AVALIAÇÃO: CARRO USADO: HONDA CIVIC EXL 2 LITROS 16V CVT 2017: O ÚLTIMO DOS CIVIC NACIONAIS

                                                      

SEDÃ É O ÚLTIMO DOS CIVIC NACIONAIS, MAS MOSTRA QUE ESTAVA BEM Á FRENTE DO SEU TEMPO 

Já vou logo soltando o esclarecimento: o meu irmão não avisa quando vai trocar de carro, se tivesse me avisado já mandaria a amigos. O meu irmão chegou em casa de surpresa, lógico que ele tem a casa dele, mas ele foi antes mostrar o seu novo carro, afinal o antigo carro dele, nem pude dirigir que é o Renault Fluence e lógico a X geração do Civic que é a última nacional, na época do lançamento a Honda estava um pouco longe da minha casa e desde 2017 está perto, mas agora vamos ao carro, aliás cheguei no dia era aniversário do meu irmão e a foto está "clareada" por que era de noite.

POR FORA:  O Civic sempre teve uma geração mais conservadora e outra muito radical, a VIII e a X são exemplos disso, pois bem, mas no caso da X geração apesar do futurismo exagerado na minha opinião, ainda é melhor visualmente que o IX, mas estilo é questão de gosto e a maioria acha essa geração bonita e aliás é a melhor tecnicamente como vamos ver, aliás ele é feito numa plataforma que serve ao último CR-V(importado dos EUA) e Accord, na dianteira os faróis e grade são bem futuristas, mas um detalhe interessante: o cromado acima do farol que virou caraterísticas de modelos Honda de lá em diante, na lateral a queda é um cupê, faz lembrar um cupê a queda do teto e aí entra na traseira o exagero futuristíco: as lanternas que vou fazer justiça dão um toque bem interessante á noite, o modelo mede 4.64 metros de comprimento, 1.83 metros de largura, 1.43 metros de altura e 2.70 metros de entre -eixos. O modelo era produzido em Sumaré-SP, onde a Honda hoje só faz os motores 1.5 16V aspirado do City , já que a produção  de carros foi para Itirapina-SP hoje produzindo City Hacht, novo City e HR-V novo.

                                                             
O Visual do Civic é todo futurista, exagerado para alguns e bonito para outros 

Aqui visto a traseira de um outro ângulo 

Aqui a dianteira 

E agora vamos contra os rivais de época e também 0KM que tem na faixa de preço dele hoje em dia, lógico todos ao redor de sua faixa de preço.

HYUNDAI ELANTRA 

Comprimento: 4.57 metros     Largura: 1.80 metros     Altura: 1.46 metros     Entre -eixos: 2.70 metros

MITSUBISHI LANCER HLE 

Comprimento: 4.57 metros    Largura: 1.76 metros    Altura: 1.50 metros     Entre -eixos: 2.63 metros

NISSAN SENTRA SL 

Comprimento:4.64 metros       Largura: 1.76 metros    Altura: 1.50 metros    Entre -eixos: 2.70 metros

PEUGEOT 408 GRIFFE 

Comprimento: 4.69 metros    Largura: 1.81 metros    Altura: 1.51 metros     Entre -eixos: 2.71 metros

RENAULT FLUENCE PRIVILEGE 

Comprimento: 4.62 metros    Largura: 1.81 metros    Altura: 1.47 metros    Entre -eixos: 2.70 metros

TOYOTA COROLLA ALTIS 

Comprimento: 4.62 metros    Largura: 1.77 metros    Altura: 1.48 metros    Entre -eixos: 2.70 metros

VOLKSWAGEN JETTA COMFORTLINE 

Comprimento: 4.65 metros    Largura: 1.82 metros    Altura: 1.47 metros    Entre -eixos: 2.65 metros

CHEVROLET CRUZE LTZ 

Comprimento: 4.66 metros    Largura: 1.82 metros    Altura: 1.48 metros    Entre -eixos: 2.70 metros

CITROËN C4 LOUNGE 

Comprimento: 4.62 metros    Largura: 1.79 metros    Altura: 1.50 metros     Entre -eixos: 2.71 metros

FORD FOCUS FASTBACK 

Comprimento: 4.54 metros   Largura: 1.82 metros   Altura: 1.47 metros     Entre -eixos: 2.65 metros

Vamos comparar aos rivais da época, ele é o quarto maior da turma junto com o Sentra, ficando 1cm atrás do Jetta e 2cm á frente de Corolla e Fluence, na largura é o mais largo da turma vencendo por 1cm Jetta e Focus empatados no segundo lugar, na altura é o mais baixo com 3cm atrás do Hyundai Elantra e no entre -eixos é o segundo maior da turma 1cm atrás de C4 Lounge e 408 e 5cm á frente de Focus e Jetta, mas lógico você vai ver os percalços desses rivais no decorrer da matéria.

                                                      
Cromado acima do farol, algo que viria a estar na linha Honda(e está hoje) 

Faróis com DRL 

E e agora vamos ver contra os "rivais" 0KM, lógico a maioria que olha um sedã médio usado, não tem interesse em carro 0KM por causa do orçamento e e quem quer um carro 0KM prefere um 0KM ao carro usado para não se arriscar com eventuais situações de "herança maldita" e outras coisas, mas vamos apenas analisar e lógico sempre indo de R$10.000 abaixo e R$10.000 acima do Civic.

CHEVROLET ONIX PLUS LT 1 LITRO 12V TURBO 

Comprimento: 4.47 metros         Largura: 1.73 metros     Altura: 1.47 metros   Entre -eixos: 2.60 metros 

FIAT CRONOS PRECISION 1.3 16V CVT 

Comprimento: 4.36 metros          Largura: 1.73 metros    Altura: 1.50 metros   Entre -eixos: 2.52 metros

HYUNDAI HB20S COMFORT 1 LITRO 12V T-GDI

Comprimento: 4.32 metros        Largura: 1.72 metros     Altura: 1.47 metros    Entre -eixos: 2.53 metros 

NISSAN VERSA SENSE 1.6 16V CVT 

Comprimento: 4.49 metros      Largura: 1.74 metros     Altura: 1.46 metros     Entre -eixos: 2.62 metros

TOYOTA YARIS XS 1.5 16V CVT

Comprimento: 4.42 metros        Largura: 1.73 metros     Altura: 1.42 metros    Entre -eixos: 2.55 metros

Honda City EX e Volkswagen Virtus 170 TSI automático ficaram de fora, o primeiro por custa mais de R$118.000 e o segundo por custar mais de R$114.000 ultrapassando a barreira dos 10.000 acima, mas tem o Virtus 170 TSI manual, no comprimento é maior que todos eles, sendo 15cm maior que o  Versa é mais largo com 9cm de vantagem sobre o Verssa, é o segundo mais baixo 1cm mais alto que o Yaris e 8cm maior no entre - eixos que o Versa e lógico o Civic digamos é "mais carro", mas não estou desmerecendo, afinal sedã compacto é compacto e médio é médio. 

                                                          
Rodas de liga-leve aro 17 

Lanternas acabam se destacando a noite 

POR DENTRO: Os japoneses deixaram de lado, o famoso "simples, mas bem acabado" para deixar ele bonito e bem acabado e o Civic entrou nessa, se destaca o painel de tela de TFT de 7 polegadas e a central multimídia de sete polegadas, o modelo vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina, Alarme, Ar Condicionado digital dual-zone, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Coluna de direção regulável, Central Multimídia de 7 polegadas, Direção Elétrica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos e vamos aos rivais de época o que eles tem a oferecer: o Hyundai Elantra tem pacote parecido com a do Honda Civic e ele pode vir em duas configurações, agora no mundo dos usados pode ser que você ache, pode ser que não ache uma configuração ou outra, tem configurações que tem alerta de ponto cego e outras não tem a central multimídia é de 6.2 polegadas e deve Hill Holder, o Nissan Sentra SL tem alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e alerta de frenagem de emergência, mas a central multimídia é de 5.3 polegadas e deve Hill Holder, o Mitsubishi Lancer HLE a direção é hidráulica, deve ESP, Controle de tração e Hill Holder e a central multimídia é de 7 polegadas como no Civic, o Peugeot 408 Griffe deve apenas o Hill Holder, mas a central multimídia é de 7 polegadas também, o Renault Fluence Dynamique deve Hill Holder, mas a central multimídia é de 7 polegadas, o Toyota Corolla Altis deve ESP, Controle de tração e Hill Holder e a central multimídia é de 6.1 polegadas e apenas tem Air Bag de Joelhos, bom no caso do Corolla vale observação: se for 2017/2018 ele é o modelo do facelift e tem ESP e Controle de traçaõ, já se for 2017 aí não tem, o Volkswagen Jetta Comfortline 1.4 TSI que deve ESP, Controle de tração e Air Bag duplo de cortina que eram opcionais nele, ou seja: pode  ter como pode não ter no usado e a central multimídia é de 6.3 polegadas, o Chevrolet Cruze Premier 1.4 16V Turbo tem lista parecida com a do Civic e a central multimídia é de 8 polegadas e lógico como alerta de ponto cego, alerta de frenagem de emergência eram opcionais então pode ter unidades que tenham e pode ter unidades que não tenham, o Citroën C4 Lounge Exclusive tem lista parecida com a do Civic e a central multimídia também é de 7 polegadas e o Ford Focus Fastback traz a mais sistema de freio de emergência em baixas velocidades e a central multimídia é de 8 polegadas, vale lembrar se achar o Titanium Plus, agora se achar apenas o Titanium. Ou seja tem rivais que devem equipamentos ,  o único rival que não deve equipamentos é o Focus, mas você vai ver que os rivais devem outras coisas.

                                                                     
O painel é em tela de TFT de 7 polegadas 
A central multimídia é de 7 polegadas 

E depois teremos uma segunda rodada nos equipamentos, agora com modelos novos, no caso do Chevrolet Onix Plus LT ele traz ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/ cortina, ESP, Controle de tração e Hill Holder, Alarme, Ar Condicionado, Coluna de direção regulável, Central Multimídia de 8 polegadas, Direção Elétrica, Vidros/ Travas/Espelhos elétricos, ou seja deve Ar Condicionado automático o Fiat Cronos Precision 1.3 CVT a Central Multimídia é de 7 polegadas, mas deve Air Bag duplo lateral e de cortina embora tenha ar condicionado automático, o Hyundai HB20 Comfort TGDI tem lista parecida com a Onix e a própria central multimídia é de 8 polegadas, o Nissan Versa Sence que tem todos os itens, inclusive seis air bags, ESP e controle de tração, mas deve central multimídia, disponível apenas na Advance  e o Toyota Yaris XS 1.5 16V CVT que a central multimídia é de sete polegadas , mas tem Air Bag de Joelhos, alerta de frenagem de emergência e mudança de faixa a mais que o Honda Civic, talvez dos carros novos é único que esteja perto do Civic em equipamentos, mas deve outras coisas que você vai ver depois.

                                                                    
Freio de mão eletrônico

E no espaço interno um excelente espaço, com banco na minha posição sobra um latifúndio e com o banco totalmente recuado sobra uns quatro dedos, mas vale observação: aqui o meu irmão e minha cunhada resolveram colocar um tapete para cachorrinha deles não sujar e aí tive que colocar o tapete do lado, ficou feio, mas é a maneira que tive de mostrar o espaço dele, essa foto foi batida de dia, por que de noite era inviável.

                                                            
Com o banco recuado sobrou quatro dedos 

Com o banco na minha posição sobrou um latifúndio 

O seu porta-malas é de 519 litros dá e sobra para uma família tranquilamente, depois a comparação contra os rivais, mas antes vamos ao resto dos equipamentos de série: Banco traseiro bipartido 60/40, câmera de ré, cinto de três pontos e encosto para todos os ocupantes(não era obrigatório na época, passou a ser em 2020), Check-Control, Faróis de Neblina, Isofix, freio de estacionamento elétrico(freio de mão elétrico), modo de condução Econ, leds para luzes diurnas(DRL), Rodas de liga-leve aro 17, Sistema vetorização de torque, vidros com função um-toque e borboletas no volante, Faróis com acendimento automático, iluminação no porta-luvas, retrovisores com rebatimento elétrico, repetidores nos retrovisores, alto-falantes adicionais, duas tomadas USB, linhas dinâmicas na câmera, Painel em tela de TFT de 7 polegadas e interface para celular,  vamos lá entre os seus rivais da época ele era o único com tela de TFT completo, o Sentra e Cruze tinham mas eram de 3.5 polegadas(apenas no meio), o resto não tinha, no caso da Roda de liga-leve tirando o Lancer era padrão o aro 17, o Lancer era aro 16 e no caso dos bancos só Sentra e Focus tinham bancos do motorista elétrico dianteiro, o Civic na Touring imediatmente acima, agora contra os carros novos, todos com exceção do Yaris tem tela de TFT de 3.5 polegadas e roda de liga-leve sempre é aro 15. ele é mais equipado que modelos novos. Agora vamos ver o porta-malas dos rivais e vou colocar os sedãs compactos novos aqui. e vale uma exclusividade: freio de mão elétrico só Civic e Focus e hoje em dia nenhum sedã médio tem com exceção do Jetta GLI que é esportivo. O sedãs compactos muito menos.

HYUNDAI ELANTRA: 407 litros
NISSAN SENTRA: 503 litros
PEUGEOT 408: 510 litros
RENAULT FLUENCE: 530 litros
TOYOTA COROLLA: 470 litros
VOLKSWAGEN JETTA: 510 litros
CHEVROLET CRUZE:440 litros
CITROËN C4 LOUNGE: 502 litros
FORD FOCUS FASTBACK: 421 litros
CHEVROLET ONIX PLUS: 469 litros
FIAT CRONOS: 525 litros
HYUNDAI HB20S: 475 litros 
TOYOTA YARIS: 473 litros.
NISSAN VERSA: 466 litros 

Eu vou primeiro colocar contra os carros da sua categoria da época e depois os novos, no caso dos sedãs médios, ele tem o segundo maior porta-malas só perden para o Fluence por 11 litros e vencendo por 9 litros Peugeot 408 e Volkswagen Jetta, a média do segmento é de 482.1 litros, ou seja: acima da média, dá e sobra para uma familia tranquilamente, agora contra os sedãs compactos só perde para o Cronos e vence com folga o segundo colocado o Hyundai HB20S com mais de 44 litros de vantagem e a média é de 487 litros, bem acima da média.

                                                                 
O seu porta-malas é de 519 litros dá e sobra para uma família, o travesseiro é para a cachorrinha.

MECANICAMENTE: O câmbio é o CVT que simula sete marchas, aliás é a única geração do Civic nacional que tem câmbio CVT foi usado amplamente no Fit e amplamente usado no City e no HR-V, mas no Civic nacional é a única vez. O motor é o i-VTEC 2 litros 16V da família R fabricado em Sumaré-SP tem bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, esse motor estreou como 1.8 16V no Civic VIII geração(a III nacional) e na IX geração esse motor 2 litros veio e passou para o X(VI geração nacional e última feita em solo brasileiro) e com isso ele gera 19.3KGFM a 4700RPM e 150CV a 6300RPM e com álcool vai a 19.5KGFM e 155CV a 6300RPM, aliás o 1.8 16V dessa família esteve no HR-V de geração passada. A sua suspensão é Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, sendo McPherson na dianteira e Multlink na traseira e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, nos freios os rivais digamos de mesma categoria seguem o esquema tático, já os "rivais" 0KM são a tambor na traseira e na suspensão na época dele(2017) só ele, o Focus e o Jetta eram multlink na traseira, já o resto era semi - independente com eixo de torção como os "rivais" novos digamos assim.   Agora vamos ver o que os rivais trazem em termos de mecânica lembrando que muitos deles tem o mesmo conjunto mecânico, tem caso de alterações de potência e torque, mas aí será explicado. 

HYUNDAI ELANTRA 2 LITROS 16V
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 2 litros 16 válvulas da família NU com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e  coletores variáveis
TORQUE: 19.2KGFM a 4700RPM com gasolina e 20.6KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA:157CV a 6200RPM com gasolina e 167CV com álcool nas mesmas rotações

MITSUBISHI LANCER HLE 2 LITROS 16V CVT 
CÂMBIO: CVT
MOTOR: 2 litros 16V da família GEMA(Global Engine Manufacturer Alliance) com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
TORQUE: 20.1KGFM a 4200RPM
POTÊNCIA: 160CV a 6200RPM

NISSAN SENTRA SL 2 LITROS 16V CVT 
CÂMBIO: CVT que simula seis marchas (função D-Step)
MOTOR: 2 litros 16V da família MR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
TORQUE: 20KGFM a 4100RPM nos dois combustíveis 
POTÊNCIA: 140CV a 5100RPM nos dois combustíveis 

PEUGEOT 408 GRIFFE E CITROËN C4 LOUNGE EXCLUSIVE 1.6 16V THP
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.6 16V THP da família Prince com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
TORQUE: 24.5KGFM a 1400RPM no dois combustíveis
POTÊNCIA:166CV a 6000RPM com gasolina e 173CV com álcool

RENAULT FLUENCE PRIVILÉGE 2 LITROS 16V CVT 
CÂMBIO: O mesmo do Sentra, mas com borboletas no volante, inclusive  com simulação de seis marchas(função D-Step)
MOTOR: 2 litros 16V da família MR que é o mesmo do Sentra
TORQUE:19.9KGFM a 3750RPM com gasolina e 20.3KGFM com álcool
POTÊNCIA:140CV a 5750RPM com gasolina e 143CV com álcool nas mesmas rotações

TOYOTA COROLLA ALTIS 2 LITROS 16V CVT
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas
MOTOR: VVT-i 2 litros 16V da família ZR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
TORQUE: 19.4KGFM a 4800RPM com gasolina e com álcool vai a 20.3KGFM nas mesmas rotações
POTÊNCIA:143CV a 5600RPM com gasolina e com álcool vai a 154CV nas mesmas rotações

VOLKSWAGEN JETTA COMFORTLINE 1.4 16V TSI
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: EA 211 1.4 16V TSI com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
TORQUE:25.5KGFM a 1500RPM
POTÊNCIA: 150CV a 5000RPM

CHEVROLET CRUZE LTZ 1.4 16V TURBO 
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.4 16V Turbo da família SGE(Small-Global-engine) com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
TORQUE: 24KGFM a 2100RPM com gasolina e com álcool vai a 24.5KGFM a 2000RPM
POTÊNCIA: 150CV a 5600RPM com gasolina e com álcool vai 153CV nas mesmas rotações

FORD FOCUS FASTBACK TITANIUM 2 LITROS 16V
CÂMBIO: Manual-automatizado de dupla embreagem de seis marchas chamado de Powershift
MOTOR: Direct Flex da família Duratec 2 litros 16V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e injeção direta
TORQUE:21.5KGFM a 4500RPM com gasolina e 22.5KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA:175CV a 6500RPM com gasolina e com álcool vai a 178CV nas mesmas rotações 

Aqui temos três escolas: automática de seis marchas para os modelos PSA, CVT para os modelos de marca japonesa e o da Renault e o dupla embreagem do modelo da Ford e entre os CVT o Civic tem a caixa mais moderna desse grupo, já nos motores apenas Jetta, C4 Lounge e Peugeot 408 são turbo, lógico o Civic tinha turbo na versão Touring que não é o caso aqui, aspirados eram maioria e injeção direta no Focus e lógico Jetta e Lancer dessa época só rodam com gasolina, aliás até o seu adeus em 2021 só rodou com gasolina, o Lancer nunca foi Flex como seu irmão ASX e de quebra o Lancer tem motor que é parente do 2 litros 16V aspirado do Compass e o Elantra tem o mesmo motor do Creta 2 litros topo de linha, aqui o Civic honra a tradição de menor torque dos Hondas, só tem mais torque o Elantra com gasolina e ainda 0.1KGFM e com álcool aí ele acaba tendo o menor torque mesmo, ficando 0.5KGFM atrás do Sentra, mas na potência onde ele se recupera com gasolina onde ele fica em quinto lugar junto com Cruze e Jetta, ambos perdem para o Elantra por 7CV e á frente do Toyota Corolla com 7CV de vantagem, e com álcool onde Lancer e Jetta estão de fora, e ele fica em quarto lugar só ficando 12CV atrás do Elantra, mas 2CV á frente do Corolla, mas lógico existe várias questões que você verá no decorrer da matéria.

                                                        
O motor 2 litros 16V gera 150CV com gasolina e 155CV com álcool 

E contra os "rivais" 0KM mais próximos.

CHEVROLET ONIX LT 1 LITRO 12V TURBO
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1 litro, 12 válvulas da família CSS Prime(ou E-Turbo) com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo e intercooler
TORQUE: 16.3KGFM a 2000RPM e com álcool vai a 16.8KGFM nas mesmas rotações
POTÊNCIA: 116CV a 5500RPM nos dois combustíveis

FIAT CRONOS PRECISION 1.3  CVT
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas
MOTOR: GSE FireFly 1.3 com bloco e cabeçote de alumínio e comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica 
TORQUE:13.2KGFM a 4250RPM com gasolina e 13.7KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA: 98CV a 600RPM e 107CV nas mesmas rotações 

HYUNDAI HB20 COMFORT 1 LITRO 12V TGDI
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1 litro, 12 válvulas da família Kappa com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
TORQUE: 17.5KGFM a 1500RPM nos dois combustíveis 
POTÊNCIA: 120CV a 6000RPM nos dois combustíveis 

NISSAN VERSA SENSE 1.6 16V CVT
CÂMBIO: CVT que simula seis marchas
MOTOR: 1.6 16V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
TORQUE: 15.2KGFM a 4000RPM com gasolina e 15.3KGFM com álcool
POTÊNCIA: 110CV a 5600RPM com gasolina e 113CV com álcool

TOYOTA YARIS XS 1.5 16V CVT
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas
MOTOR: VVT-i 1.5 16V da família NR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis.
TORQUE:14.3KGFM a 4000RPM com gasolina e 14.9KGFM com álcool
POTÊNCIA: 105CV a 5600RPM com gasolina e 110CV com álcool 

No câmbio aqui temos automático ou CVT, no caso do Versa simulando seis marchas, os únicos "rivais" ter câmbio CVT que simula sete marchas são Cronos e Yaris, inclusive a mesma caixa, mas tem um porèm: são motores de aspiração natural e bem menos potente que o Civic(sim o Civic é de aspiração natural, mas a cilindrada é maior) e lógico dos mais novos, o mais próximo em potência é o HB20, mas a diferença é de 30CV com gasolina e 35CV com álcool em favor do Civic e no torque a vantagem é 1.8KGFM com gasolina e 2KGFM com álcool sobre o HB TGDI, mas o três cilindros turbo por causa disso tem o torque mais cedo, mas já adianto que o motor do Honda é bem acertado com  câmbio e lógico aqui entra as necessidades/gosto de cada pessoa.

                                                              
                                                               
Farol de Neblina 

ANDANDO COM ELE: O meu irmão resolveu tirar o carro da garagem saiu do portão e aí saindo ele deixou eu sentar no banco do motorista e fui dirigir o carro e ajustei minha posição, a posição de dirigir é baixa e lógico minha cunhada que é mais baixa que eu, falou sobre isso, mas no meu caso até que é tranquilo, mas ao menos tem boa visibilidade, aliás desde a VIII geração o Civic é assim e sai na rua da casa dele, de paralepípedo, confesso que quando estava de carona, parecia a suspensão sera meia dura, mas ledo engano: ela é sincera, teve avisa que tem algo ruim, mas não entrega em forma de pancada e fui andando de devagar, afinal era um estrada de paralepído, entrei numa rua asfaltada e aí veio a lombada, passei a lombada e fiz o primeiro kickdown e lógico foi apenas até 40KM/H que é o limite da via e ele respondeu muito bem, pisou a resposta é pronta, lembrando que é um motor aspiração natural e lógico depois fui seguindo, até o meu irmão disse "vai devagar" e lógico fui seguindo o ritmo, falei que ia dar um o kickdown e andando com ele, mostra um conjunto motor-câmbio bem acertado, melhor que isso só o 1.5 16V Turbo do Touring, mas aí é outra conversa e fui seguindo e entrei numa ruma parelepído de volta e fiz a volta(já era tarde dá noite e sem movimentos) e aí passei a lombada, o meu irmão disse "para que quero mostrar algo" e aí parei, mantive o freio pisado e ele engatou no S do câmbio e aí fiz o kickdown e quando eu vi estava a 65KM/H epa! parece que encarnou um "Type R aqui ou Si aqui" brincadeiras á parte, lógico que fica mais esperto, mas mesmo no modo normal ele responde muito bem e aí fui seguindo a 40KM/H e fui seguindo e depois de um cruzamento, eu pedi para voltar a posição normal(sim saberia mexer, mas o carro é dele, então não mexi), só mexi para sair da garagem e aí fui entrando na rua de paralepípedo que dá acesso a casa dele, ele colocou em modo Econ para mostrar como é, economiza? economiza sim, mas fica amarrado e aí sim ele chega a parecer um City 1.5 e depois foi tirado do Econ e foi colocado na garagem, aliás essa volta é uma retribuição: quando eu tinha o meu Corsa, para eu ficar mais livre deixei o meu irmão pegar as chaves para levar a mãe no mercado e coisas assim e lógico agora ele tem uma vida diferente, então essa volta com o Civic é mais que uma retribuição e aí deixei no portão pronto para entrar e ele colocou o carro e aí fizemos as fotos e isso só reforçou o que eu já pensava: O novo City é um ótimo sedã compacto, mas nunca será sucessor do Civic, como alguns apregoaram por aí.

                                                         
Câmbio CVT que simula sete marchas 

PREÇO, SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS DA ÉPOCA, OS "RIVAIS" MODERNOS E O PERCALÇOS DE CADA UM DELES:  Diferente do mundo dos novos, onde o melhor preço pode ser um bom sinal aqui não, afinal vamos na tabela fipe, o preço em maio de 2023 é de R$103.310, o Hyundai Elantra custa R$80.517 é R$23.000 a menos, mas tem os percalços que já vou falar aqui, o Mitsubishi Lancer HLE que custa R$66.047 é R$37.000 a menos e também tem seus percalços como eu vou citar aqui , o Nissan Sentra SL custa R$75.713 são R$28.000 a menos, mas tem seus percalços, o Peugeot 408 Griffe THP custa R$63.910, mas tem o seus percalços, o Renault Fluence Privilége custa R$68.942, mas tem o seus percalços, o Toyota Corolla Altis 2017 custa R$99.801, o Volkswagen Jetta Comfortline 1.4 TSI custa R$85.757, o Chevrolet Cruze LTZ 1.4 Turbo 2017 custa R$87.150, o Citroën C4 Lounge 1.6 16V THP custa R$65.684 e o Ford Focus Fastback Titanium Plus custa R$70.392, lógico que Focus e C4 Lounge também tem seus percalços, bom vamos a eles, o mundo dos usados é diferente dos novos, afinal pode pegar "heranças complicadas" e fora que alguns casos peças etc.. e outras coisas, então vamos analisar: hoje só Civic e Corolla são garantia de revenda, afinal a desvalorização é baixa, em patamar mais baixo Cruze e Jetta, o Elantra até tem conjunto mecânico que não é mistério: câmbio e o motor do Creta, mas por ser importado da Coréia do Sul, as peças de lataria complicam, no caso dos PSA THP (C4 Lounge e 408) infelizmente no mercado de usados estão sofrendo com peças caras para o motor e isso acarreta desvalorização alta, no caso de Fluence e Sentra o motor 2 litros 16V até que é um motor confiável, mas no caso do Fluence sofre alta desvalorização ao contrário de outros Renault contemporâneos: Logan, Sandero e Duster por exemplo, mas uma duas causa pode ser peças de desgaste bem caras(o que é complicado), o Nissan Sentra apesar de vir do México até que não está tão mal, mas mesmo assim é bom ficar de olho, mas ainda assim é algo que chama a atenção e no caso do Jetta e Cruze vale uma observação sobre o motores 1.4 Turbo, lógico não estão com "má fama" dos THP (esclerendo no mundo dos novos é excelente), mas é bom ficar de olho em algumas peças e lógico o Jetta curiosamente naquela época e na versão aqui era feito em CKD com peças mexicanas, tirando o motor 1.4 TSI ainda que movido á gasolina e no caso do Lancer: confesso que me surpreendeu como pior dos casos aqui, apesar de ser feito em Catalão-GO, ele nunca vendeu bem quando era novo e a de quebra não teve o motor Flexiblizado o que piora as coisas no mercado de usados para ele, até Elantra(vindo da Coréia do Sul), Sentra(México), Fluence, 408 e C4 Lounge(Argentina) tiveram motor Flex e o Focus tem o problema do câmbio Powershift deu tanto problema tanto no Brasil como nos EUA que praticamente inviablizou o Focus e no facelift do EcoSport no final de 2017 o câmbio foi trocado pelo automático de seis marchas, já no Focus não foi feito isso, afinal estava bem perto do adeus que seria em 2019, realmente o câmbio complica a vida do Focus e por isso tem a desvalorização.

                                                                 
Versão EXL é distinguida pelas rodas. 

E agora contra os sedãs novos? lógico que tem várias variáveis aqui, mas no caso é um usado contra 0KM, no caso o Chevrolet Onix Plus LT 1 litro 12V Turbo  custa R$100.550 é R$3.000 a menos que o Civic, o Fiat Cronos Precision 1.3  CVT custa R$107.890 é R$4.000 a mais que o Civic, o Hyundai HB20S Comfort 1 litro 12V TGDI custa R$110.890, são R$7.000 a mais que o Honda Civic, o Nissan Versa Sence 1.6 16V custa R$101.190 e são R$2.000 a menos que o Civic e o Toyota Yaris XS 1.5 16V custa R$109.590 são R$6.000 a mais que o Civic e vale lembrar que todos aqui automático ou CVT, ou seja: só Versa e Onix são mais baratos, mas tem um detalhe: eles não tem o mesmo nível de acabamento, conforto e espaço desse Civic. O seu consumo urbano é de 7.2KM/L com álcool e 10.6KM/L com gasolina e o rodoviário é de 8.9KM/L com álcool e 12.9KM/L com gasolina, agora vamos primeiro a comparação contra os rivais de seu tempo e seus "rivais" modernos.

HYUNDAI ELANTRA 2 LITROS 16V 
Consumo urbano com álcool:6.3KM/L
Consumo urbano com gasolina: 9.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.4KM/L

MITSUBISHI LANCER HLE 
Consumo urbano: 9.1KM/L
Consumo rodoviário: 10.6KM/L

NISSAN SENTRA SL EXCLUSIVE 2 LITROS 16V CVT
Consumo urbano com álcool:6.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 9.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.7KM/L

PEUGEOT 408 GRIFFE 1.6 16V THP 
Consumo urbano com álcool: 7.3KM/L
Consumo urbano com gasolina:10.6KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:13KM/L

RENAULT FLUENCE PRIVILÉGE 2 LITROS 16V
Consumo urbano com álcool:6.1KM/L
Consumo urbano com gasolina: 8.7KM/L
Consumo rodoviário com álcool:7.4KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 10.7KM/L

TOYOTA COROLLA ALTIS 2 LITROS 16V 
Consumo urbano com álcool: 7.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.6KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.8KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.6KM/L

VOLKSWAGEN JETTA COMFORTLINE 1.4 16V TSI
Consumo urbano: 10.4KM/L
Consumo rodoviário: 13.8KM/L

CHEVROLET CRUZE LTZ 1.4 16V TURBO
Consumo urbano com álcool: 7.6KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14KM/L

CITROËN C4 LOUNGE 1.6 16V THP
Consumo urbano com álcool: 7.1KM/L
Consumo urbano com gasolina:10.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool:9KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:13.2KM/L

FORD FOCUS FASTBACK TITANIUM 2 LITROS 16V 
Consumo urbano com álcool: 6.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 9.7KM/L
Consumo rodoviário com álcool:9.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13KM/L 

CHEVROLET ONIX PLUS LT TURBO 1 LITRO 12V
Consumo urbano com álcool: 8.4KM/L
Consumo urbano com gasolina:12.3KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 12.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 16.8KM/L

FIAT CRONOS PRECISION 1.3 CVT 
Consumo urbano com álcool:9.3KM/L
Consumo urbano com gasolina:13.3KM/L
Consumo rodoviário com álcool:11KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:15.5KM/L

HYUNDAI COMFORT 1 LITRO 12V TGDI
Consumo urbano com álcool: 8.3KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.6KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.9KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.3KM/L

NISSAN VERSA SENSE 1.6 16V CVT
Consumo urbano com álcool: 7.9KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.7KM/L

TOYOTA YARIS XS 1.5 16V CVT
Consuno urbano com álcool: 8.9KM/L
Consumo urbano com gasolina:12.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.5KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:14.7KM/L 

Vamos lá, primeiro vamos contra os rivais da época: foi o terceiro melhor consumo urbano com álcool só perdendo para Cruze e 408 ficando apenas 0.1KM/L deste e empatando com o Corolla e ficando 0.1KM/L atrás do C4 Lounge, mas existe uma coisa: no caso do 408 o que você não gastar com combustível vai acabar gastando mais em mecânica, mas é inegável que é o mais econômico dos aspirados, no consumo urbano com gasolina foi o segundo mais econômico, só perdendo para o Cruze com 0.6KM/L, mas lógico o gasto talvez seja maior por causa do motor turbo específico: bicos de injetores direto e outras coisas, mas enfim empate com 408 e Corolla, lógico que como já adverti: aí entra o custo de manutençãõ, no consumo rodoviário com álcool só venceu o Corolla e o Fluence, no caso do Corolla foi por 0.1KM/L e ficou 0.1KM/L atrás do C4 Lounge, mas uma advertência: o consumo rodoviário  melhor de Focus, C4 Lounge e 408, Cruze e Jetta tem um porém: custo de manutenção mais alto no caso de motor para os quatro últimos e o famoso no mal sentido powershift do Focus e com gasolina foi o sexto melhor só á frente de Lancer, Corolla, Sentra e Fluence com 0.2KM/L de vantagem sobre o Sentra e 0.1KM/L atrás de Focus e 408, mas eu já adverti aqui sobre os custos de manutençãõ mais altos, além de outros modelos. Agora contra os modelos novos, era lógico que o sedãs compactos novos iam se dá melhor, afinal ficou atrás em todas as medições de consumo, 0.7KM/L atrás do Versa no consumo urbano com álcool, no consumo urbano com gasolina ficou 0.9KM/L atrás do Versa e no consumo rodoviário ficou 1KM/L atrás do HB20 com álcool e com gasolina ficou 1.4KM/L do HB20 TGDi, enfim lógico que cada um tem suas prioridades, é bem raro, mas pode acontecer de alguém olhar para um sedã compacto novo e um sedã médio usado e vice-versa ou pode acontecer da maioria das vezes quem quer comprar um sedã 0KM só vai olhar 0KM e quem quer um sedã médio usado vai querer um sedã compacto novo. 

  E aí se tivesse R$103.500 você compraria? o seu irmão fez uma boa escolha? lógico vale lembrar que o Civic usado tem que estar com todas as revisões em dia e foi visto e o modelo está, olha a resposta é sim: gostei do espaço interno, do acabamento, do porta-malas, do pacote de equipamentos, bom acerto de motor e câmbio, boa visibilidade, no caso do mercado de usados baixa desvalorização e garantia de revenda certa, sim o meu irmão fez boa escolha.Já o visual é meio "polêmico" sim cai no exagero futurista, mas ainda é melhor que a IX geração e a crise dos sedãs médios vivenciada nos dias de hoje, o deixa em situação de vantagem, talvez a única desvantagem seria essa, mas todos os meus familiares gostaram inclusive lógico o meu irmão, enfim ele chegou a balançar pelo Touring, mas acabou indo no aspirado mesmo. Outra coisa que pesa a favor dele: ser a última geração do Civic nacional, um carro bem á frente do seu tempo como você viu, vamos ver outras versões do modelo as imediatamente abaixo e depois acima.

EX 2 litros 16V CVT: R$101.584 deve ar condicionado dual-zone, painel de tela de TFT de 7 polegadas, central multimídia de 7 polegadas, mas mantém o motor 2 litros 16V da família R e o câmbio CVT.

Sport 2 litros 16V CVT:R$98.981 deve bancos revestidos em couro, faróis com automático e espelhos com rebatimento elétrico e os próprios equipamentos da EXL

Sport 2 litros 16V Manual: R$93.143 tem os mesmos itens da Sport, mas parece que ao contrário de outros carros manuais ele não tem alta desvalorização e câmbio é manual de seis marchas.

Touring 1.5 16V Turbo CVT: R$120.685 acrescenta bancos dianteiros elétrico, alerta de ponto cego, partida presencial no botão, Faróis de Led, limpador de para-brisa automático, Teto Solar elétrico, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva e o motor é o 1.5 16V Turbo Earth Dreams da família L com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e injeção direta e gera 22.4KGFM a 1700RPM e vai até 5500RPM e 173CV a 5500RPM, tudo bem que os Honda Turbo não tiveram a fama dos outros turbo no mercado de usados, mas dou advertência: o motor era importado dos EUA, tem a injeção direta mais cara que uma injeção convencional, tudo bem tem um excelente desempenho, mas enfim todo cuidado. Os preços são todos da tabela fipe inclusive os rivais da sua época, que aliás todos são aposentados hoje, com exceção do Jetta, Corolla, Sentra e Cruze, o Cruze a rigor é  o mesmo só com o facelift de 2019, já o Jetta chegou a ter nova geração com motor 1.4, mas agora só vive no mercado dos novos na versão GLI, o Corolla está em nova geração e o Sentra acabou de ganhar uma geração nova e os outros rivais todos aposentados. Agora vamos as gerações do Civic nacional aqui, sendo que a X foi a última e que ganhou o facelift em 2019 na linha 2020.

                                                 VI GERAÇÃO(PRIMEIRA NACIONAL) 
                                                
(foto mercado livre.com.br) 

A Honda tinha comprado um terreno em 1989 em Sumaré-SP a onde hoje é a fabrica de motores do fabricante, mas ficou durante anos um terreno sem nada até que em 1996 começava as construções para a fábrica de Sumaré-SP que ficava pronta em Julho de 1997 era o primeiro fabricante e a se instalar desde a Fiat em 1976 e em Outubro de 1997 chegava ao mercado o primeiro Civic nacional nas versões LX-B, LX e EX, ele media 4.45 metros de comprimento, 1.70 metros de largura, 1.41 metros de altura e 2.62 metros de entre -eixos, parece medida de sedã compacto hoje, mas lembre-se: o Vectra media 4.48 metros e 2.64 metros de entre -eixos por exemplo, com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas e duas opções de motor ambas 1.6 16V da família D da Honda com bloco e cabeçote de alumínio e comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada que gerava 14.2KGFM a 4600RPM e 106CV a 5500RPM e a versão EX tinha o sistema VTEC que adicionava variação no comando de válvulas era o primeiro carro nacional a ter comando de válvulas variável e com isso gerava 14.9KGFM a 5500RPM e 127CV a 6600RPM e curiosamente a LX-B não tinha ABS e ele tinha ABS e Air Bag duplo de série em todas as versões e o motor era importado do Japão e foi lançado como linha 1998 e a linha 1999 atrasa e ele chega em Janeiro de 1999 com nova grade dianteira e novas lanternas, mas sem mudanças mecânicas e a suspensão é independente por braços duplos triangulares nos dois eixos com molas helicoidais. E ele conviveu um ano com o Hatch VTi 1.6 16V de 160CV e o cupê EXL de 127CV ambos importados e deixariam de ser importados em Outubro de 1998.

                                                                    
O Civic nacional ganhava novas lanternas e nova grade dianteira, mas motores eram os mesmo 1.6 16V de 106CV e 127CV com o sistema VTEC 

Em Outubro de 1999 na linha 2000 nada muda e seguiu assim até Janeiro de 2001 quando chegou a VII geração que é a segunda nacional que já vou explicar mais á frente.

                                                         VII GERAÇÃO (SEGUNDA NACIONAL)
                                                       

Em Janeiro de 2001 chegava a segunda geração do Honda Civic nacional, nas versões LX-B,LX e EX, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de quatro marchas, duas opções de motores, agora era 1.7 16V da família D da Honda, da mesma concepção do 1.6 16V que gerava 15.2KGFM a 4500RPM e 115CV a 6100RPM e a versão EX que vinha com o sistema VTEC de comando de válvulas variável gerava 15.8KGFM a 4800RPM e 130CV a 6300RPM, a sua suspensão continuava Independente nas quatro rodas, mas agora era McPherson na dianteira, mas mantinha as molas helicoidais e os braços duplos triangulares na traseira. Ele media 4.43 metros de comprimento, 1.71 metros de largura, 1.45 metros de altura e manteve os 2.62 metros de entre - eixos. Ele virava o líder vendas vencendo o Vectra, afinal em 1999 e 2000 foi vice-líder do segmento e em Outubro de 2001 na linha 2002 a versão LX-B diante das baixas vendas dá adeus. Em Outubro de 2002 na linha 2003 sem alterações. Em Agosto de 2003 chegava a versão LXL com motor 1.7 16V e câmbio automático. Em Dezembro de 2003 com linha 2004 nova grade dianteira, faróis, para-choques e lanternas e a versão EX perdia o câmbio manual e ganhava o logotipo "VTEC" na traseira(sempre teve, mas agora a Honda tratava de anunciar) e na traseira pequenas mudanças nas lanternas e nada mudava em motores e câmbio e ele voltava aos 4.45 metros de comprimento

                                                         
Novos faróis, grade dianteira e pequenas mudanças nas lanternas e os mesmos motores 1.7 16V de 115CV e 130CV com o VTEC 

Nesse ano ele perdia a liderança para o Corolla. Em Outubro de 2004 na linha 2005 sem alterações. Em Fevereiro de 2005 a versão LXL troca a versão 1.7 16V sem o VTEC pelo 1.7 16V VTEC do EX, além do câmbio manual de cinco marchas pode ser atrelado de volta, além do automático de quatro marchas e em Outubro de 2005 na linha 2006 sem alterações e já se preparava para ganhar uma nova geração.

                                                VIII GERAÇÃO(TERCEIRA GERAÇÃO) 
                                                

A VIII geração do Civic e a III nacional foi chamada de "New Civic" ela tinha duas versões de acabamento: LXS e EXS, duas opções de câmbio: manual ou automático ambos de cinco marchas e apenas uma única opção de motor: o i-VTEC 1.8 16V  da família R com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acinoado por corrente metálica e coletores variáveis que gerava 17.7KGFM a 4300RPM e 140CV a 6300RPM, a sua suspensão é Independente nas quatro rodas com molas helicoidais sendo McPherson na dianteira e braços duplos triangulares na traseira e além da LXS e EXS, tinha para o que hoje se chama PCD a LX que vinha com motor motor 1.8 16V desligado o i-VTEC com 16.7KGFM a 4300RPM e 125CV a 6300RPM e ele foi lançado como linha 2007 e a fila de espera enorme provocou um ágio gigantesco e ele media 4.49 metros de comprimento, 1.75 metros de largura, 1.45 metros de altura e 2.70 metros de entre -eixos. Em novembro de 2006 é apresentado duas novidades, uma delas já lançada, a outra tiveram que esperar, no caso o Si era mostrado(sim, já vou falar dele) e a opção do motor i-VTEC 1.8 16V Flex da família R que gerava 17.5KGFM a 3000RPM e 138CV a 6200RPM e com álcool gerava 17.7KGFM e 140CV nas mesmas rotações. Em Março de 2007 chegava o esportivo Si, câmbio manual de seis marchas, o motor era o i-VTEC 2 litros 16V da família K, o famoso K20 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis que gerava 19.2KGFM a 6100RPM e 192CV a 7800RPM o motor dizem que era importado do Japão, mas enfim uma coisa posso dizer: será o único esportivo girador feito em solo brasileiro e até hoje o único esportivo da Honda feito em solo brasileiro já que as gerações posteriores foram importadas.

                                                          
O Esportivo Si chegava ao mercado com motor 2 litros 16V de 192CV para ter essa potência num motor aspirado na época tinha que girar alto.

E o Si foi lançado como linha 2008 e aí em Novembro de 2007 era vez dos LXS e EXS ganharem a linha 2008 e perderam o motor movido apenas a gasolina, ficava apenas o 1.8 16V Flex para as duas versões e a LX sai de cena mesmo para o público PCD. Em Outubro de 2008 o motor 1.8 16V passou a ser feito em Sumaré-SP e a linha 2009 atrasava e chegava em Janeiro de 2009 ele vinha nas versões LXS, EXS e Si e nova grade dianteira, três opções de câmbio: manual de cinco marchas, automático também de cinco marchas e o manual de seis marchas exclusivo do Si e duas opções de motores:i-VTEC 1.8 16V da família R Flex já citado antes e o 2 litros 16V da família K, o famoso K20 exclusivo do Si e o EXS ganhava o controle de tração e estabilidade disponível para o Si já no lançamento deste.

                                                        
Nova grade dianteira e pequenas mudanças no para-choque aqui o Si com motor 2 litros 16V de 192CV 

Aqui de traseira o EXS com motor 1.8 16V Flex de 138CV com gasolina e 140CV com álcool 

E vale lembrar que o Civic foi líder do seu segmento no ano de 2007 e 2008, em 2009 perdia para o Corolla de novo e em Janeiro de 2010 inaugurando a linha 2010 o Civic ganhava a versão LXL entre a LXS e a EXS, com duas opções de câmbio: manual ou automático de cinco marchas e o motor 1.8 16V das versões LXS e EXS e em Outubro de 2010 na linha 2011 sem mudanças.

                                         CIVIC IX GERAÇÃO(QUARTA COMO NACIONAL) 
                                                           

Em dezembro de 2011 como linha 2012 chegava IX geração do Civic, que á quarta como nacional, era uma profunda reforma visual sobre a VIII geração, bom vou dizer uma coisa: visual  é questão de gosto, os dois primeiros eram bem elegantes, mas conservadores, mas a terceira entrava no futurismo exagerado, aqui acabou não sendo nenhuma coisa e nem outra, mas trouxe novidades no decorrer da sua carreira, no caso ele media 4.52 metros de comprimento, 1.75 metros de largura, 1.45 metros de altura e 2.67 metros de entre -eixos, ou seja manteve largura e altura da geração anterior, mas perdeu entre - eixos e ganhou comprimento, ele veio nas versões LXS,LXL e EXS, duas opções de câmbio: manual ou automático de cinco marchas e o motor era o i-VTEC 1.8 16V da família R com 17.5KGFM a 4500RPM e 139CV a 6500RPM com gasolina e com álcool passava a 17.7KGFM e 140CV nas mesmas rotações e a versão Si dava adeus ao mercado e a novidade era o sistema Econ para economizar combustível.  Em Outubro de 2012 chegava a linha 2013 e nada muda no Civic e é apresentado o Civic 2 litros FlexOne(sim, o motor que estaria no carro da avaliação), em Janeiro de 2013 chegava a linha 2014 do Civic as versões LXL e EXS viram LXR e EXR e a reboque trazem o motor i-VTEC 2 litros 16V Flex One(que dispensa o reservatório de partida á frio) de mesma concepção do 1.8 16V ele gerava 19.3KGFM a 4800RPM e 150CV a 6300RPM e com álcool gerava 19.5KGFM a 4800RPM e 155CV nas mesmas rotações e o LXS mantinha o 1.8 16V, mas ganhava o câmbio manual de seis marchas. Em Agosto de 2014 na linha 2015 o LXS ganhava o sistema que dispensava o reservatório de partida á frio ao motor 1.8 16V e na mesma época chegava importado do Canadá , o Coupé Si com motor 2.4 16V i-VTEC nesse caso o famoso K24 que gerava 23.9KGFM a 4400RPM e 208CV a 7000RPM estava menos girador, mas com mais torque, em Maio de 2015 ele ganhou um facelift com nova grade dianteira, faróis e para-choques e sem mudanças mecânicas mecânicas e em Janeiro de 2016 o Si deixa de ser importado.

                                                   X GERAÇÃO(A QUINTA E ÚLTIMA NACIONAL)
Já dei muitos detalhes acima, ele chegou ao mercado em Julho de 2016 como linha 2017 e os motores já foram citados acima. Em Outubro de 2017 na linha 2018 nada muda. Em Abril de 2018 chegava o Si Coupé importado do Canadá, com câmbio manual de seis marchas e o motor 1.5 16V Turbo Earth Dreams do Touring, mas calibrado para gerar 26.5KGFM a 2100RPM e vai até 5000RPM e 208CV a 5700RPM, mas o câmbio era muito longo e ele chegou até a andar atrás do Touring. Em Outubro de 2019 veio o facelift nos modelos nacionais Sport, EX, EXL e Touring e bem discreto, a novidade era o fim do câmbio manual de seis marchas, apenas o CVT estava disponível e em Agosto de 2020 chegava o Si importado do Canadá com câmbio mais curto e em Fevereiro de 2021 o Si dava adeus ao mercado brasileiro e o cupê deixava de ser produzido no Canadá e em Dezembro de 2021 é vez do Civic nacional deixar de ser produzido e os estoques duram até Abril de 2022 quando deu adeus em definitivo, o Civic XI geração chegou como importado, mas híbrido e vendido em apenas sete cidades do país.

                                                                  FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica, injeção multltiponto e flex
CILINDRADA: 1997cm3
DIÂMETRO X CURSO: 81 X 96.9mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,6:1
POTÊNCIA: 150CV a 6300RPM com gasolina e 155CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:19.3KGFM a 4800RPM com gasolina e 19.5KGFM com álcool nas mesmas rotações
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas e tração dianteira 
CARROCERIA: Sedã, quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.64 metros, largura 1.80 metros, altura 1.43 metros e entre -eixos 2.70 metros
PESO: 1291KG
PESO/POTÊNCIA: 8.6KG/CV com gasolina e 8.3KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 66.9KG/KGFM com gasolina e 66.2KG/CV com álcool
VOLUMES: Porta-malas 519 litros e tanque de combustível 56 litros
SUSPENSÃO: Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: McPherson
TRASEIRA: Multlink 
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS, EBD, ESP, Controle de tração e Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17, 215/50/R17 
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatório por lei), Lateral/cortina, Alarme, Ar Condicionado automático digital dual-zone, Coluna de direção regulável, Central Multimídia de 7 polegadas, Direção Elétrica, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Vidros/Travas e Espelhos elétricos.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Como é usado não tem
PREÇO: R$103.310 

AGRADECIMENTOS AO MEU IRMÃO PELO CARRO CEDIDO E PELO ATÉ DIGAMOS, ATENDIMENTO EXCELENTE.




                                                        

                                                  
                            
                                                    


                                               


                                                          

                 








                                             


                                                                               





                                                                 




                                                         







                                                          




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