AVALIAÇÃO: NISSAN VERSA EXCLUSIVE 1.6 16V CVT: SINAL DE MATURIDADE

                                                

SEDÃ COMPACTO DA NISSAN MOSTRA QUE NÃO PRECISA DE UM MOTOR TURBO  PARA AGRADAR AO VOLANTE 

O Versa estreou no Brasil em 2011 na primeira geração, dono um excelente espaço interno e porta-malas, mas visual feio, totalmente desporcional, em 2015 veio a nacionalização e a produção em Resende-RJ junto com ele veio o facelift, que continou mantendo polêmico, em 2020 chegou a segunda geração de linhas elegantes e lógico teve algo inusitado: o modelo é líder no mercado mexicano e a própria fábrica de Aguascalientes, mal consegue atender o mercado local, então imagina o resto da América Latina, mas mesmo assim marca posição e agora veio um facelift, aliás um expediente que todo fabricante faz ao logo da vida digamos, mercadológica do modelo.

   O lançamento do novo Versa acabou acontecendo ao mesmo tempo que tive que mudar de endereço, então ficou um pouco mais díficil, cheguei na concessionária um dia, mas o modelo recém-chegava na concessionária e ainda estava chovendo(erro meu, ir na naquele dia, afinal dia de chuva inviabiliza tudo) então marquei que viria outro dia, mas compromissos externos não deram e depois de quase um mês, fui até Globo Nissan da praia comprida e ver o novo Versa de novo e pedi se o se o vendedor, o seu Erico, estava lá, mas ele não estava, estava de férias (aliás merecidamente, diga-se) e aí pedi para a moça se podia fazer o test-drive do Versa, ela me encaminhou para outro vendedor e fizemos o test-drive, aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento.

POR FORA: Eu confesso que no lançamento estranhei, mas quando vi uma preta no showroom(aquele dia anterior) o modelo em cor preta fica bonito, mas essa cinza parece não combinar com os detalhes prateados na grade, mas vale lembrar que é uma questão minha, lógico que em termos de visual é mais bonito que a primeira geração e óbvio que nas cores Azul e Preta ele combina, a cinza que não combina muito, mas eu digo que já acostumei, agora não estranho mais e lógico é a indentidade visual da marca, além é claro do novo símbolo, na traseira as lanternas agora são fumê e novo desenho das rodas de liga-leve, o modelo é feito na cidade de Aguascalientes, capital do estado de mesmo nome no Mèxico, onde ele é líder de vendas(ok, você pode alegar que ainda vendem o Versa V-Drive por lá, mas pelo visto acredito que lá seja 50%/50% o que explica a boas vendas da nova geração também), na plataforma V da Nissan que também serve ao Kicks fabricado em Resende-RJ, ele mede 4.49 metros de comprimento, 1.74 metros de largura, 1.47 metros de altura e 2.62 metros de entre -eixos.

                                                             
Na traseira novo layout interno das lanternas, aliás a traseira é bonita

Aqui outro ângulo da traseira 

Confesso que quando eu vi em fotos até estranhei, ao vivo vendo nas cor Preta fica bonito e na cor azul(vi no configurador também), apenas a cor cinza parece não combinar com ele, mas é questão de gosto é uma questão muito pessoal minha que não vai influir em nada no carro e eu já me acostumei.

Agora é hora de ver contra os rivais, lembrando dos rivais de 2020, um deles segue na ativa, dois renovados, um fora de linha e outro perdeu o motor mais potente, o que deixa nas configurações intermediárias, então vamos aos rivais que ele tem agora.

TOYOTA YARIS XLS 1.5 16V CVT 

Comprimento: 4.42 metros      Largura: 1.73 metros     Altura: 1.42 metros     Entre -eixos: 2.55 metros 

VOLKSWAGEN VIRTUS HIGHLINE 200 TSI AUT

Comprimento: 4.56 metros      Largura: 1.75 metros     Altura: 1.48 metros      Entre -eixos: 2.65 metros

CHEVROLET ONIX PREMIER 1 LITRO 12V TURBO  

Comprimento: 4.47 metros     Largura: 1.77 metros     Altura:  1.47 metros     Entre -eixos: 2.60 metros

HONDA CITY TOURING 1.5 16V CVT  

Comprimento: 4.55 metros      Largura: 1.75 metros    Altura: 1.48 metros     Entre -eixos: 2.60 metros

HYUNDAI HB20S PLATINUM PLUS 1 LITRO 12V TGDI

Comprimento: 4.32 metros     Largura: 1.72 metros     Altura: 1.47 metros    Entre -eixos: 2.53 metros 

Ele é o terceiro maior da turma, só perdendo para o Virtus em 7cm e o City em 6cm e maior que o Onix em 2cm, na largura ele fica intermediária, ficando atrás de Virtus, City e Onix e á frente Yaris e HB20, no caso 2cm atrás de City e Virtus e 1cm a mais que o Yaris, ele mede é o segundo mais baixo junto com o Yaris e HB20, ficando 1cm atrás de Virtus e City e 5cm mais alto que o Yaris e tem o segundo maior entre -eixos só perdendo para o Virtus, vencendo em 2cm City e Onix Plus.

                                                               
Lanternas agora fumê 

Rodas de liga-leve aro 17 

Faróis Full Led e detalhes cromados na grade 

POR DENTRO: Dentro ele continua com o acabamento digno de sedã médio e ele é um modelo bem equipado de série, ele vem de série com ABS, Air Bag Duplo frontal(obrigatórios por lei)/Lateral/ cortina, Alarme, Ar Condicionado automático digital, Coluna de direção regulável, Central Multimídia Nissan Connect com 8 polegadas(antes de 7 polegadas), ESP, Controle de tração(chamado de VDC pela Nissan), Hill Holder(HSA na Nissan), Direção Elétrica, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Alerta de atenção do motorista(DAA), Alerta de colisão frontal com frenagem de emergência(FCW/FEB), Alerta de objetos no banco traseiro(Rear Seat alerta), Alerta de ponto cego, Alerta de tráfego cruzado traseiro(RCTA), Detector de objeto em movimento(MOD), Sinal de parada de emergência e câmera 360 graus, aliás vale lembrar que em 2020 com o Safety Shield o Versa inaugurou a assistência completa nos sedãs compactos, Onix tinha alguns e nem tudo isso e próprio HB20S só foi ter agora recentemente que depois eu explico.

                                                             
A Central Multimídia é de 8 polegadas e o acabamento digno de sedã médio 

O velocímetro analógico com conta-giros digital em tela de TFT bonito e de excelente visualização.

Agora vamos ver contras os rivais, o Toyota Yaris XLS deve Frenagem de emergência(só tem o alerta de frenagem), deve câmera 360 graus e alerta de objetos nos bancos traseiros(aliás todos devem) e a própria central multimídia é de 7 polegadas, mas o Toyota tem Air Bag de Joelhos e o preço é de R$126.690 é R$3.000 mais barato que o Versa, mas ele tem outros débitos que depois você vai ver , o Volkswagen Virtus Highline 200 TSI tem a central multimídia de 10.1 polegadas e tem mais que o Versa o ACC e a própria frenagem de emergência com função ré e farol alto com ajuste de automático, mas o preço é de R$138.790 ou seja é R$9.000 mais caro, o Chevrolet Onix Premier 1 litro 12V Turbo que custa R$119.990(preços em Santa Catarina), mas deve Frenagem de emergência, alerta de ponto cego, câmera 360 graus, alerta de tráfego cruzado traseiro, câmera 360 graus, o Honda City Touring 1.5 16V CVT tem a mais que o Versa: ACC, Sistema de manutenção de faixa, farol alto com ajuste automático, só que custa R$137.000, então são quase R$8.000 a mais e a própria central multimídia é de 8 polegadas, o Hyundai HB20S Platinum Plus TGDI que custa R$126.590 ou seja preço exatamente igual ao Versa e o curioso que deve câmera 360 graus, mas tem farol alto adapativo e sistema de permanência de faixa, mas o Hyundai tem outros débitos que você verá depois, tirando o Hyundai: ou são mais equipados e mais caros, ou são mais baratos e menos equipados e olha que o segundo round vem aí, que você verá depois. Já no espaço interno, ele continua uma carro com excelente espaço, no caso na minha posição sobra um verdadeiro latifúndio, lógico não tinha ajustado as costas e ajustei as costas depois, acabei cabendo certinho no carro, com o banco recuado sem sobrar ou faltar e lógico talvez se mantivesse o ajuste talvez entraria no "roça, mas não aperta" bom aí não sei o que aconteceu, pode ser o banco diferente em relação ao modelo 2020, sei lá, mas enfim está assim.

                                                   
Com o banco recuado, me encaixei bem certo(lógico ajustei as costas, que não ajustei antes) 

Já com o banco na minha posição sobra o latifundio.

Agora vamos ao segundo round dos equipamentos: Rodas de liga-leve aro 17, Acabamento com inserções Premium azul ou preto(o modelo da foto era azul, uma tonalidade bem bonita), Abertura interna do porta-malas, acabamento premium  dos bancos(revestimento sintético), Apoio de braço central traseiro, Banco do motorista com tecnologia zero gravity, Banco traseiro rebatível 60/40, Câmbio com acabamento premium, carregador wireless(outra novidade na linha 2024 que aliás era acessório no modelo), Chave presencial inteligente i-key, Comando do piloto automático no volante, Computador de bordo, Console central dianteiro com tampa e apoio de braço integrado, Desembaçador do vidro traseiro com temporizador, Follow me Home, Iluminação interna frontal e central, Indicador de temperatura externa, Painel em tela de TFT de 7 polegadas multifuncional com 12 funções, Para-sol com espelhos para motorista e passageiros, Porta USB dianteiros, Porta-Copos dianteiros(2) integrados ao console central, Porta-Copos(2) integrados ao console central, Porta-malas com iluminação, Porta-Objetos na lateral das portas dianteiras e traseiras, Porta-Revistas nos bancos dianteiro do passageiro, Retrovisor externo com seta de direção com indicação, Sistema eletrônico de ignição(Botão Push/Start), Spots de leitura para motorista e passageiro, Conta-giros(dentro da tela de TFT chamado de tacômetro), Tag sem parar instalada(As condições de uso a contração de serviço podem ser verificados no site www.semparar.com.br/nissan), Tomada de 12V integrada ao console central, Volante Multifuncional, Welcome function, Acabamento prata na manopla, aerofólio traseiro, Antena estilo barbatana de tubarão, assinatura dos faróis DRL em led, Faróis dianteiros em LED, Maçanetas na cor do veículo, Maçanetas internas cromadas, Para-choques na cor do véiculo(frontal e traseiro), Retrovisores rebatíveis, Alerta de cinto de segurança destravado(frontais e traseiros), Apoio de cabeça para todos os ocupantes com regulagem de altura, Bloqueio de ignição através do imobilizador, Câmera de estacionamento traseiro(câmera de ré), Faróis de Neblina, assistência do freio ABS(chamada de BA pela Nissan), Limpador de para-brisa intermitente com controle variável, Piloto automático,Trava das portas , 2 Tweeters, quatro alto-falantes, Android Auto, Apple Car Play e conector USB. Bom agora vamos ver o segundo round, no caso os faróis em Led, City e Virtus tem, mas são mais caros, dos mais baratos apenas o Yaris tem faróis em Led, já HB20 e Onix tem faróis comuns, embora os DRL deles sejam em led, no caso do painel, ok eles não tem a tela de TFT de 10 polegadas do Virtus por exemplo, mas a tela de TFT de 7 polegadas como o Versa, o próprio City também tem, mas aqui ambos são mais caros que o Versa, já o Yaris e Onix tem a tela de TFT de 3.5 polegadas, no caso do Yaris no canto e o Onix no centro do painel e o HB20 tem a tela de TFT de 4.2 polegadas no centro do painel, bem inferior as sete polegadas do Versa, então em resumo é simples: os mais equipados são mais caros e os rivais mais baratos são menos equipados e no caso do HB20S está um débito em relação ao Versa. Jà o seu porta-malas é de excelentes 482 litros, embora na Sense sejam 466 litros, mas enfim a versão avaliada é a Exclusive então com ela que nós vamos. Agora vamos ver a litragem dos rivais. Já o preço do modelo avaliado é de R$131.490 por causa da cor que depois eu cito, é o único opcional.

TOYOTA YARIS XLS: 473 litros
VOLKSWAGEN VIRTUS:521 litros
CHEVROLET ONIX PLUS: 469 litros
HONDA CITY TOURING: 519 litros
HYUNDAI HB20S: 475 litros 

Vamos lá, ele tem o terceiro maior porta-malas com 482 litros, ficando apenas atrás de Virtus e City, ficando 27 litros atrás do City e 7 litros á frente do HB20S, a média do segmento é de 489.9 litros, um pouco abaixo da média, mas mesmo assim dá e sobra para uma família e para as compras do mercado com algumas coisas extras dentro, até vale contar uma situação que passei esses dias atrás, pedi um uber que estava um Versa de geração anterior que tem 460 litros e estava cheio de coisas dentro(eram coisas grandes) e logo viria minha compra dos supermercado, pensei comigo "acho que vou ter que colocar algumas coisas no banco do passageiros como outros carros" e o resultado: coube tudo, se 460 litros dá, imagine com 482 litros! ou seja: dá e sobra tranquilamente.

                                                           
O Porta-malas leva 482 litros dá e sobra para uma família 

MECANICAMENTE: O câmbio é o CVT que simula seis marchas. O motor é o 1.6 16V da família HR da aliança Renault-Nissan com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis só que agora calibrado para novas legislações anti-poluentes que gera 15.2KGFM a 4000RPM e 110CV a 5600RPM e com álcool vai a 15.3KGFM e 113CV nas mesmas rotações, bom ele perdeu 0.2KGFM com álcool e 0.3KGFM com gasolina e perdeu 1CV com álcool e 4CV com gasolina, mas a perda é impercepítivel como você vai ver. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, no caso da suspensão segue a receita dos rivais, no caso dos freios segue a receita dos rivais com exceção do Virtus que traz discos sólidos na traseira, depois coloco, câmbio, motor peso e torque dos rivais.

                                                         
O motor 1.6 16V gera 110CV com gasolina e 113CV com álcool 

Antes como curiosidade fui pesquisar no exterior, no mercado norte-americano/mexicano/canadense é o mesmo motor, mas com mais potência e só movido á gasolina: 118CV e na China não tem e vi na Tailândia ele tem um três cilindros 1 litro 12V Turbo, mas lá gera 100CV e 15.2KGFM, então na calibração deles é melhor ficar com o nosso 1.6 16V, agora se for outra calibração é outra conversa. Mas enfim agora vamos ver o que os rivais oferecem.

TOYOTA YARIS XLS 1.5 16V
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas
MOTOR: VVT-i 1.5 16V da família NR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
TORQUE: 14.3KGFM a 4000RPM com gasolina e 14.9KGFM com álcool
POTÊNCIA:105CV a 6000RPM com gasolina e 110CV com álcool

VOLKSWAGEN VIRTUS HIGHLINE 200 TSI
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 200 TSI da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
TORQUE: 20.4KGFM a 2000RPM-3500RPM
POTÊNCIA: 116CV a 5500RPM com gasolina e com álcool vai a 128CV

CHEVROLET ONIX PREMIER 1 LITRO 12V TURBO
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindro 1 litro 12V Turbo da família CSS Prime/E-Turbo com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo e intercooler
TORQUE: 16.3KGFM a 2000RPM com gasolina e com álcool vai 16.8KGFM
POTÊNCIA: 116CV a 5500RPM

HONDA CITY TOURING 1.5 16V
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas
MOTOR: 1.5 16V DI da família L da Honda com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e injeção direta
TORQUE:15.5KGFM a 4600RPM com gasolina e 15.8KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA: 126CV a 6200RPM

HYUNDAI HB20 PLATINUM PLUS TGDI
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três ciindros 1 litro, 12 válvulas da família Kappa com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
TORQUE: 17.5KGFM a 1500RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 120CV a 6000RPM nos dois combustíveis.

Agora no câmbio temos duas escolas diferentes: CVT e automático de seis marchas, nos motores as marcas japonesas se mantém fiéis aos aspirados e as outras aderiram ao turbo de três cilindros, mas dentro existem algumas coisas: temos o aspirado de injeção direta que é o City e o Turbo de injeção convencional que é o Onix, no torque ele tem o segundo menor torque com 0.9KGFM de vantagem sobre o Yaris e fica apenas 0.3KGFM atrás do City e com álcool isso se repete também, mas aí a vantagem diminui para 0.4KGFM em relação ao Yaris e a  desvantagem em relação ao City aumenta para 0.4KGFM e na potência com gasolina ele fica só á frente do Yaris com 5CV de vantagem e atrás de Onix e Virtus com 6CV de desvantagem e com álcool a vantagem sobre o Yaris diminui para 3CV, mas em relação ao Onix a desvantagem diminui para 3CV. No torque contra os motores turbo é "batalha perdida" digamos assim. Agora se o motor não tem Injeção direta ou turbo dizem que é "datado" ou "atrasado", nada mais errado que isso, afinal os motores turbo e injeção direta muitas vezes vem das famílias convencionais de motores, então é errado, lógico tem motores antigos, mas não é o caso da família HR e no próprio andar o Versa mostrou isso. O vendedor até comentou que trabalho com mecânica antes, mas o problema dos três cilindros não é o motor em si, o problema é o nosso combustível, mas enfim temos legislações anti-poluentes, etc... e lógico novo é uma coisa, agora um semi-novo ou usado, o segundo ou terceiro dono não cuida como deveria e aí já viu, lógico aqui é mais de primeiro dono e até hoje nunca vi grandes dores de cabeça com esse 1.6 16V da Nissan que serve ao Kicks e serve aos modelos Renault com leves alterações onde se chama SCe 1.6: Oroch e Duster e já serviu alguns modelos.

ANDANDO COM ELE: Chegou de entrar no carro, ele me adverte que tem chave presencial, eu vou entrar, abro a porta só que a do passageiros não abre, tenho que destravar na porta do carro, até me confundi com o vidro elétrico traseiro, mas enfim acabei abrindo, aliás agradeço ao vendedor pelo atendimento prestado que foi excelente , entro no carro piso no freio e ligo ele, e aí passo a alavanca P,N,R e D e aí ele me informa, dá a volta e entra na mão inglesa, lógico estava meio que devagar, dou um leve kickdown até 40KM/H e o motor responde prontamente e vou seguindo, dou uma diminuída e o vendedor me adverte que tem carro que pode entrar e aí vem um Renegade saindo da rua José da Costa Vaz e aí eu jogo o carro um pouco para o lado para poder entrar, o Renegade entra e aí começo a voltar ao trajeto normal, entro na rua José da Costa de Vaz de mão inglesa, afinal não havia carro vindo e o sinal está fechado e espero e o sinal começa a abrir logo que entro e aí vou entrando na Acioni Souza Filho, ou simplesmente Beira Mar de São Jose-SC e faço um kickdown até 60KM/H e o motor responde bem, sem "hiato" "suspense" ou "delay", responde prontamente, aliás algo parecido com o 1.5 do City, sim o Versa tinha isso antes, mas estou usando o City que é aspirado para entender e lógico de brinde vinha um belo "Vroooom" do CVT, mas lógico andando normal, o motor é bem suave e bem silencioso, algo característico do 1.6 16V da família HR da Nissan e fui seguindo pela Beira Mar de São José-SC primeiro o semáfaro, mas está aberto sigo e entro na Augusto Salles Koërich que dá acesso a outro supermercado e aí paro em outro sinal e aberto eu entro na avenida presindente Kennedy e sem carro á frente faço outro kickdown até 60KM/H e ele responde prontamente, tudo bem não tem "patada" dos três cilindros turbo, mas é um motor que nunca se fez de rogado quando chamado sempre esteve presente, ao menos na linha Nissan: Versa e Kicks no caso e lógico aí já tinha carro á frente aliviei e fui seguindo e tive um susto, um bueiro estava com tampa aberta e um "plac, plac, plac", mas é culpa da tampa de bueiro, mas que assusta, isso assuta e lógico fui seguindo na rua Rua Joaquim Vaz, afinal a presidente Kennedy vira Joaquim vaz, fui seguindo normalmente ,mas tinha um senhora passando fora da faixa, o vendedor me advertiu, então na lombada, eu segurei e esperei e depois fui seguindo, lógico como estava com trânsito á frente, fui indo normal e aí entrei na Rua José da Costa Vaz que dá acesso a Globo Nissan, o asfalto estava irregular e nota-se que o modelo é "sincero" sente que o asfalto está irregular, mas não entrega em forma de pancada, talvez as rodas aro 17 ajudem a sentir isso, já a suspensão dá para sentir que é voltada ao conforto, sobre a tampa de bueiro, creio eu até que um Classe S alí entreguaria a situação e entrei na área de acesso da Globo Nissan(e Globo Renault também) onde eu estacionei para fazer as fotos que você viu na matéria. É inegável a excelente câmbio XTronic CVT bem entrosado, digamos assim com o motor 1.6 16V.

                                                               
O câmbio CVT que simula seis marchas e tem função "L" de Low.

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$129.590 não é mais barato, mas também não é o mais caro, depois eu explico melhor isso. O seu consumo urbano com álcool é de 7.9KM/L e 11.5KM/L com gasolina e o rodoviário com álcool é de 10.2KM/L e de gasolina é de 14.7KM/L, agora vamos ver o consumo dos rivais.

TOYOTA YARIS XLS 1.5 16V CVT 
Consumo urbano com álcool:8.9KM/L
Consumo urbano com gasolina: 12.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool:10.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 14.7KM/L

VOLKSWAGEN VIRTUS HIGHLINE 200 TSI AUT
Consumo urbano com álcool: 8.3KM/L
Consumo urbano com gasolina:12.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 14.4KM/L

CHEVROLET ONIX PLUS PREMIER 1 LITRO 12V TURBO AUT
Consumo urbano com álcool: 8.4KM/L
Consumo urbano com gasolina: 12.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool:12.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:16.8KM/L

HONDA CITY TOURING 1.5 16V CVT
Consumo urbano com álcool: 9.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 13.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.5KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:15.2KM/L

HYUNDAI HB20S PLATINUM PLUS TGDI 1 LITRO 12V
Consumo urbano com álcool:8.9KM/L
Consumo urbano com gasolina:12.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool:10.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:14.3KM/L 

Ok, o Versa é um carro econômico num aspecto geral, mas vamos ver no consumo urbano com álcool foi o mais sedento com 0.4KM/L atrás do Virtus, já com gasolina ficou atrás com 0.6 KM/L atrás do Virtus, já o consumo rodoviário com álcool empatou com o Virtus e ficaram 0.1KM/L atrás do HB20 e a terceira melhor marca com gasolina junto com o Yaris, só perdeu para Onix e City, ficando 0.5KM/L atrás do City e 0.3KM/L á frente do HB20S que é três cilindros turbo e injeção direta, isso mostra duas coisas: o motor não é "datado" ou "atrasado" e o câmbio CVT trabalha muito bem  com ele.

  Se tivesse condições e R$129.690 você compraria? A resposta é sim, afinal muitas coisas que pesaram do Versa 2021 se mantiveram e foram ampliadas: excelente espaço interno, excelente acabamento(parece um sedã médio e o novo Sentra parece um sedã maior ainda nesse aspecto), excelente porta-malas, bom pacote de equipamentos pelo preço com direto a itens exclusivos com motor visão 360 graus, afinal não é o mais barato e não é o mais caro e está mais próximos do mais equipados que custam bem mais caros, o bom conjunto motor-câmbio, apesar de não ser o mais econômico na cidade, compensou com o rodoviário e se dá bem no uso misto, aliás o 1.6 16V sempre se faz presente, bom o que pesa contra é algo bem específico meu, eu explico: nada tenho contra a cor cinza, a Frontier por exemplo tem um tom de cinza que combina com ela, lógico lançamentos está na moda cor cinza até aí tudo bem, mas não combina com os detalhes prateados da grade, mas é questão subjetiva, aliás na cor preta que vi na concessionária aquele dia, ficou bem bonita e vi no configurador na cor azul também ficou bacana com os detalhes, prateados, esclarecendo: lógico em qualquer cor, é melhor visualmente que o modelo da primeira geração(2011-2020 e que virou V-Drive entre 2020 e 2021), mas agora é apenas uma questão de gosto pessoa. O modelo só não vende mais no Brasil, por a fábrica de Aguascalientes mal da dá conta do mercado mexicano, imagina o resto da América Latina... se achou R$129.000 um pouco pesado, tem mais outras duas versões, todas com câmbio CVT e motor 1.6 16V. Assim o Versa mostra sinal de maturidade e lógico sabemos que o Brasil talvez tenha segunda legislação anti-poluentes das Américas só perdendo para os EUA e se por caso a Nissan lançar o motor três cilindros turbo? bom a sócia da aliança já está anunciando um modelo com essa característica(o Kardian) e ele terá maturidade para essa situação e vale lembrar que a configuração atual do Almera tailandês: 100CV e 15.2KGFM é melhor ficar com o atual 1.6 16V, aí se vier uma configuração mais forte no futuro é outra conversa. Se quase R$130.000 achou um pouco salgado, tem outras opções, mas em conta com o mesmo motor 1.6 16V e câmbio CVT.

Advance: R$115.890 a central multimídia é de 7 polegadas, perde o alerta de tráfego cruzado traseiro, o alerta de atenção e o monitoramento de ponto cego, mas mantém o alerta de frenagem de emergência com a frenagem de emergência e a visão 360 graus, sem contar ESP e Direção Elétrica.

Sense:R$107.490 que ganhou a central multimídia, perde a visão 360 graus e alerta de objetos no banco traseiro, mas mantém o alerta de frenagem com frenagem de emergência, todas as versões tem ESP, Controle de tração e seis air bags e o porta-malas aqui diminui para 466 litros, ainda é ótima, mas menor que as versões superiores.

As cores são Branco Aspen, Preto Premium(essas de série), Prata Classic, Cinza Grafite, Vermelho Scarlet, Branco Diamond, Azul Cobalto e Cinza Lunar(a do modelo avaliado) que custam R$1.900 a mais, enfim aqui é questão de gosto, o bom que tem bastante opções considerando os dias de hoje.

                                                               
Novo símbolo da Nissan 


                                                                    FICHA TÉCNICA 
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, injeção multiponto e flex
CILINDRADA: 1598cm3
DIÂMETRO X CURSO: 78 X 83.6mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,7:1
POTÊNCIA: 110CV a 5600RPM com gasolina e 113CV com álcool
TORQUE: 15.2KGFM a 4000RPM com gasolina e 15.3KGFM com álcool
CÂMBIO: CVT que simula seis marchas(função D-Step) e tração dianteira
CARROCERIA: Sedã, quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento  4.49 metros, Largura 1.74 metros, Altura 1.47 metros, Entre - eixos 2.60 metros
PESO: 1139KG
PESO/POTÊNCIA: 10.3KG/CV com gasolina e 10.1KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 74.9KG/KGFM com gasolina e 74.4KG/KGFM com álcool
VOLUMES: Porta - malas 482 litros e tanque de combustível 41 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS,EBD,ESP, Controle de tração e Hill Holder, Frenagem de emergência
DIREÇÃO: Elétrica tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17, 205/50/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/cortina, Alarme, Ar Condicionado automático digital, Coluna de direção regulável, Central Multimídia de 8 polegadas Nissan Connect, Direção Elétrica, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, carregador wireless, alerta de atenção do motorista, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência, alerta de objetos no banco traseiro, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado(RCTA) e visão 360 graus inteligente
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Apenas cores se não for Preto Premium ou Branco Aspen.
GARANTIA: 3 ANOS SEM LIMITE DE QUILOMETRAGEM 
PREÇO: R$129.590 

AGRADECIMENTOS AO VENDEDOR E A GLOBO NISSAN PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO, PELO CARRO CEDIDO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO












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