AVALIAÇÃO: VOLKSWAGEN POLO HIGHLINE 170 TSI: ASSUMINDO GRANDES RESPONSABILIDADES

                                                        

HATCH DA VOLKSWAGEN CONTINUA AGRADANDO AO VOLANTE E AGORA ASSUME A RESPONSABILIDADE DE SUBSTITUIR O GOL NAS VERSÕES MAIS BARATAS 

Foi um dia que eu tive que ajudar minha mãe e lógico la perto ficava Futura Volkswagen, e como você sabe: Volkswagen é na Futura.

  E aí fui conversar com o Gerson e ele me disse que viria no novo Polo "Anote aí: o motor era o 170 TSI, ele perderá o freio á disco na traseira e ficará mais barato" olha as duas primeiras achei compreensível, mas a segunda: eu perguntei? é mesmo? ele disse "Foi o que a Volkswagen passou para nós", então se a Volkswagen estava dizendo era isso mesmo, até pensei e aí lembrei que na Volkswagen existe o Nivus, é inegável que Polo depois da chegada do Nivus não teve o ritmo de vendas que tinha antes e aí na segunda-feira seguinte: tudo que o Gerson disse se confirmou, esclarecendo: antes do lançamento oficial de algum modelo não vou dizer nada, depois do lançamento oficial irei dizer, ele até pensou que sexta-feira estaria, mas naquela sexta-feira acabei tendo que fazer um favor para minha mãe e aí o carro atrasou, esperei mais duas semanas e atrasou, lógico o Polo teve 7.000 unidades encomendas e lógico todos os modelos já chegaram vendidos e o Polo já tomou o lugar do Gol antes da "Posse" no caso a chegada  Polo Track, mas aí também tive problemas depois, por causa da copa, tudo ficou apertado e fora as chuvas em Santa Catarina e aí finalmente fui até a Futura, entrei e logo depois encontrei o Gerson e ele me disse "Finalmente chegou o Test-drive" e aí ele pediu os meus documentos e os trâmites burocráticos foram feitos e aí ele liberou a chave e fui fazer o test-drive. Esclarecimento: Não foi exclusivo da Futura, vi em vídeos em Youtube de outras cidades que os modelos de test-drive chegaram agora aos concessionários das cidades, então é algo que afetou todo o Brasil, aliás tenho que agradecer o excelente atendimento prestado pelo Gerson e pela Futura.

   Aliás a Volkswagen tinha dois caminhos a escolher: manter o Polo com a característica originais: 200 TSI, freio á disco na traseira e continuar com o preço próximo ao Nivus e encarar o City Hatch ou ir atrás, digamos assim de HB20 e Onix e para isso se sacrificar em algumas coisas e de quebra vir com mais itens de série? e lógico o motor 170 TSI e o freio á tambor na traseira deixaram o carro mais barato para o fabricante e lógico: repassar isso ao consumidor, o que é legítimo e a Volkswagen optou pela segunda opção e lógico pelo visto foi uma decisão acertada.

POR FORA: Lógico qualquer modelo com um tempo de lançamento sobre um facelift, ainda mais o Polo que foi lançado no final de 2017 e apenas dois meses do mercado europeu, era natural vir mudanças visuais, mas como aqui ele ia assumir o lugar do Gol nas versões mais baratas, além de assumir lugar do Fox  e dele mesmo óbvio, teve que fazer concessões, o que de fato o Polo assumiu grandes responsabilidades, Por fora a dianteira é igual ao Polo europeu, o que muda é que o nosso nas versões topo de linha herdou a régua cromada dos modelos básico europeus, ao passo que os modelos europeus tiveram a grade iluminada, mas aquie não tivemos por uma razão: evitar aumento de preço e ficar perigosamente perto do Nivus, na lateral a principal novidade é a nova roda de liga-leve aro 16 que na versão Highline ficou bonita e na traseira novo Layout interno das lanternas, só não tivemos a lanterna emendadas por que a preparação para aposentadoria do Gol era evidente, então a Volkswagen brasileira não podia estourar no orçamento, digamos assim, ele mede 4.07 metros de comprimento, 1.75 metros de largura, 1.47 metros de altura e 2.57 metros de entre -eixos, a plataforma MQB que serve a todos os modelos da Volkswagen com exceção da Saveiro e Amarok no Brasil(Gol e Voyage estão dando adeus) e no mundo se analisar, mas no caso do Polo é a variação a A0 que serve ao Nivus, T-Cross e Virtus. O modelo é fabricado em São Bernardo do Campo-SP na famosa Via Anchieta, onde também são fabricados Nivus, Virtus e Saveiro. Lógico T-Cross é em São José dos Pinhais, Taos e Amarok na Argentina e Jetta GLI no México.

                                                              

                                                               
O Visual do Polo traz linhas bonitas em todos os ângulos 

Aqui o ângulo de linha traseira 

Rodas de liga-leve aro 16 

Faróis Full-Led iguais ao modelo europeu 

Na dianteira o visual é bonito também 

Vamos esclarecer: ao contrário de alguns facelifts que descaraterizam o modelo, esse não: o modelo ficou bonito, mesmo sendo mais simples que a versão europeia. Agora vamos ver contra os rivais, só duas observações: O Fiat Argo não tem a opção do câmbio CVT e se a Volkswagen tem a estratégia de não atrapalhar o Nivus e a Fiat quer deixar Pulse e Fastback soltos também, o novo C3 até a versão Comfortline do Polo ele encara que que é a Feel Pack 1.6 16V Automática, já a Highline não e a Renault com o lançamento do Stepway 1 litro meio que "oficializou" o Stepway como Hatch compacto, mas isso é temporário, futuro suv feito na plataforma CMF-B da marca francesa substituirá o Stepway(que já tem longos anos nas costas) e com isso a Renault sai desse segmento e com isso não terá as dimensões do Argo e do novo C3, teremos o Stepway e lógico que os rivais que a Volkswagen mirou.

CHEVROLET ONIX PREMIER 1 LITRO 12V TURBO 

Comprimento: 4.16 metros    Largura: 1.73 metros        Altura: 1.48 metros     Entre -eixos: 2.55 metros 

HONDA CITY TOURING 1.5 16V CVT 

Comprimento: 4.34 metros    Largura: 1.74 metros       Altura: 1.50 metros     Entre -eixos: 2.60 metros

HYUNDAI HB20 PLATINUM PLUS 1 LITRO 12V TGDI

Comprimento: 4.01 metros     Largura: 1.72 metros      Altura: 1.47 metros    Entre -eixos: 2.53 metros

PEUGEOT 208 GRIFFE 1.6 16V AUT 

Comprimento: 4.05 metros     Largura: 1.74 metros     Altura: 1.45 metros    Entre -eixos: 2.54 metros

RENAULT STEPWAY 1.6 16V CVT 

Comprimento: 4.07 metros     Largura: 1.73 metros    Altura: 1.63 metros     Entre -eixos: 2.59 metros

TOYOTA YARIS XLS 1.5 16V CVT 

Comprimento: 4.14 metros     Largura: 1.73 metros    Altura: 1.47 metros    Entre -eixos: 2.55 metros 

No comprimento ele ficou na intermediária, atrás de City, Onix e Yaris e empata com o Stewpay ambos ficando 7cm atrás do Yaris e 2cm á frente do 208 que é o rival que vem imediatamente atrás, na largura é o mais largo com 1cm de vantagem sobre o 208, na altura lógico o Stepway foi ajudado pela suspensão elevada e rack no teto, mas tirando esse é o segundo mais baixo junto com o HB20 e Yaris, são 2cm mais alto que o 208 e 1cm mais baixo que o Onix e o terceiro maior entre -eixos da categoria só perdendo para City e Stepway, no caso 2cm para o Stepway e vencendo por 2cm o Chevrolet Onix e o Yaris Hatch. 

                                                                      
A versão Highline foi avaliada 

O motor TSI é anunciado apenas como "TSI" na tampa do porta-malas 
As lanternas ganharam novo layout interno e fumê 

POR DENTRO: Por dentro o painel é bonito e bem acabado, ele agora conta com volante de Taos e Nivus, aliás o Polo ainda continua um dos mais requintados do segmento, o painel em Tela de TFT de 10.25 polegadas chamada de Active Info Display e a central Multimídia de 10 polegadas se destacam muito bem, agora vamos aos itens de série: ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Alarme, Ar Condicionado digital climatronic(Touch), Coluna de direção regulável de altura e profundidade, Direção Elétrica, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Central Multimídia VW Play de 10 polegadas, Vidros/Travas/ Espelhos elétricos e frenagem de emergência pós-colisão, ainda não acabou a segunda parte dos itens de série vem aí, mas vamos ao primeiro, digamos assim, alvo, no caso o Chevrolet Onix Premier 1 litro 12V Turbo custa R$106.110(no caso por culpa do site da Chevrolet tive que ver preços em SC e olha que na grande Florianópolis outras versões do Onix acha com facilidade, mas a Premier nem tanto), é R$3.000 a menos que o Polo tem air bag de cortina a mais, mas a central multimídia é 8 polegadas e o Ar Condicionado agora é manual, embora tenha alerta de ponto cego e Park Assist , até aí tudo bem, mas você vai ver que Polo recuperar e lógico se acrescentar Ar Condicionado digital o preço vai a R$107.110 ficando R$2.000 a menos que Polo, o Honda City Touring traz a mais que o Polo Air Bag de cortina, alerta de ponto cego, Farol alto adapativo, ACC, LKAS(sistema que detecta faixa de rodagem e manter a rodagem na marcação da faixa) e RDM sistema que detecta evasão da pista e evitar possíveis acidentes, mas o problema do City é o preço R$130.790 são R$20.000 a mais que o Polo e a central multimídia também é de 8 polegadas , o Hyundai HB20 Platinum Plus acrescenta: Air Bag de cortina, alerta de presença no banco traseiro, Alerta de ponto cego, Detector de fadiga, Alerta de centralização em faixa, alerta de permanência em faixa, Farol Alto adaptativo, Alerta de ponto cego, Assistente de tráfego cruzado e alerta de saída de segurança e aí o preço é de R$115.390 são R$6.000 a mais que o Polo e a central multimídia é de 8 polegadas, o Peugeot 208 Griffe 1.6 16V que R$109.990 é o mesmo preço do Polo, traz a mais Air Bag de cortina, Alerta de ponto cego, Alerta de frenagem de emergência, comutação de farol alto, frenagem de emergência, Detector de fadiga, alerta e correção de permanencia de faixa e assim como o Polo a central multimídia é de 10 polegadas, o Renault Stepway Iconic 1.6 16V tem a mesma lista do Polo com exceção da direção elétrica, que é eletro-hidráulica e a central multimídia é de 7 polegadas, mas o preço é de R$112.290 são quase R$3.000 a mais que o Polo e o Toyota Yaris XLS 1.5 16V CVT acrescenta air bag de cortina, alerta de colisão e alerta de mudança de faixa, mas custa R$115.490 e a central multimídia é de 7 polegadas, vale uma observação: o HB20 tem uma base bem mais antiga que a do Polo, assim com o Yaris, o 208 tem uma base tão moderna quanto a do Polo, mas você verá ao longo da matéria que o 208 tem outros débitos perante ao Polo. Enfim depois vamos para segunda parte dos equipamentos, mas antes mostrar outras coisas.

                                                                       
Central multimídia de 10 polegadas chamada de VW Play 

Aqui o painel Active Info Display com excelente visualização 

Sobre o espaço interno, na frente se ajusta fácil, o volante, como eu já disse, os modelos da plataforma MQB você "veste o carro", mas lógico aqui digamos é a "menor vestimenta", mas ainda assim veste bem e lógico achei a posição de dirigir, só me atrapalhei com a traseira, mexi no banco com regulagem de altura, mas para mexer no encosto e aí depois baixei e fiz o encosto, aliás por falar nisso e o encosto inteiriço? tranquilo, eu particularmente me ajustei sem nenhum problema e lógico na traseira é o ponto onde os compactos acabam devendo, mas o Polo surpreende, na minha posição ele sobra uma espaço gigantesco, com o banco recuado ele ainda consegue sobrar um dedo, surpreende nesse aspecto, só andei no City Sedan, não posso dizer no City Hatch, mas posso garantir que o Polo é mais espaçoso que Stepway, Onix, HB20 e 208 e sobre o Yaris? também não cheguei a ver, mas eu acho que o Toyota díficilmente terá o espaço que o Polo tem, lembrando que Stepway é o famoso "roça, mas não aperta", o HB20 e Onix você encaixa certinho(no meu caso 1.74 metros, agora uma pessoa mais alta passa aperto) e o 208 realmente é apertado com o banco recuado e aí começa a dívida para o 208, realmente o Polo dentro da sua categoria ele é o craque nesse aspecto.

                                                            
Espaço com o banco recuado sobra um dedo, algo raro na categoria 

Com o banco na minha posição sobra bastante espaço 

E agora vamos para o segundo round de equipamentos, o Polo traz de série: Piloto automático, Alerta sonoro e visual de não utilização de cintos, seis alto-falantes, antena no teto,Apoio de cabeça para todos os ocupantes(esse obrigatório por lei), filtro de poeira e polém do ar condicionado, Banco do motorista com ajuste milimétrico, Banco traseiro com encosto rebatível bipartido, Câmera traseira(cãmera de ré), Carregador de celular por indução, Bloqueio de diferencial eletrônico(EDS), Descanço de braço-dianteiro com porta-objetos, saída de ar traseiras e entradas USB, Desembaçador/ Limpador/Lavador traseiro, Espelho retrovisor traseiro eletrocrômico, função tilt-down do espelho elétrico direito, Faróis Full-Led, IsoFix e Top Teather(obrigatório por lei desde 2020), Iluminação no porta-luvas, Iluminação no porta-malas, Instrumento combinado digital(Active Info Display), Manopla de câmbio em couro, Palhetas do limpador de para-brisa com design aerodinâmico, Regulagem do facho do farol, Revestimento da porta-lateral, Revestimento de couro dos bancos sintéticos, Rodas de liga-leve aro 16, Sensor de chuva e crepuscular, Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, Sistema Kessy acessa o veículo sem uso da chave e partida por botão, Sistema Start&Stop, Sistema de controle de perda de pressão dos pneus, Tomadas USB Tipo C, sistema One-Touch(um Toque) em todos os vidros traseiros e volante mulfifuncional. Agora vamos ver o Chevrolet Onix deve faróis de led e o painel é analagógico, só tem a tela de TFT de 3.5 polegadas no centro, então aí o Polo acaba recuperando e justificando o preço e aí começa a divida do Onix perante ao Polo, o Hyundai HB20 tem um painel digital, mas não é tela de TFT, só a tela de TFT de 4.2 polegadas que fica no centro, o City tem o painel em tela de TFT só que é 7 polegadas e aí é metade digital e metade analógico, o Peugeot 208 também tem um painel o i-Cockpit 3D de 10 polegadas, mas depois você vai ver o débito do 208, aliás você já viu um débito do 208 para o Polo: é o no espaço interno, o Renault Stepway deve Faróis Full Led e o painel é analógico e o Toyota Yaris XLS também é painel analógico de a Tela de TFT é de 3.5 polegadas, assim o Polo já se mostra bem mais equilbrado que os rivais nesse aspecto e vale lembrar que a Volkswagen reduziu o preço dele em R$7.000 reais e ainda trouxe mais equipamentos de série, muitos podem sentir falta de air bag de cortina e algumas assistências, mas aí ele entraria na faixa de preço do Nivus e lógico se o cliente sentir falta desse equipamentos, o Gerson(ou qualquer vendedor da Futura) vão oferecer o Nivus, mas pelo visto e pelas boas vendas, acredito que a decisão da Volkswagen foi acertada.  As rivais mencionadas aqui  não tem um "Nivus" e por falar nele, o sucessor do Stepway será uma espécie de "Nivus da Renault" por assim dizer. O modelo avaliado tem o seu único opcional é a cor Vermelho Sunset que aí o preço vai a R$111.640.

     Agora é hora do porta-malas são 300 litros, ok Hatches acabam se "apertando" nesse aspecto, ainda mais Hatches compactos, lógico se o cidadão precisar de um porta-malas maior ele pode partir para o sedã, mas mesmo assim o Polo é um dos maiores do segmento. 

 CHEVROLET ONIX: 275 litros
 HONDA CITY: 268 litros
 HYUNDAI HB20: 300 litros
 PEUGEOT 208: 265 litros
 RENAULT STEPWAY: 320 litros
 TOYOTA YARIS: 310 litros 

O Volkswagen Polo junto com o Hyundai HB20 tem o terceiro maior porta-malas, só perdendo para o Stepway(que eu já disse está com o adeus marcado provalmente entre 2023 e 2024) e o Yaris, no caso do Yaris apenas 10 litros de desvantagem e abrindo 25 litros de vantagem justamente sobre um dos rivais que a Volkswagen mirou: O Onix. e aí entra a dívida do 208: Porta-malas, o City já larga devendo no preço e aí em porta-malas é de vez. Aliás sobre o porta-malas do Polo agora ele pode ser aberto apenas internamente ou na chave, por fora não e confesso que em relação ao Nivus eu evolui, na primeira vez apartei, achei ué? e aí logo depois um "plac" da abertura e ela abriu.

                                                           
O Porta-malas é de 300 litros, entre os Hatches um dos maiores 

MECANICAMENTE: O câmbio é o automático de seis marchas chamado de AQ-160 em lugar do AQ-250, na verdade foi trazida do antigo 1.6 16V MSI, o motor é o três cilindros 170 TSI 1 litro 12V da família EA 211 fabricado em São Carlos-SP com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta, o turbo e intercooler vieram do Up TSI e ganhou um coletor específico, provavelmente manteve o coletor do 200 TSI, ou seja o turbo e o intercooler são mais baratos e isso foi repassado ao preço final ao consumidor e com isso ele gera 16.8KGFM a 1750RPM e vai até 4250RPM e 109CV a 5000RPM com gasolina e com álcool vai a 116CV e mantém o torque só que a curva de torque vai das 1750RPM até 4500RPM. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção, aliás esquema seguido pelos rivais e os freios são á discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, sim ele perdeu o disco sólido na traseira e isso foi repassado ao consumidor final na força de redução de preço e você vai ver: acabou não fazendo falta para um carro de 116CV e vale lembrar: todos os rivais dele seguem o esquema tático de discos ventilados na dianteira e tambores na traseira.

                                                                   
O motor três cilindros 170 TSI 1 litro 12V gera 109CV com gasolina e 116CV com álcool 

A primeira comparação que vamos fazer é em relação ao 200 TSI que segue em Nivus, T-Cross e até segunda ordem, digamos assim no Virtus(a Volkswagen ainda não falou nada se vai manter o 200 TSI no sedã ou não).

TORQUE:20.4KGFM a 2000RPM a 3500RPM
POTÊNCIA: 116CV a 5500RPM com gasolina e 128CV com álcool.

Ok, foi um perda de 3.6KGFM de torque, mas tem uma observação: o torque agora chega 250RPM mais cedo e a mesa de torque digamos assim é mais alta: ainda ia até os 3500RPM e agora vai até os 4250RPM com gasolina ou 4500RPM com álcool e na potência com gasolina a perda foi de 7CV com gasolina e 12CV com álcool, a Volkswagen acabou renunciado o maior torque e potência da categoria com álcool  para ganhar lá na frente como você vai ver e mesmo assim ainda não fica devendo aos rivais, que agora vamos falar neles e com gasolina era a terceira maior potência.

CHEVROLET ONIX PREMIER 1 LITRO 12V TURBO 
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Ecotec Três cilindros 1 litro da família CSS Prime(ou SGE da GM) com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo e intercooler
TORQUE: 16.3KGFM a 2000RPM com gasolina e 16.8KGFM com álcool na mesmas rotações
POTÊNCIA: 116CV a 5500RPM nos dois combustíveis

HONDA CITY TOURING 1.5 16V CVT
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas
MOTOR: 1.5 16V DI da família L da Honda com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e injeção direta
TORQUE: 15.5KGFM a 4600RPM com gasolina e com álcool vai a 15.8KGFM
POTÊNCIA: 126CV a 6200RPM

HYUNDAI HB20 PLATINUM PLUS 1 LITRO 12V T-GDI 
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1 litro da família Kappa com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
TORQUE: 17.5KGFM a 1500RPM nos dois combustíveis
POTÊNICA: 120CV a 6000RPM nos dois combustíveis 

PEUGEOT 208 GRIFFE 1.6 16V 
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.6 16V da família EC5 que é atualização da TU5 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada sendo variável na admissão
TORQUE: 15.4KGFM a 4250RPM com gasolina e 15.7KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA: 113CV a 6000RPM com gasolina e 120CV com álcool nas mesmas rotações

RENAULT STEPWAY ICONIC 1.6 16V CVT
CÂMBIO: CVT que simula seis marchas
MOTOR: SCe 1.6 16V da família HR da Nissan com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
TORQUE: 15.9KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 115CV a 5500RPM com gasolina e 118CV com álcool nas mesmas rotações 

TOYOTA YARIS XLS 1.5 16V CVT
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas
MOTOR: VVT-i 1.5 16V da família NR da Toyota com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
TORQUE: 14.3KGFM a 4000RPM com gasolina e 14.9KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA: 105CV a 5600RPM com gasolina e 110CV com álcool nas mesmas rotações

Vamos lá a escola de câmbio aqui é bem dividida: é CVT para os de marcas japonesas e Renault e o automático de seis marchas para o restante e aí entra o Polo, mas a AQ 160 não deve nada em relação as automáticas usada nos rivais, na escola de motor aqui temos duas escolas interessantes: três cilindros turbo onde entra o Polo, Onix e HB20 e os quatro cilindros aspirado onde estão City, Yaris, Stepway e 208, mas dentro das respectivas digamos escolas temos divisões: O Turbo de injeção convencional do Onix e a injeção direta no aspirado City. Agora vamos lá em termos de torque, o Polo está muito bem representado: é o segundo maior torque da categoria com gasolina, fica em 0.7KGFM atrás do HB20 e 0.5KGFM á frente do Onix e agora você está vendo o débito maior de 208 e Yaris: é no torque, curiosamente o maior torque dos aspirados com gasolina é o Stepway que fica na quarta colocação e lógico , com álcool ele empata com o Onix na segunda colocação, mas aí o desempate em favor do Polo entra a rotação 250RPM mais cedo e aí a posição se mantém e na potência com gasolina ele só é mais potente que o Yaris em 4CV e fica 4CV atrás do 208, mas o mais imporante é o torque e com álcool é a quarta maior potência junto com o líder de mercado Onix, ok fica 2CV atrás do Stepway e 6CV á frente do Polo, mas o Stepway como eu disse está marcado para dar adeus e 4CV atrás do HB20. Ou seja: O Yaris deve torque e potência, mas já adianto o que o torque do 170 TSI ainda é interessante. E também não interessa de quanto tem o torque e de quando, afinal os aspirados estão com o torque lá pelas 4000RPM no mínimo, então o 170 TSI ainda é vantajoso, nesse aspecto.

                                                                 
Seta repetidora nas laterais 

ANDANDO COM ELE: "Chegou o modelo de test-drive e vai lá e conta como é o desempenho", o Gerson me disse e fui, aliás ele mesmo disse que tem um 200 TSI e dentro da cidade ele foi entregar o carro para um cliente e disse que não chegou a sentir diferença e cheguei até o carro, aliás tenho que agradecer ao Gérson e a Futura pelo excelente atendimento prestado, entrei no Polo ajustei a posição de dirigir, só encosto estava muito para trás, puxei para minha posição e lógico me ajustei na minha posição de dirigir, aliás arrisco a dizer que Polo na versão topo de linha tem o melhor painel dos carros compactos, o Ar Condicionado Touch foi uma mão na roda, vi que estava em LO e não sabia e aí puxei para o lado e aí vi :22 graus, epa! vou recuar e deixei no low, foi pouco depois de pisar no freio e ligar o carro, aliás tem o botão start/stop, é a mesma usada em todos os Volkswagen e aí mexo no câmbio: P,R.N e vou em D, tem a opção seqüencial de seis marchas, mas deixei no automático e aí fui saí, lógico vi que outro vendedor da Futura estava passando de apé, esperei ele e aí fui seguir e lógico fui colocar o novo craque nas ruas, o movimento das Santos Saraiva estava forte aí lógico esperei para colocar o carro na rua e aí uma Chevrolet Spín deu seta que ia entrar na Futura, esperando eu sair, aliás fiz o trâmites burocráticos antes de sair com o carro, voltando ao carro e aí com ela parada aproveitei para entrar na pista e aí dei um leve kickdown e ele respondeu bem, mas lógico tive que esperar um Compass entrar e fui seguindo e lógico, eu até achei que era algo do câmbio, parecia que ia morrer, mas voltava mas era o Start&Stop sendo acionado, só que não deu para acionar por completo por causa do anda-e-para do trânsito e lógico aí o Compass entrou numa faixa e eu entrei na faixa que dá acesso a Rua General Eurico Gaspar Dutra e na minha frente estava um Pulse e lógico vou seguindo o tráfego e aí entro na General Eurico Gaspar Dutra dou um Kickdown e ele me responde prontamente, mas eis que vejo o semáfaro e aí vejo que vai ficar vermelho alivio o acelerador e lógico vou seguindo devagar até o semáfaro e aí piso no freio e não senti falta do freio á disco na traseira: o modelo passou uma segurança muito boa na frenagem, me senti confiante, uma coisa é um carro de quase 200CV ter freio a tambor, outra coisa é carro de 116CV, afinal com essa potência não existe necessidade de freio á disco e vale lembrar: todos os rivais tem freio a tambor e lógico abriu o sinal e vou seguindo o Santana(dos últimos modelos) que estava á frente de mim até aí tudo bem, vou seguindo normalmente e aí ele resolve dar seta que vai entrar e aí normal, ele entrar só que ele quase  para para entrar e aí depois que ele entrou aproveito para fazer o kickdown, sinto um delay, que eu sempre chamava de "Hiato" ou "Suspense" bem diferente de tranco, e depois desse delay ele vai embora e aí foi até 62KM/H e e alivio o carro para ficar próximo dos 60KM/H que é o limite da via, mas eis que vem um cones na minha faixa e olho no espelho o Pulse está bem atrás de mim e aí dou seta e faço o kickdown denovo para entrar na faixa e ele respondeu bem, agora aquele delay partindo de uma velocidade baixa, não posso dizer se foi da própria turbina, do controle de tração, enfim não sei, só sei que não senti isso em Nivus e Virtus 200 TSI, mas tirando isso a resposta é pronta, aliás o Polo ainda se garante contra os três cilindros turbo do rivais e ainda é melhor que os aspirados nesse aspecto e vou subindo rumo a Ivo Silveira, lógico o trânsito modificou em relação a época do Taos e aí entro normalmente na Avenida Ivo Silveira e lógico para poder já garantir a entrada na minha faixa e aí faço um kickdown ele me responde prontamente e vou a 53KM/H mas como já estava nesse velocidade decido ir a 60KM/H e faço a curva nesse velocidade em direção a Juscelino Kubiteck: o carro é na mão, uma excelente dirigibilidade e olha que não é um carro duro, diria que é sincero, se o asfalto for muito ruim ele pode até "dizer" que tem um desnível, mas não entregar na forma de pancada, eu acredito que em termos de maciez, para mim está entre o Nivus e o próprio Polo antigo com rodas aro 15, lógico agora ele tem Rodas aro 16 e isso ajudou um pouco e aí vou seguindo a Juscelino Kubiteck, tem um faixa de pedestres, aí alivio e quase paro para ver se tem alguém, como não tinha esperei passar e fiz o kickdown até 60KM/H: o três cilindros TSI respondeu prontamente e como brinde o belo ronco do três cilindros turbo e aí entro na rua Líbia Cruz e ai foi onde o Polo "disse" que o asfalto não estava muito bem, mas não entregou em forma de pancada e aí espero para entrar na Avenida Santos Saraiva e um ônibus vem e espero e aí entrou vou esclarecer uma coisa: tirando o lance do delay, dentro da cidade as resposta são prontas como é o 200 TSI , o câmbio AQ 160 casou muito bem com o três cilindros 170 TSI e digo mais: O mesmo nessa versão 170 TSI Polo responde melhor que os rivais aspirados, afinal o delay só aconteceu uma situação bem específica, não é algo digamos rotineiro. Cheguei na Santos Saraiva entrei na Futura e aí fui fazer as fotos que estão nessa matéria.

                                                                   
Câmbio automático de seis marchas e painel Start&Stop 

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$109.990 é o segundo mais barato junto com o 208, só perdendo para o Onix, o que deixa o Polo com um bom custo/benefício ainda, o seu consumo urbano segundo o Inmetro é de 8.7KM/L com álcool e 12.5KM/L com gasolina e o rodoviário é de 10.8KM/L e 15.3KM/L agora vamos ver contra o 200 TSI e depois contra os rivais.

200 TSI

Consumo urbano com álcool: 8.4KM/L
Consumo urbano com gasolina: 12.2KM/L 
Consumo rodoviário com álcool: 10.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 15.1KM/L 

O novo modelo foi na cidade 0.3KM/L mais econômico na cidade com qualquer combustível, na rodovia foi 0.5KM/L mais econômico com álcool e 0.2KM/L com gasolina, rodovia ficou mais econômico, enfim um motor que já era econômico, ficou ainda mais.    Agora contra os rivais.

CHEVROLET ONIX PREMIER 1 LITRO 12V TURBO 
Consumo urbano com álcool: 8.4KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.4KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 15.1KM/L 

HONDA CITY TOURING 1.5 16V CVT 
Consumo urbano com álcool: 9.1KM/L
Consumo urbano com gasolina: 13.3KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.5KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 15.2KM/L 

HYUNDAI HB20 PLATINUM PLUS 1 LITRO 12V 
Consumo urbano com álcool: 8.6KM/L
Consumo urbano com gasolina: 12.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.3KM/L  

PEUGEOT 208 GRIFFE 1.6 16V AUT 
Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.9KM/L 

RENAULT STEPWAY ICONIC 1.6 16V CVT 
Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12KM/L

TOYOTA YARIS XLS 1.5 16V CVT 
Consumo urbano com álcool: 8.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 12.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.8KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.9KM/L 

Vamos lá, o Polo foi o segundo mais econômico na cidade com álcool junto com o Yaris, lógico que aí entra o câmbio CVT que é mais eficiente na cidade, ficando com vantagem de 0.1KM/L sobre o HB20, e com isso o Polo foi o mais econômico dos turbinados com álcool, com gasolina foi o segundo mais econômico só ficando atrás do City que é aspirado e injeção direta, vencendo o restante dos rivais, na rodovia com álcool foi o mais econômico, com 0.3KM/L de vantagem sobre o segundo colocado que é o City e  com gasolina também foi o mais econômico ficando 0.1KM/L á frente do City e agora outro débito de Yaris, 208 e Stepway: é no consumo, o Polo é muito mais econômico. 

  E aí se tivesse R$110.000 na conta bancária você compraria? A Resposta é sim, vamos ser honestos aqui, um craque tem que saber o momento de chutar, o momento de driblar ou cadenciar o jogo, o Polo ainda continua com a excelente dirigibilidade, o maior espaço interno da sua categoria, o bom porta-malas para a categoria, aliás digo que o Polo é o que mais se aproxima de um Hatch médio hoje, afinal a categoria viu a invasão dos SUVs, tanto que vimos modelos de nome como o Golf e o Focus saírem do mercado, então os Hatches compactos tem que ser mais próximo deles e lógico não é só em dirigibilidade como estrutura e espaço interno, o motor apesar de ser uma versão mais simples que a anterior, é um motor que responde bem, ok, você até alegar o Delay, mas foi em única situação específica, afinal isso não ocorre sempre e de quebra ainda tem o melhor consumo rodoviário e ums dos melhores consumo rodoviários, entre os Hatches compactos topo de linha é o mais barato, tem um bom acabamento para categoria, aliás está melhor do que antes até, ficou R$7.000 mais barato, ganhou itens de série que não tinha como carregador de celular por indução, mas como você viu, ok o 208 tem equipamentos e preço similar ao Polo, mas deve motor ao Polo, o City tem motor aspirado com injeção direta, mas o preço é bem provável que se o Polo GTS voltar volta no mesmo preço do City Touring ou algo próximo, o Onix Premier vamos fazer justiça: o painel analógico digital dele é bonito entre os analógicos, mas nem se compara ao painel Active Info Display de 10.25 polegadas do Polo e de quebra não tem farol de led, HB20 e Yaris tem base antiga em comparação ao Polo, lógico foram melhoradas em relação as primeiras versões(Primeiro HB20 e Etios) sim? mas está bem atrás da MQB do Polo e o Stepway é um projeto que já sente o peso dos anos e prepara-se para pendurar as rodas. O que pesa contra? o que um grande craque prescisa é alguém na "retaguarda" para segurar o adversário, falta alerta ponto cego, alerta de frenagem de emergência e Air Bag de cortina,  especialmente esse último e principalmente perante 208 e Onix que tem base moderna,mas o Gerson outro vendedor da Futura (Concessionária que detém 70% do mercado dos Volkswagen na Grande Florianópolis) oferecerá outra opção se puder pagar a diferença: O Nivus. Redução de custo? houve sim, mas foi repassada ao consumidor, isso é totalmente legítimo e são totalmente aceitáveis e "invisíveis", esclarecer: O freio tem que frear seja disco ou a tambor e não senti falta do disco traseiro, afinal é um carro de 116CV não há necessidade, e sobre o câmbio ser o AQ160 nenhum problema nisso, afinal o câmbio funciona bem e nunca vi ninguém reclamar quando ele estava atrelado aos modelos com motor 1.6 16V MSI(Polo, Gol, Voyage e Virtus) equipados com esse conjunto, sobre o motor considero uma estratégia e pelo que vi no Ranking de vendas de Santa Catarina acertada: O Polo ficou na oitava posição, desde o lançamento do Nivus estava fora do top 20, pode não parecer muita coisa, mas ele foi o segundo Hatch compacto mais vendido só atrás do Onix líder estadual, no meio deles? só utilitário esportivo inclusive Nivus e T-Cross, o Polo digamos assim voltou ao top 20 sem prejudicar Nivus e T-Cross. Agora vamos as outras versões e de quebra vendeu mais que o HB20 que foi o décimo segundo geral e terceiro colocado na categoria.

A Comfortline 170 TSI Automática que custa R$101.990 também teve redução de preço em relação a Comforttline 200 TSI e lógico aí você perde o Ar Condicionado digital(que passa ser manual), o painel digital passa a ser de 8 polegadas e não o Active Info Display e as Rodas de liga-leve aro 15, mas mantém os quatro air bags, ESP, Faróis Full Led, aliás isso é em todas as versões e pode vir com Ar Condicionado digital Cliamatronic opcional por R$1.000 e a central multimídia é de 6.5 polegadas.

A TSI 170 manual que custa R$92.990 pela primeira vez o 1 litro 12V TSI foi atrelado ao câmbio manual na linha Polo e o câmbio passa a ser manual de cinco marchas e lógico só perde a coluna de direção regulável, mas aí talvez vai a crítica mais pesada, minha ao novo Polo: afinal é o mesmo painel da Comfortline que tem o conta-giros e nessa versão não tem, justamente por que falta o botão Wiew no volante que é diferente das versões acima, poderia habilitar ou usar o mesmo volante. Mantém a central multimídai de 6.5 polegadas 

A MPI 1 litro 12V que custa R$82.990 e o motor é o três cilindros 1 litro 12V também da família EA 211 de mesma concepção do TSI, só que com injeção multiponto convencional que gera 9.7KGFM a 3000RPM e 77CV a 6450RPM e com álcool vai a 10.4KGFM e 84CV nas mesmas rotações e lógico o painel é analógico e perde os vidros elétricos traseiros. Essa também mantém a central multimídia de 6.5 polegadas.

Ele está disponível nas cores: Preto Ninja que é a cor de série, digamos assim, Branco Cristal que acrescenta R$900 ao preço do modelo e ambas sólidas e as Metálicas: Cinza Platinum,Prata Sirius e Vermelho Sunset(a cor do modelo avaliado) e essas acrescentam R$1.650 ao preço do carro.

Ano que vem chega Track MPI 1 litro 12V de R$79.990 em Janeiro e lógico a GTS é bem provável que venha num segundo momento, se vier, mas quando não sabe. O Polo mostrou que pode substituir ele mesmo, o Fox e o Gol muito bem, lógico que o Gol conseguiu vender 7.000.000 de unidades no mercado brasileiro(8.000.000 produzidas no total o que dá 1.000.000 na exportação) e foram em 42 anos, mas dos quais foram 27 anos na liderança do mercado brasileiro. Não sei quantas unidades o Polo Hatch antigo feito na PQ24 vendeu(fabricado entre 2002 até 2014) e o atual(desde 2017-até hoje), mas acredito que o Polo estará no clube do milhão digamos assim em breve e sim um novo craque está na ruas e sim o Polo está assumindo grandes responsabilidade com um craque deve ser e nesse primeiro momento mostra que está pronto para assumir.

                                                                  
O nome do carro é agora estampado no meio e agora ele tem o novo símbolo da Volkswagen e o porta-malas só abre internamente ou na chave.

                                                               FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta 
CILINDRADA: 999cm3
DIÂMETRO X CURSO: 74.5 X 76.5 mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,5:1
POTÊNCIA: 109CV a 5000RPM com gasolina e 116CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 16.8KGFM a 1750RPM-4250RPM nos dois combustíveis
CÂMBIO: Automático de seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Hatchback, quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.07 metros,  largura 1.75 metros, altura 1.47 metros e entre -eixos 2.57 metros 
PESO: 1146KG
PESO/POTÊNCIA: 10.5KG/CV com gasolina e 9.9KG/CV com álcool
PESO/TORQUE : 68.2KG/KGFM 
VOLUMES: Porta- malas 300 litros e tanque de combustível 52 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson 
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção 
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS, EBD, ESP, Controle de tração e Hill Holder 
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira 
RODAS E PNEUS: Rodas de liga-leve aro 16, 195/55/R16
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Alarme, Ar Condicionado digital climatronic, Coluna de direção regulável de altura e profundidade, Central Multimídia VW Play de 10 polegadas, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Direção Elétrica, Vidros/Travas/Espelhos elétricos.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Apenas as cores.
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$109.990 

AGRADECIMENTOS A FUTURA VOLKSWAGEN E AO GERSON PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO, PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO, PELO CARRO CEDIDO E PELA  CONFIANÇA NO PRODUTO 

Caso ficou interessado falar com o Gérson que é o vendedor que me atendeu(caso ele esteja em atendimento outro vendedor irá atender lhe atender muito bem).

(48) 98452 6419  

                                       











                                                             

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