AVALIAÇÃO: HONDA HR-V EXL 1.5 16V : GRANDIOSA SEGURANÇA

                                                      

SEGUNDA GERAÇÃO DO UTILITÁRIO ESPORTIVO COMPACTO TRAZ MAIS SEGURANÇA E ESPAÇO 

A Honda tinha anuciado o novo HR-V em Junho, mas ele só chegaria as concessionárias em Agosto, cheguei na Hit Honda, perguntei sobre o novo HR-V só chegava depois do dia 25 de Agosto. Na segunda-feira pós dia 25 de Agosto, eu vou ver o carro e já está na concessionária, inclusive o vendedor (que é o mesmo que me atendeu no City, nem flagrei na hora) me atendeu e falou que poderia ficar a vontade para ver, olhei o modelo no showroom e inclusive vi o motor porta-malas e interior e pedi se tinha um modelo de test-drive e ele disse que ainda não tinha disponível, mas eu pedi para ele se poderia fazer o test-drive a hora que chegasse, aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento prestado e falei que ia duas semanas depois. Pela primeira vez antecipei cheguei três dias antes de completar duas semanas.

   Cheguei a Hit Honda e perguntei ao vendedor se estava disponível o modelo de test-drive e ele falou que sim, "tem a sua carteira aí?" ele me perguntou, mandei os trâmites burocráticos e aí fomos fazer o test-drive no modelo.

POR FORA: Em fotos eu particularmente achava a grade dianteira um pouco apagada, as das versões turbo que chegam em Outubro são mais bonitas, mas mesmo assim eu achei mais bonito que o modelo anterior e ao vivo a grade ficou melhor e de fato ele é mais bonito que a geração anterior, afinal o excesso de vincos dimunuiu e ainda ganhou detalhes interessantes, o modelo é feito na mesma plataforma de City e City Hatch e também na mesma fábrica Itirapina, São Paulo, ele mede 4.33 metros de comprimento, 1.79 metros de largura, 1.59 metros de altura e 2.61 metros de entre -eixos, o seu ângulo de entrada é de 17.8 graus, a altura live do solo é de 18cm e o ângulo de saída é de 22 graus.

                                                            
O Novo HR-V tem visual bonito em todos os ângulos e novas lanternas dão destaque 

Aqui do outro lado 

Na dianteira a grade ao vivo me pareceu melhor, mas ainda um carro de visual bonito no aspecto geral

Lógico ele tem soluções que remetem a geração passada com a maçaneta da porta traseira embutida, agora vamos ver contra a geração passada.

Comprimento: 4.33 metros        Largura: 1.77 metros    Altura: 1.60 metros    Entre -eixos: 2.61 metros 

Ele manteve o mesmo comprimento e o mesmo entre -eixos, a largura cresceu 2cm e altura baixou 1cm.

Agora vamos ver contra os rivais, lembrando que eu peguei as versões digamos, intermediárias gama alta, digamos assim.

HYUNDAI CRETA PLATINUM TGDI 1 LITRO 12V AUT

Comprimento: 4.30 metros    Largura: 1.79 metros      Altura: 1.63 metros        Entre -eixos: 2.61 metros

JEEP RENEGADE LONGITUDE T270 1.3 16V FLEX AUT 

Comprimento: 4.27 metros   Largura: 1.80 metros        Altura:1.71 metros       Entre -eixos: 2.57 metros

NISSAN KICKS ADVANCE 1.6 16V CVT 

Comprimento: 4.31 metros     Largura: 1.76 metros     Altura: 1.59 metros      Entre -eixos: 2.62 metros

PEUGEOT 2008 STYLE 1.6 16V AUT

Comprimento: 4.16 metros     Largura: 1.74 metros     Altura: 1.58 metros      Entre -eixos: 2.54 metros

RENAULT DUSTER ICONIC 1.6 16V CVT 

Comprimento: 4.38 metros     Largura: 1.83 metros     Altura: 1.69 metros      Entre -eixos: 2.67 metros

RENAULT CAPTUR INTENSE 1.3 16V TCe CVT

Comprimento: 4.38 metros      Largura: 1.81 metros    Altura: 1.62 metros      Entre -eixos: 2.67 metros

VOLKSWAGEN T-CROSS COMFORTLINE 200 TSI 1 LITRO 12V 

Comprimento: 4.20 metros     Largura: 1.75 metros   Altura: 1.57 metros       Entre -eixos: 2.65 metros

CHEVROLET TRACKER PREMIER 1 LITRO 12V TURBO 

Comprimento: 4.27 metros    Largura: 1.79 metros   Altura: 1.63 metros      Entre -eixos: 2.57 metros

CITROËN C4 CACTUS FEEL 1.6 16V 

Comprimento: 4.17 metros      Largura: 1.71 metros    Altura: 1.56 metros   Entre -eixos: 2.60 metros 

Note que ele tem o segundo maior comprimento só perdendo para os modelos Renault em 7cm e vencendo por 2cm o terceiro colocado , o Nissan Kicks, na largura é o quarto mais largo junto com o Tracker e vencendo por 3cm o terceiro colocado que é o Nissan Kicks de novo, na altura ficou na intermediária na quinta colocação, 1cm á frente do Kicks, mas 2cm atrás do Captur e no entre -eixos ele ficou na intermediári de novo, junto com o Creta, ficou 1cm atrás do Kicks e 1cm atrás do C4 Cactus.

                                                                 
Versão avaliada foi a EXL,aqui o nome do carro 

Lanternas traseiras bonitas, com "emenda" na tampa do porta-malas que ficou muito bonita 

Faróis Full LED com DRL também em Led 

POR DENTRO: O Painel é bonito e bem acabado e os instrumentos de boa visualização e tela de TFT é de 4.2 polegadas para o computador de bordo e ele vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral e cortina, ESP, Controle de tração(ambos em cojunto chamados de VSA pela Honda), Coluna de direção regulável, Central Multimídia de 8 polegadas, Direção Elétrica, Alarme, Ar Condionado automático digital com saída para ocupantes do banco traseiro, Vidros/Travas/ Espelhos elétricos, Assistente para redução de ponto cego, ACC(Piloto automático adaptativo com LSF(Low Speed Follow) que auxilia o motorista manter uma distância segura do carro da frente, CMBS(Sistema de frenagem para mitigação de colisão frontal), aciona os freios em caso de colisão frontal para mitigar o acidente, LKAS que é o sistema de permanência de faixa que auxilia o motorista a manter a faixa de rodagem, RDM(sistema que detecta a saída de pista, cuja a função evitar sua evasão e possíveis acidentes, AHB(ajuste automático do farol alto) esses equipamentos extras de seguranças são chamados de Sensing pela Honda, EBA(Emergency Brake Assist ou simplesmente frenagem de emergência), HSA(Hill Start Assist ou Hill Holder) , HDC(Hill Descent Control) e Lembrete de objetos no banco traseiro  e o seu preço é de R$149.900 e agora vamos ver o que os rivais tem a oferecer, o Hyundai Creta Platinum 1 litro 12V TGDI  custa R$145.290 ok, são R$4.700 a menos, mas ele deve ACC, Frenagem de emergência, alerta de permanência em faixa, frenagem de emergência, a central Multimídia é de 10.2 polegadas, mas ele só tem o alerta de ponto cego e ainda por câmera, o Nissan Kicks Advance custa R$127.300, ok é R$22.000 a menos, mas deve ACC, Alerta de ponto cego, frenagem de emergência, alerta de manunteção de faixa, o Jeep Renegade Longitude T270 1.3 16V Flex custa R$147.990 é R$2.000 a menos, mas ele deve ACC, Alerta de ponto cego, Sistema de permanência em faixa e a central multímidia é de 8 polegadas , o Peugeot 2008 Style 1.6 16V custa R$106.990, ok são R$43.000 a menos, mas ele deve ESP, Controle de tração, Hill Holder, Air Bag duplo de cortina, ACC, alerta de ponto cego, frenagem de emergência, sistema de permanência de faixa e a central multimídia é de 7 polegadas, o Renault Duster Iconic 1.6 16V CVT custa R$126.790, ok são R$23.000 a menos, mas deve Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina, Alerta de ponto cego, ACC, Frenagem de emergência, Sistema de alerta de permanência de faixa ao menos a central multimídia é 8 poelagdas , o Renault Captur Intense 1.3 16V TCe CVT custa R$147.990 é R$2.000 a menos, mas deve Air Bag duplo de cortina, alerta de ponto cego, ACC, frenagem de emergência, Sistema de alerta de faixa de rodagem e a central multimídia é de 8 polegadas , o Volkswagen T-Cross Comfortline 200 TSI 1 litro custa R$150.590, olha só um caso é de R$600 mais caro que o HR-V, mas deve ACC, Alerta de ponto cego, Sistema de permanência em faixa e de quebra a central multimídia é de 6.5 polegadas, menor que o HR-V, ainda que tenha frenagem de emergência, o Chevrolet Tracker Premier 1 litro 12V Turbo custa R$140.950 é R$9.000 a menos, mas deve ACC, sistema de monitoramento de faixa e o ar condicionado é manual, embora tenha alerta de frenagem e frenagem de emergência em faixa velocidade e a central multimídia é de 8 polegadas . Por último temos o Citroën C4 Cactus Feel 1.6 16V que custa R$126.190 são R$23.000 a menos, ok, mas deve Air Bag duplo lateral, cortina, alerta de ponto cego, ACC, frenagem de emergência, sistema de monitoramento de faixa, em resumo: o HR-V é mais caro, mas entrega muito mais equipamentos que os seus rivais, com execção do T-Cross que é mais caro que o HR-V e o Volkswagen entrega menos perante o Honda, portanto acaba sendo um excelente custo/benefício contra o Volkswagen e bom contra os demais: você paga mais e leva mais, o que é válido. e calma que ainda tem segunda parte, mas já adianto que o carro avaliado custa R$151.990.

                                                           
O Painel tem instrumentação analógica bonita e bem visível com a tela de TFT de 4.2 polegadas ao centro.
A Central Multimídia é de 8 polegadas 

Aliás é uma grandiosa segurança que o HR-V traz. Agora no espaço interno que já era bom, ficou ainda melhor, com o banco na minha posição, sobrou um verdadeiro latifúndio, com o banco recuado totalmente para trás, sobrou ainda dois dedos o que o deixa muito espaçoso. arrisco dizer que é o mais espaçoso da categoria, agora sobre segurança é indiscutível: ao menos nas versões de intermediária de gama alta, sim como você viu acima.

                                                           
Com o banco totalmente recuado sobra dois dedos ainda.

Com o banco na minha posição, um verdadeiro latifúndio no banco traseiro 

E os outros itens de série são: Estrutura de deformação progressiva ACE( Advanced Compatibility Engenring), EBD, Freio de estacionamento elétrico EPB(Eletronic Parking Brake com função auto Hold), ESS(Emergency Stop Sinal, Sistema de luzes de emergência), Cinto de segurança para todos os ocupantes com encosto para todos os ocupantes(obrigatórios por lei), Cinto de segurança com pré-tensionamento, Lembrete de afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros, Trava infantil nas portas traseiras, Sistema ISOFIX na cadeirinha para crianças(obrigatórios por lei), Câmera de ré com multivisão de linhas dinâmicas(três vistas), Alerta de pressão dos pneus(TPMS), Lanternas traseiras em Led, Luz da placa em Led, Antena tipo tubarão, Limpador de para-brisa com função intermitente, Espelhos retrovisores com rebatimento elétrico e setas repetidores em led, Faróis com acendimento automático(sensor crepuscular), Faróis de Neblina em LED, Lanternas traseiras com acabamento fumê, Chave com função Smart Entry(aproximação na chave), Sensores de estacionamento com aviso sonoro traseiro, Botão de travamento das portas(motorista e passageiro) com travamento automático de velocidae, Função um-toque nos vidros elétricos, Alavanca de seta um-toque, Banco traseiro com apoio central e porta-copos, Tomada de 12 volts dianteira, Jogo de tapete com trava anti-escorregadio(carpete), Espelho no quebra-sol com iluminação, Espelho retrovisor eletrocrômico, Estradas USB dianteiro e traseira, Bancos traseiras Magic Seat, Botão de Partida do motor(Start/Stop), Volante e alavanca do câmbio revestido em couro, Acabamento do volante em black piano(comandos), Android Auto e Apple Car Play na central multimídia com voice tag, 4 alto falantes e 2 Tweeters e Comando de áudio no volante, Tela de TFT de 4.2 polegadas no painel e Rodas de liga-leve aro 17, alguns dos rivais são aro 16 e Faróis em Led só em versões topo de linha, mesmo e o único opcional são as cores que depois eu vou citar.

                                                                  
Botão Star/Stop para ligar e desligar o motor 

O seu porta-malas leva 354 litros, a geração antiga levava 431 litros(na versão Touring Turbo antiga era de 393 litros), ou seja foi uma perda de 77 litros, isso é evidente e agora vamos ver contra os rivais.

HYUNDAI CRETA : 422 litros
JEEP RENEGADE : 320 litros
NISSAN KICKS : 432 litros 
PEUGEOT 2008: 355 litros
RENAULT DUSTER: 469 litros
RENAULT CAPTUR: 437 litros
VOLKSWAGEN T-CROSS: 373 litros
CHEVROLET TRACKER: 393 litros
CITROËN C4 CACTUS: 320 litros 

Ok, ficou com o segundo menor porta-malas, vencendo Renegade e C4 Cactus ambos com 320 litros, são 34 litros e ficou apenas 1 litro do 2008. Curiosamente contava com o maior porta-malas desse grupo, mas é o preço a se pagar pelo maior espaço interno sem crescer nas dimensões, a média do segmento é de 387.5 litros, é um pouco abaixo da média é verdade.e lógico os 390 litros para mim dá para uma familia, aqui a bagagem vai passar aperto, caso não precise dos bancos traseiros tem o magic seat que transforma ele numa "picape" digamos assim.

                                                           
O seu porta-malas é de 354 litros 

MECANICAMENTE: O câmbio é o CVT que simula sete marchas, mas recebeu recalibração para se adequar ao novo motor. O motor é o i-VTEC 1.5 16V DI da família L com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e injeção direta e com isso gera 15.5KGFM a 4600RPM e 126CV a 6200RPM com gasolina e com álcool vai a 15.8KGFM e mantém a potência é o mesmo motor do City e City Hatch feito em Sumaré-SP. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, no caso de suspensão com exceção do Renegade que é Independente tipo McPherson na traseira, os rivais seguem o mesmo esquema tático e nos freios, além do HR-V tem freios á disco Renegade, Creta e 2008 seguem o mesmo esquema de disco sólido na traseira, mas C4 Cactus, Duster, Captur e Tracker usam tambores na traseira.  Agora vamos ver contra a geração passada.

HONDA HR-V EXL CVT
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas
MOTOR: i-VTEC 1.8 16V Flex da família R da Honda com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
POTÊNCIA: 140CV a 6500RPM com gasolina e 139CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:17.4KGFM a 5500RPM com gasolina e 17.3KGFM a 4800RPM com álcool.

Lógico a calibração do câmbio CVT é diferente, embora seja do mesmo esquema, em relação a termos números com gasolina perdeu 14CV e 1.9KGFM e com álcool a perda foi de 13CV e 1.5KGFM, mas tem um porém: o novo motor apesar de menor é bem mais tecnologico e ainda por cima o torque com gasolina do antigo 1.8 chegava a 5500RPM esse chega a 4800RPM é bem provável que na mesma faixa o torque chegue perto e a nova calibração ajudou e na hora tem a parte de andando com ele, vou comentar como ele vai e já adianto que o novo 1.5 16V vai bem, lá eu explico melhor, agora é hora de ver contra os rivais e lembrando que C4 Cactus e Peugeot 2008 tem o mesmo motor e Duster e Kicks também, mas o Duster tem a questão de alterações nos motores.

HYUNDAI CRETA PLATINUM TGDi 1 LITRO 12V 
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1 litro, 12 válvulas, Turbo da família Kappa com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
POTÊNCIA: 120CV a 6000RPM
TORQUE: 17.5KGFM a 1500RPM 

JEEP RENEGADE LIMITED T270 1.3 16V FLEX
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: T270 1.3 16V Flex da família GSE(Global Small Engine) com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no escape acionado por corrente metálica, sistema Multiair III na admissão substituindo o comando de válvulas e a variação e a própria variação do coletor, turbo, intercooler e injeção direta
POTÊNCIA: 180CV a 5750RPM com gasolina e 185CV com álcool
TORQUE: 27.5KGFM a 1750RPM

NISSAN KICKS ADVANCE 1.6 16V
CÂMBIO: CVT 
MOTOR: 1.6 16V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variávies
POTÊNCIA: 110CV a 5600RPM com gasolina e 113CV com álcool
TORQUE:15.2KGFM a 4000RPM com gasolina e 15.3KGFM com álcool

PEUGEOT 2008 STYLE 1.6 16V AUT E CITROËN C4 CACTUS 1.6 16V
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.6 16V da família EC5 que é uma atualização de TU5 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acioando por correia dentada e variável na admissão
POTÊNCIA:113CV a 6000RPM com gasolina e com álcool vai a 120CV nas mesmas rotações
TORQUE:15.4KGFM a 4250RPM com gasolina e com álcool vai a 15.7KGFM a 4500RPM nas mesmas rotações 

RENAULT DUSTER ICONIC 1.6 16V CVT
CÂMBIO: CVT que simula seis marchas
MOTOR: 1.6 16V SCe da família HR é o mesmo do Kicks, mas com ESM e Start/Stop e diferença de local de fabricação(São José dos Pinhais-PR na Renault e Resende-RJ na Renault)
POTÊNCIA: 118CV a 5500RPM com gasolina e com álcool vai a 120CV
TORQUE: 16.2KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis

RENAULT CAPTUR INTENSE 1.3 16V TCe CVT
CÂMBIO: CVT que simula oito marchas
MOTOR: 1.3 16V TCe da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
POTÊNCIA: 162CV a 5500RPM e com álcool vai a 170CV nas mesmas rotações
TORQUE:27.5KGFM a 1600RPM nos dois combustíveis

VOLKSWAGEN T-CROSS COMFORTLINE 200 TSI 1 LITRO 12V
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 200 TSI 1 litro da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo e intercooler
POTÊNCIA: 116CV a 5500RPM com gasolina e com álcool vai a 128CV nas mesmas rotações
TORQUE: 20.4KGFM a 2000RPM nos dois combustíveis

CHEVROLET TRACKER PREMIER 1 LITRO 12V TURBO
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1 litro, 12V da família CSS Prime(ou SGE, Small Global Engine) com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo e intercooler
POTÊNCIA: 116CV a 5500RPM nos dois combustíveis
TORQUE: 16.3KGFM a 2000RPM com gasolina e 16.8KGFM com álcool.

                                                          
O motor é o 1.5 16V de injeção direta com 126CV nos dois combustíveis 

Note que na escola câmbio temos duas: CVT em Honda, Nissan e até mesmo Renault já que tem uma aliança com a Renault e seis marchas automático nos demais. nos motores temos os quatro cilindros aspirados formados pelo próprio HR-V, 2008, C4 Cactus, Kicks e Duster, dois quatro cilindros turbo no caso Renegade e Captur, três três cilindros turbo: Creta, T-Cross e Tracker, mas dentro disso tem divisões, no caso os quatro cilindros ambos são injeção direta, nos três cilindros turbo o Tracker é com injeção comum, ao passo que o HR-V é o aspirado de injeção direta, com gasolina ele tem o terceiro menor torque com 15.5KGFM ficou 0.8KGFM atrás do três cilindros turbo do Tracker e 0.1KGFM á frente do C4 Cactus e do 2008, aliás o HR-V tem mais torque o que o Kicks também, mérito da injeção direta do HR-V, com álcool ele continua na mesma posição, mas aí o Tracker ampliou a vantagem para 1KGFM e ficou 0.1KGFM á frente de C4 Cactus e 2008, mas é na potência que se destaca com gasolina é o terceiro mais potente só perdendo para Captur e Renegade, ficando lógico 36CV atrás do Captur, mas vencendo todos os rivais três cilindros turbo, com 6CV de vantagem sobre o quarto colocado o Creta, com álcool aí ele cai para o quarto lugar, por que o T-Cross com álcool vai a 128CV, ficando 2CV de vantagem para o HR-V, mas mesmo assim ainda mantendo a vantagem sobre o Creta.

ANDANDO COM ELE: Chegou a hora de entrar nele, eu entro e fecho a porta, sinto uma qualidade de construção elevada na hora que bato a porta e trato de ajeitar a coluna de direção já que estava de frente no painel e de quebra abre um espaço excelente para os joelhos, confesso que demorei a achar um pouco mas consegui, afinal vou encarar a polêmica do 1.5 16V, liguei o carro e quase fui sair, o vendedor me avisou "o freio de mão" que aqui no caso é eletrônico, então apertei o botão e sai da Hit Honda , mas antes tinha limpado o para-brisas por que havia chovido poucas horas antes e aí entro na presidente Kennedy como tinha espaço faço um kickdown até 60KM/H  e ele responde prontamente, sem o famoso "Hiato" ou "Suspense" algo que acontece com o 2008 1.6 16V aspirado e o Duster 1.6 16V CVT, a resposta me pareceu a do Kicks que é bem mais leve e até parelha ao Creta TGDI, acredito que o antigo 1.8 16V(eu andei no antigo mas era o Touring Turbo) daria essa resposta também e fui seguindo pela Presidente Kennedy, o volante tem boa pegada e o isolamento acústico ainda melhor que no City, lógico o seu irmão digamos é mais leve e o CVT invade mais, mas o ronco aqui fica menos destacado, digamos assim e fui seguindo a direção, mostrou muita competência é bem agradável em todos os sentidos e eu ia entrar na cinco de novembro para dar acesso a beira mar e aí o vendedor me falou "Pode ir mais á frente, com ele" aliás tenho que agradecer ao excelente atendimento prestado e aí fiz o kickdown até 60KM/H e ele respondeu prontamente, aliás vale lembrar que depois quando cheguei em casa, fui dar uma olhada no site da revista quatro rodas, o 0 a 100KM/H foi de 11.8 segundos, contra 11.7 segundos do antigo 1.8 16V é basicamente apenas 0.1 segundo, quase nada, mas enfim voltando a rua Presidente Kennedy que virou Joaquim Vaz e fui seguindo normal, o 1.5 16V me pareceu um motor acima do honesto para ele, lógico que vai melhor no City, mas é mais leve, mas isso é feito cascata o mesmo ocorria quando o Logan 1.6 16V tinha CVT em relação ao Duster e o HB20 TGDI em relação ao Creta, lógico no computador de bordo dava para ver assistências de condução semi-autonoma funcionando, logo depois um Courier quase me fecha, sou obrigado a frear e dou um buzinada e depois a rua vira Constancio Krumel que vira José da Costa Vaz é mão inglesa e aí vou entrar a direção agrada nas manobras e aí sinal fica verde e entro, logo depois da Fiorino que estava na minha frente, começo a achar que estava mais devagar e aí ele desenvolve muito bem, quando vi estava nos 60KM/H limite da via e na curva o modelo sente na mão, parece até um carro mais baixo e lógico o trânsito aumentou e veio o semáfaro e aí parei e lógico com a quantidade de carro, o alerta me avisando que tinha carro do lado no painel, isso é bacana, aliás dá para ver que o HR-V de segurança geração tem uma grandiosa segurança e aliás outra segurança que a Honda digamos assim é a confiabilidade, aliás a Honda recalibrou o câmbio CVT para o motor 1.5 16V aspirado e ficou muito bem acertado, depois que saímos de Semafaro, fui seguindo reto e aí tem o sinal verde e esperamos e entramos na Osmar Beijamim Rosa e lógico aí a velocidade diminui de 60KM/H a 40KM/H e antes vi que um 208 estava bem longe aí entrei para entrar nessa rua e depois fui entrar na avenida Presidente Kennedy, mas antes do semáfaro fui bater a foto do botão de partida e fui seguindo rumo a Hit Honda, realmente o HR-V mostra ser um digamos "Porto Seguro" nesse aspecto e lógico veio um pedestre e aí parei para deixar ele passar e houve um aviso de alerta de colisão normal(ele passou na minha frente), esperei e fui chegar no estacionamento da Hit Honda, para fazer as fotos.

                                                                  
O câmbio CVT que simula sete marchas 


PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$149.900, ok não é mais barato e por incrível que pareça não é o mais caro, aliás ele é o mais equipado da categoria diga-se, ou seja tem rivais mais baratos? tem, mas eles não tem o nível de equipamentos do HR-V, você pode alegar que Captur e Renegade tem motor 1.3 16V Turbo, sim, sem dúvidas, mas eles acabam perdendo equipamentos para o HR-V e o T-Cross é o caso único: é mais caro que o HR-V e menos equipado. O seu consumo urbano segundo o Inmetro é de  8.8KM/L com álcool e 12.7KM/L com gasolina e o rodovia é de 9.8KM/L com álcool e 13.9KM/L com gasolina, são números bons sem dúvida nenhuma, agora vamos ver contra o antigo modelo e depois contra os rivais, lembrando que os números são do Inmetro.

HONDA HR-V EXL 1.8 16V CVT
Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina:11KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.3KM/L

A tecnologia embarcada como a injeção direta, ajudou o novo motor nessa, foi 1.1KM/L mais econômico com álcool na cidade e 1.7KM/L mais econômico com gasolina na cidade e na rodovia com álcool foi 1.2KM/L mais econômico e 1.6KM/L mais econômico com gasolina, o consumo dele é exemplar e detalhe: ele acabou não perdendo desempenho e se perdesse entre 0.8 e 1 segundo no 0 a 100KM/H para o antigo 1.8 16V ainda era válido, por que ele consumiu bem menos, Agora vamos ver contra os rivais.

HYUNDAI CRETA PLATINUM TGDI 1 LITRO 12V TURBO AUT
Consumo urbano com álcool: 8.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 12KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.9KM/L
Consumo roodoviário com gasolina:12.9KM/L 

JEEP RENEGADE LIMITED T270 1.3 16V AUT
Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.8KM/L

NISSAN KICKS ADVANCE 1.6 16V CVT 
Consumo urbano com álcool: 7.8KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.9KM/L

PEUGEOT 2008 STYLE 1.6 16V AUT (Vou usar os números da Allure já que é o mesmo conjunto mecânico)
Consumo urbano com álcool: 7.6KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:12.4KM/L

RENAULT DUSTER ICONIC 1.6 16V CVT
Consumo urbano com álcool: 7.2KM/L
Consumo urbano com gasolina:10.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 11.5KM/L

RENAULT CAPTUR INTENSE 1.3 16V TCe CVT
Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 11.6KM/L

VOLKSWAGEN T-CROSS COMFORTLINE 200 TSI 1 LITRO 12V AUT
Consumo urbano com álcool: 8.3KM/L
Consumo urbano com gasolina:12KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.4KM/L 

CHEVROLET TRACKER PREMIER 1 LITRO 12V TURBO AUT
Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.5KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:13.4KM/L 

CITROËN C4 CACTUS FEEL 1.6 16V AUT
Consuno urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.9KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.7KM/L 

Foi o mais econômico na cidade com álcool ficando 0.5KM/L de vantagem sobre o segundo colocado que o foi o T-Cross, mostra que os motores aspirados e injeção direta são eficientes, com gasolina ele também manteve a primeira colocação, mas vantagem aumentou para 0.9KM/L em relação ao segundo colocado que ficou divido entre T-Cross e Creta, no consumo rodoviário com álcool foi o segundo melhor só perdendo para o T-Cross, mas pelo visto a caixa do T-Cross é longa, mas a Honda teve que equacionar muito bem o CVT para o 1.5 16V e talvez em parte, o preço seja esse, mas ainda assim pagou bem pouco digamos assim, foi apenas 0.2KM/L atrás e ficou 0.2KM/L á frente do terceiro colocado o Kicks e com gasolina ficou na segunda colocação junto com o Kicks, só perdeu para o T-Cross por 0.4KM/L e venceu o Tracker por 0.5KM/L, o que mostra que além do melhor consumo urbano teve o segundo melhor consumo rodoviário, sempre um dos melhores.

E se tivesse R$150.000 na conta bancária você teria? A resposta é um sim, a favor pesam o bom acabamento, qualidade de construção, o desempenho bom do motor 1.5 16V (ok, não é um foguete, mas dá conta), o design é subjetivo, mas melhorou muito, o excelente consumo seja urbano e rodoviário se não o melhor, está entre os melhores, o excelente espaço interno, o bom pacote de equipamentos especialmente os de segurança, embora cobre por isso, mas se analisar muitos rivais cobram a mesma coisa e oferecem menos e outra coisa que terá também: a certeza da confiabilidade Honda, mas a única coisa que pesa contra é o porta-malas, por incrível que pareça o 1.5 16V achei um motor acima do honesto para ele, mas o porta-malas lógico melhor que alguns rivais? sim, mas ainda assim é o ponto fraco dessa segunda geração do HR-V, mas vale a observação: é o preço a se pagar pelo maior espaço sem aumentar as dimensões gerais, ele tem outras versões e as duas acima chegaram em Outubro, vou primeiro falar da versão abaixo:

 A EX 1.5 16V CVT que custa R$142.500 perde rebatimento elétrico e a roda é diamantada, digamos assim e também o sensor de estacionamento , além disso ele mantém ESP, Controle de tração e o Honda Sensing que são os auxílios de condução semi-autonoma.  Agora vamos falar das versões superiores que chegam em Outubro.

A Advance 1.5 16V Turbo CVT que traz o motor 1.5 16V Turbo Earth Dreams da família L só que Flex agora e gerando 24.5KGFM a 1750RPM até 4500RPM e 177CV a 6000RPM nos dois combustíveis, e traz Honda My Connect, ar condicionado digital com efeito brisa e painel de tela de TFT de 7 polegadas digital e aí o preço vai a R$176.800 e o câmbio é o CVT que simula sete marchas

E por último a Touring 1.5 16V Turbo CVT que traz o mesmo motor Turbo da Advance e acrescenta: Porta-malas com fechamento automático com função Hands Free, Interior refinado em Couro e Banco do motorista com ajuste elétrico e aí o preço é de R$184.500.

E o modelo está disponível nas cores: Cinza Basalto Metálico(a cor do modelo avaliado) e aí custa R$2.000 a mais, a Branco Tafetá sólida que é digamos a cor de série, a Preto Cristal Perolizado que custa R$2.300 a mais, a Prata Platinum Metálico que custa R$2.000 a mais, a a Branco Topazio Perolizado que custa R$2.300 a mais, assim como a Cinza Grafeno Perolizado e a Vermelho Mercúrio Perolizado ambas também custam R$2.300.

                                                               
Maçaneta embutida, uma caraterística mantida nessa segunda geração 



Rodas de liga-leve aro 17 

MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, injeção direta e flex
CILINDRADA: 1497cm3
DIÂMETRO X CURSO: 73 X 89.5mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 11,4:1
POTÊNCIA: 126CV a 6200RPM nos dois combustíveis
TORQUE: 15.5KGFM a 4600RPM com gasolina e 15.8KGFM com álcool nas mesmas rotações
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.33 metros, largura 1.79 metros, altura 1.59 metros e entre -eixos 2.61 metros 
OFF ROAD: Ângulo de entrada 17 graus, altura livre do solo 18.5cm e altura livre do solo 22 graus
PESO: 1309KG
PESO/POTÊNCIA: 10.4KG/CV
PESO/TORQUE:84.4KG/KGFM com gasolina e 82.8KG/KGFM com álcool
VOLUMES: Porta - malas 354 litros e tanque de combustível 50 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA : Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS, EBD, ESP, Controle de tração e Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cramalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17,215/60/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Air Bag Duplo de cortina, Alarme, Ar Condicionado digital automático com saída para o banco traseiro. Coluna de direção regulável, Central Multimídia de 8 polegadas, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Direção Elétrica, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Alerta de ponto cego(Honda Lane Watch), ACC(Cruise-Control adaptativo com Low Speed Low) que auxilia a manter uma distãncia segura em relação ao veículo, CMBS(sistema de mitigação para frenagem de colisão), LKAS(que mantém o motorista centralizado na faixa), RDM(sistema que detecta saída de pista evitando acidentes e evasão da pista), ANB(Farol automático adaptativo) e  Frenagem de emergência(EBA)
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Apenas a cor se não for Branco Tafetá.
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$149.990.

AGRADECIMENTOS AO VENDEDOR E A HIT HONDA PELO EXCELENTE ATENDIMENTO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO 


                                                                   

                                                                 











                                                          



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