TESTE DO GRAN TURISMO 7 PARTE 66 (ATUALIZAÇÃO 1.31): VAN E HATCH MÉDIO JAPONÊS COM SUPERCARRO ALEMÃO CLÁSSICO

                                                       

NESSA RODADA TIVEMOS A PRESENÇA DO TOYOTA ALPHARD, PORSCHE 959 E MAZDA 3 DE ÚLTIMA GERAÇÃO 

Chegou a hora de finalmente, um carro esperado desde o Gran Turismo Sport aparecer era o Porsche 959, além dele veio a estreia da Van Alphard que tem motor V6 e por último a linha Mazda moderna, tirando os utilitários esportivos está completa com o Mazda 3 que deixou de usar o nome Axela nessa geração, lógico tivemos o Porsche 904 Carrera GTS também, mas esse é muito díficil de classificar está numa "zona nebulosa" se é carro de corrida ou de rua e por isso não está nos testes e também o Audi RS5 DTM, esse óbvio é carro de corrida e por isso não está aqui.

                                   TOYOTA ALPHARD EXECUTIVE LOUNGE V6 3.5 24V 
                                        

MOTOR: V6 3.5 24V DA FAMÍLIA GR DA TOYOTA COM INJEÇÃO DIRETA
POTÊNCIA: 301CV a 6500RPM
TORQUE:36.7KGFM a 4500RPM
PESO: 2210KG
PNEUS: NORMAL MÉDIO
CÂMBIO: Automático de oito marchas
0 a 100KM/H: 5.7 segundos
60 a 100KM/H em quarta:7.8 segundos
VELOCIDADE MÁXIMA: 203KM/H(em quinta marcha) 

Ela tem porte das três irmãs:Peugeot Expert/Fiat Scudo/Citroën Jumpy, mas imagina elas equipadas com motor V6 3.6 24V do Jeep Gladiator, é mais ou menos isso, a Alphard é uma van japonesa e aliás muito vendida não só no Japão, mas em muitos países da Ásia inclusive China e Indonésia por exemplo. Esse carro terá uma disputa entre ele e o Porsche 959 para quem vai vir primeiro no vídeo e na volta rápida, já que o primeiro dessa rodada será o Mazda 3 e o 959 próprio acaba de passar o 911 Carrera RS, lógico que a Van da Toyota além de outras marcas japonesas no meio do caminho tem a questão do GT 86 Limited apresentação e um clássico da marca entre eles e no caso do 959 é o primeiro Porsche a vir sim, mas no meio tem outras marcas alemãs e outras europeias também(Inglesas, Italianas e Francesa), mas o lado bom é que os norte-americanos já foram todos os de rua. Sobre a Alphard ela tem motor transversal, é basicamente um "Camry Van" digamos assim, embora lembre muito o Crown em algumas coisas. Lógico confesso que a dianteira é assustadora, mas as lanternas traseiras ficaram bonitas dentro de um furgão.

  O câmbio é o automático de oito marchas. O motor é o V6 3.5 24V de injeção direta da família GR da Toyota(não confundir com a divisão esportiva Gazoo Racing) com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e injeção direta que gera 36.7KGFM a 4500RPM e 301CV a 6500RPM, na pista lógico que não se espera um desempenho milagroso, mas foi melhor que muitos pesam no 0 a 100KM/H: 5.7 segundos, isso mesmo: 5.7 segundos, surpreendeu até a mim, ficando na intermediária nessa rodada, ela retomou de 60 a 100KM/H em quarta em 7.8 segundos, lógico era esperado que fosse a pior delas, mas colou próximo no Mazda 3 e na velocidade máxima sua aeroninâmica de ônibus não deixou ir além dos 203KM/H em quinta marcha, a sexta, a sétima e a oitava são para consumo.

  A sua suspensão é Independente nas quatro rodas com molas helicoidais, sendo McPherson na dianteira e braços duplos triangulares na dianteira. Ela se comporta muito bem nas curvas, mesmo com pneu normal médio, uma leve dianteira, ainda que pequena, mas é mais estável do que você pensa, até nisso ela lembra as três irmãs! lógico que as três irmãs não tem a cavalaria dela é evidente. Já o acabamento é muito bom, bem luxuoso e o volante sim vem do Crown e alías eu errei: essa versão leve seis pessoas e não sete, as versões mais básicas levam sete, já essa leva seis pessoas. Agora só resta a volta rápida para ver, quando vai ser, não sabemos ainda, mas se ela sair vencedora da "disputa" com o 959 eu já aviso vocês. O motor é dianteiro e a tração é integral.

                                                            
Um aerofólio para ajudar na aerodinâmica e no consumo 

Logotipo V6 na tampa traseira denuncia o motor 

Maçanetas cromadas 

Rodas de liga-leve aro 18, lembram as do Crown

Lanternas traseiras deixam a traseira bem bonita 

Faróis de Neblina. 

Faróis Full-LED divididos pela grade cromada 

Painel bonito e bem acabado com velocímetro, conta-giros e computador de bordo no meio 

Já vou esclarecer: não está subindo, infelizmente a foto ficou assim, mas aerodinâmica de ônibus não deixou ir além dos 203KM/H em quinta, sexta, sétima e oitava são para consumo 

Pela altura dela ela é bem estável, surpreendeu.

                                                  PORSCHE 959 2.9 24V BITURBO 1987 
                                                 

MOTOR: BOXER SEIS CILINDROS 2.9 24V DA FAMÍLIA MEZGER BITURBO COM REFRIGERAÇÃO DUPLA(A AR NO BLOCO E A ÁGUA NO CABEÇOTE)
POTÊNCIA: 450CV a 7500RPM
TORQUE:51KGFM a 5500RPM
CÂMBIO: Manual de cinco marchas 
PNEU: ESPORTIVO DURO
PESO: 1450KG
0 a 100KM/H: 3.4 segundos
60 a 100KM/H em quarta: 6.6 segundos
VELOCIDADE MÁXIMA: 319KM/H 

O Porsche 959 nasceu para o Grupo B, mas quando ficou pronto a categoria já tinha sido extinta, mas o 959 acabou competindo no Dakar e venceu! então você sabe: ele irá na terra sem choro nem vela e com chances altas de ser o recordista da terra, mas o por incrível que pareça a cavalaria pode ser um calcanhar de aquiles, já que tem tomar cuidado na terra, já no asfalto é muito bom.

  O câmbio é manual de seis marchas algo raro em 1987, o motor é o Boxer seis cilindros 2.9 24V da família Mezger, mas com alterações, primeiro ele tem refrigeração dupla: o bloco é refrigerado a ar e o cabeçote é refrigerado a água, ele tem bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, biturbo e intercooler que gera 51KGFM a 5000RPM e 450CV a 7500RPM é o dono do maior torque e da maior potência dessa rodada, aliás é dono de um ronco bonito e típico dos Porsche refrigerado a ar, com direito a "pipocos" e tudo, na pista ele também surpreendeu, embora andasse de acordo com o esperado, ele teve o melhor 0 a 100KM/H da turma com 3.4 segundos, até hoje não seria um tempo feio, em comparação foi 0.7 segundo mais rápido que F40 e Lamborghini Countach 25 anos, ele retomou de 60 a 100KM/H em quarta em 6.6 segundos, deu para sentir um pouco de turbo-lag e ficou 1.2 segundo atrás da F40 e 1.7 segundo atrás do Lamborghini Countach e ele chegou a 319KM/H é uma ótima marca sem dúvidas nenhuma, mas ficou 6KM/H atrás da F40 e 17KM/H á frente do Countach 25 anos e lógico confirmou ser o melhor carro da rodada, dentro do esperado aqui, em termos de desempenho.

   O motor é traseiro e a tração é integral. Apesar de aproveitar muitos componentes externos e o visual lembrar o 911, ele tem uma base nova, inclusive até a suspensão é diferente: é Independente por braços duplos triangulares nos dois eixos com molas helicoidais. O modelo até tem uma leve tendência de sair de traseira, mas a tração integral ajuda a corrigir e o pneu é esportivo duro. Já na terra é um carro muito bom de guiar, desde que você calcule bem a potência, se dosar muito pode cair no muro. Já o painel como todo Porsche é bonito e bem acabado e com famoso conta-giros no centro, bom ela terá uma "disputa" com a Alphard para ver que vai primeiro nos vídeos e na volta rápida e no meio do caminho dele pode aparecer o Lamborghini Countach 25 anos, então vamos esperar para ver, quando vai ser eu não sei, mas a príncipio será o próximo Porsche a aparecer por aqui se não acontecer mudanças.

                                                     
Lanternas traseiras muito bonitas 

A "emenda" com a grafia "Porsche" escrita 

Tampa do motor com aerofólio integrado 

Entrada de ar 

Saída dupla de escapamento 

Rodas de liga-leve aro 17( raro até carros do porte na época dele)

Seta de direção.

Faróis vieram do 911 

Ele chegou a 319KM/H 

Na terra ele diverte, mas desde que você saiba dosar a potência 

Aqui na terra de novo 

Painel bonito e bem acabado com instrumentos no centro 

Ele até saí de traseira, mas a tração integral corrige e essa consegue corrigir, mesmo.

                                        MAZDA 3 BURGUNDY EDITION X 2 LITROS 16V  
                                            

MOTOR: SKYACTIV 2 LITROS 16V DE INJEÇÃO DIRETA COM SISTEMA MID HYBRID
POTÊNCIA: 180CV a 6000RPM
TORQUE: 22.4KGFM a 4000RPM
CÂMBIO: Manual de seis marchas
PESO: 1480KG
PNEUS: NORMAL SUAVE
0 a 100KM/H: 7.2 segundos
60 a 100KM/H em quarta: 7.2 segundos
VELOCIDADE MÁXIMA: 215KM/H(em quinta marcha) 

A nova geração do Mazda 3 deixou o nome Axela no Japão e passou a se chamar Mazda 3 também na terra do Kazunori Yamauchi, então logo é um categoria que está em extinção no Brasil: a dos Hatches médios representada pelo Cruze Sport 6 que está apenas na versão RS.

  O câmbio é manual de seis marchas. O motor Skyactiv 2 litros 16V tem bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, injeção direta com taxa de compressão de 16,3:1(sim bem alta) e lógico o sistema Mid Hybrid, que consiste um motor elétrico no lugar da baterias e alternadores, com isso ele não é um refém da bateria com o Prius e o Fit Hybrid e ele gera 22.4KGFM a 4000RPM e 180CV a 6000RPM, sim é a menor potência e torque da rodada, mas dessa rodada será o primeiro a ter vídeo e volta rápida. Na Pista ele foi de 0 a 100KM/H em 7.2 segundos, uma ótima marca no aspecto geral, mas ficou atrás até da Van com motor V6 nessa rodada, na retomada de 60 a 100KM/H em quarta ele fez em 7.2 segundos, nessa rodada ficou á frente da Alphard e bem atrás do 959, isso era esperado e na pista ele chegou a 215KM/H em quinta marcha, a sexta é para consumo, só perdeu para o 959 óbvio.

  A sua suspensão utiliza molas helicoidais na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção e o motor é dianteiro a e tração é integral. O modelo faz as curvas muito bem, mas ele pode dar acesso  de confiança, mas mesmo assim dá para dizer que vai bem, aliás o pneu é normal suave. O ronco é de carro normal e sim o motor é a gasolina, ao contrário do Demio e do Atenza que são a diesel.  Agora só resta o vídeo e a volta rápida para ver, mas quando será ainda não sabemos, mas sabemos que ele é o primeiro dessa lista. Já o painel é muito bonito e bem acabado, inclusive até com a central multimídia.

                                                                
Logotipo "AWD" na tampa do porta-malas 

Lanternas traseiras em led e muito bonitas 

Logotipo Skyactiv X denuncia o motor a gasolina e sistema mid Hybrid

Saída de escape dupla traseira 

Rodas de liga-leve aro 18, pintadas de preta 

Faróis Full Led 

Painel bonito e bem acabado e bem instrumentado 

Ele chegou a 215KM/H em quinta marcha( a sexta é para consumo) 

O modelo é muito bem equilibrado nas curvas.

Essa foi a rodada 66 do Gran Turismo 7.




   

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