VOLKSWAGEN DO BRASIL MOSTRA A SEGUNDA ALA DO ACERVO NA VIA ANCHIETA

                                                         

VOLKSWAGEN INAUGURA A SEGUNDA PARTE DO ACERVO ONDE MOSTRA OS CLÁSSICOS DA MARCA 

A Volkswagen inaugurou a segunda ala do seu acervo, inclusive aproveitando a chegada do Gol Last Edition ao mercado e uma unidade chegando ao acervo e para facilitar a unidade foi dividida por temas.

                                                         CLÁSSICOS DA VIA ANCHIETA 
                                                         

Aqui é o clássicos da Via Anchieta onde estão presentes Fusca e o modelos refrigerados ár, com exceção da Kombi, no caso Brasília, SP, Variant, 1600 e TL por exemplo. No caso do Fusca começou a produção em CKD em 1953, mas a produção nacional chegaria em 1959 e o motor era o Boxer 1200 de 36CV brutos , mais tarde em 1967 era vez do 1300 de 46CV brutos, em 1971 chegava a opção do 1500 de 52CV, em 1974 chegava o 1600S de 65CV brutos, em 1976 o 1500 dava adeus só ficava o 1300 e 1600, em 1978 as novas lanternas traseiras(aliás em 1971 também ganhou junto com o motor 1500) que ganharam apelido de "Fafá" e o Boxer 1300 á álcool, em 1984 ele ganhava o Boxer 1600 á álcool de 59CV líqudos(o á gasolina ficava em 52CV), mas em 1986 ele dava adeus e a unidade exposta no acerto é essa, foi o últmo Fusca.

                                                           
O último Fusca produzido com motor 1600 em 1986, mas ele acabaria voltando 

Mas o Fusca não daria o adeus definitivo e voltaria ao mercado em Outubro de 1993 ao pedido do então presidente Itamar Franco agora com catalizador, para-brisas laminados e o motor Boxer 1600 de 53CV na versão á gasolina e 59CV na versão á álcool e aí ganharia o fim definitivo em 1996 e o modelo é o primeiro exemplar produzido da segunda fase.

                                                           
O Fusca Itamar sempre com motor 1600 e o primeiro exemplar dessa fase 

                                                                              1600 
                                                                     

O 1600 quatro portas conhecido como "Zé do Caixão" inclusive o desenho era inédito até na Volkswagen alemã, tanto que foi um desenvolvimento conjunto chegou ao mercado em Outubro de 1968 na linha 1969 com motor Boxer 1600 refrigerado á ar que gerava 60CV com carburador simples e 65CV com carburador duplo a unidade em exposição pertenceu a um colecionador antigo e foi um dos primeiros adquiridos para o acervo Volkswagen teve que ser montado e desmontado e saiu de cena em Outubro de 1970 na linha 1971.

                                                                  
O 1600 4 portas tinha motor Boxer 1600 refrigerado a ar de 65CV.

                                                                   VARIANT II 
                                                              

A Variant chegou ao mercado em Outubro de 1969 na linha 1970 e os mesmos motores Boxer 1600 do "Zé do Caixão", em outubro de 1972 na linha 1973 recebeu um facelift e em Outubro de 1977 na linha 1978 chegava a Variant II que trazia suspensão dianteira Independente tipo McPherson com molas helicoidais e a suspensão traseira da Kombi, o motor Boxer 1600 refrigerado a ar nela gerava 67CV, a Variant II é o modelo exposto no acervo e foi produzida até 1980 e a que está em exposição é a última unidade produzida em 1980 que acabou ficando na frota da fábrica.

                                                                 
A Variant II com motor Boxer 1600 refrigerado a ar de 67CV 

                                                                                TL 
                                                      

O TL foi lançado em Agosto de 1970 na linha 1971 na carroceria duas portas e o motor Boxer 1600 refrigeado á ar de 65CV brutos, em Outubro de 1971 na linha 1972 recebia o facelift e a opção das quatro portas e ele foi produzido até 1976, o modelo no acervo pertencia um colecionador, foi comprado e completamente restaurado na fábrica Anchieta.

                                                         
O TL 1600 chegava ao mercado com motor Boxer 1600 de 65CV 

                                                                           SP 1 E 2 
                                                            

O SP 1 e 2 chegava ao mercado em Julho de 1972, o SP1 tinha o motor Boxer 1600 de 65CV e o SP2 tinha o motor Boxer 1700 de 75CV, aliás o SP1 é mais raro que o próprio SP2 que já é um carro raro, o esportivo foi desenhado integralmente no Brasil e foi produzido até 1976 e a unidade exposta passou por vários departamentos na Fábrica da Anchieta até ser devidamente recuperado e integrado ao acervo Volkswagen.

                                                                  BRASILIA 
                                                        

A Brasília chegava ao mercado em Março de 1973 com motor Boxer 1600 refrigerado ár de carburação simples e 60CV e dupla com 65CV ambos brutos, em 1976 o motor passava ser apenas o duplo, em Outubro de 1977 na linha 1978 ganhava nova dianteira e lanternas e junto com ela a opção das quatro portas, em 1979 chegava a opção do 1300 á álcool de 50CV beeeeem raro e em 1982 ela dava adeus, mas o exemplar fábrica foi guardada diretamente da linha produção e nunca saiu da fábrica da Via Anchieta.

                                                                  KOMBI 
                                                       

A Kombi mereceu uma temática á parte, ela começou a ser produzida em outubro de 1957 com o motor Boxer 1200 refrigerado á ar de 36CV e a unidade exposta da época "Corujinha" é de 1961, em Março de 1967 recebe o 1500 Boxer refrigerado ár de 52CV e lógico como se trata da Kombi sem grandes mudanças até Outubro de 1975 na linha 1976 quando recebe novas lanternas, faróis, nova suspensão traseira e de quebra o Boxer 1600 refrigerado á ar de 65CV brutos.

                                                      
A Kombi presente no acervo é de 1961 foi comprada de um colecionador e reformada na Anchieta e o motor é o 1200 de 36CV, mais tarde veio o 1500 

Em 1981 chegava o 1.6 á diesel de 50CV e em 1982 vinha o Boxer 1.6 refrigerado á ar movido á álcool de 57CV e em 1992 ganhava freios á discos na dianteira, catalizador, em 1997 chegava a nova geração da Kombi com teto mais alto e lógico mantendo o motor Boxer 1.6 á gasolina de 53CV e a o 1.6 á álcool de 58CV, no ano seguinte recebem injeção eletrônica e vão a 58CV na versão á gasolina e 67CV nas versão á álcool.

                                                                   
A Kombi Pick-up de 1999 com motor Boxer 1600 de injeção eletrônica e 58CV 

Inclusive a Volkswagen usou de 1999 até 2017 uma Kombi pick-up para trazer peças e foi totalmente restaurada para estar no acervo. Em Dezembro de 2005 diante da nova legislação anti-poluentes, a Kombi recebe o motor EA 111 1.4 refrigerado á água de 78CV com gasolina e 80CV com álcool e ele sendo Flex e lança uma série de despedida para o motor refrigerado á ár: é a Série Prata com motor 1600 Boxer á gasolina de 58CV.

                                                             
A última unidade da Kombi fabricada em 2013 e o motor era o 1.4 de 78CV com gasolina e 80CV com álcool. 

E em 2013 o carro mais longevo da história do país dá o seu adeus com série Last Edition na cor azul com pintura saia-e-blusa e lógico detalhes diferentes no interior e o motor 1.4

                                                                  
A Kombi Last Edition 1200 unidades vendidas 

                                                             AUTOLATINA 
                                                        

                                              


Os modelos feitos durante a AutoLatina, que foi a parceria com a Ford entre 1986 até 1994, sendo que acordo de troca ia até 1996 e ele foi cumprido.

                                                                 APOLLO 
                                                    

O Apollo feito sobre a plataforma do Escort de primeira geração nacional chegava ao mercado Julho de 1990 e lógico derivado também do primeiro Verona(isso óbvio, do qual o Verona era a versão sedã do Escort) ele tinha os motores 1.8 á gasolina de 92CV e o 1.8 á álcool de 105CV, na linha 1992 ele ganhou catalizador e a potência caiu para 86CV na versão á gasolina e 95CV na versão a álcool e disponível nas versões GL e GLS e ganhou a série especial VIP, o modelo exposto é de 1992 e foi tirado direto da linha de produção preservador como 0KM no acerto e o Apollo saiu do mercado em Outubro de 1992.

                                                                       LOGUS 
                                                       

Sobre as bases da segunda geração nacional do Escort chegava em Março de 1993 o Logus, ele chegava nas versões CL, GL e GLS, duas opções de motor: O Ford AE 1600(ex-CHT) na versão á gasolina de 73CV e na versão á álcool de 72CV para o CL, para todas as versões estava disponível o AP 1800 á gasolina de 86CV e o á álcool de 95CV, em Outubro de 1993 na linha 1994  chegava o GLS 2000 com motor AP 2000 de 106CV na versão á gasolina e 103CV na versão á álcool. Em Outubro de 1994 na linha 1995 a injeção eletrônica chegava a todas as versões e todos os motores, o AE 1600 era substituído pelo AP 1600 de injeção monoponto com 76CV na versão á gasolina e 86CV na versão a álcool, o AP 1800 ganhava injeção monoponto e agora gerava 91CV na versão á gasolina e 97CV na versão a álcool e o AP 2000 agora gerava 116CV na versão á gasolina e 122CV na versão á  álcool. Em Outubro de 1995 na linha 1996 os motores não são alterados, mas as versões sim: agora 1.6, 1.8 e 2 litros e em Dezembro de 1996 ele deixa de ser produzido,(seus estoques vão até Março de 1997) já com a produção já transferida para General Pacheco, Argentina e a unidade exposta é uma GLi 1.8 1995 que pertenceu ao departamento de engenharia da Volkswagen do Brasil.

                                                                   POINTER 
                                                    

O Pointer foi apresentado em Outubro de 1993 com modelo 1994, mas acabou atrasando e chegou em Julho de 1994 nas versões GL e GTi e nos motores AP 1800 á gasolina de 86CV, AP 1800 á álcool de 95CV, AP 2000 á gasolina de 106CV, AP 2000 á álcool de 113CV e para o GTI 2000 o AP 2000 de injeção eletrônica e 116CV.  Logo depois em Outubro chegava a linha 1995 com injeção eletrônica e os motores 1.8 á gasolina de 91CV e o 1.8 á álcool de 97CV, o 2 litros de injeção eletrônica era estendido do GTi ou GLi e justamente essa unidade que foi produzida em 1995 veio para o acervo Volkswagen. Em Outubro de 1995 na linha 1996 ele é transferido para a Argentina e os motores AP 1800 e AP 2000 de injeção se mantém e em Dezembro de 1996 ele deixa de ser produzido. 

                                                          COMPACTOS PREMIUM 
Aqui modelos como primeiro Polo nacional e o Fox marcam presença e no caso do Fox seus derivados.

                                                               POLO 
                                                       

O Polo foi lançado em Abril de 2002 com o motor 1.6 de 101CV e o 2 litros de 116CV ele era um projeto global, em agosto chegava o 1 litro 16V de 79CV e em Outubro daquele ano chegava o Polo Sedan. Em 2003 o motor 1 litro 16V dá adeus. Em 2004 é vez do 2 litros sair de cena para o Hatch e seguir no sedã, em Março de 2005 o 1.6 virava Flex e agora gerava 101CV com gasolina e 103CV com álcool, aliás ele foi o modelo que estreou a plataforma PQ 24 que serviria a vários modelos. Em 2006 veio o facelift e a versão GTI desembarcava no Brasil com 30 unidades e o motor 1.8 20V Turbo de 150CV. Em 2008 o motor 1.6 passava gerar 101CV com gasolina e 104CV com álcool e o 2 litros voltava a versão GT só que agora Flex com 116CV com gasolina e 120CV com álcool, em 2009 estreava a tecnologia e-Flex que vinha sem reservatório de partida á frio, em 2011 ele recebia um novo facelift, mas saia de cena em 2014 para voltar na MQB em 2017. No acervo tem Polo Hach de 2002 e Polo Sedan 2 litros de 2005, o Sedan fazia parte da equipe de engenharia e o  Hatch foi parar da fábrica direto para o acervo.

O RETORNO NA PLATAFORMA MQB vinha em Setembro de 2017 como linha 2018 nas versões 1 litro, MSI 1.6, Comfortline e Highline 200 TSI, câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas, nos motores o três cilindros 1 litro 12V de 75CV com gasolina e 82CV com álcool, o MSI 1.6 16V de 110CV com gasolina e 117CV com álcool e para o Comfortline e o Highline que vinham com câmbio automático o motor era o três cilindros 200 TSI 1 litro 12V de 116CV com gasolina e 128CV com álcool. Em Agosto de 2018 como linha 2019 chegava o  câmbio automático ao motor MSI 1.6 16V como opção e de seis marchas. Em Outubro de 2019 na linha 2020 sem alterações e em Janeiro a linha é completada pelo esportivo GTS com o motor 250 TSI 1.4 16V de 150CV nos dois combustíveis. Em Agosto de 2020 na linha 2021 nova central multimídia VW Play e sem alterações. Em Agosto de 2021 na linha 2022 sem alterações, em Abril de 2022 o motor 1.6 16V MSI dá adeus e em Outubro de 2022 ele recebia nova grade dianteira, faróis, lanternas, para-choques e além disso as versões MPI, TSI, Comfortline e Highline, a primeira mantendo o três cilindros 1 litro 12V aspirado, a segunda já estreava o três cilindros 170 TSI 1 litro 12V de 109CV com gasolina e 116CV com álcool e atrelado ao câmbio manual e as outras duas com esse motor atrelado ao câmbio automático e o GTS dá um até breve, digamos assim.

                                                            FOX 
                                                

O Fox que teve o projeto aprovado pela Matriz(e quase foi reprovado por brigas internas da matriz) estreou no mercado em Outubro de 2003 de início na carroceria duas portas, fabricado em São José dos Pinhais-PR, quatro opções de motor: 1 litro á gasolina de 71CV, 1 litro Flex de 71CV com gasolina e 72CV com álcool, 1.6 á gasolina 101CV e 1.6 Flex de 101CV com gasolina e 103CV com álcool, em março de 2004 chegava a opção de carroceria quatro portas, em Outubro de 2004  o motores apenas á gasolina davam adeus, em março de 2005 chegava o primeiro derivado: o CrossFox e lógico ele era feito sobre a Plataforma PQ 24. Em Outubro de 2005 na linha 2006 sem alterações. Em Outubro de 2006 na linha 2007 sem grandes alterações e em Outubro de 2007 na linha 2008 chegava série Route, em Julho de 2008 na linha 2006 o motor passava por alterações: o 1 litro agora gerava 72CV com gasolina e 76CV com álcool e o 1.6 agora gerava 101CV com gasolina e 104CV com álcool. Em Agosto de 2009 um facelift que mudava grade dianteira, faróis, para-choques, capô e lanterna e sem mudanças mecânicas, em Novembro de 2009 era vez do CrossFox chegar com o visual renovado e lógico a reboque vinha o câmbio manual-automatizado i-Motion de cinco marchas. Em Outubro de 2010 na linha 2011 nada muda. Em Outubro de 2011 na linha 2012 nada muda. Em Março de 2012 como parte da linha 2013 pequenas mudanças no CrossFox. Em Outubro de 2013 ele faz a estreia do motor três cilindros 1 litro 12V de 75CV com gasolina e 82CV com álcool na versão Bluemotion, em Agosto de 2014 na linha 2015 ele ganhava nova grade dianteira, faróis, para-choques, capô e novas lanternas e junto dela novas versões: Trendline, Comfortline e Highline, o motor 1 litro de quatro cilindros dá adeus e o três cilindros é estendido as versões 1 litro que são Trendline e Comfortline, o 1.6 seguia na Comfortline e a Highline marcava a estreia do 1.6 16V de 110CV com gasolina e 120CV com álcool e câmbio manual de seis marchas e era linha 2015. Em Outubro era vez do CrossFox chegar ao mercado de visual renovado e o motor 1.6 16V e câmbio manual de seis marchas no caso Outubro de 2014. Em março de 2015 chegava o Pepper que só tinha visual esportivo.Em Outubro de 2015 na linha 2016 sem grandes mudanças, Em Outubro de 2016  o Pepper sai de cena linha 2017 . Em Outubro de 2017 para abrir espaço ao Polo, agora o Fox só estava disponível com motor 1.6 de 8 válvulas e nas versões Connect e Xtreme, as versões Trendline, Comfortline e Highline dão adeus e próprio CrossFox, junto com essa versões o motores três cilindros  1 litro 12V e o 1.6 16V e em 2020 ganhou cinco três pontos para todos e em Outubro de 2021 ele deu adeus e o modelo exposto no acervo é o último exemplar fabricado em São José dos Pinhais-PR.

FOX EXPORTADO PARA EUROPA: O Fox vendido na Europa era feito em São Bernardo do Campo-SP passou a ser vendido em Março de 2005 com motor três cilindros 1.2 12V, 1.4 de 75CV e o 1.2 á diesel e seguiu sem alterações até 2011 quando deixou de ser exportado para Europa.

                                                          SPACECROSS
                                                      

O terceiro derivado do Fox é a SpaceFox lançada em Abril de 2006 apenas o motor 1.6 de 101CV com gasolina e 103CV com álcool e foi lançada como linha 2007. Em Outubro de 2007 na linha 2008 nada muda. Em Julho de 2008 o motor 1.6 agora gerava 101CV com gasolina e 104CV com álcool. Em Outubro de 2009 na linha 2010 o câmbio i-Motion. Em Março de 2010 ela recebia nova grade dianteira, faróis e para-choques, mas mantinha o motor. Em Outubro de 2011 na linha 2011 chegava versão fora-de-estrada leve: SpaceCross, aliás a SpaceFox com exceção da versão 1.6 de entrada que foi fabricada em São José dos Pinhais-PR por um curto período, todos foram feitas em General Pacheco, Argentina. Em Outubro de 2012 na linha 2013 sem mudanças. Em Outubro de 2013 na linha 2014 sem alterações. Em Outubro de 2014 na linha 2015 sem grandes alterações e em Julho de 2015 ela ganhava nova grade dianteira, faróis, para-choques e novas lanternas e agora nas versões Comfortline, Highline e SpaceCross, para a primeira versão o motor é o 1.6 de 8 válvulas de 101CV com gasolina e 104CV com álcool, já a segunda versão é o 1.6 16V é de 110CV com gasolina e 120CV com álcool e o câmbio manual de seis marchas tanto para a Highline como para a Cross e o 1.6 16V também. Em Outubro de 2016 na linha 2017 sem alterações e em Outubro de 2017 ela perde as versões Highline e Cross e fica só a Comfortline e no final de 2018 ela deixa de ser produzida na Argentina, mas os estoques seguem até o ano seguinte com a SpaceFox dá adeus ao mercado. O modelo do acervo é 2014 e pertenceu a frota de testes de engenharia.

                                                     ESPORTIVIDADE/ VERSÕES CÍVIS 
Aqui uma área destinada aos esportivos que marcaram época, cada uma a sua época, mas lógico vamos dar destaques aos modelos "civis" também.

                                                                      GOL 
                                                        

O Gol hoje é o terceiro carro mais longevo do país, está se despedindo com a série Last Edition e de quebra o modelo mais produzido, mais vendido e exportado do mercado nacional, pois é isso jamais imaginaria nem o jornalista Claudio Carsughi que avaliou o modelo em 1980 em Maio daquele ano, estreando nas versões Básica e L com motor Boxer 1300 refrigerado ár de 50CV brutos, mas lógico as vendas acabaram sendo bem fracas e em Outubro chegava o 1300 á álcool também de 50CV era a linha 1981 e em Março de 1981 ela troca o Boxer 1300 pelo Boxer 1600 de 65CV na versão á gasolina e 66CV na versão á álcool e ganha as versões S e LS e já começa a resolver algumas coisas na linha, mas o modelo apenas começa a recuperação e daí ele acabaria se tornando o carro mais vendido do país. Em 1982 chegava série especial Copa em Junho. Em Outubro de 1983 na linha 1984 sem alterações e em Abril de 1984 chegava o esportivo GT ainda com câmbio manual de quatro marchas e era a primeira vez que o Gol recebia refrigeração á água, era estreia do 1.8 á álcool de 99CV. Em Outubro de 1984 era vez do câmbio manual de cinco marchas chegar ao esportivo GT e na mesma época o refrigerado ár virava Gol BX e agora ele tinha potência em valores líquidos: 51CV na versão á gasolina e 52CV na versão á álcool e as versões S e LS ganhava o motor 1.6 refrigerado á água de 76CV nas versão á gasolina e 81CV na versão á álcool. Em Outubro de 1985 na linha 1986 chegava novas bielas e alterações de diâmetro x curso no 1.6 e agora viravam AP, no caso o AP 1600 gerava 80CV na versão á gasolina e 85CV na versão á álcool, para o esportivo GT o AP 1800 se mantinha em 99CV e nesse caso sempre á álcool.Em Outubro de 1986 na linha 1987 o BX refrigerado á ar dá adeus ao mercado Em Março de 1987 ele ganhava nova grade dianteira, faróis e para-choques e junto com ela as versões CL, GL e o esportivo GT virava GTS, já nos motores 1.6 á gasolina se mantinha inalterado, o 1.6 á álcool ia a 99CV e o 1.8 á álcool do GTS se mantinha nos oficiais "99CV"(mas eram mais se especula-se que entre 105CV e 110CV) e nesse ano ele assume a liderança em vendas no Brasil e não largaria por mais 27 anos. Em Outubro de 1987 na linha 1988 mudança no painel para a versão GTS. Em Outubro de 1988 chegava o primeiro carro nacional com injeção eletrônica era o Gol GTi 2000 equipado com injeção multiponto e apenas á gasolina e gerava 120CV e o motor óbvio era o AP 2000.

                                                               
O Gol GTi 2000 chegava ao mercado aqui já com o facelift e o motor 2 litros gerava 120CV

E era linha 1989. Em Outubro de 1989 na linha 1990 sai o AP 1600 e entrava o AE 1600 que era o CHT na linha Volkswagen, como parte da Autolatina agora gerava 76CV na versão á gasolina e 73CV nas versão á álcool, o 1.8 era expandido para o CL só que agora configuração mansa: 92CV na versão á gasolina e 99CV na versão á álcool(na realidade tinha mais), o GTS mantinha o 1.8 á álcool de "99CV" e estreava o 1.8 á gasolina de 97CV e o esportivo GTI mantinha o AP 2000. Em Outubro de 1990 ele ganhava nova grade dianteira, faróis, para-choques e lanternas, nos motores sem alterações. Em Outubro de 1991 na linha 1992 catalizador, o 1.6 á gasolina agora gerava 72CV e o 1.6 á álcool gerava 73CV, o 1.8 á gasolina gerava 86CV, o 1.8 á álcool  gerava 95CV, o 1.8 S á gasolina do GTS gerava 91CV, o 1.8 S á álcool gerava agora 99CV "reais" e o 2 litros de injeção eletrônica do GTi gerava 112CV. Em Outubro de 1992 na linha 1993 como resposta ao Uno Mille chegava o Gol 1000 com motor AE 1000 apenas á gasolina de 50CV. Em Julho de 1993 o AP 1600 voltava tando á álcool como a gasolina e em Outubro de 1993 na linha 1994 o AE 1600 dava o seu adeus. Em Julho de 1994 chegava o Gol Copa , mas em Outubro era vez da segunda geração, a primeira geração fica restrita ao 1000 e em 1995 ela dava adeus definitivo. o 1300 L pertence a própria Volkswagen e foi o primeiro Gol a receber placa preta e o GTi pertencia ao departamento de engenharia da marca.

SEGUNDA GERAÇÃO O modelo conhecido como geração II ou "Bolinha" chegava ao mercado em Outubro de 1994 na linha 1995 nas versões 1000i Plus, CLi, GLi e GTi e agora toda a linha tinha injeção eletrônica, no caso do 1000 e o motor era o AE 1000 de injeção monoponto de 50CV, já o CLi podia vir com o AP 1600 de injeção monoponto á gasolina de 76CV e o AP 1600 á álcool de injeção monoponto com 86CV , o CLi e GLi podiam vir com o AP 1800 de injeção monoponto á gasolina de 91CV , AP 1800 de injeção monoponto á álcool de 97CV e para o esportivo GTi 2000, o AP 2000 mantinha a injeção multiponto só que era digital e gerava 109CV na versão á gasolina e pela primeira vez versão á álcool com 115CV.

                                                                   
O Gol GII chegava ao mercado com injeção monoponto nos motores 1 litro de 50CV, 1.6 á gasolina de 76CV, 1.6 á álcool de 86CV, 1.8 á gasolina de 91CV, 1.8 á álcool de 97CV e a multiponto era mantida no GTi, mas agora digital com 109CV na versão á gasolina e 115CV na versão á álcool, mais tarde  recebia um novo motor 1 litro de 54CV, o 1.6 ganhava injeção multiponto e passava gerar 88CV na versão á gasolina e 98CV nas versão á álcool, o 1.8 passava a 98CV na versão á gasolina e 103CV nas versões á álcool, mais tarde chegava o 2 litros 16V de 141CV do GTi e mais tarde foi a 145CV e depois a 146CV, o 1 litro 16V de 69CV e mais tarde o 1 litro á álcool de 51CV, o 1.6 á gasolina ia para 92CV, o 1.6 á álcool ia para 99CV, o 1.8 á gasolina ia para 99CV e 2 litros á gasolina para 111CV, ufa é tanto motor que teve! 

Em outubro de 1995 na linha 1996 três novidades, a 1000i entrava no lugar assumia de vez o lugar do Gol 1000 quadrado e dava o adeus da primeira geração do Gol, o TSi estreava apenas decoração esportiva e o motor 1.8 da versão GLi e o GTi 2000 16V chegava ao mercado com o motor 2 litros 16V importado da Alemanha e tinha cabeçote de fluxo cruzado, duplo comando de válvulas sendo um deles acionado na correia dentada e outro na corrente metálica e que gerava 141CV. Em Outubro de 1996 na linha 1997 ele recebia injeção multiponto para a toda linha com exceção dos motores 2 litros de 8 válvulas e 16 válvulas que já tinham essa injeção, no caso o AE 1000 dá lugar ao AT 1000 ou EA 111 em sua primeira versão ou Hitork que gerava 54CV e lógico já com injeção multiponto, o AP 1600 agora recebia injeção multiponto e gerava 88CV na versão á gasolina e 98CV na versão á álcool, o AP 1800 na versão á gasolina gerava 98CV na versão á gasolina e 103CV na versão á álcool, a versão TSI recebia a opção do motor AP 2000 e a GTi 2000 16V passava a 145CV. Em Setembro de 1997 na linha 1998 chegava o AT 1000 16V com cabeçote de duplo comando de válvulas e 16 válvulas que gerava 69CV e o TSi perdia a opção do motor 1.8 e o GTi perdia a opção do 2 litros de 8 válvulas. Em Fevereiro de 1998 chegava a opção de carroceria quatro portas para as versões 1000Mi, 1000Mi Plus, CL 1.6 Mi, CL 1.8 Mi, GL 1.8 Mi, estreava a GLS 2 litros Mi e a TSi 2000 recebia também as quatro portas, só o GTi ficava de fora. Em Maio de 1998 chegava a linha 1999 os motores 1.8 e 2 litros á álcool dão adeus, o GTi 2000 16V dá um "até breve", chegava o Special, o 1000Mi e 1000 16V Plus dão adeus, os motores 1 litro e 1 litro 16V seguem na linha, o AP 1600 á gasolina passava a gerar 92CV na versão á gasolina e 99CV na versão á álcool, o AP 1800 agora só á gasolina passava a gerar 99CV, no caso o 1.6 era para o CL, o 1.8 era para CL e o GL e o AP 2000 agora só á gasolina gerava 111CV e esse era para o GLS. Em Outubro de 1998 completando a linha 1999 o GTi voltava com quatro portas e o motor 2 litros 16V ia para 146CV e estreava o 1 litro á álcool de 61CV. Em Maio de 1999 chegava o chamado Geração III que era um facelift do "Bolinha", mas com vários requintes á bordo, o "Bolinha" seguiu na Special e mantendo os motores. Em Outubro de 2000 na linha 2001 ele passou a ter 57CV na versão á gasolina e seguiu no mercado até Outubro de 2005 sem grandes alterações. A unidade que está no acervo é a CL 1.6 Mi 1999 que saiu de linha de produção direto para o acervo.

FACELIFT CHAMADO DE G3: Ele ganhou nova grade dianteira, faróis, para-choques, novas lanternas e junto com as mudanças visuais, um novo painel igual ao Golf da época, agora as versões eram denomiadas pelo motor com exceção da Special(que mantinha a carroceria bolinha) e a GTi, no caso a primeira versão era a 1 litro que agora tinha 57CV, a 1 litro á álcool tinha 61CV, 1 litro 16V tinha 69CV, a 1.6 á gasolina tinha 92CV, 1.6 á álcool tinha 99CV, o 1.8 tinha 99CV, o 2 litros tinha 111CV e o esportivo GTi 2 litros 16V tinha 146CV.

                                                           
O Gol GIII chegava ao mercado com motor 1 litro de 57CV, 1 litro á álcool de 61CV, 1 litro 16V de 69CV, 1.6 de 92CV, 1.6 á álcool de 99CV, 1.8 de 99CV, 2 litros de 111CV e 2 litros 16V de 146CV exclusivo do GTi, mais tarde estreava o 1 litro 16V Turbo de 112CV, o 1 litro 16V de 76CV, 1 litro de 65CV, 1.6 Flex de 97CV com gasolina e 99CV com álcool, 1 litro Flex de 65CV com gasolina e 68CV com álcool e o 1.8 Flex de 103CV com gasolina e 106CV com álcool. 

O modelo foi lançado em Maio de 1999 como linha 2000. Em Junho de 2000 com o bloco reforçado, chegava o 1 litro 16V Turbo que ganhava turbina ao motor 1 litro 16V e com isso gerava 112CV e em Outubro de 2000 na linha 2001 o motor 1.6 á gasolina e o esportivo GTi sai de cena e com junto com esse último o motor 2 litros 16V. Em Setembro de 2001 começava a linha 2002, o 1.6 á álcool saia de cena, o 1 litro 16V ganhava os reforços da versão turbo e novo comando de válvulas e passava a 76CV e em Novembro era vez do 1 litro de 8 válvulas ganhar o novo comando de válvulas e passar a 65CV e nesse ano ele assume o posto de carro mais vendido de todos os tempos no Brasil superando a marca do Fusca e na mesma época o 1.6 á álcool dá adeus. Em Abril de 2002 para abrir espaço para o Polo sai cena o 1.8 e o 2 litros. Em Setembro de 2002 um facelift com nova grade dianteira, faróis, para-choques e pequenas mudanças no para-choque traseiro e junto com ele o retorno do 1.6 á gasolina de 92CV e o 1.6 á álcool de 99CV, além do 1 litro 16V de 76CV e 1 litro de 65CV, isso foi feito pela mudança de IPI que criou uma alíquota intermediária entre o 1.1 e e o 2 litros. Em Março de 2003 as versões do Gol são renomeadas: Special GII, City, Highway, Plus e Power, nos motores sem alterações: 1 litro de 65CV, 1 litro 16V exclusivo do Highway e os 1.6 á gasolina e a álcool e um mês depois chegava o primeiro carro flex era o Gol Total Flex com motor AP 1600 Total Flex de 97CV com gasolina e 99CV com álcool. Em Outubro de 2003 na linha 2004 o Special GIII sai de cena. Em Setembro de 2004 chegava a versão Rallye com motor 1.6 Total Flex e os motores 1.6 movidos somente á álcool ou a gasolina dava o seu adeus. Em Março de 2005 duas novidades: entra o 1 litro Total Flex de 65CV com gasolina e 68CV com álcool e o 1.8 Total Flex de 103CV com gasolina e 106CV com álcool e o 1 litro 16V dá o seu adeus e em Setembro de 2005 ele dá adeus e um novo facelift que foi chamado de Geração IV. O modelo exposto é o Volkswagen número 10 milhões feito na fábrica Anchieta é um 1 litro 16V 2001 saiu da fábrica direto para o acervo e também tem o Gol Endurance que percorreu 25 horas em Interlagos sem quebra, só óleo, combustível e pneu.

FACELIFT CHAMADO DE GERAÇÃO IV Em setembro de 2005 ganhava nova grade dianteira, faróis, para-choques e novas lanternas e novo interior, dessa vez mais simples até hoje criticado, ele vinha com três opções de motor: 1 litro Flex de 65CV com gasolina e 68CV com álcool, 1.6 Flex de 97CV com gasolina e 99CV com álcool e o 1.8 Flex de 103CV com gasolina e 106CV com álcool.

                                                            
O Gol G4 com motor 1 litro de 65CV com gasolina e 68CV com álcool, 1.6 de 97CV com gasolina e 99CV com álcool e 1.8 de 103CV com gasolina e 106CV com álcool, todos Flex, mais tarde o 1 litro passava a 68CV com gasolina e 71CV com álcool.

Em Novembro o motor 1 litro agora gerava 68CV com gasolina e 71CV com álcool. Em Outubro de 2006 na linha 2007 sem mudanças. Em Outubro de 2007 na linha 2008 chegava o Rally e com motor 1.6 Total Flex de 97CV com gasolina e 99CV com álcool e em Agosto de 2008 com a chegada da terceira geração chamada de G5, o motores 1.6 e 1.8 dão adeus, só ficando o 1 litro e seguiu sem alterações até Março de 2010 quando chegou a versão Ecomotion focada na Economia e aí seguiu sem alterações até dar o seu adeus em Outubro de 2013, a unidade exposta no acervo é uma 1.6 2006 que saiu direto da fábrica rumo ao acervo.

A TERCEIRA GERAÇÃO CHAMADA DE G5 a quinta geração, que na verdade é a terceira, mudava a plataforma: em vez da original derivada do Passat, passava a ser a PQ24, ele vinha nos motores 1 litro de 72CV com gasolina e 76CV com álcool e o 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool e nas versões Básica, Trend e Power em Agosto de 2008 como linha 2009. Em Outubro de 2009 na linha 2010 ganhava a opção do câmbio automatizado i-Motion. Em Maio de 2010 a versão Rallye voltava com motor 1.6 e inaugurava a linha 2011. Em Outubro de 2011 na linha 2012 sem alterações e ele dava lugar a um novo facelift.

FACELIFT CHAMADO DE G6  em agosto de 2012 na linha 2013 ganhava nova grade dianteira, faróis, para-choques e lanternas e vinha nas versões Básica, Trend e Comfortline que substituia a Power, nos motores continuava o mesmo 1 litro de 72CV com gasolina e 76CV com álcool e o 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool. Em maio de 2013 a versão Rallye voltava alinhada ao novo visual e o motor 1.6 era a linha 2014. Em Março de 2014 o Rallye passava a ter o motor 1.6 16V de 110CV com gasolina e 120CV com álcool era o começo da linha 2015 e em Outubro tem o nome das versões mudado: Trendline, Comfortline e Highline era o topo de linha. Em Outubro de 2015 na linha 2016 sem alterações.

FACELIFT CHAMADO DE G7 E O LAST EDITION em fevereiro de 2016 ele ganhava nova grade dianteira, faróis e para-choques, a versão Rallye saia de cena, a novidade era a troca do motor 1 litro pelo novo três cilindros 1 litro 12V de 75CV com gasolina e 82CV com álcool, o 1.6 seguia e o 1.6 16V sai de cena junto com o Rallye e em Outubro com a dianteira da Saveiro chegava o Track com suspensão fora de estrada e o motor era o três cilindros 1 litro 12V. Em Outubro de 2017 com a chegada do Polo a linha 2016 perdia a nomenclatura e as versões eram denominadas pelo motor: 1 litro e 1.6 e perdia o Track. Em Março de 2017 era vez de ganhar a dianteira da Saveiro em todas as versões e os motores três cilindros 1 litro 12V era mantido agora gerando 84CV no álcool(continuava 75CV na gasolina) e o 1.6 e em Outubro de 2018 era vez do câmbio automático de seis marchas chegar ao Gol e junto com ele o retorno do 1.6 16V de 110CV com gasolina e 120CV com álcool e aí completando a linha 2019. Em Outubro de 2019 na linha 2020 cinto de três pontos para todos os ocupantes. Em Outubro de 2020 na linha 2021 nada muda. Em Outubro de 2021 na linha 2022 nada muda. Em abril de 2022 o 1.6 de 8 válvulas atrelado ao câmbio manual e o 1.6 16V atrelado ao câmbio automático dão adeus adeus, segue o três cilindros 1 litro 12V e em Novembro chegava ao mercado a Last Edition que é a versão de despedida do Gol com motor 1 litro que sai direto da fábrica de Taubaté-SP para o acervo e o Gol se despede depois de 42 anos de mercado, 8 milhões de unidades produzidas, 7 milhões vendidas e 1 milhão exportadas. Dessa geração tem no acervo um unidade do Gol Rallye e o Gol GT Concept criado no Salão de 2016 e inclusive o Gol Patrulheiro que foi feita para polícia civil de São Paulo e acabou indo para frente.

                                                                     
O Gol Last Edition marca o fim do Gol e o motor é o três cilindros 1 litro 12V de 75CV com gasolina e 84CV com álcool, durante a carreira ele teve o 1 litro de 72CV com gasolina e 76CV com álcool, 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool, 1.6 16V de 110CV com gasolina e 120CV com álcool e o três cilindros 1 litro no início estava com 82CV com álcool(os 75CV na gasolina sempre)


                                                                  VOYAGE 
                                                                

O Voyage chegava ao mercado em 1981 com motor 1.5 tanto á gasolina como a álcool ambos de 78CV. Em Outubro de 1982 na linha 1983 o motor 1.5 é substuído pelo 1.6 de 96CV com gasolina e 98CV com álcool ainda que brutos. Em Outubro de 1983 na linha 1984 ele ganha a opção das quatro portas e o motor 1.6 tem a potência valores líquidos: 76CV na versão á gasolina e 81CV na versão á álcool. Em Outubro de 1984 na linha 1985 sem alterações. Em Outubro de 1985 na linha 1986 chegava o AP 1600 á gasolina de 80CV e o AP 1600 á álcool de 85CV e na mesma época o 1.8 á álcool de 94CV. Em Outubro de 1986 na linha 1987 perdia a opção do quatro portas, em Março de 1987 nova grade dianteira, faróis e para-choques na dianteira e as versões mudam de nome: CL, GL e GLS, essa última com o 1.8, no caso da CL e GL o motor era o 1.6 á gasolina de 80CV, o 1.6 á álcool passava a 90CV e o 1.8 á gasolina de 90CV e o 1.8 á álcool de 96CV. Em Outubro de 1987 na linha 1988 novo painel igual ao modelo de exportação. Em Outubro de 1988 na linha 1989 nada muda e em Outubro de 1989 na linha 1990 o CL 1.6 trocava o motor 1.6 de origem Volkswagen pelo Ford CHT 1.6 á gasolina de 76CV e o 1.6 á álcool de 73CV, o GL passava a vir com o 1.8 de série no CL e o GLS mantinha o 1.8, em março de 1990 para abrir espaço para o Apollo o GLS dava adeus, mas em seu lugar entrar o GL 1.8 quatro portas agora importado da Argentina. Em Outubro de 1990 na linha 1991 nova grade dianteira, faróis e para-choques, novas lanternas traseiras e além das versões CL e GL essa última com a opção de quatro portas . Em Outubro de 1991 na linha 1992 catalizadores nos motores e com isso o 1.6 de origem Ford gerava 72CV na versão á gasolina e 73CV na versão á álcool, o 1.8 na versão á gasolina gerava 86CV na versão á gasolina e 95CV na versão á álcool e estreava a Sport 1.8 com comando de válvulas do Gol GTS e com isso gerava 91CV na versão á gasolina e 99CV "reais" na versão álcool. Em Outubro de 1992 na linha 1993 sem alterações. Em Julho de 1993 o AP 1.6 de 80CV na versão á gasolina e 90CV na versão á álcool voltava. Em Outubro de 1993 na linha 1994 o motor AE 1600 de origem Ford dá adeus. Em Outubro de 1994 na linha 1995 ele entrava sem mudanças e era o seu último ano, um GL 1.8 fabricado nesse ano entrou no acervo da Volkswagen é a unidade da foto. E em 1995 ele dá adeus ao mercado brasileiro. O próprio Voyage foi exportado para 58 países, aliás dois deles será citado bem mais abaixo.

O RETORNO SOBRE NOVA BASE em Outubro de 2008 o Voyage retorna ao mercado agora a nova geração do Gol, na plataforma PQ24 e duas opções de motores: 1 litro de 72CV com gasolina e 76CV com álcool e o 1.6 de 101CV com gasolina e 104CV com álcool. Um ano depois recebe a opção do câmbio manual-automatizado. Em Outubro de 2010 na linha 2011 sem mudanças. Em Outubro de 2011 na linha 2012 nada de grandes alterações. Em Outubro de 2012 na linha 2013 recebe o facelift que foi chamado de G3 e sem mudanças mecânicas. Em Outubro de 2013 na linha 2014 sem alterações. Em Outubro de 2014 na linha 2015 chegava a versão Evidence como topo de linha e as versões recebiam renomações: Trendline, Comfortline e Highline. Em Outubro de 2015 na linha 2016 sem grandes alterações e em Fevereiro de 2016 chegava a linha 2017 com nova grade dianteira, faróis, para-choques e lanternas é o modelo chamado de G4 e o motor 1.6 era mantido e estreava o três cilindros 1 litro 12V de 75CV com gasolina e 82CV com álcool. Em Outubro de 2017 na linha 2018 as versões recebem perdem nomenclatura e apenas pelos motores:  1 litro e 1.6, em maio de 2018 ele recebe a dianteira da Saveiro e o motor três cilindros 1 litro 12V vai a 84CV no álcool e mantém nos 75CV com gasolina, o 1.6 era mantido, mas a linha 2019 é completada em Outubro pelo câmbio automático de seis marchas atrelado ao motor 1.6 16V de 110CV com gasolina e 120CV com álcool e pela primeira vez recebia o 1.6 16V. Em Outubro de 2019 na linha 2020 cinto de três pontos. Em Outubro de 2020 na linha 2021 sem alterações. Em Outubro de 2021 na linha 2022 sem alterações e em Abril ele perde as versões 1.6 e o 1.6 16V e o seu fim está marcado para Dezembro, o Voyage vai dar adeus pela segunda vez.

                                                                        FOX SEDAN
                                                         

O Fox Sedan é nada mais nada menos que o Voyage destinado ao mercado norte-americano e Canadense, o modelo passou por mais de 2.000 modificações para entrar nos EUA e Canadá, entre elas o painel satélite(que estaria no Voyage nacional) e a injeção eletrônica e com isso  AP 1800 gerava 81CV foi produzido de 1987 até 1993, sendo que ganhou o facelift em outubro de 1991 na linha 1992 ele teve cerca de 202.000 unidades produzidas(e óbvio exportada para os EUA), a unidade exposta é fabricada em 1988 e pertenceu a área de engenharia da empresa e rodou mais de 10.000KM.

                                                                    PARATI 
                                                       

A Parati foi lançada em Junho de 1982 nas versões S e LS e nos motores 1.5 refrigerado á água de 78CV tanto na versão á gasolina como na versão á álcool. Em Setembro trocava o 1.5 pelo 1.6 de 96CV na versão á gasolina e 98CV na versão á álcool. Em Outubro de 1983 na linha 1984 o motor 1.6 agora tem a potência revelada em valores líquidos: 76CV na versão á gasolina e 81CV na versão á álcool. Em Outubro de 1984 na linha 1985 sem grandes alterações. Em Outubro de 1985 na linha 1986 era vez do motor AP 1600 á gasolina de 80CV e a álcool de 85CV e junto dele a versão GLS. Em Outubro de 1986 na linha 1987 sem grandes alterações e em Março de 1987 nova grade dianteira, faróis, para-choques e pequenas mudanças nas lanternas e as versões agora eram CL, GL e GLS e o motor AP 1600 á gasolina se mantinha o o AP 1600 á álcool ia a 90CV. Em Março de 1988 a versão GLS ganhava o AP 1800 á gasolina de 90CV e o AP 1800 á álcool de 96CV. Em Outubro de 1988 na linha 1989 sem alterações. Em Outubro de 1989 na linha 1990 com a aliança com a Ford ela recebe o AE 1600(CHT) de 76CV na versão á gasolina e 73CV na versão á álcool e o 1.8 é estendido a versão GL e também como opção a CL. Em Outubro de 1990 na linha 1991 nova grade dianteira, faróis, para-choques e novas lanternas e junto com ela a GLS recebia o AP 1800 S do Gol GTS que na versão á gasolina gerava 97CV e na versão á álcool gerava 99CV(mas na verdade tinha entre 105CV e 110CV). Em Outubro de 1991 na linha 1992 toda a linha recebia catalizador e aí o 1.6 de origem Ford passava a 72CV na versão á gasolina e 73CV na versão á álcool, o 1.8 á gasolina agora gerava 86CV, o 1.8 á álcool gerava 95CV e o 1.8 S da GLS gerava 90CV na versão á gasolina e 99CV "reais" na versão á álcool. Em Outubro de 1992 na linha 1993 sem mudanças, em Julho de 1993 volta o AP 1600 de 80CV na versão á gasolina e 90CV na versão á álcool como opção. Em Outubro de 1993 o motor 1.6 AE 1600 dá adeus na linha 1994 e sendo substituído de vez pelo AP 1600. Em Outubro de 1994 na linha 1995 nada muda. A unidade exposta é a GLS 1.8 1994 que saiu direto da fábrica direto para o acervo e a GL 1.8 1995 foi emprestada para então primeira dama Ruth Cardoso em 1997 e foi usada até 2002 e foi entregue inteira e está exposta ao acervo.

A SEGUNDA GERAÇÃO OU "BOLINHA"  chegava ao mercado em Outubro de 1995 na linha 1996 nas versões CLi, GLi e GLSi, nos motores AP 1600 de injeção monoponto á gasolina de 76CV e a álcool de 86CV, o AP 1800 de injeção monoponto á gasolina de 91CV, AP 1800 de injeção monoponto á álcool de 97CV e para a GLSi pela primeira vez na sua história o AP 2000 de injeção multiponto de 109CV na versão á gasolina e 115CV na versão á álcool.

                                                              
A segunda geração da Parati chegava ao mercado com motor 1.6 de injeção monoponto á gasolina de 76CV, 1.6 de injeção monoponto á álcool de 86CV, 1.8 de injeção monoponto á gasolina de 91CV, 1.8 de injeção monoponto á álcool de 97CV, 2 litros de injeção multiponto á gasolina de 109CV e 2 litros de injeção mulitponto á álcool de 115CV, mais tarde chegava o 2 litros 16V de 145CV, o 1.6 de injeção multiponto á gasolina de 88CV, 1.6 de injeção multiponto á álcool de 98CV, 1.8 de injeção multiponto á gasolina de 98CV,  1.8 de injeção multiponto á álcool de 103CV, 1 litro 16V de 69CV, 1.6 de injeção multiponto indo para 92CV, 1.6 á álcool de injeção multiponto com 99CV, 1.8 de injeção multiponto de 99CV, 2 litros de injeção multiponto e 111CV e o 2 litros 16V de 146CV, ufa! foi tanto motor.

Em Outubro de 1996 na linha 1997 o motor AP 1600 recebe injeção multiponto e passa a gerar 88CV na versão á gasolina e 98CV na versão á álcool, o AP 1800 também recebe injeção multiponto e passa a gerar 98CV na versão á gasolina e 103CV na versão á álcool e estreava a GTi 2000 16V com motor 2 litros 16V importado da Alemanha de 145CV. Em Setembro de 1997 começava a linha 1998 com o 1 litro 16V de 69CV e no mês seguinte ela ganhava a opção das quatro portas para todas as versões, com exceção da GTi 2000 16V. Em Maio de 1998 na linha 1999 ela perdia a opção das duas portas e a versão GTi 2000 16V dava um "até breve", mas o 1.8 e 2 litros á álcool davam o seu adeus, o 1.6 á gasolina agora gerava 92CV, o 1.6 á álcool agora gerava 99CV, o 1.8 á gasolina agora gerava 99CV e o 2 litros agora gerava 111CV, em Outubro de 1998 na linha 1999 a versão GTi 2000 16V voltava agora de quatro portas e o motor 2 litros 16V importado da Alemanha indo a 146CV. A unidade exposta é uma CL 1.6 Mi duas portas usada pelo laboratório de emissões foi devidamente restaturada em 2017 e agora aparece no acervo.

A TERCEIRA GERAÇÃO QUE É O FACELIFT DO "BOLINHA"  se dá em Maio de 1999 com nova grade dianteira, faróis, para-choques, novas lanternas e novo interior agora as versões eram denominadas pelo motor, com exceção da GTi 2000 16V e agora eram 16V, 1.6, 1.8, 2 litros e GTi 2000 16V, nos motores o 1 litro 16V de 69CV era mantido, o 1.6 á gasolina de 92CV, o 1.6 á álcool de 99CV, o 1.8 de 99CV, o 2 litros de 111CV e o 2 litros 16V de 146CV exclusivos da GTi 2000 16V eram mantidos e era a linha 2000. Em Junho de 2000 ela ganhava mais uma opção: o 1 litro 16V Turbo de 112CV com bloco reforçado. Em Outubro de 2000 na linha 2001 a versão GTi 2000 16V sai de cena e o 1.6 á gasolina também. Em Setembro de 2001 na linha 2002 ele recebe comando de válvulas roletado e bloco reforçado no 1 litro 16V de 76CV e o 1.6 á álcool dava adeus. Em Setembro de 2002 ela recebe novo para-choque dianteiro, grade e também novas lanternas e tampa do porta-malas era linha 2003 e agora as versões eram Básica, Plus e Tour, nos motores ela mantinha o 1 litro 16V, 1 litro 16V Turbo, voltava a ter o 1.6 á gasolina e o 1.6 á álcool, mantinha o 1.8 e o 2 litros. Em Março de 2003 chegava  versão fora de estrada leve Crossover com motor 1 litro 16V Turbo e o 2 litros e na mesma época as versões eram renomadas: City, Plus e Sportline, no caso da City o motor sempre era o 1.6, na Plus o 1.8 e na Sportline era o 2 litros e o motor 1 litro 16V aspirado dá adeus. Em Agosto de 2003 como novidade na linha 2004 chegava o AP 1600 Total Flex de 97CV na versão á gasolina e 99CV na versão á álcool e o 1 litro 16V Turbo também dá adeus. Em Outubro de 2004 os 1.6 movidos só á álcool ou só a gasolina dão adeus. Em março de 2005 ela recebe o AP 1800 Total Flex de 103CV com gasolina e 106CV com álcool. Dessa época é mostrada a Parati EDP com o motor 2 litros 16V de 200CV é um carro conceito para o Salão de 1996.

A QUARTA GERAÇÃO QUE É O ÚLTIMO FACELIFT DA PARATI se dá em Outubro de 2005 na linha 2006 ela vinha nas versões City, Plus e Sportline, mas a novidade era: o fim do motor 2 litros, o 1.6 Flex de 97CV com gasolina e 99CV com álcool e o 1.8 á gasolina de 103CV na versão á gasolina e 106CV na versão á álcool. Em Fevereiro de 2006 na linha 2007 chegava a versão Track&Field que substituia a Crossover. Em Outubro de 2007 na linha 2008 o fim da versão Sportline e Plus. Em Agosto de 2008 na linha 2009 a versão Track&Field é substuída pela Surf. Em Agosto de 2009 na linha 2010 o motor AP 1600 Total Flex passava por alterações: 101CV com gasolina e 103CV com álcool e o AP 1800 dava adeus e ela seguiu sem alterações até Outubro de 2012 quando deu adeus depois de 30 anos de mercado.

                                                                    FOX WAGON 
A Fox Wagon é na verdade a Parati exportada para EUA e Canadá foi lançada em 1988 e deixou de ser vendida nesses mercados em 1990, a unidade exposta é uma 1989 que pertence a frota de engenharia da empresa que rodou 3.500KM e teve 25.000 unidades produzidas(e óbvio exportadas).

                                                                   SAVEIRO 
                                                                

Em Setembro de 1982 a Saveiro era lançada no mercado brasileiro e com as versões S e LS e os motores Boxer 1600 refrigerado á ar de 65CV na versão á gasolina e 66CV na versão á álcool e como na época as picapes leves eram mais veículos de trabalho do que de lazer, a Saveiro seguiu sem alterações até Outubro de 1986 na linha 1987 quando ela recebia a dianteira de Voyage e Parati e o motor AP 1600 á gasolina de 80CV e a álcool de 85CV. Em Outubro de 1987 na linha 1988 nova grade dianteira, faróis, para-choques e lanternas e as versões agora eram CL e GL e os motor AP 1600 á gasolina de 80CV era mantido e o AP 1600 á álcool passava a 90CV. Em Outubro de 1988 na linha 1989 na linha 1990, como resultado da Autolatina ele recebe o AE 1600(CHT) 1.6 á gasolina de 76CV e o 1.6 á álcool de 73CV e opcionalmente para a CL e de série para a GL o AP 1800 estreava na Saveiro com 92CV na versão á gasolina e 99CV na versão á álcool(na verdade tinha mais). Em Outubro de 1990 na linha 1991 nova grade dianteira, faróis e para-choques. Em Outubro de 1991 na linha 1992 ganha catalizador e aí o 1.6 de origem Ford passava a gerar 72CV na versão á gasolina e 73CV na versão á álcool, o 1.8 á gasolina agora gerava 86CV na versão á gasolina e 95CV na versão á álcool. Em Outubro de 1992 na linha 1993 sem alterações. Em Julho de 1993 o AP 1600 á gasolina de 80CV e o 1600 á álcool de 90CV voltava e em Outubro de 1993 na linha 1994 o AP 1600 substituia o AE 1600 em definitivo com o adeus desse motor e chegava a série especial Sunset com o motor AP 1800 S do Gol GTS com 90CV na versão á gasolina e 99CV "reais" na versão á álcool. Em Outubro de 1994 na linha 1995 sem mudanças. Em Outubro de 1995 na linha 1996 sem mudanças. Em Outubro de 1996 na linha 1997 a versão GL dá adeus e entra a série especial Summer e ela recebe injeção eletrônica multiponto e com isso passou a gerar 88CV na versão á gasolina e 98CV na versão á álcool e o 1.8 passou a gerar 98CV na versão á gasolina e 103CV na versão á álcool. 

A CHEGADA DA SEGUNDA GERAÇÃO OU "BOLINHA" se dá em Outubro de 1997 na linha 1998 ela ganha capacidade de carga maior: 700KG contra 570KG, entre- eixos maior e ela vinha nas versões CL e GL, quatro opções de motor: AP 1600 de injeção multiponto de 88CV, AP 1600 de injeção multiponto á álcool de 98CV, AP 1800 de injeção multiponto á álcool de 98CV e o AP 1800 de injeção multiponto á álcool de 103CV.

                                                            
A segunda geração da Saveiro chegava ao mercado com motor 1.6 de injeção multiponto á gasolina de 88CV, 1.6 de injeção multiponto á álcool de 98CV, 1.8 de injeção multiponto á gasolina de 98CV e 1.8 de injeção multiponto á álcool de 103CV, mais tarde o 1.8 á álcool dava adeus, o 1.6 á gasolina passava a 92CV, o 1.6 á álcool a 99CV, o 1.8 também a 99CV e o 2 litros de 111CV.

Em maio de 1998 na linha 1999 ela ganhava a versão 1.6 Mi, abaixo da CL que também tinha o 1.6, a GL se mantinha com o 1.8 e estreava a TSi 2000, no caso do motor AP 1600 das duas primeiras versões á gasolina de injeção multiponto gerava 92CV e o 1.6 á á álcool gerava 99CV, o AP 1800 á gasolina gerava 99CV e o AP 2000 agora gerava 111CV, o AP 1800 á álcool dava adeus. Em Outubro de 1998 na linha 1999 a versão TSi 2000 dava adeus. A versão exposta é a GL 1.8 de 1998 saiu de linha de produção da Anchieta direto para o acervo.

A CHEGADA DA TERCEIRA GERAÇÃO QUE É UM FACELIFT DA "BOLINHA" se dá em Março de 2000 as versões agora eram denominadas pelo motor: 1.6, 1.8 e 2 litros, no caso marcou o retorno do AP 2000 de 111CV para o AP 2000, o AP 1600 á gasolina de 92CV, AP 1600 á álcool de 99CV e o AP 1800 de 99CV eram mantidos. Em Outubro de 2000 na linha 2001 o 1.6 á gasolina sai de cena. Em Outubro de 2001 na linha 2002 o 1.6 á álcool sai de cena. Em Fevereiro de 2002 chegava a versão City que marcava o retorno do 1.6 tanto á gasolina como á álcool. Em Outubro de 2002 na linha 2003 nova grade dianteira, faróis, para-choques e sem grandes mudanças nas lanternas e também nos motores: 1.6 á gasolina, 1.6 á álcool, 1.8 e 2 litros. Em Agosto de 2003 chegava a versão Supersurf e em Outubro de 2003 ela ganhava o AP 1600 Total Flex de 97CV com gasolina e 99CV com álcool na linha 2004. Em Outubro de 2004 os motores 1.6 movidos apenas á gasolina e e apenas á álcool davam adeus e o 2 litros também saia de cena da picape era a linha 2005. Em Fevereiro de 2005 chegava a versão Crossover e no mês seguinte chegava o AP 1800 Total Flex de 103CV com gasolina e 106CV com álcool.

A CHEGADA DA QUARTA GERAÇÃO QUE É OUTRO FACELIFT DA "BOLINHA" se dá em Outubro de 2005 como linha 2006 nova grade dianteira, faróis, para-choques e lanternas, nos motores continuava o AP 1600 Flex de 97CV com gasolina e 99CV com álcool e o AP 1800 Flex de 103CV com gasolina e 106CV com álcool, ela vinha nas versões City e Sportline, em Novembro chegava a versão Crossover. Em Outubro de 2006 na linha 2007 a Sportline dá adeus. Em Outubro de 2007 na linha 2008 sem grandes alterações. 

A CHEGADA DA TERCEIRA GERAÇÃO QUE É CHAMADA DE G5 se dá em Setembro de 2009 como linha 2010 ela estreava na plataforma PQ24, nas versões Básica, Comfortline e Trooper e o motor é o 1.6 EA 111 VHT de 101CV com gasolina e 104CV com álcool era a única opção de motor e opções de cabine simples e estendida. Em Março de 2010 na linha 2011 chegava a versão Cross com o mesmo motor 1.6 e cabine estendida. Em Outubro de 2011 na linha 2012 sem mudanças. Em Outubro de 2012 na linha 2013 sem grandes alterações e em Março de 2013 a Saveiro ganha nova grade dianteira, faróis e para-choques é a chamada G6 era a linha 2014. Em Março de 2014 inaugurando a linha 2015 chegava a Cross com motor 1.6 16V MSI de 110CV com gasolina e 120CV com álcool. Em Setembro chegava a cabine dupla com duas portas e cinco lugares nas versões Cross e as versões agora eram Trendline, Comfortline, Highline e Cross. Em Outubro de 2015 na linha 2016 sem grandes mudanças. Em Março de 2016 na linha 2017 ela ganhava nova grade dianteira, faróis, para-choques e agora as versões eram Robust, Trendline, Highline e Cross, sendo a Highline apenas cabine dupla e a Cross também cabine dupla, ao passo que a Trendline tinha cabine estendida e a Robust simples e dupla e os motores 1.6 de 8 e de 16 válvulas eram mantidos, no caso esse motor exclusivo da Cross. Em Outubro de 2017 na linha 2018 chegava a Pepper com cabine estendida e se tornava a única versão com essa cabine e a Highline dá adeus. Em Outubro de 2018 na linha 2019 sem grandes alterações. Em Abril de 2019 com a chegada a linha 2020 a Pepper dá adeus e com ela a cabine estendida. Em Outubro de 2020 na linha 2021 sem alterações e em Agosto de 2021 na linha 2022 ela segue sem alterações e em Março de 2022 o motor 1.6 16V MSI é extendido para as outras versões abaixo da Cross(Trendline e Robust) só que agora com 106CV com gasolina e 116CV com álcool e a Saveiro segue no mercado.

                                                                  PASSAT 
                                                 

O Passat foi lançado no mercado brasileiro em Julho de 1974 na carroceria duas portas, no motor 1.5 refrigerado á água de 78CV brutos e em Outubro de 1974 a linha é completada pela opção das quatro portas. Em Outubro de 1975 na linha 1976 sem alterações e em Dezembro de 1975 como complemento da linha 1976 era lançado o esportivo TS com motor 1.6 de 96CV ainda que brutos, aliás tem da esportiva TS, as outras versões eram L e LS. Em Outubro de 1976 na linha 1977 chegava o modelo três portas, em que abertura da porta traseira era como num Hatch e o motor era o 1.5 e o TS ganhava faixas laterais. Em Outubro de 1977 na linha 1978 chegava a versão LSE de quatro portas e o motor 1.6 do TS era uma versão mais luxuosa. Em Outubro de 1978 na linha 1979 ele recebia nova grade dianteira, faróis e para-choques e o TS ficava mais discreto no visual, mas sem mudanças mecânicas. Em Outubro de 1979 na linha 1980 estreava o 1.5 á álcool também de 78CV, vale lembrar que tanto no Brasil(em 1974) quanto no mundo(em 1973) foi o primeiro Volkswagen refrigerado á água. Em Outubro de 1980 na linha 1981 sem alterações. Em Outubro de 1981 na linha 1982 o LS ganhava a opção do 1.6 e o 1.5 dava adeus nessa versão. Em Julho de 1982 o Passat TS estreava o 1.6 á álcool de 98CV, em Outubro de 1982 na linha 1983 ele ganhava nova grade dianteira, faróis, para-choques e pequenas mudanças na lanterna, a L continuava, a LS é substituída pela GL, a LSE quatro portas era mantida, estreava a GLS e a TS era substituída pela GTS e o motor 1.5 á gasolina  e o 1.5 á álcool dava adeus em definitivo na linha Passat. Em Outubro de 1983 na linha 1984 a Volkswagen enxuga as versões do Passat, a L, GL e GLS dão adeus e são substituídas pela LS Village, a LSE quatro portas virava LSE Paddock e a GTS virava GTS Pointer e o motor 1.6 agora tem a potência em valores líquidos: 76CV na versão á gasolina e 81CV na versão á álcool. Em Setembro de 1984 na linha 1985 o Passat ganhava o motor 1.8 que gerava 86CV na versão á gasolina e 92CV na versão á álcool e mantinha o câmbio de quatro portas, na mesma época o LSE dava adeus, mas em Abril de 1985 o Passat ganhava o câmbio manual de cinco marchas para todas as versões. Em Outubro de 1985 na linha 1986 o modelo LSE dava adeus ao mercado brasileiro e chegava o motor AP 1600 á gasolina de 80CV, AP 1600 á álcool de 85CV, AP 1800 á gasolina de 90CV e AP 1800 á álcool de 94CV os dois últimos exclusivo do GTS Pointer, mas em março de 1986 um lote de "Passat Iraquiano" volta ao mercado brasileiro é vendido no mercado doméstico e o motor 1.6 digamos, antigo de 76CV na versão á gasolina. Em Outubro de 1986 o LSE Paddock voltava oficialmente a linha dessa vez com o novo AP 1600 de 80CV com gasolina e AP 1600 á álcool de 85CV, que já estava no GL Village e o GTS Pointer agora tinha 96CV no AP 1800 á álcool. Em Outubro de 1987 na linha 1988 sem alterações, mas em Outubro de 1988 o Passat nacional dá adeus ao mercado e o modelo exposto o GTS Pointer é uma das últimas unidades fabricadas na Via Anchieta, foi da fábrica direto para o acervo.

                                                           SANTANA 
                                                    



O Santana chegava ao mercado brasileiro em Maio de 1984 nas carrocerias duas e quatro portas, estreava o câmbio manual de cinco marchas na Volkswagen brasileira, além do automático de três marchas, já o motor era o 1.8 á gasolina de 86CV e o 1.8 á álcool de 92CV. Em Outubro de 1984 na linha 1985 sem grandes mudanças  era um carro recém-lançado. Em Outubro de 1985 ele recebe o motor AP 1800 á gasolina de 90CV e o AP 1800 á álcool de 94CV. Em Outubro de 1986 na linha 1987 as versões mudam de nome: CS virava CL, CG virava GL e a CD topo de linha virava GLS e essa tinhna uma dianteira diferente e o motor AP 1800 á álcool agora gerava 96CV. Em Outubro de 1987 na linha 1988 sem grandes mudanças. Em maio de 1988 estreava o AP 2000 que na versão á gasolina gerava 99CV e na versão á álcool gerava 112CV, só que no modelo á gasolina na verdade eram 105CV. Em Outubro de 1988 na linha 1989 nada muda. Em Outubro de 1989 na linha 1990 sem alterações e em Dezembro de 1989 chegava o EX 2000 com injeção eletrônica multiponto no motor AP 2000 e com isso passou a gerar 120CV. Em Outubro de 1990 na linha 1991 sem alterações, em março de 1991 a carroceria duas portas migra de geração e em Outubro de 1991 é vez da quatro portas e a unidade exposta é a EX 2000 fabricada em 1991 que pertencia a engenharia para homologação e foi totalmente restaurado e pertence ao acervo da Volkswagen do Brasil.

                                                           
O Santana de primeira geração aqui na versão EX com o motor 2 litros de injeção eletrônica e 120CV, mas durante a carreira teve o 1.8 á gasolina de 85CV, 1.8 á álcool de 92CV, 1.8 á gasolina de 90CV, 1.8 á álcool de 94CV, 1.8 á álcool de 96CV, 2 litros á gasolina de 99CV(na verdade tinha 105CV) e o 2 litros á álcool de 112CV 


A CHEGADA DA SEGUNDA GERAÇÃO DO SANTANA se dá em Abril de 1991 primeiro na carroceria duas portas, nas versões CL, GL e GLS, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de três marchas,  já nos motores o 1.8 á gasolina de 92CV, o 1.8 á álcool de 105CV, o 2 litros de 105CV, o 2 litros á álcool de 112CV e o 2 litros de injeção eletrônica multiponto com 125CV. Em Outubro de 1991 na linha 1992 ele recebia a opção das quatro portas e catalizador em todas as versões, com isso o 1.8 á gasolina gerava 86CV, o 1.8 á álcool gerava 95CV, o 2 litros á gasolina mantinha os 106CV graças aos comando de válvulas do Gol GTS, o 2 litros á álcool manteve os 112CV graças ao comando de válvulas do Gol GTS e o 2 litros de injeção multiponto passou a gerar 120CV. Em Outubro de 1992 a novidade era o 2 litros de injeção multiponto para a GL. Em Outubro de 1993 na linha 1994 o motor AP 1800 á gasolina ganhava a opção da injeção monoponto e passou a gerar 93CV. Em Outubro de 1994 na linha 1995 o Santana perde a carroceria duas portas, os motores á carburador saiam de cena, o AP 1800 á álcool ganhava injeção eletrônica e passava a gerar 97CV, o AP 2000 agora gerava 112CV na versão á gasolina e o AP 2000 á álcool de injeção multiponto gerava 118CV. Em Outubro de 1995 na linha 1996 o Santana ganhava nova grade dianteira e perdia a opção do câmbio automático. Em Outubro de 1996 na linha 1997 o motor AP 1800 recebia injeção multiponto e com isso passou a gerar 100CV na versão á gasolina e 103CV na versão á álcool e o AP 2000 agora gerava 111CV na versão á gasolina e 117CV na versão á álcool e agora as versões eram Básica e Exclusiv e tinha a série especial Evidence no meio delas. Em Outubro de 1997 na linha 1998 sem alterações. Em Maio de 1998 na linha 1999 o Santana ganhava nova grade dianteira, faróis, para-choques e novas lanternas, já nos motores o AP 2000 á álcool saia de cena, o AP 1800 á gasolina gerava 99CV, o AP 1800 á álcool gerava 103CV e o AP 2000 á gasolina passava a 114CV e ele estava disponível nas versões 1.8, 2 litros e Exclusiv 2 litros.

                                                          
O Santana ganhava nova grade dianteira, faróis, lanternas e para-choques e o motor 1.8 á gasolina de 99CV, 1.8 á álcool de 103CV e o 2 litros de 114CV, mas antes teve o 1.8 á gasolina de 92CV, 1.8 á álcool de 105CV, 2 litros á gasolina de 105CV, 2 litros á álcool de 112CV, 2 litros de injeção multiponto e  125CV,  1.8 á gasolina de 86CV, 1.8 á álcool de 95CV, 2 litros á gasolina de 106CV, 1.8 de injeção monoponto á gasolina de 93CV, 1.8 de injeção monoponto á álcool de 97CV, 2 litros de injeção mulitponto á álcool de 118CV, 1.8 de injeção muliponto á gasolina com 100CV, 2 litros de injeção multiponto á gasolina de 111CV e 2 litros de injeção multiponto á álcool de 117CV, ufa!

Em Junho de 1999 na linha 2000 ele perde a versão Exclusive e seguiu sem alterações até Outubro de 2004 quando ele ganhou a versão Comfortline convivendo com a básica. Em Outubro de 2005 na linha 2006 ele perde o motor AP 2000 e em Junho de 2006 ele deixa de ser produzido é um modelo com 2000KM rodados que foi usado para testes na engenharia.

                                                                      QUANTUM 
                                                         

A  Quantum chegava ao mercado já com quatro portas em Agosto de 1985 era a única perua nacional de quatro portas do seu segmento na época e ela vinha nos motores 1.8 á gasolina de 90CV e o 1.8 á álcool de 94CV. Em Outubro de 1986 na linha 1987 ganhava a versão GLS com dianteira diferente e o motor 1.8 á álcool passava a 96CV. Em Outubro de 1987 na linha 1988 sem alterações. Em Maio de 1988 ela recebia o motor AP 2000 de 99CV na versão á gasolina e 112CV na versão á álcool. Em Outubro de 1988 na linha 1989 sem alterações. Em Outubro de 1989 na linha 1990 ela ganhava a série especial Sport. Em Outubro de 1990 na linha 1991 sem alterações. Em Outubro de 1991 na linha 1992 a Quantum dá um até breve. 

A CHEGADA DA SEGUNDA GERAÇÃO DA QUANTUM  chega ao mercado em Março de 1992 nas versões CL, GL e GLS, sempre com quatro portas e o motores eram o AP 1800 á gasolina de 86CV, AP 1800 á álcool de 95CV, AP 2000 á gasolina de 106CV, AP 2000 á álcool de 112CV e o AP 2000 de injeção multiponto com 120CV. Em Outubro de 1992 na linha 1993 a versão GL ganhava a opção do AP 2000 de injeção eletrônica. Em Outubro de 1993 na linha 1994 o AP 1800 á gasolina recebia injeção eletrônica monoponto e passava a 93CV. Em Outubro de 1994 na linha 1995 os motores a carburador dão adeus, o AP 1800 á álcool recebe injeção monoponto e passava a 97CV, o AP 2000 de injeção multiponto passou a 112CV e o AP 2000 á álcool recebia injeção multiponto e passava a 118CV. Em Outubro de 1995 na linha 1996 ela ganhava nova grade dianteira e o câmbio automático de três marchas dava adeus. Em Outubro de 1996 na linha 1997 o motor AP 1800 recebia injeção eletrônica multiponto passava a gerar 100CV na gasolina e 103CV na versão á álcool e o AP 2000 passava a 111CV na versão á gasolina e 117CV na versão á álcool e as versões eram Básica e Exclusive e a Evidence como série especial no meio. Em Outubro de 1997 na linha 1998 sem alterações e em Maio de 1999 nova grade dianteira, faróis, para-choques e pequenas mudanças nas lanternas, o AP 2000 á álcool dava adeus, o AP 1800 á gasolina gerava 99CV, o AP 1800 á álcool se mantinha em 103CV e o AP 2000 passava a ter 114CV e vinha nas versões 1.8, 2 litros e Exclusive 2 litros. Em Junho de 1999 na linha 2000 ela perde a versão Evidence. Em Outubro de 2000 na linha 2001 sem alterações e em Outubro de 2001 ela dá adeus ao mercado e o modelo da foto é justamente um modelo 2001 que pertenceu a frota de engenharia e rodou 97.000KM.

                                                                            GOLF
                                                         

O Golf existe desde 1974 na Alemanha, 20 anos depois na terceira geração chegava ao Brasil importada do México, mas em 1998 chegava a quarta geração em Outubro importada da Alemanha, mas em Agosto de 1999 na linha 2000 passava a ser feita no Brasil em São José dos Pinhais-PR e nos motores 1.6, 2 litros e 1.8 20V Turbo esse último exclusivo do GTi, no caso do 1.6 ele gerava 101CV era derivado do EA 113 só que com bloco de alumínio, o 2 litros também EA 113 que é uma evolução do AP tinha 113CV e por último o 1.8 20V Turbo com cinco válvulas por cilindro da família EA 113 com 150CV e além do manual de cinco marchas ele tinha o automático de quatro marchas. Em Outubro de 2000 na linha 2001 sem alterações. Em Fevereiro de 2001 ele recebia o motor EA 111 1.6 de 101CV motor fabricado em São Carlos-SP que seria longevo na linha da Volkswagen do Brasil. Em Outubro de 2001 na linha 2002 sem mudanças. Em Agosto de 2002 como novidade da linha 2003 o GTI recebia o motor 1.8 20V Turbo de 180CV e o câmbio automático sequencial tiptronic de cinco marchas como opção ao manual de cinco marchas. Em Março de 2003 era lançada a série especial GTi VR6 com motor VR6 2.8 24V de 200CV, câmbio manual de seis marchas e apenas 100 unidades produzidas.

                                                           
O GTi VR6 que teve 100 unidades com motor VR6 2.8 24V de 200CV, além disso teve as versões normais com o 1.6 de 101CV, 2 litros de 116CV e o GTi 1.8 20V Turbo de 150CV, mais tarde o novo 1.6 de 101CV, o 1.6 Flex de 101CV com gasolina e 103CV com álcool, o 1.8 20V Turbo de 180CV e ainda teve o facelift.

Em Outubro de 2003 na linha 2004 a série VR6 dava adeus e a unidade exposta no acervo era da frota de imprensa e depois foi incorporada ao acervo, e seguiu nas outras versões de motor. Em Outubro de 2004 na linha 2005 sem mudanças. Em Outubro de 2005 na linha 2006 sem mudanças. Em Junho de 2006 o motor 1.6 virava Flex e passava a gerar 101CV com gasolina e 103CV com álcool.

O FACELIFT  O Golf ganhava nova grade dianteira, faróis, para-choques e lanternas, as versões Básica, Sportline, Comfortline e GTi, nos motores o motor 1.6 Flex era mantido, assim como o 2 litros á gasolina e o 1.8 20V Turbo de 180CV com gasolina comum e com gasolina de alta octanagem ia para a 193CV era a linha 2008. Em Junho de 2008 chegava a linha 2009 com o 1.6 passando a gerar 101CV com gasolina e 104CV com álcool e em Outubro é vez do 2 litros virar Flex e passando a gerar 116CV com gasolina e 120CV com álcool. Em Abril de 2009 como linha 2010 o GTI 1.8 20V Turbo dava adeus. Em Outubro de 2010 na linha 2011 nada muda. Em Outubro de 2011 na linha 2012 nada muda. Em Outubro de 2012 na linha 2013 sem grandes alterações. Em Outubro de 2013 na linha 2014 sem grandes mudanças e em março de 2014 já com o Golf VII vendido no Brasil ele dava adeus e deixava de ser produzido em São José dos Pinhais-PR.

O MODELO FEITO NA PLATAFORMA MQB chegava importado da Alemanha em Setembro de 2013 na linha 2014. Em Outubro de 2014 na linha 2015 passava a vir do México. Em Outubro de 2015 sem alterações e a linha 2016 chegava em Fevereiro com novidades: Comfortline 1.6 16V MSI, Highline 1.4 16V TSI e a GTi, a primeira com câmbio manual de cinco marchas e o motor MSI 1.6 16V de 110CV com gasolina e 120CV com álcool, a segunda com câmbio manual de seis marchas ou automático também de seis marchas e o motor EA 211 1.4 16V TSI Flex de 150CV nos dois combustíveis e o esportivo GTi com câmbio manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas e o motor 2 litros 16V TSI de 220CV. Em Agosto de 2016 como novidade linha 2017 chegava o três cilindros 200 TSI 1 litro 12V de 116CV com gasolina e 128CV na versão Comfortline. Em Outubro de 2017 na linha 2018 o 1.6 16V MSI dava adeus. Em Agosto de 2018 ele ganhou nova grade dianteira, faróis e para-choques e junto com ele mudanças, o Comfortline abandonava o câmbio manual, assim como a Highline e o câmbio automático de seis marchas que já trabalhava com o 1 litro 12V TSI no Polo, passa a trabalhar no Golf, o 1.4 16V TSI sem alterações e o GTi passava a ter 230CV no motor 2 litros 16V TSI. A unidade exposta no acervo é uma 2018 que pertenceu a frota de engenharia da empresa e está com 32.000KM. Em março de 2019 as versões Comfortline e Highline dão adeus e a GTi fica com os estoques até sair de cena em Outubro de 2019.

                                                                             UP 
                                                   

O Up! foi lançado em Fevereiro de 2014, com câmbio manual de cinco marchas, o motor era o três cilindros 1 litro 12V de 75CV com gasolina e 82CV com álcool nas versões Take, Move,High Black/Red/White. Em Agosto de 2014 chegava a opção da carroceria duas portas e a opção do câmbio manual-automatizado i-Motion era a linha 2015. Em Julho de 2015 na linha 2016 chegava o três cilindros 1 litro TSI que gerava 101CV com gasolina e 105CV com álcool e sempre câmbio manual de cinco marchas e o motor estava disponível para todas as versões menos a Take e estreava a Speed Up com esse motor. Em Outubro de 2016 na linha 2017 chegava a versão Track com motor 1 litro 12V aspirado. Em Junho de 2017 na linha 2018 um facelift com nova grade dianteira, para-choque e um faixa preta na lanterna, nos motores continuava o três cilindros 1 litro 12V e o três cilindros 1 litro 12V TSI que mais tarde era renomado 170 TSI e as versões eram Take, Move, High e Cross. Em Outubro de 2017 era vez de Pepper. Em Outubro de 2018 na linha 2019 nada muda. Em Outubro de 2019 ele perde a versão Take e a versão Cross e com isso as versões viram Move, High e Extreme, essa entra no lugar da Cross e passa a ser a única equipada com o 170 TSI. Em Outubro de 2020 na linha 2021 ele passou a ser disponível só na versão Extreme 170 TSI e seguiu sem alterações até Julho de 2021 quando deixou de ser produzido, no acervo tem duas unidades o Up! BGT que era o Up TSI com duas portas mostrado para o evento e um dos últimos Up! Extreme que foi guardado para o acervo.

                                                 PROJETOS QUE NÃO FORAM PARA FRENTE
                                                                      VEMP 
                                                      

O exército fez uma proposta de um veículo 4x4 e que tivesse capacidade 500KG de carga e assim a Volkswagen pode participar do leilão com o VEMP, mas o projeto acabou não indo para frente, foram construídos dois protótipos e um deles acabou servindo de uso interno na empresa foi descaraterizado recebendo rodas de liga-leve e inclusive ele tinha o motor Boxer 1600 refrigerado ár de 65CV brutos e tração era integral. O modelo foi devidamente restaurado, devido a dificuldade de achar dados da época, foi feita com fotografias da época. O modelo que foi restaurado ganhou algumas modernizações, no caso bancos do Fox e o motor Boxer 1600 refrigerado á ar de injeção monoponto e 58CV líquidos.]

                                                      
O VEMP ganhou uma restauração completa com duas modernizações, uma delas é o motor Boxer 1600 de injeção eletrônica da Kombi com 58CV 

                                                                      BY 
                                                          

O protótipo BY se falava no lançamento dele na década de 1980, mas ele acabou não indo ao mercado, a grosso modo é um "Gol encurtado" com soluções usados no Fox Sedan(Voyage exportação) com suspensão traseira com ancoragem diferente e o motor era o AP 1600 de 80CV na versão á gasolina e 85CV ou 90CV na versão á álcool dependendo do ano, não foi para frente por três motivos: custo de produção muito alto, o desenho desproporcional por causa do motor usado e também a proximidade da Autolatina, no final o Gol 1000 acabaria ocupando esse lugar com o motor AE 1000(CHT 1 litro), mas uma solução prevista nele que era o banco traseiro corrediço chegaria ao mercado no Fox em 2003.

Foi longa, mas é os modelos expostos, não poderia aproveitar para colocar a trajetória de alguns.



                                                               






                                                  




                





                                                                 

















                                                        

                                 





                 

                     








                                         


                                                              

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