AVALIAÇÃO: NISSAN SENTRA EXCLUSIVE : VENDO OPORTUNIDADES NA CRISE

                                                           

NOVO SENTRA ENTRA NO MERCADO APROVEITANDO ESPAÇO DEIXADO PELO CIVIC NACIONAL E AGRADA AO VOLANTE 

Indo ver o novo Sentra, me lembro de quatro fases aqui que vou citar ao decorrer da matéria vou colocar cada uma deles.

"Não tem cara de tiozão" (a segunda geração do Sentra vendida no Brasil tinha essa música)
"Sintoma da crise"
"Crise é oportunidade"
"O que é bom para os EUA é bom para o Brasil" (esse frase discordo totalmente, mas o Sentra gosta de dizer que no caso dele é correta).

  Em Janeiro a Nissan soltou um teaser que no final de Março chegaria o novo Sentra ao mercado brasileiro, essa notícia surpreendeu todo mundo, afinal eu particularmente pensava que a Nissan seria mais uma a sair fora do mercado de sedãs médios, mas aí entra o "sintoma da crise", é inegável que os sedãs médios vivem uma crise, por causa dos utilitários esportivos compactos e alguns médios. Chegou ao fim de Março foi a concessionária Globo Nissan, falei com o seu Erico e aí ele mostrou o Advance que chegou as lojas e dei uma olhada e pedi se tinha o test-drive, ele falou que ainda não chegou, mas estava para chegar e que quando chegar poderia fazer poderia fazer o test-drive e aí veio que nos dias 14 e 15 teria um evento com test-drive só que no dia 14 de Abril choveu e se tornou inviável e aí fui na segunda-feira e aí ele mesmo me avisou que já tinha chegado o test-drive, mas que foi usado para uma gravação e aí falei que chegaria na sexta-feira, só que eu que escrevo aqui esqueci que era feriado e aí deixei para ir na segunda-feira seguinte e na segunda-feira seguinte fui e fui lá e vi o carro na concessionária e aí ele falou que podia fazer o test-drive só que ele iria depois, ele me autorizou a tirar algumas fotos e estava aberto.

    Vamos lá aqui duas expressões: "Sintoma da crise" a decisão da Honda de não produzir o Civic XI(a quarta feita localmente) no Brasil e importar da Tailândia, considerando os volumes de vendas que o Civic X (a quinta e última feita localmente) tinha é a perfeita expressão de "crise é oportunidade" e aí a Nissan viu uma oportunidade perfeita de pegar alguns orfãos destes: lançar a nova geração do Sentra no Brasil, o que para muitos é um erro, na verdade é um acerto e lógico hoje só tem três sedãs médios como você vai ver, já falei do Civic Híbrido e também temos o Jetta que só vem na versão GLI que é um esportivo, então são cartas fora do baralho digamos assim.

                                                            
O Teto preto fica melhor ao vivo do que em fotos.

POR FORA: O Novo Sentra chega ao Brasil em uma nova plataforma, a CMF-C/D que depois eu vou citar em detalhes e quais são os modelos da aliança que compartilham essa plataforma, ele mede 4.65 metros de comprimento, 1.82 metros de largura, 1.46 metros de altura e 2.71 metros de entre -eixos, o visual na dianteira é bonito  com a grade bem destacada, segundo a Nissan é o Emotional Geometry Design, a linguagem visual presente nos modelos da marca, lógico que tanto aqui como no Versa bem mais, mas presente também em Frontier e Kicks, mas em menor medida e presente no Leaf também, na lateral as linhas formam um belo conjunto, o teto preto em fotos não fica aquelas coisas, mas melhor ao vivo, mas caso não queira é só pegar as cores com cor integral e na traseira linhas modernas das novas lanternas traseira, tampa do porta-malas, enfim o Sentra é tudo novo, inclusive a plataforma, suspensão e lógico o motor embora digamos atualizado, é novo, mais á frente eu explico.

                                                           
Na traseira visual de linhas bonitas, como na dianteira e..

Também nas laterais, mas teto preto é melhor ao vivo.


Esclarecendo: nada contra teto preto em si, o que me pegou foi um sedã com isso, afinal não estava acostumado, de qualquer forma a música "Não tem cara de Tiozão" criada para o Sentra 2008 encaixa bem aqui, lógico existe carros que são conservadores no visual e são bonitos, existem carros que ousam demais e pagam o preço, mas aqui não: consegue ser um visual jovem, mas sem apelar para excessos e com isso fica bonito e agora vamos ver contra o antecessor feito na plataforma C da aliança Renault-Nissan e também contra os rivais.

NISSAN SENTRA SL 2 LITROS 16V (modelo antigo)

Comprimento: 4.64 metros      Largura: 1.76 metros    Altura: 1.50 metros    Entre -eixos: 2.69 metros

TOYOTA COROLLA ALTIS 2 LITROS 16V 

Comprimento: 4.63 metros    Largura: 1.78 metros    Altura: 1.45 metros    Entre -eixos: 2.70 metros

CHEVROLET CRUZE PREMIER 1.4 16V TURBO 

Comprimento: 4.66 metros    Largura: 1.81 metros   Altura: 1.48 metros     Entre - eixos: 2.70 metros 

Na comparação com o antecessor ele é 1cm mais comprido, 6cm mais largo, 4cm mais baixo e 2cm maior no entre -eixos, ou seja tirando a altura que baixou uma tendência na industria em geral, ele aumentou em todas as dimensões, contra os rivais é 1cm menor que o Cruze e 2cm maior que o Corolla, é mais largo que os rivais sendo 1cm mais largo que o Cruze e 4cm mais largo que o Corolla, na altura ficou 1cm acima do Corolla e 2cm mais baixo que o Cruze e tem o maior entre -eixos: 1cm maior que os seus rivais. 

                                                                  
Lanternas traseiras bonitas e invadem a tampa do porta-malas 

Faróis Full-LED com DRL 

Como eu já disse o modelo é feito na plataforma CMF-CD na fábrica da Nissan de Aguascalientes, capital do estado mexicano com o mesmo nome e todos os Nissan mexicanos vendido aqui vieram de lá, com exceção da Frontier de 2017 até 2018 que vinha de Cuernavaca, que é a capital do estado mexicano de Morelos, essa plataforma serve na Nissan no exterior as duas últimas gerações do Qashquai(que se chamava Rogue Sport nos EUA), as duas últimas geração do X-Trail(que se chama Rogue nos EUA), ao Pulsar(Hatch médio vendido na Europa que é Tiida em alguns mercado asiáticos), na Mitsubishi serve ao Outlander recém-lançado e na Renault serve ao Escape V, Kadjar, Talisman, Mégane IV, Scénic IV, Koleos, Espace IV, Austral e Kangoo III, nenhum desses modelos com excessão do próprio Sentra é vendido no Brasil, lógico tem nomes familiares como Tiida e X-Trail, mas não é as gerações que foram vendidas no meio da década de 2000, não tem nada haver, são outras gerações bem mais modernas. O próprio Sentra se chama assim nas Américas e Sylphy na China.

                                                          
Faróis de neblina em LED 

POR DENTRO: Entrando no interior parece ser digno de GT-R, praticamente dá para dizer que é um carrão, desculpe a força da palavra, mas enfim o interior é o que a Nissan chama de Premium Exicitament que dá um interior digno de carros mais caros, ele vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/cortina, Alarme, Ar Condicionado automático digital dual-zone, Coluna de direção regulável, Central Multimídia  de 8 polegadas, ESP, Controle de tração(chamado de VDC pela Nissan), Hill Holder(HSA na Nissan), Direção Elétrica, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Alerta avançado de colisão frontal(i-FCW ou alerta de frenagem de emergência), Alerta de objetos no banco traseiro, Alerta de tráfego cruzado traseiro(RCTA), Alerta inteligente de atenção do motorista(I-DA), Alerta inteligente e assistente de prevenção de mudança de faixa(LDW+I+LI), Assistente inteligente de frenagem(FEB ou frenagem de emergência), Monitoramento de ponto cego(BSW) e Visão 360 graus com detectção de objetos em movimento(AVM+MOB), Piloto automático adaptativo chamado de ICC pela Nissan a lista é grande? e olha que não acabou ainda tem a segunda parte, o Toyota Corolla Altis Premium custa R$176.190 a mais e a mais tem apenas o Air Bag de Joelhos e a Central Multimídia é de 8,9 ou 10 polegadas aí depende do gosto e bolso do freguês ficando mais ainda mais caro que o Sentra e deve câmera 360 graus e alerta de tráfego cruzado traseiro e o Chevrolet Cruze Premier 1.4 16V Turbo custa R$178.050 custa R$5.000 a mais que o Sentra e deve Frenagem de emergência, Piloto automático adaptativo, Visão 360 graus e só tem o Easy Park que é estacionamento automático, aliás você está pensando: o Sentra tem "freio de pé" e eles tem freio de mão eletrônico? resposta: Não, Cruze e Corolla tem freio de mão por alavanca mesmo e a própria central multimídia é de 8 polegadas. Já a instrumentação é bonita mesmo sendo analagógica, embora agora tenha tela de TFT de 8 polegadas e lógico com boa visualização, mas falhei aqui: deveria ter batido a foto com o carro ligado e bati com o desligado, mas fou deixar uma foto para ilustar.

                                                             
A Central multimídia de 8 polegadas 

Aqui a tela de TFT iluminada(aqui usei uma foto da Nissan mesmo)

Painel com boa visualização nos instrumentos e boa leitura 

Agora no espaço interno, ele continua se destacando, com o banco na minha posição sobra um espaço gigantesco dá para dizer que é um latifúndio e com o banco recuado ainda sobra dois dedos, considerando que é um banco elétrico e eles recuam muito é ótimo, ou seja o espaço interno é muito bem aproveitado, de fato aqui ele manteve uma das qualidades da geração anterior: espaço interno.

                                                      
Com o banco recuado ainda sobra espaço para minha pessoa 

Já com o banco na minha posição é uma latifúndio 

E os outros itens de série são: Rodas de liga-leve aro 17, Acabamento Premium na Cor Sand(aliás muito bonito que reforça o interior de GT-R), Abertura e fechamento das portas, porta-malas e acionamento do alarme através de chaves, Apoio e cinto de segurança para todos os ocupantes(esse obrigatório por lei), Banco do motorista com regulagem elétrica, Banco traseiro bipartido e dobrável, bancos dianteiros aquecidos, Bancos com tecnologia Zero Gravity, Câmbio com acabamento Premium, Chave presencial inteligente i-key, Comando interno da tampa do porta-malas e tampa de combustível, Computador de bordo com funções de medição de consumo médio, tempo de viagem, velocidade média, temperatura externa, aviso de portas abertas, quilometragem total e parcial, Console central dianteiro com tampa apoio de braço integrado, Console central traseiro com tampa e apoio de braço integrado, Faróis automáticos inteligentes, sensor crescuspular, Luz de leitura para bancos dianteiros e traseiros, Luz de porta-malas, Modo de condunção(ECO,Normal e Sport), Painel de instrumento com tela de TFT de 7 polegadas, Porta USB dianteiro tipo A e Tipo C, Porta USB traseiro Tipo A, Porta-copos dianteiros integrado ao console central, Porta-copos traseiros integrados ao descança braço, Porta-luvas com sistema de amortecimento, Porta objetos nas laterais das portas dianteiras e traseiras, Porta Óculos, Retrovisor interno eletrocrômico, Retrovisor externo eletricamente rebatível, Saída com tomada de 12 volts, Sistema eletrônico de ignição(push-start), Termometro externo, Teto Solar elétrico, Trocas de marchas no volante(Paddle shift), Volante com acabamento Premium, Volante multifuncional, Ajuste de altura dos faróis dianteiros, Faróis dianteiros Full LED com DRL, Faróis de Neblina em LED, Maçanetas e retrovisores na cor do veículo, Alerta de cinto de segurança destravado(frontal e traseiro), Cinto de segurança de três pontos para todos os ocupantes, Controle dinâmico de chassi, IsoFix, assistência de frenagem no ABS(BA na Nissan o popular EDB), Indicador de pressão de pneus(TMPS), Limpador de para-brisa intermitente e variável, Roda e pneu reserva(sim o estepe), Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, Antena, Bluetooh com comando no volante, Sistema de som Bose com oito alto-falantes, a central multimídia conta com rádio AM/FM/MP3 Player, Android Auto, Apple Car Play, Android Auto, entrada auxiliar para MP3 Player e USB ele é bem completo e sem opcionais, aliás só as cores que depois eu vou citar, mas a cor Branco Diamond com o teto Preto Premium o carro avaliado custa R$176.290

                                                               
Botão de liga/desliga 

O seu porta-malas é de 466 litros, agora vamos ver em comparação a geração anterior e aos rivais.

NISSAN SENTRA SL CVT (Geração antiga): 503 litros
TOYOTA COROLLA ALTIS FLEX: 470 litros
CHEVROLET CRUZE PREMIER 1.4 16V TURBO: 440 litros

Ok, houve perda de 47 litros em relação a geração passada, mas ainda assim dá e sobra para uma família tranquilamente e contra os rivais só ficou 4 litros atrás do Corolla e 26 litros á frente do Cruze, com isso a média do segmento é de 458.6 litros, ou arredondando: 459 litros está acima da média, dá para dizer que tem "gordura para queimar" e aí entra na frase "O que é bom para os EUA é bom para o Brasil" sempre discordo radicalmente dessa frase, agora no caso do Sentra parece que essa frase é válida: afinal é o mesmo Sentra vendido aqui e lá e detalhe: na geração passada tínhamos um modelo melhor que os norte-americanos equivalente(depois eu vou deixar a matéria sobre a geração antiga). Voltando ao porta-malas é maior que 90% dos utilitários esportivos compactos vendidos no Brasil até alguns médios

                                                         
O seu porta-malas leva 466 litros, é menor que a geração antiga, mas ainda assim dá e sobra para uma família e é excelente 

MECANICAMENTE: O câmbio é o CVT X-Tronic que simula oito marchas que é o mesmo dos Renault TCe, mas com calibração ajustada para a configuração aspirada, no caso aqui se trata do 2 litros 16V da família MR que recebeu alterações bem grandes, lógico ele continua com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, mas agora passou a funcionar em ciclo atinkson e não mais em ciclo otto para consumir menos e recebeu injeção direta e com isso se chama agora MR20DD ou se preferir Di-G e lógico movido apenas á gasolina, pelo volume que a Nissan pretende vender no Brasil ela viu que não valia apena flexiblizar, ao contrário das gerações passadas e com isso ele gera 20KGFM a 4000RPM e 151CV a 6000RPM. A sua suspensão agora é Independente nas quatro rodas, sendo McPherson na dianteira e Multlink na traseira com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos e os freios são á discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, já vou citar nos motor da geração antiga, no caso da suspensão traseira no modelo antigo era semi - independente com eixo de torção e no caso dos rivais o Corolla a suspensão traseira segue o mesmo esquema tático do novo Sentra e o Cruze é semi-independente com eixo de torção e os freios seguem o mesmo esquema tático. Agora vamos ver a geração antiga e os rivais.

NISSAN SENTRA SL CVT 2 LITROS 16V
CÂMBIO: CVT X-Tronic com função D-Step que simula seis marchas
MOTOR: 2 litros 16V da família MR é basicamente a mesma concepção do novo motor, mas opera em ciclo otto e a injeção é multiponto e é flex
POTÊNCIA: 140CV a 5100RPM nos dois combustíveis
TORQUE:20.1KGFM a 4100RPM nos dois combustíveis

TOYOTA COROLLA ALTIS PREMIUM 2 LITROS 16V 
CÂMBIO: CVT que simula dez marchas
MOTOR: Dynamic Force 2 litros 16V da nova família M da Toyota com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, injeção direta e injeção indireta e flex
POTÊNCIA: 169CV a 6600RPM e com álcool vai 177CV nas mesmas rotações
TORQUE: 21.4KGFM a 4400RPM nos dois combustíveis

CHEVROLET CRUZE PREMIER 1.4 16V TURBO
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 1.4 16V Turbo da família SGE da GM(Small-Global-engine) com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, Turbo, intercooler e injeção direta.
POTÊNCIA: 150CV a 5600RPM com álcool vai 153CV nas mesmas rotações
TORQUE:24.1KGFM a 2100RPM com gasolina e 24.5KGFM a 2000RPM com álcool 

Vamos esclarecer: como o novo Sentra não roda com álcool é lógico que perderá para os rivais, mas vamos comparar os rivais com gasolina para ter uma comparação mais mais justa, vamos lá: em comparação a geração antiga, perdeu muito pouco no torque: 0.1KGFM e ganhou 11CV, agora já conta os rivais no torque ele ficou 1.4KGFM atrás do Corolla e 4.1KGFM atrás do Cruze, mas esse foi ajudado pelo turbo e na potência, ele tem 1CV a mais que o Cruze e lógico aí infelizmente fica 18CV atrás do Corolla, talvez a injeção dupla do Toyota.

                                                        
O motor 2 litros 16V agora tem injeção direta e gera 151CV e movido apenas a gasolina 

ANDANDO COM ELE : Fui fazer as fotos, o seu Erico, aliás tenho que agradecer o excelente atendimento prestado dele e da Globo Nissan, e fiz a foto e ia fazer o espaço interno e ele chegou "Vamos, que tenho que pegar o gerente num lavacar", então era hora de aproveitar, lógico nem mexi nos modos, deveria ter mexido, mas tive que sair e lógico apertei para ligar o carro e fui soltar o freio de pé, apertei com força e o freio não se movia "é só dar um toque", afinal faz tempo que não ando com carro de freio de pé, afinal o último foi o Nissan Leaf e aí deu um toque e aí saiu, lógico antes disso puxei a alavanca P, N,R e D e puxei no D e fui sair da Globo Nissan e lógico como havia obras do lado, então fui devagar e aí vi a entrada da Beira Mar e lógico tive que esperar o trânsito gigantesco, afinal o sinal abriu, depois abriu um espaço para entrar e entrei lógico estava em obras na outra faixa, mas na minha faixa estava livre e sem carro fiz um kickdown e até eu tive uma(falsa diga-se) de um leve delay, bem pequeno, mas logo o carro respondeu bem e chegou aos 60KM/H tranquilamente(limite da via) e aí mantive a velocidade e tranquilo, o mais interesssante é que a 60KM/H apareceu algo do CVT, mas digo é normal, mas ainda assim é um motor que responde bem, não a nível dos motores turbo de hoje e dentro um aspirado ele responde bem(esclarecer o motor mesmo aspirado é moderno com injeção direta) e aí o Erico, me apontou "entra nessa entrada" sai de Accioni Souza Filho ou avenida Beira Mar de São José e aí entrei na cinco de novembro e na cinco de novembro entrei na Presidente Kennedy que vira Joaquim Vaz e aí sem carro na frente, dei um kickdown e ele respondeu prontamente sem delay(ou suspense) foi direto(por isso que disse foi uma falsa impressão antes), lógico não tem aquela "patada" dos turbos, mas responde muito bem e o câmbio CVT(eu acho que estava em modo normal) responde as vontades do motorista e lógico aí alivei e fui a 50KM/H, a suspensão parece lembrar um pouco o antigo Civic X nacional, é sincera, nota que tem uma irregularidade, mas não entrega em formas de pancada, digo que até mais macio que o Civic nacional, mas ainda assim conseguiu um equilibrio bom entre conforto e esportividade, o antigo era totalmente voltando ao conforto, acredito que foi depropósito: pegar clientes que se sentiram "abandonados" pela Honda, afinal pode ser que algum vai ir para o HR-V Turbo, outro talvez se sinta convencido a andar no City um carro inferior e outros vão acabar indo atrás de opção, o natural seria ir atrás do Toyota Corolla e até mesmo do Chevrolet Cruze e aí chegada do novo Nissan Sentra coloca mais uma opção na mesa e lógico aí fui seguindo a 50KM/H e ritmo normal, mas existiu algo bem estranho em minha direção uma pessoa vinha com equipamento de obra que sinceramente não sei, a única coisa que posso dizer que o cara estava com colete e na minha direção contrária e ocupava metade de um carro e aí fui e aí vi que na faixa ao lado não via carro e tomei a decisão de ir no lado e aí o seu Erico "Desse jeito me assustou o meu coração"  e lógico fiz um kickdown antes, mas tudo bem o seu Erico, sempre prestou atendimento excelente e erros fazem parte(aliás até a critica foi de maneira educada, diga-se), mas lógico aí foi por algo imprevisto e voltei a minha faixa e segui normal, lógico não queria assustar mais ninguém então fui no ritmo normal e aí ele mencionou quando for o lavacar pode ir na faixa do lado e aí ele acabou mencionando e aí posicionei o carro e o gerente entrou, mas ele tinha pedido para mim destravar a porta, confesso que procurei o botão, mas ele disse "nem precisa já está destravado" e aí o gerente entrou, lógico fui numa direção mais conservadora para não dar sustos e fui seguindo e aí fui entrar no sinal dei uma leve acelerada(não fiz kickdown) e aí entrei na rua que dá José Francisco Duarte, aliás o gerente que estava no banco traseiro nem reclamou do espaço e fui seguindo pela Beira Mar de São José até a Globo Nissan, lógico fui seguindo o fluxo e ele responde bem, mas apesar de estar o trânsito livre não quis dar sustos em vendedor e gerente, então resolvi ir normal, lógico o interior é digno do GT-R e o desempenho é bom, lógico não a nivel do GT-R e lógico por ser aspirado não tem a "patada" dos turbo, mas responde bem e aí eu entro na entrada que dá acesso a Globo Nissan e aí estaciono onde está o carro e tiro as fotos.

                                                             
O câmbio é o CVT que simula oito marchas e está em excelente posição 

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$173.290 com interior claro, é mais barato que os seus rivais, R$3.000 a menos que um Corolla Altis e R$5.000 a menos que o Cruze Premier e de quebra mais equipado que os rivais, o consumo urbano é de 11KM/L e 13.9KM/L na rodovia e lógico ele só roda com gasolina e agora vamos contra os rivais, mas vale lembrar que aqui vamos colocar números com gasolina e da geração anterior apenas números com gasolina.

NISSAN SENTRA SL 2 LITROS 16V CVT 
Consumo urbano: 9.9KM/L
Consumo rodoviário: 12.7KM/L

TOYOTA COROLLA ALTIS 2 LITROS 16V CVT
Consumo urbano: 11.9KM/L
Consumo rodoviário: 14.2KM/L

CHEVROLET CRUZE PREMIER 1.4 16V TURBO
Consumo urbano: 10.5KM/L
Consumo rodoviário: 13.9KM/L 

Note que em comparação a geração antiga foi 1.1KM/L mais econômico na cidade e 1.2KM/L mais econômico na rodovia, graças ao motor rodar em ciclo atinkson e principalmente a injeção direta e lógico ele tem um desempenho melhor que o antigo(que já era bom, diga-se) agora ficou 0.9KM/L atrás do Corolla na cidade e 0.5KM/L á frente do Cruze na cidade, mas aí tem a injeção dupla do Toyota e na rodovia empatou com o Cruze e perdeu por apenas 0.3KM/L do Corolla.

   E aí se tivesse R$173.300 você compraria? A resposta é sim, gostei do acabamento(do nível de carro mais caros do que ele e esse interior claro faz parecer o GT-R), o bom desempenho do motor aspirado de injeção direta(ok, não pode comprar o torque dos modelos turbo, mas considerando que aspiração natural está ótimo e melhor que a geração anterior e lógico muito melhor que o 1.6 16V na linha Nissan abaixo dele, o que é natural), excelente espaço interno, bom porta-malas(menos que o antigo, mas ainda assim melhor que 90% dos suvs), pacote de equipamentos excelente, aliás é mais barato e mais equipado que os rivais, bons números de consumo, querendo ou não, os 11KM/L para um motor 2 litros na cidade estão ótimos, visual bonito, você pode até alegar que parece o Versa novo, sim é verdade, mas não foi o Versa que inspirou e sim ao contrário: foi o Sentra que inspirou o Versa, só que esse último chegou primeiro ao Brasil, o que pesaria contra? olha não vi nada que o prejudica-se, afinal é um segmento que mesmo em crise, ainda é díficil achar algo para criticar de grande monta, lógico muitos podem reclamar do "freio-de-pé" mas eu não: afinal Cruze e Corolla tem freio de mão tradicional, então elas por elas aqui. Lógico o único sedã médio que tinha freio de mão "eletrônico" se foi: o Civic nacional tinha, o Jetta GLI esquece é esportivo o e o Civic Híbrido atual é importado é e vendido só em sete concessionárias e Florianópolis e São José não foram incluidas. Lógico lembro que na matéria do Kicks eu falei que só falta uma opção mais potente para ele, mas a Nissan resolveu isso: dando um carro melhor que ele e melhor que o Sentra antigo e detalhe: todas as 100 unidades da pré-venda foram vendidas num dia. Esclarendo: Não estou desmerecendo o Kicks longe disso, querendo ou não o Sentra é melhor que qualquer suv compacto ou até médio, tirando é claro a altura do solo. E o motor só a gasolina? bem acho que fora do interior de SP ou até mesmo algumas regiões do nordeste, acho que ninguém roda com álcool, então na maioria acaba sendo desnecessário e considerando o volume de vendas pretendido pela Nissan acabou não compensando o investimento, acredito eu.

  E o modelo vem nas versões Exclusive com Interior preto: R$171.390 só fica o interior preto, ele é bem refinado, sim inclusive tenho uma curiosidade: quando fui ver o carro e o test-drive não estava na concessionária e ele me mandou olhar o Exclusive no Showroom fui ver a roda e tudo, "ué" e aí eu perguntei para o seu Erico e ele me respondeu "vê o teto" e aí fui ver realmente o Exclusive estava no showroom com Teto Solar e aí lógico não dá digo:aparência de GT-R, mas ainda assim é mais sofisticado que muito carro mais caro, ou seja mantém todos os equipamentos da Exclusive com interior claro e só muda o interior. Sobre a roda e a Advance a e Exclusive tem rodas iguais(e bonitas) e aí a fica do seu jeito em cada detalhe.

    E tem a versão Advance que perde Teto Solar, câmera 360, monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e alerta de prevenção e mudança de faixa inteligente e aí custa R$148.490, mas mantém os seis air bags, o ar condicionado dual-zone, Banco com regulagem elétrica, ESP, Alerta de frenagem e frenagem de emergência.

   O modelo vem nas cores: Preto Premium que a cor de série, a Prata Classic que acrescenta R$2.000 ao modelo, a Branco Diamond com Teto Preto Premuim(a cor do modelo avaliado) e Cinza Grafite com Teto Preto Premium e aí essas duas acrescentam R$2.000 respectivamente.  Agora para recapitular as quatro frases:

1 Não tem cara de tiozão: Olha não acho problema um carro ter um visual conservador e bonito, caso da própria geração passada do Sentra, lógico tem carro que cai no futurismo exagerado, existe vários exemplos por aí, mas aqui no Sentra é um visual ousado, bonito e sem cair exageros futuristas e lógico a música é lembrando a propaganda do Sentra de duas gerações atrás(2007-2013 com um facelift em 2010).

2 Sintoma da crise: Sim, existe várioas sintomas das crise do sedãs médios, o primeiro deles é não produção XI geração do Civic no Brasil e importação da Tailândia, a segunda é só ter três modelos desse categoria disponível, quatro se contar o Jetta GLI que é esportivo e o Civic Híbrido, então tira esses só resta três, dada a digamos a demanda pelos SUVs que acabou indo em cima deles e próprio Sentra vir com só motor á gasolina, ao passo que na geração passada teve motor 2 litros 16V Flex exclusivo para o mercado brasileiro(o resto do continente tinha o 1.8 16V á gasolina inclusive os norte-americanos, acabaram ganhando opção do 1.6 16V TCe para as versões SR e Nismo, mas aí é outra conversa, as versões normais que são equivalentes a vendida no Brasil sempre com o 1.8 16V).

3 Crise é oportunidade: No caso da Nissan foi .Afinal a não produção da XI geração do Civic no Brasil, abriu um espaço para pegar alguns clientes que setirem orfãos e a Nissan viu a oportunidade além é claro de manter os clientes antigos do Sentra e ainda sendo otimista: pode até pegar orfãos de outros sedãs médios que saíram de cena no mercado,  vender mais que o Corolla é quase impossível, mas o Cruze é bem provável que consiga vender mais que o sedã da Chevrolet. 

4 O que é bom para os EUA é bom para o Brasil. Bom eu discordo dessa frase radicalmente, mas o Sentra parece que no caso dele, faz eu abrir exceção: concordo no caso do Sentra seja na geração passada e agora na geração dessa avaliação, afinal ele é o mesmo aqui no Brasil, EUA, Argentina etc... ou seja: o mesmo motor 2 litros de injeção direta, o freio de pé e tudo, lógico muita gente pergunta do 1.3 16V TCe, mas respondo: os norte-americanos não tem essa opção e lógico a sócia Renault importada nos suvs/picape brasileiros o motor da Espanha, então a logística ficaria complicada, mesmo se fosse feito no Brasil não seria uma logística simples, afinal iria para o México e voltaria debaixo do capô,(sim a Nissan fez isso no March 1 litro 16V de 2011 até 2014 com motor Renault enviado ao México, mas o volume de vendas compensava isso) então o 2 litros 16V que me parece que é feito no México então é  tranquilo, ou seja o mesmo Sentra que os norte-americanos dirigem, os brasileiros também.

                                                                  
Teto Solar 

Freio de "pé" 

Acabamento deixa digno de um GT-R




                                                            FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, injeção direta á gasolina.
CILINDRADA: 1997cm3
DIÂMETRO X CURSO: 84 X 90.1mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 9,7:1
TORQUE: 20KGFM a 4000RPM
POTÊNCIA: 151CV a 6000RPM
CÂMBIO: CVT que simula oito marchas e tração dianteira 
CARROCERIA: Sedã, quatro portas e lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.65 metros,  largura 1.76 metros, Altura  1.50 metros, entre -eixos 2.70 metros 
PESO: 1405KG 
PESO/POTÊNCIA: 9.3KG/CV
PESO/TORQUE: 70.2KG/KGFM 
VOLUMES: Porta - malas 66 litros e tanque de combustível 47 litros
SUSPENSÃO: Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: McPherson
TRASEIRA: Multlink 
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS, EBD, ESP, Controle de tração, Hill Holder e frenagem de emergência
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17, 215/50/R17 
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal/lateral/cortina, Alarme, Ar Condicionado digital dual-zone, Central Multimídia de 8 polegadas, Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, monitoramento de ponto cego, visão 360 graus, Alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Alerta de mudança de faixa inteligente com prevenção de mudança de faixa, Alerta de tráfego cruzado, Alerta inteligente de atenção do motorista, Alerta de objetos em movimento e alerta de objetos no banco traseiro
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Apenas as cores com exceção da Preto Premium e pode vir a ser bicolor, dependendo da escolha do cliente.
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$ 173.290(versão com interior Premium)

AGRADECIMENTOS A GLOBO NISSAN E AO ERICO PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO, PELO CARRO CEDIDO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO! 

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