FIAT COMEMORA 250.000 CRONOS PRODUZIDOS EM FERREYRA, CORDOBA, ARGENTINA
A Fiat comemorou 250.000 Cronos produzidos na fábrica de Ferreyra, Cordoba desde 2018 o ano de seu lançamento. Ele se tornou o sedã mais vendido na América do Sul com 235.000 unidades e 125.000 unidades chegaram ao Brasil e em 2022 ele é o segundo sedã compacto mais vendido no acumulado do ano com 26.000 carros.
A fábrica de Ferreyra teve que contratar 80 colaboradores.
2018: Abril foi lançamento nas versões 1.3, Drive e Precision, duas opções de motor: GSE FireFly 1.3 de 101CV com gasolina e 109CV com álcool e o E-Torq 1.8 16V de 135CV com gasolina e 139CV com álcool, três opções de câmbio: manual de cinco marchas, manual-automatizado GSE também de cinco marchas e automático de seis marchas e ele estava disponível assim: 1.3 Manual, Drive 1.3 Manual, Drive 1.3 GSE, Precision 1.8 16V Manual e Precision 1.8 16V Automática.
2019: Em agosto o câmbio manual dá adeus ao motor 1.8 e estreava a versão HGT com motor 1.8 16V do Precision.
2020: Versão GSR dá adeus e nova grade dianteira.
2021: O fim do motor 1.8 16V E-Torq e o 1.3 agora gera 98CV com gasolina e 107CV com álcool
2023: Nova grade dianteira, faróis e para-choques e junto com ela a estreia do câmbio CVT e o retorno da versão Precision e também a estréia da GSE 1 litro e com isso as versões estão assim: 1 litro, Drive 1 litro, Drive 1.3 Manual, Drive 1.3 CVT e Precision 1.3 CVT.
SOBRE O CRONOS: É um sedã compacto feito na plataforma MP-S, que por sua vez derivada da MP1 que é 20% do Punto e o restante da MP0 que a Economy, ele mede 4.36 metros de comprimento, 1.73 metros de largura, 1.50 metros de altura e 2.52 metros de entre -eixos, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou CVT que simula sete marchas, duas opções de motor ambas da família GSE Firefly a 1 litro que gera 10KGFM a 3250RPM e 71CV a 6000RPM e com álcool vai a 10.7KGFM e 75CV nas mesmas rotações e o 1.3 que gera 13.2KGFM a 4250RPM e 98CV a 6000RPM e com álcool vai a 13.7KGFM a 4500RPM e 107CV a 6000RPM essa última pode vir atrelada ao CVT.
Comentários
Postar um comentário