salto no interior é a onde ela foi "Capturada"(no bom sentido) é que o interior veio com a instrumentação do Captur ficou muito melhor visualmente que a geração passada, embora a instrumentação em si era boa, mas o painel... você sabe minhas críticas ao acabamento pelo preço cobrado da Oroch de geração passada, agora não tem o que críticar nesse aspecto: acabamento ficou muito bom e agora até com central multimídia flutante, ela vem de série com ABS, Air Bag Duplo(Obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado automático digital, Coluna de direção regulável, Central Multimídia de 8 polegadas, Direção eletro hidráulica, ESP, Controle de tração, Hill Holder(Hill Start na Renault), Controle anti-capottamento(RMI e ROM), Vidros/Travas e Espelhos elétricos e a Toro Freedom tem todos esses itens e acrescenta: Air Bag duplo lateral e de cortina e o Ar Condicionado também é digital, mas é dual-zone, mas a diferença de preço é muito alta: são R$9.000 a mais que você paga e ainda tem o segundo round nos equipamentos que você verá mais á frente.

                                                        
A Central Multimídia é de 8 polegadas 

O quatro de instrumentos agora vem do Captur 

No espaço interno, para o motorista e passageiro continua excelente, mas aí vale lembrar que é um facelift e lógico a estrutura dela não mudou, aliás teve um aumento de rigidez torcional de 12.5% para aguentar o novo motor 1.3 16V TCe que acabou beneficiando também as versões 1.6 16V, mas lógico como eu já disse: na traseira com o banco na minha posição sobra um bom espaço, mas com o banco recuado ela aperta, isso aí é por causa da caçamba na traseira, isso é normal, afinal é derivada do Duster e para levar carga teve recuar um pouco o banco traseiro, mas enfim isso já acontecia na Oroch antiga, então aí já era esperado e eu já falei não tem "ganha-ganha" na engenharia, e isso "perde-e-ganha".

                                                          
Com o banco recuado ela aperta

Como o banco na minha posição sobra um espaço muito bom.

A sua capacidade de carga continua 650KG contra 750KG da Toro Turbo 270, são 100KG a menos, mas lembre-se que a Toro só levou esses 100KG extras por que o novo motor permitiu, quando tinha o E-Torq era 650KG e ainda a Oroch ainda tem capacidade de carga maior que uma Maverick com 617KG ou uma Ram 1500 Rebel com 610KG, não estou comparando a Maverick que tem um motor 2 litros turbo ou a Ram Rebel que é uma picape bem maior que essas, mas estou citando um fato, apenas isso. Já a segunda rodada dos itens de séria a Oroch traz: Apoio de cabeça para todos os ocupantes(obrigatório por lei), Travamento central das portas, Sensor de chuva e crepuscular, Função one-touch nos vidros  e sistema anti-esgamento (em todos eles), Sensor de temperatura externa, Desembaçador do vidro traseiro, Computador de bordo, Luz DRL(ainda que halógena), Limtador e controlador de velocidade, Cinto de três pontos para todos os ocupantes(obrigatório por lei), Sensor de estacionamento, Eco Mode, Retrovisor externo preto brilhante, Barra de teto longitudinais funcionais, Protetor de caçamba, Volante com revestimento Premium, Aplique de painel e costura dos bancos na cor Laranja Corail, Tomada de 12 voltas, USB, Cintos dianteiros com regulagem de altura, Faróis Função Follow me Home, Banco dianteiro com regulagem de altura e lombar, AFU(Auxilio do ABS em frenagem de emergência, não confundir com a frenagem de emergência), CAR(Travamento automático com destravamento automático em caso de colisão), Brake-Light, Pneus de uso misto, Visual Outsider, seta lateral repetidora, Rodas de liga-leve aro 16 Biton, Bancos com revestimento Premium "Titian Rivera" e Faróis de Neblina. A Toro Freedom deve sistema anti-capotamento, mas tem faróis Full LED e DRL e deve também sensor de chuva e crespuscular que vem no pacote S-design e aí custa R$157.390 e aí os R$9.000 passam para R$16.000 acaba sendo muito dinheiro a mais que a Endurance Turbo 270 custa R$139.890, mas deve Roda de liga-leve, sensor de chuva e crepuscular. Aqui a Oroch mostra que tem um bom custo/benefício, apesar da falta de ao menos mais dois air bags. Seu único opcional é a cor Cinza que depois eu vou falar sobre ela e aí acrescenta R$2.000 a mais e aí o preço vai a R$144.990.

                                                              
A sua capacidade de carga é de 650KG 

O Volante foi herdado do Captur e Duster e por sua vez do Logan e Sandero reestilizados.

MECANICAMENTE: As grandes novidades da picape estão na mecânica, o câmbio agora é o CVT X-Tronic  que simula oito marchas que é usado no Captur e desde o início do ano no Duster, ganhou novas correias de menor largura, faixa de atuação de lock-up ampliada, óleo de baixa viscuosidade para melhor consumo de combustível, bomba de óleo reduzida para menor peso e favorecer o consumo de combustível e válvula de controle hidráulico para melhor retomada e troca mais precisas, aliás sim é o mesmo que estreou no Captur no ano passado e chegou ao Duster Iconic 1.3 16V TCe CVT em março e importado do México. O motor é o 1.3 16V TCe da família HR que atende pelo código de H5HT na Renault e H13DDT na Nissan com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta , além disso o turbo opera em 1.4 Bar(1.4KG), válvula wastegate controlada eletronicamente, o cabeçote tem formato em delta para melhorar o centro de gravidade e auxiliar o controle térmico do motor, coletor integrado ao cabeçote, variação tanto na admissão como no escape com atuadores elétricos, bronzinas com tratamento polímero metálicas, os componentes moveis do cabeçote, pistões, anéis e pinos dos pistões receberam tratamento DLC(Diamond Light Carbon) para reduzir atritos dos combustíveis e BSC(Bora Spray Coating) isso permite troca mais eficiente entre a câmera de combustão e água reduzindo o atrito entre os anéis os pistões, além de controle de melhor da pré-detonação e redução de consumo de 1% e é uma tecnologia usado no Nissan GT-R, Sonda Lamba proporcional que permite melhor performance em qualquer situação, ESM e Start&Stop, o motor é importado da Fábrica em Valladolid, Espanha, mas o desenvolvimento flex ficou a cargo da Renault brasileira e com isso gera 27.5KGFM a 1600RPM e vai até 3750RPM e 162CV a 5500RPM e vai até 6000RPM e com álcool vai a 170CV e mantém o torque, é o mesmo motor usado no Captur e no Duster Iconic 1.3 16V TCe e também nos Mercedes-Benz GLB 200, GLA 200 e A 200 Sedan, só que nos Mercedes-Benz eles tem o sistema MDS que desliga metade dos cilindros e lá é apenas á gasolina e gera 25.5KGFM e 163CV. A sua suspensão é Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é McPherson e na traseira é Multlink e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, no caso da suspensão a Toro segue o mesmo esquema tático, assim como os freios. 

                                                   
O motor 1.3 16V TCe gera 162CV com gasolina e com álcool vai a 170CV 

Agora temos duas comparações a fazer uma com a Oroch 2 litros antiga e outra com a Toro Turbo 270 Flex, primeiro vamos contra antecessora:

RENAULT DUSTER OROCH DYNAMIQUE 2 LITROS 16V
CÂMBIO: Manual de seis marchas (ou automático de quatro marchas até a linha 2021, quando ela perdeu esse câmbio)
MOTOR: 2 litros 16V da família F, o F4R com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote sendo variável na admissão acionado por correia dentada.
POTÊNCIA:143CV a 5750RPM com gasolina e 148CV com álcool
TORQUE: 20.2KGFM a 4000RPM com gasolina e 20.9KGFM com álcool 

Note duas coisas, a 1.3 16V TCe não tem câmbio manual, são coisas do mercado de hoje, a própria Oroch pagou um certo preço por ter o automático de quatro marchas, mas mesmo assim eu gostava conjunto MT6 e o motor 2 litros, mas com o câmbio CVT que simula oito marchas e o motor TCe ela ficou melhor ainda como você vai ver e o ganho foi de 19CV com gasolina e 22CV com álcool e no torque o ganho foi de 7.3KGFM com gasolina e 6.6KGFM com álcool.

FIAT TORO FREEDOM TURBO 270 1.3 16V FLEX
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Turbo 270 1.3 16V Flex da família GSE(Global Small Engine) com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no escape acionado por corrente metálica, sistema Multiliair III no comando de válvulas que substitui a variação e o próprio comando de válvulas além da variação no coletor, turbo, intercooler e injeção direta
POTÊNCIA: 180CV com gasolina e 185CV com álcool a 5750RPM
TORQUE: 27.5KGFM a 1750RPM 

A Toro tem o câmbio automático de seis marchas tradicional, uma escola diferente da Oroch, já o motor segue a mesma escola: Turbo, intercooler e injeção direta, só que o Multliair substitui a variação do comando, o comando na admissão e a variação no coletor, em torque empata, mas o desempate do torque vem na Oroch: a picape da Renault chega 160RPM mais cedo e isso ajuda e a Toro tem 18CV a mais com gasolina e 15CV a mais com álcool, mas eis que vem algo interessante.

PESO DA OROCH: 1432KG
PESO DA TORO: 1670KG 

A Oroch é 238KG mais leve e aí entramos na relação peso/potência e peso/torque.

PESO/ TORQUE

RENAULT OROCH 1.3 16V TCe:52KG/KGFM
FIAT TORO  TURBO 270 1.3 16V FLEX: 60.7KG/KGFM 

PESO/POTÊNCIA

RENAULT OROCH 1.3 16V TCe: 8.8KG/CV com gasolina e 8.4KG/CV com álcool
FIAT TORO TURBO 270 1.3 16V FLEX: 9.2KG/CV com gasolina e 9KG/CV com álcool.

No peso torque a Oroch tem 8KG/KGFM de vantagem sobre a Toro e no peso/potência tem 0.4KG/CV com gasolina e 0.6KGFM com álcool, como diz Colin Chapmann: adicione leveza e tudo certo, lógico tem a questão das dimensões e a plataforma da Toro ser naturalmente pesada já no Renegade e aí daí para cima já viu. A picape conta com amortecedore pantográfico para abertura do capô.

                                                                 
Amortecedor pantográfico para segurar o capô, isso não se vê nem em modelos bem mais caros.

ANDANDO COM ELA:  Depois da entrega dos meus documentos vou até a Oroch estacionada na Globo Renault, lógico que muitas vezes você anda em carros diferente e acaba esquecendo algumas coisas de um e de outros, mas enfim a chave é tradicional até aí tranquilo, o problema fui eu, é algo até engraçado, fui ligar o carro e em vez de colocar a chave na ignição deixei no canto, foi um erro, mas aí lembrei e coloquei na ignição e aí encostei a mão na alavanca de câmbio: P,N.R e D e aí fui para o D e aí quase cometo um erro... freio de mão tradicional e aí tiro o freio de mão e vou sair com a picape, mas avenida General Liberato Bitencourt, do estreito em Florianópolis, é uma avenida movimentadíssima, então tive que esperar, aí não passava carro, mas o vendedor me avisou de um pedestre e aí esperei e depois que o pedestre passou e e o Ford Ka passou, eu pude entrar e lógico com o compacto longe, aproveitei para fazer um kickdown até 60KM/H e a picape respondeu muito e a picape tem resposta bem pronta: 27.5KGFM já nos 1600RPM baixo peso em comparação a Toro, em termos de 0 a 100KM/H segundo os fabricantes só perde para Maverick Ecoboost, Ram 1500 V8, Amarok V6 Turbo Diesel e Gladiator, das quatro cilindros turbo só perde para a Maverick e aí fui mantendo, mas eis que veio o sinal verde e aí aproveitei e senti o câmbio CVT trabalhando e simulando marcha e lógico fui mantendo, mas eis que tinha uma carreta que estava fazendo obras e antes tinha um cone avisando e olha que não tem ninguém entrando e aí dou seta e faço mais um kickdown para ficar a frente da carreta e a picape respondeu muito bem e prontamente e de brinde um belo ronco que lembrar o Mercedes-Benz GLB 200, considerando que a picape não tem escape ou alguma coisa para suspensão esportiva está bom e aí passando a carreta fui seguindo normal e o vendedor me alertou para ir na outra faixa por que já ia entrar e aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento prestado e fui seguindo e aí veio e semáfaro e aí parei, aliás a picape me deu uma sensação de freio melhor que a Toro 270, mas não sei se é sensação, mas me pareceu isso e aí o vendedor disse que "era para entrar aqui", eu disse "bah, errei, peço desculpas" e aí vamos entrar na outra, no caso aí teve o semafáro da avenida Santos Saraiva e aí espero, mas eis que espero um Jeep Compass vir para não ir na frente dele e ele entra e aí eu troco de faixa e entro na avenida Santos Saraiva, a picape só entregou os buracos a onde os pneus de uso misto entregavam, fora isso continou sendo a picape com excelente dirigibilidade de sempre e ai entramos na Fulvio Aducci, dei um leve kickdown, mas eu falei que ia mais devagar por que ela tem os ônibus e é uma avenida de velocidade um pouco menor, deu para notar que com o novo motor e novo acabamento, a Oroch melhorou o isolamento acústico, aliás agora sim a Renault pode atrelar um caixa moderna ao motor mais potente, algo que era meio complicado com o antigo F4R 2 litros (embora a Oroch tivesse a opção do câmbio manual) e entro na avenida Araci Vaz Callado e aí vou seguindo e uma senhora de uma T-Cross ela começa a dar ré na vertical saindo de um estacionamento e aí resolvo esperar e inclusive ligo o alerta e aí a senhora entra para uma vaga e assim fica mais tranquilo e vou seguindo até a Globo Renault a onde eu faço as fotos externas da matéria que você está vendo agora.

                                                                  
O câmbio é o CVT que simula oito marchas 

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$142.990 como eu já disse acima é inegável o custo/benefício, afinal as Toro Turbo 270 nas três versões tem algo bem interessante: a Freedom é R$3.000 mais barata, mas bem menos equipada, a Freedom tem equipamentos equivalentes e aí custa R$10.000 a mais e a Volcano que é mais equipada é R$16.000 mais cara, realmente o custo/benefício pesa a favor da picape da Renault. O seu consumo urbano é de 7.4KM/L com álcool e 10.5KM/L com gasolina e o rodoviário é de 7.8KM/L com álcool e 11KM/L com gasolina, essa proximidade de consumo se dá graças ao ESM que reproveita recursos disperdiçados para consumir menos na cidade. Agora vamos contra as antecessoras.

OROCH DYNAMIQUE 2 LITROS 16V AUTOMÁTICO 4 MARCHAS
Consumo urbano com álcool:5.9KM/L
Consumo urbano com gasolina: 8.6KM/L
Consumo rodoviário com álcool:7KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 10.3KM/L 

OROCH DYNAMIQUE 2 LITROS 16V MANUAL 6 MARCHAS
Consumo urbano com álcool: 7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 7.4KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 10.9KM/L

Em comparação a antiga automática com álcool foi 1.5KM/L mais econômica com álcool e em comparação a manual foi 0.4KM/L mais econômica na cidade, com gasolina foi 1.9KM/L mais econômica na cidade que antiga automática e 0.5KM/L mais econômica que a antiga manual de seis marchas, no consumo rodoviário com álcool foi 0.8KM/L mais econômica que antiga automática e 0.4KM/L mais econômica que a manual e com gasolina foi 0.7KM/L mais econômica que a antiga automática de quatro marchas e 0.1KM/L mais econômica que antiga manual de seis marchas, ela foi mais econômica que antecessora em todos os sentidos.  Agora vamos ver contra a Toro Freedom Turbo 270 1.3 16V Flex.

FIAT TORO TURBO 270 1.3 16V FLEX AUT
Consumo urbano com álcool: 6.6KM/L
Consumo urbano com gasolina: 9.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 11.2KM/L

Ela foi 0.8KM/L mais econômica com álcool do que a Toro na cidade e com gasolina foi 1KM/L mais econômica que a Toro, já na rodovia a Oroch levou o troco, mas por diferença menor: 0.2KM/L tanto com álcool como gasolina.

E aí se tivesse R$142.900 você compraria? A Resposta é sim, o que a Oroch tinha de bom ficou melhor: motor com respostas muito boa ao volante, aliás melhor até que o F4R que eu já achava um bom motor para ela, embora esse 1.3 16V TCe é muito melhor(pena que não pode ir no Sandero R.S..), o câmbio CVT que simula oito marchas funciona muito bem e de maneira exemplar, aliás substitui o antigo de seis marchas e o automático de quatro marchas numa tacada só, melhorou outras coisas como acabamento: agora sim, está condizendo com o preço e segmento cobrado e lógico não ia negar isso, consumo está muito melhor e ainda mais econômica que a rival na cidade , manteve a excelente dirigibilidade graças a sua suspensão independente nas quatro rodas, lógico algo que já era esperado era o espaço interno na traseira realmente acredito que isso será melhorada numa próxima geração dela, lembrando que é um facelift que trouxe novidades com motor e câmbio, a única coisa que pesa contra ela é ter apenas dois air bags, afinal o Kwid tem quatro air bags, realmente a Renault deveria pensar nisso, e lógico no lançamento dela não crítiquei isso por que na época a Strada Adventure tinha dois e a S10 Advantage também tinha dois air bags, a Toro só veio seis meses depois e hoje a Strada tem quatro air bags na cabine dupla e a S10 tem seis em todas, embora perdeu o motor Flex, primeiro 2.4 saiu já em 2016 e o 2.5 caiu de cena esse ano, então acredito que com o tempo pode vir outros itens e sobre a segurança apesar dos dois air bags ela melhorou com ESP e Controle de tração. A Renault tem a expressão "Trabalhe e Viva" no caso dessa versão acredito que seja mais para o "Viva", mas se precisar ela não vai negar, caso não precise da potência do 1.3 16V TCe, ela tem duas outras versões, mas ambas equipadas com motor SCe 1.6 16V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis e com isso gera 16.2KGFM a 4000RPM e 118CV a 5500RPM e com álcool vai a 120CV e agora ganhou um câmbio manual de seis marchas. O vendedor me contou que por causa da crise de insumos e de cadeia, todas as Oroch que chegam, já chegou vendidas, para se ter uma ideia não vi nenhuma no showroom da concessionária, a não ser no lançamento e vi duas na rua e ambas 1.3 16V TCe Outsider, o que indica que realmente para a Renault está díficil de dar conta dos pedidos e a própria Renault reconhece isso.

No caso das outras versões:

Intense 1.6 16V Manual: R$117.110 que perde a Roda de liga-leve aro 16 diamantada biton e em troca vem a roda de liga-leve diamantada cinza, os para-choques traseiros são cor cinza escuro, o revestimento dos bancos é de tecido e o ar condicionado é manual, mas mantém ESP, Controle de tração, vidros elétricos e outros, essa versão parece ser destinada ao "trabalhe e viva" na essência.

Pro 1.6 16V Manual: R$111.300: que perde a Roda de liga-leve aro 16 em favor de uma de aço, para-choques são pretos em vez da cor do carro, tanto na dianteira como na traseira, perde vidros traseiros elétricos e Alarme, embora mantenha o ESP e Controle de tração e a capacidade de carga vai para 680KG essa é voltada para o "Trabalhe" 

E as cores disponíveis são Vermelho Vivo(de série, digamos assim), Branco Glacier que acrescenta R$800 e as cores  Prata Etoile, Vermelho Fogo, Cinza Luna(a cor do carro avaliado) e Preto Nacré essas aí custam R$2.000 respectivamente.

                                                                 
Cromado na grade dianteira, exclusivo da versão Outsider, aliás a grade é nova.

Faróis auxiliares 

Roda de liga-leve aro 16 Bitom diamantada 

                                                               FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acinonado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
CILINDRADA: 1332cm3
DIÂMETRO X CURSO: 72.2 x 81.3 mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,5:1
POTÊNCIA: 162CV a 5500RPM-6000RPM com gasolina e com álcool vai a 170CV
TORQUE: 27.5KGFM a 1600RPM nos dois combustíveis
CÂMBIO: CVT que simula oito marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Picape, cabine dupla, quatro portas
DIMENSÕES:Comprimento 4.72 metros, largura 1.83 metros,  Altura 1.69 metros e Entre - eixos 2.83 metros 
OFF ROAD: Ângulo de entrada 27.6 graus, altura livre do solo 21.2cm e ângulo de saída 22.4 graus
PESO: 1432KG
PESO/POTÊNCIA: 8.8KG/CV com gasolina e 8.4KG/CV com álcool
PESO/TORQUE:52KG/KGFM 
VOLUMES: Capacidade de carga 650KG e tanque de combustível 45 litros
SUSPENSÃO: Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos.
DIANTEIRA: McPherson
TRASEIRA: Multlink na traseira
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS,AFU(EBD na Renault), ESP, ASR(Controle de tração), Hill Holder(Hill Start na Renault) e ROM e RMI(esses controle anticapotamento)
DIREÇÃO: Eletro-hidráulica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 16, 215/65/R16
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado automático, Coluna de direção regulável, Central Multimídia de 8 polegadas, ESP, Controle de tração, HSA, ROM e RMI, Direção Eletro-hidráulica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Apenas cores.
GARANTIA: 3 anos ou 100.000KM
PREÇO: R$142.990 

AGRADECIMENTOS AO VENDEDOR E A GLOBO RENAULT PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO PELA CONFIANÇA NO PRODUTO! 




                      


                                       









Comentários