AVALIAÇÃO: VOLKSWAGEN VIRTUS HIGHLINE 200 TSI AUTOMÁTICO: MAIS SOFISTICADO

                                                          

SEDÃ COMPACTO FICA UM PASSO ALÉM DE MINI JETTA COM NOVOS ITENS DE SEGURANÇA E CONFORTO 

A Volkswagen lançou o Virtus dia 06 de Fevereiro, mas sua chegada as concessionárias daria um mês depois, lógico que pensei, em ir na Futura, como vocês sabem: Volkswagen é na Futura. Confesso que esperei para chegar perto do dia do lançamento e lógico pretendia chegar na sexta-feira e deu uma chuva forte inviabilizou qualquer tentativa e aí fui na segunda-feira. 

    Cheguei na Futura Volkswagen dois Virtus no Showroom, era um Comfortline 200 TSI e outro era o 170 TSI e dei uma olhada neles e tinha o modelo que estava na rampa, é justamente o modelo das fotos, olhei e comentei com o Gerson, aliás sempre agradecer pelo excelente atendimento prestado pelo Gerson e pela Futura Volkswagen e aí pedi se podia fazer o test-drive e ele falou "Sim, vai lá faz o test-drive e tira as suas fotos", mas antes ele tirou o carro da rampa e aí colocou no solo e fui fazer o test-drive.

POR FORA: Estilo é questão subjetiva, mas o Virtus já era um carro bonito e ficou ainda mais, na dianteira vieram faróis Full-Led do Nivus, novo para-choque dianteiro, nova grade dianteira mais pequena, nas laterais novas rodas de liga-leve aro 17 e o logotipo identificando a versão "Highline" no caso é agora prata com letras pretas e na traseira o nome do carro foi parar no meio da tampa do porta-malas, novos para-choques e novas lanternas traseiras em Led e com isso ele cresceu no comprimento foi a 4.56 metros, ficou 8cm maior, manteve as outras dimensões: largura de 1.75 metros, altura de 1.48 metros e entre -eixos de 2.65 metros, o modelo é feito na plataforma MQB em sua variação A0 que serve também ao Polo, Nivus e ao T-Cross e na variação A1 serve ao Jetta e ao Taos, além de ter servido já ao Tiguan e ao Golf VII.

                                                     
O Virtus tem o visual bonito na nova traseira e o logotipo do nome do carro foi embaixo do porta-malas

Aqui outra visão da traseira 

Na dianteira um visual renovado e bonito 

Duas coisas: todo o carro em certo tempo de mercado recebe um facelift e isso é normal, inclusive em marcas Premium e a outra coisa: para ter uma ideia do tamanho do Virtus, é o mesmo comprimento do Jetta do meio dos anos 2000(aquele com motor de cinco cilindros) e do Santana, apenas por curiosidade, mas lógico o Virtus tem recursos tecnologicos melhores que esses dois isso é fato, afinal são outros tempos, agora vamos colocar contra os rivais.

CHEVROLET ONIX PLUS PREMIER 1 LITRO 12V TURBO 

Comprimento: 4.47 metros       Largura: 1.73 metros      Altura: 1.47 metros     Entre -eixos: 2.60 metros

HONDA CITY TOURING 1.5 16V CVT 

Comprimento: 4.55 metros      Largura: 1.75 metros       Altura: 1.48 metros     Entre -eixos: 2.60 metros

HYUNDAI HB20 PLATINUM PLUS 1 LITRO 12V TGDI 

Comprimento: 4.32 metros     Largura: 1.72 metros     Altura: 1.47 metros      Entre -eixos: 2.53 metros 

NISSAN VERSA EXCLUSIVE 1.6 16V CVT 

Comprimento: 4.49 metros     Largura: 1.74 metros    Altura: 1.47 metros     Entre -eixos: 2.62 metros 

TOYOTA YARIS SEDAN XLS 1.5 16V CVT 

Comprimento: 4.42 metros    Largura: 1.73 metros     Altura: 1.42 metros     Entre -eixos: 2.55 metros 

É o maior comprimento do segmento é 1cm maior que o City, ele é mais largo junto com o City e com 1cm de vantagem sobre Versa, é o mais alto junto com o City ficando 1cm á frente do Onix Plus e é dono maior entre -eixos com 5cm da vantagem  sobre Onix Plus e City, deu para ver que nas versões mais caras, a Volkswagen mirou o City, mas sem esquecer do resto, o Cronos 1.3 CVT só tem na versão Drive e Precision que são próximas da 170 TSI e da Comfortline 200 TSI e por isso não está aqui e o Renault Logan só está disponível com motor 1 litro 12V e por isso não está aqui.

                                                         
Logotipo 200 TSI identifica o motor três cilindros 1 litro 12V Turbo 

Novas lanternas em Led muito bonitas 

Rodas de liga-leve aro 17 com novo desenho 

Faróis Full LED com DRL de seta que vieram do Nivus e ficaram bonitos! 

A versão Highline foi a avaliada 

POR DENTRO: O Painel para mim sempre foi bem acabado, mas muitos reclaram de alguns detalhes e a Volkswagen resolveu deixar o interior com uma parte marrom que ficou muito bonita, deixando ele mais sofisticado e lógico a sofisticação não para por aí, ele vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/ cortina, Alarme, Ar Condicionado digital climatronic Touch, Coluna de direção regulável, Central Multimídia VW Play de 10.1 polegadas, Direção Elétrica, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Bloqueio do diferencial XDS, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, ACC (Piloto automático adaptativo), AEB(Alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência e com função em manobras), Sistema de frenagem pós-colisão "Post Colision Brake" e de Detector de fadiga  é inegável a melhoria na segurança: além de mais dois air bags, veio ACC e frenagem de emergência.

                                                       
A central multimídia de 10.1 polegadas chamada de VW Play 

O Painel em tela de TFT de 10.3 polegadas é bem visível e bonito e no meio o ACC me informando 

Agora vamos ver contra os rivais o Chevrolet Onix Plus Premier custa R$113.390, mas deve bloqueio de diferencial (aliás que todos devem), A central multimídia é de 8 polegadas, não tem ACC e frenagem de emergência e o Ar Condicionado é manual, perdeu o Ar Digital e o próprio painel é analógico com a tela de TFT de 3.5 polegadas ao centro e o faróis não é Full Led , ou seja: é mais barato, mas menos equipado, o Hyundai HB20S Platinum Plus que custa R$123.790 é R$7.000 a menos que o Virtus, mas deve para ele ACC e contra-ataca com alerta de ponto cego, Farol alto adaptativo, Assistente de saída de tráfego, alerta de tráfego cruzado(e nesse caso o Virtus contra-ataca com a frenagem de emergência em manobras), alerta de permanência de faixa e correção de faixa, mas o modelo tem a plataforma bem mais antiga que a MQB e a própria central multimídia é de 8 polegadas, afinal a plataforma do HB20 é a mesma desde 2012 e também tem o painel digital, mas a tela de TFT é no centro de 4.2 polegadas, o Nissan Versa Exclusive 1.6 16V o Versa não tem ACC, mas tem visão 360 graus, alerta de ponto cego e alerta de tráfego cruzado e custa R$121.690, são R$9.000 a menos, mas ele tem outros débitos além dos próprios equipamentos e a própria central Multimídia é de 7 polegadas e o painel é em tela de TFT de 7 polegadas , o Honda City Touring 1.5 16V CVT traz ACC como o Virtus e acrescenta o Alerta de ponto cego, além ter frenagem de emergência, frenagem pós-colisão e alerta de manutenção de faixa, mas o prçeo é de R$135.600 são R$6.000 a mais que o Virtus, ou seja o Virtus é mais barato e a própria central multimídia é de 8 polegadas  e o Toyota Yaris XLS 1.5 16V CVT custa R$120.690, sim são R$10.000 a menos, mas a central multimídia é de 7 polegadas e ele deve ACC, o Yaris tem sete Air Bags um Air Bag a mais que o Virtus, mas deve frenagem de emergência(o Yaris só tem alerta) e alerta de mudança de faixa, mas o Yaris assim como o HB20S tem uma plataforma bem mais antiga, é a mesma do Etios, depois vamos a lista completa dos equipamentos, mas agora vamos ao Espaço interno com o banco na minha posição sobre um verdadeiro latifúndio, já com os bancos totalmente recuado sobraram 4 dedos para os meus joelhos, é ainda mais espaçoso que o Polo e o Virtus sempre foi espaçoso isso ele se mantém. Lógico outros débitos de Yaris e Versa você vai ver no decorre da matéria e lembrando que o próprio Versa nos três mercados da América do Norte(EUA, Canada e México) mudou o visual é bem provável que visual novo dele chegue por aqui, mas voltando ao Virtus, vamos ver o espaço como eu já disse. Voltando aos equipamentos com tantos itens de série, opcional ele não precisa e seu único opcional é a pintura metálica e no caso do carro avaliado ela estava com a pintura que depois mais abaixo vamos citar e aí o preço aumenta para R$131.680.

                                                            
Com os bancos todo recuado sobra ainda quatro dedos 

Com banco na minha posição tem um verdeiro latifúndio 

E os outros itens de série são: Alerta sonoro e visualização de não utilização dos cintos dianteiros e traseiros,  seis Alto-Falantes, Antena no Teto, Apoio de cabeça para todos os passageiros(obrigatório por lei) com ajuste de altura, Banco do motorista com regulagem de altura, Banco traseiro com encosto rebatível e bi-partido, Câmera traseira(câmera de ré), Carregador de Celular por indução, Cinto de segurança de três pontos para todos os passageiros(obrigatório por lei desde 2020), Emblemas, Espelho retrovisor eletrocrômico, Faróis Full-Led com função "coming/leaving home" e com DRL de led integrada, Faróis de Neblina com função cornering, Isofix, Iluminação no porta-luvas e porta-malas, Lanternas traseiras de LED, Maçanetas das portas e espelhos nas cores do veículo, Manopla do câmbio em Couro, Painel de instrumentos em tela de TFT de 10.25 polegadas, Parasóis com espelhos e iluminação para motorista, Revestimento dos bancos em Couro sintético, Rodas de liga-leve aro 17, Sensor de chuva e crepuscular, Sensor de estacionamento traseiro, Sistema Start&Stop, Sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete, Tomadas USB tipo C, sistema um-toque nos vidros elétricos e Volante Multifucional em couro com seletores basculantes(aliás esse último veio do Nivus). Digamos o segundo round contra os rivais, Versa e City tem painel em tela de TFT só que é em 7 polegadas, o Yaris só tem a tela de 3.5 polegadas no canto para o computador de bordo, assim como o Onix tem no centro e o HB20S tem no centro a de 4.2 polegadas, Faróis Full-Led nessas versões topo de linha todos tem, menos o Onix e lógico tirando o City, Yaris, Versa e HB20 perdem o Faróis de Led nas versões intermediárias, o Virtus tem desde a versão de entrada e o único com rodas de liga-leve aro 17, já o resto tem rodas de liga-leve aro 16, então o Virtus ainda é mais equipado que os seus rivais e sim: o único rival que tem equipamentos parelhos, o preço é mais caro o City, já o restante é mais barato, mas tem menos equipamentos.

                                                        
O acabamento é muito bom, aqui o tecido na porta dianteira 

Já no porta-malas ele manteve os 521 litros, mas a Volkswagen decidiu também colocar o método puramente á agua que vai a 605 litros, ou seja a Volkswgen tem as duas medidas agora, olha eu preferia  o método tradicional, mas já que a PSA já fazia isso e depois que virou Stellantis o lance do porta-malas ampliou as fronteiras de Peugeot e Citroën, indo parar em Jeep e Fiat, mas de qualquer forma ele tem o maior porta-malas do segmento nas duas medidas, mas enfim fazer o resultado com as duas medidas, mas como todos tem o método VDA vamos colocar o porta-malas dos rivais aqui.

CHEVROLET ONIX PLUS: 469 litros
HONDA CITY: 519 litros
HYUNDAI HB20S: 475 litros
NISSAN VERSA: 466 litros
TOYOTA YARIS SEDAN: 473 litros 

O Virtus tem o maior porta-malas que esse modelos, são 2 litros de vantagem sobre o City que é o segundo colocado e na medição maior a diferença aumenta para 86 litros de vantagem, agora vamos a média do segmento? no tradicional é de: 487.1 litros, o Virtus tem um porta-malas acima da média e lógico com a medida não tradiciona digamos assim a média vai a 500.1 litros, de qualquer forma a média e boa e o Virtus sempre teve um porta-malas dá e sobra para uma família tranquilamente.

                                                       
O Porta-malas é de 521 litros o maior da categoria(no método VDA) e puramente á água vai a 605 litros, não houve mudança estrutural no porta-malas( e nem precisa atualmente)

MECANICAMENTE: O câmbio é o automático de seis marchas AQ250, o motor é o três cilindros 200 TSI 1 litro 12V da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta e no caso conta com arvore contra-rotativa para evitar vibrações e com isso ele gera 20.4KGFM a 2000RPM e vai até 3500RPM e 116CV a 5500RPM com gasolina e com álcool vai a 128CV e mantém o torque, o motor é feito em São Carlos-SP. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, no caso da suspensão os rivais seguem o mesmo esquema tático e nos freios o Virtus é único a ter freios á disco na traseira, já que os rivais usam tambor na traseira.

                                                           
O motor três cilindros 200 TSI 1 litro 12V gera 116CV com gasolina e 128CV com álcool.

Agora vamos a comparações com os rivais.

CHEVROLET ONIX PLUS PREMIER 1 LITRO 12V TURBO
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Ecotec três cilindros 1 litro 12V Turbo da família CSS Prime(ou SGE da GM) com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, turbo e intercooler
TORQUE: 16.3KGFM a 2000RPM com gasolina e 16.8KGFM com álcool
POTÊNCIA: 116CV a 5500RPM nos dois combustíveis

HONDA CITY TOURING 1.5 16V CVT
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas
MOTOR: 1.5 16V DI da família L com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e injeção direta
TORQUE:15.5KGFM a 4600RPM com gasolina e com álcool vai a 15.8KGFM
POTÊNCIA: 126CV a 6200RPM

HYUNDAI HB20 PLATINUM PLUS 1 LITRO 12V TGDI
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1 litro 12V TGDI da família Kappa com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis.
TORQUE: 17.5KGFM a 1500RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 120CV a 6000RPM nos dois combustíveis 

NISSAN VERSA EXCLUSIVE 1.6 16V CVT
CÂMBIO: CVT com função D-Step
MOTOR: 1.6 16V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
TORQUE: 15.2KGFM a 4000RPM com gasolina e com álcool vai a 15.3KGFM
POTÊNCIA: 110CV a 5600RPM com gasolina e com álcool vai a 113CV nas mesmas rotações

TOYOTA YARIS XLS 1.5 16V CVT
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas
MOTOR: VVT-i 1.5 16V da família NR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
TORQUE:14.3KGFM a 4000RPM com gasolina e 14.9KGFM com álcool
POTÊNCIA: 105CV a 5600RPM com gasolina e com álcool vai a 110CV nas mesmas rotações 

Aqui temos duas escolas: Automático de seis marchas ou CVT nas marcas japonesas, nos motores temos duas também: Aspirada e Turbo, mas dentro delas existem diferenças: temos o turbinado com injeção multiponto convencional: O Onix e temos o aspirado com injeção direta: O City. Agora contra os rivais ele é dono do maior torque em qualquer combustível são 2.9KGFM de vantagem sobre o segundo colocado que é o HB20 que também é três cilindros turbo e injeção direta e isso faz a diferença no pé direito e na sensação de direção é o maior torque da categoria, só vai perder quando o Virtus Exclusive 250 TSI chegar as concessionárias, mas aí é outra conversa, na potência com gasolina é o terceiro colocado junto com o Onix e vence por 6CV o quarto colocado que é o Nissan Versa e com álcool ele assume o posto de mais potente da categoria com 2CV de vantagem sobre o City e lógico o torque do Virtus chega bem cedo.

                                                                 
Borda marrom no interior da Highline 

ANDANDO COM ELE: O Gerson, agradecer pelo excelente atendimento prestado por ele, ele tirou o carro e tirou o carro da rampa e depois cedeu o lugar e aí fui fazer o test-drive, o Virtus é um carro que você "veste o carro" e aqui não é diferente e agora com detalhes internos melhores, o volante emprestado do Nivus/Taos/Polo tem boa pegada e sai em direção a Santos Saraiva que é uma rua movimentada, espero os carros, o start&tstop entra em funcionamento  e um Kicks dá seta que vai entrar no outro portão da Futura Volkswagen, concessionária que tem 70% do mercado de Volkswagen na grande Florianópolis e entro na Santos Saraiva, a suspensão me pareceu a do Nivus, absorve bem as irregularidades, lógico tinha um Onix Hatch novo muito devagar e aí vi que não tinha nada no lado e entrei ao lado e dei um leve kickdown e olho o painel dentro e ligo o Ar Condicionado Touch e lógico vou entrando na posição e lógico o start&stop avisa o seu funcionamento e vou esperando, o semáfaro abre e para o meu azar, quando chego na minha vez, ele fecha, afinal um dos carros que estavam na minha frente entrou muito devagar e aí espero para entrar na Eurico Gaspar Dutra e o semáfaro abre e entro devagar quase parando e vendo ninguém vindo vou para o lado e nem para a frente aproveito e faço um kickdown e o três cilindros turbo responde prontamente e vou até 60KM/H, aqui mostra a diferença entre o 170 TSI e o 200 TSI : O Delay do primeiro, já o segundo tem respostas prontas, afinal eu lembrava apenas no Nivus 200 TSI em 2020 eu não lembrava se tinha delay ou não, parecia que não e o Virtus 200 TSI acabou de me confirmar: sem delay, algo que ocorre nos 170 TSI do Polo e lógico o Ônibus da seta que vai entrar e aí alivio, e o ônibus da seta para entrar e não entra, dou uma leve acelerada e o ônibus finalmente resolve entrar e aí eu piso no freio e lógico tudo certo, lembrando que a velocidade era baixa e era bem tranquilo, depois vou seguindo e lógico tem outro ônibus no ponto, espero, depois que passou esse outro ônibus eu entro na faixa para marcas posição e dou um kickdown e ele responde prontamente e lógico fico nos 55KM/H e lógico o ronco do três cilindros TSI é inconfudível e aí vou entrar na Ivo Silveira, e o Pulse que estava na minha frente para e eu paro também, lógico que com câmbio automático ajuda, mas o Hill Holder entra em ação e vai muito e bem entro na Avenida Ivo Silveira, só asfalto estava tão ruim aquele dia que qualquer carro que fosse passar ali ia entregar e vou na faixa que dá acesso a Juscelino Kubiteck e dou um kickdown e ele responde prontamente e vou seguindo antes de entra na avenida tem um pedestre querendo passar na faixa e um parei para o pedestre passar e depois faço um kickdown e o resultado: ele responde prontamente as minhas ordens, então realmente um motor muito bom, mas lógico como ela é cheia de curvas dou uma alivada, para não me complicar e aí entro na avenida Libia Cruz e lógico vou com cuidado na Líbia Cruz espero um Logan(achei na hora que era um Sandero) passar e espero ele e passo e vou até 40KM/H e entro na Futura Volkswagen e espero o Kicks sair, dou sinal para ele sair e ele sai e entro para bater as fotos, bati as fotos, mas teve uma hora que para não atrapalhar com quase todas as fotos feitas só faltava o motor, então decidi tirar ele, afinal estava com Kwid para sair, dou um leve puxada para o lado para ele poder passar ao meu lado e engato a ré e a câmera de ré com resolução muito boa me mostra a traseira e lógico tem a linha, mas não é dinâmica e aí vou de de ré e vendo que estou próximo do Taos, a frenagem de emergência para manobras entra em ação e a para e aí dou mais uma volta e aí coloco o modelo, vou indo para colocar no estacionamento e bem devagar, teve um hora que a frenagem de emergência parou, afinal eu estava manobrando normal e aí depois finalmente estaciono, bato a foto do motor, esclarecer: o 170 TSI também tem respostas prontas, mas antes disso ele tem o delay ao contrário do 200 TSI.

                                                            
Botão de partida e o câmbio automático de seis marchas 

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$130.030, ok não é mais barato da categoria, mas ele é o mais equipado se analisar bem, então o preço maior compensa nos equipamentos, mas também não é o mais caro, o único rival com lista de equipamentos parelha é o City, mas esse custa mais caro que o Virtus, são R$6.000 a mais, quase encostará no Exclusive 250 TSI. O seu consumo urbano é de 8.2KM/L com álcool e 11.8KM/L com gasolina e o rodoviário é de 10.4KM/L com álcool e 15KM/L na rodovia, agora vamos ver contra os rivais e lembrando que os números são do Inmetro.

CHEVROLET ONIX PREMIER 1 LITRO 12V TURBO
Consumo urbano com álcool: 8.4KM/L
Consumo urbano com gasolina: 12.3KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 12.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 16.8KM/L

HYUNDAI HB20S PLATINUM PLUS 1 LITRO 12V TGDI
Consumo urbano com álcool: 8.9KM/L
Consumo urbano com gasolina: 12.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:14.3KM/L

HONDA CITY TOURING 1.5 16V CVT
Consumo urbano com álcool: 9.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 13.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.5KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 15.2KM/L

NISSAN VERSA EXCLUSIVE 1.6 16V CVT
Consumo urbano com álcool: 7.9KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.7KM/L

TOYOTA YARIS SEDAN XLS 1.5 16V CVT
Consumo urbano com álcool: 8.9KM/L
Consumo urbano com gasolina: 12.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.5KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.7KM/L 

Com álcool foi mais econômico que o Versa apenas, fico 0.3KM/L á frente, mas ficou 0.2KM/L atrás do Onix, lógico que o Yaris o câmbio CVT ajudou e o no caso do City a injeção direta no motor aspirado e o CVT ajudaram, com gasolina foi mais econômico que o Versa apenas com 0.3KM/L de vantagem sobre esse e 0.4KM/L atrás do HB20, aqui o Onix passa o HB20, mas vamos esclarecer: O Virtus é econômico num aspecto geral e lógico se os rivais hoje tem bons números de consumo e motor turbo muitas vezes, mérito dele ter estreado isso em 2017, no consumo rodoviário com álcool ele foi o terceiro colocado com 0.1KM/L atrás de City e Yaris e no caso aqui os dois empataram na segunda colocação e 0.1KM/ á frente do HB20S e com gasolina ele consolidou o terceiro mais econômico com 15KM/L ficando 0.2KM/L atrás do City e 0.3KM/L á frente de Versa e Yaris e assim o Virtus se consolida como terceiro melhor consumo rodoviário e sim o consumo do Virtus é excelente no aspecto geral, mas vale lembrar que Versa, City e Yaris não tem o mesmo desempenho, mesmo o City sendo injeção direta aspirado e os mais próximos em desempenho são Onix e HB20.

E aí se tivesse R$130.000 você compraria? A resposta é sim, mesmo que tivesse toda a grana disponível do mundo, o Virtus seria um carro que atenderia minhas necessidades: é um sedã compacto(já fui proprietário de um sedã compacto no passado), tem excelente espaço interno, excelente porta-malas, motor 200 TSI com bons números de desempenho e consumo, bom pacote de equipamentos, seja em segurança: seis air bags, ACC, frenagem de emergência e no conforto também,o próprio acabamento deu uma melhorada(embora na versão anterior eu não critiquei) ou seja: mais sofisticado e um passo além de Mini-Jetta, se fosse Mini-Jetta já estava ótimo, mas ele dá algo mais, visual bonito e mesmo as versões de entrada são bem equipadas como você vai ver, o que pesa contra? Olha cada um é cada um, mas não eu achei algo que pesa contra, muitas coisas que faltam no Polo aqui foram sanadas: dois air bags a mais e o próprio volante com tecla wiew em todas as versões com isso a versão 170 TSI Manual do Virtus tem conta-giros. O carro é perfeito? Não, mas ao menos não vi nada que o comprometa. Agora as versões abaixo e a versão acima que será lançada no final do primeiro semestre. Vale lembrar que o modelo teve 2500 unidades vendidas em 3 horas, acredito que quando publicar a matéria esse número já passou e com folga.

A Exclusive 250 TSI 1.4 16V que tem o câmbio automático de seis marchas, o motor 250 TSI 1.4 16V de 25.5KGFM a 1500RPM e 150CV nos dois combustíveis, tem lista similar ao Highline, mas acrescenta: seletor de modo de condução com modo Sport, Grade colméia, para-choques diferentes e e o aerofólio e custa R$144.990.

A Comfortline 200 TSI mantém o motor 200 TSI três cilindros, o câmbio automático de seis marchas, o ACC, A frenagem de emergência(sem função manobra), os freios á disco também nas rodas traseiras  as Rodas de liga-leve são 16, a Central Multimídia é de 6.5 polegadas e painel é em tela de TFT de 8 polegadas e custa R$121.990.

A 170 TSI Automática tem o câmbio automático seis marchas AQ 160 e o motor três cilindros 170 1 litro 12V da família EA 211 é a configuração que está no Polo e esteve no Up gera 16.8KGFM a 1500RPM e 109CV a 5000RPM com gasolina e cóm álcool vai a 116CV e mantém o torque, ele perde Ar Condicionado digital, passa a ser convencional, mantém o ACC e a frenagem de emergência e o painel é em Tela de TFT de 8 polegadas e o freio traseiro é a tambor, ela substitui a MSI 1.6 16V Automática que tinha freios traseiros a tambor e custa R$112.990

E por último 170 TSI Manual com câmbio manual de cinco marchas no lugar do automático, é o MQ-200, o motor é o mesmo 170 TSI e perde ACC e frenagem de emergência e custa R$103.990 e desde a versão básica ele tem: seis air bags e ESP(esse  último ele já tinha desde o lançamento) e substiui a 1.6 16V MSI manual e custa R$103.990 

Ele está disponível nas cores Preto Ninja que a dor de série, Branco Cristal que acrescenta R$900, Prata Sirius, Cinza Platinum e Azul Biscay essas três acrescentam R$1.650 e sem metálica e a cor do modelo avaliado é a Prata Sirius.

                                                             
Régua cromada interligando os faróis.


                                                              FICHA TÉCNICA
MOTOR: Três cilindros, 1 litro, 12 válvulas, duplo comando de válvulas variavel no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
CILINDRADA: 999cm3
DIÂMETRO X CURSO: 74.5 x 76.4 mm
TAXA DE COMPRESSÃO : 10,5:1
POTÊNCIA: 116CV a 5500RPM com gasolina e 128CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 20.4KGFM a 2000RPM-3500RPM nos dois combustíveis
CÂMBIO: Automático de seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Sedã, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.56 metros, largura 1.75 metros, Altura 1.48 metros, Entre -eixos 2.65 metros 
PESO: 1222KG
PESO/POTÊNCIA: 10.5KG/CV com gasolina e 9.5KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 59.9KG/KGFM 
VOLUMES: 521 litros (VDA)/605 litros(volume teórico) e tanque de combustível 52 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais, amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS, EBD, ESP, Controle de tração e bloqueio do diferencial XDS+
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17, pneus 205/50/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatório por lei), Air bag duplo lateral, Air Bag duplo cortina, Alarme, Coluna de direção regulável, Central Multimídia VW Play de 10.1 polegadas, Direção elétrica, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, ACC, Alerta de frenagem de emergência e frenagem de emergência(AEB) com função manobras.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Apenas cores e dependendo da cor
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$130.030.

AGRADECIMENTOS A FUTURA VOLKSWAGEN E AO GERSON PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO, PELO CARRO CEDIDO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO.

Caso ficou interessado falar com o Gérson que é o vendedor que me atendeu(caso ele esteja em atendimento outro vendedor irá atender lhe atender muito bem).

(48) 98452 6419  








                                         



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