AVALIAÇÃO: CITROËN C3 FEEL PACK 1.6 16V AUT: SIMPLICICIDADE CORENTE

                                                                

TERCEIRA GERAÇÃO DO C3 AGRADA COM BASE, ESPAÇO E PREÇO, EMBORA SEJA SIMPLES 

Como eu sempre recebo notícias da Stellantis e suas respectivas marcas recebi a notícia da Citroën com o lançamento do C3 no dia 30 de Agosto e na sexta-feira da mesma semana que já era Setembro, eu fui a revenda da Citroën que agora não está mais nas mãos do antigo grupo, agora é Via Porto e lógico afinal eu não ia uma concessionária Citroën desde o lançamento do C4 Cactus em 2018, então fui a concessionária agora em 2022 com o lançamento da terceira geração do C3.

   Cheguei lá na concessionária, pedi para o atendente que o novo C3 estava disponível, ele disse que sim, estava aí e aí eu era para ir lá ver, mas aí tive outra coisas para fazer, mas acabei indo depois e fui ver o carro e pude ver o carro e depois o atendente veio me atender comentei sobre o porta-malas de 315 litros, plataforma CMP aliás o primeiro Citroën nacional a aderir a essa plataforma, feito em Porto Real-RJ se analisar que o 208 vem de El Palomar, Argentina então é certo dizer que é o primeiro nessa base em solo brasileiro e vi que o motor era o 1.6 16V era a única unidade que estava na concessionária e disponível para test-drive e pedi o test-drive ele falou que podia e aí ele foi junto comigo ao test-drive, primeiro fiz os trâmites burocráticos e fui.

POR FORA: O Novo C3 agrada no visual, a Citroën conseguiu um acerto no visual da dianteira melhor que no C4 Cactus, aliás que foi parte de inspiração, já o teto e a traseira rementem ao 2CV que é o "Fusca francês", lógico a Citroën sempre fez carros digamos, populares, mas no Brasil isso ficou de fora, as próprias gerações anteriores do C3 buscavam as versões mais sofisticada dos rivais, agora o C3 resolve ir dependendo da versão em termos de preço do Onix/HB20/Polo/Sandero/Argo/208 e City Hatch, só que esse é muito mais caro que ele até o Kwid e Mobi nas versões mais baratas, o visual dele é bonito, ele mede 3.98 metros de comprimento, 1.73 metros de largura, 1.60 metros de altura e 2.54 metros de entre -eixos, o modelo é feito na plataforma CMP em Porto Real-RJ, você pode estar pergutando, muitos carros compactos passaram dos 4 metros e ele não? é simples: Ele foi desenvolvido tanto para o Brasil como para a Ìndia e e lá tem a lei dos "4 metros" assim como tem lei dos carros 1 litro por aqui e dos kei-car no japão, onde abaixo dos 4 metros paga menos imposto e lógico o modelo brasileiro ganhou reforços na estrutura para se se adequar ao mercado brasileiro e lógico ele tem atitude de SUV: Ângulo de entrada de 23 graus, altura livre do solo de 18cm e ângulo de saída de 39 graus, mas a própria Citroën diz que ele é Hatch e isso ele é. A Plataforma é a mesma usada no 208 e no exterior ao Opel Corsa F primeiro modelo sob gestão PSA(Hoje Stellantis da marca alemã) e a família C3 vai crescer: dará origem ao um utilitário esportivo compacto e a um sedã.

                                                    
O Visual do novo C3 é bonito na traseira e faz lembranças ao 2CV 

Aqui o outro ângulo da traseira 

Na Dianteira a grade forma um conjunto harmonioso com faróis divididos e isso é díficil de acertar.

Agora vamos ver em termos de dimensões contra a geração passada feita na platforma PF1.

Comprimento: 3.94 metros     Largura: 1.72 metros       Altura:1.52 metros     Entre -eixos: 2.46 metros 

A nova geração ficou 4cm mais comprido, 1cm mais largo, 8cm mais alto, ok, você pode dizer que tem o Rack no teto e altura elevada do solo, mas 5cm é pláusível se descontar esses itens e o entre -eixos é 8cm maior.

                                                             
Rack no teto e pintura biton 

Agora vamos ver contra os seus rivais, como é suas dimensões.

HONDA CITY EXL 1.5 16V CVT 
Comprimento: 4.34 metros       Largura:1.75 metros  Altura: 1.48 metros       Entre -eixos:2.60 metros

HYUNDAI HB20 PLATINUM TGDI 1 LITRO 12V TGDI AUT

Comprimento: 4.01 metros       Largura: 1.75 metros   Altura: 1.47 metros      Entre -eixos: 2.53 metros

PEUGEOT 208 ALLURE 1.6  16V AUT 

Comprimento:4.05 metros      Largura: 1.74 metros     Altura: 1.45 metros     Entre -eixos: 2.54 metros

TOYOTA YARIS XS 1.5 16V CVT 

Comprimento:4.14 metros    Largura: 1.73 metros     Altura: 1.47 metros       Entre -eixos: 2.55 metros

VOLKSWAGEN POLO COMFORTLINE 200 TSI 1 LITRO 12V AUT 

Comprimento: 4.05 metros     Largura: 1.75 metros   Altura: 1.46 metros      Entre -eixos: 2.60 metros

CHEVROLET ONIX LTZ 1 LITRO 12V TURBO AUT 

Comprimento: 4.16 metros     Largura: 1.73 metros    Altura:1.48 metros      Entre -eixos: 2.55 metros

Note que os nossos compactos tomaram uma escalada para acima dos 4 metros, o novo C3 é o menor deles, afinal o segundo menor é o HB20 com 3cm a mais, mas como eu disse ele foi projetado para Ìndia também e para não cobrar mais imposto no país asiático, ele ficou nos 3.98 metros, é o segundo mais largo junto com o irmão de plataforma 208:1cm atrás de Polo e City e 1cm acima do Onix, ele é o mais alto da turma, são 12cm acima do Onix e mesmo que você desconte suspensão elevada e rack, mesmo assim ficaria mais alto com prováveis 9cm a mais e no entre -eixos é o segundo menor junto com o irmão de plataforma 208, mas a frente do HB20 por 1cm e atrás de Yaris e Onix por 1cm. Sim, o City é bem mais caro, mas como se trata de uma versão digamos abaixo da Touring coloquei ele. e lógico temos ausência do Fiat Argo e do Renault Sandero, o primeiro não tem câmbio CVT e o segundo agora só com motor 1 litro, se fosse a Feel Pack manual, o Argo entrava com motor 1.3 e se fosse a Feel Pack 1 litro aí entravam Argo e Sandero e saiam de cena City e Yaris.

                                                        
Logotipo C3 na tampa do porta-malas e a versão avaliada foi a Feel Pack 

Lanternas traseiras em led com detalhes bonitos 

Faróis principal abaixo que faz a junção com a grade e tem o DRL 

O DRL acima que é o segundo farol e junta com a grade 

POR DENTRO: O acabamento é bem simples, lógico, é bem menos refinado que os compactos que chegaram ao mercado últimamente, ele tem detalhes bacanas como a central multimídia de 10.3 polegadas e tem o velocímetro digital e outros detalhes tudo numa tela digital e aliás cadê o conta-giros? infelizmente não tem, faz lembrar o lançamento do Xsara Picasso em 2001, lógico a sensação é um carro mais simples, mas ao menos ele tem um preço bem interessante para hoje no mercado como você vai ver, ele vem de série com Alarme, ABS, Air Bag Duplo, Ar Condicionado, Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Central Multimídia de 10.3 polegadas, Vidros/Travas e Espelhos elétricos, agora vamos ver o que os rivais tem a oferecer a mais, o Honda City EXL 1.5 16V CVT custa R$121.400 são R$27.410 é muito dinheiro de diferença, traz air bag duplo lateral e de cortina á mais, mas a central multimídia é de 8 polegadas, o Hyundai HB20 Platinum custa R$105.490 e traz a mais: Air Bag duplo lateral e de cortina, só que a central multimídia é de 8 polegadas, mas aí custa R$12.000 a mais, o Peugeot 208 Allure 1.6 16V Automático que custa R$99.990 ele traz a mais Air Bag Duplo laterais e tem a mesma central multimídia de 10.3 polegadas  e aí são R$6.000 mais caros, o Toyota Yaris XS 1.5 16V CVT custa R$106.490 e traz a mais: air bag de joelhos para o motorista, alerta de frenagem de emergência e manutenção de faixa, mas a central multimídia é de 7 polegadas e  são quase R$13.000 a mais, o Volkswagen Polo Comfortline 200 TSI custa R$108.890 são quase R$15.000 a mais e traz a mais Air Bag duplo lateral e a Central Multimídia é de 10.1 polegadas, a que mais se aproxima do C3 e o Chevrolet Onix LTZ custa R$97.390 são R$4.000 a mais, ele tem a mais os air bags duplos laterais e de cortina, mas a central multimídia é de 8 polegadas, ok, o novo C3 é menos equipado que os rivais, mas é bem mais barato que eles, então temos uma simplificidade coerente, muitas vezes diminuem o custo e não repassam ao consumidor a Stellantis e a Citroën(uma das marcas do grupo) repassaram ao consumidor. Vamos esclarecer: os painel é bem encaixado e a central multimídia deixa um pouco melhor e o detalhe azul é legal, mas ele é simples ainda, mas ele leva a reflexão: os nossos carros populares, por assim dizer, estão mais caros certo? ok, mas não é por que ganharam refinamento também? é uma pergunta a se pensar, talvez a proposta do novo C3 é trazer a simplificidade de volta, mas cobrando menos, o que é válido.

                                                               
A Central Multimídia é de 10.3 polegadas 

O Velocímetro é digital, mas sem conta-giros 

Mas no espaço interno ele vai bem, na dianteira você se ajusta bem e sobra um espaço bom para cabeça graças ao desing dele, na traseira com os bancos na minha posição sobra um excelente espaço, como  banco recuado fiquei justo, não sobrou não faltou, aqui ele é melhor que o irmão 208, que aperta na traseira com o banco recuado, já contra o Onix e HB20 fica igual aqui: não sobra, mas não falta, já City e Polo sobra espaço mesmo com o banco recuado, mas lógico o City Hatch tem o mesmo entre -eixos do sedã, então estou usando o sedã como base, mas para a cabeça o C3 é melhor nesse aspecto, ainda assim conseguiram um bom package interno dentro da plataforma CMP. Já o Yaris eu não posso dizer.

                                                       
Com o banco recuado, fica um espaço justo: não sobra, mas também não falta 

Já com o banco na minha posição, sobra um excelente espaço 

E o seu porta-malas é o maior que os rivais com 315 litros, um excelente medida para um Hatch Compacto, agora vamos ver contra os rivais.

HONDA CITY HATCH: 268 litros
HYUNDAI HB20:300 litros
PEUGEOT 208: 265 litros
TOYOTA YARIS: 310 litros
VOLKSWAGEN POLO: 300 litros
CHEVROLET ONIX:265 litros

Mais uma prova que conseguiram muito bem um package interno dentro da plataforma CMP: tem mais porta-malas que os rivais, ele leva 5 litros a mais que o segundo colocado, a média do segmento é de 289 litros, ou seja bem acima da média, lógico que um Hatch é díficil atender em termos de porta-malas uma família de quatro pessoas, mas o novo C3 é que o mais atende esse quesito. Os outros itens de série são: Sensor de pressão dos pneus(TMPS), Painel azul metálico, GSI(Gear Shift Indicator), Saída USB dianteira(carga e dados), Travas manuais das portas de seguranças para as crianças, Travamento automático das portas em movimento, Rodas de liga-leve aro 15 diamantadas, Maçanetas internas pintadas em prata, Alto falantes dianteiros e traseiros e dois tweeters dianteiros, Maçanetas na cor da carroceria, Luz diurna DRL em Led, Câmera de ré, Computador de Bordo, Chave principal com plip, Barra de teto Tranversais, Setas repetidoras nos retrovisores, Lanterna C-Type, Tomada 12 volts dianteiras, Chevron dianteiro cromado(o símbolo da Citroën),  Apple Car Play e Android Auto, Faróis de Neblina dianteiros, volante revestido em couro,ESS(Emergency Stop Sinal), Para-sol com espelhos internos, Banco do motorista com regulagem de altura, Moldura nas caixas de roda, dupla saída USB traseira(carga), Limpador/ Lavador/ Desembaçador traseiro e comandos de som no volante. Apesar de ter menos equipamentos, ainda assim é equipado num aspecto geral e mais equipado e muitos automóveis de 10 e 12 anos atrás. e o modelo avaliado vinha com a cor opcional que depois vou falar o nome dela   vai a R$95.590. Além dele ele tem como opcionais: Protetor de carter e frisos laterais e aí aumenta em mais R$900.

                                                                 
O seu porta-malas é de 315 litros é maior que os rivais 

MECANICAMENTE: O câmbio é o automático de seis marchas com opções sequenciais, o motor é o 1.6 16V da família EC5 que é uma atualização da TU5 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada sendo variável na admissão e com isso gera 15.4KGFM a 4250RPM e 113CV a 6000RPM com gasolina e com álcool vai a 15.7KGFM a 4500RPM e 120CV nas mesmas rotações que atinge a potência, é o mesmo que está presente em C4 Cactus e nos Peugeot 208 e 2008 e já esteve presente na antiga geração do C3,C3 AirCross/Picasso e nos Peugeot 206 e 207 e suas derivações e a primeira geração do 208, lógico na segunda geração já era a variação desse motor e fabricado em Porto Real-RJ. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizdos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, no caso da suspensão os rivais seguem o mesmo esquema tático e dos rivais só o Polo 200 TSI tem freio a disco sólidos na traseira, o resto é a tambor como é no C3. A primeira comparação é com o antecessor que usava esse mesmo motor, mas com alterações e inclusive o câmbio automático de seis marchas é o mesmo do antecessor e que está presente em C4 Cactus, Peugeot 208 e 2008 por exemplo. O Peugeot 208 usa o mesmo motor, mas vamos fazer uma observação:

1.6 16V EC5 no C3 antigo
POTÊNCIA: 115CV a 5750RPM com gasolina e 118CV com álcool
TORQUE:15.4KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis.

Vale lembrar que o antigo C3 saiu de cena em 2021 e não teve as alterações para a nova legislação anti-poluentes de 2022 e agora está calibrado para essa nova legislação: sim, ficou igual no torque e chega mais tarde com gasolina e perdeu 2CV, mas com álcool ganhou 0.3KGFM e ganhou 2CV e lógico a nova geração tem a vantagem de ser mais leve. Agora vamos ver contra os rivais.

HONDA CITY EXL
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas
MOTOR: i-VTEC 1.5 16V DI da família L com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e injeção direta
POTÊNCIA: 126CV a 6200RPM nos dois combustíveis
TORQUE:15.5KGFM a 4600RPM com gasolina e 15.8KGFM com álcool nas mesmas rotações

HYUNDAI HB20 PLATINUM 1 LITRO 12V TGDI
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1 litro 12V TGDI da família Kappa com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
POTÊNCIA: 120CV a 6000RPM nos dois combustíveis
TORQUE:17.5KGFM a 1500RPM nos dois combustíveis

PEUGEOT 208 ALLURE 1.6 16V AUT 
CÂMBIO: Automático de seis marchas
TORQUE: 15.5KGFM a 4000RPM com gasolina,  já torque com álcool, potência tanto com gasolina e álcool são igual ao C3, só que o novo C3 é mais leve.

TOYOTA YARIS XS 1.5 16V CVT 
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas
MOTOR: VVT-i 1.5 16V da família NR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
POTÊNCIA:105CV a 5600RPM com gasolina e 110CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:14.3KGFM a 4000RPM com gasolina e 14.9KGFM com álcool nas mesmas rotações

VOLKSWAGEN POLO COMFORTLINE 200 TSI
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 200 TSI 1 litro 12V da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
POTÊNCIA:116CV a 5500RPM com gasolina e 128CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 20.4KGFM a 2000RPM nos dois combustíveis

CHEVROLET ONIX LTZ 1 LITRO 12V TURBO
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1 litro 12V Turbo da família CSS Prime ou SGE com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, turbo e intercooler
POTÊNCIA: 116CV a 5500RPM nos dois combustíveis
TORQUE:16.3KGFM a 2000RPM com gasolina e com álcool vai 16.8KGFM nas mesmas rotações.

Agora vamos lá, todos seguem a escola do C3 no câmbio com exceção das marcas japonesas que são CVT, inclusive o 208 usa o mesmo câmbio. Já no motor aqui se divide: aspirado com injeção direta, no caso o City, três cilindros turbo com injeção convencional, no caso o Onix e aí ficamos nos aspirados convencionais: C3,208 e Yaris e no turbo e injeção direta com Polo e HB20. No torque ele meio que paga o preço por ser aspirado, com gasolina é o segundo menor torque, mas vencendo com folga o Yaris por 0.9KGFM, perdendo apenas por 0.1KGFM para o irmão 208 e o City e na potência com gasolina é o segundo menos potente, mas mesmo assim ficando 8CV a mais que o Yaris, e ficando 3CV atrás de Onix e Polo, já com álcool ele recupera ainda que só vencendo o Yaris, mas com 0.9KGFM de novo, e ficando 0.7KGFM atrás do Onix e na potência é o terceiro mais potente ficando junto com o HB20, só perdendo para Polo e City e ficando 4CV á frente do Onix, mas o C3 é mais leve que os rivais, isso ajuda e muito no desempenho.

                                                               
O motor 1.6 16V gera 113CV com gasolina e 120CV com álcool 

ANDANDO COM ELE: Fui entrar no carro foi fácil de achar a posição de dirigir, lógico a chave é bem simples, em particularmente não me incomodei com ela, afinal sem problemas nenhum, mas tem gente que pode reclamar e liguei o carro e fui puxar o câmbio e aí pensei "ué não desce" e ele me alertou que tem jogar para o lado, igual ao C4 Cactus, mas fazia tempo que não andava então não me lembrava disso, aí joguei o câmbio para o lado, antes ele havia me perguntado que se eu havia andado de câmbio automático, aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento prestado, eu comentei com ele que apanho hoje em dia mais do câmbio manual do que do automático, aí puxei para o D e sai da Via Porto, a direção elétrica agrada muito bem em manobras e fora as dimensões dele, que são uma vantagem em manobras, entrei na Avenida General Liberato Bittencourt e aí lógico fui seguindo o fluxo do trânsito e um Jeep Compass na minha frente, primeiro como é mais leve, se no irmão de base o 208 o 1.6 16V é suficiente, esse motor aqui no novo C3 passa um pouco do suficiente tem uma boa resposta no trânsito, aliás o volante além de boa pegada é bem agradável ao toque e vou seguindo o ritmo e lógico aí o sinal fecha e eu espero e depois vou seguindo o semáfaro e aí vendo que não tinha ninguém atrás e o Compass entra numa transversal, dou um leve kickdown não chegou a 60KM/H, mas parecia um "Hiato" que é algo diferente de tranco que já dá com Duster 1.6 16V CVT, 2008 1.6 16V e o antigo HB20 1.6 16V, mas lógico ele vai, mas era só impressão, depois explico o por que e aí o semáfaro fecha de novo e aí vou entrar na Santos Saraiva, aliás ela já vira Eurico Gaspar Dutra, a General Liberato Bittencourt e aí entro na Santos Saraiva e aí outro semáfaro, primeiro os freios parecem ser adequados, apesar de ser um carro simples, a dirigibilidade é como se fosse um 208 "simplificado" o que é um elogio e aí entro na Avenida Beira Mar continental e aí o sinal fica verde e vou seguindo, mas eis que vem o sinal vermelho e paro e depois de aberto eu dou um kickdown e o resultado: o motor responde muito bem, lógico o ronco do motor invade a cabine, mas isso não é exclusividade dele: o City também faz isso, em velocidade de cruzeiro o isolamento acústico é bom e aí o motor responde bem e quando vejo 65KM/H no painel eu alivio, de fato melhor que isso só o 1.6 16V THP ou o Turbo 270 1.3 16V Flex, mas acredito que nenhum deles virá ao C3, o mais plausível é o Turbo 200 1 litro 12V chegar uma dia, talvez estreia no SUV ou no sedã, mas ainda é cedo, afinal o carro é recém-lançado e o 1.6 16V mostra que apesar dos 20 anos(com atualizações) ainda tem fôlego e bastante para o novo C3 e aí vou seguindo, lógico no asfalto normal ele vai bem, aliás a direção vale lembrar que é agradável em todas as situações e que no início é Cláudio A. Barbosa e aí entramos na Avenida Araci Vaz Calado que dá acesso a General Liberato Bittencourt, aliás tenho que agradecer ao rapaz que prestou um excelente atendimento e aí lógico infelizmente ela é movimentada e pegamos o primeiro buraco e ele era meio grande e tomamos um susto: uma pancada seca no final do curso, mas o buraco era meio grande também, alí qualquer carro entregaria, mas mesmo assim ele saiu ileso, ele tem bons ângulos de ataque e saída e também tem as lombadas onde ele foi muito bem, acredito que saíria melhor que os rivais nesse aspecto, por que os rivais nem capacidade fora de estrada tem e aí entramos na General liberato Bittencourt e fui seguindo em direção a Via Porto onde estacionei para fazer as fotos, aliás no paralepído da concessionária ele não entregou nada, realmente aquele buraco era complicado.

                                                    
                                                                  
Câmbio automático de seis marchas 

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$93.990, ele é mais simples ok, mas é mais barato que os seus rivais e isso lhe ajuda e muito, o seu consumo urbano é de 7.2KM/L com álcool e 10.3KM/L com gasolina e o rodoviário é de 8.5KM/L com álcool e 12.4KM/L com gasolina, agora vamos contra os rivais.

HONDA CITY EXL 1.5 16V DI
Consumo urbano com álcool: 9.1KM/L
Consumo urbano com gasolina:13.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.5KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.8KM/L

HYUNDAI HB20 PLATINUM TGDi 1 LITROS 12V 
Consumo urbano com álcool:8.6KM/L
Consumo urbano com gasolina: 12.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool:10.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.4KM/L

PEUGEOT 208 ALLURE 1.6 16V AUT
Consumo urbano com álcool:7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.9KM/L 

TOYOTA YARIS XS 1.5 16V CVT 
Consumo urbano com álcool:8.7KM/L
Consumo urbano com gasolina:12.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.8KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.9KM/L 

VOLKSWAGEN POLO COMFORTLINE 200 TSI 1 LITRO 12V
Consumo urbano com álcool:8.4KM/L
Consumo urbano com gasolina: 12.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 15.1KM/L

CHEVROLET ONIX LTZ 1 LITRO 12V TURBO
Consumo urbano com álcool: 8.4KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.4KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 15.1KM/L 

O novo C3 paga o preço da sua aerdinâmica e acabou sendo o pior consumo urbano com álcool com 0.5KM/L de desvantagem sobre o 208, com gasolina a desvantagem foi de 0.8KM/L, já na rodovia também ficou atrás com álcool ficou 0.5KM/L de desvantagem para o 208 tanto com álcool como gasolina, mas advertência: os rivais são bem mais caros, então isso acaba se diluindo: Se tivesse R$94.000 você compraria? A resposta é sim, o que pesa a favor: visual bonito, preço excelente para os padrões de hoje no mundo automotivo, bom espaço interno, desempenho muito bom, excelente porta-malas para um Hatch, boa altura do solo e bons ângulos de entrada e saída, o que pesa contra: ok, eu já disse que ele é simples, mas ao menos ele cobra bem menos que os rivais, isso é um ponto bem imporante e lógico uma simplificidade corente. Para mim apenas ausência de conta-giros é o único ponto que pesa realmente contra e  a Stellantis/Citroën poderia ter usado o painel do 208 básico que ficaria bem legal. O modelo tem tudo para ser um sucesso de vendas e lógico se quiser outras versões, ele tem também.

A First Edition 1.6 16V Aut que acrescenta: Pintura Biton, Air Bumps laterais, emblemas exclusivos a série especial, air bumps laterais e tapetes exclusivos e aí o preço é de R$97.990 e tem a opção NFT também pelo mesmo preço, já o conjunto mecânico é o mesmo da Feel Pack.

Agora começa as versões abaixo a First Edition 1 litro que tem câmbio manual de cinco marchas e o motor GSE FireFly três cilindros 1 litro que gera 10KGFM a 3250RPM e 71CV a 6000RPM com gasolina e com álcool gera 10.7KGFM e 75CV custa R$83.990 e tem os mesmos itens da First Edition 1.6 16V com exceção óbvio do cojunto mecânico, aliás a Série First Edition é limitada a 2000 unidades.

A Feel 1.6 16V Manual, tem câmbio manual de cinco marchas, mas o motor é o 1.6 16V , ele perde câmera ré, modo eco e rodas de liga-leve diamantadas, mas custa R$86.990.

A Feel 1 litro, com o mesmo câmbio manual de cinco marchas e o mesmo motor três cilindros da First Edition, em relação a Feel 1.6 16V ela tem o mesmos itens de série e custa R$78.990.

 A Live Pack 1 litro perde Vidros traseiros elétricos, alarme Rodas de liga-leve aro 15 e custa R$74.990.

  A Live 1 litro perde central multimídia de 10.3 polegadas, chave com telecomando e custa R$68.990, todas as versões trazem ESP, Controle de tração e Hill Holder de série e essa versão mais em direção a Mobi Trekking e Kwid Outsider e o novo C3 tem mais espaço interno que esses dois modelos citados.

O modelo está disponível nas cores: Preto Perla Neta(metálica e a cor de série), Preto Perla Nera com teto branco e aí acrescenta R$1.300 e ela é sólida, Branco Banquise que é sólida e acrescenta R$800, Cinza Artense com Teto preto e aí acrescenta R$2.600 no caso Metálica, Azul Spring com teto Preto que também acresenta R$2.600, Azul Spring com teto Branco(a cor do modelo avaliado) que acrescenta R$2.600 também, a Cinza Artense que acrescenta R$1.300, Azul Spring que também acrescenta R$1.300, a Cinza Grafito que acrescenta R$1.300 também, desde a Cinza Artense com teto preto até a Cinza Grafito todas são metálicas e por último a Branco Banquise com teto preto que acrescenta R$2.100 e é a cor especial, segundo a marca. As First Edition só tem o Azul Spring com teto Branco ou Cinza Artense com teto preto, a Feel 1 litro perde a opção do Blanc Banquise com teto preto, a Live Pack  1 litro  a própria Live perdem as cores Azul Spring seja ela com pintada e todas as pinturas com teto pintado.

                                                                    
Rodas de liga-leve aro 15 diamantadas 

                                                                FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote sendo variável na admissão acionado por correia dentada, injeção eletrônica multiponto e flex
CILINDRADA: 1587cm3
DIÂMETRO X CURSO: 78.5 x 82mm
TAXA DE COMPRESSÃO:11:1
POTÊNCIA: 113CV a 6000RPM com gasolina e com álcool vai a 120CV nas mesmas rotações
TORQUE: 15.4KGFM a 4250RPM com gasolina e com álcool vai a 15.7KGFM a 4500RPM
CÂMBIO: Automático de seis marchas e tração dianteira 
CARROCERIA: Hatchback, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 3.98 metros, largura 1.73 metros, altura 1.60 metros e entre - eixos 2.54 metros 
OFF ROAD: Ângulo de entrada de 23 graus, altura live do solo 18cm e ângulo de saída 39 graus
PESO: 1152KG
PESO/POTÊNCIA: 10.2KG/CV com gasolina e 9.6KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 74.8KG/KGFM com gasolina e 73.4/KGFM com álcool
VOLUMES: Porta -malas 315 litros e tanque de combustível 47 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo do torção 
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS, EBD, ESP, Controle de tração e Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cramelheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 15,195/60/R15
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado, Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, Central Multimídia de 10.3 polegadas, Vidros/Travas/Espelhos elétricos 
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Pintura biton, protetor de cárter e frisos laterais 
GARANTIA: 3 anos ou 100.000KM ou o que ocorrer primeiro
PREÇO: R$93.990. 

AGRADECIMENTOS AO RAPAZ E A CITROËN VIA PORTO PELO EXCELENTE ATENDIMENTO E CONFIANÇA NO PRODUTO.





  








Comentários