AVALIAÇÃO: CITROËN C3 AIRCROSS SHINE TURBO 200 CVT: ESPAÇO ACESSÍVEL

                                                    

SUV DA CITROËN É SIMPLES, MAS NÃO IMPEDE DE TER ESPAÇO DE CARROS QUE CUSTAM 4 VEZES MAIS E EXCELENTE DESEMPENHO 

Final do ano passado, a Citroën anunciou o lançamento do C3 AirCross, inclusive a data que ia chegar as concessionárias, cheguei a Citroën Via Porto de Florianópolis e dei uma olhada no carro, comentei detalhes técnicos com a vendedora e é o modelo exposto que seria o modelo de test-drive, comentei com eles que recebo notícia da Stellantis e lógico perguntei se tinha o modelo para test-drive, ela falou que ainda não e como já estava perto do natal e ano novo, onde o movimento das concessionárias aumenta tomei a decisão de virar o ano, virou o ano, cheguei a concessionária, mas fui informado que que a fábrica parou para final do ano e só voltaria depois e que em Fevereiro já estaria melhor, então resolvi aproveitar que fui na região e fui atrás do C3 AirCross digamos assim, cheguei lá, falei  com a vendedora, mas aí tinha um cara olhando o carro e comentando e lógico deixei a vendedora e ele conversarem, só comentei quando vinha alguma coisa técnica(motor, torque e porta-malas) o senhor saiu e aí ela falou "Tu tinha pedido para fazer o test-drive" Sim, então fomos ao test-drive.

POR FORA: O C3 AirCross mostra uma diferença clara entre ser simples e ser mal-executado, no caso aqui é apenas simples, e o visual dele é bonito, mesmo aproveitando coisas do irmão menor, no caso o C3 Hatch, o que ajuda digamos em outras situações, Por fora o farol dividido, marca presença, assim como a grade black piano, nas laterais a roda de liga-leve diamantada e na traseira lógico as lanternas também são do C3, mas repito: não desaramônico, pelo contrário é um carro bonito, mas lógico estilo é questão subjetiva, ele mede 4.32 metros de comprimento, 1.80 metros de largura, 1.67 metros de altura(lógico com as barras no teto que é o modelo avaliado) e 2.67 metros de entre -eixos, ele é feito em Porto Real-RJ na plataforma CMP que serve ao C3 Hatch novo e ao Peugeot 208 que é fabricado na Argentina, o seu ângulo de entrada é 23.8 graus, a sua altura livre do solo é de 20.0cm e o ângulo de saída é de 32 graus.

                                                           
Faróis halógenos em baixo

Linhas de traseira são bonitas 

Faróis DRL em LED 

Aqui outro lado da traseira 

A primeira comparação é contra o seu irmão e também ao antecessor que tinha outra proposta, esse aqui a hora que chegar a versão sete lugares será um SUV com características de minivan e o outra era minivan com características de SUV, então vamos lá.

C3 HATCH NOVO

Comprimento: 3.98 metros      Largura: 1.73 metros     Altura: 1.60 metros    Entre -eixos: 2.54 metros 

C3 AIRCROSS ANTIGO

Comprimento: 4.28 metros     Largura: 1.72 metros     Altura: 1.70 metros     Entre -eixos: 2.54 metros 

Vamos lá, em comparação ao irmão feito na plataforma CMP o aumento foi de 34cm no comprimento, 7cm na largura, 7cm na altura e 13cm no entre - eixos, agora sobre a geração antiga feita na PF1 que tinha outra proposta ele é 4cm maior, 8cm mais largo, 3cm mais baixo e 13cm maior no entre -eixos também, sobre a altura não posso dizer, mas o sobre o comprimento é o aumento apenas de 4cm é por causa do estepe na traseira do modelo anterior, analisando pela C3 Picasso que não tinha estepe na traseira o aumento vai para 23cm e lógico não é apenas medidas externas por causa de para-choque e outras coisas em comparação ao irmão, mas isso nele traduziu internamente que depois eu vou comentar mais á frente.

                                                            
Faixa preta na tampa do porta-malas

Lanternas são as mesmas do C3 Hatch, mas ficaram bonitas 

Agora vamos ver contra rivais e o irmão C4 Cactus que segue outra proposta, mas vamos aqui.

C4 CACTUS FEEL PACK 1.6 16V AUT 

Comprimento: 4.17 metros    Largura: 1.71 metros     Altura: 1.56 metros     Entre -eixos: 2.60 metros 

FIAT FASTBACK IMPETUS TURBO 200 CVT 1 LITRO 12V 

Comprimento: 4.43 metros    Largura: 1.73 metros    Altura: 1.54 metros     Entre -eixos: 2.53 metros

HONDA HR-V EXL 1.5 16V CVT 

Comprimento: 4.33 metros    Largura: 1.79 metros    Altura: 1.59 metros    Entre - eixos: 2.61 metros 

HYUNDAI CRETA LIMITED T-GDI 1 LITRO 12V 

Comprimento: 4.30 metros   Largura: 1.79 metros    Altura: 1.63 metros   Entre -eixos: 2.61 metros

JEEP RENEGADE LIMITED T270 1.3 16V FLEX

Comprimento: 4.27 metros    Largura: 1.80 metros   Altura: 1.70 metros    Entre -eixos: 2.57 metros

NISSAN KICKS ADVANCE 1.6 16V CVT

Comprimento: 4.31 metros   Largura: 1.76 metros    Altura: 1.56 metros    Entre -eixos: 2.62 metros

RENAULT DUSTER ICONIC 1.6 16V CVT 

Comprimento: 4.38 metros    Largura: 1.83 metros   Altura: 1.69 metros   Entre -eixos: 2.67 metros

VOLKSWAGEN T-CROSS COMFORTLINE 200 TSI 1 LITRO AUT 

Comprimento: 4.20 metros    Largura: 1.75 metros     Altura: 1.57 metros   Entre -eixos: 2.65 metros

CHEVROLET TRACKER LTZ 1 LITRO 12V TURBO AUT

Comprimento: 4.27 metros   Largura: 1.79 metros    Altura: 1.63 metros   Entre -eixos: 2.57 metros 

Se sentiu falta do 2008?, é que ele agora só vem a Griffe THP pelo visto já estão preparando a nova geração feita na CMP(a qual é vendida só em versão elétrica por enquanto), vamos lá é 15cm maior que o C4 Cactus, tem o  quarto maior comprimento só perdendo ficando 1cm atrás do Honda HR-V terceiro colocado e 1cm á frente do Kicks, ele é o segundo mais largo empatando com o Renegade e perdendo para o Duster e vencendo por 1cm o Creta e 9cm mais mais largo que o irmão C4 Cactus, na altura é o terceiro mais alto ficando atrás apenas de Renegade e Duster, no caso 2cm atrás do Duster e 4cm mais alto que Tracker e Creta e é o maior entre - eixos com junto com o Duster, o segundo colocado é o T-Cross que ficou 2cm atrás e em relação ao C4 Cactus é 7cm maior.

                                                             
Versão avaliada foi a Shine e em março terá o "7" para os modelos de sete lugares

O emblema Turbo 200 denuncia o motor três cilindros turbo 1 litro

POR DENTRO: Tudo bem, ele manteve a chave do C3 que depois eu vou falar mais á frente, no caso aqui houve melhorias o painel em tela de TFT de 7 polegadas é compartilhado com  Fiat Pulse e Fastback, tem ajeitar o conta-giros mas não consegui, até por que ele tem, aliás mesmo não tem conta-giros ainda assim é bem instrutivo e melhor que do Hatch já melhorou e muito. O modelo vem de série com ABS, Air Bag duplo frontais, ESP e Controle de tração(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Ar Condicionado, Coluna de direção regulável, Central Multimídia de 10.3 polegadas chamada Citroën Connect Touch Screen, Hill Holder, Direção Elétrica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos.

                                                    
Central Multimídia de 10.3 polegadas 

Painel em tela de TFT, tem o conta-giros, mas confesso que não consegui abrir, enfim apertei o botão errado 

Agora vamos ver os os rivais tem a oferecer, no caso o C4 Cactus Feel Pack 1.6 16V Aut que é de outro público, no caso o modelo custa R$125.990 a única diferença é que o Ar Condicionado é digital, mas de resto a lista é parecida  e  custa R$4.000 a menos, mas deve outras coisas que você verá na matéria, o Fiat Fastback Impetus Turbo 200 CVT além de ar condicionado digital traz a mais Alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência , alerta de mudança involutária de faixa e sistema de regulagem automática do farol alto , mas custa R$152.990 ou seja é R$23.000 mais caro que o C3 AirCross ou seja é muita diferença de preço, o Honda HR-V EXL 1.5 16V traz a mais: Air bag de cortina, traz câmera de ponto cego(que fica no lugar do alerta de ponto cego), Piloto automático adaptativo(ACC), Alerta de frenagem com frenagem de emergência, Sistema de frenagem para mitigação da colisão, Sistema de permanência de faixa, Sistema para mitigação da evasão de pista e ajuste automático do farol alto e aí o preço é de R$160.400, ou seja é R$30.000 mais caro e a central multimídia é de 8 polegadas, o Hyundai Creta Platinum TGDI 1 litro 12V traz a mais: Airbag de cortina, alerta de presença no banco traseiro, alerta de centralização de faixa, câmera de ponto cego(fica no lugar do alerta de ponto cego), ajuste automático do farol alto, Alerta de frenagem de emergência com frenagem de emergência e custa R$160.990 ou seja R$30.000 a mais, o Jeep Renegade Longitude T270 1.3 16V Flex traz a mais que o C3 AirCross os air bags laterais e a frenagem de emergência e a própria central multimídia é de 8.4 polegadas, aliás os próprio painel em tela de TFT do C3 AirCross além de Fastback, Pulse é compartilhado com Toro e Renegade também e custa R$160.990 ou seja R$30.000 a mais, o Nissan Kicks Advance 1.6 16V CVT custa R$134.290 é R$4.000 mais caro e traz a mais apenas os Air Bags laterais e a própria central multimídia é de 8 polegadas, mas o Kicks tem outros débitos parente o C3 Air Cross que você verá, assim como o Renegade e HR-V, o Renault Duster Iconic 1.6 16V CVT custa R$139.890 é R$8.000 mais caro, mas traz a mais apenas air bags de cortina e alerta de ponto cego, o Volkswagen T-Cross Comfortline 200 TSI custa R$160.990 e traz a mais: ACC(Piloto automático adaptativo), Alerta de frenagem de emergência, Air Bag duplo laterais é R$30.000 a mais e o Chevrolet Tracker LTZ 1 litro 12V Turbo que traz:a mais: Air Bag duplo lateral, frenagem de emergência e alerta de ponto cego, mas custa R$150.990 e a própria central multimídia de 8 polegadas, ou seja: R$20.000 mais caro, ou seja: o único mais barato é dentro de casa e o resto chega de R$20.000 a R$30.000 mais caro, já no acabamento o C3 AirCross ou achei bom e melhor que do próprio Hatch, lógico os únicos que estão acima no acabamento são Renegade e HR-V, mas eles cobram por isso, enfim se você dá menos e cobra menos é correto, digamos assim e a diferença de preço é grande dá para se pensar, lógico tirando Duster e Kicks que a diferença é pequena, mas no caso do Renault nem tanto e no caso do Fastback a diferença é muito grande em preço por pouco equipamento a mais. Depois colocarei outros itens para todo mundo aqui, mas agora vamos no espaço interno, na dianteira a pessoa se ajusta bem e a posição é alta, mas pode baixar o banco, isso é em todo utilitário esportivo, já com o banco traseiro na minha posição deu para cruzar as pernas! o que dá para dizer que é um espaço acessível, afinal o preço dele é de hatch compacto topo de linha ou próximo disso e nesse quesito só no Volkswagen Taos(que é um SUV médio) ou em picape grande(Ram 1500 por exemplo) dá para fazer isso, ou seja no caso da Ram 1500 é carro custa 5 vezes mais caro, ou seja dá para dizer que é o melhor "custo por metro quadrado" do mercado brasileiro, com os bancos recuado sobra uns três dedos, um verdadeiro latifúndio digamos assim.

                                                            
Com o banco todo recuado deu três dedos sobrando 

Com os bancos na minha posição, você cruza as pernas(tenho 1.74 metros)

Já o porta-malas oferece 493 litros é o segundo maior dessa turma, outro latifúndio, você pode alegar que ele é assim por que terá versão sete lugares, sim, mas talvez o "pacote interno" poderia não ser tão bem executado, agora vamos ver o porta-malas dos rivais, inclusive o irmão C4 Cactus.

CITROËN C4 CACTUS: 320 litros
FIAT FASTBACK: 516 litros
HONDA HR-V: 354 litros
HYUNDAI CRETA: 422 litros
JEEP RENEGADE: 320 litros
NISSAN KICKS: 431 litros
RENAULT DUSTER: 475 litros
VOLKSWAGEN T-CROSS: 373 litros
CHEVROLET TRACKER: 393 litros

Ele tem o segundo melhor porta-malas ficando 23 litros atrás do Fastback e 18 litros á frente do Duster, lembrando que o Fastback tem a traseira cupê o que deixou uma traseira bem alongada e analisando pelo Pulse do qual é derivado, não tem o espaço do C3 AirCross aliás vale lembrar que nenhum deles tem, nem mesmo o HR-V, mas agora no porta-malas a média do segmento é de 406.7 litros, vamos a arredondar 407 litros, o porta-malas do C4 Cactus dá e sobra para uma família tranquilamente. Agora vamos a segunda parte dos itens de série: Aerofólio traseiro, Barra no teto estética, capa do retrovisor em preto brilhante, Faixa traseira em preto brilhante, Estepe de uso temporário,  Grade frontal em preto brilhante, Maçaneta na cor da carroceria, Moldura da caixa de roda e lateral da carroceria, Moldura preta nos vidros, Protetor inferior dos para-choques dianteiros e traseiros(Skid Plate), Roda de liga-leve diamantada aro 17, Tampão do porta-malas, Piloto automático(Check Control), Faróis de Neblina, Monitoramento de pressão dos pneus, DRL  em LED, 1 porta USB para recarga e tomada de 12 voltas, 2 saídas usb na segunda fileira, Banco do motorista com ajuste de altura e apoia braço, Bancos traseiros rebatíveis, Isofix e Top Theater(obrigatórios desde 2020 esses dois), Espelhamento sem fio da central multimídia, Controle de áudio no volante, Chave com controle com abertura remoto, Espelhos de cortesia para motorista e passageiro, Limpador/Desembaçado do vidro traseiro, Luz de Cortesia dianteiro e traseira, Luz de cortesia no porta-malas, Seta repetidora nos retrovisores(luz de indicação), Porta-Objetos com abacamento Premium no painel), Sensor de estacionamento traseiro, Travamento central, vidros elétricos one-touch, volante revestido em couro sintético e comandos no piloto de áudio. Agora você sabe o débito de HR-V e Renegade: Porta-malas. No caso o carro avaliado eu não sei se vinha com isso, mas acredito que sim, no caso os opcionais é protetor de carter e soleira e aí são R$700 a mais e o preço do modelo avaliado é de R$132.290 que depois eu cito sobre as cores.

                                                    
O porta-malas é de 494 litros 

MECANICAMENTE: O câmbio é o CVT que simula sete marchas, esse câmbio é usado nos Fiat Pulse, Fastback, Strada, Argo, Cronos e no Peugeot 208 recentemente, o motor é o três cilindros GSE Turbo 200 1 litro 12V que está nos Fiat Pulse, Fastback, Strada, no Peugeot 208 e agora no C3 AirCross é o primeiro Citroën a usar esse motor com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no escape acionado por corrente metálica, sistema Multiair III atuando na admissão que dispensa o comando físico das válvulas de admissão e sua variação e dispensa a variação do coletor com isso gera 20.4KGFM a 1750RPM e 125CV a 5750RPM e com gasolina vai a 130CV e mantém o torque, o motor fabricado em Betim-MG é o mesmo usado em Fiat Pulse, Fastback, Strada e Peugeot 208. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados, na dianteira Independente tipo McPherson e na traseira semi - independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, bom no caso da suspensão o único a ter suspensão traseira Independente na traseira é o Renegade e nos freios T-Cross, HR-V, Creta são discos sólidos na traseira, o restante é tambor como o C4, vale uma curiosidade: no caso dos modelos da marca francesa do grupo Stellantis tem uma capa escrito Turbo por cima do motor, só por curiosidade.

                                                               
O três cilindros GSE Turbo 200 1 litro gera 125CV com gasolina e 130CV com álcool 

Agora vamos ver o que os rivais tem a oferecer no caso do Fastback é o mesmo motor e aqui entra no lugar o peso, mas aí explico o por que.


CITROËN C4 CACTUS
CÂMBIO: Automático de seis  marchas
MOTOR: 1.6 16V EC5 da PSA uma evolução da TU5 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e sendo variável na admissão
POTÊNCIA:113CV a 6000RPM com gasolina e 120CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:15.4KGFM a 4250RPM com gasolina e 15.7KGFM com álcool nas mesmas rotações

FIAT FASTBACK
PESO:1262KG

HONDA HR-V
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas
MOTOR: 1.5 16V DI da família L da Honda com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e injeção direta
POTÊNCIA: 126CV a 6200RPM nos dois combustíveis
TORQUE: 15.5KGFM a 4600RPM com gasolina e 15.8KGFM com álcool

HYUNDAI CRETA PLATINUM TGDI 1 LITRO 12V
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1 litro 12V Turbo da família Kappa da Hyundai com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta.
POTÊNCIA: 120CV a 6000RPM
TORQUE:17.5KGFM a 1500RPM

JEEP RENEGADE LONGITUDE T270 1.3 16V FLEX 4X4
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: T270 1.3 16V Flex da família GSE(Global Small Engine) com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no escape acionado por corrente metálica, Sistema Multiair III na admissão substituíndo o comando de válvulas e variação, turbo, intercooler e injeção direta
POTÊNCIA: 180CV a 5750RPM com gasolina e 185CV com álcool
TORQUE: 27.5KGFM a 1750RPM

NISSAN KICKS ADVANCE 1.6 16V CVT
CÂMBIO: CVT que simula seis marchas(função D-Step)
MOTOR: 1.6 16V da família HR da Nissan com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
POTÊNCIA: 110CV a 5600RPM com gasolina e 113CV com álcool
TORQUE: 15.2KGFM a 4000RPM com gasolina e 15.3KGFM com álcool

RENAULT DUSTER ICONIC 1.3 16V CVT
CÂMBIO: CVT que simula seis marchas
MOTOR: SCe 1.6 16V da família HR é o mesmo do Nissan Kicks, mas com alterações feitas pela Renault
POTÊNCIA: 118CV a 5500RPM com gasolina e 120CV com álcool
TORQUE: 16.2KGFM a 4000RPM

VOLKSWAGEN T-CROSS COMFORTLINE 200 TSI 1 LITRO 12V
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 200 TSI 1 litro 12V da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
POTÊNCIA: 116CV a 5500RPM com gasolina e 128CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 20.4KGFM a 2000RPM

CHEVROLET TRACKER LTZ 1 LITRO 12V TURBO
CÂMBIO: Automático de seis marchas
MOTOR: Três cilindros 1 litro 12V Turbo da família CSS prime com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, turbo e intercooler
POTÊNCIA: 116CV a 5500RPM nos dois combustíveis
TORQUE:16.3KGFM a 2000RPM com gasolina e 16.8KGFM com álcool.

No câmbio temos duas escolas, no caso CVT nas japoneses, Renault e no caso Stellantis em modelos mais recentes de 1 litro turbo e o automático de seis marchas, no caso o 1.3 Turbo da Stellantis, Chevrolet, Volkswagen e Hyundai, no motor lógico temos o único motor Turbo acima de 1 litro por ser uma versão intermediária alta digamos assim que é o Renegade e aqui temos: os 1.6 e 1.5 aspirados, os três cilindros turbo, só que tem duas curiosidades, dentro disso temos: o 1.5 de injeção direta aspirado e o turbo de injeção convencional que é o Tracker.  Ele tem o segundo maior torque da turma, só perdendo para o Renegade, o próprio 1.3 Turbo da Stellantis é um 1 litro com um cilindro a mais, só perdendo por 7.1KGFM para o Renegade, empatando com o irmão de motor e o T-Cross, mas no caso contra  T-Cross o desempate é pela rotação, no C3 Aircross chega a 1750RPM contra 2000RPM no Volkswagen e no caso do Fastback é o peso:1216KG contra 1262KG, o que dá uma relação peso/potência e peso/torque mais favorável e isso se traduz em agilidade e 2.9KGFM de vantagem sobre o Creta que é o terceiro colocado e agora você viu a desvantagem de HR-V e Kicks: é o motor, embora o último seja leve, lógico que o mesmo vale para o Duster até mesmo para o Tracker Turbo. Já na potência com gasolina ele é o terceiro mais potente, só perdendo para o Renegade e HR-V, no caso aqui por apenas 1CV e vencendo com folga o quarto colocado o Duster e Creta com 120CV, mas com álcool ele se torna o segundo mais potente,  só perdendo para o Renegade por 50CV e vencendo por 2CV o Volkswagen T-Cross, lógico já disse contra o Fastback de mesmo motor a vantagem é o peso.

                                                              
Pintura biton 

ANDANDO COM ELE: "Você quer  fazer o test-drive" sim, eu disse fomos, só que achar a chave, aqui nenhum problema e até ela é alvo de polêmica desde o C3 Hatch de geração atual, mas aqui outra situação, a vendedora foi procurar a chave, mas a chave estava num lugar impossível de advinhar: dentro do carro, por outro lado foi até melhor, por aí já fomos andar com o carro, mas lógico esclarecendo aqui: são coisas que podem acontecer e mostra também uma coisa: Não importa se a chave é comum, botão ou canivete ela tem que ligar, enfim pisei no freio e liguei o carro e logo no painel aparece o aviso de onde está o câmbio: P, N, R e D e aí sigo para o D, me chamou atenção a forma que avisa, bem organizado e legível, lógico em D e aí desço o freio de mão e saio do estacionamento da Via Porto e lógico a General Liberato Bittencourt é uma rua movimentada até aí tudo bem, mas aquele dia o trânsito parecia o da Ìndia(com todo respeito ao país, e não ninguém em contramão, mas depois eu explico), vou saindo, e lógico espero o movimento passar é bem grande, depois que passa a moto fui avisado que pude ir, sai com o carro e lógico fui andando normal, aliás liguei o carro nem notei a vibração, mas é bem pequena depois eu explico melhor, saio com o carro o motor responde bem, mas o trânsito eu vou seguindo e aí o sinal está indo fazendo a transição do verde para o amarelo e aproveito para fazer um leve kickdown, você sente que finalmente a Stellantis colocou seu melhor motor na sua melhor base, digamos assim, a posição de dirigir é alta como todo suv, mas dá para baixar o banco, segui normal, mas eis que uma Chevrolet Spin estava com uma parte estacionada e outra parte na pista, fui obrigado a olhar e jogar para o lado, não tinha ninguém, depois segui andando na rua, eu perguntei a volta seria por onde, se era pela Beira do estreito ou na outra rua que dá acesso a Santos Saraiva, pensei em ir para essa, mas resolvi ir na Beira Mar já que estava dentro do caminho para volta, a suspensão trabalha bem e subi o morro normalmente até entrar na Avenida Jucelino Kubitech que dá acesso a Fulvio Aducci e aí esperei o movimento, olhei e ela me alertou "Pode ir" e aí fui entrando em direção a Fulvio Aducci e antes no paralepípedo algo curioso, você sente o asfalto ruim, mas o carro não entrega no corpo, entrega no isolamento acústico do carro, ou seja uma forma de honrar a tradição Citroën sem recorrer as tecnologias muito cara, entrei na Fulvio Aducci e aí a Beira Mar é aí, entramos na Beira Mar e lógico tive que esperar o sinal vermelho, logo abriu, como são três vias, o Cronos que estava á frente foi a esquerda, aproveitei para para fazer o kickdown, o ronco do motor três cilindros que é agudo sobressai(e aliás eu gosto disso) e o motor entregou numa "patada" respondeu tão bem que quando vi "70KM/H" ops, vou aliviar para 60KM/H e aliviei, ele tem uma entrega muito melhor que SUVs 1.6 e 1.5, no caso Kicks e HR-V, o Duster 1.6 16V tem uma espécie "Hiato" "Suspense" ou "Delay" agora que você faz o kickdown, o Tracker 1 litro não andei, o T-Cross 1 litro também não, o Fastback 1 litro também não, mas andei no Pulse, mas posso dizer que eu vi: o T-Cross 1 litro o pessoal reclama do desempenho, o Pulse responde bem, mas aqui o C3 AirCross parece ser mais sólido digamos assim, afinal a plataforma CMP foi preparada para três cindros, a MLA foi criada para isso, mas não da mesma forma que a CMP, contra o Creta 1 litro, ele me pareceu ter o desempenho melhor, acredito que desempenho melhor só os SUV 1.3, 1.4 e 1.5 Turbo, lógico talvez o Tracker 1.2 e olhe lá esse último. Fiquei a 60KM/H lógico você pode alegar que é um carro simples, afinal nós fomos "criados" na época dos Citroën refinados, não conhecemos a Citroën do 2CV que é conhecido como o "Fusca francês"(não estou comparando estou dizendo apenas um fato), mas em termos de refinamento mecânico aí sim ele se mostra e aí perguntei a entrada, entra na esquerda e entro para entrar na General Liberato Bittencourt e entro na Araci Vaz Calado e aí entrei no Semáfaro, esperei o sinal ficar verde, durante o sinal vermelho, eu precebi uma vibração do três cilindros, mas ele é bem pequena, só fui perceber isso no sinal, afinal a MLA(Pulse e Fastback, falo pelo Pulse) você sente que falta um certo esmero e no caso da Strada Turbo 200 CVT essa sim, eu andei e posso dizer: uma vibração bem forte, dá para ver de longe, ou seja: finalmente o seu melhor motor na melhor base(não no melhor carro, mas aí no caso entra em outro segmento) e saímos do semafaro, mas antes ela  me avisou que não precisava dar seta por que ia virar na outra, tinha me esquecido que a primeira é a Fulvio Aducci que é de "ida", lógico acabei pegando um buraco maior do que outros e aí sim a suspensão entregou as pancadas, mas era o buraco que era meio grande, mas do outro lado tinha carro, então melhor seguir  Aí entro na General Liberatto Bitencourt até aí tudo bem, mas eis que um Honda City de geração passada resolve entrar no meio para manobrar(agora vocês entendem o por que trânsito parecido com a Ìndia , então eu resolvo parar, dar o alerta e esperar ele manobrar, inclusive ela me falou da solução que a Via Porto tem para aqueles que se importam com a chave, voltando ao carro, finalmente o City manobrou e aí podemos seguir rumo a Via Porto, chegando no estacionamento da Via Porto bati as fotos da matéria que você está vendo nessa matéria.

                                                              
O câmbio é o CVT que simula sete marchas 

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$129.990 você viu que em média é R$50.000 mais barato que os rivais, ou seja é dinheiro, lógico que renuncia a algumas coisas que você viu, o seu consumo urbano com álcool é de 7.4KM/L com álcool e 10.6KM/L com gasolina e o rodoviário com álcool é de 8.6KM/L e com gasolina é 12KM/L são números do Inmetro agora vamos ver contra os rivais.

CITROËN C4 CACTUS FEEL PACK 1.6 16V AUT 
Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina:11.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.9KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.7KM/L

FIAT FASTBACK IMPETUS TURBO 200 CVT 
Consumo urbano com álcool: 8.1KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.3KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.7KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.9KM/L

HONDA HR-V EXL 1.5 16V CVT
Consumo urbano com álcool: 8.8KM/L
Consumo urbano com gasolina: 12.7KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.8KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.9KM/L

HYUNDAI CRETA PLATINUM TGDI 1 LITRO 12V 
Consumo urbano com álcool: 8.3KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool:9.1KM/L
Consumo rodoviário com gasoina: 12.6KM/L

JEEP RENEGADE LONGITUDE T270 1.3 16V FLEX
Consumo urbano com álcool: 7.7KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.8KM/L

NISSAN KICKS ADVANCE 1.6 16V CVT
Consumo urbano com álcool: 7.8KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.5KM/L
Consuumo rodoviário com gasolina: 13.8KM/L

RENAULT DUSTER ICONIC 1.6 16V CVT 
Consumo urbano com álcool: 7.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 10.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 8.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 11.5KM/L 

VOLKSWAGEN T-CROSS COMFORTLINE 200 TSI 1 LITRO 12V 
Consumo urbano com álcool:8.2KM/L
Consumo urbano com gasolina:11.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool:10.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.3KM/L

CHEVROLET TRACKER LTZ 1 LITRO 12V TURBO (USANDO A VERSÃO MIDNIGHT QUE ESTÁ NO INMETRO E TEM O MESMO MOTOR E CÃMBIO)
Consumo urbano com álcool: 7.8KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.2KM/L
Consumo rodoviário com álcool:9.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.6KM/L 

Só foi mais econômico que o Duster no consumo urbano com álcool ficando 0.2KM/L á frente e ficando 0.3KM/L atrás de Renegade e do irmão C4 Cactus, mas aqui entra outras variáveis que eu explico melhor depois, com gasolina ficou na mesma posição: 0.1KM/L á frente do Duster e 0.4KM/L atrás do Renegade, já na rodovia ficou apenas á frente do Duster em 0.5KM/L e atrás de Creta e Renegade também 0.5KM/L e com gasolina e 0.6KM/L atrás do Creta, mas você pode alegar, mas com o C4 Cactus com motor mais antigo foi mais econômico? simples, aerodinâmica, área frontal etc.., o mesmo vale para o Fastback, mas mesmo assim longe de ser um carro sedento e lógico a questão de economia, por exemplo Kicks, C4 Cactus, HR-V entregam o mesmo desempenho? resposta não, o Renegade até entrega mais, mas é mais bem mais caro e agora está explicado a reclamação do desempenho do T-Cross 1 litro: a Volkswagen calibrou o câmbio para economia sacríficando o desempenho. Agora se tivesse R$130.000 você compraria? A Resposta é sim: o que pesa a favor, espaço interno digno de picape grande(dá para dizer que sim é um espaço acessível), porta-malas gigatesco, visual que entrega a derivação do C3, mas consegue ser bonito ao mesmo tempo(aliás os rivais tentam disfarçar as origens de alguns compactos, todos são de alguma forma ou outra derivado, se não emprestam muita coisa), excelente conjunto mecânica nessa faixa de preço e potência, afinal ele responde melhor que os 1.5 e 1.6 aspirados da concorrência, boa dirigibilidade, como eu já disse agora estamos conhecendo a Citroën do 2CV(de carros populares, no caso), preço que é R$50.000 mais barato que os rivais e isso queira ou não queira é grana, se fosse R$10.000 aí não seria tanto, mas R$50.000 é uma diferença para colocar na balança, o que pesa contra? tudo bem, o interior está melhor que o Hatch afinal agora tem um painel que ao menos poderia colocar na versão topo de linha do Hatch, aliás digo que foi melhor que eu imaginava para o C3 Hatch(imaginava algo do 208 Básico já que estão na mesma base, o C3 tem algo melhor), mas algo que o C3 não pega tanto para mim(embora pega em muitos) é a chave, afinal o Hatch está abaixo dos R$100.000 na versão topo de linha Feel Pack para hoje é algo baratíssimo então problema nenhum, não que o C3 AirCross não seja barato dentro do seu segmento, mas o problema é acima dos R$100.000 e uma chave normal, eu não ligo se a chave é canivete, ou botão desde que funcione, mas o que pesa contra é realmente a chave, mas a vendedora que me informou que eles tem um parceiro que faz chave canivete para eles, caso o cliente deseja, aí lógico tem que ir lá na Via Porto e vê os detalhes(alô Stellantis, pessoal de Betim-MG! poderia disponibilizar esse acessório para o C3 AirCross). Lógico que o espaço e porta-malas valem, afinal temos que analisar bem: brasileiro sempre comprou "carro a metro" digamos assim, então as chances de sucesso são grandes, o próprio irmão hacht tem vendido bem, acredito que fará também.

Ele tem duas versões ainda mais baratas que essa, todas equipadas com motor GSE Turbo 200 três cilindros 1 litro 12V e câmbio CVT que simula sete marchas.

A Feel Pack Turbo 200 CVT que perde os bancos de couro e as rodas são de liga-leve, mas aro 16 e aí o preço é de R$119.990

E por último a Feel Turbo 200 CVT que perde: os air bags duplos laterais, o painel em tela de TFT de 7 polegadas(aqui é o mesmo painel do C3 Hatch novo) e as rodas são aro 16 com calotas e o preço é de R$112.990.

E as cores são Preto Perla Nera com Teto Branco, Preto Perla Nera(essa são de "série" digamos assim), Branco Banquise com Teto Preto, Cinza Artense com teto Preto, Cinza Grafito com Teto Branco, Cinza Grafito com Teto Preto, Vermelho Rubi com teto Branco e Vermelho Rubi com Teto Preto(que é a cor do modelo avaliado), essas últimas custam R$1.600 a mais cada uma. E vale lembrar que as três primeiras revisões são grátis para qualquer versão.

                                                          
Rack de teto 
Roda de liga-leve aro 17 

                                                             FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, comando de válvulas simples e variável no escape acionado por corrente metálica, Sistema Multiair III atuando diretamente nas válvulas de admissão substituindo o comando de válvulas e a variação, turbo, intercooler e injeção direta 
CILINDRADA: 999cm3
DIÂMETRO X CURSO: 70 X 86,5 mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,5:1
POTÊNCIA: 125CV a 5750RPM com gasolina e 130CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 20.4KGFM a 1750RPM
CÂMBIO: CVT que simula sete marchas e tração dianteira 
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.32 metros, largura 1.80 metros, altura 1.67 metros e entre -eixos: 2.67 metros 
OFF-ROAD: Angulo de entrada 23,8 graus, altura livre do solo 20cm e ângulo de saída 26.8 graus
PESO: 1216KG
PESO/POTÊNCIA: 9.7KG/CV com gasolina e 9.3KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 59.6KG/KGFM nos dois combustíveis
VOLUMES: Porta-malas 493 litros e tanque de combustível 47 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos pressurizados
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS, ESP, Controle de tração e Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17, 215/60/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo frontal, ESP, Controle de tração(obrigatórios por lei), Air Bag duplo lateral, Ar Condicionado, Hill Holder, Coluna de direção regulável, Central Multimídia de 10.3 polegadas, Direção Elétrica, Alarme, Vidros/Travas e Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Protetor de carter, Protetor de soleira e cores.
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$129.990


AGRADECIMENTOS A VENDEDORA E A CITROËN VIA PORTO PELO EXCELENTE ATENDIMENTO PRESTADO E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO.






                                              










                                                            

                                                       





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