AVALIAÇÃO: CHEVROLET MONTANA PREMIER 1.2 12V TURBO: PROMOÇÃO DE CATEGORIA

                                                            

PICAPE GANHA NOVA GERAÇÃO MUDA DE PLAFAFORMA, GANHA MOTOR TURBO E AGRADA AO VOLANTE 

A Chevrolet Montana entra em sua terceira geração. A Primeira foi lançada em 2003 e ficou no mercado até 2010 quando foi sucedida pela segunda geração, já com a plataforma do Agile que por sua vez acabou sendo um retrocesso: a plataforma GM 4200 herdada do antigo Corsa Classic e com alterações, seguiu no mercado até 2021 quando deu adeus e agora a terceira geração chega maior e feita na plataforma GEM(Global Emerging Marketing) a mesma de Onix, Onix Plus e Tracker o que a deixa como a picape mais moderna da sua categoria. 

   No íncio de Março fui até a Metronorte vê se ela tinha sido lançada e aí conversei com o vendedor(o mesmo que abriu caminho para o Equinox) as unidades que os clientes encomedaram tinha sido entreges e aí ele mostrou, eu gostei do visual, ficou dentro do que esperava depois vou comentar mais detalhes e tinha até chovido e pude ver a caçamba, eu vi que só estava molhada a parte do painel, lógico que ela ganhou espelhos maiores por que ser picape, e ele tinha me avisado que as unidades de test-drive não chegaram e aí eu pedi se poderia fazer o test-drive e ele falou que sim, mas só chegaria depois do dia 10 e lógico passou o dia 10, mais precisamente uma semana e vou a Metronorte e vou ver o vendedor, outro vendedor falou que não tinha chegado, ele logo depois ofereceu: se quiser fazer o test-drive pode fazer agora, então beleza, se não tem problema fui logo fazer o test-drive.

POR FORA: Muitas vezes o marketing promove a categoria do produto e mesmo assim o produto acaba não sendo de outra categoria, mas aqui é o caso verdadeiro de promoção de categoria: sim a Montana agora é de outra categoria, se antes as rivais eram Fiat Strada e Volkswagen Saveiro, agora são Renault Oroch e Fiat Toro, lógico que a Chevrolet pensou nas Strada topo de linha também, O visual eu achei bonito, na dianteira o farol dividido veio da TrailBlazer chinesa, sim você pode alegar que a Toro tem essa característica, ok, mas quando a Toro chegou em 2016 no Brasil, o C4 Cactus existia na Europa(foi lançado no Brasil em 2018) em 2014, então..., mas é fato que a Montana tem mais traço de TrailBlazer chinesa do que Toro na dianteira, nas laterais o visual revela identidade própria e na traseira as lanternas, a faixa preta e a volta do "Chevrolet" por extenso, fazem lembrar a Silverado norte-americana, ficou bonito, sim eu sei que estilo é questão subjetivo, mas eu gostei, ela mede 4.72 metros de comprimento, 1.80 metros de largura, 1.65 metros de altura e 2.80 metros de entre - eixos, depois você verá em comparação as rivais e ao Tracker que é o SUV que deu origem a ela e o seu ângulo de entrada é de 20.7 graus, a altura livre do solo é de 18.5cm e o ângulo de saída é de 25 graus. A picape é feita na fábrica de São Caetano do Sul-SP ao lado de Tracker, seu irmão de plataforma e da Spin e fábrica que no passado fábricou vários modelos como Opala, Monza, Chevette, Corsa entre outros.
                                                        
Na traseira a Montana pegou inspiração da Silverado e trouxe o "Chevrolet" por extenso de volta as picapes na tampa da caçamba e tem a faixa preta 

Aqui outra visão da traseira 

Na dianteira inspiração na TrailBlazer chinesa 

Agora vamos a comparação com antecessora e com o Tracker que é o utilitário esportivo que dá origem a ela, esclarendo: A Oroch veio do Duster, a Toro veio do Renegade e deu origem ao Compass e ao Commander futuramente, então vamos a eles.

MONTANA DE SEGUNDA GERAÇÃO(2010-2021)

Comprimento: 4.51 metros      Largura: 1.68 metros      Altura: 1.47 metros     Entre -eixos: 2.67 metros

TRACKER 

Comprimento: 4.27 metros     Largura: 1.79 metros     Altura: 1.63 metros     Entre -eixos: 2.57 metros 

Em comparação a antiga, primeira geração era apenas cabines simples e leva apenas duas pessoas, agora a nova é cabine dupla e leva cinco pessoas, por aí só já uma evolução, mas vamos ver no comprimento ela cresceu 19cm, na largura cresceu 12cm, na altura cresceu 18cm e no entre -eixos cresceu 13cm, ou seja: cresceu em todos os aspectos, realmente agora é de categoria e agora a contra o Tracker o comprimento cresceu 25cm, 1cm na largura, 2cm na altura e 23cm no entre -eixos, mas lógico picape tem ampliação de entre -eixos por causa da caçamba.

                                                            
A versão Premier foi a avaliada 

Faróis duplos sendo Full-Led 

Aqui a parte superior com DRL 

Agora vamos colocar contra as duas rivais.

FIAT TORO FREEDOM TURBO 270 1.3 16V FLEX

Comprimento: 4.94 metros      Largura: 1.84 metros    Altura: 1.68 metros     Entre -eixos: 2.98 metros 

Angulo de saída: 24.6 graus    Altura livre do solo: 25.1cm        Angulo de saída:27.8 graus

RENAULT OROCH OUTSIDER 1.3 16V TCe 

Comprimento: 4.72 metros      Largura: 1.83 metros    Altura: 1.69 metros    Entre -eixos: 2.83 metros 

Ângulo de entrada:27.6 graus     Altura livre do solo: 21.2 graus      Angulo de saída:22.4 graus

Ela tem o mesmo comprimento da Oroch e ambos tem 22cm a menos que a Toro, na vida tem vantagems e desvantagens, especialmente a hora de arrumar vaga no estacionamento uma das vantagens é essa, embora a Montana tenha jeito de dirigir de um carro menor que os 4.72 metros sugerem, é a mais estreita com 3cm atrás da Oroch e 4cm atrás da Toro, é a mais baixa com 4cm a menos que a Toro e 3cm a menos que a Toro e o entre -eixos é o menor da turma com 3cm atrás da Oroch e 19cm atrás da Toro, mas a GM trabalhou melhor a cabine e lógico, temos que lembrar que a GM tem a S10 logo acima, então melhor ficar nessas dimensões mesmo. Já nos ângulo a entrada é de 3.9 graus menor que a Toro e 6.9 graus menor que a Oroch, na altura livre do solo são 7cm menor que a Toro e o ângulo de saída é 2.6 graus maior que a Oroch e 2.8 graus menor que a Toro, mas lógico a picape foi feita com foco em pessoas urbanas que usam a picape dentro da cidade.

                                                             
Rodas de liga-leve aro 17 

Logotipo Turbo com o "T" azul anuncia o motor 1.2 12V Turbo de três cilindros único motor disponível para ela.

Lanternas lembram a Silverado 

POR DENTRO: O Painel é bonito e bem acabado e tem detalhes que lembram o Equinox, no caso a central multimídia mais perto do painel de instrumentos, que é analógico e bem vísivel, mas ela conta com tela de TFT de 3.5 polegadas igual ao Onix, ela vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/ cortina, Alarme, Ar Condicionado digital automático, Coluna de direção regulável, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Central Multimídia Mylink de 8 polegadas, Alerta de ponto cego e Alerta de frenagem de emergência, calma que ainda temos a segunda rodada dos itens de série.

                                                                
Central multimídia Mylink de 8 polegadas 

Painéis analógicos bem vísiveis com tela de TFT de 3.5 polegadas no centro 


Vamos usar a Toro Freedom, afinal a Volcano é muito mais cara e a Endurance é meia que digamos "pelada" digamos assim em comparação a Montana, então a Freedom é mais perto e lógico a Oroch é a topo de linha Outsider, no caso da Toro ela custa R$158.590 é R$18.000 mais cara que a Montana  e deve alerta de ponto cego e frenagem de emergência, a Toro só tem como opcional na versão Tolcano Turbo 270 e aí são R$39.000 a mais e de série apenas na versão Ranch Diesel que aí é outra conversa e lógico a Toro não tem alerta de ponto cego em nenhuma versão, mas compensa com a frenagem de emergência não disponível na Montana, mas lembrando que só á partir da Volcano, embora o ar condicionado dela seja dual-zone na Freedom e a Oroch deve Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina, Alerta de ponto cego e alerta de frenagem de emergência e também a própria direção é eletro-hidráulica e o preço é de R$146.900, a Montana é R$6.000 mais barata, é inegável o excelente/custo benefício da nova picape da Chevrolet e vai ainda mais, tanto que a Fiat sentiu obrigada a reduzir o preço da Strada para não ter que enfrentar com as versões topo de linha ,a Strada no preço. Agora vamos no espaço interno, aqui pode ser expectativa elevada minha, tanto que me obriguei a ir atrás de uma Toro usada para encargo de consiência para ver,  na dianteira o motorista consegue ajustar a posição facilmente só acabei mexendo na regulagem errada, mas depois eu ajeitei e lógico minha ideia era ficar igual ao Tracker, mas a Montana você viaja em posição mais baixa que outras picapes, eu diria até que meio caminho entre o Onix e o Tracker, viaja mais alto que o Onix, mas abaixo que o Tracker, mais próximo de um carro de passeio, com o banco na minha posição sobra um excelente espaço interno e lógico depois que fui rever a Toro digamos assim, agora posso confirmar que na minha posição realmente é o maior espaço interno da categoria e aí entra a expectativa com o banco recuado, ela acaba apertando, lógico que uma picape tem menos espaço que um SUV equivalente, a própria Oroch é menos espaçosa que o Duster a Toro menos que o Compass(não vou comparar ao Renegade por a então FCA hoje Stellantis, esticou muito a base) e aí fui ver para encargo de consiência, acaba gerando uma coisa curiosa: com o banco recuado na traseira tem menos espaço que a Toro e similar a Oroch, culpa do que? do trilho do banco dianteiro que é muito grande para trás(talvez para dar mais espaço para frente) e aí acabou roubando os 2cm extra.

                                                             
Com o banco recuado ela aperta na traseira (foi usada o modelo do Showroom)

Agora na minha posição chega a ser maior que os rivais, dá para ver o trilho grande (foi usada o modelo do Showroom)

Pode parecer estranho, mas é: como o banco na minha posição o espaço é maior que as rivais, já com o banco recuado aí não, como é uma picape vamos tratar da caçamba, a capacidade de carga é de 600KG, contra 758KG da antiga, mas aí é uma troca: na atual você leva cinco pessoas contra duas da geração anterior, então acaba sendo vantajoso aqui. Agora vamos ver contra as rivais.

FIAT TORO FREEDOM: 750KG(670KG NA VOLCANO)/ 937 litros
RENAULT OROCH:650KG/683 litros

Realmente é um pouco baixa e não foi feita para puxar reboque, afinal raramente no Brasil as picapes fazem isso ao contrário de picapes grandes norte-americana como a Silverado por exemplo, que deve levar isso aí, mas a capacidade de reboque é grande, mesmo assim a Toro mesmo leva 400KG não é muita coisa, então acaba que como se não tivesse, agora na capacidade de carga é evidente que é baixa: 50KG a menos que a Oroch e 150KG a menos que a versão Freedom da Toro e 70KG a menos que a Volcano, mas ela vira o jogo a favor, lógico se quiser uma picape com boa capacidade de carga e orçamento tem a S10 como alternativa, mas ela vira o jogo com um detalhe: com a capota marítima ela se tranforma em um porta-malas gigante são 874 litros são 67 litros a menos que a Toro e 214 litros a mais que a Oroch, mas a caçamba multiflex transforma a capota marítima num porta-malas gigante, digamos assim, choveu bem forte antes de fazer o test-drive e deu uma chuva e fui abrir a tampa da caçamba e me surpreendi: primeiro só estava molhado em cima da tampa, isso molha depois que abre, ela tem um sistema de canaletas, aliás o vendedor(aliás tem que agradecer ao antendimento) quando eu fui lá, me explicou que tem duas caneletas que vão cortornando a lateral e aí caem mais abaixo perto da cabine, bom eu fui atrás ver onde estava molhado, primeiro só deu uma leve molhada nas laterais e perto da cabine, bem perto, vamos supor que isso tome 100 litros ainda assim dá 774 litros, o que o deixa ainda como um porta-malas gigante, lembrando que os 937 litros e 683 litros de Toro e Oroch viram 0 litros, afinal elas não foram pensadas para ter um porta-malas gigante, digamos assim e lógico aí entra a situação a favor: A Montana tem um porta-malas gigante no lugar da caçamba, o que vira algo contra vira a favor e lógico recomendaria colocar as malas ou alguma coisa mais no centro da caçamba, por que na lateral aí sim pode rolar alguma chance pequena de molhar. Já outros itens são: Luz de DRL em led, IsoFix, Top Theather, Maçanetas na cor prata,Computador de bordo com informações de viagem/consumo/veículo, Sistema um toque nos vidros traseiros, Android Auto e Apple Car Play na central multimídia, Função audio streaming na central multimídia, Bluetooh, Entradas USB tipo A e tipo C, Painel em tela de TFT de 3.5 polegadas no centro do painel, Controles de rádio e celular no volante, Seis alto-falantes, Grade frontal com detalhes escurecidos, Sensor crepuscular(acendimento automático dos faróis), On Star+ Wi Fi á bordo, Projeção de tela do Smartphone sem uso de cabo, Protetor de caçamba, Tampa traseira com abertura elétrica e alivio de peso na subida e descida, Ganchos para amarração de carga(8 no total), seis alto-falantes, Capota Marítima, Iluminação de caçamba, Rack no Teto, Rodas de liga-leve aro 17 com acabamento escurecido na versão Premier, Volante com revestimento Premium, Alça dianteira no teto, Alça traseira no teto, câmera de ré, Console central com descança-braço, Check-Control, Easy Entry(abertura das portas por aproximação), Partida por botão, Sensor de estacionamento traseiro, Bancos com revestimento premium na cor Jet Black, Faróis Full-Led e carregador Wireless, ufa! com tantos itens de série, não precisa de opcionais e o único opcional é a cor que depois vou citar e ela acrescenta o preço de R$1.950 a mais e aí o preço vai a 142.440. Agora vamos lá: A Toro só tem o Connect Me que é equivalente ao On Star da GM nas versão Volcano e como opcional, na Freedom não tem como opcional e nem mesmo bancos de couro só que vem na Volcano também e a Oroch nenhum modelo da Renault tem equivalente ao sistema On Star e de quebra o farol da Oroch é tudo halógeno, inclusive o DRL, além da própria Internet Wi-Fi que no caso da Fiat apenas com o Connect Me indisponível na Freedom. A Montana também tem vários acessórios como divisória da caçamba e também uma sacola de 300 litros para colocar na caçamba.

                                                             
A capacidade de carga é de 600KG, sim ok é baixa para os nossos padrões, mas ela com a capota marítima se transforma num porta-malas e 874 litros, mesmo em áreas onde deu para ver que molhou, pode ver que o centro da caçamba está seco(e chouve antes) pode ser que seja um 774 litros, ou seja ainda assim um porta-malas gigante, o foco aqui era um porta-malas gigante 

MECANICAMENTE: O câmbio é o automático seis marchas, já usado em Onix, Onix Plus e Tracker, mas aqui foi reprogramado para a picape, o motor é o três cilindros Ecotec 1.2 12V Turbo da família CSS Prime ou E-Turbo da Chevrolet com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo e intercooler é a única picape á venda no mercado nacional com motor três cilindros turbo ele gera 19.4KGFM a 2000RPM e 132CV a 5500RPM com gasolina e com álcool vai a 21.4KGFM e 133CV nas mesmas rotações é o mesmo motor do Tracker Premier 1.2 Turbo, fabricado em Joinville-SC e tem sistema de pré-aquecimento dos bicos injetores que dispensa partida á frio e também é da mesma famíla do 1 litro 12V turbo três cilindros de Onix, Onix Plus e outras versões do Tracker e do 1 litro aspirado do Onix e Onix Plus. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção, mas conta com dupla batente e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, no caso da suspensão Toro e Oroch recorrem a suspensão traseira Independente tipo Multlink e os freios seguem o mesmo esquema tático da Montana: discos ventilados e tambor na traseira.

                                                               
O motor três cilindros 1.2 12V Turbo gera 132CV com gasolina e 133CV com álcool 

A primeira comparação é com a antecessora Montana 1.4 Flex, mas essa era cabine simples e nos últimos anos de vida, ela estava voltada ao trabalho com versão LS.
 
MONTANA 1.4 ECONOFLEX
CÂMBIO: Manual de cinco marchas
MOTOR: Família I 1.4 EconoFlex com bloco de ferro, cabeçote de alumínio e comando de válvulas simples no cabeçote
POTÊNCIA: 94CV a 6000RPM com gasolina e 99CV com álcool
TORQUE:12.9KGFM a 3200RPM com gasolina e 13KGFM com álcool.

De antemão: quanto a segunda geração da Montana foi lançada lá em 2010, apenas Hilux, Frontier, L200 e a grande Ram 2500 tinham opção de câmbio automático, a S10 foi ter dois anos depois quando veio a atual geração e lógico como você vê atual tem opção de câmbio manual, mas de seis marchas, já o motor é uma diferença grande: com gasolina são 7.5KGFM a mais e 38CV a mais e com álcool a vantagem no torque aumenta para 8.1KGFM e a potência fica com 34CV a mais, realmente a Montana saltou muito tecnologicamente. Agora vamos ver contra as rivais e lógico vai ser colocado o peso, a Montana pesa 1310KG.

FIAT TORO FREEDOM TURBO 270 1.3 16V FLEX
MOTOR: Turbo 270 1.3 16V Flex da família GSE da Fiat(Global Small Engine) com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote e variável no cabeçote, sistema Multiair III que atua na admissão substituíndo o comando físico das válvulas e suas respectivas variações no comando e também no coletor, turbo, intercooler e injeção direta
CÂMBIO: Automático de seis marchas
POTÊNCIA: 180CV a 5750RPM com gasolina e 185CV com álcool
TORQUE: 27.5KGFM a 1750RPM nos dois combustíveis
PESO: 1670KG

RENAULT OROCH OUTSIDER 1.3 16V TCe FLEX
MOTOR: 1.3 16V TCe da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variávies, turbo, intercooler e injeção direta 
CÂMBIO: CVT que simula oito marchas.
POTÊNCIA: 162CV a 5500RPM com gasolina e 170CV com álcool
TORQUE: 27.5KGFM a 1600RPM 
PESO: 1432KG

Lógico a Montana é evidente que tem com gasolina 8.1KGFM a menos que as rivais e com álcool a desvantagem cai para 6.1KGFM e na potência óbvio que com gasolina ela tem 48CV a menos que a Toro e 30CV a menos que a Oroch e com álcool a desvantagem aumenta para 55CV em relação a Toro e 37CV em relação a Oroch, mas a Montana tem uma arma secreta contra elas: o peso, lógico não tem bem secreta digamos assim, pode ver na ficha técnica, então vamos lá: são 360KG a menos que a Toro, é equivalente a cinco de mim para a Montana igualar o peso e 110KG a menos que a Oroch, com isso a relação peso/torque da Montana com gasolina fica em 67.5KG/KGFM contra 60.7KG/KGFM da Toro e 52.1KG/KGFM já com álcool o peso/torque da Montana fica 61.2KG/KGFM aproximando-se das rivais e na relação peso/potência a Montana tem 9.9KG/CV com gasolina se aproximando-se das rivais a Toro com 9.3KG/CV com gasolina e 8.8KG/CV da Oroch com o mesmo combustível e com álcool a Montana tem relação peso/potência de 9.8KG/CV contra 9KG/CV da Toro e 8.4KG/CV da Oroch, ou seja: o motor 1.2 12V Turbo se aproxima dos 1.3 da concorrência graças ao baixo peso, o mais baixo da categoria.
 
                                                          
Faixa preta emendando as lanternas, similar a Silverado 

ANDANDO COM ELA: Depois do vendedor me oferecer o test-drive, fomos a picape, entrei na picape, lógico mexi na regulagem errada, coloquei o banco muito para cima, depois regulei o encosto traseiro, depois disso mexi no banco de volta, minha ideia é que tinha que ficar parecido com o Tracker, confesso que na minha cabeça, até achei que estava igual, mas não ela estava mais baixa, mas bem mais alta que Onix Plus por exemplo, apertei no freio e liguei no botão(é o mesmo do Onix e Tracker) e apertei puxei o câmbio, P,N.R e D, mas a câmera de ré? ué? eu fiquei estranhando, o vendedor me informou "Tem a letra no painel", bom sempre tenho alguma coisa para descobrir... aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento prestado e aí puxo alavanca para o P de novo e lógico vem o delay da câmera de ré e aí o câmbio já em D de volta, eu saio e manobro no estacionamento da Metronorte, ela parece bem menor que os 4.72 metros sugerem,  a direção tem uma boa precisão em manobras e vou entrar na Ivo Silveira, espero o carro passar e aí entro lógico que como tem duas transversais eu vou um pouco mais devagar, mas o motor já mostra que responde prontamente e aí depois da transversal dou um kickdown e o três cilindros turbo responde prontamente e bem, eu quando vi a ficha técnica o lançamento, pensei: uma injeção direta já melhoraria o desempenho e por tabela o consumo, o motor 1.5 16V Turbo do Equinox ficaria excelente, mas custaria caro, ou até mesmo o 1.4 16V Turbo do Cruze e também ficaria mais caro, a solução foi usar o motor do Tracker topo de linha e lógico todo mundo sabe que a Toro tem sobrepeso, então contra a Toro 1.3 16V Turbo a Montana vai melhor, mas pensei que contra a Oroch 1.3 16V Turbo seria "batalha perdida" e digo errei: A Montana se impõe sobre a Oroch Turbo tranquilamente, e olha que a Oroch Turbo anda bem, a Montana anda melhor ainda, o inverso do que ocorreu com o espaço interno: expectativa digamos "baixa"(lógico não andaria mal), mas confesso que não esperava que andaria tanto graças a leveza dela em comparação as rivais e a reprogramação do câmbio e aí vejo a placa, a suspensão é bem macia voltada ao conforto como todos os Chevrolet da atualidade, a sensação de dirigir um "Onix Plus alto e com caçamba"( o que é um elogio) ficou evidente e lógico ela encara lombadas muito bem, aliás você pode até ver que os ângulos de fora-de-estrada são inferiores as rivais, mas longe de passar por problemas em cidades, pelo contrário: supera e muito bem, a própria GM chama de "Smart Utility Pick-up" e não de "Sport Utility Pick-up", e talvez aí entra outra curiosidade da capacidade de carga: é que se tivesse que aumentar a capacidade teria que endurecer a suspensão traseira com isso prejudicaria o conforto. Olho o sinal "50KM/H" vou diminuir, o vendedor me diz "Pode ir um pouco mais" e lógico vi que um carro estava entrando e aí diminui e perguntei para ele, pode seguir reto e aproveito a subida do viaduto para fazer o kickdown e a picape responde de maneira pronta e rápida e o ronco do três cilindros turbo mostrando a que veio, realmente como diz Colin Chapman "adicione leveza" os próprios Lotus (empresa que foi da GM entre 1986 e 1993) eram Leves e conseguiu encarar carros bem mais potentes e ainda se dá melhor, mesmo caso se aplica a Montana em relação a Toro e Oroch e vou seguindo no Mercado e depois tem o Viaduto, ele pede para ir a esquerda, eu confundo um pouco, mas aí coloco a esquerda e vou fazendo a volta para voltar a Avenida Ivo Silveira e aí dou seta e entro numa faixa a direita, mas eis o problema: entrou na faixa que dá acesso a um mercado famoso e lógico olho para o lado vejo se tem carro, como tem espero, afinal o alerta de ponto cego me avisa, mas aí uma Toro atrás para para mim poder entra e eu agredeço e lógico com a faixa correta, vou seguindo e dou um "Meio Kickdown" na Subida e o motor responde prontamente e sinto o câmbio reduzindo marcha, aliás aqui vale uma menção honrosa: o câmbio é bem competente seja pisando o kickdown forte, um Virtus quase me corta, olho para o lado não tem ninguém e entro, confesso que fico assustado um pouco, o trânsito estava um pouco pesado naquele dia, mas depois tem a lombada, aliás antes na curva(aquela do Viaduto que dá acesso ao retorno da Ivo Silveira), ela fez a curva muito bem(lógico não foi em velocidade muito alta, para não me arriscar) parecia mais um carro de passeio do que picape própriamente dita, só notei que era um picape por causa do espelho maior(o que é em toda picape) e por causa da caçamba, nem mesmo a altura ao volante e lógico vou seguindo e vejo o trânsito meio que parar na minha faixa e lógico o alerta de ponto cego me avisa, tem um carro e logo depois um Ford Ka, depois do Ford Ka ultrapasso e faço um kickdown para se impor e lógico o  motor três cilindros se impõe e bem forte, aliás vale lembrar que hoje é o três cilindros turbo mais potente do Brasil á venda e aí tem o semáfaro e entro na Metronorte, fico com medo da Montana estacionada, mas ele falou pode virar tudo e entra e aí entrou e depois entro no estacionamento faço as fotos do modelo de test-drive só o motor e o espaço interno foi a do Showroom, já o resto foi da própria picape da test-drive inclusive a caçamba.

                                                                  
Câmbio automático de seis marchas 

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE AS RIVAIS: O seu preço é de R$140.490 é mais barata que as rivais como eu disse acima e chega perto da Strada Cabine dupla, tanto que a Fiat reduziu o preço da Strada justamente para fugir do confronto, o seu consumo urbano é de 7.7KM/L com álcool e 11.3KM/L com gasolina e o rodoviário é de 9.3KM/L com álcool e 13.3KM/L com gasolina, ela chega a ser mais econômica que a própria Toro diesel, mas agora vamos a comparação as rivais.

FIAT TORO FREEDOM TURBO 270 1.3 16V FLEX
Consumo urbano com álcool: 6.6KM/L
Consumo urbano com gasolina: 9.5KM/L
Comsumo rodoviário com álcool: 7.9KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:11.2KM/L

RENAULT DUSTER OROCH OUTSIDER 1.3 16V TCe CVT
Consumo urbano com álcool: 7.4KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 7.8KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 11KM/L  

Na cidade com álcool foi 0.3KM/L mais econômica que a Oroch e 1.1KM/L mais econômica que a Toro, na cidade com gasolina foi 0.8KM/L mais econômica que a Oroch e 1.8KM/L mais econômica que a Toro, na rodovia com álcool foi 1.4KM/L mais econômica que a Toro e 1.5KM/L mais econômica que a Oroch e com gasolina foi 2.1KM/L mais econômica que a Toro e 2.3KM/L mais econômica que a Oroch, lembre-se que a picape da Renault tem o ESM que  beneficia o consumo urbano e prejudica um pouco o rodoviário, mas de qualquer forma, a Montana é mais econômica que suas rivais direta.

  E se tivesse R$140.500 você compraria uma? A resposta é sim, o que pesa a favor, ela é mais barata e ao mesmo tempo mais equipada que suas rivais equivalentes, para ter nível próximo da Montana Premier no caso da Toro tem pagar bem mais pela Volcano e mesmo as versões mais barata da Toro são mais cara que a Montana, como é caso da Freedom e da principalemente da Endurance ou seja: o melhor dos dois mundos aqui, tem um excelente desempenho, confesso que me surpreendeu e muito no desempenho como você viu e detalhe: sendo mais econômica que as rivais isso ajuda aqui também o melhor dos dois mundos, a caçamba você alegar que a capacidade de carga é baixa, mas o foco foi transformar em porta-malas gigante e isso foi cumprido, então é uma das coisa que pesa a favor, o espaço interno com o banco na minha posição é o melhor das picapes da sua categoria (foi até bom ver uma Toro usada para confirmar isso, por que já sabia como era, contra a Oroch era certo a vantagem), mas a GM cometeu um erro que depois vocês vão ver. Agora o que pesa contra: com o banco recuado  para trás não tem jeito ela aperta, mas não é culpa da cabine e sim do trilho que é muito grande na minha opnião, até deu para ver nas fotos depois, lógico se a Strada tivesse o mesmo tamanho do trilho por exemplo não ia caber ninguém atrás, enfim particularmente apenas isso. Voltando a ponto favor: Além de ser bem mais equipada que as rivais ela é bem equipada num aspecto geral, lógico quando uma modelo muda de geração é natural evoluir, mas aqui isso aplica em 3vezes mais, digamos assim, afinal a plataforma dela é de 2019(Onix Plus na China), afinal a Toro é Small-Wide 4x4 que evoluiu do Punto europeu(o Punto nacinoal é outra base) em 2005 e a Oroch é plataforma B0 que no caso da versão mais refinada deriva do Clio III europeu, a versão simplificada deriva justamente do Logan que foi atualizado em 2012 na Europa, mas é de 2004, e lógico a picape da Chevrolet tem excelente dirigibilide. Se ficou interessado e não tem os R$140.000 tem outras opções abaixo e todas equipadas com o três cilindros 1.2 12V Turbo.

A LTZ 1.2 12V Turbo Automática que custa R$134.490 e perde alerta de ponto cego,  Faróis Full LED e carregador wireless.

A LT 1.2 12V Turbo Manual, troca o câmbio automático de seis marchas pelo manual de seis marchas e custa R$121.990 e as rodas de liga-leve são aro 16, ele perde a partida por botão, o sistema Easy Entry, Sensor de estacionamento traseiro e bancos híbridos e a capacidade de carga aumenta para 639KG

E por último a versão que é chamada simplesmente de Turbo 1.2 12V que vem com câmbio manual de seis marchas e custa R$116.890 e vem com Rodas de aço aro 16, ela perde capota marítima, câmera de ré e sensor de estacionamento. Todas as versões vem com ESP, Controle de tração, Hill Holder e seis air bags 


Ela está disponível nas cores: Azul Eclipse(que a cor de vem de série), Branco Summit que acrescenta R$950 e tem as cores Prata Switchblade(a cor do modelo avaliado), Vermelho Chilli, Verde Safari e Preto Ouro Negro essa ascrescenta R$1.950 ao preço do carro.

                                                                
O "Chevrolet" por extenso  retorna as picapes da marca com a nova Montana.


                                                          FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo e intercooler
CILINDRADA: 1199cm3
DIÂMETRO X CURSO: 75 X 90,5mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,5:1
POTÊNCIA: 132CV a 5500RPM com gasolina e 133CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 19.4KGFM a 2000RPM com gasolina e 21.4KGFM com álcool nas mesmas rotações
CÂMBIO: Automático de seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Picape, cabine dupla, quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.72 metros, largura 1.80 metros, altura 1.65 metros e entre -eixos 2.80 metros
OFF ROAD: Ângulo de entrada 20.7 graus, altura livre do solo 18.5cm e ângulo de saída 25 graus
PESO: 1310KG
PESO/POTÊNCIA: 9.9KG/CV com gasolina e 9.8KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 67.5KG/KGFM com gasolina e 61.2KG/KGFM com álcool
VOLUMES: Capacidade carga: 600KG/874 litros e tanque de combustível 44 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção com batente duplo variável
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS, ESP, ESP, Controle de tração e Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga - leve aro 17, 215/55/R17 
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatório por lei), Air Bag duplo lateral/cortina, Alarme, Ar Condicionado digital automático, Coluna de direção regulável, Central Multimídia My Link de 8 polegadas, Direção elétrica, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Alerta de ponto cego, Alerta de frenagem de emergência, Faróis Full-LED, Vidros/Travas/Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Apenas cores,dependendo da cor
GARANTIA: 3 anos sem limite quilometragem
PREÇO: R$140.490 



AGRADECIMENTOS AOS DOIS VENDEDORES E A METRONORTE PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO, PELO CARRO CEDIDO DE CONFIANÇA NO PRODUTO
                                                                   







                                                           

                                                            













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