AVALIAÇÃO: RAM RAMPAGE REBEL TURBO GASOLINA: RAMPA DE ACESSO

                                                                 

MENOR PICAPE DA RAM FAZ CONCESSÕES, MAS NÃO ABRE MÃO DE DUAS COISAS: ALTO DESEMPENHO E LUXO 

Lá em Junho a Ram anunciou a chegada da Rampage, aliás já tinha soltado teasers antes, mas o anuncio que estaria vendendo uma picape menor veio no final de Junho, no início da pré-venda e em Agosto chegou as concessionárias para a venda, mas não pude ir para lá no final de Agosto, acabei decidindo ir no início de Outubro lá na DVA, falei um vendedor que aliás me atendeu no Jeep Commander e facilitou digamos assim o caminho até o Renegade 4x4 T 270, mas agora a Jeep e a Ram estão no mesmo prédio, mas são separados os vendedores e aí conversei com ele, e comentei sobre a Rampage, e inclusive tinha duas de test-drive uma turbo gasolina(essa que que é da matéria) e a turbo diesel e aí ele falou que tinha que conversa com o marketing, mandei o e-mail para o marketing pedindo autorização, tive que ver outras coisas e aí fui no e-mail, vi que estava sendo autorizado, só não sabia se tinha que falar com o vendedor ou ir direito lá,  acabei ligando para lá, mas depois acabei vendo outro e-mail que poderia ir ou ligar.  Fiz a ligação e falei com o vendedor para agendar o test-drive, aliás tenho que agradecer o excelente atendimento prestado, agendei para o test-drive no dia seguinte, mas..... sim, começou a chover forte e inviabilizou, foi uma semana de chuva, então inviabilizou, seis dias depois eu fui rumo a DVA, afinal tinha falado com ele, ele me mostrou o auto hold, o sistema da reduzida e o próprio painel, aí pedi se podia fazer o test-drive, ele falou que sim e então fomos.

POR FORA: O visual é bonito, lembra uma espécie de 1500 em "tamanho reduzido" o que é um elogio, aliás a Stellantis teve o mérito digamos de não "forçar a barra" digamos assim, afinal poderia ficar bem desejaitada nessa base, se fosse passar dessas dimensões, não que a Ram não tenha capacidade de fazer uma picape média propriamente dita, pode ser que no futuro faça, mas não nessa base, na lateral a personalidade é própria e na traseira ela é melhor em fotos que ao vivo e sim é uma picape bonita e na própria lanterna tem até um Easter Egg com a bandeira dos Estados Unidos, o modelo é feito na plataforrma Small-Wide 4x4 que serve ao Jeep Commander, Jeep Compass, Jeep Renegade e a Fiat Toro, todos feito em Goiana, Pernambuco e que também serviu ao Punto europeu(o Punto brasileiro veio do Palio é outra conversa), ou seja é a primeira Ram fabricada no Brasil, ok, tivemos picapes Dodge feitas no passado como a D-100 de 1969 até 1976 e a Dakota de 1999 até 2002, mas a Ram passou a exitir como marca em 2012, então logo, aliás foi até uma lembrança do vendedor a marca Ram, voltando a Rampage, ela mede 5.03 metros de comprimento, 1.89 metros de largura, 1.78 metros de altura e 2.99 metros de entre - eixos, o seu ângulo de entrada é de 25.4 graus, a altura livre do solo é de 26.4cm e o ângulo de saída é de 25.3 graus.

                                                            
O Visual é bonito e tem personalidade própria 

Aqui outro ângulo de traseira 

Já a dianteira lembra as irmãs 1500, mas em "escala reduzida", o que a deixa bonita e imponente.

Lógico a Stellantis lançou a Rampage com dois focos: as Turbo diesel com preço das picapes médias básicas e intermediárias e com mais luxo que as versões topo delas e a Turbo gasolina tem a Maverick, agora vamos ver contra Toro Volcano(só vou usar a Toro pelas dimensões e mecânica, apenas isso, a diferença vai ficando grande no decorrer da matéria) e a Maverick Lariat FX4 que tem proposta semelhante, então vamos lá:

FIAT TORO VOLCANO TURBO 270 FLEX AUT

Comprimento: 4.94 metros       Largura: 1.84 metros       Altura: 1.74 metros   Entre -eixos: 2.99 metros

FORD MAVERICK LARIAT FX4

Comprimento: 5.11 metros      Largura: 1.84 metros      Altura: 1.73 metros     Entre -eixos: 3.08 metros

Em comparação a irmã de plataforma é 9cm mais comprida, 5cm mais larga, 4cm mais alta e mantém o entre -eixos, mas aí creio que seja alguma limitação dimensional da plataforma(não técnica, por que depois vocês vão ver) e contra a Maverick é 8cm mais curta, 5cm mais larga, 5cm mais alta e 9cm menor no entre -eixos, deu para ver que a versão Turbo Gasolina teve como foco a Maverick e vale lembrar que segundo a Stellantis sem contar motor e outras coisas, só a base, a diferença da Rampage é 60% ou seja já um carro diferente por aí.


                                                         
Tração integral estampado na caçamba e em todas as versões 

Rodas de liga-leve aro 17 

A versão Rebel foi avaliada 

E agora os ângulos fora de estrada.

FIAT TORO VOLCANO T270 AUT

Ãngulo de entrada: 25.7 graus             Altura livre do solo: 26.3cm       Ângulo de saída: 28.4 graus

FORD MAVERICK LARIAT FX4

Ângulo de entrada: 20.6 graus           Altura livre do solo: 21.8cm       Ângulo de saída: 21.2 graus 

No ângulo de saída é 0.4 graus menor que a Toro e 5.1 graus melhor que a Maverick, a altura livre do solo é 0.1cm melhor que a Toro e 4.6cm maior que a Maverick e o ângulo de saída é de 2.7 graus menor que a Toro e 4.1 graus maior que a Maverick, ou seja: tem capacide fora de estrada melhor que a rival, mas vale um observação em comparação a irmã de plataforma(já adianto que aqui é um outro carro como você vai ver na matéria), a Rebel Turbo a gasolina tem escape duplo, o que tira um pouco os ângulos, algo que na diesel vai para 27.5cm.

                                                          
Saída de escapamento de um lado...

de outro também...

O nome "Rampage" estampado nas portas, a exemplo dos irmãos de plataforma da Jeep

Faróis Full-Led.

Logotipo Ram Turbo estampado no capô, seja diesel ou gasolina.

POR DENTRO: O Painel é bonito e bem acabado, aliás digo até melhor que as picapes médias a venda no Brasil hoje em dia e aqui já começam as diferenças, no caso o painel em tela de TFT de 10.3 polegadas, bonito e de boa visualização emprestado do Commander e do Compass e a central multimídia de 12.3 polegadas se destacam, já essa aí é da própria picape mesmo, até brinquei, vendo os Tesla e BYD(não estou comparando, só estou dizendo) vai chegar o dia que os carros terão uma TV de 24 polegadas dentro deles,  mas enfim agora vamos aos equipamentos de série: ABS, Air Bag Duplo frontal(obrigatório por lei), Air Bag duplo lateral/cortina e joelhos para o motorista, Alarme, Ar Condicionado digital dual-zone, Coluna de direção regulável em altura e profundidade, Central Multimídia U-Connect de 12.3 polegadas, Direção Elétrica, ESP, Controle de tração, Hill Holder(Hill Assist), Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Alerta de colisão frontal com frenagem de emergência e detecção de pedestres e ciclitas(no caso alerta de frenagem de emergência), Controle de cruzeiro adaptativo com stop&go(ACC), Comutação automática do farol alto, Sistema de alerta de saída de faixa, Sistema de deteção de tráfego cruzado traseiro, Sistema de monitoramento de ponto cegos e sistema eletrônico de mitigação de rolagem da carroceria, calma que temos mais coisas nos segundo round e lógico aqui é apenas contra a rival Maverick Lariat, a Maverick custa R$234.890 é quase R$30.000 a menos, mas deve aqui: Piloto automático adaptativo(ACC), alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa e a própria central multimídia da Maverick é 8 polegadas, ou seja: A Rampage é mais equipada.

                                                       
A Central Multmídia é de 12.3 polegadas

O painel em tela de TFT de 10.3 polegadas é bonito e bem legível.

Antes de falar sobre a segunda parte sobre equipamentos, agora vamos ao espaço interno, apesar de ser irmã de Compass e Commander, lógico que em favor da caçamba, ela acaba perdendo espaço interno, mas ainda assim com os bancos na minha posição o espaço é excelente, agora com o banco recuado não tem jeito ela aperta, mas a diferenças entre apertos e apertos, digamos assim, no caso da Rampage é algo parecido com 90% das picapes médias construída sobre chassi e maiores e parecido com a Toro, é um das poucas coisas onde não tem onde fugir, mas ainda assim o espaço interno eu diria que é satisfatório e melhor que as picapes monobloco de preço inferior ao dela, a concessão seria no espaço? Não, tem como fazer milagre, a Ram 1500 por exemplo, é uma picape grande com entre -eixos maior que o comprimento de carros populares, aqui lógico a dimunição de tamanho se faz presente, algo dentro de esperado, lógico que ela não tem alcapão embaixo dos bancos traseiros, mas aí é uma concessão, afinal é o carro mais barato da marca, então é natural que ele deixe algumas coisas e lógico ainda assim o acabamento é melhor que todas as picapes médias do mercado e melhor que a Maverick também, outra coisa também, o banco dianteiro é bem grande para ser confortável e aí lógico acaba prejudicando um pouco, mas não tem milagre aqui, afinal ganha-se uma e perde outras.

                                                    
Com o banco recuado ela aperta 

Agora com o banco na minha posição sobra um excelente espaço.

Como se trata de uma picape, temos que falar de caçamba, no caso as vantagens de ser desenvolvida para o mercado sul-americano estão aqui: são 750KG, e a capacidade de reboque? o vendedor, aliás agradeço pelo excelente atendimento prestado e explicações, falou que era 400KG, dentro das picapes monobloco, aqui não tem milagre, agora vamos ver contra a rival a Toro 1.3 16V Flex na versão Volcano, apenas para mostras as diferenças:

 FIAT TORO VOLCANO T270 1.3 FLEX: 670KG
 FORD MAVERICK LARIAT: 622KG 

Aqui temos 80KG de vantagem sobre a Toro, é bem verdade que as Toro de entrada levam os mesmos 750KG da Rampage, mas são versões mais voltada ao trabalho, digamos assim e 128KG a mais que a Maverick, uma diferença bem grande na hora de carregar peso e no reboque lógico a Rampage e a Toro ficam nos 400KG e a Maverick fica nos 499KG, ok são 99KG a mais, mas insuficiente para recuperar o que perdeu na caçamba perante a Rampage, a outra concessão é o uso do protetor de caçamba, em vez da pintura de caçamba das irmãs 1500/2500/3500, mas aí é que Goiana, Pernambuco não esteja preparada para esse tipo de material, então se fez uso do protetor de caçamba, aqui é a outra concessão.

                                                             
Capacidade de carga 750KG.

E agora vamos para o segundo round dos equipamentos: Ram Connect, Abertura remota da tampa traseira, Ajuste elétrico do farol, Alça auxiliares de acesso ao veículo, Android Auto e Apple Car Play, Antena Tubarão, Apoio de braço central, Apoio de braço central traseiro, Bagdes escurecidos(emblemas), Banco elétrico do motorista com doze vias, Câmera de ré, Capa do espelho retrovisor preta, Chave telecomando, Desembaçador de Janela traseira, Escapamento duplo, Estepe de uso emergencial, Farol de Neblina em LED com função Cornerign, Faróis Full-Led com projetor bi-função, Freios á discos ventilados nas quatro rodas, Freio de estacionamento eletrônico com função auto-Hold, Ganhos superiores e inferiores para amarração de cargas, Grande dianteiro preta, HDC(Hill Descent Control), Iluminação interna da caçamba em Led, Keyless entry'go(chave presencial), Lanternas em Led, Limitador de velocidade, Luz de direção dinâmica(seta de direção), Maçanetas na cor da carroceria, Modo Sport, Molduras da Janelas pretas, Partida por botão, Pneus Pirelli Scorpion All Terains Plus 235/65/R17, Porta-Objetos abaixo do console central, Porta-Óculos, Protetor de Carter, Quadro de instrumentos digital de 10.3 polegadas, Ramcharger(carregador por indução, uma curiosidade nos EUA tinha um utilitário esportivo derivado da Ram da época com esse nome), Retrovisor interno eletrocrômico, Retrovisores externos com luz de cortesia e seta de direção, Retrovisores externos com rebatimento elétrico, Revestimento das portas parcialmente em couro, Revestimento dos bancos em Couro, Revestimento interno da caçamba, Roda de Liga-leve aro 17, Saídas de ar traseira, Seletor rotativo das marchas, Sensor de chuva, Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, Sistema Start&Stop, Tampa traseira amortecida, Tração 4x4 Automático e 4x4 reduzida, Trava elétrica do bocal de abastecimento, seis portas usb sendo três do tipo C para carregamento rápido, agora vamos ver o que a Maverick tem o deve, no caso aqui deve, além do próprio acabamento, bom no aspecto geral, mas não ao nível da Rampage, deve saída de ar traseira, carregador de celular por indução e o painel é analógico com uma tela de TFT e 6.5 polegadas no meio dos intrumentos, então agora sabemos a diferença de R$30.000 da Rampage Turbo Gasolina para a Maverick, calma que tem mais, que explico mais á frente, o vendedor me informou que ela vem com o pacote elite opcional que custa R$6000 que traz banco elétrico do passageiros com 12 vias(8 posições e mais 4 lombares), Sistema de som Premium Harmann Kardon e Luz de ambiente em LED, confesso que falhei em não pedir para ouvir o som, mas acredito que seja ótima qualidade e aí o preço do carro avaliado é R$260.790.

                                                            
Freio de estacionamento eletrônico, o botão de 4x4 reduzida e HDC e mais ao lado tem auto-hold

MECANICAMENTE: O câmbio é o automático de nove marchas que é feito sob licensa da ZF é usado nos modelos Stellantis á diesel e o Renegade 4x4 T270, sim a Rampage diesel e gasolina compartilham o mesmo câmbio, é compartilhado também ao Jeep Compass, Jeep Commander e a Fiat Toro diesel. O motor é o Hurricane 4 2 litros 16V Turbo da família GME(Global Mid Engine) importado dos Estados Unidos, na verdade tinha visto que tinha sido apenas feito na Itália, mas isso foi até 2022 quando a fabrica de Kokomo, Indiana passou a fazer com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta, pistões com tratamento DLC(Diamond Light Carbon) movido apenas a gasolina é o mesmo do Jeep Wrangler só aqui num modelo mais leve e também usado no Jeep Grand Cherokee, mas nesse com auxilio do motor elétrico e no Compass mexicano vendido nos três países da América do Norte, mas lá estrangulado com 200CV e também nos Alfa Romeo de entrada da Itália, no caso o Giulia(sedã por porte de um Mercedes-Benz Classe C), Stelvio nas versões de entrada desses modelos que gera 40.8KGFM a 3000RPM e 272CV a 5200RPM. A sua suspensão é Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, sendo McPherson na dianteira e Multlink na traseira e os freios são discos ventilados nas quatro rodas, logo vamos ver os rivais tem a oferecer nos motores, mas na suspensão segue o esquema tático de Toro e Maverick, com calibração diferente da Toro, lembrando que todas as picapes médias tem o eixo rígido na traseira e os freios no caso da Maverick é a disco na traseira também, só que sólidos e na Toro aqui outra diferença gritante: é a Tambor, vale lembrar que além da Rampage, apenas Ranger V6(a quatro cilindros é a tambor) e a Frontier tem  discos ventilados nas rodas traseiras.

                                                            
O motor 2 litros 16V Turbo gera 272CV 

Agora vamos ver contra Toro 1.3 16V Flex, a Maverick, no caso Ranger V6 e Amarok vão entrar aqui apenas no motor, e aí  eu explico as diferenças:

FIAT TORO 1.3 16V FLEX
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: GSE Turbo 270 1.3 16V Flex com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no escape acionado por corrente metálica, sistema Multiair III nas válvulas de admissão substituindo o comando de válvulas, a variação desse e o coletor.
POTÊNCIA: 180CV a 5750RPM com gasolina e 185CV com álcool
TORQUE: 27.5KGFM a 1750RPM nos dois combustíveis

FORD MAVERICK LARIAT FX4 2 LITROS 16V ECOBOOST
CÂMBIO: Automático de oito marchas
MOTOR: Ecoboost 2 litros 16V derivado da família Duratec com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
POTÊNCIA: 253CV a 5500RPM
TORQUE:38.7KGFM a 3000RPM

RANGER V6 TURBO DIESEL
MOTOR: V6 3 LITROS 24V TURBO DIESEL da família Lion com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, turbo e intercooler, á diesel
TORQUE:61.2KGFM a 1750RPM
POTÊNCIA: 250CV a 3250RPM

AMAROK V6 TURBO DIESEL
MOTOR: V6 3 LITROS 24V TURBO DIESEL  da família EA897 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo e intercooler
TORQUE:59.1KGFM a 1400RPM
POTÊNCIA: 258CV a 3250RPM.

Vamos ter que analisar parte por parte aqui, no caso primeiro com a Toro, depois a Maverick e as picapes V6 Diesel, no caso da Toro a diferença é muito grande, você pode alegar que o motor 1.3 é usado na linha Jeep, sim é verdade, mas no Renegade e Compass vai bem, não posso dizer no Commander(afinal eu andei no diesel), no Compass ninguém reclamou até onde eu sei, aliás em termos de desempenho vi elogios e o Renegade 1.3 anda muito bem, agora não dá para comparar com o 2 litros Turbo da Rampage, a diferença é muito grande : são 13.3KGFM de diferença em favor da Rampage e 98CV de diferença com gasolina e 93CV quando a Toro está com álcool,  é equivalente a carro 1.6 dos anos 1990(não estou comparando é um fato), contra a rival a vantagem é de 2.1KGFM e 19CV uma diferença considerável e fora que ambas são 2 litros, turbo e intercooler, bom nas picapes á diesel apenas coloquei o pódio das três picapes mais potentes feitas na América do Sul, a Rampage é 14CV mais potente que a Amarok e 22CV sobre a Ranger, sobre o torque aí não tem que fazer, afinal a Rampage tem bastante torque, mas aí com V6 á diesel não tem que competir nesse quesito, mas aí entra outra questão: pode ver que quando Amarok e Ranger V6 diesel "terminam o expediente" a Rampage apenas "começa o dela" e ainda tem a vantagem do peso: em média 400KG a menos, afinal Ranger e Amarok são de chassi e tem eixo rígido na traseira, aqui pesa menos, só coloquei as V6 diesel por que são as três picapes mais potentes da América do Sul junto com a Rampage, com vantagem é claro para a Rampage. No caso do câmbio em relação a Toro 1.3 são três marchas a mais e em relação a Maverick é uma marcha a mais, já o câmbio de Ranger e Amarok vou deixar de lado, por que aqui o que interessa é o motor.

                                                     
Botão Start/Stop igual ao Commander, peço desculpas pela foto tremida, por que é uma área díficil, mesmo não tinha saída.

ANDANDO COM ELA: Chegou a hora de andar com ela, o vendedor, que aliás tenho que agradecer o excelente atendimento pegou a minha carteira, voltou para o carro e aí ele me avisou "tenho que tirar a outra da frente, por que  se não vai atrapalhar", afinal ao lado da Rampage Turbo gasolina tinha a Ram 1500 Limited, afinal é uma picape grande, então todo o cuidado é pouco, e a outra Rampage era o modelo diesel, até achei que ele ia tirar a Ram Classic, mas foi o modelo diesel, mas enfim aí voltou, pisei no freio e liguei a picape e lógico ele me instruiu a mexer no botão giratório, parece a mesma peça das outras Ram, mas em posição diferente, mas não posso dizer, girei P,N,R e D e ele me avisou "se quiser posso ajudar a manobrar, antes de tu sair" afinal ela tem uma posição bem típica de picape e de suv, mas você não vê o final do capô como o Renegade e aí aceitei, para não arriscar, ele mesmo me instruiu, fazendo gestos vem para a frente e depois instruiu para girar, a direção já digo que é muito melhor a Toro, me obrigaria a fazer idas-e-vindas, aqui não, ela virou todo e saiu na parte do estacionamento da DVA onde estão os outros modelos e lógico parei para o vendedor entrar, ele entrando segui com a picape, o volante tem boa pega, esclarecendo: tem uma entrada grade que protege a escada de entrada do showroom, então tivemos que tomar dois cuidados, alí. Voltando a picape sai em direção a Rua Paulino Pedro Hermes, o trânsito estava pesado, muitos carros entrada, aliás vale lembrar que estava acelerando acredito que 10% do pedal, esperei o trânsito, passar até que um carro deu sinal para entrar e aí entrei, a rua estava esburacada, a suspensão eu chamaria de sincera, ela avisa que tem algo de errado aí, mas não entrega na forma de pancadas, vou fazer justiça aqui: no parelepído ela nem entregou que era assim e lógico só aumentei um pouco o pé do pedal, que estava muito abaixo, pisei um pouco mais, já deu sinais de sobra de motor, aliás o câmbio de nove marchas, encontrou aqui o motor onde ele pode mostrar todo o poder, mas lógico fui a 40KM/H e a rua movimentada, embora agora esteja cheia de irregularidades, pode ser que seja efeito das chuvas na semana anterior, mas não posso confirmar, aliás como a Rampage é a menor das Ram nas nossas ruas apertadas das capitais ela se sente mais á vontade, paro para entrar em direção a Rua Osvaldo José do Amaral, conhecida como Avenida das Torres, espero o trânsito passar, até que um Logan que estava bem longe, ele para na lombada e vai em direção a Paulino Pedro Hermes, caminho livre para mim, entro na avenida e sem carro á frente, faço um kickdown para ver e ela responde muito bem, a resposta é algo acima da "patada" dos motores turbo, não sei como classificar, só digo que honra o nome Hurricane que inglês quer dizer furacão e chegou aí vejo 65KM/H, opa, vou aliviar e vou seguindo normal, aliás os freios passaram muita segurança, lógico não precisei acionar eles fortes e quando acionados passavam a impressão boa e o próprio interior é bem luxuoso e agradável e fui seguindo normal a 60KM/H, logo depois tem uma obra e sou obrigado a tomar cuidado, vou mais devagar e lógico todo o cuidado para entrar, cheguei  confundir o  Virtus com Voyage, até o vendedor riu, quando falei "Voyage", mas esclarecendo: não tive o intuito de desqualificar e sim errei mesmo o carro do lado, mas aí entro na faixa da direita para passar a obra e passo a faixa da esquerda, por que teria que virar, e um aí sim um Gol na minha frente e ele vai a direita e lógico tinha um morro, aproveitei para fazer um kickdown e além de ser um fucarão de potência, ainda deu uma leve dianteira, exigindo uma leve correção ao volante, mas depois de corrigido, vi o velocimetro "75KM/H" opa, vou aliviar, realmente é um verdadeiro furacão e poder inigualável, me arrancou um sorriso de orelha a orelha, nunca vi uma picape tão divertida ao volante, vou entrar na técnica, aí dous os créditos ao vendedor, ele explicou que o sistema 4x4 opera sob-demanda e ai tive pensando, talvez quando o Gol foi para direita(e até aí eu estava a 60KM/H ou abaixo) era a tração dianteira que estava funcionando, aí quando o kickdown aí a correção, chamou a tração traseira e ajudou a corrigir e lógico na hora eu estava bem atentendo, tanto que só vi o velocímetro depois, lógico voltando a 60KM/H, lógico você pode alegar uma Ram 1500 talvez faça outra coisa nessa situação, sim é verdade, afinal nas Ram 1500 só está atuando a tração traseira(2WD) e esclarendo: não fiquei assustado aquele momento foi bem divertido, e nem liguei o modo Sport, o ronco só aparece quando pisa fundo, mas ainda assim é discreto, mesmo com o duplo escape, depois se quiser saber sobre o ronco, vou falar uma versão específica, fui a 60KM/H o plano era virar uma área de retorno e aí passei, e não vi a área de retorno e logo depois tinha uma semáfaro, "você vai ter que entrar na direita e depois ir na esquerda", aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento prestado, então fui e passei o semáfaro e entrei na esquerda e fui seguindo, aliás aqui a suspensão se mostrou bem macia, lógico não é igual as irmãs 1500, mas aí entra várias coisas e aí finalmente deu para entrar na área de retorno, esclarendo: o plano era voltar na área original de retorno, como passei fui obrigado a ir um pouco mais longe, mas confesso: foi sem querer não tive intenção, fazendo o retorno na Avenida das Torres, esperei alguns carros e aí no lado contrário tinha um Nivus vindo, mas antes teria uma lombada, lógico entrei e pisei um pouco mais para poder entrar na frente e lógico colocar na faixa da direita e fui seguindo normal e comentei até sobre as vendas, o vendedor me contou de cada 10 Rampages vendidas, entre 7 e 8 são turbo gasolina, o que me surpreende, como eu disse antes: no luxo e no desempenho não houve concessão, lógico agora a 60KM/H fui seguindo, aliás os bons ângulos de ataque e saída fazem encarar as lombadas muito bem e lógico ele me avisou, para ir na esquerda para entrar na rotatória, mas antes tinha uma Montana de geração antiga e depois da lombada eu achei que ele ia seguir o rumo normal e ai entrar e aí ele meio que quase parou derepente, não sei o que aconteceu: se ele queria olhar melhor a Rampage ou fez por que quiz, sinceramente eu não sei, mas enfim ia entrar, logo depois teve um Celta que passou a lombada e deu sinal de luz para entrar, aliás eu vi a Montana, além disso o próprio alerta de ponto cego me avisando que tinha carro ao lado, aliás o espelhos são grandes como toda a picape, mas aqui digo que em relação as picapes monobloco me deu a impressão de ser maior, entrei na Rua do Lano, lógico ela estava irregular como sempre, olha nem bump da suspensão eu senti, apenas tipo como se o carro tivesse "tateado" dizendo que isso está irregular, mas entregar em forma de pancada e aí entra uma situção bem curiosa , afinal tem uma hora que a Rua do Lano não permite seguir e aí é obrigado a entrar na Rua São Jorge e um caminhão Constellation de bebidas vem em sentido contrário, lógico parecia querer testar os limites de manobra da Rampage, viro o volante com cuidado vou seguindo e aí um susto vindo da suspensão traseira, ouvi um "plac-plac" o vendedor me disse: "Isso é calçada quebra por carro passando por aí", e até cheguei a pensar que tinha arranhado a caçamba, mas eu tinha visto que não e lógico se fosse uma 1500 a pessoa teria que fazer muitas manobras, aí entra o aperto das nossas ruas, esclarecendo: nada contra 1500 eu gostei da Rebel como vocês sabe, mas fatos são fatos e fui em direção a Maria Filomena da Silva  e entro logo em direção a Ivo Reis Montenegro, vou a 40KM/H, afinal é uma área de comercio, e lógico tem muito carro estacionado melhor ir a 40KM/H, mas confesso que é díficil ficar nessa velocidade, mas lógico responsabilidade e cuidado é essencial, aliás uma coisa que o Hurricane pode mostrar é todo o poder do câmbio de nove marchas, tanto que nem mudaram as relações de marcha em relação ao diesel e logo depois espero o trânsito passar que nesse momento estava bem pesado, para entrar na Paulino Pedro Hermes que é a Marginal da BR-101, espero e aí os carros passando até que uma senhora de um Renegade dá sinal para mim, passar entro e agradeço buzinando, aliás o mesmo faço para o motorista do Celta e do Fiesta, que na rotária da avenida das torres deu passagem para eu passar e vou a 40KM/H e tem radar e aí vou em direção a DVA onde eu faço as fotos, e lógico aí ela mostrar o seu único ponto fraco que depois eu explicarei para vocês.

                                                                  
O câmbio é automático de nove marchas com seletor giratório 

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE A RIVAL: O seu preço é de R$254.790 é R$30.000 mais cara que a Maverick Lariat, mas é muito mais equipada, afinal a rival não tem ACC e carregador wireless, por exemplo, o consumo urbano é de 7.9KM/L e o rodoviário é de 9.7KM/L segundo o Inmetro, já a Maverick faz 8.8KM/L na cidade e 11.1KM/L com gasolina, ok, a Rampage gastou 1.1KM/L a mais com gasolina e 1.4KM/L a mais com álcool, na rodovia acredito que seja o câmbio mais longo, mas ainda assim para um carro de quase 300CV o consumo é ainda excelente, mas lógico lembrando que no caso contra a Maverick a Rampage tem a vantagem de ser produzida no Brasil, o que pode ajudar em algumas facilidades no dia-a-dia  e lógico se quiser mais econômia na Rampage aí tem as versões diesel que vou explicar melhor depois, no caso 9.9KM/L e 12.4KM/L nos modelos á diesel, mas aí lógico é outra conversa. E aí se tivesse R$255.000 você comparia? A resposta é um sim tão forte quanto o Hurricane 4, o que pesa a favor: excelente desempenho, o melhor acabamento entre as picapes feitas na América do Sul(inclusive melhor que as médias mais recente), bom pacote de equipamentos, o preço é de R$250.000, mas é bem mais equipada que sua rival, então isso compensa, aliás como foi desenvolvida para o mercado brasileiro tem uma boa capacidade de carga, bom acesso aos comandos achei uma boa sacada o comando do câmbio giratório, aliás o próprio freio de estacionamento "freio de mão eletrônico e automático" só foi pisar no freio e a picape ficou lá, nem precisei mexer no botão do freio, mas lógico aí tem que estar na função alto-hold, lógico o espaço interno é satisfatório, assim como o consumo, no espaço não tem muito que fazer e digo que até melhor que maioria das picapes médias, a Ranger estica um pouco, mas não vai muito longe no espaço interno, já o consumo é de acordo com a potência que tem e digo mais: existe diferenças claras entre limite dimensional e técnico, ok, no dimensional pode ter atigindo, mas o técnico não, acredito que aguentaria até 300CV tranquilamente(lógico um carro original de fábrica), o que pesa contra é algo bem curioso, mas pode ser algo que pode ser complicado, ela tem vareta para abrir o capô até aí tudo bem, o problema é que só tem um área pequena onde você coloca os dedos para não queimar os dedos quando o motor quente, a Stellantis poderia melhorar os pontos onde por exemplo, você coloca a vareta ao capô, afinal vai para uma revisão, tudo bem pode ser que o mecânico trabalhe com luvas, mas aí para abrir o capô, o mecânico pode tomar um susto como tomei, quando a capacidade de reboque é dentro das picapes monobloco, como você viu a Maverick não vai muito longe não. As diferenças entre ela e a Toro são muito grande digo bem grande  mesmo, ainda mais quando  equipado com o Hurricane 4, mas e as diesel? bom depois eu explico melhor, mas já adianto e no diesel no diesel ,além dos equipamentos a Rampage tem freios á discos ventilados na traseira então já começa a ter uma diferença, vamos colocar aqui: no motor Hurricane é 100% e já no diesel é digamos ums 80% diferente, é outro carro(estou contando motor e outras coisas). 

                                                                   
Lanternas de Led muito bonitas, depois eu falo mais sobre o Easter Egg.

Ou seja: A Rampage está fazendo o que o Renegade fez para a Jeep: uma rampa de acesso, afinal antigamente na Jeep a pessoa olhava a Cherokee ou Grand Cherokee e não tinha digamos orçamento(com todo respeito), quando chegou o Renegade muitos que compravam sedã médio até peruas e minivans acabaram comprando o Renegade e depois abriu espaço para o Compass e Commander, na Rampage é a mesma coisa, no caso das 1500/2500/3500 pode ser que orçamento não dê, pode ser que dê para comprar a picape, mas aí por exemplo aumentar a garagem? disputar a vaga? ou ter que encarar fazer carteira C no caso das 2500? ou 3500? E até mesmo na disputa de nossas vagas apertas uma picape média é complicado, imagine uma grande...(lógico não estou criticando, é um fato é extensivo as rivais da Ram 1500), então agora a Rampage tem dimensões mais práticas digamos assim e com isso sem precisar fazer mudanças e com uma vantagem: preço de picape média de entrada e mais equipada que as completas e contra a Maverick você já viu as vantagens. Agora é hora de mostrar as outras versões, a primeira abaixo, lembrando que todas mantém o câmbio de nove marchas automático e da tração integral. e depois as outras acima dela.

Rebel 2 litros 16V Turbo diesel 4x4, aqui o motor é o Multijet II 2 litros 16V Turbo da família Pratolla Serra usado em Compass, Commander, Toro e já foi usado no Renegade, mas que gera 38.7KGFM a 1750RPM e 170CV a 3750RPM, aqui a calibração foi herdada do Commander, os equipamentos de série são os mesmos dessa Rebel Turbo gasolina e o preço é de R$244.790 e a capacidade de carga aumenta para 1015KG e o próprio tanque aumenta e lógico perde o escape duplo, por causa do motor diferente.

Laramie 2 litros 16V Turbo Diesel 4x4: Aqui o mesmo motor da Rebel Turbo diesel, mas acrescenta: Acabamentos externos cromados, para-choque cromado, Revestimento interno a cor Mountain Brown e Rodas de Liga-leve aro 18 e custa R$256.990 e a capacidade de carga segue a Rebel Turbo diesel.

Laramie 2 litros 16V Turbo Gasolina 4x4: Aqui os mesmos equipamentos da Rebel Turbo diesel, mas acrescenta escapamento duplo e modo Sport e custa R$265.990.

A RT 2 litros 16V Turbo Gasolina 4x4: Revestimento interno de couro e suede com costura Ruby, Modo R/T, Suspensão esportiva, Escapamento esportivo, Roda aro 19 em preto Brilhante e Teto Preto Brilhante, lembra do ronco que falei? essa a versão que tem o ronco mais águdo pelo sistema de escapamento diferente e o botão R/T que deixou a eletrônica mais agressiva(no bom sentido) e o mesmo motor e o preço é de R$277.990. E vale lembrar que todas tem o pack Elite opcional que tem banco do passageiros com regulagem elétrica, som Harmann Kardon e lógico a Laramie Turbo Gasolina e a R/T tem a mesma capacidade de carga da Rebel Turbo Gasolina dessa avaliação: 750KG.

O modelo está disponível nas cores: Cinza Stingray(a cor do modelo avaliado e é Perolizada), Vermelho Flame que é sólida, essas duas são de série, digamos assim, Preto Diamond Sólida, Branco Perola, Maximum Steel(parece um tom azul), Azul Patriot e Prata Billet esta três últimas metálica e no caso dessas cinco últimas ela acrescenta: R$2.000 a mais, cada uma delas.  E a diesel dá para considerar técnicamente uma "Picape do Commander"? (o que é um elogio) a resposta é sim, mas teve as alterações do freio traseiro: discos ventilados contra discos sólidos e a própria suspensão traseira diferente, ainda que independente no SUV e é normal compartilharem alguma coisa ou outra já são feitos na mesma fábrica e o próprio Commander é o suv mais luxuoso feito localmente, então a Rampage está bem servida.

                                                                  

                                                                
Bandeira norte-americana na lanterna esse é o Easter Egg 

Analisando avaliação com ela e a sua rival, não sei o que pessoal da Stellantis América do Sul e América do Norte pensam, mas posso dizer: Por mim, já pode vender nos EUA sem grandes mudanças, quanto a motor á diesel, lá só picapes 2500 para cima, raramente abaixo disso, o motor 2 litros 16V Turbo á gasolina vem de lá(aliás como vendedor disse, mas enfim eu falei sobre a fabricação na Itália e calibração para os mercado norte-americano, mas isso foi até 2022, quando passou as ser produzido nos EUA também), o acabamento é melhor que a da rival, mas isso é com a engenharia da empresa, falo do que está sendo especulado pela imprensa dos EUA  quanto a do Brasil e a fabricação? bem Goiana, Pernambuco abastece a América do Sul, já a América do Norte seria abastecida pela fábrica de Touluca, México onde fazem o Compass para os mercados da América do Norte, já América Central e do Sul é abastecida pela produção brasileira de Goiana, Pernambuco com exceção do 4XE que vem da Itália.

                                                             FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote  acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta movido a gasolina
CILINDRADA: 1995cm3
DIÂMETRO X CURSO: 84 X 90mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10:1
POTÊNCIA: 272CV a 5200RPM
TORQUE: 40.8KGFM a 3000RPM
CÂMBIO: Automático de nove marchas e tração integral permanente com reduzida
CARROCERIA: Picape, cabine dupla, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 5.03 metros, largura 1.89 metros, 1.78 metros e entre -eixos 2.99 metros
OFF ROAD: Ãngulo de entrada 25.7 graus, altura livre do solo 26.4cm e ângulo de saída 25.3 graus
PESO:  1906KG
PESO/POTÊNCIA: 7KG/CV
PESO/TORQUE: 46.7KG/KGFM
VOLUMES: Capacidade de carga 750KG e tanque de combustível 55 litros
SUSPENSÃO: Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: McPherson
TRASEIRA: Mutlink
FREIOS: Discos ventilados nas quatro rodas com ABS,EBD,ESP, Controle de tração e Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17,265/65/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral/ cortina e de joelhos para o motorista, Alarme, Ar Condicionado digital dual-zone, Coluna de direção regulável, Central Multimídia U-Connect de 12.3 polegadas, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Direção Elétrica, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, Alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência e detecção de motorista e pedestres, Controle de cruzeiro adpatativo com stop &Go(ACC), Comutação automática do farol alto, Sistema de monitoramento de ponto cego, Alerta de saída de faixa, Alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro e Sistema de mitigação de rolagem da carroceria, painel de tela de TFT de 10.3 polegadas e banco do motorista com regulagem elétrica.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Pack Elite com banco do passageiro com regulagem elétrica e som Harmann Kardon e as pinturas dependendo da cor que você escolher.
GARANTIA:  3 anos
PREÇO: R$ 254.790 

AGRADECIMENTOS AO VENDEDOR E A DVA RAM PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO E PELO CARRO CEDIDO,  AO MARKETING DA DVA POR TER AUTORIZADO O TEST-DRIVE E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO.

OBS: AS INFORMAÇÕES TÉCNICAS SÃO DOS FABRICANTES E SÃO DE MINHA RESPONSABILIDADE 








                                                                        





                          





                        


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