AVALIAÇÃO: FORD RANGER LIMITED V6 3 LITROS 24V TURBO DIESEL 4WD: DE VOLTA AO JOGO

                                                          

QUARTA GERAÇÃO DA RANGER TRAZ TECNOLOGIAS INÉDITAS NO SEGMENTO E MARCA DE NOVO AO JOGO NOS SEGMENTOS DE GRANDES VOLUMES 

Em Janeiro de 2021 a Ford anunciou o fechamento as operações industriais, brasileiras, muitos confundiram com a saída do Brasil, não saiu, continou vendendo modelos importados, lógico que ainda sejam mais de nicho: Mustang, Maverick e lógico a F-150 digamos é uma categoria onde todos é Nicho, enfim, a Ford segue no Brasil e lógico já fiz a avaliação da Maverick Lariat, então chegou a hora da nova Ranger, vale lembrar que a Ranger vendida no Brasil sempre veio da Argentina, com exceção das primeiras V6 4 litros á gasolina de 1994 até 1998, desse ano para frente todas as versões vinham da Argentina e no final de 1996 veio a 2.3 á gasolina importada da Argentina na época(sim, teve a  2.3 8 válvulas de 1996 até 1998 e de 2001 até 2012 teve a 2.3 16V que aí já era outro motor), então a Ford retorna ao jogo com um segmento de volume: o das picapes médias, mas é esse segmento, lógico tem a Transit, mas é furgão. então vamos focar na Ranger.

     Estive passando no estreito para ver algumas coisas particulares para resolver, fui até o Dimas para conhecer a nova Ranger, aliás já queria conhecer fazia tempo, afinal não vi o Territory de test-drive, mas vi depois e tinha um Mustang Mach-E no showroom, é um carro bem bonito ao vivo, mas fui reto ver a Ranger XLS, tinha outra XLT, mas já tinha cliente, fui dar uma olhada nos bancos no interior, mesmo sendo a versão de entrada é bem equipada e comentei com a vendora detalhes do carro e o test-drive, lógico acabei errando o torque, como você vai ver, depois, aliás tenho que agradecer ao excelente atendimento prestado da vendedora, pedi se podia fazer o test-drive ela disse que podia, e ela falou qual versão "qualquer uma deles, a que tiver" lógico não sabia se tinha a quatro cilindros ou a V6 ambas Turbo Diesel, ela falou que seria a quatro cilindros, perguntei se podia ser a V6, ela disse que sim, já estava disponível, afinal é a versão topo de linha e dona de muitos recursos como você vai ver, na frente.

POR FORA: Nada sobrou da antiga, Ranger, apesar da plataforma se chamar T6.2, uma evolução da antiga T6 não sobrou nada da antiga, nem fora e nem dentro, nada, ou seja a Ranger se renovou toda, a picape feita em General Pacheco, Argentina agora tem o visual alinhado as outras picapes da marca, no caso F-150 e a Maverick, ou seja: a Ranger agora se inspira na F150, ela mede 5.37 metros de comprimento, 1.91 metros de largura(2.21 metros com os espelhos), 1.88 metros de altura e 3.27 metros de entre -eixos, o visual da picape é bonito e impõe respeito, e na lateral mais ainda onde está o "V6" confesso que vi que fiquei "espremido" entre Maverick e Bronco Sport, mas quando cheguei para colocar as fotos, acabei vendo o por que, acabou sendo benéfico,  já no fora de estrada o ângulo de entrada é de 30 graus, a altura livre do solo é de 23.5cm e o ângulo de saída é de 26 graus.

                                                             
Versão Limited foi a avaliada 

O visual da picape é bonito e impõe respeito e lembra as irmãs
Aqui vista de outro ângulo.



Antes temos que comparar a antiga geração vamos lá:

FORD RANGER LIMITED 3.2 20V TDCI

Comprimento: 5.35 metros      Largura:1.86 metros     Altura: 1.85 metros    Entre -eixos: 3.22metros.

Por incrível que pareça vendo ela ao vivo, parece que cresceu mais, afinal as linhas são mais imponentes, mas vamos lá: 2cm no comprimento, 5cm na largura, altura era mantida e o entre - eixos foi aumentado em 5cm, ou seja tirando a altura cresceu em todos sentidos e os espelhos que são bem maiores e maiores que todas as picapes médias á venda atualmente. Agora vamos ver contra as rivais.

MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE-S 2.4 16V TURBO DIESEL

Comprimento: 5.30 metros     Largura: 1.82 metros         Altura:1.79 metros    Entre -eixos: 3.00 metros

NISSAN FRONTIER PRO-4X 2.3 16V BITURBO DIESEL 4X4 AUT

Comprimento: 5.26 metros       Largura: 1.85 metros    Altura: 1.86 metros       Entre -eixos: 3.15 metros

TOYOTA HILUX SRX 2.8 16V TURBO DIESEL 4X4 AUT

Comprimento: 5.32 metros     Largura: 1.85 metros     Altura: 1.81 metros        Entre -eixos: 3.08 metros

VOLKSWAGEN AMAROK EXTREME V6 3 LITROS 24V TDI  AUT

Comprimento:5.25 metros       Largura: 1.94 metros     Altura: 1.83 metros       Entre -eixos: 3.10 metros 

CHEVROLET S10 HIGH CONTRY 2.8 TDCI 4X4 AUT 

Comprimento: 5.36 metros      Largura: 1.87 metros    Altura: 1.84 metros        Entre -eixos: 3.10 metros

Em comprimento é a maior da turma, vencendo por 1cm a S10, na largura é a segunda mais larga perendo ficando atrás da Amarok por 3cm e 4cm mais larga que a S10, é mais alta da turma ficando 2cm acima da Frontier e dona do maior entre -eixos com 12cm de vantagem sobre a segunda colocada que a Frontier e isso faz uma diferença boa no interior como você vai ver.

                                                             
Rodas de liga-leve aro 20(disse na hora, aro 18, errei, faz parte) 

Faróis Full-LED com design inspirado na F-150 caíram muito bem na picape 

Logotipo 4WD estampado na traseira da caçamba.

Agora vamos ver os ângulo fora de estrada da antiga geração e das rivais.

FORD RANGER LIMITED 3.2 20V TCDI

Angulo de entrada:28 graus,       Altura livre do solo 23.2cm             Angulo de saída: 26 graus

MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE-S 

Angulo de entrada: 32 graus          Altura livre do solo:22cm          Angulo de saída:23 graus

NISSAN FRONTIER PRO-4X 2.3 16V TURBO DIESEL 

Angulo de entrada: 31.6 graus       Altura livre do solo: 25.2cm       Angulo de saída: 27 graus

TOYOTA HILUX SRX 2.8 16V TURBO DIESEL 

Angulo de entrada: 29 graus         Altura livre do solo:28.6cm         Angulo de saída:26 graus

VOLKSWAGEN AMAROK EXTREME V6 3 LITROS 24V TDI

Angulo de entrada: 30 graus           Altura livre do solo: 24cm         Angulo de saída: 22 graus

CHEVROLET S10 HIGH COUNTRY 2.8 16V TURBO DIESEL

Angulo de entrada: 29 ghraus         Altura do solo:22.8cm               Angulo de saída: 25.7 graus

O seu ângulo de entrada é o terceiro maior junto com a Amarok, ficando 1 grau á frente da Hilux e 2 graus á frente da geração antiga, ficou ainda na intermediária na altura do solo, mas ela melhorou 0.3cm em relação a anterior, ficou atrás de Hilux, Frontier e Amarok e á frente de S10 e L200, no caso ficou 0.5cm atrás da Amarok e 1.3cm acima da S10 e o ângulo de saída foi de 26 graus, foi o segundo melhor ângulo de saída, ok, é a mesma da antiga, mas ficou apena 1cm atrás da Frontier, empatou tambném com a Hilux e ficou 0.3 graus á frente da S10, é uma diferença pequena, mas que no fora de estrada se torna grande, afinal qualquer 0.1 graus pode fazer a diferença e vale lembrar que a capacidade de imersão é de 80cm(800mm).

                                                              
Logotipo V6 estampado na lateral, esta aí o motivo de Bronco Sport e Maverick estacionados(lógico com todo respeito a eles, claro),  me ajudaram a contornar algo que cometi.

POR DENTRO: O Painel da Ranger é bonito e bem acabado, tem o painel em tela de TFT igual a Maverick e F-150 e a própria central multimídia vertical que depois, eu vou explicar mais á fremte, ela vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/cortina e de joelhos para o motorista, Alarme Volumétrico, Ar Condicionado digital com controle individual para motorista e passageiro, Coluna de direção regulável, Central Multimídia My Sync 4 de 12.1 polegadas(sim, ela que eu vi e está instalada na vertial), ESP, Controle de tração, Hill Holder, Direção Elétrica, Vidros/Travas/Elétricas, Farol alto automático, Assistência de permanência em faixa, Alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência(com detecção de pedestres), frenagem pós-colisão e sistema de reconhecimento de placas de trânsito, calma que ainda temos o segundo round, que depois eu vou mencionar.

                                                        
Central Multimídia de 12.1 polegadas 

O painel é em tela de TFT de 12.4 polegadas.

Agora vamos contra as rivais, no caso temos a Mitsubishi L200 Triton HPE que custa R$289.990 é R$20.000 a menos, mas deve Air Bag de Joelhos e outra coisas que você verá á frente e a própria central multimídia é de 7 polegadas, metade da Ranger e o projeto já é bem mais antigo, tanto o grupo Souza Ramos(que controla a Mitsubishi) já confirmou a fabricação do novo modelo mostrado na Ásia por aqui, a Nissan Frontier Pro-4X 2.3 16V Biturbo diesel custa R$319.990, é o mesmo preço da Ranger, ok traz alerta de tráfego cruzado traseiro e Visão 360 graus, mas a central multimídia é de 8 polegadas, dá para equiar a Ranger com o pacote que traz Alerta de tráfego cruzado traseiro, Visão 360 graus que aí a picape da Ford vai custa R$339.990, mas o pacote vem ajunto assistente de frenagem de emergência em marcha ré, Assistente de permanência e centralização de faixa, piloto automático adaptativo ACC com stop&go, no caso esses itens não estão disponíveis na Frontier e ainda terá outros débitos perante a Ranger que você verá, a Toyota Hilux SRX custa R$324.490 tem lista parelha a da Ranger, mas a central multimídia é de 9 polegadas e custa R$5.000 a mais e ainda tem outros débitos, a Volkswagen Amarok Extreme custa R$337.280 ela deve Alerta de frenagem de emergência, com frenagem de emergência, faróis alto automático, Air Bag duplo de cortina e de joelhos e a central multimídia é de 6.5 polegadas, são R$18.000 a mais que a Ranger e ainda deve equipamentos e lógico a Ranger com o Kit opcional da versão Limited fica ainda apenas R$2.000 mais cara e muito mais equipada, já é mais equipada na configuração básica e a Chevrolet S10 High Country que custa R$299.000, ok é R$20.000 mais barata, e deve air bag de joelhos, farol alto automático, ou seja: sim, existem picapes mais baratas, mas são menos equipadas, tem a única rival com equipamentos parelhos, mas mais cara, tem a rival menos equipada e mais cara e tem a rival que tem preço e equipamentos parelho, mas tem outros débitos que você verá mais á frente e lembrando: todas as rivais tem direção hidráulica e não elétrica e depois tem o segundo round dos equipamentos, mas antes sobre espaço interno, picapes médias sobre chassi, elas tem um certa dificuldade de espaço interno, por causa de duas coisas: o próprio chassi e o motor longitudinal, você pode alegar as picapes grandes como a F-150, mas essa tem entre -eixos próximo de carros compactos, mas agora nas picapes médias é uma área complicada, mas a Ranger conseguiu esticar um "pouco" digamos, assim, com os bancos na minha posição sobra um excelente espaço interno, agora com os bancos recuados, cheguei a encaixar, digamos assim direito, lógico que pessoas mais altas que eu(1.74 metros de altura) poderia ter dificuldades, mas é bem melhor que Frontier e Amarok, picapes médias que andei e que apertam os ocupantes com o banco recuado.

                                                     
Com o banco recuado deu na medida para mim, foi bem "encaixado" 

Já com o banco na minha posição um ótimo espaço.

Lógico melhor que isso só uma picape grande, mas aí é outra conversa. Agora vamos com o segundo round dos itens de série e prepare que a lista é longa: Ajuste elétrico de bagagem nos faróis,Bagageiro de teto, Degrau de acesso da caçamba, Estribo plataforma, Faróis de Neblina em Led, Faróis Full-Led, Iluminação na caçamba, Lanternas em Led,Luz de condução diurna(DRL), Moldura de para-lamas na cor do veículo, Para-Barros dianteiros e traseiros, Para-choque na cor do veículo, Pneus 265/65/R18 All Terain, Protetor de caçamba, Retrovisor com rebatimento elétrico e indicador de direção, Rodas de liga-leve aro 18, Santo Antônio esportivo pintado na cor do veículo, Tomada de 12V na caçamba, seis alto-falantes, app-link, Assistência de emergência, comando de som em português nativo, Comandos de áudio no volante, Android Auto e Apple Car Play sem fio, quatro entradas USB, Alerta de acionamento de alarme no Celular, Alerta de funcionamento do veículo, Monitor da vida útil do óleo, Partida remota agendada, Partida remota com acionamento do ar condicionado, Sistema de localização do veículo no celular, Status remoto do veículo(nível de combustível, hodômetro), travamento e destravamento do veículo, Acendimento automático dos faróis, ajuste dos bancos elétricos do motorista em oito posições, saída de ar condicionado para os passageiros da trás, Bancos com revestimento Premium, Carregador por indução(Wireless), Chave com sensor de presença e partida sem chave, Descanço de braço traseiro, Painel em tela de TFT de 8 polegadas, seis pontos de amarração de carga, Retrovisor eletrocrômico, Tapete de borracha, sistema um-toque nos vidros e anti-esmagamento para todos, Coluna de direção é regulagem também na profundidade, Volante com revestimento premium, Cãmera de ré, Cinto de segurança de três pontos para todos os passageiros(esse obrigatório desde 2020), Limitador de velocidade, Piloto automático, Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, Trava da tampa da caçamba com chave, trava da caçamba elétrica, seis modos de condução( Normal, Eco, Sport, Rebocar/Transp.Escorregadio, Lama/Terra e Areia), Câmbio eletrônico e-shifter, Controle de descida(HDC), diferencial blocante, freios á disco nas quatro rodas, Freio de mão eletrônico, Navegador off-road, Provisão elétrica de reboque, Sensor de pressão dos pneus e Start&Stop. Então vamos lá: e-shifter? é díficil mesmo em carros de passeio, nenhuma rival tem, freio de mão eletrônico? bom aqui nos carros de passeio dependendo do modelo, pode ter, mas isso não tem em nenhuma picape média, mais um iten exclusivo da nova Ranger e no caso da tela de TFT no painel apenas a Frontier tem mas é 8 polegadas e é dividida com os intrumentos analógicos, já a Ranger é toda digital e o modelo avaliado veio com o Opcional da versão Limited que traz: Pneus 255/55/R20 All Session, Rodas de liga-leve aro 20, Painel de Instrumentos em tela de TFT de 12.4 polegadas, Alerta de tráfego cruzado traseiro, Frenagem de emergência em marcha-ré, Assistente de manobras evasivas, Assistente de permanência e centralização de faixa, Alerta de tráfego cruzado, Alerta de ponto cego(sistema de monitoramento de ponto cego chamado BLS), Câmera 360 graus e Piloto automático adaptativo ACC com Stop&Go e aí o preço vai a R$341.890 com a cor que depois eu vou citar, lógico que sem a cor cai para 339.990, lógico aqui nesse segmento a conversa ronda os R$300.000 lógico ninguém é barato, mas aí vale a entrega dos equipamentos e a Ranger está muito bem, posicionada.

                                                                  
Freio de mão eletrônico é a única do segmento

A sua capacidade de carga é 1023KG, aumento 22KG em relação a antiga agora vamos ver contra as rivais.

MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE-S: 1055KG
NISSAN FRONTIER PRO-4X:1030KG
TOYOTA HILUX SRX: 1000KG
VOLKSWAGEN AMAROK EXTREME:1156KG
CHEVROLET S10 HIGH CONTRY:1108KG

É uma capacidade de carga, boa no geral, inclusive tem capacidade maior que Maverick(menor) e F-150(maior) que as duas foram focadas para o mercado norte-americano, ao passo que a Ranger foi focada para todos os mercados do mundo(não que não esteja sendo vendida por lá), mas mesmo assim só ficou á frente da Hilux em 23KG e ficou 7KG atrás da Frontier, a média do segmento é de 1062KG, ficou um pouco abaixo da média, mas ainda boa num aspecto geral, mas o troco vem na capacidade de reboque, a Ranger leva 3100KG de reboque com freio, agora vamos contra as rivais.

MITSUBISHI L200 TRITON SPORT HPE-S:2300KG
NISSAN FRONTIER PRO-4X: 2800KG
TOYOTA HILUX SRX: 2800KG
VOLKSWAGEN AMAROK: 2710KG 
CHEVROLET S10:2850KG 

Aqui a vantagem da Ranger sobre a segunda colocada foi de 250KG, a média do segmento gira 2760KG, é muito acima da média e lembrando que se  precisar de mais capacidade de carga, as versões abaixo levam mais carga.

                                                         
A sua capacidade de carga é de 1023KG boa num aspecto geral e temos a maior capacidade de reboque da categoria: 3100KG.

MECANICAMENTE: O câmbio é o automático de dez marchas é o mesmo da F-150 e também da nova Silverado que vai chegar ao Brasil foi um desenvolvimento conjunto Ford-GM, o motor é o V6 de 3 litros e 24 válvulas turbo diesel da família Lion, feito na Inglaterra que já tem a produção confirmada na Argentina, ano que vem  com bloco de ferro grafitado, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção common-rail que gera 61.2KGFM a 1750RPM(errei o torque na hora, mas tudo bem, agora está certinho) e 250CV a 3250RPM. A Sua suspensão na dianteira é Independente tipo braços duplos triangulares nos dois eixos com molas helicoidais e amortedores hidráulicos e na traseira eixo rígido com feixe de molas e amortecedores hidráulicos, mas os amortecedores foram reposcionados para maior conforto e capacidade fora de estrada e os freios são discos ventilados nas quatro rodas, já vamos ver em comparação a antiga e as rivais, mas vou falar sobre suspensões: no caso a receita é seguida pelas rivais, com exceção da Frontier que tem molas helicoidais nos dois eixos, mas é eixo rígido, embora com várias barras panhard, já nos freios L200, S10 e Hilux tem freio traseiro á tambor, a Amarok tem discos sólidos na traseira e a Frontier é a única além da Ranger a ter discos ventilados nas quatro rodas. Agora vamos ver em comparação a geração antiga:

RANGER LIMITED 3.2 20V TDCI AUT 4X4
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Cinco cilindros 3.2 20V Duratorq da família Puma com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, variável no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo, intercooler e injeção common-rail
POTÊNCIA: 200CV a 3000RPM
TORQUE:47.9KGM a 1750RPM

O câmbio tem quatro marchas a mais, realmente um salto tecnológico gigatesco aqui, já no torque o salto é maior: 13.9KGFM e 50CV a mais, no torque a diferença é um carro aspirado 1.3 de hoje em dia e na potência a diferença é um popular dos anos 1990.

                                                                  
O motor V6 de 3 litros e 24 válvulas turbo diesel gera 250CV 

Antes de ver os rivais, duas curiosidades: no caso a Ranger volta a ter um motor V6 ainda que agora seja a diesel, ela já teve V6 á gasolina entre 1994(aquela importada dos EUA até 1998) e 2003, no caso desde 1998 vinda da Argentina e quando fui bater as fotos, a picape é alta, fui abrir o capô, notei que era pesado, pedi ajuda para segurar o meu celular e tudo certo, bati a foto, enfim agora vamos ver o que as rivais tem a oferecer.

MITSUBISHI L200 TRITON HPE-S 2.4 16V TURBO DIESEL
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 2.4 16V Turbo diesei Di-4D da família 4N1 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo, intercooler e injeção common-rail
POTÊNCIA: 190CV a 3500RPM
TORQUE: 43.9KGFM a 2500RPM

NISSAN FRONTIER PRO-4X 2.3 16V BITURBO DIESEL 4X4 
CÂMBIO: Automático de sete marchas
MOTOR: 2.3 16V Biturbo Diesel da família MR Diesel da aliança Renault-Nissan com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, biturbo, intercooler e injeção common-rail
POTÊNCIA:190CV a 3750RPM
TORQUE: 45.9KGFM a 1500RPM

TOYOTA HILUX SRX 2.8 16V TURBO DIESEL 4X4
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 2.8 16V Turbo diesel da família GD com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvuals no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo, intercooler e injeção common-rail
POTÊNCIA: 204CV a 3400RPM
TORQUE: 50.9KGFM a 2800RPM

VOLKSWAGEN AMAROK EXTREME V6 TDI 3 LITROS 24V 4 MOTION
CÂMBIO: Automático de oito marchas
MOTOR: V6 de 3 litros e 24 válvulas da família EA897 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo, intercooler e injeção common-rail
POTÊNCIA: 258CV a 3250RPM
TORQUE:59.1KGFM a 1400RPM 

CHEVROLET S10 HIGH COUNTRY 2.8 16V CTDI 4X4
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: 2.8 16V Turbo diesel de projeto VM-Motori com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo e intercooler
POTÊNCIA: 200CV a 3600RPM
TORQUE: 51KGFM a 2000RPM

No câmbio aqui todos, são com conversor de torque e automático, mas no caso da Ranger ela tem duas marchas a mais que a Amarok, três marchas a mais que a Frontier e quatro marchas mais que as restantes. No caso do motor só ela e a Amarok tem motor V6, as outras vem com quatro cilindros, a Frontier biturbo e o resto de turbo único, a única a ter comando variável além da Ranger é a L200, a Ranger é dona do maior torque da categoria com 2KGFM de vantagem sobre a Amarok e na potência é a terceira mais potente, com 8CV atrás da Amarok e 46CV de vantagem sobre a terceira colocada que a Hilux, agora você está vendo o débito de Frontier, L200, Hilux e S10: é no motor, embora a Amarok perde nos equipamentos, no motor acaba dando uma certa aproximação, mas só no quesito motor.

ANDANDO COM ELA: Chegou a hora do test-drive, entrei na picape, um belo bipsonoro das portas abertas, me chama atenção o painel digital com a disposição da F-150, a posição de dirigir é bem alta na picape, me ajusto bem, o ajuste é elétrico, confesso que pela primeira vez recuei um banco, mas depois voltei um pouco, aí a vendedora, que aliás prestou um excelente atendimento "pode ligar" liguei, o ronco em marcha lenta faz presente e é bem diferente dos motores diesel quatro cilindros, pedi se tinha um botão para mexer na marcha, ele é bem discreto, apertei e puxei P,N, R e D, depois do D, tirei de leve o pé do freio, estranhei e aí a vendedora me falou "só acelerar" dei uma acelerada, primeiro ao lado estava uma versão XLS da própria Ranger e do outro a F150, a direção elétrica é boa nas manobras para uma picape média, saímos do Ford Dimas, esperei os carros passarem na Max Schramn, depois que fechou o sinal já liberou a entrada, virei todo o volante para poder entrar na pista e picape entrou, entrei na faixa e aí fui fazer um kickdown(o plano era ir até 60KM/H) e a vendedora "devagar" ok, tranquilo, mas aí diminiu, mas depois dei um leve kickdown só 50/60% do pé chegou aos 57KM/H e ficou aliviado, aliás me surpreendeu o silêncio depois que anda, só denota que é um V6 diesel quando está em marcha lenta e lógico ela me falou para se manter a esquerda, beleza fui seguindo e aí ela falou entra a esquerda e entrei na Madre Bonavita, uma rua que tem um pouco mais de irregularidades, onde picapes com feixe de mola na traseira dão aqueles "plac,plac" vindo de trás, mas aqui não, a Ranger ficou muito bem calibrado, você pode dizer que Amarok e Frontier não fazem isso, mas a Ranger está um nível acima dessa e a própria Frontier usa molas helicoidais na traseira e fui seguindo, lógico tinha bastante carro, teve hora que parei para dar passagem e chamou atenção o espelho grande, lógico toda picape é grande, mas a Ranger chega a ser maior ainda, o que ajuda na visibilidade e lógico fui seguindo a rua, o V6 sempre respondeu bem, lógico dessa vez fui mais devagar por que o limite é 40KM/H, a direção como eu já disse faz a picape parecer menos que os quase 5.40 metros e aí entrei na rua Orlando Ordilio Koërich, que é um pouco mais apertada também, mas lógico se precisa-se parar para dar passagem eu parava, mas a princípio tinha pouco carro estacionado e ela é uma subida e adverti: bom var uma pisada a mais, ela disse que pode, apenas para subir o morro e nem foi um kickdown e lógico a picape sobra força, e lógico sobrar é melhor que faltar, a vendedora me advertiu para parar que teria uma preferencial:, A José Breiro, entrei nela fui seguindo normalmente, mas eis que tinha uma obra e curiosamente o caminhão era o Ford Cargo e lógico vinha um Creta em direção contrária e um Versa atrás de mim, parei para dar passagem ao Creta, quando o Creta já entrou mais á dentro, antes também nessa rua tinha algumas irregularidades um pouco mais digamos pesadas, ela só entregou uns "bumpizinho" como seria em qualquer carro de passeio, virei e entrei seguindo em direção a Max Schramnn, que é movimentada, esperei um pouco e entrei e fui indo, eu ia entrar direto,  mas ela advertiu que é contramão e era para seguir, fui seguindo até a entrada para a Rua da Concordia, tinha um HB20 pronto para entrar, mas o fluxo de carros em direção a Barreiros, São José-SC estava alto, esperei até que finalmente pude entrar e fui seguindo em direção a Sérgio Gil, tive que esperar os carros, vi uma Spin, ela falou "está longe, pode ir" virei o volante e fiz um kickdown para entrar na rua, mas foi leve, apenas para garantir, o V6 respondeu muito prontamente e aí entramos na Rua José de Anchieta e a própria direção mostrou uma dirigibilide muito melhor que as picapes médias que temos no mercado hoje em dia e virei e entrei no estacionamento do Ford Dimas onde bati as fotos que você vê na matéria e uma curiosidade: "Pode desligar", a vendedora disse, tá bom eu desliguei, um show de pirotecnia ou tecnologia digamos assim: o câmbio voltou do D para o P sozinho, parecia uma mão invísível levando o câmbio.

                                                                
O câmbio é o automático de dez marchas 

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$319.990, ok, como você viu não é mais barata, mas também não é mais cara de quebra é a mais equipada e se colocar o pacote opcional, o deixa ainda mais equipada. O seu consumo urbano é de 8.9KM/L e o rodoviário é de 10.2KM/L, agora vamos ver contra as rivais e a própria antiga de cinco cilindros.

RANGER LIMITED 3.2 20V TDCI AU
Consumo urbano: 8.6KM/L
Consumo rodoviário: 9.6KM/L

MITSUBSISHI L200 TRITON SPORT HPE-S
Consumo urbano: 9.3KM/L
Consumo rodoviário: 10.3KM/L

NISSAN FRONTIER PRO-4X 2.3 16V BITURBO DIESEL 4X4 
Consumo urbano: 9.1KM/L
Consumo rodoviário: 11KM/L

TOYOTA HILUX SRX 2.8 16V TURBO DIESEL 4X4
Consumo urbano: 10.1KM/L
Consumo rodoviário: 11.3KM/L

VOLKSWAGEN AMAROK EXTREME V6 3 LITROS 24V TDI
Consumo urbano: 9KM/L
Consumo rodoviário:9.7KM/L

CHEVROLET S10 HIGH COUNTRY 2.8 16V TURO DIESEL
Consumo urbano:8.4KM/L
Consumo rodoviário: 10.4KM/L 

Vale lembrar que os números são do Inmetro, em comparação a antiga ela foi 0.3KM/L mais econômica na cidade e 0.6KM/L mais econômica na rodovia, mesmo com 50CV a mais, acredito que seja por causa do câmbio, afinal são quatro marchas a mais, já contra as rivais, no consumo urbano venceu apenas a S10 em 0.5KM/L e ficou 0.1KM/L atrás da Amarok, mas de qualquer forma Hilux, Frontier e L200 não tem o mesmo desempenho da Ranger e no consumo rodoviário foi a segunda mais sedenta, mas ainda assim com ótimos números gerais: ficou 0.5KM/L á frente da Amarok e 0.1KM/L atrás da L200 e como eu já disse a única que oferece desempenho similar a Ranger V6 é a Amarok então logo as outras picapes com motores menores tem obrigação e melhorou em relação antiga. 

   E aí se tivesse R$320.000 na conta bancária você levaria? A resposta é um sonoro sim, tem um visual bonito, maior espaço interno entre as picapes médias, boa resposta do motor V6 Turbo diesel, excelente dirigibilidade fazendo parecer um carro de passeio, tecnologia embarcada isso pesa a favor, lógico pesar contra muito díficil, o consumo é dentro de um V6 e a capacidade de carga é uma picape média, aliás vale lembrar que ela tem a maior capacidade de reboque, então não vi nada que seja contrário a picape, normalmente os automóveis ou dão salto de qualidade: melhoram o acabamento etc, mas mantém a mecânica e a tecnologia, muitas vezes melhoram apenas tecnologia, mas mantém o acabamento ou a mecânica, ou muitas vezes até mesmo num facelift trocam a mecânica, mas mantém a tecnologia e o acabamento, pela primeira vez vejo um carro mudar tudo isso de uma vez só. Lógico no trânsito tem que ter os cuidados que você teria com qualquer picape média, mas tendo esses cuidados tudo certo. Se não tem mais de R$300.000 tem outras versões dela: sim, a Ford voltou ao jogo dos grandes volumes, mas será apena no de picapes médias, afinal a Maverick tem duas versões que são nichadas digamos assim, o Territory tem um segmento que hoje é forte, mas está em única versão e o mesmo vale para o Bronco Sport, com isso a Ranger passa ser o produto mais importante da Ford hoje no Brasil e por isso o leque de versões dela é amplo, vamos ver as versões mais barata.

XLT V6 3 litros 24V Turbo diesel 4WD: R$289.990, mantém o motor V6 e o câmbio automático de dez marchas, a central multimídia é de 10 polegadas, as rodas de liga-leve são aro 17, Ar Condicionado é manual, o modo de condução para quatro tirando o Terra/Lama e Areia, mas mantendo os outros modos),o painel é de 8 polegadas(não tem o opcional de 12 como a Limited) e a capacidade de carga aumenta para 1037KG.

XLS V6 3 litros 24V Turbo diesel 4WD:R$279.990, mantém o motor V6 e o câmbio automático de dez marchas, perde iluminação na caçamba, banco do motorista com regulagem elétrica, alerta de frenagem com frenagem de emergência, Farois de Neblina em led,o Farol alto automático, frenagem pós-colisão, sensor de estacionamento dianteiro, sistema de reconhecimento de trânsito e Tampa da caçamba com chave em vez de elétrica e a capacidade de carga aumenta para 1054KG.

XLS 2 litros 16V Turbo Diesel 4x4 Automático: R$259.990, o motor é o Ecoblue 2 litros 16V Turbo diesel da família Panther com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada que gera 41.3KGFM a 2000RPM e 170CV a 3500RPM, o câmbio passa a ser automático de seis marchas, o sistema de tração passa ser o 4x4 convencional e não a permanente das V6 que se ajusta automáticamente e o Start&Stop e os freios traseiros são a tambor e a capacidade de carga volta aos 1037KG.

XLS 2 litros 16V Turbo diesel 4x2(tração traseira) Automática: R$234.990, mantém o motor Ecoblue e o câmbio automático, perde o HDC(Controle de descida) e o diferencial blocante e a capacidade de carga cai para 1031KG

XL 2 litros 16V Turbo diesel 4x4 Manual: R$239.990, mantém o motor Ecoblue, mas o câmbio passa ser manual de seis marchas, ele perde as rodas de liga-leve aro 17, em troca tem aro 16 de aço, câmera de ré, mas volta ter o HDC(Controle de descida) e o diferencial blocante e a capacidade de carga aumenta para 1071KG.  E vale lembrar que ainda virá a Raptor da Tailândia com motor V6 Ecoboost e ela está disponível nas cores: Vermelho Bari(a cor de série), Branco Artico que acrescenta R$850 ao preço do modelo, Laranja Japalão(a cor do modelo avaliado, que eu falei que ia comentar está aí), Preto Gales, Prata Geada, Azul Belize e Cinza Moscou, já essas acrescentam R$1.900 ao preço do veículo.

                                                         
Maçanetas cromadas 

Lanternas traseiras em led e inspiradas na F-150 e o nome Ranger estampado na caçamba.

                                                                FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, longitudinal, seis cilindros em V, 24 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler , injeção common-rail á diesel.
CILINDRADA: 2993cm3
DIÂMETRO X CURSO: 84 X 90mm
TAXA DE COMPRESSÃO:  16:1 
POTÊNCIA: 250CV a 3250RPM
TORQUE: 61.2KGFM a 1750RPM
CÂMBIO: Automático de dez marchas e tração integral permanente
CARROCERIA: Picape, cabine dupla e quatro portas
DIMENSÕES: Comprimento 5.37 metros, largura 1.91 metros(2.21 metros com espelhos), altura 1.88 metros, entre -eixos: 3.27 metros
OFF ROAD: Angulo de entrada 30 graus, altura livre do solo 26.5cm, ângulo de saída 26 graus e capacidade de imersão 80cm(800mm).
PESO: 2357KG
PESO/POTÊNCIA: 9.4KG/CV
PESO/TORQUE: 38.5KG/KGFM
VOLUMES: Capacidade de carga 1023KG e tanque de combustível 80 litros
SUSPENSÃO:
DIANTEIRA: Independente tipo braços duplos triangulares com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
TRASEIRA: Eixo rígido com feixe de molas 
FREIOS: Discos ventilados nas quatro rodas com ABS, EBD, ESP, Controle de tração e Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 20, 255/55R20(modelo avaliado), de série é Liga-leve aro 18, 255/65/R18
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/cortina e Air Bag de joelhos para o motorista, Alarme, Ar Condicionado digital dual-zone, Coluna de direção regulável, Central Multimídia MySync de 10.1polegadas, Direção Elétrica, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Alerta de frenagem de emergência, frenagem de emergência, Assistente de permanência em faixa, Farol alto automático, frenagem pós colisão e sistema de reconhecimento de faixa de trânsito.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Painel em tela de TFT de 12.4 polegadas, alerta de tráfego cruzado traseiro, frenagem de emergência em marcha ré, Assistente de manobras evasivas, Assistente de permanência em centralização de faixa, alerta de tráfego cruzado, sistema de monitoramento de ponto cego(BILS), câmera 360 graus e piloto automático adaptativo.
PREÇO: R$319.990 
GARANTIA: 5 anos sem limite de quilometragem.

AGRADECIMENTOS A VENDEDORA E AO FORD DIMAS PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO, PELO CARRO CEDIDO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO



                                                                    


                    


                                                                 












                


                                                        

Comentários